Portal do Professor

Início do Conteúdo

Família

Autor e Co-autor(es)

Elaine Cristina Belini da Silva imagem do usuário

GUARULHOS - SP - HELENA ANTIPOFF - EPG

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Reconhecer-se como membro de uma família;

-Identificar os graus de parentesco e diversas organizações familiares;

-Entender a importância da família;

-Contribuir para a segurança e autoestima positiva da criança.

Duração das atividades

4 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Discutir previamente alguns conceitos como: estrutura familiar e sua importância para a formação do cidadão;

-Reconhecer a importância de todos os membros da família na formação de uma sociedade mais equilibrada;

-Refletir sobre a família como célula mais importante para sua formação.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Preparar o ambiente para contar a história com fantoches: Começar, então, a contar a história mostrando os vários tipos de estrutura familiar, explicando os graus de parentesco com personagens de avôs, avós, pai, mãe, irmãos, primos, etc., mostrando a importância de cada um. Ex: _Eu conheço uma história onde existem várias pessoas diferentes, mas ao mesmo tempo todas são iguais, e lá existe um amor bem grande. Vocês querem ouvir?

2º momento:

Conversar sobre a história: Propor aos alunos através de uma roda de conversa, que cada um conte um pouquinho sobre sua família, atentando para a sua importância, cada uma com sua estrutura. O professor poderá iniciar a conversa através das perguntas seguintes, e levantar questões pertinentes conforme as crianças forem relatando sobre sua família.

• A história fala sobre o que?
• Quais são os personagens desta história?
• Com quem vocês moram?
• Quem tem uma família grande e/ou pequena?

3º momento:

Importância familiar: Explicar as crianças que as famílias são diferentes umas das outras, porem todas são importantes para nossa construção e convívio social. E que mesmo com os conflitos do dia a dia, existe uma ligação de amor entre todos, independentes de raça, cor, status social ou estrutura (um pai e uma mãe, uma mãe e uma vó, um pai e um vô, dois pais, duas mães, etc.)

Em seguida pedir para as crianças fazerem um desenho da sua própria família, e/ou procurar em livros e revistas figura de pessoas que pareçam com sua família.

4º momento:

Painel: Fazer a montagem coletiva de um painel com os desenhos e recortes de todos os alunos considerando as diferentes estruturas. Expor o painel no corredor da escola, para que toda comunidade escolar possa apreciar o trabalho das crianças, e atentar-se sobre a importância familiar.

5º momento:

Minha família: Já vimos que as famílias são diferentes, e que são muito importantes para todos nós. Agora vamos falar um pouco de cada família. Responda junto à sua família as seguintes perguntas:


• Quantas pessoas moram com você?
• Quem são as pessoas que moram com você?
• Quais são os momentos em que você e sua família costumam se divertir?
• A sua família se considera uma família completa e feliz? Por quê?

Recursos Complementares

-fantoches

-revistas

-papel sulfite

-giz de cera

-papel pardo

-cola

-tesoura sem ponta

Avaliação

Avaliar o envolvimento dos alunos na atividade, e o interesse pelo assunto, priorizando o estar e fazer juntos como pessoas com defeitos e qualidades, mas que são unidas por laços de amor.