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Os prim?rdios dos jogos com bola

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pesquisar jogos da antiguidade que utilizavam bolas e que podem ter dado origem ao futebol atual e suas varia??es; 
  • Elaborar e apresentar para a turma uma s?ntese das informa??es obtidas na pesquisa sobre como estes jogos eram praticados, por quais povos, em que lugar e em que per?odo hist?rico; 
  • Vivenciar os jogos com bola do passado.

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Duração das atividades

4 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios sobre o assunto, uma vez que esta ? uma aula introdut?ria.

Estratégias e recursos da aula

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Reflex?es para o professor:

As pr?ticas corporais existentes na atualidade s?o resultado das m?ltiplas determina??es do processo de constru??o hist?rica. Existem estudos que indicam que algumas manifesta??es culturais de diferentes povos da antiguidade podem ter dado origem ao que denominamos hoje de futebol. Dentre as manifesta??es citadas est?o o gioco del calcio (italiano), o jogo de bola dos Maias e o Kemari (um jogo japon?s). Abordar este assunto, na escola, se justifica uma vez que, assim, o aluno se aproxima de elementos que o ajudam a compreender que o tema abordado na aula ? resultado de um processo que surgiu atendendo a determinadas necessidades de determinados grupos sociais. Entender as poss?veis origens do futebol contribui para o amadurecimento do pensamento hist?rico dos alunos e alunas e para uma melhor compreens?o deste fen?meno esportivo nos dias de hoje.

Os seguintes sites trazem ilustra??es das referidas manifesta??es culturais:

Jogo com bola chin?s (Kemari): http://www.youtube.com/watch?v=mHEnOBte0hk&feature=related

Jogo com bola italiano (Gioco del calico): http://www.youtube.com/watch?v=Sm2hgqa-2ws

Jogo dos Maias: http://www.youtube.com/watch?v=-ACQmNPa-YU

(Acessos em 23/05/2012)

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Atividade 1: Questionando!

O professor poder? iniciar a aula levantando a seguinte quest?o junto ? turma: De onde o futebol pode ter vindo?

Em seguida, os alunos, divididos em pequenos grupos, dever?o registrar em uma folha de papel as poss?veis hip?teses a partir de suas reflex?es coletivas.

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Atividade 2: Buscando informa??es!

A partir das hip?teses levantadas e buscando realizar uma verifica??o das mesmas, os alunos ser?o convidados a pesquisar sobre este tema. As pesquisas dever?o ser feitas na internet e os resultados registrados para futura utiliza??o. A busca poder? ser realizada tendo como foco os seguintes elementos:

1) Existiam jogos com bola na antiguidade? Quais? Como eram? Por quem eram praticados? Em que per?odo hist?rico?

2) Buscar informa??es sobre as origens do futebol;

4) Capturar imagens de jogos com bola do passado;

5) Capturar v?deos sobre os jogos que podem ter dado origem ao futebol.

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OBS.: Material para pesquisa cient?fica sobre a Hist?ria do Futebol e Suas Origens, pode ser encontrado no Google Acad?mico (textos, livros, artigos e etc.). Apresentamos algumas sugest?es de endere?o:

Livro sobre futebol: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=IaCLLml7Y1IC&oi=fnd&pg=PA9&dq=kemari&ots=QCJOB83l1b&sig=poKrE_z2jV20sfP0Og17pvUY4sQ#v=onepage&q=kemari&f=false 

Disserta??o: Das pr?ticas de esporte com bola ao futebol contempor?neo: http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/20/TDE-2007-06-11T165945Z-665/Publico/390938.pdf 

Revista Ci?ncia e Cultura: Universidade Estadual de Campinas: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000100016&script=sci_arttext 

Cadernos do TV Escola http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/cadernos_tv_escola/educ_fisica.pdf

(Acessos em 23/05/2012)

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Atividade 3: Organizando e socializando conhecimentos!

Esta aula ser? previamente marcada pelo professor e cada grupo j? ter? sua tarefa predeterminada. Assim, o trabalho de leitura, an?lise de dados, v?deos, imagens e a s?ntese das informa??es sobre o tema, desenvolvido pelos grupos, ser? exposto para a turma em forma de semin?rio. ? preciso lembrar que para ser coerente, o roteiro de uma apresenta??o em forma de semin?rio deve ter como base: introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o.

Os grupos poder?o utilizar diferentes recursos metodol?gicos para a apresenta??o do tema. Dentre eles a exposi??o oral, a utiliza??o de imagens, de cartazes, de filmes, etc.

Algum aspectos dever?o ser observados, pelos grupos, para a elabora??o do trabalho para o semin?rio:

* Focar no tema definido;

* Situar o momento hist?rico do dado ou aspecto apresentado;

* Destacar as poss?veis quest?es que possam surgir no decorrer do estudo e apresent?-las para a turma durante a exposi??o;

* Apontar fontes de estudo e pesquisa para maiores esclarecimentos sobre o tema.

Passo a passo da apresenta??o:

a) Cada grupo dever? escolher um representante para fazer a apresenta??o oral da s?ntese dos elementos pesquisados (lembrando que os aspectos a serem pesquisados est?o expostos na atividade 2);

b) Na apresenta??o, o aluno expositor poder? utilizar imagens e v?deos encontrados pelo grupo durante a pesquisa;

c) Ap?s esta apresenta??o dever? acontecer um momento em que a turma possa questionar e tirar d?vidas sobre o exposto. Deste momento, todos os membros do grupo dever?o participar (as respostas podem ser dadas por qualquer um dos alunos do grupo);

  

Atividade 4: Produzindo um v?deo educativo!

Nesta atividade, a turma dever? produzir um v?deo sobre o tema: De onde vem o futebol? A atividade dever? ser realizada no infocentro da escola e o filme poder? ser editado no Movie Maker ou programa similar.

Dispon?vel para download em: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm (Acesso em 23/05/2012).

Destacamos os passos para edi??o do v?deo usando o programa dispon?vel no site acima:

1) Para adicionar fotos, v?deos e trilha sonora a um projeto do Windows Live Movie Maker voc? pode tanto arrastar e soltar os arquivos ou clicar no bot?o Add videos and photos. Basta selecionar o conte?do desejado;

2) Para fazer o filme adicione fotos e v?deos, escolha a trilha e ative o Auto Movie. Ao clicar o bot?o Auto Movie, o editor vai montar tudo com efeitos e transi??es, criando um filme b?sico rapidamente;

3) ? poss?vel, ainda, continuar editando, modificando qualquer aspecto desejado;

4) O Windows Live Movie Maker tem mais de 60 transi??es, 18 op??es de zoom e 20 efeitos visuais que podem ser aplicados, al?m de recursos como corte, separa??o e fade. Com o projeto aberto, basta acessar a aba Animation para exibir as op??es de transi??o;

5) A aba Visual Effects exibe as possibilidades de efeitos;

6) Para gravar um filme em DVD ou salv?-lo em alta defini??o: Verificar as possibilidades apresentadas na ?rea Sharing.

Para a montagem do filme os alunos dever?o selecionar coletivamente as melhores imagens, os melhores v?deos e elaborarem um texto a partir dos textos apresentados na atividade 3. Para este momento da aula ser? necess?ria uma reorganiza??o dos grupos a partir da seguinte l?gica:

Grupo1: fica respons?vel por analisar e selecionar as imagens;

Grupo 2: fica respons?vel por analisar e selecionar os v?deos;

Grupo 3: fica respons?vel por destacar e reelaborar os elementos textuais mais importantes que dever?o constar no v?deo.

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OBS.: A edi??o final do filme poder? ser feita por uma comiss?o composta por um membro de cada grupo. (Vale relembrar que os grupos dever?o buscar os elementos acima relacionados no material apresentado pelos grupos na atividade 3).

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O v?deo final poder? ser doado para a videoteca da escola para ser utilizado nas aulas de educa??o f?sica, por exemplo, que tratarem do tema exposto.

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Sugest?o para edi??o de v?deo:

1) Capta??o de imagem: filmar o evento com uso de um smartphone, de uma c?mera fotogr?fica de m?dia resolu??o ou de uma filmadora;

2) Editar as imagens colocando os trechos mais importantes ? usar programa para edi??o de imagens que pode ser baixado no endere?o:

http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=editor+de+imagens&go (Acesso em 23/05/2012);

3) Salvar o produto final em formato que seja de f?cil acesso, por exemplo, o Windows Media Player;

4) Programas para baixar v?deos:

Youtube downloader converter: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=downloader+converter&go

ou

vdownloader: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?z=1&cx=partner-pub-7019091094896260:86zzz47inzp&cof=FORID:9&sa=Pesquisar&q=VDOWNLODER

(Acessos em 23/05/2012).

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Atividade 5: Experimentando os jogos com bola do passado

1) Gioco del calcio italiano

Objetivo: Levar a bola at? dois postes previamente determinados.

Sugest?es:

a) Definir limites para o contato corporal j? que o calcio antigamente era muito violento; e

b) Adaptar os postes entre os quais se marca pontos.

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2) Jogo de bola dos Maias

Objetivo: Marcar pontos passando a bola entre arcos presos em uma parede.

Sugest?es:

a) Usar pneus ou arcos encostados lateralmente em uma parede; e

b) Definir limites para o contato corporal.

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3) Kemari, um jogo japon?s

Objetivo: Manter a bola no ar utilizando somente os p?s.

Sugest?o: Dispostos em c?rculo tocando um para o outro, tentar manter a bola no ar sem deix?-la cair no ch?o.

Ap?s a viv?ncia dos jogos acima relacionados, reunir a turma e question?-los como foi a experi?ncia e se gostaram dos jogos; o que foi positivo e negativo e de que maneira esta experi?ncia os ajuda a compreender um pouco mais sobre a origem do futebol e sua atual configura??o na sociedade.

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o desta aula ser? realizada no momento da atividade n?mero 3: Organizando e socializando os conhecimentos.

Neste momento o professor dever? observar:

1) Capacidade de organiza??o do grupo;

2) Pertin?ncia do conte?do exposto com o tema proposto;

3) Criatividade (utiliza??o de recursos como imagens, v?deos, slides, etc.) e coer?ncia (introdu??o, desenvolvimento e conclus?o) nas estrat?gias utilizadas para apresenta??o.