Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino M?dio | Literatura | Outras express?es: letras de m?sica, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino M?dio | Literatura | Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio |
Estilos art?stico-liter?rios presentes no Brasil anteriores ao s?culo XX.
?
?utiliza??o do laptop UCA ou tablet;
?utiliza??o de v?deos do Youtube;
?atividades realizadas individualmente e em grupo em blogs;
?utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.
Imagem dispon?vel em 12-05-2012
http://www.eb1-monte-caparica-n2.rcts.pt/ECO_028.jpg
Para saber se seus alunos gostam de poesias, o professor dever? introduzir o tema, perguntando:
Diante das respostas dos alunos, o professor poder? sugerir que estudem um tema relacionado ? poesia.
O professor come?ar? a aula apresentando aos alunos o tema do estudo: A poesia no Modernismo.
O professor convidar? os alunos a trabalharem esse conte?do fazendo uso basicamente da internet para mostrarem o que aprenderam atrav?s de blogs.
Conversar? com os estudantes, perguntando se todos eles j? fazem uso de blog. Aos alunos que n?o fazem uso, dir? que, para muitas pessoas, o blog corresponde ao antigo di?rio ou agenda onde registram fatos do cotidiano, por?m, diferentemente do di?rio, o blog tem inten??es comunicativas, as pessoas escrevem para que outros leiam. Sendo assim, o blog torna-se um g?nero discursivo acess?vel, pois n?o exige conhecimento de especialista em inform?tica. Dir? que h? blogs que disponibilizam links com imagens, sons, anima??es.
?
http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com.br/2011/10/sugestoes-de-atividades-pedagogicas.html
?
Atividade 1
O professor distribuir? os alunos em seis grupos. Para facilitar a uniformidade dos grupos, poder? tentar colocar em cada grupo um aluno mais experiente, isto ?, que j? tenha algum conhecimento de funcionamento de blog .
Dever? sugerir que acessem os sites abaixo para conhecerem melhor o que ? um blog.
http://www.youtube.com/watch?v=MnY1SmpbKjg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o
Depois de vistos e discutidos os conte?dos desses sites com os alunos, o professor sugerir? algumas atividades de pesquisa sobre o tema, os grupos criar?o um blog para cada grupo.
?
Atividade 2
http://www.youtube.com/watch?v=dzvBvUuHemE&feature=related
Depois, o professor dever? distribuir para os grupos o nome de seis poetas: Drummond, Murilo Mendes, Cec?lia Meireles, Jorge de Lima, Vin?cius de Moraes e Ciro dos Anjos.
Os alunos dever?o pesquisar sobre o poeta que coube ao grupo e postar no blog o que foi pesquisado, conforme roteiro abaixo. Juntamente com o professor dever?o estabelecer um cronograma para desenvolvimento das atividades.
?
Roteiro de pesquisa: |
??1- Dados importantes sobre vida e obra do poeta. |
2- Sele??o de um poema do autor que lhes pare?a interessante. |
3- Procedimento ? an?lise do poema quanto:
a- ao tema; b- ? m?trica e ?s rimas; c- ? cr?tica liter?ria. |
?
Atividade 3
Todos os grupos dever?o postar coment?rios nos blogs dos outros grupos sobre o assunto, segundo o cronograma previamente estabelecido.
?
Atividade 4
O professor dever? postar nos blogs dos grupos as seguintes quest?es para que os alunos postem seus coment?rios:
1- Conhecendo Murilo Mendes, o que se pode entender por: ?S? vemos o c?u pelo avesso?.
2- Qual o efeito, nestes versos, da natureza sobre o homem segundo Drummond? ? Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas cal?adas. Oitenta por cento de ferro nas almas. (...)?
3- Em poucas obras de poetas desse per?odo, vemos a Natureza como m?e e amiga. Para voc?, qual era o grande tema?
Os coment?rios dever?o ser objeto de discuss?o coletiva dentro da sala.
?
Atividade 5
Agora que os alunos j? viram, na pr?tica, produ??es dos poetas, o professor dever? colocar em powerpoint as informa??es abaixo para discuss?o e sistematiza??o do tema. Dir? que cada grupo dever? entregar um trabalho escrito ilustrando cada item (quando poss?vel) com versos escritos pelo poeta estudado. A cada item, deixar? os alunos falarem de suas d?vidas e observa??es:
?
Caracter?sticas gerais da Poesia Modernista
Rompimento com os preceitos da gram?tica e da ret?rica:
Volta ? espontaneidade:
Busca de s?ntese:
Amplitude tem?tica:
O professor chamar? a aten??o para o fato de que este material foi retirado de um blog e pedir? aos alunos que o acessem e postem um coment?rio.
Retirado de: http://literaturanoseculoxx.blogspot.com.br/2010/04/caracteristicas-gerais-da-poesia.html
Acessado em 17-05-2012
?
Atividade 6
Os alunos entregar?o a atividade e dever?o j? estar capacitados a produzirem uma poesia segundo as caracter?sticas modernista para postarem em seus blogs.
O professor dever?, em sala de aula, discutir todas as atividades, inclusive as produ??es.
O professor poder? sugerir aos alunos leitura, no palco da escola, no p?tio ou at? nos corredores, dos poemas dos autores e/ou os pr?prios.
Leituras indicadas para o professor:
?
GATTI, R.; LOPES, Elvira. Blog: um g?nero textual a ser desconstru?do e descrito na abordagem do interacionismo s?cio-discursivo. http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html
Acesso em: 11 de julh. 2012.
SILVA, Walleska B. Blog: um g?nero Digital.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 Acesso em: 11 de julh. 2012.
Ap?s as atividades, os alunos dever?o ser avaliados nos seguintes aspectos: