Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
A proposta ? o desenvolvimento de uma pesquisa que permita aos alunos a identifica??o e a compreens?o sobre a influ?ncia africana em v?rios g?neros que comp?em a m?sica brasileira.
Para tal, ser? necess?rio mapear m?sicas e int?rpretes de diversas ?pocas. A partir da an?lise dessa documenta??o, os alunos poder?o construir um blog sobre o tema, a ser divulgado por meio das chamadas redes sociais.-
As quest?es que norteiam a problematiza??o do tema s?o:
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Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:
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A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:
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Nesta atividade, analisaremos dois v?deos com demonstra??es de tr?s instrumentos de origem africana, muito utilizados na m?sica brasileira: Berimbau, Caxixi e Agog?.
Professor, esta pode ser uma possibilidade de trabalhar com o(a) professor(a)de Artes e/ou M?sica.
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Neste v?deo, o instrumentista, cantor e compositor paraibano Jarbas Mariz faz uma demonstra??o do som do Berimbau, acompanhado pela percuss?o do Caxixi. Mariz tem uma longa trajet?ria na m?sica brasileira, iniciada nos anos 70, quando tocou com Z? Ramalho e outros artistas not?veis. Confira esta excelente entrevista com Jarbas Mariz - http://soma.am/noticia/jarbas-mariz--psicodelia-for-all. Acesso em 18 de junho de 2012
Reprodu??o por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=HOYQLWFVi90. Acesso em 18 de junho de 2012
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Quest?es para socializar as percep??es sobre a performance:
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Este v?deo, postado no YouTube por seu protagonista, ? dividido em duas partes: primeiro, temos detalhadas instru??es para a confec??o de um Agog? de c?co; em seguida, vemos a demonstra??o do som produzido pelo instrumento.
Reprodu??o por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=heBBWL8ErAk. Acesso em 18 de junho de 2012
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Quest?es para socializar as percep??es sobre o v?deo:
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Os alunos devem acessar o texto abaixo, sobre alguns dos instrumentos musicais africanos - site BRASIL ESCOLA:
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http://www.brasilescola.com/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm. Acesso em 18 de junho de 2012
Trecho sobre os Tambores africanos:
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? recomend?vel que os alunos tomem nota das principais caracter?sticas de cada instrumento.
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Nesta atividade, analisaremos duas m?sicas, as quais s?o expressivos documentos da incorpora??o de elementos africanos na m?sica produzida no Brasil, a partir dos anos 60.
Esta atividade tamb?m poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.
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Esta m?sica faz parte do disco Os Afro Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, um registro essencial da m?sica afro-brasileira, especialmente do Samba. Para aprofundar nesta informa??o, recomendamos este link - http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-baden-vinicius.php. Acesso em 22 de junho de 2012
Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:
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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=9_IVH3d8u6c. Acesso em 13 de junho de 2012
Compositores: Vinicius de Moraes - Baden Powell
Int?rprete: Baden Powell & Vinicius de Moraes
Disco: Os Afro Sambas
Gravadora, ano: Forma, 1966
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LETRA
Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde ? que eu vim
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou
Eu sou negro de cor
Mas tudo ? s? o amor em mim
Tudo ? s? o amor para mim
Xang? Agod?
Hoje ? tempo de amor
Hoje ? tempo de dor, em mim
Xang? Agod?
Salve, Xang?, meu Rei Senhor
Salve, meu Orix?
Tem sete cores sua cor
Sete dias para gente amar
Mas amar ? sofrer
Mas amar ? morrer de dor
Xang? meu Senhor, sarav?!
Me fa?a sofrer
Ah, me fa?a morrer
Ah, me fa?a morrer de amar
Xang?, meu Senhor, sarav?
Xang? Agod?
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Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/baden-powell/261754/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Nesta m?sica Clara Nunes (1942-1983) expressa a sua devo??o ?s origens africanas. Confira este texto sobre a cantora, publicado no site CADA MINUTO - http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/01/31/a-musica-de-clara-trouxe-os-terreiros-para-a-roda-da-vida. Acesso em 21 de junho de 2012
Antes de reproduzir o documento, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:
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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=UXZxmFj8_Ng. Acesso em 20 de agosto de 2012
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Compositores: Mauro Duarte - Noca - Rubem Tavares
Int?rprete: Clara Nunes
Disco: Clara, Clarice, Clara
Gravadora, ano: Odeon, 1972
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LETRA
Ag?-i?, Ag?-i?, Ag?
Mutumb?, Mutumb?
Pai maior, oni-bab?!
Trazidos por navios negreiros
Do solo africano para o torr?o brasileiro (bis)
Os negros escravos
Que entre gemidos e lamentos de dor
Traziam em seus cora??es sofridos
Seus Orix?s de f?
Hoje t?o venerados no Brasil
Nos rituais de Umbanda e Candombl?
Neste terreiro em festa
Entre mil adob?s
Prestamos nosso tributo
Aos Orix?s
Ao rei das matas: Ok? bamboclim!
Ao vencedor das demandas: Guarumif?!
? cacarucaia dos Orix?s: Saluba!
? grande guerreira da lei: Eparrei!
Nos rios e nas cachoeiras: Alod?!
Ao dono da pedreira: Ca?,Ca?!
? rainha do mar: Adofiaba mam?e!
E ao curandeiro das pestes: Atot?!
Ag?-i?, Ag?-i?, Ag?
Mutumb?, Mutumb?
Pai maior, oni-bab?!
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423991/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Nesta atividade, analisaremos mais dois expressivos documentos da incorpora??o de elementos africanos na m?sica produzida no Brasil; desta vez, numa conex?o com g?neros musicais criados por descendentes de escravos em outras partes da Am?rica.
ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.
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Esta m?sica integra um dos mais elogiados discos de Jorge Ben, intitulado ?frica Brasil. Nele, o compositor, instrumentista e cantor carioca chegou a excelentes resultados em termos de m?sica afro-brasileira. Conhe?a o site do artista - http://www.jorgeben.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012
Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=Kx6oMcpw9Ik. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Jorge Ben
Int?rprete: Jorge Ben
Disco: ?frica Brasil
Gravadora, ano: Philips, 1976
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LETRA
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Joga bola, joga bola
Corocond?
Joga bola, joga bola
Jogador
Pula, pula, cai, levanta
Sobe, dece, corre, chuta
Abra espa?o
Vibra e agradece
Olha que a cidade
Toda ficou vazia
Nessa tarde bonita
S? pra te ver jogar
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Joga bola jogador
joga bola corocond?
Joga bola jogador
joga bola corocond?
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocond?
Rere, rere, rere jogador
Rere, rere, rere corocond?
Terer?, terer?, terer?, terer?
Terer? homem gol
Terer?, terer?, terer?, terer?
Terer? homem gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Umbabarauma homem-gol
Dispon?vel em: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/86368/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Chicken Strut - The Meters (Josie Records/EUA, 1970)
http://www.youtube.com/watch?v=dUMmyjx7uMI. Acesso em 13 de junho de 2012
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Quest?es relevantes na compara??o:
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PROFESSOR!
Exerc?cios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!
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Esta m?sica est? no segundo disco de Marku Ribas. Nascido no Norte de Minas Gerais, este artista viajou pelo mundo, aprendeu muito sobre os ritmos de diferentes lugares, como a Am?rica Central e a pr?pria ?frica. Confira o perfil do artista no Dicion?rio Cravo Albin da M?sica Popular Brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/marku-ribas. Acesso em 20 de agosto de 2012
Antes de reproduzir o v?deo, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:
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Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:
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http://www.youtube.com/watch?v=1SeNjBxp3r4. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Marku Ribas
Int?rprete: Marku Ribas
Disco: Marku
Gravadora, ano: Underground, 1976
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Para analisar a performance:-
Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Soul Rebel - Bob Marley And The Wailers (Trojan Records/Inglaterra, 1970)
http://www.youtube.com/watch?v=NhSSxmu70Ww. Acesso em 13 de junho de 2012
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Quest?es relevantes na compara??o:
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PROFESSOR!
Exerc?cios como este estimulam o interesse pelas descobertas musicais!
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Nesta atividade, analisaremos dois outros documentos musicais, os quais tratam da influ?ncia africana sob o olhar de bandas brasileiras da d?cada de 1990.
ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Educa??o Art?stica e/ou M?sica.
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Esta m?sica integra o terceiro disco da banda pernambucana Mundo Livre S/A, bastante representativa nos anos 90, tendo participado do movimento chamado MANGUE BEAT. Para saber mais sobre este movimento, visite este site - http://www.manguebeat.com.br/. Acesso em 20 de junho de 2012
Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=86S-KhjBAVI. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositores: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 - Mundo Livre S/A (m?sica)
Int?rprete: Mundo Livre S/A
Disco: Carnaval na obra
Gravadora, ano: Deckdisc, 1998
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LETRA
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/mundo-livre/163317/. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Soulfly ? a banda que Max Cavalera formou ap?s a sua sa?da do Sepultura, um dos grupos brasileiros com maior repercuss?o no exterior, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Esta m?sica faz parte do primeiro disco do Soulfly.
Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:-
http://www.youtube.com/watch?v=1WWFBp4PFDQ. Acesso em 13 de junho de 2012
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Compositor: Max Cavalera
Int?rprete: Soulfly
Disco: Soulfly
Gravadora, ano: Roadrunner Records, 1998
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LETRA traduzida
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/soulfly/37594/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012
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Para analisar a performance:
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Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.
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Como atividade final, os alunos devem produzir um BLOG, expondo de maneira did?tica as conclus?es da pesquisa sobre a influ?ncia africana na m?sica brasileira.
ORIENTA??ES GERAIS:
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Resenha do livro "Brasil/?frica - como se o mar fosse mentira" - http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252007000200023&script=sci_arttext. Acesso em 13 de junho de 2012
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Reportagem "G1 lista 15 discos para conhecer a m?sica africana" - http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/07/g1-lista-15-discos-para-conhecer-musica-africana.html. Acesso em 13 de junho de 2012
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Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das m?sicas e leituras sugeridas; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.