Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o cient?fica ? uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Modernismo ? Semana de Arte Moderna

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • reconhecer as caracter?sticas  da Semana de Arte Moderna;
  • relacionar influ?ncia do momento hist?rico e movimentos das artes;
  • reconhecer as diferen?as existentes entre texto liter?rio e texto n?o-liter?rio;
  • informar-se sobre antecedentes da Semana;
  • apreciar a arte de Lasar Sagall, Anita Malfatti,  Manuel Bandeira ,, Di Cavalcanti entre outros.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es de inform?tica para melhor utilizar a ferramenta "infografia ou infogr?fico".

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da Internet (tablets, note, nets);
  • leitura de textos informativos e liter?rios;
  • v?deos;
  • uso da ferramenta infogr?fica. ...

lupa

 Imagem dispon?vel em 12-05-2012

http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg 

?

Projeto de inicia??o cient?fica: uma lupa na l?ngua

Subprojeto: uma lupa na Literatura: Semana de Arte Moderna  

INTRODU??O:

O professor apresentar? aos alunos o convite abaixo, (cada um com seu UCA ou tablet), dir? que esse evento foi marcante na Hist?ria das Artes e, como forma de ativar os conhecimentos pr?vios sobre o assunto, perguntar? se algu?m sabe dizer algo sobre esse acontecimento.

semana 

Outros nomes Semana de 22
Participantes M?rio de Andrade, Oswald de Andrade, V?ctor Brecheret, Pl?nio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, S?rgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, T?cito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.
Localiza??o Teatro Municipal, S?o Paulo, Brasil
Data 13 - 17 de fevereiro de 1922
Resultado In?cio da consolida??o do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores. 

?

Se algum aluno souber, o professor pedir? que fale para os colegas e explorar? as informa??es. Se ningu?m souber, o professor dever? expor o assunto.

Em seguida, mostrar? o cartaz abaixo e pedir? que comentem : 

villa

Imagens dispon?veis em 07/05/2012:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Semana_de_arte_moderna_1922.jpghttp://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg  

http://3.bp.blogspot.com/-9JveccPM15I/Tzb91XC-USI/AAAAAAAAMns/C1ipzoUiVo8/s1600/cartaz.jpg 

?

  • O que notaram de diferente quanto ? ortografia?

A estudante  Arte A A

images mon navio

Imagens dispon?veis em: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anita_Malfatti_-_A_Estudante.jpg 

http://orrameu.com/upload/arte_moderna.jpg

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jpghttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg

http://www.freewords.com.br/wp-content/gallery/di-cavalcant/biografia-de-di-cavalcanti-conheca-sua-historia-artes-e-artistas14.jpg

http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/

                http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg

?

Atividade 1

 O professor perguntar? se algu?m j? viu algumas dessas imagens.

  • Viram?
  • Onde?
  • Quem gostaria de falar sobre sentimentos despertados pela primeira imagem, pela segunda....

O professor dever? explorar todas as imagens.

?

Em seguida, convidar? os alunos a assistirem ao v?deo abaixo de 13 minutos com personagens caracterizados com perfei??o na representa??o f?sica e art?stica. O v?deo deve ser apresentado em sala de aula ou em local adequado.

 http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related 

O professor dever? entregar o roteiro antes de se come?ar a assistir ao v?deo.

1- Qual o tema do v?deo?

2- A que os personagens se prop?em? Onde?

3- Ao se mencionar o local escolhido, todos riem. Por que raz?o?

4- Que artistas modernistas podem ser identificados na exibi??o? Todos partilham as mesmas ideias?

5- O que houve de estranho na apresenta??o do evento feita por Gra?a Aranha?

6- Qual a cr?tica do p?blico?

7- E a sua cr?tica? Voc? concorda com o dito popular que diz: ?s vezes para se consertar a casa ? preciso demoli-la. Em que isso se aplica ? Semana de Arte Moderna?

8-Fa?a sua cr?tica ?s obras apresentadas no evento. 

  •  Ao fazer a discuss?o do roteiro, o professor reiterar? que, entre os grande expoentes da Semana de Arte moderna, figuram na pintura, Anita Malfatti, Tarcila do Amaral, Di Cavalcanti; Victor Brecheretm com esculturas; na literatura M?rio de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, S?rgio Milliet, Pl?nio Salgado  e Guilherme de Almeida e, na m?sica, principalmente Villa-Lobos. 

??O professor perguntar? se algu?m j? viu alguma dessas imagens. Viram? Onde?Quem gostaria de dizer sobre sentimentos despertados pela primeira imagem, pela segunda... Dever? explorar todas as imagens.

?

Atividade 2

O professor convidar? os alunos a pesquisarem mais para conhecerem melhor sobre a Semana de Arte Moderna. Dir? que, com a experi?ncia que t?m, saber?o encontrar nos sites de busca os endere?os.

Nesse momento, j? poder? apresentar aos estudantes o seguinte roteiro abaixo.

?

Qual o tema a ser pesquisado?

1- Tema: Semana de Arte Moderna

  • Qual o problema a ser pesquisado?

    2- Problematiza??o: O que as imagens analisadas e os textos lidos nos levam a pensar sobre a Semana de Arte Moderna?
  • Quais as hip?teses levantadas?

3- Hip?teses: Os alunos levantar?o as hip?teses baseando-se nas imagens e texto lidos.

  • Por que quereriam estudar o tema?

4- O professor dever? ser capaz de despertar interesse estimulando os alunos a quererem conhecer o assunto. Para isso propor? a seguinte metodologia de din?mica de pesquisa:

4.1. Dividir? a classe em 6 grupos.

4.2. Todos se aprofundar?o no tema, pesquisando mais sobre o que foi a Semana de Arte Moderna e depois sobre os artistas selecionados conforme indica??o abaixo.

4.3. As pesquisas dever?o ser realizadas em sala de aula usando os laptops sob a orienta??o do professor.

?

Professor, os grupos devem pesquisar duas personalidades de ?reas diferentes como est? abaixo determinado:

? T?cito de Almeida Literatura Di Cavalcanti, Pintura ??

M?rio de Andrade - Literatura V?ctor Brecheret - Escultura

??Anita Malfatti Pintura Menotti Del Pichia Literatura

Guilherme de Almeida Literatura S?rgio Milliet Cr?tica e Literatura

??Heitor Villa-Lobos M?sica Tarsila do Amaral Pintura

Oswald de Andrade  Literatura Pl?nio Salgado Pol?tico e fil?sofo

?

O grupo dever? apresentar a pesquisa ? classe de forma criativa, utilizando-se de recursos ?udio-visuais. O professor poder? propor que, por exemplo, construam um gr?fico, desenho, enfim, utilizar-se da infografia.

Caso os alunos n?o conhe?am sobre a infografia, sugerir que conhe?am essa ferramenta em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia  

http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml 

  • Infografia ou infogr?ficos s?o representa??es visuais de informa??o. Esses gr?ficos s?o usados onde a informa??o precisa ser explicada de forma mais din?mica, como em mapas, jornalismo e manuais t?cnicos, educativos ou cient?ficos. ? um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combina??o de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, por exemplo, o infogr?fico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequ?ncias. Al?m de explicar, por meio de ilustra??es, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto n?o conseguem detalhar com a mesma efici?ncia. Tamb?m s?o ?teis para cientistas como ferramentas de comunica??o visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualiza??o cient?fica.

Informa??o dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

?

O grupo dever? ser informado de que, ao final da apresenta??o, alunos e professor avaliar?o se o grupo conseguiu que a classe se interessasse e entendesse o conte?do apresentado. O professor orientar? os alunos a livremente consultarem sites de busca para o estudo do conte?do. 

2? roteiro de pesquisa:

1- Por que a Semana de arte Moderna foi alvo de vaias da elite paulistana?

2- Os artistas envolvidos na Semana previam tais rea??es?

3- Se previam, havia algum prop?sito nisso?

4- Como foi explorada a Natureza nos trabalhos apresentados pelos artistas?

5- Um slogan usado durante a Semana era "sacudindo as estruturas da arte tupiniquim". O que objetivavam?

6- E com: "Independ?ncia ou sorte"? 

7- Quais os principais objetivos dos artistas que se envolveram com a Semana de Arte Moderna?

8- Discutam, argumentem e exemplifiquem sobre a afirma??o: "Nem sempre o novo ? bem aceito".

9- Qual a import?ncia das personagens na Semana de Arte Moderna e para as Artes no Brasil.

?

Atividade 3  

Socializa??o da pesquisa:

?

Nos dias marcados, quando da elabora??o do cronograma da pesquisa, o grupo exp?e o resultado do trabalho utilizando-se de recursos ?udio-visuais      e ou em  infogr?fico como j? foi sugerido na atividade 2.

??http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.jp

??

??

??

??

??

Sacudindo as estruturas
da arte tupiniquim

Indepen

 

 

??O) OO

erguntar? se algu?m j? viu alguma dessas imagens. Onde? Quem gostaria de dizer sobre os sentimentos despertados pela primeira pintura? E pela segunda?

O professor dever? explorar todas as imagens. 

??

??

 

             

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_de_Emigrantes_-_Lasar_Segall_-_1939-41.jpg http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/086.

  

Recursos Complementares

Professor, o 1?  v?deo abaixo ? uma aula de 40 minutos com contextualiza??o hist?rica que o ajudar? a interpretar o movimento.

V?deo. Semana de Arte Moderna.  http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=related Acesso em: 11 de julh. 2012.

J?LIO, Cristiane Martins. Semana de Arte Moderna de 1922. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150 

Acesso em: 11 de julh. 2012.

Avaliação

  • Como o professor acompanhou todo o processo, deve avaliar os alunos. Para tanto, dever? observar o interesse, o empenho deles em resolver as atividades. Al?m disso, o professor deve saber que os alunos podem ainda serem estimulados a se empenharem mais no desenvolvimento das atividades. Na apresenta??o da pesquisa, verificar se todos se dedicaram ? aprendizagem individual e ? coletiva com interesse.