B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Com esta aula o aluno dever? aprofundar estudos de geografia agr?ria, identificando as diferentes formas de ocupa??o e uso do espa?o agr?rio; o aluno tamb?m poder? compreender a organiza??o e a din?mica da produ??o familiar e refletir sobre a sua import?ncia para o desenvolvimento socioecon?mico do Brasil.
- Geografia agr?ria.
- Produ??o no campo.
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula levantando algumas quest?es b?sicas recorrentes ?s discuss?es ligadas a geografia agr?ria. Para isso ? importante fazer a leitura de textos cr?ticos que versem sobre tal tem?tica. Como sugest?o:
Entre no link a seguir: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm, acesso em: 22 Mai. 2012. Observe que o link possui um vasto material.
Sugest?es de alguns apontamentos:
- Defini??o de alguns conceitos: campesinato, agroneg?cio e agricultura familiar;
- Contrapor: agricultura campesina x agricultura familiar;
- Reforma agr?ria brasileira; etc.
2o. Passo:
Divida a turma em tr?s grandes grupos e distribua c?pias dos textos referentes aos tr?s t?picos acima destacados. Cada grupo ficar? com um t?pico.
- Agricultura campesina (Dispon?vel em:<http://www.social.org.br/relatorio2005/relatorio011.htm>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduza a integra do texto para os alunos;
- Agricultura familiar (Dispon?vel em:<http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/agricultura-familiar/CONCEITO%20DE%20AGRICULTURA%20FAM.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduzir as p?ginas 12-15 do arquivo em pdf;
- Agroneg?cio (Dispon?vel em: <http://www.sindipetrocaxias.org.br/pdf/a_natureza_agronegocio.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.): reproduzir as p?ginas 25-30 do arquivo em pdf.
3o. Passo:
Para ajudar os alunos a compreenderem os textos que est?o introduzindo a aula. Como sugest?o, pe?a para eles desenvolverem a atividade 01:
Para o grupo que ficou com a agricultura camponesa: A- Como se constitui a agricultura camponesa? B- Quem s?o atores que participam desse processo? ? Para o grupo que ficou com a agricultura familiar: A- Como se constitui a agricultura familiar no Brasil? B- Quem s?o os atores que participam desse processo? ? Para o grupo que ficou com o agroneg?cio: A- Como se constitui o agroneg?cio? B- Na realidade o que vem sendo agroneg?cio no Brasil? ? |
- Professor(a), cada grupo ir? expor para a turma as discuss?es realizadas. ? importante que as apresenta??es aconte?am na ordem da sugest?o da Atividade 01, para que os alunos comecem a visualizar a complexidade da discuss?o. Cada grupo ir? apresentar, de forma oral, a resolu??o das perguntas direcionadas aos temas: agricultura camponesa, agricultura familiar e agroneg?cio.
4o. Passo:
Explique a turma que a aula vai centrar em torno da quest?o da agricultura familiar devido a sua import?ncia para o territ?rio brasileiro. Apresente v?deos que versem sobre a tem?tica. Como sugest?o:
V?deo 01
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=qmvHyxFTp_c>, acesso em: 19 Mai. 2012.
V?deo 02
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=GWr4jCS2aLQ&feature=fvsr>, acesso em: 19 Mai. 2012.
Antecedendo os v?deos que ser?o apresentados e para ajudar na compreens?o dos mesmos, pe?a aos grupos para desenvolverem a atividade abaixo ? medida que os v?deos forem sendo exibidos.
A- Segundo os v?deos, por que a agricultura familiar ? t?o importante para o Brasil? B- A rela??o da produ??o familiar e a merenda escolar. C- O que os v?deos dizem a respeito do PNB (Produto Nacional Bruto). D- Existe alguma competitividade/dificuldade entre o pequeno produtor familiar e o grande produtor? |
- Promova um debate ao final desta etapa a partir das quest?es supramencionadas.
5o. Passo:
Professor(a), para discutir e refletir um pouco mais sobre a agricultura familiar ? importante destacarmos a atua??o do governo brasileiro. Basicamente a aten??o do governo tem sido atrav?s do PRONAF. Relembre a turma que no texto sobre a agricultura familiar e nos dois v?deos da aula anterior o PRONAF foi citado. O programa basicamente trabalha com linhas de cr?ditos que fomentam projetos para incentivar o trabalho dos pequenos produtores.
6o. Passo:
A partir da divis?o dos grupos da aula anterior, distribua c?pias dos tr?s textos nos links abaixo. Os textos v?o ajudar a turma a compreender um pouco mais como funciona o projeto:
Texto 01, Sobre o Pronaf. Dispon?vel em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf>, acesso em: 19 Mai. 2012. ? Texto 02, Evolu??o do Pronaf. Dispon?vel em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf/2259286>, acesso em: 19 Mai. 2012. ? Texto 03, Cr?dito Rural. Dispon?vel em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf/4094193>, acesso em: 20 Mai. 2012. |
- Professor(a), auxilie cada grupo no entendimento dos textos.
7o. Passo:
Pe?a para os grupos compartilharem as informa??es lidas. Os grupos ir?o expor de forma oral (compartilhar) a ideia central de cada texto lido.
8o. Passo:
Professor(a), ser? que no munic?pio dos alunos as produ??es s?o caracterizadas como familiar? Ajude os alunos a construir uma entrevista para que eles saiam a campo e investiguem a realidade agr?ria do seu munic?pio.
1- Pe?a aos grupos para constru?rem um question?rio. [Professor(a), sugira a eles algumas quest?es]: A- regi?o/bairro da localidade da propriedade; B- atividades praticadas na propriedade; C- membros da fam?lia; D- divis?o de tarefas na propriedade; E- Incentivos governamentais (PRONAF) F- Forma de aduba??o da terra/uso de agrot?xicos G- sobre a propriedade se ? pr?pria, se ? arrendada etc. ? 2- Mapeamento das propriedades. Professor(a), pe?a aos alunos que a partir dos mapas da lista telef?nica, do Google Earth, Google Maps ou outro meio cartografem o munic?pio de acordo com as propriedades visitadas. ? importante que o mapa produzido contenha os elementos b?sicos: Escala, Legenda, T?tulo, Orienta??o e outros aspectos que os grupos julgarem importantes. ? 3- Ilustra??o. Aqui vai da criatividade e disponibilidade de ferramentas de cada grupo: desenhos, fotografias, croquis, etc. |
9o. Passo:
Professor(a), desde j? agrade?a a turma pelo empenho durante todas as etapas das aulas anteriores. Retome um pouco das discuss?es feitas em sala de aula.
10o. Passo:
Organize uma rodada de conversas, bate-papo e discuss?es a partir das leituras feitas em sala de aula, dos v?deos assistidos e mediante ao trabalho de campo. Esta ? a etapa onde os grupos ir?o compartilhar de forma oral os conhecimentos, cr?ticas e as percep??es do campo.
MST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Dispon?vel em: <http://www.mst.org.br/inicial>, acesso em: 10 Mai. 2012.
FERREIRA, Gustavo Henrique Cepoline. O ENSINO DE GEOGRAFIA AGR?RIA - PARA AL?M DA SALA DE AULA. <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Ferreira_GHC.pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.
MACHADO, Felipe da Silva & BARROS, Regina Cohen. O ESPA?O AGR?RIO BRASILEIRO NOS LIVROS DID?TICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO M?DIO. Dispon?vel em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT1/tc1%20(39).pdf>, acesso em: 19 Mai. 2012.
MDA - Minist?rio da Agricultura. Dispon?vel em: <http://www.agricultura.gov.br/>, acesso em: 10 Mai. 2012.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPESINATO - RUPTURAS E CONTINUIDADE. Dispon?vel em: <http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf>, acesso em; 19 Mai. 2012.
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. Dispon?vel em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/>, acesso em: 19 Mai. 2012.
LABORAT?RIO DE GEOGRAFIA AGR?RIA. Dispon?vel em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/index.htm>, acesso em: 20 Mai. 2012.
Professor(a), aqui voc? ir? avaliar o processo de entendimento e compreens?o dos alunos no que tange ao setor agr?rio da realidade que eles est?o inseridos. Avaliar a concep??o dos alunos sobre o modelo de produ??o familiar e suas particularidades diante dos processos abordados nas tr?s aulas. ? importante levar em conta a participa??o em sala e comprometimento durante a realiza??o das atividades 1, 2 e 3 como parte da avalia??o. O(a) professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diferentes etapas das aulas.