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A influ?ncia africana na m?sica brasileira

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender a influ?ncia africana na m?sica brasileira.
  • Conhecer instrumentos e sonoridades de origem africana.
  • Perceber a riqueza musical brasileira.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

A proposta ? o desenvolvimento de uma pesquisa que permita aos alunos a identifica??o e a compreens?o sobre a influ?ncia africana em v?rios g?neros que comp?em a m?sica brasileira.

Para tal, ser? necess?rio mapear m?sicas e int?rpretes de diversas ?pocas. A partir da an?lise dessa documenta??o, os alunos poder?o construir um blog sobre o tema, a ser divulgado por meio das chamadas redes sociais.

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a) Problematiza??o do tema

As quest?es que norteiam a problematiza??o do tema s?o:

  • Como entender a influ?ncia africana na m?sica brasileira?
  • Quais os principais elementos permitem tal compreens?o?

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b) Fontes e procedimentos para realiza??o da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • M?sicas/letras.
  • V?deos e textos.

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A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de m?sicas/performances para an?lise.
  • An?lise dos documentos musicais a fim de entender a influ?ncia africana.
  • Leituras/pesquisa na Internet sobre o tema.

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c) Desenvolvimento da pesquisa

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Atividade 1- Instrumentos africanos

Nesta atividade, analisaremos dois v?deos com demonstra??es de tr?s instrumentos de origem africana, muito utilizados na m?sica brasileira: Berimbau, Caxixi e Agog?.

Professor, esta pode ser uma possibilidade de trabalhar com o(a) professor(a)de Artes e/ou M?sica.

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V?deo 1: Toque de percuss?o com Jarbas Mariz - Berimbau e Caxixi

Neste v?deo, o instrumentista, cantor e compositor paraibano Jarbas Mariz faz uma demonstra??o do som do Berimbau, acompanhado pela percuss?o do Caxixi. Mariz tem uma longa trajet?ria na m?sica brasileira, iniciada nos anos 70, quando tocou com Z? Ramalho e outros artistas not?veis. Confira esta excelente entrevista com Jarbas Mariz - http://soma.am/noticia/jarbas-mariz--psicodelia-for-all. Acesso em 18 de junho de 2012

Reprodu??o por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=HOYQLWFVi90. Acesso em 18 de junho de 2012

Jarbas Mariz

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Quest?es para socializar as percep??es sobre a performance:

  1. Voc? j? conhecia os instrumentos tocados por Jarbas Mariz?
  2. Agora pode identificar o som de cada um deles?
  3. E consegue associar esses sons a m?sicas ou estilos musicais? Explique.

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V?deo 2- Agog? de c?co

Este v?deo, postado no YouTube por seu protagonista, ? dividido em duas partes: primeiro, temos detalhadas instru??es para a confec??o de um Agog? de c?co; em seguida, vemos a demonstra??o do som produzido pelo instrumento.

Reprodu??o por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=heBBWL8ErAk. Acesso em 18 de junho de 2012

agog??

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Quest?es para socializar as percep??es sobre o v?deo:

  1. Voc? j? conhecia o Agog? de c?co? Entendeu a din?mica de funcionamento do instrumento?
  2. Agora pode identificar o seu som?
  3. E consegue associar essa sonoridade a m?sicas ou estilos musicais? Explique.

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Em seguida:

Os alunos devem acessar o texto abaixo, sobre alguns dos instrumentos musicais africanos - site BRASIL ESCOLA:

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http://www.brasilescola.com/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm. Acesso em 18 de junho de 2012

brasil escola

Trecho sobre os Tambores africanos:

"Tambores ? s?o os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados formatos, tamanhos e elementos decorativos. ? um objeto musical de percuss?o, ? oco e feito de bambu ou madeira. Al?m de sua utiliza??o nos eventos festivos, os tambores eram uma forma de comunica??o entre comunidades distantes, em raz?o de sua forte pot?ncia sonora."

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? recomend?vel que os alunos tomem nota das principais caracter?sticas de cada instrumento.

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Atividade 2- ?Afro Sambas?

Nesta atividade, analisaremos duas m?sicas, as quais s?o expressivos documentos da incorpora??o de elementos africanos na m?sica produzida no Brasil, a partir dos anos 60.

Esta atividade tamb?m poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.

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M?sica 1: ?O canto de Xang?? - Baden Powell & Vinicius de Moraes (1966)

Esta m?sica faz parte do disco Os Afro Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, um registro essencial da m?sica afro-brasileira, especialmente do Samba. Para aprofundar nesta informa??o, recomendamos este link - http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-baden-vinicius.php. Acesso em 22 de junho de 2012

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Sabe o que ? "Xang?"?
  2. J? ouviu falar desse termo?
  3. Se sim, em quais circunst?ncias?

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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=9_IVH3d8u6c. Acesso em 13 de junho de 2012

Baden Powell

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Compositores: Vinicius de Moraes - Baden Powell

Int?rprete:  Baden Powell & Vinicius de Moraes

Disco: Os Afro Sambas

Gravadora, ano: Forma, 1966

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LETRA

Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde ? que eu vim
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou
Eu sou negro de cor
Mas tudo ? s? o amor em mim
Tudo ? s? o amor para mim
Xang? Agod?
Hoje ? tempo de amor
Hoje ? tempo de dor, em mim
Xang? Agod?

Salve, Xang?, meu Rei Senhor
Salve, meu Orix?
Tem sete cores sua cor
Sete dias para gente amar

Mas amar ? sofrer
Mas amar ? morrer de dor
Xang? meu Senhor, sarav?!
Me fa?a sofrer
Ah, me fa?a morrer
Ah, me fa?a morrer de amar
Xang?, meu Senhor, sarav?
Xang? Agod?

?

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/baden-powell/261754/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais os instrumentos podemos ouvir na introdu??o da m?sica?
  2. Quais aspectos na m?sica revelam a influ?ncia africana?
  3. Buscar o significado dos termos usados na letra. Professor, os alunos podem realizar esta tarefa com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa ou Literatura.
  4. Em sua opini?o, como esta m?sica se relaciona com a hist?ria do Brasil? Os alunos podem consultar o seguinte link - "A presen?a africana na m?sica popular brasileira" - http://www.espacoacademico.com.br/050/50clopes.htm. Acesso em 13 de junho de 2012

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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M?sica 2: ?Tributo aos Orix?s? - Clara Nunes (1972)

Nesta m?sica Clara Nunes (1942-1983) expressa a sua devo??o ?s origens africanas. Confira este texto sobre a cantora, publicado no site CADA MINUTO - http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/01/31/a-musica-de-clara-trouxe-os-terreiros-para-a-roda-da-vida. Acesso em 21 de junho de 2012

Antes de reproduzir o documento, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Voc? sabe o que s?o "Orix?s"?
  2. J? ouviu falar desse termo?
  3. Se sim, em quais circunst?ncias?

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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=UXZxmFj8_Ng. Acesso em 20 de agosto de 2012

?

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Compositores: Mauro Duarte - Noca - Rubem Tavares

Int?rprete: Clara Nunes 

Disco: Clara, Clarice, Clara

Gravadora, ano: Odeon, 1972

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LETRA

Ag?-i?, Ag?-i?, Ag?
Mutumb?, Mutumb?
Pai maior, oni-bab?!

Trazidos por navios negreiros
Do solo africano para o torr?o brasileiro (bis)
Os negros escravos
Que entre gemidos e lamentos de dor

Traziam em seus cora??es sofridos
Seus Orix?s de f?
Hoje t?o venerados no Brasil
Nos rituais de Umbanda e Candombl?

Neste terreiro em festa
Entre mil adob?s
Prestamos nosso tributo
Aos Orix?s

Ao rei das matas: Ok? bamboclim!
Ao vencedor das demandas: Guarumif?!
? cacarucaia dos Orix?s: Saluba!
? grande guerreira da lei: Eparrei!

Nos rios e nas cachoeiras: Alod?!
Ao dono da pedreira: Ca?,Ca?!
? rainha do mar: Adofiaba mam?e!
E ao curandeiro das pestes: Atot?!

Ag?-i?, Ag?-i?, Ag?
Mutumb?, Mutumb?
Pai maior, oni-bab?!

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423991/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais os instrumentos de origem africana podemos identificar na m?sica?
  2. Buscar o significado dos termos usados na letra. Professor, os alunos podem realizar esta tarefa com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa ou Literatura.
  3. Como esta m?sica se relaciona com a hist?ria do Brasil?

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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Atividade 3- ??frica-Am?rica?

Nesta atividade, analisaremos mais dois expressivos documentos da incorpora??o de elementos africanos na m?sica produzida no Brasil; desta vez, numa conex?o com g?neros musicais criados por descendentes de escravos em outras partes da Am?rica.

ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.

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M?sica 1: ?Umbabarauma (Ponta de lan?a africano)? - Jorge Ben (1976)

Esta m?sica integra um dos mais elogiados discos de Jorge Ben, intitulado ?frica Brasil. Nele, o compositor, instrumentista e cantor carioca chegou a excelentes resultados em termos de m?sica afro-brasileira. Conhe?a o site do artista - http://www.jorgeben.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012

Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=Kx6oMcpw9Ik. Acesso em 13 de junho de 2012

Jorge Ben

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Compositor: Jorge Ben

Int?rprete: Jorge Ben

Disco: ?frica Brasil

Gravadora, ano: Philips, 1976

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LETRA

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Joga bola, joga bola
Corocond?
Joga bola, joga bola
Jogador

Pula, pula, cai, levanta
Sobe, dece, corre, chuta
Abra espa?o
Vibra e agradece

Olha que a cidade
Toda ficou vazia
Nessa tarde bonita
S? pra te ver jogar

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Joga bola jogador
joga bola corocond?
Joga bola jogador
joga bola corocond?

Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocond?
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocond?

Terer?, terer?, terer?, terer?
Terer? homem gol
Terer?, terer?, terer?, terer?
Terer? homem gol

Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol

Essa ? a hist?ria de Umbabarauma
Um ponta de lance africando
Um ponte de lance decidido
Umbabarauma

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/86368/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Voc? reconhece o instrumento que introduz a m?sica?
  2. Como ? a sua batida?
  3. Quais elementos demonstram a influ?ncia africana?

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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EXERC?CIO Sugerido:

  • Comparar um Funk norte-americano, tamb?m de matriz africana, com a m?sica de Jorge Ben:

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Chicken Strut - The Meters (Josie Records/EUA, 1970)

http://www.youtube.com/watch?v=dUMmyjx7uMI. Acesso em 13 de junho de 2012

meters

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Quest?es relevantes na compara??o:

  1. Como ? a "batida" das m?sicas?
  2. De que forma a guitarra ? tocada?
  3. Quais os elementos comuns nas m?sicas?

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PROFESSOR!

Exerc?cios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!

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M?sica 2: ?Meu samba regu?? - Marku Ribas (1976)

Esta m?sica est? no segundo disco de Marku Ribas. Nascido no Norte de Minas Gerais, este artista viajou pelo mundo, aprendeu muito sobre os ritmos de diferentes lugares, como a Am?rica Central e a pr?pria ?frica. Confira o perfil do artista no Dicion?rio Cravo Albin da M?sica Popular Brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/marku-ribas. Acesso em 20 de agosto de 2012

Antes de reproduzir o v?deo, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o g?nero musical chamado Reggae?
  2. Sabe onde ele surgiu?
  3. E sabe caracteriz?-lo?

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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=1SeNjBxp3r4. Acesso em 13 de junho de 2012

Marku Ribas

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Compositor: Marku Ribas

Int?rprete: Marku Ribas

Disco: Marku

Gravadora, ano: Underground, 1976

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Para analisar a performance:
  1. Como ? a levada da m?sica?
  2. Quais elementos em comum desta m?sica em rela??o ? m?sica anterior (de Jorge Ben)?
  3. Como percebemos a influ?ncia africana na m?sica de Marku Ribas?

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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EXERC?CIO Sugerido:

  • Comparar a m?sica de Marku Ribas com um Reggae jamaicano, tamb?m de matriz africana:

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Soul Rebel - Bob Marley And The Wailers (Trojan Records/Inglaterra, 1970)

http://www.youtube.com/watch?v=NhSSxmu70Ww. Acesso em 13 de junho de 2012

bob marley

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Quest?es relevantes na compara??o:

  1. Como ? "o pulsar" das m?sicas?
  2. Quais os instrumentos s?o mais not?veis?
  3. Quais os elementos comuns nas m?sicas?

-

PROFESSOR!

Exerc?cios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!

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Atividade 4- ?Brasil africano?

Nesta atividade, analisaremos dois outros documentos musicais, os quais tratam da influ?ncia africana sob o olhar de bandas brasileiras da d?cada de 1990.

ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.

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M?sica 1: ?O africano e o ariano? - Mundo Live S/A (1998)

Esta m?sica integra o terceiro disco da banda pernambucana Mundo Livre S/A, bastante representativa nos anos 90, tendo participado do movimento chamado MANGUE BEAT. Para saber mais sobre este movimento, visite este site - http://www.manguebeat.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012

Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=86S-KhjBAVI. Acesso em 13 de junho de 2012

Mundo Livre

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Compositores: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 - Mundo Livre S/A (m?sica)

Int?rprete: Mundo Livre S/A

Disco: Carnaval na obra

Gravadora, ano: Deckdisc, 1998

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LETRA

H? quatro s?culos a alma humana tem sido um motor
Da inquieta??o, da resist?ncia, da transgress?o
O negro sempre quis sair do gueto
Fugir da opress?o fazendo hist?ria
Ganhando o mundo com estilo
O africano foi levado para sofrer no norte e gerou,
entre outras coisas, o jazz, o blues, gospel, soul,
r&b, funk, rock'n'roll, rap, hip hop
No centro, o suor africano fomentou o mambo, o ska,
o calipso, a rumba, o reggae, dub, ragga,
o merengue e a lambada, dancehall e muito mais
Mas ? o ariano que ignora o africano ou
? o africano que ignora o ariano?
E ao sul a inquietude negra fez nascer,
entre outros beats, o bumba, o maracatu, o afox?,
o xote, o choro, o samba, o bai?o, o coco, a embolada
Entre outros, os Jacksons e os Ferreiras,
os Pixinguinhas e os Gonzagas,
as Lias, os Silvas e os Moreiras
A alma africana sempre esteve no olho do furac?o
Dend? no bacalhau, leg?tima e generosa transgress?o
? Dr. Dre e ? maracatu
? hip hop e ? Mestre Salu
Mas ? o ariano que ignora o africano ou ? o
africano que ignora o ariano?

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/mundo-livre/163317/. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais instrumentos de voc? pode reconhecer?
  2. Como percebemos a influ?ncia africana na m?sica?
  3. Em sua opini?o, qual ? a principal mensagem letra?

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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M?sica 2: ?Quilombo? - Soulfly (1998)

Soulfly ? a banda que Max Cavalera formou ap?s a sua sa?da do Sepultura, um dos grupos brasileiros com maior repercuss?o no exterior, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Esta m?sica faz parte do primeiro disco do Soulfly.

Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

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http://www.youtube.com/watch?v=1WWFBp4PFDQ. Acesso em 13 de junho de 2012

Soulfly

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Compositor: Max Cavalera

Int?rprete: Soulfly

Disco: Soulfly

Gravadora, ano: Roadrunner Records, 1998

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LETRA traduzida

Quilombo

This is a true story of a slaveman
Who fled his people from the white man
So I'll say that he showed me the way
To be brave, brave, don't be afraid
*Zumbi* his name, *Quilombo* his place
Our root you can never erase
*Zumbi* his name, *Quilombo* his place
Our root you can never erase

Thirty thousand Zumbi refugees
Fight the right, the right to be free
Rape the city, the masters of greed
Follow the warrior, the warrior Zumbi
No more no more no more slavery
No more no more no more misery
No more no more no more suffering

Zumbi Zumbi
Blow them away

Here we come, here we come slave drums
Here we come, here we come Quilombo
Time for war in tha land of the sun
I know God will not leave us alone
I know God will never leave us alone

Zumbi Zumbi
Got to be free

Quilombo Quilombo
?
-

Quilombo

Esta ? uma hist?ria ver?dica de um escravo
Quem fugiu ao seu povo a partir do homem branco
Ent?o, eu vou dizer que ele me mostrou o caminho
Para ser corajoso, valente, n?o tenham medo
Zumbi o seu nome, quilombo seu lugar
A nossa raiz que voc? nunca pode apagar
Zumbi o seu nome, quilombo seu lugar
A nossa raiz que voc? nunca pode apagar

Trinta mil refugiados Zumbi
Luta-se o direito, o direito de ser livre
Estupro da cidade, os capit?es da gan?ncia
Siga o guerreiro, o guerreiro Zumbi
N?o h? mais nada mais nada mais escravid?o
N?o h? mais nada mais nada mais mis?ria
N?o h? mais nada mais nada mais sofrimento

Zumbi Zumbi
golpeie-los

Aqui chegamos, viemos aqui tambores de escravos
Aqui chegamos, viemos aqui quilombo
Tempo de guerra, em tha terra do sol
Sei que Deus n?o nos deixam sozinhos
Sei que Deus nunca nos deixam sozinhos

Zumbi Zumbi
Tem de ser livre

Quilombo Quilombo
?

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/soulfly/37594/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

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Para analisar a performance:

  1. Quais instrumentos identificamos logo no come?o da m?sica?
  2. Qual ? o tema abordado na letra?
  3. Como este se relaciona com a hist?ria do Brasil?

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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

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d) Resultados de pesquisa

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Atividade 5- "?frica-Brasil"

Como atividade final, os alunos devem produzir um BLOG, expondo de maneira did?tica as conclus?es da pesquisa sobre a influ?ncia africana na m?sica brasileira.

ORIENTA??ES GERAIS:

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  • Dividir a turma em dois (02) grupos.

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  • O grupo 1 se encarregar? de organizar as an?lises realizadas.

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  • O grupo 2, por sua vez, exp?-las por meio do blog.

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  • Ambos os grupos podem divulgar o endere?o eletr?nico nas redes sociais que participam.

Recursos Complementares


Sugest?es de links para professores:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das m?sicas e leituras sugeridas; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.