B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
O aluno ir? conhecer outra vertente acerca da hip?tese da exist?ncia do Aquecimento Global. Atrav?s dessa outra vertente ele ser? estimulado a discutir e refletir sobre as diferentes vis?es que envolvem estudos e pesquisas sobre o aquecimento da Terra.
- No??es de Meteorologia/Climatologia;
- Polui??o atmosf?rica;
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula como um bate-papo a partir da seguinte pergunta: Aquecimento Global, o que ? isso? Neste primeiro momento voc? ir? levantar junto aos alunos as informa??es que eles sabem sobre o assunto.
2o. Passo:
Apresente os v?deos abaixo para os alunos.
Professor(a), antes, divida a turma em grupos (4 a 5 pessoas) e apresente as seguintes quest?es para eles desenvolverem no decorrer dos v?deos que ser?o apresentados.
a) Sobre o v?deo 01, qual ? a cr?tica trabalhada em rela??o ?s transforma??es clim?ticas e os ursos polares? b) Sobre o v?deo 02, em qual regi?o do globo a reportagem foi gravada? Qual problem?tica ? enfocada nesta reportagem, justifique com algum trecho anotado. c) Sobre o v?deo 03, quais s?o as consequ?ncias trazidas, em rela??o ao aquecimento da Terra para o Brasil? d) Sobre o v?deo 04, o que est? sendo levantado pela reportagem em rela??o ?s secas em diferentes partes do mundo?
?
|
V?deo 01 - 02'20'' - O Urso Polar e o Aquecimento Global
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7699OwH3Nco>, acesso em: 29 Abr. 2012.
V?deo 02 - 12'17'' - Fant?stico, reportagem sobre Aquecimento Global
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=jq3LNB8EoMk&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.
V?deo 03 - 04'37''
Fonte: Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=Wj76hoOZghg>, acesso em: 29 Abr. 2012.
V?deo 04 - 07'48'' - Aquecimento Global - Reportagem Fant?stico
Fonte: Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=U45RwhZmOEE&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.
Professor(a), a partir das perguntas supracitadas, promova um debate.
AULA 02
3o. Passo:
Professor(a), nesta aula voc? ir? trabalhar com os alunos a nega??o por alguns pesquisadores da n?o exist?ncia do Aquecimento Global.
Para introduzir a aula, apresente o v?deo abaixo.
Professor(a), em grupos, j? divididos na aula anterior, apresente as seguintes quest?es para eles desenvolverem durante a exibi??o do v?deo.
a) De acordo com o v?deo, por que o Aquecimento Global ? apenas uma hip?tese e n?o uma teoria como a maioria das pessoas defendem quando se discutem tal assunto? b) O entrevistado por J? Soares se baseia em alguns estudos e pesquisas. Elenquem algumas bases que ele apresenta. c) Sobre o derretimento das geleiras e aumento do n?vel do mar qual a explica??o dada pelo climatologista? d) Por que o climatologista chama o Efeito Estufa de fal?cia? e) Sobre o fen?meno da garoa na grande S?o Paulo (cidade) nas d?cadas de 50 e 60, qual a explica??o dada? f) Sobre o desmatamento, a Amaz?nia como pulm?o do mundo. O que ? destacado?
?
|
V?deo 05 - 28'15'' - Programa do J? 02/05/2012 Professor da USP: Ricardo Augusto Fel?cio
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk>, acesso em: 04 Mai. 2012.
Professor(a), fa?a uma conversa com os alunos a partir das quest?es propostas durante a exibi??o do v?deo.
AULA 03
4o. Passo:
Professor(a), inicie a aula promovendo um debate contrapondo as aulas 01 e 02. Pe?a aos grupos para debaterem:
Quest?o ?nica a ser desenvolvida: O que est? acontecendo com a Terra, est? havendo ou n?o um aquecimento? |
- Este ser? um momento para os alunos exporem suas opini?es mediante ao que foi apresentado nas aulas 1 e 2. Esta atividade consistir? no est?mulo ? cr?tica dos alunos a respeito das transforma??es que v?m ocorrendo no Planeta. De um lado, em sua maioria, existem os que defendem a ideia de que est? havendo um super aquecimento do Planeta. E de outro lado, pessoas que questionam as altera??es clim?ticas significativas do Planeta. Sendo assim, o que ser? que os alunos pensam sobre isso?
5o. Passo:
Professor(a), pe?a aos grupos para organizarem umas perguntas com a finalidade de entrevistar a comunidade escolar e at? mesmo outros lugares do munic?pio.
Os grupos ir?o escrever as perguntas a partir dos diferentes v?deos apresentados. Monte quest?es partindo do princ?pio da exist?ncia do Aquecimento Global; Monte quest?es sobre a n?o exist?ncia do Aquecimento Global, a ideia ? levantar se as pessoas t?m o conhecimento e a percep??o sobre tal quest?o. |
6o. Passo:
Termine a aula dizendo que as entrevistas poder?o ser escritas, gravadas etc.
7o. Passo:
Professor(a), inicie a aula pedindo aos grupos para compartilharem e debaterem tudo o que eles levantaram com as entrevistas.
8o. Passo:
Professor(a), esta aula poder? ser reservada para os alunos ampliarem os debates e discuss?es a cerca da teoria da hip?tese/teoria do aquecimento do planeta.
- Os grupos aqui poder?o utilizar as ferramentas que a internet disponibiliza de forma gratuita:
facebook, blogs, twitter entre outros.
- Para a apresenta??o, os grupos poder?o seguir o seguinte roteiro:
a- Parte 1 - Sa?da para entrevistar: como foi a sa?da para a realiza??o das entrevistas.
b- Parte 2 - Entrevistas: como os entrevistados se portaram diante das quest?es apresentadas.
c- Parte 3 - An?lise e resultado: o grupo foi surpreendido com as respostas dos entrevistados?
d- Parte 4 - Autoavalia??o: como foi realizar esta tarefa? Grau de dificuldade e comprometimento dos membros do grupo.
Dispon?vel em: <http://blogdoambientalismo.com/molion-prefacio-do-livro-%C2%ABa-fraude-do-aquecimento-global%C2%BB/>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://veja.abril.com.br/tema/aquecimento-global>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://agfdag.wordpress.com/>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/>, acesso em: 31 de Jul. 2012.
Aqui o(a) professor(a), ir? avaliar o processo de entendimento e compreens?o dos alunos sobre as transforma??es que v?m ocorrendo no Planeta. Avaliar a forma que eles v?m se portando frente aos grandes debates colocados por diversas m?dias a favor e contra o aquecimento global. ? importante levar em conta a participa??o em sala e comprometimento durante a realiza??o das atividades 1 e 2 como parte da avalia??o. O(a) professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diferentes etapas das aulas.