Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Beatlemania?: a influ?ncia musical estrangeira na juventude brasileira

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender a import?ncia do conjunto musical The Beatles para a juventude, a partir dos anos 60.
  • Reconhecer na m?sica sentimentos e valores, tais como o amor e a amizade.
  • Analisar a influ?ncia do conjunto ingl?s em jovens artistas brasileiros.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

Prop?e-se uma investiga??o acerca da influ?ncia do conjunto The Beatles (Inglaterra) sobre a juventude a partir dos anos 60, incluindo a juventude brasileira, especialmente aqueles que participaram de significativos movimentos musicais no Brasil.

?

a) Problematiza??o do tema

As quest?es que norteiam a problematiza??o do tema s?o:

  • Como a m?sica trata de sentimentos inerentes ?s pessoas?
  • Qual ? a import?ncia dos Beatles para a cultura jovem mundial, a partir dos anos 60?
  • Qual ? a influ?ncia do conjunto ingl?s na m?sica brasileira?

-

b) Fontes e procedimentos para realiza??o da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • M?sicas/letras e Performance ao vivo.
  • Fontes Imag?ticas e Iconogr?ficas.
  • Fontes Escritas.

-

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de m?sicas/performances para an?lise.
  • Discuss?o de temas ligados a juventude, a partir das m?sicas.
  • An?lise de m?sicas/leituras de textos.

-

c) Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1? Beatlemania

Nesta atividade, faremos a audi??o e an?lise de tr?s m?sicas de The Beatles, as quais s?o bastante significativas para se entender a trajet?ria do conjunto. No entanto, cabe ressaltar que, dada a reconhecida produtividade da banda, existem in?meras outras composi??es que poderiam ser trabalhadas em nossa pesquisa.

ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educa??o Art?stica, os quais ajudar?o na an?lise das m?sicas.

-

M?sica 1: I want to hold your hand - The Beatles (ao vivo 1964)

Esta m?sica foi o primeiro sucesso do conjunto The Beatles, contribuindo para a boa repercuss?o da banda nos Estados Unidos, logo no come?o de 1964. A seguir, assistiremos a execu??o da can??o no famoso programa de TV norte-americano The Ed Sullivan Show, quando da primeira apari??o dos Beatles na Am?rica do Norte.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Voc? sabe quem foram os Beatles?
  2. Conhece os seus integrantes?
  3. E se conhece a banda, quais as suas m?sicas preferidas deles?
  4. Entende a import?ncia do grupo para a cultura jovem a partir dos anos 60?
  5. Por que ser? atingiram um p?blico mundial?

-

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=MOagjtyH1fM. Acesso em 18 de junho de 2012

Ed Sullivan

-

Compositores: Lennon - McCartney

Int?rprete: The Beatles

Disco: Meet The Beatles! - vers?o norte-americana do disco With The Beatles (Parlophone/Inglaterra, 1963).

Gravadora/Pa?s, ano: Capitol/EUA, 1964

-

LETRA traduzida

I Want To Hold Your Hand

Oh yeah, I'll tell you something,
I think you'll understand.
When I say that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.

Oh please, say to me
You'll let me be your man
And please, say to me
You'll let me hold your hand.
Now let me hold your hand,
I wanna hold your hand.

And when I touch you I feel happy inside.
It's such a feeling that my love
I can't hide, I can't hide, I can't hide.
?
Yeah, you've got that something,
I think you'll understand.
When I'll say that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.

And when I touch you I feel happy inside.
It's such a feeling that my love
I can't hide, I can't hide, I can't hide.
?
Yeah, you've got that something,
I think you'll understand.
When I'll feel that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.
?
-

Eu Quero Segurar A Sua M?o

?, eu vou lhe dizer uma coisa,
Acho que voc? vai entender
Quando eu disser aquelas coisas
Eu quero segurar sua m?o
Eu quero segurar sua m?o
Eu quero segurar sua m?o

Por favor, me diga
Que voc? me deixar? ser o seu homem,
E por favor, me diga
Que voc? me deixar? segurar a sua m?o
Agora, deixe-me segurar sua m?o
Eu quero segurar sua m?o

E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
? um sentimento t?o forte que, meu amor.
Eu n?o consigo esconder, Eu n?o consigo esconder, Eu n?o consigo esconder.

Voc? tem aquela coisa especial,
Acho que voc? vai entender.
Quando eu disser aquelas coisas
Eu quero segurar a sua m?o,
Eu quero segurar a sua m?o,
Eu quero segurar a sua m?o.

E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
? um sentimento t?o forte que, meu amor.
Eu n?o consigo esconder, Eu n?o consigo esconder, Eu n?o consigo esconder.

Voc? tem aquela coisa especial,
Acho que voc? vai entender.
Quando sinto aquela coisa
Eu quero segurar a sua m?o,
Eu quero segurar a sua m?o,
Eu quero segurar a sua m?o.

?

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/the-beatles/171/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. Como ? a forma??o da banda?
  2. Descreva o figurino dos rapazes.
  3. Como ? a sonoridade produzida pelo conjunto?
  4. Qual ? o tema abordado na letra?
  5. De que forma esse tema est? ligado ? juventude?
  6. Em sua opini?o, qual ? a principal mensagem da m?sica?

-

Ap?s a an?lise da performance, e dos debates suscitados pelo v?deo, recomendamos que os alunos leiam a edi??o especial revista Veja dedicada ao fen?meno Beatlemania.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem acessar a mat?ria por meio do link abaixo.
  • Realizar a leitura do texto, contextualizando-o com o v?deo h? pouco analisado.

-

http://veja.abril.com.br/historia/beatles-beatlemania-1964/show-ed-sullivan-tv-conquista-america.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012

Veja Beatlemania

-

Quest?es essenciais na an?lise da mat?ria:

  1. Quais os n?meros da audi?ncia do programa The Ed Sullivan Show naquele dia?
  2. De que maneira a apari??o no programa de TV, segundo a mat?ria, significou a conquista do p?blico norte-americano?
  3. Qual foi o trabalho publicit?rio realizado pela companhia fonogr?fica Capitol para "aquecer" o p?blico para os Beatles?
  4. Quais as impress?es de setores da imprensa dos EUA em rela??o aos jovens ingleses, naquele contexto?
  5. Pode-se dizer que tais impress?es se confirmaram? Justifique, usando passagens do texto.

-

? interessante que as principais informa??es sejam registradas, utilizando o Microsoft Word, ou editor de texto similar.

-

M?sica 2: Eleanor Rigby - The Beatles (1966)

Esta m?sica ? uma das mais belas composi??es creditadas a John Lennon e Paul McCartney. Foi lan?ada no disco Revolver (1966), considerado um dos mais ousados discos dos Beatles. Link da resenha sobre o ?lbum no site AllMusic Guide - http://www.allmusic.com/album/revolver-mw0000189174. Acesso em 18 de junho de 2012 Professor, neste caso os alunos devem contar com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Estrangeira (Ingl?s).

Antes de reproduzir a m?sica, solicitar a aten??o dos alunos para o seguinte aspecto:

  • Qual ? o sentimento transmitido pela can??o?

-

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=-LOgMWbDGPA. Acesso em 18 de junho de 2012

Eleanor

-

Compositores: Lennon - McCartney

Int?rprete: The Beatles

Disco: Revolver

Gravadora/Pa?s, ano: Parlophone/Inglaterra, 1966

-

LETRA traduzida

Eleanor Rigby

Ah, look at all the lonely people
Ah, look at all the lonely people

Eleanor Rigby picks up the rice in the church where a wedding has been
Lives in a dream
Waits at the window, wearing the face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?

Father McKenzie writing the words of a sermon that no one will hear
No one comes near
Look at him working, darning his socks in the night when there's nobody there
What does he care?

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?

Ah, look at all the lonely people
Ah, look at all the lonely people

Eleanor Rigby died in the church and was buried along with her name
Nobody came
Father McKenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave
No one was saved

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?
?
-

Eleanor Rigby

Ah, veja todas as pessoas solit?rias
Ah, veja todas as pessoas solit?rias

Eleanor Rigby apanha o arroz de uma igreja onde houve um casamento
Vive em um sonho
Espera ? janela, portando um rosto que ela guarda em um jarro perto da porta
Para quem ??

Todas as pessoas solit?rias, de onde elas v?m?
Todas as pessoas solit?rias, de onde elas s?o?

Padre McKenzie escreve o serm?o que ningu?m ouvir?
Ningu?m passar? por perto
Vejam-no trabalhando, remendando sua meias ? noite quando n?o h? ningu?m por perto
Com o que ele se preocupa?

Todas as pessoas solit?rias, de onde elas v?m?
Todas as pessoas solit?rias, de onde elas s?o?

Ah, veja todas as pessoas solit?rias
Ah, veja todas as pessoas solit?rias

Eleanor Rigby morreu na igreja e foi enterrada junto com seu nome
Ningu?m apareceu
Padre McKenzie limpa a sujeira das suas m?os enquanto se afasta do t?mulo
Ningu?m foi salvo [por ele]

Todas as pessoas solit?rias, de onde elas v?m?
Todas as pessoas solit?rias, de onde elas s?o?

-

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/the-beatles/202/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como ? o arranjo da m?sica?
  2. Consegue identificar os instrumentos/vocais presentes?
  3. Voc? saberia classific?-la?
  4. Qual ? o tema central tratado na letra?
  5. E qual a rela??o desse tema com a juventude?
  6. Qual ? o sentimento transmitido pela can??o? (Sim, professor, repetir a quest?o.)

-

? sugestivo que os alunos tomem nota das impress?es compartilhadas depois da audi??o. Tais anota??es podem ser realizadas no Microsoft Word, ou editor de texto similar.

-

M?sica 3: The end - The Beatles (1969)

Esta m?sica integra o ?ltimo disco gravado pelos Beatles (intitulado Abbey Road), antes da separa??o oficial, anunciada em abril de 1970. Confira esta not?cia de ?poca, conforme publicado no Brasil pelo jornal Folha de S. Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u469569.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012

Antes de reproduzir a m?sica, levantar para os alunos a seguinte quest?o:

  • Voc? pode imaginar os motivos que levam um conjunto musical a se desfazer, depois de mais 10 anos juntos?

-

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=0NBMqZo8U8Q. Acesso em 18 de junho de 2012

the end

-

Compositores: Lennon - McCartney

Int?rprete: The Beatles

Disco: Abbey Road

Gravadora/Pa?s, ano: Apple/Inglaterra, 1969

-

LETRA traduzida

The End

Oh yeah.
Alright.
Are you gonna be in my dreams
Tonight.

Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.

And in the end,
The love you take
Is equal to
The love you make.
-

Fim

Ohh, sim.
Tudo bem.
Voc? vai estar nos meus sonhos
hoje ? noite.

Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.
Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.
Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.
Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.
Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.
Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?. Amo voc?.

E no final,
O amor que voc? recebe,
? igual ao que
Ao amor que voc? doa.
-

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/the-beatles/242/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como ? o arranjo da m?sica?
  2. Identifique os "solos" de instrumentos durante a m?sica. ? recomendado que os alunos contem com a ajuda do(a) professor(a)de Artes e/ou M?sica.
  3. Qual ? o tema abordado na letra?
  4. De que maneira esta grava??o documenta o fim dos Beatles?
  5. Em sua opini?o, qual ? a mensagem desta can??o? Para ajudar na resposta, indicamos a resenha a seguir, sobre o livro lan?ado recentemente nos Estados Unidos - http://www.istoe.com.br/reportagens/88603_POR+QUE+OS+BEATLES+ACABARAM. Acesso em 19 de junho de 2012

-

Mais SUGEST?ES de leitura e audi??o:

Para aprofundar na hist?ria do conjunto The Beatles, indicamos as seguintes refer?ncias bibliogr?ficas:

  • SPITZ, Bob. The Beatles: a biografia. S?o Paulo: Larousse do Brasil, 2007.

?timo trabalho biogr?fico, de leitura agrad?vel e muito completo (982 p?ginas).

-

  • MUGGIATI, Roberto. A revolu??o dos Beatles. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

Trabalho jornal?stico sobre a trajet?ria da banda; o autor foi correspondente na Inglaterra durante os anos 60.

-

  • PUGIALLI, Ricardo; FR?ES, Marcelo. Os anos da beatlemania.  Rio de Janeiro: Editora Jornal do Brasil, 1992.

Inclui informa??es a respeito de discografia e filmografia, assim como detalhada cronologia de carreira dos Beatles.

-

Al?m dos discos mencionados nesta atividade, ainda recomendamos a audi??o dos seguintes ?lbuns de est?dio dos Beatles:

  • A hard day's night (Parlophone/Inglaterra, 1964)

Terceiro disco da banda, no Brasil intitulado "Os reis do i?-i?-i?":

reis

Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_-3O0oGpTQfE/SxsRiNJpnMI/AAAAAAAAAYU/k62HFmLayTw/s400/Beatles+1.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

  • Sgt. Pepper's lonely hearts club band (Parlophone/Inglaterra, 1967)

Este disco tamb?m foi editado no Brasil (gravadora Odeon/EMI Music):

sgt.

Imagem: http://www.jpgr.co.uk/pcs7027_a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

Atividade 2- ?Os Beatles e a m?sica brasileira?

Nesta atividade, buscamos entender a influ?ncia dos Beatles no trabalho de tr?s expressivos nomes de movimentos musicais ocorridos no Brasil: Roberto Carlos (Jovem Guarda, meados dos anos 60), conjunto Os Mutantes (Tropicalismo, final dos anos 60) e Milton Nascimento & L? Borges (Clube da esquina, come?o dos anos 70).

ATEN??O: esta atividade poder? ser realizada numa colabora??o com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educa??o Art?stica, os quais ajudar?o na an?lise das m?sicas.

-

M?sica 1: ?Por isso corro demais? - Roberto Carlos (1967)

Esta m?sica ? uma importante produ??o do compositor e int?rprete Roberto Carlos, sendo umas das mais conhecidas can??es do movimento chamado Jovem Guarda, do qual fez parte Roberto Carlos e outros jovens artistas nos anos 60, tais como Erasmo Carlos, Wanderl?a, Eduardo Araujo etc.

Antes de reproduzir a m?sica, levantar para os alunos a seguinte quest?o:

  • Voc? pode imaginar como era ser jovem nos anos 60, sob a influ?ncia do conjunto The Beatles?

-

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=bRo3Vrl-bNQ. Acesso em 18 de junho de 2012

RC

-

Compositor: Roberto Carlos

Int?rprete: Roberto Carlos

Disco: Em ritmo de aventura

Gravadora, ano: CBS, 1967

-

LETRA

Meu bem qualquer instante
Que eu fico sem te ver
Aumenta a saudade
Que eu sinto de voc?
Ent?o eu corro demais
Sofro demais, corro demais
S? pr? te ver
Meu bem!...

E voc? ainda me pede
Para n?o correr assim
Meu bem eu n?o suporto mais
Voc? longe de mim
Por isso eu corro demais
Sofro demais, corro demais
S? pr? te ver
Meu bem!...

Se voc? est? ao meu lado
Eu s? ando devagar
Esque?o at? de tudo
N?o vejo o tempo passar
Mas se chega a hora
De ir pr? casa te levar
Corro pr? depressa
Outro dia ver chegar
Ent?o eu corro demais
Sofro demais, corro demais
S? pr? te ver
Meu bem!..

Se voc? vivesse sempre
Ao meu lado eu n?o teria
Motivo pr? correr
E devagar eu andaria
Eu n?o corria demais
Agora, corro demais
Corro demais
S? pr? te ver
Meu bem!...(2x)

S? pr? te ver
Meu bem!
S? pr? te ver
Meu bem!
S? pr? te ver
Meu bem!...

-

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/roberto-carlos/169444/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como ? a sonoridade desta m?sica?
  2. Reconhece os instrumentos que comp?e o arranjo?
  3. Qual ? o tema abordado na letra? Como este se relaciona com a juventude?
  4. Voc? pode relacionar esta m?sica com aquelas produzidas pelo conjunto The Beatles, especialmente I want to hold your hand?

-

? salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.

-

Como complemento desta an?lise musical, sugerimos dois exerc?cios.

EXERC?CIO n? 1:

  • Os alunos devem comparar a capa do disco de Roberto Carlos lan?ado em 1966 com a capa do disco With the Beatles (Parlophone/Inglaterra, 1963):

-

with the beatles

Imagem: http://991.com/newGallery/The-Beatles-With-The-Beatles-374967.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

rc 1966

Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-TqdCYPqNrWQ/TxgPpv0ZO3I/AAAAAAAACJM/5hyNICk6Jgo/s1600/3595a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

EXERC?CIO n? 2:

  • Leitura da entrevista intitulada: 'Fa?o boleros, assim como Beatles e Roberto Carlos', afirma Odair Jos?:

-

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=120801&id2=5. Acesso em 19 de junho de 2012

-

M?sica 2: ?Algo mais? - Os Mutantes (1969)

Esta m?sica faz parte do segundo disco do conjunto Os Mutantes, surgido em S?o Paulo na segunda metade dos anos 60, em franco di?logo com a m?sica produzida por conjuntos internacionais da ?poca, especialmente The Beatles.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir as seguintes quest?es entre os alunos:

  1. Voc? conhece, ou j? ouviu falar de Os Mutantes?
  2. Sabe quem participou do conjunto?
  3. Entende a import?ncia da banda para a m?sica jovem produzida no Brasil em fins dos anos 60?

-

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=yHNDhT7l4q4. Acesso em 18 de junho de 2012

Mutantes

-

Compositor: Mutantes

Int?rprete: Mutantes

Disco: Mutantes

Gravadora, ano: Polydor, 1969

-

LETRA

Olha meu irm?o
Vamos passear
Vamos voar
Tira a partida
Acelera a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais pra lhe dar
Olha meu irm?o
Vamos passear
Vamos voar
Vida no tanque
Subiu no sangue
Vida no ar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais para lhe dar

Giro aflito
Beijo e grito

Algo mais
Algo mais

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/mutantes/1186394/. Acesso em 18 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como ? o arranjo da m?sica? Quais instrumentos voc? pode reconhecer?
  2. Qual ? a mensagem presente na letra?
  3. E qual a rela??o disso com a juventude?
  4. Quais os aspectos demonstram a influ?ncia do conjunto ingl?s The Beatles no conjunto brasileiro Os Mutantes?

-

? salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.

-

M?sica 3: ?Um gosto de sol? - Milton Nascimento (1972)

Esta m?sica faz parte do disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento & L? Borges, trabalho que reuniu um talentoso time de compositores, instrumentistas, arranjadores e regentes brasileiros, oriundos de Minas Gerais e de outros estados. 

Antes da audi??o e an?lise de m?sica, os alunos podem visitar o site do Museu Clube da Esquina - http://www.museuclubedaesquina.org.br/. Acesso em 19 de junho de 2012

Reprodu??o da m?sica por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=mYoo9JWBUrc. Acesso em 18 de junho de 2012

Clube da esquina

-

Compositor: Milton Nascimento - Ronaldo Bastos

Int?rprete: Milton Nascimento

Disco: Clube da esquina

Gravadora, ano: Odeon, 1972

-

LETRA

Algu?m que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou os sonhos que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma p?ra se esquece
Dormindo numa fruteira
Como adormece o rio
Sonhando na carne da p?ra
O sol na sombra se esquece
Dormindo numa cadeira

Algu?m sorriu de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou o riso que eu tinha
E esqueci entre os dentes
Como uma p?ra se esquece
Sonhando numa fruteira

-

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/milton-nascimento/307376/. Acesso em 18 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como ? o arranjo da m?sica?
  2. De qual tema trata a letra?
  3. Quais os principais aspectos da influ?ncia dos Beatles na m?sica do disco Clube da Esquina? Para ajudar na resposta, acessar a seguinte entrevista com Milton Nascimento - http://www.caleidoscopio.art.br/entrevista/clube-da-esquina.html. Acesso em 18 de junho de 2012

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, para al?m de demonstrar a influ?ncia dos Beatles em artistas brasileiros, buscou-se explorar os sentimentos e valores compartilhados nessa rela??o, tais como o amor, os sonhos e a liberdade juvenis, assim como a amizade entre as pessoas.

-

d) Resultados de pesquisa

-

Atividade 3- All you need is love

Nesta atividade, os alunos poder?o contar com a ajuda dos(as) professor(as) de Artes, L?ngua Portuguesa e/ou Literatura.

Para difundir as ideias e os sentimentos positivos trabalhados nas atividades desta aula, prop?e-se que os alunos fa?am um FANZINE, abordando a hist?ria do conjunto The Beatles, a sua import?ncia para a juventude e a sua influ?ncia na m?sica brasileira.

ORIENTA??ES gerais:

-

  • Dividir a turma em dois (02) grupos.

-

  • O grupo 1 ficar? respons?vel pelas ideias de composi??o, escrita de textos e escolha de imagens a serem utilizadas no Fanzine.

-

  • O grupo 2, por sua vez, far? a digita??o, montagem e concep??o final.

-

  • O Fanzine poder? ser impresso, distribu?do na escola; ou ent?o disponibilizado na Internet, cujo link socializado nas redes sociais. Neste caso, ler sobre E-zine - http://pt.wikipedia.org/wiki/E-zine. Acesso em 20 de agosto de 2012

-

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

-

-

Sugest?es de links para professores:

-

-

-

Link do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das m?sicas e leituras sugeridas, al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.