Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino M?dio | Literatura | Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio |
Imagem dispon?vel em 12-05-2012
http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg
INTRODU??O:
O professor apresentar? aos alunos o convite abaixo, (cada um com seu UCA ou tablet), dir? que esse evento foi marcante na Hist?ria das Artes e, como forma de ativar os conhecimentos pr?vios sobre o assunto, perguntar? se algu?m sabe dizer algo sobre esse acontecimento.
Outros nomes | Semana de 22 |
Participantes | M?rio de Andrade, Oswald de Andrade, V?ctor Brecheret, Pl?nio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, S?rgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, T?cito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros. |
Localiza??o | Teatro Municipal, S?o Paulo, Brasil |
Data | 13 - 17 de fevereiro de 1922 |
Resultado | In?cio da consolida??o do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores. |
?
Se algum aluno souber, o professor pedir? que fale para os colegas e explorar? as informa??es. Se ningu?m souber, o professor dever? expor o assunto.
Em seguida, mostrar? o cartaz abaixo e pedir? que comentem :
Imagens dispon?veis em 07/05/2012:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Semana_de_arte_moderna_1922.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg
?
Imagens dispon?veis em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anita_Malfatti_-_A_Estudante.jpg
http://orrameu.com/upload/arte_moderna.jpg
http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jpg
http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg
?
Atividade 1
O professor perguntar? se algu?m j? viu algumas dessas imagens.
O professor dever? explorar todas as imagens.
?
Em seguida, convidar? os alunos a assistirem ao v?deo abaixo de 13 minutos com personagens caracterizados com perfei??o na representa??o f?sica e art?stica. O v?deo deve ser apresentado em sala de aula ou em local adequado.
http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related
O professor dever? entregar o roteiro antes de se come?ar a assistir ao v?deo.
1- Qual o tema do v?deo?
2- A que os personagens se prop?em? Onde?
3- Ao se mencionar o local escolhido, todos riem. Por que raz?o?
4- Que artistas modernistas podem ser identificados na exibi??o? Todos partilham as mesmas ideias?
5- O que houve de estranho na apresenta??o do evento feita por Gra?a Aranha?
6- Qual a cr?tica do p?blico?
7- E a sua cr?tica? Voc? concorda com o dito popular que diz: ?s vezes para se consertar a casa ? preciso demoli-la. Em que isso se aplica ? Semana de Arte Moderna?
8-Fa?a sua cr?tica ?s obras apresentadas no evento.
?
Atividade 2
O professor convidar? os alunos a pesquisarem mais para conhecerem melhor sobre a Semana de Arte Moderna. Dir? que, com a experi?ncia que t?m, saber?o encontrar nos sites de busca os endere?os.
Nesse momento, j? poder? apresentar aos estudantes o seguinte roteiro abaixo.
1- Tema: Semana de Arte Moderna
3- Hip?teses: Os alunos levantar?o as hip?teses baseando-se nas imagens e texto lidos.
4- O professor dever? ser capaz de despertar interesse estimulando os alunos a quererem conhecer o assunto. Para isso propor? a seguinte metodologia de din?mica de pesquisa:
4.1. Dividir? a classe em 6 grupos.
4.2. Todos se aprofundar?o no tema, pesquisando mais sobre o que foi a Semana de Arte Moderna e depois sobre os artistas selecionados conforme indica??o abaixo.
4.3. As pesquisas dever?o ser realizadas em sala de aula usando os laptops sob a orienta??o do professor.
?
Professor, os grupos devem pesquisar duas personalidades de ?reas diferentes como est? abaixo determinado:
? T?cito de Almeida Literatura Di Cavalcanti, Pintura?? |
M?rio de Andrade - Literatura V?ctor Brecheret - Escultura |
??Anita Malfatti Pintura Menotti Del Pichia Literatura |
Guilherme de Almeida Literatura S?rgio Milliet Cr?tica e Literatura |
??Heitor Villa-Lobos M?sica Tarsila do Amaral Pintura |
Oswald de Andrade Literatura Pl?nio Salgado Pol?tico e fil?sofo |
?
O grupo dever? apresentar a pesquisa ? classe de forma criativa, utilizando-se de recursos ?udio-visuais. O professor poder? propor que, por exemplo, construam um gr?fico, desenho, enfim, utilizar-se da infografia.
Caso os alunos n?o conhe?am sobre a infografia, sugerir que conhe?am essa ferramenta em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml
Informa??o dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
?
O grupo dever? ser informado de que, ao final da apresenta??o, alunos e professor avaliar?o se o grupo conseguiu que a classe se interessasse e entendesse o conte?do apresentado. O professor orientar? os alunos a livremente consultarem sites de busca para o estudo do conte?do.
1- Por que a Semana de arte Moderna foi alvo de vaias da elite paulistana?
2- Os artistas envolvidos na Semana previam tais rea??es?
3- Se previam, havia algum prop?sito nisso?
4- Como foi explorada a Natureza nos trabalhos apresentados pelos artistas?
5- Um slogan usado durante a Semana era "sacudindo as estruturas da arte tupiniquim". O que objetivavam?
6- E com: "Independ?ncia ou sorte"?
7- Quais os principais objetivos dos artistas que se envolveram com a Semana de Arte Moderna?
8- Discutam, argumentem e exemplifiquem sobre a afirma??o: "Nem sempre o novo ? bem aceito".
9- Qual a import?ncia das personagens na Semana de Arte Moderna e para as Artes no Brasil.
?
Atividade 3
?
Nos dias marcados, quando da elabora??o do cronograma da pesquisa, o grupo exp?e o resultado do trabalho utilizando-se de recursos ?udio-visuais
e ou em infogr?fico como j? foi sugerido na atividade 2.
Professor, o 1? v?deo abaixo ? uma aula de 40 minutos com contextualiza??o hist?rica que o ajudar? a interpretar o movimento.
V?deo. Semana de Arte Moderna. http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=related Acesso em: 11 de julh. 2012.
J?LIO, Cristiane Martins. Semana de Arte Moderna de 1922. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150
Acesso em: 11 de julh. 2012.