Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Com esta aula, o aluno poder?:
-Aprender que o espa?o da sala de aula foi cuidadosamente pensado para que ele se sinta seguro, cuidado, acolhido e estimulado;
-Conhecer a localiza??o e o espa?o da sala de aula, como parte integrante de uma institui??o;
-Usar sua imagina??o e criatividade;
-Partilhar momentos de aprendizagem e experi?ncias num espa?o coletivo;
-Identificar a localiza??o dos objetos no espa?o da sala de aula;
-Conhecer e partilhar formas de organiza??o, em rela??o aos materiais e objetos da sala de aula, reconhecendo-se como sujeito integrante e respons?vel por um espa?o coletivo;
-Utilizar a ?gua de uma forma sustent?vel; e
-Desenvolver a linguagem oral.
? interessante que a crian?a j? tenha vivenciado uma roda de conversa.
1? Momento - O professor organiza o espa?o da sala de aula
A organiza??o de espa?o ? um aspecto fundamental para a garantia da especificidade da educa??o infantil. Nesta etapa, as crian?as n?o precisam estar reunidas o tempo todo juntas, assim como n?o precisam estar centralizadas o tempo todo no professor, ou seja, ? interessante que, em alguns momentos, elas possam se organizar em pequenos grupos, enquanto o professor observa, percebe e registra as necessidades delas, e/ou faz media??es pontuais com quem precisa e aproxima-se mais de cada crian?a individualmente, conhecendo-a melhor. Tamb?m ? fundamental que o professor proporcione a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de cada crian?a e possibilite momentos de manipula??o de objetos e brincadeiras de faz de conta. A organiza??o do espa?o da sala ? um dos grandes aliados para isso tudo, por isso, precisa ser organizado intencionalmente com base em objetivos claros. A inten??o desta aula ? demonstrar um pouco dessa ideia, ou seja, da import?ncia e contribui??o da organiza??o do espa?o da sala de aula para o desenvolvimento integral da crian?a.
Neste primeiro momento, o professor pensar? e organizar? o espa?o da sua sala de aula onde receber? as crian?as no primeiro dia de aula.
O planejamento e a participa??o efetiva do professor na organiza??o do espa?o f?sico indicar?o e propiciar?o condi??es favor?veis e seguras para compor este ambiente infantil.
Materiais necess?rios:
?
Al?m dos mobili?rios como estantes, mesas e cadeiras, que geralmente fazem parte da sala de aula, o professor poder? utilizar outros recursos dispon?veis na institui??o, como tapetes, almofadas, mesinhas, livros e brinquedos a fim de organizar espa?os para as brincadeiras e aprendizagens (os conhecidos ?cantinhos?), pois ? importante estimular a crian?a por meio de diferentes situa??es. Estes espa?os favorecem intera??es, brincadeiras, constru??es, gestos, palavras, promovem situa??es de ensino-aprendizagem. Assim propomos organiz?-lo com os materiais dispon?veis na escola, lembrando de que recursos como fog?ozinho, banquinhos, prateleiras poder?o ser constru?dos mais adiante.
Al?m disso, no visual das paredes da sala de aula, ? interessante possibilitar situa??es, criar espa?os adequados para exposi??o de trabalhos e fotografias das crian?as, valorizando suas produ??es e fortalecendo a autoestima de cada uma.
Espa?o para brincadeira e intera??o.
Fotografia-Vania Broering/2012/ arquivo do NDI-UFSC
Espa?o para leitura e brincadeira.
Fotografia: Vania Broering/2012/arquivo do NDI-UFSC
Espa?o da casinha.
Fotografia: Vania Broering/2012/ arquivo do NDI-UFSC
2? Momento - Momento de inser??o/adapta??o da crian?a na escola
Etapa 1- A recep??o das crian?as na sala de aula
Neste per?odo de inser??o/adapta??o das crian?as, tanto daquelas que j? frequentavam a escola, quanto das novas, ? interessante que o professor planeje momentos de recep??o na sala de aula, j? que esse ser? o espa?o refer?ncia das crian?as na institui??o. Um espa?o interessante, acolhedor e desafiador encantar? mais as crian?as e facilitar? a inser??o/adapta??o na escola, pois enquanto as crian?as v?o chegando e se envolvendo com as brincadeiras dispon?veis na sala, o professor consegue tanto realizar media??es mais individualizadas de acordo com a necessidade observada, assim como, recepcionar de forma mais personalizada cada um que chega ? escola.
Crian?as de tr?s anos de idade brincando na sala de aula
Fotografia:Vania Broering/2012/arquivo do NDI-UFSC
?
Crian?as de tr?s anos de idade brincando na sala de aula
Fotografia: Vania Broering/2012/arquivo do NDI-UFSC
Etapa 2 - A sala de todos n?s
Ap?s todas as crian?as chegarem, o professor organiza uma roda de conversa que poder? ser em um tapete, em um espa?o da sala. Em seguida, ele fala seu nome ao grupo e pede para que cada crian?a fale o seu. Neste momento, o professor deve oportunizar que cada crian?a fale e seja ouvida.
Para ajudar no desenvolvimento da conversa, o professor poder? fazer perguntas ?s crian?as: quem j? estava junto nesta escola no ano anterior, quem veio de outra escola, qual ? o nome da escola que frequentava e como era l? - permitindo que as crian?as fa?am rela??es entre as diferentes escolas. Para isso, o professor deve estar atento ?s crian?as mais t?midas, que necessitam ser encorajadas a falar e a serem ouvidas.
O professor explica que esta ser? a sala do grupo durante este ano, pergunta ?s crian?as se gostaram dos brinquedos e da sala, fala sobre os brinquedos e materiais e de como eles foram organizados neste espa?o; fala ainda das possibilidades de brincadeira, em pequenos e grandes grupos, ou sozinhos; explica que, a partir deste dia, eles tamb?m ajudar?o a pensar e organizar os espa?os, bem como ser?o respons?veis em cuidar e guardar os materiais ap?s o uso; e que neste espa?o realizar?o muitas brincadeiras, atividades e lanches, e, por fim, que, com a ajuda de todos, esse ser? um espa?o especial onde todos aprender?o muito. ? importante ainda o professor mostrar ?s crian?as onde fica o banheiro, se h? ?gua ? disposi??o e alcance das crian?as, mostrar-lhes onde fica, e tudo o mais que julgar necess?rio para que as crian?as conhe?am o espa?o no qual passar?o a utilizar grande parte do ano.
3? momento- Contando a hist?ria - Bagun?a e Arruma??o
Material necess?rio:
?
Etapa1- Apresenta o livro e conta a hist?ria
O professor deve organizar um espa?o aconchegante - sugerimos na sala -, onde todos fiquem sentados sobre almofadas ou tapete, para ouvir a hist?ria ?Bagun?a e Arruma??o?. Em seguida o professor conta a hist?ria ?s crian?as, mostrando-lhes as imagens do livro.
Etapa 2- Roda de conversa
O professor pode come?ar a roda de conversa fazendo as perguntas que est?o no livro:
O que voc? acha que veio primeiro: a Bagun?a ou a Arruma??o?
D? pra bagun?ar o que n?o est? arrumado?
D? pra arrumar o que n?o est? bagun?ado?
Existe bagun?a sem arruma??o?
Que gra?a pode ter a arruma??o sem a bagun?a?
O professor prop?e que os alunos falem e troquem ideias sobre: O que aconteceria se n?o houvesse algumas regras e normas para usar e organizar os mobili?rios e brinquedos dentro do nosso espa?o de sala de aula? O professor deve estimular e valorizar o di?logo entre os alunos, procurando dar ?nfase na import?ncia da coopera??o de todos os alunos nos momentos de organiza??o dos brinquedos da sala de aula.
Etapa 3 - Desenhar a Bagun?a e a Arruma??o
Oferecer aos alunos giz de cera colorido e uma folha de papel sulfite dividida ao meio por um tra?o de caneta. Solicitar que fa?am de um lado um desenho representando um espa?o bagun?ado e do outro lado um desenho representando um espa?o arrumado.
Em seguida solicitar que falem sobre o seu desenho explicando quais caracter?sticas demonstram a bagun?a e quais demonstram a arruma??o.
Imagem da capa do livro ? Dispon?vel em: http://sobrecapa.wordpress.com/2009/07/22/bagunca-e-arrumacao-de-marilia-pirillo/. Acesso em: 05 abr. 2012.
4? Momento - O Banho nos animais
Materiais necess?rios:
?
Este momento foi organizado no p?tio da escola, numa tarde quente de ver?o. Sobre um banco organizamos algumas bacias com ?gua e convidamos as crian?as para lavarem os animais de pl?stico da sala.
Aproveitamos para conversar com as crian?as sobre os cuidados a serem tomados para n?o desperdi?ar ?gua e as levamos a se posicionarem em volta das bacias, assim todas poderiam participar da brincadeira ao mesmo tempo. Oferecemos tamb?m esponjas para ajudar na lava??o. As crian?as mergulhavam os animais na ?gua da bacia, passavam a esponja com ?gua nos animais, numa divertida, envolvente e refrescante brincadeira. Durante a atividade, muitas conversas podem acontecer: nomes dos animais, onde vivem e o que comem, como ? o corpo de cada um deles, que cores, formas, tamanhos possuem e, ainda, sobre assuntos que n?o tenham rela??o direta com a a??o das crian?as, ou seja, neste momento, o professor deve deixar fluir a conversa trazida pelas crian?as e ir colocando novos elementos, seja qual for o assunto. A inten??o principal nesta situa??o ? a viv?ncia da crian?a com a ?gua e a intera??o entre elas.
Para secar os animais, orientamos as crian?as para coloc?-los no sol, em local pr?ximo da atividade.
Pensando no reaproveitamento da ?gua, colocamos as bacias sobre um banco no p?tio da escola, em uma ?rea gramada, assim, ao t?rmino da atividade, as crian?as reutilizaram a ?gua para molharem a grama do local.
Organiza??o das bacias com ?gua, na ?rea externa da escola.
Fotografia: Vania Broering/2012/arquivo do NDI-UFSC.
O banho dos animais
Grupo de crian?as de quatro anos de idade sob a reg?ncia da professora Giandr?a Reuss Strenzel.
Fotografia: Vania Broering/2012/arquivo do NDI-UFSC.
O banho dos animais - grupo de crian?as de quatro anos de idade sob a reg?ncia da professora Giandr?a Reuss Strenzel
Fotografia: Vania Broering/2012/ arquivo do NDI-UFSC.
Colocando os animais para secar ao sol
Grupo de crian?as de quatro anos de idade sob a reg?ncia da professora Giandr?a Reuss Strenzel -
Fotografia: Vania Broering /2012/arquivo do NDI-UFSC
http://sobrecapa.wordpress.com/2009/07/22/bagunca-e-arrumacao-de-marilia-pirillo/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20281
Esta avalia??o deve ter como objetivo principal perceber se as crian?as est?o conseguindo se inserir no grupo e na escola, se a organiza??o da sala lhes proporciona autonomia, seguran?a, interesse, intera??o, entre outros, assim como coletar dados sobre seus interesses e necessidades, para poder pensar o planejamento das pr?ximas aulas e projetos de trabalho ao longo do ano.
O professor buscar? perceber o quanto as crian?as se envolveram no espa?o da sala de aula, se demonstraram sentirem-se seguras e acolhidas; no que mais se interessaram, se o espa?o proporcionou diferentes intera??es, se as crian?as conseguiram lembrar e falar da experi?ncia do ano anterior, se todas conseguiram falar sobre si, se alguma delas demonstrou timidez ou algo que chamou ? aten??o. Todas essas observa??es, e outras que o professor julgar necess?rias, ser?o importante para o registro de cada crian?a, em seus aspectos individuais, assim como em rela??o ao grupo, seus interesses e necessidades, para, a partir disso, reorganizar o espa?o, pensar atividades e elaborar um projeto de trabalho para o grupo.
? importante o professor ter a clareza de que a crian?a precisa estar no espa?o organizado mais de uma vez para ent?o realmente considerar sua adequa??o ou necessidade de mudan?a; deve observar se as crian?as v?o dando dicas de que o espa?o ou parte dele deveria ter outra configura??o, seja por meio de seus movimentos, seja pela utiliza??o dos materiais. Al?m disso, elas tamb?m v?o demonstrando quais materiais podemos acrescentar ? sala de aula.