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Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA - O portugu?s no Brasil

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir como se deu a mistura do portugu?s com o tupi.
  • Identificar as diferen?as do portugu?s do Norte, do Sul, do Centro-Sul e do Centro-Oeste do Brasil.
  • Conhecer a influ?ncia da l?ngua tupi na topon?mia e em nomes de frutas do Brasil.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio da leitura e escrita.
  • Conhecimento da hist?ria do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • Discuss?o em grupo.

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Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua

Subprojeto: HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA

1) TEMA:

O portugu?s no Brasil

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcR-z6YW13puIfLarPiyDAvtkadQDFZomISt5r9UZLJujpdDEotplQ. Acesso em 10 mai. 2012.

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2) PROBLEMATIZA??O

2.1) MOTIVA??O

Professor, pergunte a seus alunos que palavras eles conhecem em l?ngua ind?gena. Esta pergunta pode ser respondida prontamente, mas pode ser que alguns alunos demonstrem surpresa por n?o terem contato direto com a cultura ind?gena no seu dia a dia e n?o pensarem sobre a influ?ncia que sua l?ngua exerceu na forma??o do portugu?s do Brasil. Encoraje a discuss?o do assunto pedindo que eles apresentem mais voc?bulos de origem ind?gena inseridos na l?ngua portuguesa e em seguida apresente?lhes a can??o Tupi Guarani dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=WIdi8I2GwqY. Acesso em 08 mai. 2012.

Ap?s ouvirem a m?sica, pe?a a eles que expliquem como foram agrupadas as palavras de origem ind?gena apresentadas na m?sica.

Toque novamente para que eles encontrem a resposta. (Resposta: frutas, animais e nomes e lugares)

Pe?a que tentem lembrar os itens de cada grupo listados na can??o e anote-os no quadro ? medida que os alunos forem citando para que eles possam visualizar as divis?es e os exemplos contidos na m?sica, em seguida, pergunte-lhes em que o Brasil seria diferente hoje se n?o tivesse havido essa influ?ncia das l?nguas ind?genas para que pensem na import?ncia desse legado .

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Imagem dispon?vel em: http://i4.ytimg.com/vi/WIdi8I2GwqY/default.jpg. Acesso em 08 mai. 2012.

Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi

Todo mundo tem
um pouco de ?ndio
dentro de si
dentro de si

Todo mundo fala
l?ngua de ?ndio
Tupi Guarani
Tupi Guarani

E o velho cacique j? dizia
tem coisas que a gente sabe
e n?o sabe que sabia

e ? e ?

O ?ndio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o ?ndio deu nome, t? dado!
Se o ?ndio falou, t? falado!
Se o ?ndio chacoalhou
t? chacoalhado!
e ? e ?

Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que ?ndio vai falar:

Jabuticaba Caju Maracuj?
Pipoca Mandioca Abacaxi
? tudo tupi
tupi guarani

Tamandu? Urubu Jaburu
Jararaca Jib?ia
Tatu
Tu Tu Tu
? tudo tupi
tupi guarani

Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sag?i Jabuti Jacar?
Jacar? Jacar?
quem sabe o que ? que ??
- ...aquele que olha de lado...
? ou n?o ??

Se o ?ndio falou t? falado
se o ?ndio chacoalhou
t? chacoalhado
e ? e ?

Maranh?o Macei?
Macap? Maraj?
Paran? Para?ba
Pernambuco Piau?
Jundia? Morumbi Curitiba Parati
? tudo tupi
Butant? Trememb? Tatuap?
Tatuap? Tatuap?
quem sabe o que ? que ??
- ...caminho do Tatu...

Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem...

Dispon?vel em: http://www.letradamusica.net/cocorico/tu-tu-tu-tupi.html . Acesso em 08 mai. 2012.

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2.2) Foco no tema

Professor, explique a seus alunos que o termo tupi, embora popular, n?o ? estritamente correto. O idioma falado nos dois primeiros s?culos de coloniza??o do Brasil ?, na realidade, conhecido pelos especialistas como l?ngua bras?lica, da qual o tupi era um de seus dialetos. J? no s?culo XVI, a l?ngua bras?lica come?ou a ser aprendida pelos portugueses que, de in?cio, eram minoria entre os ?ndios, numa propor??o de 10 para 1. ?Como grande parte dos colonos vinham para o Brasil sem mulheres, os portugueses passaram a viver com mulheres ind?genas?, explica o professor. ?Assim, a l?ngua bras?lica passou a ser a l?ngua materna de seus filhos, especialmente nas ?reas mais afastadas do centro administrativo da Col?nia, que era a Bahia. A partir da segunda metade do s?culo XVII, a l?ngua bras?lica sofreu v?rias modifica??es, passando a ser chamada de l?ngua geral. Informa??o dispon?vel em http://www.lutzhoepner.de/uebersetzen/lingua-geral.htm. Acesso em 08 mai. 2012.

Divida a turma em 2 grupos e distribua os temas abaixo entre eles para que fa?am uma pesquisa a ser entregue ao professor para avalia??o e que a apresentem em sala na data acordada. Em seguida ? apresenta??o dos grupos ou na aula seguinte, conforme o tempo permitir, apresente um trecho do filme?Hans Staden?. Todo falado em tupi, o filme conta a emocionante ? e ver?dica! ? hist?ria do marinheiro alem?o que naufragou na costa brasileira, na altura de S?o Vicente, S?o Paulo, em meados do s?culo 16. Salvo do naufr?gio, Hans Staden passou a viver com os portugueses habitantes da regi?o, at? ser aprisionado pelos tupinamb?s de Bertioga, em 1554.Filme dispon?vel em: http://www.youtube.com/verify_age?next_url=/watch%3Fv%3DJav2LnbJ_Wk . Acesso em 08 mai. 2012.

Imagem dispon?vel em:http://www.nacaomestica.org/hans_staden.jpg . Acesso em 10 mai. 2012.

Professor, selecione o trecho a ser apresentado conforme a faixa et?ria de seus alunos, uma vez que cont?m cenas de nudez.

Temas

L?ngua Geral Paulistana

L?ngua Geral Amaz?nica

3) HIP?TESES

Professor, agrupe seus alunos em duplas ou trios e entregue-lhes uma c?pia da reportagem publicada no Estad?o ? Sotaque vem do nheengat?, a l?ngua brasileira, ou pe?a a seus alunos que a acessem em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sotaque-vem-do-nheengatu-a-lingua-brasileira,160205,0.htm  (Acesso em 10 mai. 2012) e pe?a ?lhes que descubram porque ?somos a ?nica ex-col?nia portuguesa que n?o fala com sotaque portugu?s.? informa??o dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/idioma-do-brasil.php . Acesso em 10 mai.2012.)

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcT_WtuSRnzEaR29PWAWg_QcAq8XvlZXbcXCf_TzBK7aPRBdJ9MDDw . Acesso em 10 mai. 2012.

4) JUSTIFICATIVA

Pe?a ?s duplas/trios que escrevam um texto dissertativo com o tema ? Por que nosso portugu?s tem sotaque brasileiro ? e o entregue ao professor como parte da avalia??o desta aula.

5) OBJETIVOS

A partir da informa??o dada no artigo ?Sotaque vem do nheengat?, a l?ngua brasileira? de que "o dialeto caipira n?o ? um erro, ? uma l?ngua dialetal", passaremos a abordar o portugu?s no Brasil com os seguintes objetivos:

  • ?       Explorar diferen?as do portugu?s do Norte, do Sul, do Centro-Sul e do Centro-Oeste do Brasil.
  • ?       Exemplificar o falar regional dos brasileiros de v?rias partes do Brasil e identificar o que influenciou o falar de cada uma dessas regi?es.

            

6) METODOLOGIA

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSDjyRJ6KEGTCKcw19pFTU3aymhSlIzUo0v5pN6532LeENYITn6 . Acesso em 19 mai. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://www.intikemo.com.br/wp-content/uploads/2011/05/gaucho_e_prenda.jpg . Acesso em 19 mai. 2012.

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQF-DigdH-FmD8uskau_-Cpj6HU2KdKhYoyo1zVJYvQXhJ1aax6 . Acesso em 19 mai. 2012.

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Semin?rio - Tema - Falares do Brasil.

Professor, agrupe sua sala em 5 equipes, distribua os t?picos abaixo entre elas e diga-lhes que pesquisem os falares da regi?o que lhes foi designada. Lembre-os de observar os "OBJETIVOS" no passo 5 desta aula. Marque a data para a apresenta??o. os links contidos no mapa abaixo podem ser o ponto de partida da pesquisa. Sugira aos estudantes que enrique?am os dados com suas pr?prias buscas na internet.

Cada grupo dever? fazer exposi??o tem?tica do assunto a ele designado dando uma vis?o global desse e, ao mesmo tempo, dever?o aprofundar o tema em estudo. Para isso, o grupo pode utilizar estrat?gias como exposi??o oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes, etc.

Professor, voc? deve fornecer a bibliografia utilizada para a pesquisa do assunto e, se poss?vel, coment?-la. O roteiro da apresenta??o e a bibliografia dever?o ser entregues ao professor no dia do semin?rio.

Abertura para perguntas dos outros grupos.

Ao final, o professor far? a avalia??o sobre os trabalhos dos grupos, especialmente daquele que atuou na apresenta??o, bem como uma s?ntese das conclus?es.

Grupos

1.    Ga?cho, Sulista, e ?Manezinho da Ilha?.

2.    Paulista, Fluminense e Carioca.

3.    Mineiro e Caipira.

4.    Cearense e Nordestino.

5.    Nortista e Paraense.

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Imagem dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/04/Portugueselanguagedialects-Brazil.png/330px-Portugueselanguagedialects-Brazil.png0 . Acesso em 10 mai. 2012.

  1. Caipira - interior do estado de S?o Paulo e de Goi?s, norte do Paran?, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Tri?ngulo Mineiro
  2. Cearense - Cear?
  3. Carioca - cidade do Rio de Janeiro e adjac?ncias
  4. Ga?cho - Rio Grande do Sul (a cidade de Porto Alegre possui um jeito de falar pr?prio)
  5. Mineiro - Minas Gerais
  6. Nordestino (ouvir) - Estados do nordeste brasileiro (alguns estados como Cear?, Pernambuco e Piau? possuem diferen?as lingu?sticas entre a capital e o interior).
  7. Nortista - estados da bacia do Amazonas
  8. Paulistano - cidade de S?o Paulo e adjac?ncias
  9. Sertanejo - Estados de Goi?s, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul
  10. Sulista - Paran?(com exce??o da regi?o norte, que possui o dialeto caipira) e o interior de Santa Catarina (no litoral catarinense h? um outro dialeto, pr?ximo ao a?oriano)
  11. "Manezinho da Ilha" - Cidade de Florian?polis (pr?ximo ao a?oriano)
  12. "Paraense" - exclusivo da regi?o metropolitana de Bel?m assim como o fluminense tem origens portuguesas, o sotaque paraense tem o "chiado forte" quando pronunciado em palavras que tenham letra "s" no come?o ou final de frases.
  13. Fluminense (ouvir) - Estado do Rio de Janeiro (a cidade do Rio de Janeiro tem um falar pr?prio)
  14. Obs: Algumas cidades do interior do estado de S?o Paulo tem um modo pr?prio de falar, exemplificando algumas cidades como Campinas e algumas da RMC, como Americana, Paul?nia e Hortol?ndia, um modo diferente de se falar, diferentemente do Caipira que ? bem intenso no munic?pio de Piracicaba, e do Paulistano, mais falado na regi?o da cidade de S?o Paulo.

Dispon?vel em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialetos_do_portugu%C3%AAs_brasileiro . Acesso em 10 mai. 2012. 

7) CONCLUS?O E RELAT?RIO FINAL

Feira Cultural

Como trabalho de conclus?o, os grupos que participaram do semin?rio expor?o suas pesquisas a toda a comunidade escolar numa data acordada.

Seu espa?o de exposi??o dever? conter decora??o t?pica que evoque as regi?es que pesquisou. Tamb?m dever? ser preparada  pelo grupo uma amostra de prato t?pico oriundo de uma dessas regi?es para degusta??o. Enquanto os visitantes degustam, os membros do grupo se revezar?o para fornecer informa??es sobre os falares daquelas regi?es.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

? Artigo " Acerca das duas primeiras descri??es mission?rias de l?ngua geral" - Maria Carlota Rosa - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil- http://celia.cnrs.fr/FichExt/Am/A_19-20_25.htm . Acesso em 06 mai. 2012.

? Aula: "A LINGUA IND?GENA: SUA INFLU?NCIA NO PORTUGU?S DO BRASIL" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22401. Acesso em 16 mai. 2012.

Sugest?es de links para alunos:

? Artigo "O Resgate da L?ngua Geral" - http://www.fflch.usp.br/dl/pos/teses/CRUZAline.pdf?idtese=200545333002010103P3 . Acesso em 16 mai. 2012.

? Artigo "L?nguas Gerais" - http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/linguas/linguas-gerais. Acesso em 16 mai. 2012.

Avaliação

O professor avaliar? os alunos pela aten??o, participa??o nas discuss?es e pelo desempenho mostrado na apresenta??o do semin?rio. Outra oportunidade ser? na atividade da feira cultural. Uma vez que os participantes dos grupos dever?o se revezar na apresenta??o de sua pesquisa aos visitantes. O professor ter? oportunidade de observar a participa??o dos integrantes dos grupos durante o evento. H? tamb?m o texto dissertativo e os registros dos trabalhos apresentados durante as aulas deste subprojeto.