Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
-Aprender a ouvir o outro, estabelecendo rela??es crian?a/crian?a e crian?a/professor;
-Desenvolver a linguagem oral;
-Ampliar as possibilidades de aprendizagem art?stica;
-Ampliar sua capacidade imaginativa e criadora; e
-Interagir com as crian?as do grupo.
? interessante que o aluno j? tenha participado de rodas de conversas.
1? Momento - Conversa na roda
Recursos -Tapete ou almofadas.
O professor convida as crian?as para se sentarem em uma roda e conversarem sobre o que fizeram nas f?rias. Sugerimos organizar este momento em um local aconchegante, que n?o precisa, necessariamente, ser a sala de aula. Cada crian?a ter? a oportunidade de falar alguma coisa que vivenciou nas f?rias.
O professor poder? realizar perguntas para ajudar as crian?as a recordarem de situa??es vivenciadas e estimul?-las a falar, como por exemplo: o que fizeram nas f?rias? De que brincaram? Com quem ou como brincaram? Passearam ou visitaram amigos ou parentes? E, onde eles moram? Como se deslocaram: caminhando, de ?nibus, de barco, de bicicleta ou de avi?o?
Na roda de conversa, o professor deve estar sempre atento ?s crian?as mais t?midas, que necessitam ser encorajadas a falar e a serem ouvidas, garantindo-lhes a liberdade de express?o.
Grupo de crian?as de cinco anos de idade sob a reg?ncia da professora Jodete Bayer Gomes Fullgraf.
Fotografia: Vania Broering/2012/- arquivo do NDI-UFSC
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2? Momento- Pintando na posi??o Vertical.
Recursos - Papel sulfite ou cartolina, tinta guache, tampinhas, pincel, paninhos, ?gua, fita adesiva, parede da escola.
Ap?s a conversa na roda, o professor convida o grupo de crian?as a se dirigir a uma ?rea externa da escola, pr?xima a uma parede na qual seja poss?vel fixar o papel para pintar. O professor convida as crian?as para pintarem no papel o que falaram na roda a respeito das f?rias.
? importante proporcionar espa?o f?sico variado para a crian?a pintar ou desenhar e encaminhar situa??es de pintura em diferentes posi??es: em p?, sentado ou deitado. Neste caso, sugerimos folhas de papel grandes, colocadas na parede, ? altura das crian?as, para que elas possam pintar em p?. A escolha do professor de colocar o papel na posi??o vertical, isto ?, colado na parede, proporciona ? crian?a movimentos corporais diferentes e uma forma diferente de olhar o que est? sendo feito.
Durante a atividade, o professor atende ?s diferen?as individuais, estimula a crian?a a escolher o seu espa?o e o papel na parede, as cores e o pincel. Para esta atividade, sugerimos uma folha de papel para cada crian?a e tinta guache distribu?da em pequenas tampinhas. ? importante possibilitar ?s crian?as as trocas e explora??o de novas cores. O professor pode aproveitar o momento para fazer perguntas sobre as cores, identificando-as ou solicitando que as crian?as identifiquem as diferentes cores.
Pintando na vertical
Grupo de crian?as de cinco anos de idade sob a reg?ncia da professora Jodete B. G. Fullgraf .
Fotografia-Vania Broering/2012/-arquivo do NDI-UFSC
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3? Momento - Envolvendo as crian?as na organiza??o de uma exposi??o para dar um novo visual nos espa?os da escola.
Recursos- Fita adesiva, pinturas das crian?as, local para expor os trabalhos.
O pr?ximo encaminhamento ? conversar com as crian?as sobre as suas produ??es e propor a exposi??o destas. Para isso, o professor precisa antes ter identificado os espa?os adequados para expor os trabalhos. Al?m disso, ? importante o professor atentar na escolha cuidadosa do local para a exposi??o dos trabalhos das crian?as de forma a garantir o cuidado para n?o danifica-los e o destaque de cada um. Esse cuidado ? uma demonstra??o da valoriza??o da produ??o das crian?as por parte do professor.
O material poder? ser exposto na sala de aula ou em outro espa?o da institui??o destinado ?s produ??es. Neste momento, o professor promove um di?logo com as crian?as, destacando e valorizando as diferentes formas de express?o, bem como permitindo a cada uma das crian?as n?o s? apresentar e falar sobre a sua pr?pria produ??o, como sobre a dos colegas. No entanto, como encontramos, no dia-a-dia, crian?as que, ap?s terminarem sua representa??o, preferem n?o falar sobre a sua experi?ncia, isso precisa ser respeitado, embora seja tamb?m importante incentiv?-las a se expressar.
Ao trabalhar com pintura, desenho e outras formas de express?o, ? de suma import?ncia que o professor tenha em mente que: ?Em nosso trabalho registraremos uma vis?o processual e org?nica do desenvolvimento gr?fico da crian?a. Este ? cheio de idas e vindas, n?o ocorrendo linear e ascendentemente, principalmente por se tratar de processo?. (DERDYK, 1989, p. 21)
Momento de exposi??o e aprecia??o
Grupo de crian?as de cinco anos de idade, sob a reg?ncia da professora Jodete B. G. Fullgraf ?
Fotografia-Elis Cristina de Souza/2012/- arquivo do NDI-UFSC.
Sugest?o de livros para o professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento dografismo infantil. S?o Paulo, Scipione, 1989.
MOREIRA, Ana Ang?lica Albano. O espa?o do desenho: educa??o do educador. S?o Paulo, Loyola, 1984.
OSTROWER, F. Acasos e cria??o art?stica. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
PILOTTO, Silvia Sell Duarte. As linguagens da ate no contexto da educa??o infantil. In: PILOTTO, Silvia Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na inf?ncia. Joinvile-SC: UNIVILLE, 2007. p. 17-28.
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Esta avalia??o deve ter como objetivo principal perceber se as crian?as est?o conseguindo se inserir no grupo e na escola, assim como coletar dados sobre seus interesses e necessidades, para poder pensar o planejamento das pr?ximas aulas e projetos futuros de trabalho com o grupo. Nesse sentido, ? importante que o professor fique atento a quest?es como as seguintes: As crian?as conseguiram falar de suas f?rias? Conseguiram detalhar viv?ncias? Foi poss?vel ter uma ideia inicial de como est? a linguagem oral das crian?as? O espa?o, no qual ocorreu a conversa, ajudou na concentra??o do grupo? Como est? o tempo de concentra??o das crian?as? Como as elas interagiram com o material oferecido? Conseguiram explorar? H? crian?as no grupo que n?o se sentiram ? vontade para falar, ou para expressarem-se por meio da pintura? Como as crian?as lidam umas com as outras: demonstram respeito, conseguem ouvir, conseguem falar sucintamente etc.?
Enfim, o professor deve elencar aspectos importantes para conhecer o grupo e ter subs?dios para o trabalho de amplia??o dos conhecimentos das crian?as e que proporcione aprendizagem e desenvolvimento ao longo do ano.