Rosangela Menta Mello
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Artes | M?sica: Canal |
?
?
Conceito de ritmo, intensidade na m?sica e tipos de partitura.
Para ensinar a fazer nota??o musical ? importante trabalhar em partes para que o aluno possa absorver o conte?do aos poucos, melhorando suas condi??es para interpretar os s?mbolos apresentados.
Nesta aula ser?o apresentados os tipos de compasso simples - bin?rio, tern?rio e quatern?rio; tempos fortes e fracos do compasso e varia??o r?tmica, onde o aluno ir? aprender a fazer marca??es r?tmicas, varia??es e a compor sequ?ncias r?tmicas. Este conte?do permite que o aluno desenvolva a capacidade de concentra??o, percep??o r?tmica e se torne um apreciador consciente.
?
PROBLEMATIZA??O
?
Professor! Vamos iniciar a aula investigando os conhecimentos pr?vios do aluno. A fundamenta??o te?rica ser? feita em paralelo com atividades pr?ticas, a fim de tornar a aula mais din?mica e interessante para o aluno.
Nesta aula utiliza-se um par de baquetas para cada aluno. Se a escola n?o tiver este material, pode-se adaptar utilizando palitinhos de churrasco ou de sorvete e copinhos de pl?stico mais duro (tipo de requeij?o).
Comece a aula distribuindo as baquetas (uma par por aluno) ou copinhos e palitinhos (1 por aluno).
Deixe-os explorarem o som inicialmente por uns 5 minutos, pois ? natural o aluno querer experimentar o material.
Em seguida inicie com algumas quest?es:
?
?
Professor voc? poder? utilizar o v?deo a seguir como apoio para ilustrar o conceito de ritmo aos alunos, postado no Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria da Educa??o do Estado do Paran?. Ele traz o conceito de ritmo e o apresenta como um dos elementos fundamentais da m?sica.
?
FONTE: Portal Dia a dia Educa??o da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?,
dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/genre.php?genreid=33&letter=R&start=10 acesso em 21/05/2012.
Em seguida inicie a explica??o do conceito de ritmo, compasso, que a m?sica basicamente ? formada por compassos r?tmicos de 2, 3 e 4 tempos e que estes compassos s?o formados por tempos fortes e fracos.
?
?
?
? medida que ocorre a apresenta??o dos tipos de compassos, prop?e-se a atividade 1 paralelamente.
Apresentando a imagem 1 indicada abaixo, num slide em data show ou em DVD, proponha que os alunos marquem o ritmo da seguinte forma:
COM BAQUETAS: batendo as baquetas na carteira ou sobre o caderno no tempo forte e uma baqueta na outra nos tempos fracos. Ficando por exemplo:
- no compasso bin?rio: carteira, baquetas, carteira, baquetas;
- no compasso tern?rio: carteira, baquetas, baquetas;
- e no compasso quatern?rio: carteira, baquetas, baquetas, baquetas.
?
COM PALITOS E COPOS: batendo com o palito em partes diferentes do copo, que resultam em sonoridades diferentes como: base e lateral. Normalmente o som da base ? mais forte, podendo marcar o ritmo da seguinte forma:
- no compasso bin?rio: base/ lateral;
- no compasso tern?rio: base/ lateral/ lateral;
- e no compasso quatern?rio: base/ lateral/ lateral (com mais intensidade, para dar ideia do tempo meio forte)/ lateral.
Sugerimos que o professor tamb?m utilize o material, marcando o ritmo junto com a turma e comandando o andamento, pois a tend?ncia do grupo ? acelerar as batidas ? medida que v?o conseguindo produzir o ritmo.
FONTE:Portal Dia a Dia Educa??o , Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?, dispon?vel em :
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf - pag. 169 - acesso em 22/07/2012.
?
Para o trabalho com estes compassos r?tmicos sugerimos o ?udio Compassos do Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Educa??o do Estado do Paran?:
?udio: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/genre.php?genreid=18&letter=C&start=10 (este ?udio apresenta os compassos bin?rio, tern?rio e quatern?rio).
?
Quando perceber que o grupo j? est? conseguindo marcar os tempos r?tmicos, divida a turma em grupos de 5 alunos e passe para o diagrama abaixo (imagem 2) que possui varia??o de tempos bin?rios, tern?rios e momentos de sil?ncio, explicando que o sil?ncio tamb?m faz parte da m?sica.
Passe uma vez com todos para eles aprenderem e pe?a para que um grupo por vez apresente esta marca??o, a fim de que possa avaliar se o aluno est? conseguindo compreender e reproduzir estes ritmos.
O diagrama abaixo ? interpretado da seguinte forma:
Inicia-se a marca??o como se cada quadrado durasse 1 tempo.
Nos quadrados que houver asterisco (*) pode ser emitido um som com a boca como, por exemplo, TA ou PA (ou outro som da prefer?ncia do professor) que tenha a dura??o de 1 tempo;
- nos quadrados em branco, tempo de sil?ncio;
- nos quadrados de n?mero 2 far?o duas batidas num tempo (colcheia)
- e nos quadrados de n?mero 3 far?o tr?s batidas num tempo (tercina).
?
Ainda ? poss?vel ap?s todos terem apresentado, para finalizar esta atividade, dividir a turma em dois grupos e montar um c?none, onde o primeiro grupo toca as 4 primeiras linhas e o segundo grupo toca as quatro ?ltimas linhas, todos ao mesmo tempo.
Esta atividade motiva um desafio e desenvolve a concentra??o, pois eles necessitam se concentrar em acompanhar seu grupo e n?o se perder com a marca??o do outro grupo.
?
?
Para esta atividade mant?m-se os mesmos materiais da atividade 1 e grava??es de ?udio ou v?deo de diversos g?neros musicais que tenham compassos de 2, 3 e 4 tempos.
Nesta atividade ser? desenvolvido o conte?do de varia??o r?tmica. Inicia-se com uma explana??o sobre os tempos da m?sica que acompanham o compasso (2, 3 e 4 tempos) e que dentro destes compassos ? poss?vel ocorrer a varia??o r?tmica e ? esta varia??o que dar? origem aos diversos ritmos e g?neros musicais como, por exemplo: rock, bai?o, valsa, toada, samba, etc.
Mostre aos alunos alguns exemplos de m?sicas em compasso bin?rio, tern?rio e quatern?rio. Por exemplo, um bai?o (bin?rio), uma valsa (tern?rio) e um pop rock (quatern?rio). Ligando uma m?sica por vez, proponha que a turma primeiramente identifique o tipo de compasso da m?sica que est? sendo apresentada, acompanhando a pulsa??o (2, 3 ou 4 tempos)
Em seguida mostre diversos tipos de varia??es r?tmicas que ? poss?vel fazer em cada tipo de compasso. Professor, exemplificamos com o caderno de musicaliza??o e o v?deo correspondente, dispon?veis no Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Educa??o do Estado do Paran?.
Fonte: Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?,
dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf - p?gina 72, acesso em 21/05/2012.
?
Fonte: Portal Dia a Dia Educa??o da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?, v?deo - dos 7m20s a 8m10s
dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16714 acesso em 21/05/2012
?
?
Divida a turma em 2 grupos. Enquanto um grupo faz a marca??o b?sica do compasso, o outro grupo faz as varia??es.
Para finalizar, divida a turma em grupos de at? 6 pessoas. Solicite que tragam uma m?sica de sua prefer?ncia e apresentem uma marca??o r?tmica acompanhando a grava??o.
Para apresentar a m?sica, os alunos poder?o utilizar o recurso do celular, MP3, MP4, CD, ou DVD e para fazer o acompanhamento poder?o al?m de usar o material da aula, tamb?m utilizar partes do corpo (palmas, sons com a boca, etc) ou outros objetos.
O fato de o aluno trazer para a aula as m?sicas que ele costuma ouvir no seu cotidiano, permitir? que ele aplique o conte?do estudado, relacionando-o com sua viv?ncia musical, contribuindo tamb?m para que ele se torne um apreciador consciente.
?
?
Antes da atividade, comente sobre alguns tipos de partituras convencionais e n?o convencionais.
Sugerimos que apresente aos alunos as formas de nota??o musical da m?sica contempor?nea as quais utilizam v?rios tipos de s?mbolos para registrar os sons, utilizando as imagens do site da Universidade Federal da Bahia:
?
Breve hist?ria da nota??o musical - http://www.clem.ufba.br/bordini/not_mus/hist.htm
?
Divida a turma em grupos de at? 6 pessoas. Solicite que eles componham uma batida r?tmica com varia??o e procurem formar uma ?partitura? em forma de bula, onde ser?o utilizados s?mbolos para as formas de batida.
Por exemplo: Para batidas de palmas, usa-se o s?mbolo estrela; para batidas dos p?s, quadrado; para batidas com baqueta, asterisco. De modo que se a marca??o r?tmica tiver por exemplo:
2 batidas de palmas, 1 batida de p? e 3 batidas com a baqueta, a partitura teria: 2 estrelas, 1 quadrado e 3 asteriscos.
?
Obs.: as figuras r?tmicas ainda n?o est?o sendo apresentadas, para primeiramente o aluno se familiarizar com o ritmo.
?
Fechando a atividade, os alunos ir?o apresentar suas composi??es r?tmicas para a turma, juntamente com a partitura criada.
Para auxiliar a orienta??o na atividade dos alunos, mostre o v?deo do Grupo Stomp que desenvolve um trabalho r?tmico, utilizando o corpo e objetos.
Este v?deo pode ilustrar e exemplificar uma forma de apresenta??o de sequ?ncia r?tmica.
?
Fonte: Youtube, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Zu15Ou-jKM0 acesso em 07/05/2012
?
Objetivo: Estudar as isometrias no plano. Isometria na m?sica, isometria nas artes, isometria na computa??o gr?fica e isometria na natureza
Descri??o: Num est?dio de filmagem, a jovem L?cia est? tocando uma m?sica em um cravo: Oferenda Musical, de Bach. Ela e o diretor Jo?o conversam sobre detalhes da grava??o quando as folhas da partitura caem e se espalham no ch?o. Ao pegar as folhas do ch?o ela percebe que as notas do come?o ao fim s?o as mesmas do fim para o come?o, de uma folha. Ela conversa com Jo?o que explica a ela como Bach usou no seu universo as simetrias
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37847
Educa??o B?sica::Ensino M?dio::Matem?tica::?lgebra/Geometria
?
Neste v?deo os estudantes devem fazer uma compara??o entre os r?tmos e a sua forma de execu??o. Lembre-se de apresentar os questionamentos aos estudantes, antes da apresenta??o dos v?deos, orientando-os para prestar aten??o nos seguintes aspectos:
?
H? tamb?m a Aula do Portal do Professor MEC de autoria da Prof? Teresa Regia Araujo de Medeiros: Ritmo ? a ess?ncia da m?sica. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 acesso em 07/05/2012.
E a aula do Portal do Professor MEC de autoria do Prof? Rodrigo Russano - M?SICA - Percuss?o corporal: Composi??o (aula 1) dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080 acesso 22/05/2012.
?
A avalia??o ser? processual, e o professor ir? observar o desempenho dos alunos durante a produ??o das atividades avaliando se o aluno: