Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
- Compreender e utilizar, na produ??o escrita, as especificidades do g?nero resenha cr?tica, atendendo a finalidade, a linguagem, o interlocutor etc;
- Utilizar adequadamente recursos lingu?sticos como concord?ncia verbal e nominal, pontua??o, uso e fun??o do artigo, pronome, operadores argumentativos etc;
- Compreender e utilizar argumentos nos discursos.
Linguagem f?lmica;
G?nero discursivo resumo.
Fonte: http://goo.gl/obe60
Professor, a pr?tica de utilizar filmes como ferramenta pedag?gica n?o ? nova, e atualmente com tantos t?tulos dispon?veis e em diferentes suportes temos uma maior possibilidade de desenvolver atividades em que o filme pode ser utilizado para ampliar o horizonte de expectativas em rela??o ? leitura de nossos alunos. Al?m de fazer parte de nossa realidade o filme ? sem d?vidas uma forma de entretenimento que pode ser utilizada como aliada nas aulas de L?ngua Portuguesa. A proposta desta aula ? utilizar o filme para produ??o do g?nero discursivo resenha cr?tica. Vamos entender um pouco sobre a resenha.
Para iniciar esta aula comente com os alunos que atualmente a sociedade nos apresenta tantos produtos culturais que na maioria das vezes ficamos em d?vida diante de tantas ofertas.
Inicie a aula conversando com os alunos sobre as quest?es abaixo:
Quais produtos culturais conhecem?
J? tiveram d?vidas em rela??o a que filme assistir?
Alguma vez viram uma propaganda de algum espet?culo de teatro, show ou filme estreando e pensaram: Ser? que vale a pena ver?
Professor, explique que ? muito importante que saibam escolher e ter opini?es sobre o que veem ou assistem. Questione se eles sabem que existem leituras de cr?ticos que podem ajudar nesta decis?o. Em seguida, pergunte:
Voc?s sabem o que ? uma resenha cr?tica?
Explique aos alunos que existem v?rios tipos de resenhas, entre elas a descritiva, acad?mica, cient?fica, t?cnica, cr?tica, entre outras. E que a resenha ? um texto resumido, por?m com informa??es claras, concisas e que mere?am destaque sobre determinado produto cultural. Nesta aula o foco ser? a resenha cr?tica que tem como objetivo orientar os leitores sobre os diferentes produtos culturais como: filmes, document?rios, livros, pe?as de teatro, espet?culos, pinturas etc.
Professor, veja como Baltar (2004) define a resenha cr?tica: um g?nero jornal?stico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opini?o sobre uma manifesta??o art?stica qualquer: livro, CD, espet?culo de dan?a, teatro, exposi??o de um artista pl?stico, etc.
? importante comentar com os alunos que em geral as resenhas cr?ticas s?o publicadas em revistas, jornais e blogs. Que o trabalho com a resenha cr?tica ? fundamental, pois se os alunos adquirirem o h?bito de ler diferentes informa??es e opini?es sobre um mesmo produto cultural se tornar?o leitores mais preparados e cr?ticos diante do que l?em.
Mostre a defini??o dicionarizada de resenha: Segundo Houaiss (2004): re.se.nha s.f.1 lista ou descri??o minuciosa (r. dos principais fatos do dia) 2 resumo cr?tico do conte?do de livros, not?cias etc. resenhar v.t.d.
No in?cio explique tamb?m que a proposta final desta aula ser? a produ??o de uma resenha cr?tica. Desta forma ? importante que eles tamb?m saibam que a resenha cr?tica quando resume e avalia um produto cultural espec?fico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por meio de um texto de opini?o. Portanto, ao produzi-la ? importante equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto cultural em quest?o. Ressalte que o resenhista deve ter a preocupa??o de conhecer bem o produto em quest?o e apresent?-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.
?
Professor, para esta aula indicamos algumas op??es para uso de v?deo em sala de aula. Uma hip?tese ? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica de sua escola ou conectar o computador com internet na TV ou num aparelho multim?dia para assistir direto do site. Caso n?o tenha essas possibilidades ? poss?vel que seja baixado em pendrive, gravado em CD/DVD e assistido na TV ou no computador. Para baixar os v?deos h? dispon?vel o VDownloader que ? um programa gratuito que pode ser instalado no computador para baixar v?deos na internet e salvar diretamente no pendrive em diversos formatos. Mais informa??es no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube. |
?
A) Professor, para esta atividade organize a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Propicie que os alunos leiam os exemplos de resenhas abaixo. Em seguida, pe?a que discutam as quest?es anotando as respostas em seus cadernos para que ao final de cada atividade, apresentem-as ao restante da turma.
Inicie mostrando alguns exemplos de resenha cr?tica da Revista Veja em forma de v?deos:
http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/cinema/espelho-espelho-meu-mirror-mirror/
http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/cinema/titanic-3d/
http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/sem-categoria/critica-a-invencao-de-hugo-cabret/
Comente que as tr?s resenhas s?o de um mesmo canal de comunica??o e que a resenhista Isabela Boscov apresenta em forma de v?deo a cr?tica sobre tr?s filmes diferentes. A partir dos v?deos discuta com os grupos as quest?es e fa?a com que um do grupo sistematize as respostas:
Com base nos v?deos assistidos, como se constitui uma resenha cr?tica? Comente quais informa??es encontraram nas resenhas assistidas. (Pe?a que elaborem um quadro, distinguindo uma resenha de outra. Se houver necessidade, deixe que os grupos assistam as resenhas novamente).
Qual ? a opini?o da autora em rela??o aos filmes? Em qual resenha a presen?a de sua opin?o se destacou?
Na resenha do filme Titanic ? 3D, quais informa??es percebeu que n?o est?o no filme e est?o na resenha cr?tica?
?
B) Ap?s discutirem os tr?s exemplos acima, mostre outro exemplo de resenha cr?tica em forma de ?udio:
Ap?s ouvi-lo, organize os grupos para que possam responder:
Quais foram as observa??es poss?veis a partir do ?udio escutado? O autor explicou o produto cultural? Do que se trata?
Considerando os tr?s v?deos e o ?udio, expliquem em quais aspectos ou caracter?sticas as resenhas cr?ticas acima se diferem?
A partir desta resenha cr?tica que acabou de ouvir, voc? compraria este produto? Por qu?? O que mais te chamou aten??o?
?
C) Professor, em seguida, mostre mais tr?s resenhas como exemplo: A resenha da revista Bravo, do site Cinepop e da revista Piau?.
http://bravonline.abril.com.br/materia/declaracao-de-amor
A partir do texto da revista Bravo, pergunte aos alunos e pe?a que organizem as respostas em seus cadernos:
Voc?s j? assistiram a este filme? Concordam com a opini?o da resenhista? Por qu??
Voc?s perceberam se a resenhista utilizou trechos ou opini?es de outras pessoas? Quais as vozes sociais que aparecem no texto? E o que elas defendem?
Quais informa??es a resenhista escolheu para compor este texto? Respondam utilizando exemplos.
Existem informa??es que perceberam que faz parte de uma pesquisa da resenhista? Quais?
Professor, para a discuss?o desta resenha, chame aten??o tamb?m para os adjetivos utilizados estrategicamente para enfatizar os elogios, as intertextualidades presentes, a opini?o da resenhista e o ve?culo em que est? publicado.
?
Ap?s a discuss?o da turma em rela??o os textos acima, apresente a resenha do site Cinepop
Ficha t?cnica: http://www.cinepop.com.br/filmes/artista.php
Resenha 2: http://www.cinepop.com.br/criticas/o-artista_102.htm
Em seguida, pe?a que respondam as quest?es abaixo registrando nos cadernos:
Qual ? a rela??o que o resenhista faz entre a Fran?a e os Estados Unidos?
Expliquem as diferen?as entre o filme "O Artista" e outros da mesma ?poca?
Em que ?poca o filme foi produzido? A cultura, os h?bitos e a tecnologia influenciaram na produ??o? Por qu??
Qual ? o efeito de sentido da express?o: ?Menos ? mais??
?
Professor, nesta pr?xima leitura o autor misturou duas produ??es em uma mesma resenha cr?tica. Veja como ficou a resenha da revista Piau?: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-cinematograficas/geral/nostalgia-juvenil-domina-o-oscar-o-artista-e-hugo-cabret
Ap?s a leitura, realize a discuss?o sobre as quest?es abaixo:
Quais filmes s?o comentados nesta resenha cr?tica? Voc? j? assistiu algum deles? (Professor, nesta atividade d? espa?o para que os alunos exercitem a oralidade, observe os turnos de fala, as informa??es percebidas a partir dos coment?rios dos alunos, entre outros aspectos).
Qual foi a inten??o de misturar a resenha de dois filmes? Voc?s conseguem perceber?
Considerando a leitura das tr?s resenhas, qual a tua opini?o sobre o filme "O Artista"? Chamou a sua aten??o para assisti-lo? Por qu??
Professor, nestas atividades a inten??o ? que os alunos observem as informa??es e elementos que compuseram as resenhas cr?ticas acima. Dessa forma, espera-se que conhe?am e comecem a entender como ? constitu?do o g?nero discursivo: resenha cr?tica.
?
Professor, ap?s analisar com a turma algumas resenhas, propicie uma discuss?o, com base nas quest?es abaixo, sobre os filmes que eles j? assistiram. Em seguida, apresente o trecho de um filme. (? prov?vel que os alunos apresentem gostos bem ecl?ticos, portanto, n?o espere unanimidade em rela??o a temas de filmes. Aproveite esta conversa para saber mais sobre o perfil de seus alunos, suas prefer?ncias, tipos de filmes que costumam assistir, informa??es que percebem nos filmes etc. Estas indica??es poder?o ser utilizadas n?o s? para escolhas de posteriores filmes, mas para sele??o de textos e elabora??o de atividades).
Voc?s t?m h?bito de assistir filmes?
Qual foi o ?ltimo filme que assistiram?
Recordando os filmes que j? assistiram, qual foi o que mais emocionou ou chamou tua aten??o? Por qu?? E o que mais impactou?
Lembram-se de algum filme que o cen?rio se passava em um lugar que conheciam?
Professor, o momento que precede a exibi??o de um filme em sala de aula exige planejamento do que ser? trabalhado ap?s esta apresenta??o. ? poss?vel levar ? sala de aula uma c?pia do encarte do filme, a ficha t?cnica, alguns coment?rios sobre o diretor, sobre a produ??o e principalmente os conte?dos que ser?o trabalhos a partir do filme em sua disciplina.
Com alguns encaminhamentos ir? direcionar para que os alunos deixem de observar apenas a hist?ria do filme, mas percebam outros elementos que o comp?e. Comente que s?o muitos os detalhes que podem ser observados, por?m ir? selecionar algumas quest?es a serem anotadas para mais tarde discutirem.
Pe?a aos alunos que anotem:
Qual ? a tem?tica do filme?
Quem conta a hist?ria, h? um narrador? ? detect?vel?
A hist?ria ? contada do ponto de vista de quem?
De acordo com o perfil do personagem, os atores tiveram uma boa interpreta??o?
H? elementos utilizados estrategicamente para construir uma verossimilhan?a para que o leitor construa um universo poss?vel? (Professor, comente que a ideia desta quest?o ? que os alunos percebam no filme cenas, imagens ou a??es que o conven?am que os acontecimentos poderiam ser reais).
H? m?sicas ou efeitos sonoros utilizados no trecho deste filme. Ele contribuiu para o enredo?
?
Em seguida, exiba o trecho do filme Obrigado por fumar(2006):
Thank You for Smoking, Com?dia, EUA, 2006, 92 m., COR, Jason Reitman. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15563 |
?
|
FICHA DO FILME T?tulo original: Thank You for Smoking Diretor: Jason Reitman Elenco: Aaron Eckhart, Katie Holmes, William H. Macy G?nero: Com?dia Dram?tica Ano: 2005 Cor: Colorido Classifica??o: N?o recomendado para menores de 12 anos Pa?s: EUA ? |
DADOS DO DVD Distribuidora: Fox Idioma: Ingl?s, espanhol e portugu?s Legendas: Portugu?s, ingl?s, espanhol Extras: Coment?rios dos diretores e atores; cenas exclu?das; "Com?dia sem Filtro" (making of), "Am?rica: A Manipula??o em A??o"; galerias de p?steres: arte e storyboard; trailer. ? ? ? ? |
Ap?s assistir o trecho do filme ? necess?rio retomar com os grupos a apresenta??o das quest?es que foram solicitadas que eles anotassem durante a exibi??o. Em seguida pergunte se observaram outros aspectos al?m do que foi solicitado.
?
Professor, ? importante que os alunos saibam que numa resenha cr?tica muitas informa??es importantes est?o fora do filme. Desse modo, ? necess?rio incit?-los e direcion?-los a pesquisar sobre diferentes assuntos referentes ao filme que assistiram o trecho.
Abaixo selecionamos alguns sites relacionados ao filme e sugerimos que os alunos naveguem procurando informa??es que n?o tiveram ao assistir ao trecho do filme. ? poss?vel lev?-los ao laborat?rio de inform?tica de sua escola para que possam pesquisar.
Para apresenta??o desta pesquisa, pe?a aos grupos que sistematizem as informa??es organizadas com base nas quest?es abaixo. Pe?a que procurem imagens sobre o filme (elenco, dire??o, making off das grava??es etc) para compor a pesquisa.
A apresenta??o dever? ser realizada por meio de Semin?rio ou Palestra. Os grupos poder?o organizar cartazes ou arquivo digital em formato PPT ou JPG a ser apresentado em aparelho multim?dia, datashow, TV etc. Defina um tempo determinado para cada grupo apresentar sua pesquisa. Nesta apresenta??o pe?a que sejam criativos e que tenham capacidade de s?ntese. (Professor, nosso objetivo ? que os alunos desenvolvam a caracter?stica de pesquisadores e curiosos em rela??o aos diversos assuntos que o cercam. ? muito importante que sintetizem as informa??es encontradas).
Organize a pesquisa com base nas quest?es abaixo:
O enredo agradou? O que mais chamou aten??o no trecho assistido?
Sobre a atua??o dos atores, qual se destacou? Por qu??
Qual ? o t?tulo original deste filme? A tradu??o manteve o mesmo significado do t?tulo original? Qual t?tulo voc?s preferem?
Este filme tem roteiro original ou adaptado? (Professor, nesta quest?o os alunos ter?o que pesquisar se a origem do filme ? original ou adaptado de uma hist?ria real ou livro etc).
Quem produziu o roteiro? Quais outros roteiros foram feitos por ele? Voc?s conhecem algum?
E o diretor, voc?s conhecem? Quais outros filmes ele dirigiu? Conseguem perceber o estilo de dire??o?
Qual ? o contexto hist?rico em que se passa a hist?ria? Ou seja, em que ?poca se passa?
Onde o filme foi produzido? Europa, americana? (Professor, nesta quest?o ? poss?vel comentar sobre a diferen?a de estilo entre os filmes europeus e americanos).
?
Professor, apresente aos alunos algumas sugest?es de links para a pesquisa. Portanto, n?o ? necess?rio que fiquem restritos apenas as indica??es.
Aproveitem este site para saberem algumas curiosidades sobre o filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58839/
Esta resenha tem um olhar filos?fico do filme, vale a pena conferir: http://www.recantodasletras.com.br/trabalhosacademicos/838119
A resenha cr?tica publicada neste blog ? interessante, pois apresenta uma linguagem mais informal, traz a experi?ncia do autor e ao mesmo tempo uma vis?o diferente sobre o filme: http://blog.oquederevier.com/2009/01/11/critica-de-filme-obrigado-por-fumar/
Este site cont?m informa??es sobre o filme: http://www.interfilmes.com/filme_16538_obrigado.por.fumar.html
Vale a pena conferir o site da UOL pois traz uma not?cia que apresenta algumas informa??es sobre a dire??o do filme: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2006/08/17/ult26u22174.jhtm
No site Filmes de Cinema ? poss?vel que os alunos comentem sua opini?o sobre o trecho/filme analisado:http://www.filmesdecinema.com.br/filme-obrigado-por-fumar-3691/
Para finalizar veja o site do Globo.com pois traz uma resenha bastante interessante tamb?m: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=806
?
Professor, para o trabalho com o filme na ?ntegra ? indicado que seja realizado interdisciplinarmente, ou seja, as atividades devem ser planejadas por professores de diferentes disciplinas. Dessa forma, quando houver a exibi??o o filme pode ser aproveitado para subsidiar discuss?es em outras disciplinas tamb?m. Por exemplo: a L?ngua Portuguesa poder? trabalhar o enredo, quest?es sobre a linguagem e analisar o discurso de um determinado trecho do filme; a disciplina de Hist?ria poder? abordar o contexto hist?rico em que se passa o filme, h?bitos e culturas da ?poca, o contexto hist?rico em que foi gravado e sua influ?ncia etc. A disciplina de Arte poder? abordar a trilha sonora e as rela??es entre a imagem e o som, entre outros aspectos. |
Professor, ap?s a apresenta??o da pesquisa acima ? o momento de preparar os grupos para produzirem suas pr?prias resenhas.
Relembre com os grupos que o texto deve ser opinativo e com a linguagem de acordo com a norma padr?o. Podem optar por uma linguagem po?tica, envolvente, abusar de adjetivos, contextualizar o filme e principalmente sintetizar as informa??es. Durante a resenha podem apresentar as informa??es pertinentes sobre o material resenhado e a partir da? incluir seus coment?rios. Pe?a que busquem imagens sobre o conte?do resenhado para compor o trabalho!
Comente que para produzir uma resenha cr?tica devem observar os detalhes do produto cultural, identificar as caracter?sticas pr?prias do filme, compar?-los a outros filmes, critic?-lo e elogi?-lo. ? imprescind?vel que apresentem os dados do filme (ficha t?cnica); coment?rios sobre o enredo; dire??o; a atua??o dos atores em rela??o aos seus personagens; imagens ou fotografia e at? alguma curiosidade n?o podem faltar. ? muito importante tamb?m que na hora de apresentar o resumo da hist?ria o aluno cuide para n?o ser um espoliador e revelar o desfecho da trama.
Spoiler em portugu?s literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espolia??o, (spoiler do ingl?s para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou v?deo que se encarregue de fazer revela??es de fatos importantes, ou mesmo, do pr?prio desfecho da trama de obras tais como filmes, s?ries, desenhos animados, anima??es, conte?do televisivo, livros e videogames em portugu?s brasileiro, videojogos em portugu?s de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arru?nam a aprecia??o de tais obras pela primeira vez. |
?
Professor, agora o desafio dos grupos ? produzir uma resenha cr?tica com base no curta metragem abaixo:
A resenha cr?tica produzida pelo grupo dever? ser registrada nos cadernos de cada componente e ap?s a produ??o da resenha, com o aux?lio do professor os grupos dever?o trocar entre eles para que um melhore a resenha do outro. Ap?s a corre??o e a reescrita desta resenha cr?tica, ? poss?vel criar um Tumblr para registrar a pesquisa realizada nesta aula e finalizar com a resenha cr?tica.
? uma plataforma de blog que permite aos usu?rios publicarem textos, imagens, v?deo, links, cita??es, ?udio e "di?logos". A maioria dos posts feitos no Tumblr s?o textos curtos. A plataforma permite aos usu?rios seguir outros usu?rios e ver seus posts em seu painel. Tamb?m ? poss?vel "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. Para esta atividade ? necess?rio criar um perfil no tumblr e postar sobre o assunto pesquisado, em seguida inserir as imagens mesclando os conte?dos pesquisados. Podem inserir as s?nteses das pesquisas sobre os filmes, diretores, atores, etc. Pode ser indicado para postarem outras atividades produzidas em sala de aula. Este tumblr dever? ser criado pelo grupo e destinado as atividades em sala de aula. Para aprender a criar um tumblr acessem: http://www.compulsivo.com.br/2009/09/o-que-e-tumblr-guia-basico-para.html Para criar seu tumblr acesse o site: https://www.tumblr.com. |
?
?
?
Antes que Seja Tarde http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=antes_que_seja_tarde5161
|
G?nero: Fic??o Subg?nero: Com?dia, Drama, Juventude Diretor: Andr? Queiroz Elenco: D?bora Sperl, F?bio Lucindo, Nyrce Levin, Paula Mirhan, Ricardo Dantas, Rodolfo Henrique, S?rgio Sivieiro, Sofia Botelho, Sonia Guedes, Yara Guzman Dura??o: 14 min Ano: 2007 Bitola: 35mm. Pa?s: Brasil Local de Produ??o: SP Cor: Colorido |
Sinopse: Digo ? um adolescente mal-humorado em crise com as mudan?as na sua vida desde que terminou o col?gio. Ele n?o quer seguir adiante, mas o resto do mundo n?o vai parar de andar s? porque ele precisa de um tempo. |
Professor, ap?s a exibi??o do curta ? hora da produ??o da resenha cr?tica. Outra sugest?o ? organizar uma pesquisa buscando as informa??es utilizadas nas atividades inciais antes da produ??o desta resenha cr?tica.
Dessa forma, nossa inten??o ? que o filme n?o seja apenas visto como forma de entretenimento, mas como ferramenta de leitura e aprendizagem. Podendo ser utilizado tamb?m para introduzir um conte?do ou exemplific?-lo, para avaliar a compreens?o, entre outros aspectos.
Nome | Tipo |
---|---|
Qual a sua opini?o? Epis?dio IX - Cap?tulo II - Bloco 1 - A resenha cr?tica | ?udio |
Sugest?es de aulas que poder?o contribuir para este conte?do:
Esta aula ? excelente para subsidiar o trabalho com as caracter?sticas do g?nero discursivo resenha cr?tica.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224
O v?deo apresenta um debate sobre cinema e educa??o. Para isso, buscou alguns pontos de intercess?o entre essas duas manifesta??es culturais.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729
Esta aula tem como principal objetivo desenvolver uma sinopse a partir da leitura de Est?mago, de Marcos Jorge.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34106
Esta aula apresenta um trabalho com o filme por meio da ficha t?cnica: Quem quer ser milion?rio tem como objetivo conhecer a ficha t?cnica de um filme, produzir finais diferentes para os filmes etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5229
Professor, estas 2 aulas apresentam aspectos recorrentes na produ??o de sinopse de filme:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28449
Esta aula ? indicada para aprofundar o trabalho com o roteiro de um filme:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26561
?
Refer?ncias bibliogr?ficas:
BAKHTIN, Mikhael. Est?tica da Cria??o Verbal. S?o Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti. NASCIMENTO, Elvira Lopes. Resenha cinematogr?fica: um g?nero textual para o ensino de l?ngua portuguesa na abordagem do interacionismo s?cio-discursivo. (UEL) 2005. Dispon?vel em:<http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/010.html>. Acesso em: 8/5/2012
BERBARE, ?ngela Popovici. ?Cr?tica de cinema: caracteriza??o do g?nero para projetos de produ??o escrita na escola?. In: LOPES-ROSSI, M? Ap? (org.) G?neros discursivos no ensino de leitura e produ??o de textos. Taubat? (SP): Cabral, 2004, p. 41-58.
COSTA, Cristina. Educa??o, imagem e m?dias. S?o Paulo: Cortez, 2005. (Cole??o aprender e ensinar em com textos, v.12. Coordena??o geral: Adilson Citelli, L?gia Chiappini).
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito est?tico. S?o Paulo: Editora 34, 1996.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. S?o Paulo: ?tica, 2001.
MORIN, Edgar. A alma do cinema. In: Xavier, Ismael. A experi?ncia do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, p.143.
PARAN?, Secretaria de Estado da Educa??o. Diretrizes Curriculares da Educa??o B?sica do Paran?. Curitiba: SEED, 2008.
THIEL, Grace Cristiane. THIEL,Janice Cristine. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymar?. 2009.
?
Refer?ncia das imagens:
A avalia??o deve ser diagn?stica, processual e cont?nua. O professor dever? avaliar desde a participa??o inicial das atividades, o processo de leitura dos textos, a exibi??o dos filmes, a interpreta??o e a produ??o das atividades propostas.
Durante a leitura e interpreta??o dos textos o professor deve observar se os alunos est?o utilizando os recursos lingu?sticos apresentados e avaliar se utilizam informa??es pertinentes e recursos da argumentatividade na produ??o da resenha cr?tica.
Na oralidade, avaliar se os alunos participam e respeitam os turnos de fala na explana??o das s?nteses, na apresenta??o das resenhas e nas discuss?es sobre o filme. Avaliar tamb?m se respeitaram e utilizam a linguagem adequada ao g?nero e se produziram o g?nero solicitado.