Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gin?stica Art?stica ? Estere?tipos Corporais

Autor e Co-autor(es)

Roseana Mendes imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as diferen?as corporais entre homens e mulheres praticantes de Gin?stica Art?stica (GA);

- Identificar a GA como possibilidades de an?lise de diferentes estere?tipos corporais;

- Buscar a articula??o entre as disciplinas Educa??o F?sica e Biologia, tendo a GA como tema central, por meio de v?rios debates complementares ? aula. 

Duração das atividades

200 minutos de atividades

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para um melhor aproveitamento desta aula, ? necess?rio que os alunos j? tenham um conhecimento pr?vio da Gin?stica Art?stica desenvolvida para o Ensino Fundamental. 

Esses conhecimentos est?o dispon?veis nas aulas do portal da Cole??es Gin?sticas Portal do Professor - Gin?stica Art?stica: aulas 23 a 27. Essas aulas s?o propostas para que o aluno chegue ? nossa aula com o conhecimento dos movimentos b?sicos da GA, com conhecimento dos aparelhos e algumas caracter?sticas dos mesmos. 

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o ao conte?do

A Gin?stica Art?stica ? uma modalidade esportiva que possibilita muitas experi?ncias corporais, em diferentes aparelhos, sejam femininos ou masculinos. Cada aparelho traz uma caracter?stica e uma particularidade, possibilitando, assim, a??es corporais distintas, por?m pr?ximas umas das outras. Os aparelhos da gin?stica ?moldam? corpos femininos e corpos masculinos. Esta reflex?o ? foco das atividades propostas para esta aula. 

Ginastica Art?stica ? Estere?tipos

Atividade 1

Esta atividade ter? a dura??o de 50 minutos divididos em dois momentos

?

MOMENTO 1

Recursos: Sala de aula e multim?dia

Dura??o: 20 minutos

Descri??o:

Iniciando

Primeiro momento da atividade - O professor dever? questionar os alunos com algumas quest?es sobre a Gin?stica Art?stica. Estas quest?es ir?o balizar os conhecimentos pr?vios dos alunos para que os objetivos da aula possam ser alcan?ados na ?ntegra.

Sugerimos que dois alunos sejam escolhidos para registrar o que os alunos ir?o falar, quais pontos eles levantar?o.

Seguem algumas quest?es: 

  • Quais os conhecimentos que o grupo possui a respeito da Gin?stica Art?stica?
  • Quais os aparelhos dessa modalidade?
  • Existem diferen?as entre a gin?stica feminina e masculina? Se sim, quais s?o essas diferen?as? Pe?a a eles que listem o que sabem?
  • Como eles percebem os corpos masculino e feminino dos atletas de gin?stica?

Ap?s este primeiro momento o professor dever? mostrar imagens de diferentes atletas: 

Neste momento ? importante trazer blocos de imagens de atletas masculinos e blocos de imagens de atletas femininos.

SUGEST?ES: 

Yibing CHEN NED.jpg

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=208

 

?

Diego HYPOLITO BRA.jpg

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=189

?

Dae Eun Kim KOR

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=185

?

Men's Vault podium

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5155

?

WAMMES Jeffrey (NED)

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5161

?

Feminino 

Women's Uneven Bars podium

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5132

?

Podium Women's Teams.jpg

Dispon?vel em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=224

?

 

Dispon?vel em:

http://www.esportediario.com/portal/2012/01/12/selecao-brasileira-de-ginastica-artistica-feminina-conquista-vaga-nas-olimpiadas-de-londres/

Acessos em 20/05/2012.

?

MOMENTO 2

 

Recursos: Sala de aula e multim?dia

Dura??o: 30 minutos

Descri??o: Dividir a turma em tr?s grandes grupos. A partir das imagens e de posse das anota??es realizadas no momento 1, iniciar uma discuss?o sobre as diferen?as dos corpos femininos e corpos masculinos, percebidos na Gin?stica Art?stica. .

Quais os estere?tipos observados?

Com as imagens, pedir aos alunos que comentem sobre os corpos dos atletas:

  • Como s?o?

  • O que eles percebem e o que identificam ser bonito?

  • O que n?o gostam?

  • Quais as diferen?as e semelhan?as percebidas nos corpos femininos e masculinos?

  • S?o corpos saud?veis?

?

Ap?s esta reflex?o solicitar que os alunos realizem uma pesquisa para ser utilizada na atividade 2. Os alunos dever?o buscar os seguintes t?picos: estere?tipos corporais (Como os atletas cuidam de seus corpos?), diferen?as corporais (Existem diferen?as corporais para os atletas de gin?stica? E para outros atletas de outras modalidades?). A pesquisa pode ser realizada utilizando a internet, textos impressos e outros meios. 

?

Atividade 2

Esta atividade ter? a dura??o de 50 minutos divididos em dois momentos

?

MOMENTO 1

Recursos: Sala de aula e multim?dia

Dura??o: 10 minutos

Descri??o:

Os estudantes, de posse da pesquisa pr?via, assistir?o a dois v?deos. 

Apresenta??o de um v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hP8BztoUJXM  e http://www.youtube.com/watch?v=Rh32Qs5jNtw (Acessos em 20/05/2012).

?

MOMENTO 2

Discutir com os alunos poss?veis diferen?as a partir dos aparelhos. Existem diferen?as corporais para atletas especialistas nos aparelhos? O que se percebe? Como ? o corpo do atleta de argola? E do atleta de salto?

?

Recursos: Sala de aula 

Dura??o: 40 minutos

Descri??o: Dividir a turma em quatro grupos. Solicitar que cada grupo eleja um relator e um redator.

Cada grupo ir?  realizar uma discuss?o baseada na pesquisa realizada por eles e nas quest?es solicitadas pelo professor: 

Existem diferen?as corporais para atletas especialistas nos aparelhos?

O que se percebe?

Como ? o corpo do atleta de argola?

E do atleta de salto?

Ao final desta discuss?o os grupos dever?o apresentar ? turma suas conclus?es. O relator de cada grupo far? a leitura das quest?es discutidas. Desta forma todos participar?o das conclus?es de cada grupo. Ao final da atividade o professor recolhe os textos produzidos que ser?o materiais de novas consultas e de avalia??o. 

?

Atividade 3

?

Recursos: Sala de gin?stica com aparelhos adaptados ou n?o.

Dura??o: 50 minutos

Descri??o:

Dividir a turma em 3 grupos. Solicitar que cada grupo realize movimentos da Gin?stica Art?stica no solo, salto sobre a mesa e barra. Esses movimentos est?o dispon?veis nas  Cole??es Gin?sticas Portal do Professor - Gin?stica Art?stica: aulas 23 a 27. 

Grupo 1 - Movimentos no solo: rolamento ? frente, rolamento de costas, parada de m?os e estrela. 

Grupo 2 - Movimentos no salto sobre mesa: salto lateral e rondada.

Grupo 3 - Movimentos na barra fixa: balan?os e entrada de oitava (http://www.youtube.com/watch?v=3blMt4l3MkQ. Acesso em: 20/05/2012).

  • Levar os alunos a refletirem sobre seu pr?prio corpo na execu??o de alguns movimentos da Gin?stica Art?stica em alguns aparelhos.
  • Fazer com que os alunos reflitam quais grupos musculares s?o mais exigidos em cada movimento e como esta exig?ncia pode "moldar" seus corpos.
  • Ainda com a percep??o da pr?tica, questionar as dificuldades encontradas nas execu??es de alguns desses movimentos. O que eles percebem?
  • Um aluno mais musculoso consegue se sustentar na barra mais tempo do que outro aluno menos musculoso?
  • Basta ter m?sculos para conseguir executar os movimentos?
  • Existe um corpo ideal para pr?tica da gin?stica art?stica masculina e outro para a feminina?  

Finalizar esta atividade conversando com os alunos sobre as reflex?es acima. Neste momento ? importante levar os alunos a perceberem que existem dificuldades na pr?tica para alguns alunos e para outros n?o. Que os alunos mais fortes muscularmente n?o necessariamente t?m massa muscular exagerada. Que ? mais f?cil os homens se sustentarem na barra do que as mulheres. 

?

Atividade 4

Recursos: Sala de v?deo ou multimeios.

Dura??o: 50 minutos

Descri??o:

Utilizando-se do v?deo complementar interligar os conte?dos trabalhados nas aulas anteriores fazendo pontos de reflex?es: Existe um corpo ideal para a pr?tica da gin?stica art?stica masculina e outro para a feminina? 

V?deo Complementar:

?

?

Apresentar a imagem e trazer algumas reflex?es para os alunos.

1. Atleta de Gin?stica R?tmica;  2. Atleta de gin?stica aer?bica; 3. Atleta de gin?stica art?stica;

4. Atleta de ginastica art?stica masc.; 5. Atleta de salto em altura; 6. Atleta de gin?stica art?stica.

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/-hA8uJxsO6DM/TaWsTojr6MI/AAAAAAAAbx4/a1YlXMbyTAg/s1600/1%2Ba%2Ba%2Ba%2Bcorpo%2Bperfeito%2Bgin%2Britmica%2Baerobica%2Bginastica%2Bginastica%2Bsalto%2Bginastica.jpg

(Acesso em 20/05/2012)

?

Quest?es para reflex?o

Muitas vezes observamos determinado esporte com o olhar de espectador e n?o percebemos certas particularidades e min?cias. O atleta ? visto como aquele que possui um corpo perfeito.

Mas o que ? o corpo perfeito? 

Como cada atleta prepara seu corpo para determinado esporte? O corpo desejado pelos atletas ? tamb?m aquele que a sociedade busca como corpo perfeito?

Quais estere?tipos corporais s?o anunciados em nossa sociedade?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aula de anatomia [Vis?es do esporte] V?deo

Recursos Complementares

Leitura complementar para o professor: Artigo: RE-SIGNIFICA??O DO CORPO PELA EDUCA??O F?SICA ESCOLAR, FACE AO ESTERE?TIPO CONSTRU?DO NA CONTEMPORANEIDADE. Dispon?vel em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1683 (Acesso em 20/05/2012).

Aulas do portal complementares:

Avaliação

A avalia??o se dar? continuamente. Observar-se-? o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.