Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
? Iniciar a conscientiza??o no tr?nsito desde a inf?ncia.
? Conceituar o que ? tr?nsito, a partir do conhecimento pr?vio dos alunos.
? Observar a a??o do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.
Esta ? uma aula inicial para ser introduzido o tema tr?nsito,portanto n?o h? necessidade de outros conceitos.
imagem fonte: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html
- Quem j? andou de carro, ?nibus ou algum outro meio de transporte?
- Onde ? que encontramos um tr?nsito de carros? E de ?nibus? etc
- E o tr?nsito de pessoas? Ser? que na nossa escola tem tr?nsito?
- Voc?s j? viram um sem?foro, ou farol? Para que ele serve?
- E como devemos andar como pedestres? Pela cal?ada ou pela rua? E os carros?
?
?
Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:
lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html
Fonte: fotos tiradas pela autora.
- Devemos ser nervosos no tr?nsito?
- Devemos prestar aten??o para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?
-Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?
-O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?
- As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
Observar se os alunos entenderam o significado de Tr?nsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no v?deo "Pateta no tr?nsito" pois, ap?s isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se est? correto ou n?o, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avalia??o de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.