Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Canal |
?
Reconhecer a import?ncia dos sons e m?sicas na composi??o das cenas dos filmes;
Identificar os efeitos sonoros de uma determinada cena cinematogr?fica;
Compreender a fun??o da trilha sonora e dos temas incidentais nas produ??es cinematogr?ficas.
?
F?sica (propriedades do som), Arte e Hist?ria (o cinema e sua evolu??o).
Para compreender como se constitui a produ??o sonora em uma cena cinematogr?fica ? importante ter conhecimento sobre as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a dura??o, a altura e como eles podem estar juntos e combinados na composi??o da cena. Da mesma forma ? importante conhecer a hist?ria da fotografia e os trabalhos de movimento dado ?s imagens, conhecer a vida e obra dos irm?os Lumi?re e a cria??o do cinemat?grafo.
Para saber mais sobre a cria??o do cinemat?grafo, sugerimos o link abaixo que remete a um dos cap?tulos do Livro Did?tico P?blico do Estado do Paran?, o qual apresenta um texto explicativo sobre o surgimento do cinema pelo trabalho dos irm?os Lumi?re. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf (p?ginas 105, 106 e 107).
O professor poder? introduzir esta aula mostrando algumas m?sicas ou efeitos sonoros de filmes, novelas e s?ries de tv para os alunos e perguntar se fez com que eles lembrassem algum fato diferente ou importante.
Sugest?o: para esta atividade inicial o professor poder? apresentar alguns v?deos do youtube de grava??es de m?sicas ou ainda, utilizar o link a seguir, que traz algumas sugest?es de ?udios de trilhas sonoras: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17009 dispon?vel no Portal Dia a Dia Educa??o do Estado do Paran?.
V?deo com trilhas sonoras: http://www.youtube.com/watch?v=5WZmgkDeiFM&feature=related (As 10 m?sicas de filmes que todos conhecem).
Ap?s escutarem os trechos, o professor poder? trazer para os alunos algumas quest?es como, por exemplo, qual seria a sensa??o ao ver as cenas se n?o tivessem os sons? Se fosse outra trilha a sensa??o seria a mesma?
A partir das quest?es, o professor pode explicar a fun??o da trilha sonora e sua import?ncia em cada cena. Explicar tamb?m que trilha sonora remete-se ?s m?sicas temas e aos efeitos sonoros utilizados nas cenas. As primeiras produ??es cinematogr?ficas n?o tinham sons junto com a imagem, quando o filme era passado nas salas de cinema contratavam-se m?sicos para tocar ao vivo acompanhando as cenas. Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de novos equipamentos a trilha sonora passou a compor as cenas gravadas. Neste momento ? importante mostrar alguns trechos de filmes, anima??o e desenhos aos alunos.
Segue alguns v?deos para o professor trabalhar com os alunos as trilhas sonoras de cada cena. Interessante aqui ? observar a m?sica e os sons utilizados em cada cena apresentada e realizar um debate envolvendo considera??es e coment?rios da turma.
Exemplo 1: Anima??o ?Largando os Bets? produzida pela equipe de Multimeios da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22153
Descri??o: Pai encontra os filhos jogando videogame e conta a eles como era a ?poca em que ele jogava bets na rua de sua casa, observe as trilhas sonoras envolvidas nesta anima??o, som ambiente e de videogame.
?
Exemplo 2: Os embalos de s?bado ? noite - Dan?a Disco
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20634
Descri??o: Esse trecho mostra Tony Mareno executando uma coreografia caracter?stica do estilo Disco. O trecho pode ser utilizado tanto com o conte?do de dan?a, para exemplificar um g?nero da dan?a de sal?o, como para abertura de uma discuss?o sobre a Era Disco que influenciou jovens e a moda na d?cada de 70. Importante aqui ? perceber como a m?sica se torna marcante para a cena e refer?ncia do filme.
?
Exemplo 3: Desenho do Tom e Jerry ? Jogando Sinuca
http://www.youtube.com/watch?v=gtEJ0WtLvjk
Descri??o: Neste v?deo ? importante perceber a m?sica orquestrada associada aos movimentos da cena.
?
Exemplo 4: Chegada do Trem ? Irm?os Lumi?re
http://www.youtube.com/watch?v=uv8EKgBrk3w
Descri??o: Este v?deo ? a primeira produ??o cinematogr?fica dos irm?os Lumi?re apresentado no Gran Caf? no Bouleverd Capucines, em Paris. Dizem que tal exibi??o gerou um grande susto nas pessoas que sa?ram correndo do ambiente onde se exibia o pequeno filme. Neste v?deo h? uma trilha baseada nos tempos em que m?sicos tocavam ao vivo nas salas de cinema.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26513
Esta aula do portal do professor ? uma sugest?o que traz o conhecimento sobre as formas de criar roteiro e produzir trilhas sonoras.
Veja tamb?m este recurso do portal do professor que mostra como ? a produ??o dos desenhos animados, como sequ?ncia de desenhos, sonoplastia, fala dos personagens:
?
Atividade 1: Nesta atividade o professor poder? propor aos alunos diferentes a??es que levar?o os mesmos a compreender melhor o uso das trilhas sonoras nas cenas. Solicitar aos alunos que pesquisem e selecionem cenas de filmes que assistiram recentemente e que registrem a trilha sonora de uma das cenas selecionadas, tanto a m?sica como os efeitos sonoros. Ap?s esta an?lise, os alunos dever?o registrar a fun??o das trilhas e efeitos sonoros nas cenas. Esta atividade pode ser desenvolvida por grupos de 2 a 4 alunos, no laborat?rio de inform?tica da sua escola ou como atividade para casa. Cada grupo de alunos dever? apresentar o trecho do filme escolhido e expor para a classe a trilha sonora que identificaram: a m?sica e os sons. No Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Educa??o do Estado do Paran? voc? encontra muitos trechos de filmes que podem servir para pesquisa dos alunos: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=262. Professor, indique aos alunos que neste link h? possibilidade de selecionar trechos de filme por disciplina
Atividade 2: Em grupo, escolha e assista cenas de alguns filmes, selecione um deles e apresente para a turma da seguinte forma: no primeiro momento com a trilha original; no segundo momento deixe sem som; no terceiro momento substitua a trilha por outra. Neste trabalho ? importante a percep??o junto ? turma sobre as mudan?as de trilha e a sensa??o que eles tiveram em cada um dos momentos. Esta atividade pode ser realizada em sala de aula utilizando DVD e Som. Esta atividade pode tamb?m ser produzida utilizando o Movie Maker para realizar a troca da trilha sonora. Sugira este site para que eles baixem os ?udios e possam realizar este trabalho. http://www.freeplaymusic.com/search/. Importante saber que esse site ? livre para criar produ??es em sala de aula, s? n?o pode divulgar na web. Para editar o ?udio pode ser usado o Audacity (ver tutorial na aula Sonoplastia - Radionovela).