Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Gin?stica: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Gin?stica: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
- Compreender as diferen?as corporais entre homens e mulheres praticantes de Gin?stica Art?stica (GA);
- Identificar a GA como possibilidades de an?lise de diferentes estere?tipos corporais;
- Buscar a articula??o entre as disciplinas Educa??o F?sica e Biologia, tendo a GA como tema central, por meio de v?rios debates complementares ? aula.
Professor, para um melhor aproveitamento desta aula, ? necess?rio que os alunos j? tenham um conhecimento pr?vio da Gin?stica Art?stica desenvolvida para o Ensino Fundamental.
Esses conhecimentos est?o dispon?veis nas aulas do portal da Cole??es Gin?sticas Portal do Professor - Gin?stica Art?stica: aulas 23 a 27. Essas aulas s?o propostas para que o aluno chegue ? nossa aula com o conhecimento dos movimentos b?sicos da GA, com conhecimento dos aparelhos e algumas caracter?sticas dos mesmos.
A Gin?stica Art?stica ? uma modalidade esportiva que possibilita muitas experi?ncias corporais, em diferentes aparelhos, sejam femininos ou masculinos. Cada aparelho traz uma caracter?stica e uma particularidade, possibilitando, assim, a??es corporais distintas, por?m pr?ximas umas das outras. Os aparelhos da gin?stica ?moldam? corpos femininos e corpos masculinos. Esta reflex?o ? foco das atividades propostas para esta aula.
Esta atividade ter? a dura??o de 50 minutos divididos em dois momentos
MOMENTO 1
Recursos: Sala de aula e multim?dia
Dura??o: 20 minutos
Descri??o:
Iniciando
Primeiro momento da atividade - O professor dever? questionar os alunos com algumas quest?es sobre a Gin?stica Art?stica. Estas quest?es ir?o balizar os conhecimentos pr?vios dos alunos para que os objetivos da aula possam ser alcan?ados na ?ntegra.
Sugerimos que dois alunos sejam escolhidos para registrar o que os alunos ir?o falar, quais pontos eles levantar?o.
Seguem algumas quest?es:
Ap?s este primeiro momento o professor dever? mostrar imagens de diferentes atletas:
SUGEST?ES:
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=208
?
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=189
?
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=185
?
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5155
?
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5161
?
Feminino
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5132
?
Dispon?vel em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=224
?
Dispon?vel em:
Acessos em 20/05/2012.
?
MOMENTO 2
Recursos: Sala de aula e multim?dia
Dura??o: 30 minutos
Descri??o: Dividir a turma em tr?s grandes grupos. A partir das imagens e de posse das anota??es realizadas no momento 1, iniciar uma discuss?o sobre as diferen?as dos corpos femininos e corpos masculinos, percebidos na Gin?stica Art?stica. .
Quais os estere?tipos observados?
?
Ap?s esta reflex?o solicitar que os alunos realizem uma pesquisa para ser utilizada na atividade 2. Os alunos dever?o buscar os seguintes t?picos: estere?tipos corporais (Como os atletas cuidam de seus corpos?), diferen?as corporais (Existem diferen?as corporais para os atletas de gin?stica? E para outros atletas de outras modalidades?). A pesquisa pode ser realizada utilizando a internet, textos impressos e outros meios.
?
MOMENTO 1
Recursos: Sala de aula e multim?dia
Dura??o: 10 minutos
Descri??o:
Os estudantes, de posse da pesquisa pr?via, assistir?o a dois v?deos.
Apresenta??o de um v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hP8BztoUJXM e http://www.youtube.com/watch?v=Rh32Qs5jNtw (Acessos em 20/05/2012).
?
MOMENTO 2
Discutir com os alunos poss?veis diferen?as a partir dos aparelhos. Existem diferen?as corporais para atletas especialistas nos aparelhos? O que se percebe? Como ? o corpo do atleta de argola? E do atleta de salto?
?
Recursos: Sala de aula
Dura??o: 40 minutos
Descri??o: Dividir a turma em quatro grupos. Solicitar que cada grupo eleja um relator e um redator.
Cada grupo ir? realizar uma discuss?o baseada na pesquisa realizada por eles e nas quest?es solicitadas pelo professor:
Existem diferen?as corporais para atletas especialistas nos aparelhos?
O que se percebe?
Como ? o corpo do atleta de argola?
E do atleta de salto?
Ao final desta discuss?o os grupos dever?o apresentar ? turma suas conclus?es. O relator de cada grupo far? a leitura das quest?es discutidas. Desta forma todos participar?o das conclus?es de cada grupo. Ao final da atividade o professor recolhe os textos produzidos que ser?o materiais de novas consultas e de avalia??o.
?
?
Recursos: Sala de gin?stica com aparelhos adaptados ou n?o.
Dura??o: 50 minutos
Descri??o:
Dividir a turma em 3 grupos. Solicitar que cada grupo realize movimentos da Gin?stica Art?stica no solo, salto sobre a mesa e barra. Esses movimentos est?o dispon?veis nas Cole??es Gin?sticas Portal do Professor - Gin?stica Art?stica: aulas 23 a 27.
Grupo 1 - Movimentos no solo: rolamento ? frente, rolamento de costas, parada de m?os e estrela.
Grupo 2 - Movimentos no salto sobre mesa: salto lateral e rondada.
Grupo 3 - Movimentos na barra fixa: balan?os e entrada de oitava (http://www.youtube.com/watch?v=3blMt4l3MkQ. Acesso em: 20/05/2012).
Finalizar esta atividade conversando com os alunos sobre as reflex?es acima. Neste momento ? importante levar os alunos a perceberem que existem dificuldades na pr?tica para alguns alunos e para outros n?o. Que os alunos mais fortes muscularmente n?o necessariamente t?m massa muscular exagerada. Que ? mais f?cil os homens se sustentarem na barra do que as mulheres.
?
Recursos: Sala de v?deo ou multimeios.
Dura??o: 50 minutos
Descri??o:
Utilizando-se do v?deo complementar interligar os conte?dos trabalhados nas aulas anteriores fazendo pontos de reflex?es: Existe um corpo ideal para a pr?tica da gin?stica art?stica masculina e outro para a feminina?
V?deo Complementar:
?
?
Apresentar a imagem e trazer algumas reflex?es para os alunos.
1. Atleta de Gin?stica R?tmica; 2. Atleta de gin?stica aer?bica; 3. Atleta de gin?stica art?stica;
4. Atleta de ginastica art?stica masc.; 5. Atleta de salto em altura; 6. Atleta de gin?stica art?stica.
Dispon?vel em:
(Acesso em 20/05/2012)
?
Muitas vezes observamos determinado esporte com o olhar de espectador e n?o percebemos certas particularidades e min?cias. O atleta ? visto como aquele que possui um corpo perfeito.
Mas o que ? o corpo perfeito?
Como cada atleta prepara seu corpo para determinado esporte? O corpo desejado pelos atletas ? tamb?m aquele que a sociedade busca como corpo perfeito?
Quais estere?tipos corporais s?o anunciados em nossa sociedade?
Nome | Tipo |
---|---|
Aula de anatomia [Vis?es do esporte] | V?deo |
Leitura complementar para o professor: Artigo: RE-SIGNIFICA??O DO CORPO PELA EDUCA??O F?SICA ESCOLAR, FACE AO ESTERE?TIPO CONSTRU?DO NA CONTEMPORANEIDADE. Dispon?vel em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1683 (Acesso em 20/05/2012).
Aulas do portal complementares:
Cole??o gin?sticas: aulas 4, 5 e 6 dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129 (Acesso em 20/05/2012);
Cole??o de corpo humano: aulas: 8, 9 e 28 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=216 (Acesso em 20/05/2012);
Cole??o Imagem Corporal: A m?dia e o corpo belo: valores e padr?es que devem orientar as pr?ticas corporais saud?veis. Aulas: 13, 15, 20 e 21 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=323 (Acesso em 20/05/2012).
?
A avalia??o se dar? continuamente. Observar-se-? o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.