Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Recursos
?
Estrat?gias
?
Como introdu??o ao assunto a ser abordado, o professor dever? perguntar aos alunos se eles postam frases nos seus status de redes sociais, como Facebook .
Para melhor condu??o dessa atividade, sugerimos algumas perguntas:
?
O professor poder? permitir aos alunos que citem as frases e se julgar necess?rio at? que alguns deles apresentem seus perfis de alguma rede social.
?
- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes
- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
Uma vez finalizada a primeira etapa da discuss?o, o professor dever? pedir aos grupos que observem as figuras a serem apresentadas e que comentem a respeito delas, atentando sobretudo para a quest?o da autenticidade das frases.
Os alunos dever?o realizar pesquisas na Internet para fundamentar suas respostas. Nesse primeiro momento, n?o iremos sugerir nenhum site, pois em atividades subsequentes os alunos ir?o fazer uma avalia??o dos sites pesquisados para conferir se eles s?o confi?veis ou n?o.
FIGURA 1
Dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150600254291424&set=a.10150449350746424.423562.554501423&type=3&theater
Espera-se que os alunos atentem-se para o absurdo que ? Dom Pedro II falando sobre a Internet!
Ali?s, esse ser? o tema do projeto de pesquisa: a autenticidade de frases citadas nas redes sociais.
?
FIGURA 2
Imagem dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=372145319503037&set=a.308007449250158.81506.276794119038158&type=1&theater
FIGURA 3
Imagem dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=259294957499869&set=a.233805076715524.50238.233782973384401&type=3&theater
?
- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes
Finalizadas as pesquisas, os alunos dever?o apresentar os resultados e comentar sobre eles.
O professor dever? conduzir a discuss?o, levando os alunos perceberem que as frases n?o s?o de autoria das pessoas apresentadas.
Mas como perceber isso?
Figura 1 - Na ?poca que Dom Pedro II vivia n?o existia Internet
Figura 2 - Na ?poca que a escritora Clarice Lispector vivia n?o existia Facebook.
Figura 3 - A frase atribu?da ao escritor Caio Fernando Abreu ? na verdade do fil?sofo grego S?crates.
?
Esses exemplos, talvez, sejam ?bvios. Por?m, infelizmente, h? milhares de frases e cita??es circulando pela Internet com a autoria equivocada e as pessoas est?o repassando essas cita??es.
Impedir que isso ocorra n?o ? objetivo desse trabalho, mas sim criar um blog em que as cita??es venham acompanhadas de autoria ver?dica, inclusive com nome do livro e p?ginas; ali?s, como deveria acontecer com todas as cita??es.
?
Mencionado anteriormente, o tema do projeto de pesquisa ser? a autenticidade de frases citadas em redes sociais.
A pertin?ncia desse trabalho se justifica pelo fato de que as pessoas citam frases em seus perfis e nem sempre as cita??es est?o corretas, e essas cita??es acabam circulando pela rede. Nem todas as pessoas se certificam se os sites de onde retiraram essas frases s?o confi?veis ou n?o. Ou ainda, sequer conhecem o autor citado, mas porque uma de suas frases se encaixa com o momento que est?o vivendo, as pessoas acabam as citando.
?
As hip?teses s?o suposi??es, o que achamos sobre um dado assunto, mas que ainda n?o temos certeza. Para termos certeza, iremos pesquisar sobre esse assunto.
No nosso caso, o que supomos a respeito dessa falta de autenticidade das cita??es? As hip?teses devem ser elaboradas coletivamente.
Como hip?teses sugerimos:
?
Onde queremos chegar com esse trabalho? O que almejamos alcan?ar? Responder ? essas perguntas ? definir os objetivos do trabalho.
Como objetivo maior sugerimos a cria??o de um blog com cita??es contendo nome e p?gina do livro de onde elas foram retiradas. Al?m disso, sugerimos:
- Alunos em grupos de 4 ou 6 componentes
- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
- Fichas de avalia??o de sites
Os alunos dever?o avaliar alguns sites para que os mesmos sejam utilizados como fontes de pesquisa para atividades subsequentes.
Os sites devem tratar a respeito de literatura. E a escolha dos mesmos pode ser feita pelos alunos ou ent?o, pode-se seguir as sugest?es a seguir:
Essa ? a lista de crit?rios que os alunos devem se atentar para realizarem suas avalia??es.
Crit?rios de Qualidade para Avaliar Fontes de Informa??o na Internet |
|
Crit?rios |
Subcrit?rios |
Informa??o de Identifica??o |
Endere?o eletr?nico do site e da fonte de informa??o E-mail do site (organiza??o que disponibiliza a fonte) T?tulo da fonte de informa??o Endere?o eletr?nico da fonte de informa??o Objetivos da fonte e a que p?blico se destina Disponibiliza??o de informa??es adequadas sobre a fonte Identifica??o da tipologia da fonte e de sua origem |
Consist?ncia das Informa??es |
Cobertura da fonte Validez do conte?do Resumos ou informa??es complementares Coer?ncia na apresenta??o do conte?do informacional Oferta de informa??es filtradas ou com agrega??o de valor Apresenta??o de informa??o original |
Confiabilidade das Fontes |
Dados completos de autoria (como mantenedor) Autoria reconhecida em sua ?rea de atua??o Organiza??o que disponibiliza o site Conte?do informacional relacionado com a ?rea de atua??o do autor Observ?ncia de outras informa??es como: refer?ncias bibliogr?ficas dos trabalhos do autor; endere?o para contato com autor; origem da informa??o. Verifica??o de datas |
Links |
- Links internos - clareza para onde conduzem - tipos dispon?veis - atualiza??o dos links - Links externos - clareza para onde conduzem - devem apontar apenas para sites confi?veis - tipos dispon?veis mais comuns: informa??es complementares, ilustra??es, portais tem?ticos, etc - revis?o constante dos links |
Facilidade de uso |
- Links - que possibilitem f?cil movimenta??o - que possibilitem avan?ar e retroceder - Quantidade de cliques para acessar a fonte e a informa??o - da p?gina inicial at? a fonte s?o recomendados tr?s cliques - da fonte ? informa??o s?o tr?s ou menos cliques - Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte - fun??o de busca - l?gica booleana - ?ndice - arranjo - outros - Recursos auxiliares ? pesquisa - tesauros, listas, gloss?rios, mapa do site, guia, ajuda na pesquisa, outros - instru??es de uso - manuais da fonte de informa??o para download ou impress?o |
Layout da fonte |
- As m?dias utilizadas devem ser interessantes - Tipos de m?dias utilizadas - A harmonia entre a quantidade de m?dias - Coer?ncia entre as v?rias m?dias - imagens com fun??o de complementar o conte?do e n?o apenas ilustrar - pertin?ncia com os prop?sitos da fonte - legibilidade - clara identifica??o das imagens - Na estrutura do layout e arranjo ? importante que: - haja coer?ncia na utiliza??o de padr?es - os recursos sirvam a um prop?sito e n?o apenas decora??o - as imagens facilitem a navega??o - o design do menu seja estruturado para facilitar a busca - a criatividade contribua para a qualidade - evite-se o frame, que limita o uso da fonte |
Restri??es Percebidas |
- Pequena quantidade de acessos simult?neos - Alto custo de acesso ? fonte de informa??o - Mensagens de erro durante a navega??o - Direitos autorais impedindo o acesso ? informa??o completa |
Suporte ao usu?rio |
Contato com o produtor da fonte - Informa??es de ajuda na interface |
Outras Observa??es Percebidas |
Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte - Op??o de consulta em outras l?nguas |
Fonte: TOMA?L, M. I. et al. Crit?rios de qualidade para avaliar fontes de informa??o na Internet. In: TOMA?L, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avalia??o de fontes de informa??o na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40.
Esse quadro tamb?m est? dispon?vel no artigo Avalia??o De Fontes De Informa??o Na Internet: Avaliando O Site Do NUPILL/UFSC de Rodrigo de Sales e Patr?cia Pinheiro de Almeida. O artigo pode ser acessado pelo link: http://143.106.108.14/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/351/233
?
?
E essa ? a ficha de avalia??o a ser utilizada pelos alunos em suas avalia??es dos sites
?
Nome do site:______________ |
||||
CRIT?RIOS |
ADEQUADO |
ADEQUADO PARCIALMENTE |
N?O ADEQUADO |
COMENT?RIOS |
Informa??o de Identifica??o |
? |
? |
? |
? |
Consist?ncia das Informa??es |
? |
? |
? |
? |
Confiabilidade das Fontes |
? |
? |
? |
? |
Links |
? |
? |
? |
? |
Facilidade de uso |
? |
? |
? |
? |
Layout da fonte |
? |
? |
? |
? |
Restri??es Percebidas |
? |
? |
? |
? |
Suporte ao usu?rio |
? |
? |
? |
? |
Outras Observa??es Percebidas |
? |
? |
? |
? |
?
?
Uma vez que um dos objetivos do trabalho ? listar os autores e cita??es mais populares, faz-se necess?rio uma pesquisa sobre tal.
Para a divulga??o dessas frases e autores, os alunos dever?o criar uma comunidade em umas das redes sociais e criar f?runs.
No Facebook ? poss?vel a cria??o de grupos e dentro deles ? poss?vel criar enquetes e f?runs.
Um tutorial para a cria??o desse grupo est? dispon?vel em http://criarefazer.com.br/criar-comunidade-facebook/
?
Os alunos dever?o listar as cita??es mais populares e depois avaliar se as autorias est?o corretas.
Para tal, os alunos dever?o ter contado com os autores mais citados. Sugerimos que cada grupo fique respons?vel pela leitura de obras de um autor.
Os alunos poder?o fazer empr?stimos dos livros em bibliotecas ou ent?o, poder?o baix?-los da Internet.
Apresentamos algumas sugest?es de sites de bibliotecas virtuais. Os e-books est?o dispon?veis para download.
Os alunos poder?o utilizar tamb?m os sites j? avaliados por eles na Atividade 7.
?
Essa atividade, na realidade, deve ser constru?da ? medida que as pesquisas s?o desenvolvidas.
A cria??o do blog pode iniciar assim que o tema for escolhido. Al?m disso, enquetes podem ser feitas no pr?prio blog.
Um tutorial de como criar um blog est? dispon?vel em http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
Links ?teis para o professor:
A avalia??o deve levar em conta todo o processo do projeto de pesquisa. Por isso, o aluno dever? ser avaliado ao longo de todas as etapas.
A cria??o e a manuten??o dos blogs, as listagens, as leituras dos livros, a participa??o no projeto, a pontualidade na entrega das atividades; todos os itens dever?o ser avaliados pelo professor.