Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sonoplastia - Trilha Sonora

Autor e Co-autor(es)

JACKSON CESAR DE LIMA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes M?sica: Canal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

Reconhecer a import?ncia dos sons e m?sicas na composi??o das cenas dos filmes;

Identificar os efeitos sonoros de uma determinada cena cinematogr?fica;

Compreender a fun??o da trilha sonora e dos temas incidentais nas produ??es cinematogr?ficas.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

F?sica (propriedades do som), Arte e Hist?ria (o cinema e sua evolu??o).

Para compreender como se constitui a produ??o sonora em uma cena cinematogr?fica ? importante ter conhecimento sobre as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a dura??o, a altura e como eles podem estar juntos e combinados na composi??o da cena. Da mesma forma ? importante conhecer a hist?ria da fotografia e os trabalhos de movimento dado ?s imagens, conhecer a vida e obra dos irm?os Lumi?re e a cria??o do cinemat?grafo.

Para saber mais sobre a cria??o do cinemat?grafo, sugerimos o link abaixo que remete a um dos cap?tulos do Livro Did?tico P?blico do Estado do Paran?, o qual apresenta um texto explicativo sobre o surgimento do cinema pelo trabalho dos irm?os Lumi?re. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf (p?ginas 105, 106 e 107).

Estratégias e recursos da aula

O professor poder? introduzir esta aula mostrando algumas m?sicas ou efeitos sonoros de filmes, novelas e s?ries de tv para os alunos e perguntar se fez com que eles lembrassem algum fato diferente ou importante.

Sugest?o:  para esta atividade inicial o professor poder? apresentar alguns v?deos do youtube de grava??es de m?sicas ou ainda, utilizar o link a seguir, que traz algumas sugest?es de ?udios de trilhas sonoras:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17009   dispon?vel no Portal Dia a Dia Educa??o do Estado do Paran?.

V?deo com trilhas sonoras:  http://www.youtube.com/watch?v=5WZmgkDeiFM&feature=related (As 10 m?sicas de filmes que todos conhecem).

Trilha_sonora

Ap?s escutarem os trechos, o professor poder? trazer para os alunos algumas quest?es como, por exemplo, qual seria a sensa??o ao ver as cenas se n?o tivessem os sons? Se fosse outra trilha a sensa??o seria a mesma?

A partir das quest?es, o professor pode explicar a fun??o da trilha sonora e sua import?ncia em cada cena. Explicar tamb?m que trilha sonora remete-se ?s m?sicas temas e aos efeitos sonoros utilizados nas cenas. As primeiras produ??es cinematogr?ficas n?o tinham sons junto com a imagem, quando o filme era passado nas salas de cinema contratavam-se m?sicos para tocar ao vivo acompanhando as cenas. Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de novos equipamentos a trilha sonora passou a compor as cenas gravadas. Neste momento ? importante mostrar alguns trechos de filmes, anima??o e desenhos aos alunos.

Segue alguns v?deos para o professor trabalhar com os alunos as trilhas sonoras de cada cena. Interessante aqui ? observar a m?sica e os sons utilizados em cada cena apresentada e realizar um debate envolvendo considera??es e coment?rios da turma.

??cone 
?

Segue sugest?es para aprecia??o:

Exemplo 1: Anima??o ?Largando os Bets? produzida pela equipe de Multimeios da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?.

Largando_bets

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22153

Descri??o: Pai encontra os filhos jogando videogame e conta a eles como era a ?poca em que ele jogava bets na rua de sua casa, observe as trilhas sonoras envolvidas nesta anima??o, som ambiente e de videogame.

?

Exemplo 2: Os embalos de s?bado ? noite - Dan?a Disco

Embalos_de_s??bado

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20634

Descri??o: Esse trecho mostra Tony Mareno executando uma coreografia caracter?stica do estilo Disco. O trecho pode ser utilizado tanto com o conte?do de dan?a, para exemplificar um g?nero da dan?a de sal?o, como para abertura de uma discuss?o sobre a Era Disco que influenciou jovens e a moda na d?cada de 70. Importante aqui ? perceber como a m?sica se torna marcante para a cena e refer?ncia do filme.

?

Exemplo 3: Desenho do Tom e Jerry ? Jogando Sinuca

Tom_e_Jerry

http://www.youtube.com/watch?v=gtEJ0WtLvjk

Descri??o: Neste v?deo ? importante perceber a m?sica orquestrada associada aos movimentos da cena.

?

Exemplo 4: Chegada do Trem ? Irm?os Lumi?re

Chegada_trem

http://www.youtube.com/watch?v=uv8EKgBrk3w

Descri??o: Este v?deo ? a primeira produ??o cinematogr?fica dos irm?os Lumi?re apresentado no Gran Caf? no Bouleverd Capucines, em Paris. Dizem que tal exibi??o gerou um grande susto nas pessoas que sa?ram correndo do ambiente onde se exibia o pequeno filme. Neste v?deo h? uma trilha baseada nos tempos em que m?sicos tocavam ao vivo nas salas de cinema.

?

Aprofundar_??cone

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26513

Esta aula do portal do professor ? uma sugest?o que traz o conhecimento sobre as formas de criar roteiro e produzir trilhas sonoras.

Veja tamb?m este recurso do portal do professor que mostra como ? a produ??o dos desenhos animados, como sequ?ncia de desenhos, sonoplastia, fala dos personagens:

?

atividade

Atividade 1: Nesta atividade o professor poder? propor aos alunos diferentes a??es que levar?o os mesmos a compreender melhor o uso das trilhas sonoras nas cenas. Solicitar aos alunos que pesquisem e selecionem cenas de filmes que assistiram recentemente e que registrem a trilha sonora de uma das cenas selecionadas, tanto a m?sica como os efeitos sonoros.  Ap?s esta an?lise, os alunos dever?o registrar a fun??o das trilhas e efeitos sonoros nas cenas. Esta atividade pode ser desenvolvida  por grupos de 2 a 4 alunos, no laborat?rio de inform?tica da sua escola ou como atividade para casa. Cada grupo de alunos dever? apresentar o trecho do filme escolhido e expor para a classe a trilha sonora que identificaram: a m?sica e os sons. No Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Educa??o do Estado do Paran? voc? encontra muitos trechos de filmes que podem servir para pesquisa dos alunos: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=262. Professor, indique aos alunos que neste link h? possibilidade de selecionar trechos de filme por disciplina

Atividade 2: Em grupo, escolha e assista cenas de alguns filmes, selecione um deles e apresente para a turma da seguinte forma: no primeiro momento com a trilha original; no segundo momento deixe sem som; no terceiro momento substitua a trilha por outra. Neste trabalho ? importante a percep??o junto ? turma sobre as mudan?as de trilha e a sensa??o que eles tiveram em cada um dos momentos. Esta atividade pode ser realizada em sala de aula utilizando DVD e Som. Esta atividade pode tamb?m ser produzida utilizando o Movie Maker para realizar a troca da trilha sonora. Sugira este site para que eles baixem os ?udios e possam realizar este trabalho. http://www.freeplaymusic.com/search/. Importante saber que esse site ? livre para criar produ??es em sala de aula, s? n?o pode divulgar na web. Para editar o ?udio pode ser usado o Audacity (ver tutorial na aula Sonoplastia - Radionovela).

Atividade 3: Em grupo de 2 a 4 alunos fa?am um registro com fotos de temas de livre escolha (futebol, escola, paisagens, ...) e organizem elas numa apresenta??o em sequ?ncia que pode ser feita no powerpoint ou com o software Windows Movie Maker. A partir destas fotos, o grupo vai estruturar trilhas que condizem com as imagens sequenciadas. Na apresenta??o o grupo vai expor para a turma como foi a produ??o do trabalho ao organizar a composi??o das imagens com a trilha sonora. 

Voc? pode baixar o Windows Movie Maker por este link: http://www.techtudo.com.br/downloads/windows-live-movie-maker-portugues

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A f?sica e o cotidiano - Laborat?rio virtual : O cinema Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

?

Este v?deo apresenta uma produ??o feita com v?rias fotos sequenciais de cenas produzidas com bonecos. Este trabalho foi produzido com o editor de v?deo Windows Movie Maker.

V?deo: A Incr?vel M?mia

http://www.youtube.com/watch?v=oF4fLhbxxPY

Este trabalho foi desenvolvido pela equipe de arte DEB-SEED-PR. ? uma sugest?o de trabalho para as aulas de cinema e v?deo. Brinquedos que viram personagens e representam hist?rias...

Avaliação

?

Busca-se com este trabalho a compreens?o das caracter?sticas das propriedades do som, bem como sua identifica??o nas cenas. Ser? desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropria??o pr?tica e te?rica.

Instrumentos de avalia??o: pesquisa de sons e imagens, trabalhos individuais e em grupo, debates.

Crit?rios: a avalia??o dever? estar relacionada ? cada atividade. Durante o desenvolvimento das atividades o professor dever? observar os seguintes crit?rios: na atividade 1 dever? observar se os alunos desenvolveram a percep??o das trilhas sonoras na produ??o das cenas dos filmes, bem como se o aluno identificou a m?sica tema e os efeitos sonoros no trecho escolhido. Na atividade 2 verificar a participa??o dos alunos no trabalho de produ??o e constru??o de trilhas sonoras diferentes para uma mesma cena. Na atividade 3 dever? ser observado a participa??o e produ??o da sequ?ncia das imagens que ser? escolhida pelo grupo e a estrutura??o da trilha sonora que far? parte desta composi??o audiovisual.