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A participa??o pol?tica dos jovens na vida social do pa?s - Pesquisa cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Kl?nio Ant?nio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros ?tica (respeito m?tuo, justi?a, solidariedade e di?logo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Possibilitar a amplia??o da consci?ncia cr?tica e pol?tica do aluno;

- Entender a participa??o pol?tica como forma de transforma??o social;

- Discutir sobre o processo democr?tico no qual se constituem as diferentes formas de participa??o: plebiscito, referendo, elei??es;

- Conhecer melhor as formas de participa??o pol?tica dos jovens em sua cidade.

Duração das atividades

8 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 a 3: delimitando a tem?tica

Esta pesquisa ir? discorrer sobre a Participa??o do Jovem na vida pol?tica do pa?s. Embora o jovem possa votar aos 16 anos, as pesquisas t?m demonstrado que isso n?o tem garantido a participa??o pol?tica do jovem na vida social do pa?s. De 2006 para 2010 houve redu??o no n?mero de eleitores nesta faixa et?ria ( http://www.estadao.com.br/especiais/quem-vota-no-brasil,112873.htm, acesso em 20.05.12). Trabalhar este tema com os alunos ? uma oportunidade para que eles possam investigar ou conhecer mais um pouco sobre a participa??o do jovem na vida pol?tica do pa?s.

Para tal, h? a possibilidade de professores de diferentes disciplinas trabalharem juntos durante o processo ou agregarem atividades no trabalho com os dados da pesquisa. Os professores das disciplinas de L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Sociologia podem trabalhar diferentes etapas da pesquisa ou conjuntamente.

L?ngua Portuguesa: organiza??o dos textos e da pesquisa

Hist?ria/Sociologia: a prepara??o da discuss?o pol?tica

Para motivar os alunos a pesquisarem sobre esta tem?tica, remeta-os a reportagens que mostram alguns movimentos de jovens envolvidos em quest?es de protestos e reivindica??es de direitos.

1? reportagem:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5422057-EI8139,00-Jovens+acampam+em+protesto+contra+a+corrupcao+em+Campinas.html, acesso em 20.05.12.

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Mascarados, manifestantes querem o afastamento do prefeito Dem?trio Vilagra. Foto: Rose Mary de Souza/Especial para Terra

2? reportagem:

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policia-militar-e-alunos-da-usp-entram-em-confronto-20111027.html, acesso em 20.05.12.

conflito3-usp-g-20111027

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Por ?ltimo, mostre aos alunos a seguinte reportagem com as seguintes proposi??es de quest?es:

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a. Qual era o protesto central?

b. Qual a faixa et?ria predominante dos jovens participantes do processo?

c. Qual a import?ncia deste tipo de participa??o para a sociedade?

d. Quais s?o os aspectos pol?ticos desta participa??o?

 http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caras-pintadas/, acesso em 11.05.12.

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Em seguida, pesquise na sala quais alunos possuem mais de 16 anos e identifique quais destes alunos j? possuem t?tulo de eleitor e quais motivos os levaram a ter ou n?o o t?tulo, querer ou n?o participar do processo eleitoral. Perguntar tamb?m se eles j? participaram de algum movimento pol?tico.

Diga aos alunos que, da mesma forma que houve essa investiga??o em sala sobre a participa??o pol?tica dos jovens via voto nas elei??es diretas, a turma ir? pesquisar na escola a participa??o de outros jovens na vida pol?tica do pa?s em diversas modalidades que ser?o exploradas adiante.

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Nesta primeira etapa, os alunos investigar?o diferentes formas de se participar politicamente da vida do pa?s.

1. Divida a turma em grupos de 6 a 8 alunos;

2. Apresente para cada grupo as modalidades abaixo com os links para que pesquisem:

Grupos 1 e 2:

Referendo e Plebiscito

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9709.htm, acesso em 20.05.12. Pe?a que resumam o texto da Constitui??o Federal.

Grupos 3 e 4:

Conselhoshttp://www.conselhos.mg.gov.br/pagina/listagem_conselhos, acesso em 10.05.12. Pe?a ao grupo que definam e deem exemplos de Conselhos nos n?veis municipal e estadual.

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3. Terminado este trabalho, os alunos agregam todos os resumos e constroem um texto coletivo em sala e distribuem a todos.

a. Cada grupo apresenta o seu resumo para a turma via email criado para cada grupo;

b. De posse de todos os resumos, um grupo se responsabiliza pela compila??o dos resumos aglutinando os textos;

c. Terminada a compila??o, o grupo posta o texto numa Webquest;

d. Postando o texto, todos os grupos podem contribuir expandindo o mesmo a cada nova informa??o surgida podendo ser semanalmente, por exemplo.

e. O site a seguir auxilia na constru??o de uma Webquest: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88 , acesso em 20.05.12. Clicar em "Webquest".

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Aulas 4 a 8: o problema, a hip?tese e a pesquisa

Atividade 1:

A partir do debate sugerido no in?cio da aula, ajudar o aluno a definir qual o questionamento/interesse central que motivou a pesquisa sobre esta tem?tica.

Propor esta quest?o para aprecia??o dos alunos:

- a participa??o pol?tica do jovem na vida da escola tamb?m tem sido pouco significativa?

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A seguinte hip?tese poder? surgir: Ser? que o jovem de nossa escola participa ativamente da vida pol?tica de nosso pa?s seja no n?vel municipal (inclusive na pr?pria escola), estadual ou federal?

Levantada a hip?tese, o professor passa ? constru??o da pesquisa.

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Atividade 2: O que ? uma pesquisa de campo?

 Nessa atividade, os alunos de cada turma participante dever?o conhecer o que ? uma pesquisa de campo e quais s?o suas caracter?sticas. No site abaixo, os alunos poder?o ler e discutir sobre o que ? e como se faz uma pesquisa de campo.

http://www.slideshare.net/francescotorres/pesquisa-de-campo-3641157, acesso em 21.05.12. Os slides explicam o passo a passo e apresentam um exemplo.

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Atividade  3: Quem iremos entrevistar e o que iremos perguntar?

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Nesta atividade, os alunos dever?o definir o p?blico a ser entrevistado e as perguntas que constar?o no question?rio. Uma sugest?o ? entrevistar os alunos de 16 anos da escola.  Caso  seja uma  escola com muitos alunos, a sugest?o ? de que entrevistem apenas 10% do n?mero de alunos da escola.

Para tal, os alunos far?o grupos focais reunindo jovens de diferentes idades e de diferentes s?ries da escola para uma conversa informal que ser? gravada. Ser?o reunidos jovens a partir de 16 anos.

1. Os alunos se dividir?o em grupos;

2. Cada grupo ir? reunir cerca de 15 jovens em uma sala com hor?rio marcado para a conversa;

3. O professor construir? com eles um roteiro para in?cio do debate lembrando que n?o h? rigidez na condu??o, pois que o importante ? os jovens ficarem ? vontade para se manifestarem;

4. As conversas ser?o gravadas ou filmadas com autoriza??o dos jovens participantes;

5. Terminada a conversa os alunos ir?o compilar os resultados, organizando as falas dos jovens;

6. A apresenta??o destes resultados para discuss?o ser? feita em sala de aula com apresenta??o dos v?deos e outros materiais que utilizaram como registro.

Exemplo de como compilar os dados organizando estas falas:

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Quest?o

idade

sexo

Pergunta1

Pergunta2

Pergunta3

Pergunta4

01- O que entende por participa??o na vida pol?tica

16

fem

 

 

 

 

02- Voc? j? votou alguma vez?

       

 

 

03- Fale como participa da vida pol?tica na sua comunidade

 

 

 

 

 

 

04 - Conhece outras formas de participa??o pol?tica?

 

 

 

 

 

 

05 - Gostaria de participar mais da vida pol?tica?

 

 

 

 

 

 

SEMIN?RIO

As pr?ximas atividades ser?o feitas em forma de um Semin?rio organizado pelo professor que ser? o mediador e coordenador da atividade.

1. Os grupos que fizeram a pesquisa se manter?o para a apresenta??o dos resultados;

2. O professor marca um dia para o Semin?rio;

3. Cada grupo ficar? respons?vel pela organiza??o da apresenta??o dos conte?dos;

4. O professor instrui aos outros grupos que durante a apresenta??o, dever?o preparar questionamentos para o grupo que est? apresentando para o debate final;

5. O professor pede que os grupos analisem e discutam os dados levantados na pesquisa: grava??es e respostas dos question?rios; avaliando os alunos da escola, no que se refere ?s suas concep??es do que seja participa??o na vida pol?tica; se o jovem da escola tem feito uso do direito de votar; se a presen?a do jovem na vida pol?tica da comunidade ? significativa e o desejo destes jovens de participar na vida pol?tica do pa?s;

6. A apresenta??o destes resultados para discuss?o poder? utilizar apresenta??o dos v?deos e outros materiais que utilizaram como registro;

7. Ao t?rmino de cada apresenta??o, o professor apresenta os questionamentos e abre para o debate na turma;

8. Terminadas todas as apresenta??es, o professor faz o fechamento do Semin?rio concluindo as ideias e, se for o caso, propondo outras pesquisas para aprofundar o assunto.

9. Os grupos podem tamb?m divulgar os dados para fora da sala de aula e da escola criando um blog para esta divulga??o.

Mais ideias para se organizar um semin?rio:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082, acesso em 25.06.12.

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Recursos Complementares

1. Sugest?o de link para o professor:

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http://www.acaoeducativa.org/index.php/quem-somos. Site que promove a??es nas ?reas de Educa??o, Cultura e Juventude.

Avaliação

Avalie a compreens?o dos alunos quanto ?s etapas  e o desenvolvimento da pesquisa.

Avalie  a organiza??o e envolvimento dos grupos ao prepararem o material da pesquisa e ao irem a campo para efetiv?-la.

Avalie tamb?m a contribui??o da pesquisa para a amplia??o da consci?ncia cr?tica e pol?tica do aluno.