Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o cient?fica - uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas entre Natureza e Homem no Modernismo - 2? fase - A poesia

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio Literatura Outras express?es: letras de m?sica, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os principais poetas da segunda fase do Modernismo.
  • Valorizar os poemas mais significativos publicados no per?odo entre 1930 e 1945.
  • Identificar caracter?sticas modernas presentes nas obras escritas no per?odo.
  •  Ler contextualizadamente a partir de blogs.
  • Produzir textos escritos a partir de caracter?sticas modernistas.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Internet.
  • Estilos art?stico-liter?rios presentes no Brasil anteriores ao s?culo XX. 

Estratégias e recursos da aula

?

?utiliza??o do laptop UCA ou tablet;

?utiliza??o de v?deos do Youtube;

?atividades realizadas individualmente e em grupo em blogs;

?utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

 lupa

Imagem dispon?vel em 12-05-2012

http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg 

  Motiva??o:

 Para saber se seus alunos gostam de poesias, o professor dever? introduzir o tema, perguntando:

  • Quem gosta de ler poesias?
  • Quem gosta de escrever poesias?
  • O que mais chama a aten??o de voc?s em uma poesia?

Diante das respostas dos alunos, o professor poder? sugerir que estudem um tema relacionado ? poesia.

O professor come?ar? a aula apresentando aos alunos o tema do estudo: A poesia no Modernismo.

CONSTRU??O DE BLOG

O professor convidar? os alunos a trabalharem esse conte?do fazendo uso basicamente da internet  para mostrarem o que aprenderam atrav?s de blogs.

Conversar? com os estudantes, perguntando se todos eles j? fazem uso de blog. Aos alunos que n?o fazem uso, dir? que, para muitas pessoas, o blog corresponde ao antigo di?rio ou agenda onde registram fatos do cotidiano, por?m, diferentemente do di?rio, o blog tem inten??es comunicativas, as pessoas escrevem para que outros leiam. Sendo assim, o blog torna-se um g?nero discursivo acess?vel, pois n?o exige conhecimento de especialista em inform?tica. Dir? que h? blogs que disponibilizam links com imagens, sons, anima??es.  

?

  • Professor, pe?a aos alunos para acessarem o Blog "Ba? de Ideias" para terem uma no??o de como construir os seus.

http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com.br/2011/10/sugestoes-de-atividades-pedagogicas.html

Bau de ideias

?

Atividade 1

O professor distribuir? os alunos em seis grupos. Para facilitar a uniformidade dos grupos, poder? tentar colocar em cada grupo um aluno mais experiente, isto ?, que j? tenha algum conhecimento de funcionamento de blog .

Dever? sugerir que acessem os sites abaixo para conhecerem melhor o que ? um blog.

  • No primeiro site, os alunos ter?o uma li??o passo a passo de como criar um blog.
  • No segundo, ter?o sete passos que sugerem o que fazer para que o blog seja mais interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related  http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o 

 Depois de vistos e discutidos os conte?dos desses sites com os alunos, o professor sugerir? algumas atividades de pesquisa sobre o tema, os grupos criar?o um blog para cada grupo.

?

Atividade 2

http://www.youtube.com/watch?v=dzvBvUuHemE&feature=related 

Depois, o professor dever? distribuir para os grupos o nome de seis poetas: Drummond, Murilo Mendes, Cec?lia Meireles, Jorge de Lima, Vin?cius de Moraes e Ciro dos Anjos.

Os alunos dever?o pesquisar sobre o poeta que coube ao grupo e postar no blog o que foi pesquisado, conforme roteiro abaixo. Juntamente com o professor dever?o estabelecer um cronograma para desenvolvimento das atividades.

?

Roteiro de pesquisa:

??1- Dados importantes sobre vida e obra do poeta.

2- Sele??o de um poema do autor que lhes pare?a interessante.

3- Procedimento ? an?lise do poema quanto:

a- ao tema;

b- ? m?trica e ?s rimas;

c- ? cr?tica liter?ria.

?

Atividade 3

Todos os grupos dever?o postar coment?rios nos blogs dos outros grupos sobre o assunto, segundo o cronograma previamente estabelecido.

?

Atividade 4

O professor dever? postar nos blogs dos grupos as seguintes quest?es para que os alunos postem seus coment?rios:

1- Conhecendo Murilo Mendes, o que se pode entender por: ?S? vemos o c?u pelo avesso?.

2- Qual o efeito, nestes versos, da natureza sobre o homem segundo Drummond? ? Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas cal?adas. Oitenta por cento de ferro nas almas. (...)?   

3- Em poucas obras de poetas desse per?odo, vemos a Natureza como m?e e amiga. Para voc?, qual era o grande tema?

Os coment?rios dever?o ser objeto de discuss?o coletiva dentro da sala.  abaixo

?

Atividade 5

Agora que os alunos j? viram, na pr?tica, produ??es dos poetas, o  professor dever? colocar em powerpoint as informa??es abaixo para discuss?o e sistematiza??o do tema. Dir? que cada grupo dever? entregar um trabalho escrito ilustrando cada item (quando poss?vel) com versos escritos pelo poeta estudado. A cada item, deixar? os alunos falarem de suas d?vidas e observa??es:

?

Caracter?sticas gerais da Poesia Modernista

Rompimento com os preceitos da gram?tica e da ret?rica:

  • Aus?ncia de metrifica??o, emprego do verso livre;
  • Aproveitamento po?tico da linguagem cotidiana;
  • Emprego de palavras consideradas tradicionalmente n?o po?ticas;
  • Pontua??o e ritmo livres;
  • Desrespeito ?s normas gramaticais.

Volta ? espontaneidade:

  • Apreens?o imediata de breves momentos l?ricos;
  • Liberta??o da l?gica aparente;
  • Emprego de imagens n?o l?gicas;
  • Valoriza??o da conota??o;
  • Hermetismo;
  • Automatismo ps?quico.

Busca de s?ntese:

  • Busca do essencial po?tico com o m?nimo de artif?cio;
  • Emprego das palavras em liberdade;
  • Desprezo pela sintaxe tradicional;
  • Antidiscursivismo.

Amplitude tem?tica:

  • Aus?ncia de limites entre o po?tico e o n?o-po?tico: tudo pode ser tema de poesia;
  • Interesse pelo homem comum, pela ordem social, pelo cotidiano;
  • Abandono da concep??o de arte como imita??o;
  • Gosto da ironia e da pol?mica;
  • Poesia participante, empenhada na realidade contempor?nea;
  • Tend?ncia ? abertura, ? multiplicidade de sentidos e interpreta??es.

O professor chamar? a aten??o para o fato de que este material foi retirado de um blog e pedir? aos alunos que o acessem e postem um coment?rio.

 Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html 

Acessado em 17-05-2012

?

Atividade 6

 Os alunos entregar?o a atividade e dever?o j? estar capacitados a produzirem uma poesia segundo as caracter?sticas modernista para postarem em seus blogs.

O professor dever?, em sala de aula, discutir todas as atividades, inclusive as produ??es.

O professor poder? sugerir aos alunos leitura, no palco da escola, no p?tio ou at? nos corredores, dos poemas dos autores e/ou os pr?prios.

Recursos Complementares

 Leituras indicadas para o professor:

?

GATTI, R.; LOPES, Elvira. Blog: um g?nero textual a ser desconstru?do e descrito na abordagem do interacionismo s?cio-discursivo. http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html

Acesso em: 11 de julh. 2012.

http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html  

SILVA, Walleska B. Blog: um g?nero Digital.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259             Acesso em: 11 de julh. 2012.

Avaliação

Ap?s as atividades, os alunos dever?o ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • Compreens?o das caracter?sticas  da produ??o dos principais poetas brasileiros modernistas;
  • produ??o de textos a partir das caracter?sticas modernistas;
  • participa??o de todas as atividades, inclusive na constru??o do blog