Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Redes Sociais e a Literatura ? A quest?o de credibilidade nas cita??es

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avaliar sites
  • Ler livros de autores nacionais
  • Fazer refer?ncias bibliogr?ficas
  • Criar um blog

Duração das atividades

10 horas-aula de 50 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Per?odos liter?rios

Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados a Internet
  • Data show

?

Estrat?gias

  • Alunos em duplas ou grupos 
  • Pesquisas
  • Debates

?

Atividade 1 - Motiva??o 

Como introdu??o ao assunto a ser abordado, o professor dever? perguntar aos alunos se eles postam frases nos seus status de redes sociais, como Facebook .

Para melhor condu??o dessa atividade, sugerimos algumas perguntas:

  • Voc? coloca que tipos de frases?
  • Voc? coloca o nome do autor da frase?
  • Voc? s? cita autores que voc? conhece ou leu algum livro?
  • Onde voc? busca as frases para citar?
  • Voc? confia nas fontes que busca?

?

O professor poder? permitir aos alunos que citem as frases e se julgar necess?rio at? que alguns deles apresentem seus perfis de alguma rede social.

?

Atividade 2 - Apresenta??o de cita??es e pesquisa na Internet

- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

Uma vez finalizada a primeira etapa da discuss?o, o professor dever? pedir aos grupos que observem as figuras a serem apresentadas e que comentem a respeito delas, atentando sobretudo para a quest?o da autenticidade das frases.

Os alunos dever?o realizar pesquisas na Internet para fundamentar suas respostas. Nesse primeiro momento, n?o iremos sugerir nenhum site, pois em atividades subsequentes os alunos ir?o fazer uma avalia??o dos sites pesquisados para conferir se eles s?o confi?veis ou n?o.

FIGURA 1

Dom Pedro

Dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150600254291424&set=a.10150449350746424.423562.554501423&type=3&theater

Espera-se que os alunos atentem-se para o absurdo que ? Dom Pedro II falando sobre a Internet!

Ali?s, esse ser? o tema do projeto de pesquisa: a autenticidade de frases citadas nas redes sociais.

?

FIGURA 2

Clarice Lispector

Imagem dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=372145319503037&set=a.308007449250158.81506.276794119038158&type=1&theater

FIGURA 3

Frase

Imagem dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=259294957499869&set=a.233805076715524.50238.233782973384401&type=3&theater

?

Atividade 3 - Debate sobre os resultados obtidos

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Finalizadas as pesquisas, os alunos dever?o apresentar os resultados e comentar sobre eles.

O professor dever? conduzir a discuss?o, levando os alunos perceberem que as frases n?o s?o de autoria das pessoas apresentadas. 

Mas como perceber isso?

Figura 1 - Na ?poca que Dom Pedro II  vivia n?o existia Internet

Figura 2 - Na ?poca que a escritora Clarice Lispector vivia n?o existia Facebook.

Figura 3 - A frase atribu?da ao escritor Caio Fernando Abreu ? na verdade do fil?sofo grego S?crates.

  • Professor, caso voc? julgue pertinente, autorize os alunos acessarem os  links apresentados. O intuito ? que eles vejam os coment?rios das pessoas sobre essas cita??es. Algumas pessoas realmente acreditam que as cita??es est?o corretas!

?

Esses exemplos, talvez, sejam ?bvios. Por?m, infelizmente, h? milhares de frases e cita??es circulando pela Internet com a autoria equivocada e as pessoas est?o repassando essas cita??es.

Impedir que isso ocorra n?o ? objetivo desse trabalho, mas sim criar um blog em que as cita??es venham acompanhadas de autoria ver?dica, inclusive com nome do livro e p?ginas; ali?s, como deveria acontecer com todas as cita??es.

?

Atividade 4 - Defini??o do tema e justificativa

Mencionado anteriormente, o tema do projeto de pesquisa ser? a autenticidade de frases citadas em redes sociais.

A pertin?ncia desse trabalho se justifica pelo fato de que as pessoas citam frases em seus perfis e nem sempre as cita??es est?o corretas, e essas cita??es acabam circulando pela rede. Nem todas as pessoas se certificam se os sites de onde retiraram essas frases s?o confi?veis ou n?o. Ou ainda, sequer conhecem o autor citado, mas porque uma de suas frases se encaixa com o momento que est?o vivendo, as pessoas acabam as citando.

?

Atividade 5 - Defini??o das hip?teses

As hip?teses s?o suposi??es, o que achamos sobre um dado assunto, mas que ainda n?o temos certeza. Para termos certeza, iremos pesquisar sobre esse assunto.

No nosso caso, o que supomos a respeito dessa falta de autenticidade das cita??es? As hip?teses devem ser elaboradas coletivamente.

Como hip?teses sugerimos:

  • A maioria das pessoas nunca leu o livro de um autor que elas citam.
  • As cita??es s?o feitas devido ? converg?ncia do que est? escrito com o momento emocional que a pessoa est? vivendo
  • As pessoas n?o verificam a autenticidade das cita??es ou dos sites nos quais fazem buscas
  • H? pessoas que fazem cita??es equivocadas com o intuito de promover humor
  • Mesmo quando as cita??es s?o francamente equivocadas, algumas pessoas n?o se atentam para isso pois acreditam que se algo est? na Internet ? ver?dico.
  • Os autores mais citados em redes sociais s?o Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Tati Bernardi.
  • Adultos preferem Clarice Lispector e adolescentes, Tati Bernardi

?

Atividade 6 - Defini??o dos objetivos

Onde queremos chegar com esse trabalho? O que almejamos alcan?ar? Responder ? essas perguntas ? definir os objetivos do trabalho.

Como objetivo maior sugerimos a cria??o de um blog com cita??es contendo nome e p?gina do livro de onde elas foram retiradas. Al?m disso, sugerimos:

  • listar as frases mais comumente citadas
  • listar os autores mais comumente citados
  • ler livros desses autores
  • avaliar sites 
  • listar sites confi?veis

 Atividade 7 - Avalia??o de sites

- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

- Fichas de avalia??o de sites

Os alunos dever?o avaliar alguns sites para que os mesmos sejam utilizados como fontes de pesquisa para atividades subsequentes.

Os sites devem tratar a respeito de literatura. E a escolha dos mesmos pode ser feita pelos alunos ou ent?o, pode-se seguir as sugest?es a seguir:

 Essa ? a lista de crit?rios que os alunos devem se atentar para realizarem suas avalia??es. 

Crit?rios de Qualidade para Avaliar Fontes de Informa??o na Internet

Crit?rios

Subcrit?rios

Informa??o de Identifica??o 

Endere?o eletr?nico do site e da fonte de informa??o 

E-mail do site (organiza??o que disponibiliza a fonte)

T?tulo da fonte de informa??o 

Endere?o eletr?nico da fonte de informa??o

Objetivos da fonte e a que p?blico se destina

Disponibiliza??o de informa??es adequadas sobre a fonte

Identifica??o da tipologia da fonte e de sua origem 

Consist?ncia das Informa??es 

Cobertura da fonte

Validez do conte?do

Resumos ou informa??es complementares

Coer?ncia na apresenta??o do conte?do informacional

Oferta de informa??es filtradas ou com agrega??o de valor

Apresenta??o de informa??o original

Confiabilidade das Fontes

Dados completos de autoria (como mantenedor)

Autoria reconhecida em sua ?rea de atua??o

 Organiza??o que disponibiliza o site

Conte?do informacional relacionado com a ?rea de atua??o do autor

Observ?ncia de outras informa??es como: refer?ncias bibliogr?ficas dos trabalhos do autor; endere?o para contato com autor; origem da informa??o.

 Verifica??o de datas 

Links

-  Links internos

- clareza para onde conduzem

      - tipos dispon?veis

      - atualiza??o dos links      

-  Links externos

- clareza para onde conduzem

      - devem apontar apenas para sites confi?veis

      - tipos dispon?veis mais comuns: informa??es complementares, ilustra??es, portais tem?ticos, etc

- revis?o constante dos links

Facilidade de uso

-  Links

- que possibilitem f?cil movimenta??o

      - que possibilitem avan?ar e retroceder

- Quantidade de cliques para acessar a fonte e a informa??o

- da p?gina inicial at? a fonte s?o recomendados tr?s cliques

      - da fonte ? informa??o s?o tr?s ou menos cliques  

- Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte

- fun??o de busca

      - l?gica booleana

      - ?ndice

      - arranjo

     - outros

- Recursos auxiliares ? pesquisa

- tesauros, listas, gloss?rios, mapa do site, guia, ajuda  na pesquisa,

outros

      - instru??es de uso

- manuais da fonte de informa??o para download ou impress?o 

Layout da fonte

- As m?dias utilizadas devem ser interessantes

- Tipos de m?dias utilizadas

- A harmonia entre a quantidade de m?dias

- Coer?ncia entre as v?rias m?dias

- imagens com fun??o de complementar o conte?do e n?o apenas  ilustrar

      - pertin?ncia com os prop?sitos da fonte

      - legibilidade

      - clara identifica??o das imagens

- Na estrutura do layout e arranjo ? importante que:

- haja coer?ncia na utiliza??o de padr?es

      - os recursos sirvam a um prop?sito e n?o apenas decora??o 

      - as imagens facilitem a navega??o

      - o design do menu seja estruturado para facilitar a busca

      - a criatividade contribua para a qualidade

- evite-se o frame, que limita o uso da fonte

Restri??es Percebidas

- Pequena quantidade de acessos simult?neos

- Alto custo de acesso ? fonte de informa??o

- Mensagens de erro durante a navega??o

- Direitos autorais impedindo o acesso ? informa??o completa

Suporte ao usu?rio

Contato com o produtor da fonte

- Informa??es de ajuda na interface

Outras Observa??es Percebidas

Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte

- Op??o de consulta em outras l?nguas 

Fonte: TOMA?L, M. I. et al. Crit?rios de qualidade para avaliar fontes de informa??o na Internet. In: TOMA?L, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avalia??o de fontes de informa??o na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40. 

Esse quadro tamb?m est? dispon?vel no artigo Avalia??o De Fontes De Informa??o Na Internet: Avaliando O Site Do NUPILL/UFSC de Rodrigo de Sales e Patr?cia Pinheiro de Almeida. O artigo pode ser acessado pelo link: http://143.106.108.14/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/351/233

?

  • Professor, como a lista de crit?rios ? extensa e, consequentemente, ir? tomar muito tempo para a avalia??o dos sites, recomendamos que voc? fa?a uma adapta??o dos pontos mais relevantes para sua pesquisa.

?

E essa ? a ficha de avalia??o a ser utilizada pelos alunos em suas avalia??es dos sites

?

Nome do site:______________

CRIT?RIOS

ADEQUADO

ADEQUADO PARCIALMENTE

N?O ADEQUADO

COMENT?RIOS

Informa??o de Identifica??o

?

?

?

?

Consist?ncia das Informa??es 

?

?

?

?

Confiabilidade das Fontes

?

?

?

?

Links

?

?

?

?

Facilidade de uso

?

?

?

?

Layout da fonte

?

?

?

?

Restri??es Percebidas

?

?

?

?

Suporte ao usu?rio

?

?

?

?

Outras Observa??es Percebidas

?

?

?

?

?

?

Atividade 8 - Pesquisa sobre cita??es e autores

Uma vez que um dos objetivos do trabalho ? listar os autores e cita??es mais populares, faz-se necess?rio uma pesquisa sobre tal.

Para a divulga??o dessas frases e autores, os alunos dever?o criar uma comunidade em umas das redes sociais e criar f?runs.

No Facebook ? poss?vel a cria??o de grupos e dentro deles ? poss?vel criar enquetes e f?runs.

Um tutorial para a cria??o desse grupo est? dispon?vel em http://criarefazer.com.br/criar-comunidade-facebook/

como criar uma comunidade no Facebook

?

Atividade 9 - Confer?ncia da autenticidade das cita??es

Os alunos dever?o listar as cita??es mais populares e depois avaliar se as autorias est?o corretas.

Para tal, os alunos dever?o ter contado com os autores mais citados. Sugerimos que cada grupo fique respons?vel pela leitura de obras de um autor.

Os alunos poder?o fazer empr?stimos dos livros em bibliotecas ou ent?o, poder?o baix?-los da Internet.

Apresentamos algumas sugest?es de sites de bibliotecas virtuais. Os e-books est?o dispon?veis para download.

 Os alunos poder?o utilizar tamb?m os sites j? avaliados por eles na Atividade 7.

?

Atividade 10 - Cria??o do blog

Essa atividade, na realidade, deve ser constru?da ? medida que as pesquisas s?o desenvolvidas. 

A cria??o do blog pode iniciar assim que o tema for escolhido. Al?m disso, enquetes podem ser feitas no pr?prio blog.

Um tutorial de como criar um blog est? dispon?vel em http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

Como criar blogs

Recursos Complementares

Links ?teis para o professor:

Avaliação

A avalia??o deve levar em conta todo o processo do projeto de pesquisa. Por isso, o aluno dever? ser avaliado ao longo de todas as etapas.

A cria??o e a manuten??o dos blogs, as listagens, as leituras dos livros,  a participa??o no projeto, a pontualidade na entrega das atividades; todos os itens dever?o ser avaliados pelo professor.