Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo "O que ? tr?nsito?" na Educa??o infantil

Autor e Co-autor(es)

SELMA DA SILVA LIMA SOUSA imagem do usuário

GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?       Iniciar a conscientiza??o no tr?nsito desde a inf?ncia.

?       Conceituar o que ? tr?nsito, a partir do conhecimento pr?vio dos alunos.

?       Observar a a??o do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.

Duração das atividades

Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta ? uma aula inicial para ser introduzido o tema tr?nsito,portanto  n?o h? necessidade de outros conceitos.

Estratégias e recursos da aula

?

1? Momento: Roda de conversa 

              

imagem fonte:  http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html                                            

  • Realizar uma roda de conversa com os alunos, come?ando pelo questionamento: ? O que ? Tr?nsito??.
  • A partir das respostas deles, dizer que o tr?nsito n?o se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o tr?nsito de pessoas, animais etc.
  • Mais sugest?es de questionamento:

- Quem j? andou de carro, ?nibus ou algum outro meio de transporte?

- Onde ? que encontramos um tr?nsito de carros? E de ?nibus? etc

- E o tr?nsito de pessoas? Ser? que na nossa escola tem tr?nsito?

- Voc?s j? viram um sem?foro, ou farol? Para que ele serve?

- E como devemos andar como pedestres? Pela cal?ada ou pela rua? E os carros?

?

2 ? Momento Confec??o do cartaz

  • Ainda em roda explicar que faremos um cartaz com o tema: " O que ? Tr?nsito?".
  • Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ?nibus, caminh?o) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
  • Realizar a pintura dos desenhos com l?pis de cor ou giz de cera.
  • Ap?s a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz

?

Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:

lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html

3? Momento: Montagem do Cartaz

  • Em um papel pardo, colar pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a  faixa de pedestres, e sinalizar com um sem?foro.
  • Explicar para os alunos a import?ncia que esses dois ?tens t?m na nossa seguran?a.
  • Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
  • Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa cont?nua ou segmentada da rua sinalizando que ? uma via de m?o dupla, na cor amarela.
  • Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno ir? colar o seu carro por?m seguindo o tr?nsito, um atr?s do outro.

                                

Fonte: fotos tiradas pela autora.

4? Momento: Desenho do Pateta no Tr?nsito

  • Ap?s o t?rmino da confec??o do cartaz, e tendo em vista que os alunos est?o mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos agir em meio ao tr?nsito com questionamentos do tipo:

- Devemos ser nervosos no tr?nsito?

- Devemos prestar aten??o para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?

-Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?

  • Sempre intervir nas respostas dos educandos, para uma melhor compreens?o, e instigando-os ao aprendizado.
  • Passar o desenho "Pateta no Tr?nsito", explicando a import?ncia de prestar muita aten??o nos detalhes.
  • Logo ap?s o t?rmino do desenho, fazer um debate oral entre as crian?as sobre como o personagem Pateta agiu, sugiro os seguintes questionamentos:

-O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?

- As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?

  • Continuar o questionamento dependendo das respostas dos alunos, fazendo cr?ticas e coment?rios, e propondo solu??es para a maneira correta de agir.

                    

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se os alunos entenderam o significado de Tr?nsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no v?deo "Pateta no tr?nsito" pois, ap?s isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se est? correto ou n?o, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avalia??o de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.