Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o cient?fica - uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas na literatura entre Natureza e o Homem no Modernismo - 1? fase

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver pesquisa orientada sobre o momento hist?rico do Modernismo.
  • Reconhecer e criticar posturas divulgadas nas revistas: ?Klaxon?,  ?A Revista?, ?A Revista de Antropofagia? e em ?Manifesto da Poesia Pau-Brasil?,  e ?Manifesto de Antropofagia?.
  • Analisar o filme ou o livro "Macuna?ma".
  • Analisar um texto contempor?neo com caracter?sticas da 1? fase do Modernismo.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna;
  • uso da internet e de e-mail.

?

  

Estratégias e recursos da aula

?

  • Utiliza??o do laptop UCA ou  tablets;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet;
  • leitura de textos informativos e liter?rios;
  • uso da ferramenta wiki.

lupa

Imagem dispon?vel em 12-05-2012

http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg

?

Para essa aula, o professor dever? pedir aos alunos que ainda n?o conhecem o que foi a Semana de Arte Moderna, que voltem ao assunto antes do estudo sobre o Modernismo.  Sugerir? acesso aos sites.

http://www.youtube.com/watch?v=LdO_ebONK9I&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=zc2AHqe9zrw&feature=related 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27150dispon?veis em 17-05-2012:   

Dispon?veis em 17-05-2012:  

Projeto de inicia??o cient?fica: uma lupa na l?ngua

Subprojeto: uma lupa na Literatura: Modernismo 1? fase

?

Atividade 1

 Motiva??o:

 O professor dir? que, ap?s a Semana de Arte Moderna, o per?odo compreendido de 1922 a 1930 foi de grande efervesc?ncia art?stica. Perguntar? se algu?m da classe j? viu alguma das revistas mostradas abaixo. Dir? que muitas dessas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos artistas do Modernismo. O nome das principais Revistas e Manifestos: Klaxon, Manifesto da Poesia Pau-Brasil,  Revista de Antropologia, A Revista, Verde-amarelismo,    Manifesto Regionalista de 1926.

Wiki:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Wiki:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki  

klaxon           pau brasil 2 pau brasil 2 Pau brasil Pau brasil  Revista Antro A-Revista

 pau brasil 2 segall manifesto

Imagens dispon?veis em 17-05-2012 em:

http://2.bp.blogspot.com/_dCGmWP93uuc/TDudFQffSjI/AAAAAAAACw0/6Ahwb765CrE/s400/TARSILA-PAU.jpg 

http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/564150_109.jpg 

http://redes.moderna.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Carlos-Drummond-de-Andrade-A-Revista.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/-9KPKwvFjsWU/Tq4z0sBKCPI/AAAAAAAABII/bwE0Yun6Gq8/s400/Pau-Brasil.jpg 

http://www.oocities.org/ink_br/segall.jpg 

http://img.ibiubi.com.br/livros/8/5/5/1/6/0/3/img/01_manifesto-regionalista-de-1926_grande.jpg 

?

Dever? distribuir entre os grupos, que compor?, a tarefa de ler sobre as Revistas e Manifestos. Entregar? a cada um dos grupos um roteiro cujas informa??es dever?o constar no wiki que construir?o. Atividade 1

CONSTRUINDO UM WIKI

O professor dever? distribuir entre os grupos, que compor?, a tarefa de ler sobre as Revistas e Manifestos. Entregar? a cada um dos grupos um roteiro cujas informa??es dever?o constar no wiki que construir?o. 

Se os alunos n?o souberem construir um wiki, o professor dever? indicar o endere?o abaixo para que eles se orientem:

 Site dispon?vel em 17-05-2012

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki 

?

Na sequ?ncia, o professor dividir? a sala em cinco grupos e atribuir? a cada um o nome de uma revista ou manifesto. Dir? que pesquisem sobre o assunto, respondam o roteiro. Fornecer? apenas um site e pedir? que enrique?am o trabalho pesquisando em outros sites, no google, por exemplo.

Site dispon?vel em 17-05-2012 

http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase 

?

  • Klaxon

1- Quando circulou este peri?dico?

2- O que tinha de inovador?

3- Justificativa do nome da revista.

4- Que propostas trazia?

?

  • Manifesto da Poesia Pau-Brasil

1- Como este manifesto circulou?

2- O que ? a poesia pau-brasil?

3- O que se propunha com para a Literatura?

4- A que rigorosamente se opunha?

5- O que se deve entender por: "Nenhuma f?rmula para a contempor?nea express?o do mundo. Ver com olhos livres."

?

  • Revista de Antropofagia

1- Em que a Revista se destacou?

2- Quem eram os respons?veis pela revista?

3- A Revista tece duas fases. Por qu?? Apresente as duas fases, os colaboradores de cada uma.

4- As palavras Abaporu e antropofagia s?o pr?ximas quanto ao significado. Explique.

?

  • A Revista

1- Diferentemente de outras as revistas com ?ideias paulistas?, qual o foco desta?

2- O grande nome entre os colaboradores de A Revista.

3- ?Apoiava o nacionalismo franco e decidido. N?o praticava xenofobia nem o Chauvinismo?. Explique.

?

  •  Verde amarelismo

 1- 1- Verde-Amarelismo criticava o grupo de Oswald de Andrade (Revista de Antropologia). Causas.

2- Elegem a anta como s?mbolo nacional e  publicam um manifesto no jornal Correio Paulistano intitulado "Nhenga?u Verde-Amarelo - Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta.

3- Expliquem os dois fatos.

4- Afirmavam que o nacionalismo deles ?? `verdamarelo' e tupi. (...)" O que deve se entender por isso?

?

  •  Manifesto Regionalista de 1926

1- Expliquem o t?tulo.

2- Desse regionalismo resultou  brilhantes obras liter?rias com nomes no romance  como: Graciliano Ramos, Jos? Lins do Rego, Jos? Am?rico de Almeida, Rachel de Queiroz e Jorge Amado;  Jo?o Cabral de Melo Neto, na poesia. 

 3- O professor acompanhar? as postagens fazendo coment?rios e possibilitando melhorias nos textos.

?

Atividade 2

O professor apresentar? ? turma a proposta de leitura do livro ou a de assistirem ao filme Macuna?ma.

Apresentar? argumentos para a escolha da leitura como: o livro pode ser facilmente baixado em download. A excel?ncia da leitura ? possibilitar conhecimento, entre outros, de nome de plantas e de instrumentos dom?sticos utilizados pelos ind?genas. Quanto aos v?deos s?o sete  no total de 105 minutos. O professor dever? chamar a aten??o dos alunos para o fato de que s? assiste bem ao filme ou l? o livro, quem conhece os princ?pios modernistas do in?cio do s?culo XX. A turma dever? fazer uma escolha ?nica. O que n?o impede que individualmente fa?am ambas atividades. E a tarefa ser? feita em casa .

Dir? que se trata de uma raps?dia (a raps?dia utiliza os mitos ind?genas, as lendas, prov?rbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do pa?s at? ent?o pouco conhecidos  ) que conta aventuras de Macuna?ma, anti-her?i lend?rio e picaresco de uma tribo ind?gena. Macuna?ma perde um amuleto, vai a S?o Paulo em busca dele, volta ao final para o Amazonas.

Roteiro para leitura ou filme (conforme escolha da turma):

5Macuna??ma     opera tupi

http://4.bp.blogspot.com/_EhPA3zYtS5c/SSoj60fIA1I/AAAAAAAAB84/l2KiWmwF1QU/s320/RENNo(1).jpg 

1- Caracteriza??o do personagem.

2- Por conhecer os princ?pios modernistas, respondam: o que representa terem prefer?ncia por ca?ar anta?

3- O que significa a antropofagia presente em Macuna?ma?

4- A refer?ncia ao folclore brasileiro e ? linguagem oral ? manifesta??o t?pica da primeira fase modernista . Comprove com o texto.

 5- Macuna?ma ? uma tentativa de constru??o do retrato do povo brasileiro. Voc? concorda? Explique.

6- O enredo pode parecer confuso ao leitor acostumado ? verossimilhan?a da maioria das narrativas com a realidade. ? dif?cil aceitar o fato de o protagonista morrer duas vezes no romance; ou que Macuna?ma, numa fuga, possa estar em Manaus e, algumas linhas depois, aparecer na Argentina; ou  o fato de o her?i encontrar uma po?a que embranquece quem nela se banha. O que se deve entender por isso?

( Resposta: A explica??o para as duas primeiras causas de confus?o ?: a verossimilhan?a ? surrealista e deve ser lida de forma simb?lica. Quanto ? po?a, quando Macuna?ma e seus dois irm?os entram na ?gua que embranquece, isso pode ser entendido como o s?mbolo das tr?s etnias que formaram o Brasil: o primeiro, como a ?gua est? limpa, sai branco, o branco, vindo da Europa;  e o ?ndio nativo, ? Jigu?, ? o segundo, e como a ?gua j? estava meio suja, Jiu? fica com a cor de bronze (?ndio); por ?ltimo, Manaape, que simboliza o negro, s? consegue embranquecer a palma das m?os e a sola dos p?s).

7- Entre as caracter?sticas do Modernismo, no per?odo, buscava-se a valoriza??o do ?ndio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?

8- A leitura de ?Macuna?ma, o her?i sem nenhum car?ter? e de outros textos modernos possibilitam a an?lise das rela??es homem e natureza?

9- Sum? ? um personagem lend?rio de nossos ?ndios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macuna?ma com quem podemos identificar Sum?? 

  • Professor, aproveite a riqueza do livro ou do filme ao fazer a discuss?o.

Como foi dito, o filme est? dividido em sete v?deos que aqui (nos links abaixo) aparecem em sequ?ncia.

http://www.youtube.com/watch?v=KPZgd1O7f3E&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrelhttp://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=-InNOgciIcw&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu

V?deos dispon?veis em 17-05-2012

?

Atividade 3

Professor, apresente a letra da m?sica abaixo aos alunos solicitando que respondam ?s quest?es:

1- Apontem o que h? de semelhante entre a obra Macuna?ma e Desenredo.

2- O quadro abaixo expressa dogmas pregados pelos modernistas da 1? fase.

Marque no texto de Ivan Lins/ Gonzaguinha, as marcas do Modernismo. 

Caracter?sticas gerais da Poesia Modernista

  • Rompimento com os preceitos da gram?tica e da ret?rica:
  • Aus?ncia de metrifica??o, emprego do verso livre;
  • Aproveitamento po?tico da linguagem cotidiana;
  • Emprego de palavras consideradas tradicionalmente n?o po?ticas;
  • Pontua??o e ritmo livres;
  • Desrespeito ?s normas gramaticais.

Volta ? espontaneidade:

  • Apreens?o imediata de breves momentos l?ricos;
  • Liberta??o da l?gica aparente;
  • Emprego de imagens n?o l?gicas;
  • Valoriza??o da conota??o;
  • Hermetismo;
  • Automatismo ps?quico.

Busca de s?ntese:

  • Busca do essencial po?tico com o m?nimo de artif?cio;
  • Emprego das palavras em liberdade;
  • Desprezo pela sintaxe tradicional;
  • Antidiscursivismo.

Amplitude tem?tica:

  • Aus?ncia de limites entre o po?tico e o n?o-po?tico: tudo pode ser tema de poesia;
  • Interesse pelo homem comum, pela ordem social, pelo cotidiano;
  • Abandono da concep??o de arte como imita??o;
  • Gosto da ironia e da pol?mica;
  • Poesia participante, empenhada na realidade contempor?nea;
  •  Tend?ncia ? abertura, ? multiplicidade de sentidos e interpreta??es.

Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html

Acessado em 17-05-2012 

Desenredo

Composi??o: Ivan Lins/Gonzaguinha   

Leila Pinheiro 

?

Leila Pinheiro 

No dia em que o jovem Cabral chegou por aqui ? ?
Conforme diversos an?ncios na televis?o
Havia um coro afinado da tribo tupi
Formado na beira do cais cantando em ingl?s
Caminha saltou no navio assoprando
Um apito em free bemol
Atr?s vinha o resto empolgado da tripula??o
Usando as tamancas no acerto da marca??o
Tomando garrafas inteiras de vinho escoc?s

Partiram num porre infernal por dentro das matas ? ?
Ao som de pandeiros, chocalhos e acordeon
Tamoios, Tupis, Tupiniquins, Acaraj?s ou Carij?s, sei l?
Chegaram e foram formando aquele imenso cord?o
Meu Deus, quib?o
E ent?o de repente invadiram a avenida central,
mas que legal!
E meu povo vestido de tanga adentrou ao coral
Um velho cacique baiano sacou do piston
E deu como aberto em decreto mais um carnaval

A assim a 22 daquele m?s de abril
Fundaram a escola de samba
Unidos do Pau Brasil 

  • Professor, coloque os alunos em c?rculo e promova uma discuss?o das quest?es do texto. Em seguida, avalie com eles as validade das propostas trabalhadas. Se n?o houver d?vidas, encerre a aula, solicitando que escrevam um texto sobre o que aprenderam. 

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relm

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feat

?

O professor dever? pedir aos alunos que leiam sobre a Semana de Arte Moderna para melhor entenderem sobre os ideais do Modernis

Sugerir lei

Dir? que, ap?s a Semana de Arte Moderna, o per?odo entre 1922 e 1930 foi de grande efervesc?ncia art?stica. Muitas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos

Mostrar as capas das revistas e dos manifestos que foram publicadas no per?odo.

?Klaxon?,

?A Revista?,

?A Revista de Antropofagia?

?Manifesto da Poesia Pau-Brasil?,

?Manifesto de Antropofagia?.

http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase

O professor dir? que o objetivo da presente proposta de pesquisa orientada ? que o aluno se informe sobre o per?odo compreendido entre 1922 e 1930 para tenha acesso a trabalhos e cr?ticas divulgados nas revistas ?Klaxon?, ?A Revista?, ?A Revista de Antropofagia? e em ?Manifesto da Poesia Pau-Brasil?, e ?Manifesto de Antropofagia?.

O professor dividir? a sala em cinco grupos e distribuir? e a cada um atribuir? o nome de uma revista ou manifesto.

Pedir? que pesquisem sobre o assunto e responderam a perguntas como:Entre as caracter?sticas do Modernismo, no per?odo, buscava-se a valoriza??o do ?ndio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?

A m?sica ?Desenredo? de Lu?s Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta caracter?sticas presentes no Modernismo 1? fase?

A leitura de ?Macuna?ma, o her?i sem nenhum car?ter? e de outros textos modernos possibilitam a an?lise das rela??es homem e natureza?

Sum? ? um personagem lend?rio de nossos ?ndios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macuna?ma com quem podemos identificar Sum??

?Verificar, por meio de an?lise de textos, a constru??o das personagens.

Atividade 1

Primeira etapa do projeto: an?lise e avalia??o da situa??o inicial

Observa??o: Neste momento, o professor ter? condi??o de avaliar o conhecimento pr?vio dos alunos a respeito da tem?tica selecionada, levando-os a fazer infer?ncias e a levantar hip?teses sobre o que v?o estudar. A partir dessa conversa, o professor define, juntamente com eles, os passos do projeto a ser desenvolvido por eles, quais sejam.

a. Delimita??o do tema:

b. Pergu

 

        

Dispon?veis em 17-05-2012

http://www.youtube.com/watch?v=KPZgd1O7f3E&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=ZzaBO0sQJsQ&feature=fvwrelhttp://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=Pe5Y3zHk5hc&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=-InNOgciIcw&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=BsEi-UXJSJk&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=GULvXWVxu90&feature=

 

??

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/wa

http://www.youtube.com/watch?v=_H77jQn4i6k&feature=re

Atividade 3

 

 

:Entre as caracter?sticas do Modernismo, no per?odo, buscava-se a valoriza??o do ?ndio verdadeiramente brasileiro. O que isso signifiA m?sica ?Desenredo? de Lu?s Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta caracter?sticas presentes no Modernismo 1? fasA leitura de ?Macuna?ma, o her?i sem nenhum car?ter? e de outroSum? ? um personagem lend?rio de nossos ?ndios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macuna?ma com quem podemos identificar Sum??

 

 

 

Projeto de inicia??o cient?fica ? uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Modernismo ? 1? faseo

O professor dever? pedir aos alunos que leiam sobre a Semana de Arte Moderna para melhor entenderem sobre os ideais do Modernismo.

Sugerir leitura no site:

Dir? que, ap?s a Semana de Arte Moderna, o per?odo entre 1922 e 1930 foi de grande efervesc?ncia art?stica. Muitas revistas foram publicadas para expor o pensamento de novos artistas.

Mostrar as capas das revistas e dos manifestos que foram publicadas no per?odo.

?Klaxon?,

?A Revista?,

?A Revista de Antropofagia?

?Manifesto da Poesia Pau-Brasil?,

?Manifesto de Antropofagia?.

http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase

O professor dir? que o objetivo da presente proposta de pesquisa orientada ? que o aluno se informe sobre o per?odo compreendido entre 1922 e 1930 para tenha acesso a trabalhos e cr?ticas divulgados nas revistas ?Klaxon?, ?A Revista?, ?A Revista de Antropofagia? e em ?Manifesto da Poesia Pau-Brasil?, e ?Manifesto de Antropofagia?.

O professor dividir? a sala em cinco grupos e distribuir? e a cada um atribuir? o nome de uma revista ou manifesto.

Pedir? que pesquisem sobre o assunto e responderam a perguntas como:Entre as caracter?sticas do Modernismo, no per?odo, buscava-se a valoriza??o do ?ndio verdadeiramente brasileiro. O que isso significa?

A m?sica ?Desenredo? de Lu?s Gonzaga Jr. & Ivan Lins apresenta caracter?sticas presentes no Modernismo 1? fase?

A leitura de ?Macuna?ma, o her?i sem nenhum car?ter? e de outros textos modernos possibilitam a an?lise das rela??es homem e natureza?

Sum? ? um personagem lend?rio de nossos ?ndios; segundo consta, foi quem ensinou os segredos da agricultura a eles. Em Macuna?ma com quem podemos identif

?Verificar, por meio de an?lise de textos, a constru??o das personagens.

Atividade 1

Primeira etapa do projeto: an?lise e avalia??o da situa??o inicial

Observa??o: Neste momento, o professor ter? condi??o de avaliar o conhecimento pr?vio dos alunos a respeito da tem?tica selecionada, levando-os a fazer infer?ncias e a levantar hip?teses sobre o que v?o estudar. A partir dessa conversa, o professor define, juntamente com eles, os passos do projeto a ser desenvolvido por eles, quais sejam.

a. Delimita??o do tema:

b. Pergu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

http://especiais.ig.com.br/infograficos/

Para a constru??o do Infogr?fico sugiro a utiliza??o do Power Point e seus elementos de anima??o e hiperlinks, este programa permite a associa??o de imagem, som, v?deo e narra??o.

Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link h? um tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.

http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm

 

 

 

 

?PProfessor, 

 

??

??


A verossimilhan?a em quest?o ? surrealista e deve ser lida de forma simb?lica. A cena em que Macuna?ma e seus dois irm?os se banham na ?gua que embranquece pode ser entendida como o s?mbolo das tr?s etnias que formaram o Brasil: o branco, vindo da Europa; o negro, trazido como escravo da ?frica; e o ?ndio nativo. Nessa cena, Macuna?ma ? o primeiro a se banhar e torna-se loiro.
Jigu? ? o segundo, e como a ?gua j? estava ?suja? do negrume do her?i, fica com a cor de bronze (?ndio); por ?ltimo, Manaape, que simboliza o negro, s? embranquece a palma das m?os e a sola dos p?s.
 

 

  

Recursos Complementares

Sugest?es de leitura para o professor:

ANDRADE, Oswald de. Do Pau Brasil ?s Utopias e ? Antropofagia. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira/MEC, 1972. Pref?cio de Nunes, Benedito. ?Antropofagia ao Alcance de Todos?.

______. A utopia antropof?gica [Ensaios diversos. T?tulo atribu?do]. S?o Paulo: Ed. Globo/Secretaria de Estado da Cultura de S?o Paulo, 1990. Org. Maria Eugenia Boaventura.

______. ?Manifesto Antrop?fago? (texto integral), in: Revista de Antropofagia, ano i, n. 1, maio de 1928, p. 3 e 7.

BOPP, Raul. Vida e Morte da Antropofagia. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira/inl, 1977.

CAMPOS, Augusto de, ?Revistas re-vistas: os antrop?fagos?, in: Edi??o fac-similar. S?o Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975. 

As revistas do Modernismo. http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2823128 Acesso em 11 de jul 2012.

Avaliação

Professor, avalie cada etapa do processo. Verifique se todos os alunos se empenharam e se envolveram:

  •  na pesquisa sobre as revistas e na cria??o/postagens no wiki;
  • se todos assistiram ao filme ou leram o livro;
  • se responderam ?s quest?es.