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Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Descobrindo o Brasil ? Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras no Centro-Oeste - UCA

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situa??es-problema;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sica, texto expositivo, roteiro e observa??o;
  • Descobrir o conceito de inf?ncia, brinquedos e brincadeiras;
  • Conhecer alguns brinquedos e algumas brincadeiras da regi?o Centro-Oeste;
  • Realizar trabalho de campo.

Duração das atividades

Previs?o de um semestre com uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta ? interdisciplinar e dialoga com diversas ?reas do conhecimento.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar as atividades que n?o necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

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alunos uca

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princ?pio de que o conhecimento adquirido pelas crian?as quando elas s?o sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem ? bem maior do que quando s?o apenas meras expectadoras. 

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugest?es de atividades que poder?o ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuir?o na constru??o de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portf?lio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

  • ? preciso esclarecer que o projeto de pesquisa n?o est? dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca ?rea do territ?rio brasileiro, este projeto privilegiar? a regi?o Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi?s e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Mapa da regi??o Centro-Oeste

Principais Cidades da Regi?o Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiab?, V?rzea Grande, Rondon?polis, C?ceres, Sinop, Tangar? da Serra, Barra do Gar?as, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumb?, Dourados, Tr?s Lagoas, Ponta Por?, Aquidauana e Navira?

- Estado de Goi?s: Goi?nia (capital), Luzi?nia, Cristalina, Valpara?so de Goi?s, Trindade.

- Distrito Federal - regi?es administrativas de: Bras?lia, Gama, Taguatinga, Brazil?ndia, Sobradinho, Planaltina, Parano?, Ceil?ndia.

Imagem e informa??es dispon?veis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 16/04/2012.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um pesquisador que est? bem pr?ximo dele: voc?. Isso mesmo, fale um pouco de sua trajet?ria docente e explique que: nem todo pesquisador ? professor, mas todo professor ? um pesquisador.

Professor Pesquisado

Imagem dispon?vel em: http://www.submarino.com.br/produto/1/21464776/professor+pesquisador:+introducao+a+pesquisa+qualitativa,+o- acesso em 13/05/2012

Pe?a que eles fa?am dois desenhos: um seu e o deles. Esses desenhos devem ser apenas de rosto ? estilo foto 3x4 ? para serem colocadas em um crach? confeccionado por eles mesmos na fase inicial da pesquisa. Este crach? deve identific?-los com seus respectivos nomes e a informa??o: PESQUISADOR. Logo abaixo, sua foto e a identifica??o de seu nome e a fun??o: ORIENTADOR.

Trabalhando com autorretrato

            Professor, aproveite o momento e solicite a ajuda do professor de Artes, trabalhe com autorretrato, pois ele possibilita que o aluno observe suas caracter?sticas pessoais. Para um maior enriquecimento sobre esta atividade, consulte a aula postada no Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19124  que trabalha uma atividade com autorretrato.

            Para que eles entendam o que ? um autorretrato, mostre-lhes alguns, assim eles ter?o um par?metro. Sugerimos a seguir o Sitio  http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_auto_retrato.html   no qual temos o autorretrato do pintor C?ndido Portinari.       

Os alunos poder?o utilizar seus laptops Uca, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao laborat?rio de inform?tica e solicite que acessem o link. No dia anterior, solicite que  tragam para escola um pequeno espelho.

Este ? o autorretrato pintado pelo artista C?ndido Portinari.

Autorretrato

Imagem dispon?vel em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_auto_retrato.html - acesso em 13/05/2012

Depois desta observa??o, solicite que peguem o espelho e observem suas principais caracter?sticas:

- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados);

- Cor da pele e dos olhos;

- Formato do rosto;

- Tamanho e formato da boca.

- N?o ? necess?ria uma perfeita identifica??o, esta ? apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos t?m habilidades para o desenho.

Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades. As turmas que possuem o laptop Uca poder?o utilizar a ferramenta Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o. Veja um autorretrato feito por uma crian?a.


Autorretrato feito por uma crianca

Imagem dispon?vel em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/colecao/colecaoHome.do?action=listarIlustracoes&key=118&pager.offset=30 - acesso em 15/05/2012

Estimule-os a falar a partir das seguintes interroga??es:

  • Ele ? um pesquisador. E voc?, tamb?m pode ser um pesquisador?
  • Algu?m sabe o que ? pesquisa?
  • Quem j? fez alguma pesquisa?
  • Algu?m conhece ou sabe o nome de outro pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?
  • N?s tamb?m podemos ser pesquisadores?
  • Vamos criar a nossa pr?pria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a constru?rem seus questionamentos, exporem suas hip?teses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar algumas etapas, tais como:

1.       Definir um tema;

2.       Justificar a escolha do tema;

3.        Elaborar a problematiza??o;

4.        Fazer levantamento das hip?teses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;

5.       Constru??o dos objetivos;

6.        Definir as fontes de pesquisas;

7.        Pesquisa;

8.        Confrontar as hip?teses e os dados pesquisados,

9.        Fazer registros sobre a participa??o dos alunos ao longo da pesquisa;

10.        Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto.

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1? Etapa: Defini??o do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poder?, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um v?deo ou filme ou outra particularidade da regi?o Centro-Oeste para os alunos.

Nessa faixa et?ria, ? importante uma consulta aos pais para que eles tamb?m possam contribuir com a escolha do tema. Ap?s a consulta aos pais, organize sua turma em rodinha, e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador.

Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Professor, voc? pode optar por dois tipos de vota??o: a oral e a escrita.

Vota??o oral:

Nesse modelo de vota??o, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade ? a transmiss?o oral dos conhecimentos armazenados na mem?ria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno ? levado a desenvolver sua mem?ria, organiza??o de ideias e transmiss?o clara da formula??o de seu racioc?nio. Outro fator positivo ? a possibilidade de vencer o medo da exposi??o, uma vez que ao defender sua opini?o, ele fica ? frente da sala com todos os olhares voltados para ele.  

Vota??o secreta:

Essa modalidade de vota??o privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decis?o do cidad?o enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante ? que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na pol?tica.

A proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor foi a vota??o oral. Cada aluno manifestou seu voto, o que foi escrito pelo professor no quadro negro para que todos tivessem acesso. Dos v?rios temas sugeridos, o eleito foi: Brinquedos e brincadeiras. Como o tema ? muito amplo, decidimos por uma delimita??o. Ap?s acordo, o tema da pesquisa foi: Descobrindo o Brasil ? Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras no Centro-Oeste.

Professor, existe uma m?sica que se relaciona com o tema sugerido pelos alunos. ? uma m?sica tocada com instrumentos de brinquedo e o som ? emitido com perfei??o. Utilize-a com o prop?sito de motiv?-los na realiza??o da pesquisa. Para tanto, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet ) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

Utilize uma m?sica para motiv?-los. Veja uma sugest?o a seguir:

M??sica de brinquedo - Pato Fu

V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Dj1O622vgws acesso em 13/05/2012

Professor, ap?s a escolha do tema, proponha a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Qual foi o tema eleito? ______________________

2) Quantos votos ele teve? ____________________

3) Qual o nome do colega que indicou o tema? ________________

4) Professor, depois de ler, cantar e mostrar o v?deo da m?sica dialogue com seus alunos sobre:

a) Qual ? o nome do grupo musical que canta essa m?sica? _______________________________

b) O grupo que canta utiliza algum instrumento musical de brinquedo?______________

c) O que voc? achou da m?sica?___________________________________________

?

5) Professor, nesta quest?o voc? dever? explorar a audi??o de seus alunos. Voc?s acessar?o o seguinte s?tio http://www.radio.uol.com.br/#/album/varios-artistas/casa-de-brinquedos/17515 e ouvir?o as tr?s (3) primeiras m?sicas ? durante a m?sica, permita que eles dancem e se soltem. Na sequ?ncia desafie seus alunos com a seguinte pergunta: Em uma das m?sicas que acabamos de ouvir, cita um brinquedo de crian?a, que ? ao mesmo tempo um instrumento utilizado para realizar exerc?cios f?sicos e ? ainda um meio de transporte. Complete as lacunas respondendo que brinquedo ? este?

___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___.

Para a realiza??o desta atividade, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

2? Etapa: Justificativa do tema

A justificativa da pesquisa cient?fica ? o momento em que o pesquisador apresenta os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, ? a relev?ncia do tema, a sua import?ncia. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e n?o outro qualquer. Nessa faixa et?ria, provavelmente eles n?o conseguir?o revelar a contribui??o que a pesquisa ofertar? ? sociedade ou mesmo ? escola em que estudam, mas revelar?o seu interesse pessoal em conhecer o tema ? o que j? ? de extrema relev?ncia para voc? professor ? e talvez porque ? ?legal? conhecer coisas novas. ? importante que voc? os questionem para que eles possam falar da import?ncia de se pesquisar inf?ncia, brinquedos e brincadeiras da regi?o Centro-Oeste.

Sugest?o de atividade para esse momento:

1) Inicie esta etapa falando um pouco sobre o conceito de inf?ncia, pois, apesar de eles estarem nesta fase t?o importante da vida, pouco sabem sobre ela.

Grupo de crian??as

Imagem dispon?vel em: http://rioeducainfancia.blogspot.com.br/- acesso em 13/05/2012

Professor, deixe que seus alunos opinem sobre a seguinte pergunta: ?o que ? ser crian?a??.

Etimologicamente, a palavra ?inf?ncia? vem do latim infant?a, que significa o que ? novo, novidade; do latim infans, ?ntis, que n?o fala, sem voz.  ? preciso valorizar esta ?poca e garantir o direito da crian?a viver a sua inf?ncia adequadamente.

A inf?ncia ? o per?odo que vai do nascimento ao in?cio da puberdade, por volta dos 10 anos. Nos primeiros anos, a crian?a come?a a falar e aprende atos b?sicos de locomo??o como sentar, engatinhar, andar e correr. ? o in?cio do desenvolvimento humano.
A partir da?, vem uma sequ?ncia de mudan?as intensas que v?o desde a queda dos dentes de leite ao desenvolvimento psicol?gico e, por fim, ? puberdade. N?o ? ? toa que os primeiros anos de vida exigem cuidados especiais, desde o ber?o. Fonte: http://www.vivaviver.com.br/fases_da_vida/infancia/- acesso em 13/05/2012.

Mundialmente, ? consenso que investir na primeira inf?ncia assegurar? dividendos em um futuro muito pr?ximo, pois ? sabido que o desenvolvimento do c?rebro acontece muito mais rapidamente nessa fase do que em qualquer outro per?odo da vida. Estudos afirmam que as crian?as que tiveram acesso ? educa??o infantil foram menos reprovadas no ensino fundamental e obtiveram um aumento de 2% a 6% em seus sal?rios, quando na idade adulta. Fonte: http://www.culturainfancia.com.br/docs/cepam.pdf - acesso em 13/05/2012.

2) Se pesquisarmos em algum dicion?rio o conceito de brinquedo, encontraremos algo em torno de ?um objeto de divers?o para as crian?as, podendo ser de car?ter distrativo ou educativo?. Os brinquedos podem ser antigos ou modernos, feitos manualmente ou fabricados com o que se tem de mais avan?ado, com um custo muito alto ou em baixinho. O certo, ? que ele quase faz parte do corpo da crian?a. Tanto que quando uma crian?a entra em uma loja de brinquedos ela fica maravilhada. Sugerimos aqui professor, que d? nesta aula, maior destaque aos brinquedos que possuem car?ter educativo, pois hoje assistimos a uma supervaloriza??o dos brinquedos eletr?nicos, que muitas vezes, n?o contribuem para a constru??o de conhecimentos, apenas mant?m a crian?a entretida.

Brinquedo educativo - Lego

Imagem dispon?vel em: http://eci.spaceblog.com.br/921313/BRINQUEDOS-EDUCATIVOS/- acesso em 13/05/2012

3) Ap?s discorrer um pouco sobre o conceito de inf?ncia e de brinquedos, converse com eles sobre brincadeiras. Pergunte se eles conhecem alguma ? certamente dir?o que sim, v?rias, inclusive. Proponha uma brincadeira com eles. Essa brincadeira pode ser realizada dentro ou fora da sala ? isso depender? de sua disponibilidade de espa?o.

4) Em roda de conversa, discuta sobre os motivos pelos quais querem pesquisar sobre este tema. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop   metasys ? aplicativos ? aplica??es gr?ficas ? ferramenta de pintura ? kolour Paint ou o tablet, desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre a inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Centro-Oeste porque...

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 Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor fa?a um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portf?lio do projeto.

Se a sua turma for de 1? ano, fa?a um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2? ou 3? anos eles poder?o fazer individualmente, assim voc? poder? avaliar se est?o escrevendo com coes?o e coer?ncia.

3? etapa: Problematiza??o

Professor, discuta com seus alunos sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Quando voc? falar em problematiza??o, provavelmente alguns deles se lembrar?o dos probleminhas da disciplina de Matem?tica.

Deixe claro que n?o s?o esses problemas que os professores prop?em para que voc? os resolva, mas ao contr?rio, neste momento, os problemas ser?o criados por voc? a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. D? exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servir?o para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de inicia??o Cient?fica Discente: Descobrindo o Brasil ? Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras na regi?o Centro-Oeste.

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Vin?cius

Quais brincadeiras predominam na regi?o Centro-Oeste?

Marina

Quais brinquedos s?o mais comuns nesta regi?o?

Patr?cia

As escolas de l? utilizam muitos brinquedos educativos?

4? etapa: Hip?teses

Estamos avan?ando com o projeto. Ap?s a escolha do tema, sua justificativa e a constru??o da problematiza??o do objeto de nossa pesquisa este ? o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIP?TESES, ou seja, quais s?o as poss?veis respostas que eles t?m para as quest?es levantadas por eles mesmos?

Uma hip?tese ? algo que ?eu acho? que ?, pois, ainda n?o tenho certeza. Uma hip?tese ? uma formula??o provis?ria, com inten??es de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposi??o admiss?vel. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, o jogador de futebol Neymar ? atleta do Santos Futebol Clube ? ser? algum dia eleito o melhor jogador do mundo, mas n?o se pode afirmar isso, pois, esse fato pode n?o se concretizar por in?meros motivos. A verdade ? que n?o se sabe ao certo.

As crian?as hipotetizam o tempo todo. O mais importante n?o ? acertar ou n?o, mas o exerc?cio de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opini?o a respeito daquilo que tem curiosidade de saber, mas ainda n?o aconteceu.

Professor, desafie seus alunos para relacionarem problematiza??o com hip?teses. Se forem alunos de 1? ano que ainda n?o escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles v?o elaborar a sua hip?tese e escrever da forma que est?o pensando e depois voc? faz a reescrita com eles. Outra possibilidade ? retomar cada uma das quest?es levantadas na problematiza??o e fazer oralmente. Solicite que algu?m, um estagi?rio,  um monitor v? anotando as hip?teses para voc?. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2? e 3? anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso devem  retomar as quest?es levantadas por eles e cada um elabora uma hip?tese sobre sua quest?o ou sobre a quest?o levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Marina

Problematiza??o: Quais brinquedos s?o mais comuns nesta regi?o?

                      Patr?cia

Hip?tese: acho que s?o os brinquedos vendidos em lojas.

 5? etapa: Objetivos da pesquisa:

Professor, tendo em vista as etapas que os alunos j? vivenciaram anteriormente, n?o ser? dif?cil para constru?rem os objetivos. Explique-lhes que os objetivos ? o que queremos alcan?ar ao final do trabalho de pesquisa. Para ajudar na elabora??o, retome a problematiza??o, pois s?o as perguntas deles que v?o direcionar o trabalho. Veja a seguir um exemplo:

?         Descobrir quais brincadeiras predominam na regi?o Centro-Oeste.

?         Conhecer os brinquedos que s?o mais comuns das crian?as da regi?o Centro-Oeste.

?         Saber se escolas de l? utilizam muitos brinquedos educativos.

6? etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa ? de fundamental import?ncia para a pesquisa. Por isso, ? importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade cient?fica e ao mesmo tempo, outras fontes nada confi?veis. Portanto, voc? dever? orientar seus alunos para que ?pesquisem? bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, ? importante envolver os pais nessa atividade, pois, s?o eles que ajudar?o seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugest?o de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:

1)      Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza em seu cotidiano escolar? Questione-os tamb?m sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que tamb?m fa?am o registro no caderno ou na pasta portf?lio.

Professor, explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portf?lio ou mesmo no caderno.

7? etapa: Pesquisa

Este ? o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersec??o entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes ?reas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado poss?vel sobre a inf?ncia, as brincadeiras e os brinquedos na regi?o Centro-Oeste do Brasil.

A L?ngua Portuguesa contribui com os registros escritos, a pedagogia com as orienta??es dos tipos de brinquedos com a faixa et?ria e a Educa??o F?sica com a motricidade infantil, dentre outras.

Entende-se por pesquisa, o processo sistem?tico de constru??o do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr?-existente. ? basicamente um processo de aprendizagem tanto do indiv?duo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tamb?m pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acad?mico), d?-se o nome de pesquisador. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem v?rios tipos de pesquisa, como a bibliogr?fica, a descritiva, laboratorial, a emp?rica, a de campo, a acad?mica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um ?nico pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisador no tablado

Imagem dispon?vel em: http://palavraacida.blogspot.com.br/2008/11/o-novo-gnio.html - acesso em 13/05/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliogr?fica e um trabalho de campo, mas para isso, ? importante envolver os alunos neste processo. Voc? pode induzir o tipo de pesquisa, pois as crian?as ainda n?o tem viv?ncia com pesquisa e muitas vezes n?o fazem a op??o adequada.

Atividade 1? Pesquisa bibliogr?fica

A pesquisa bibliogr?fica abrange a leitura, an?lise e interpreta??o de livros, peri?dicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual ? poss?vel estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistem?tica que se faz acompanhar de anota??es e fichamentos que, eventualmente, poder?o servir ? fundamenta??o te?rica do estudo. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa et?ria que trabalhamos, ensino fundamental inicial, voc? ter? que fazer algumas adequa??es quanto a essa modalidade de pesquisa.

Trabalho em grupo

Este momento pode levar um tempo consider?vel, contudo ? important?ssimo, pois, somente a partir dele ? que o pesquisador sentir? seguran?a para prosseguir a investiga??o.

Voc? poder? organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as quest?es levantadas. Solicite que fa?am uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das quest?es levantadas na problematiza??o. Eles ter?o a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas quest?es.

Fique atento aos agrupamentos, pois nem sempre os grupos por afinidade ? a melhor forma de agrupar. Este ? um rico momento para voc? trabalhar com o respeito ?s diferen?as, a solidariedade e a responsabilidade. Assim, procure agrup?-los em equipes heterog?neas, para que possam exercitar estes valores.

? importante que acompanhe a organiza??o da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realiza??o desta pesquisa voc? poder? solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a tem?tica, para isso os alunos levar?o a problematiza??o para casa para procurarem os materiais.

Solicite que fa?am o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as refer?ncias bibliogr?ficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publica??o e o ano de publica??o. Se for texto retirado de algum s?tio, o endere?o eletr?nico e data de acesso.

Professor, nesse momento, resgata-se a problematiza??o feita pelos alunos na 3? etapa deste projeto:

1) Quais brincadeiras predominam na regi?o Centro-Oeste?

2) Quais brinquedos s?o mais comuns nesta regi?o?

3) As escolas de l? utilizam muitos brinquedos educativos?

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Atividade 2 ? Trabalho de Campo

O trabalho de campo ? um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos n?o podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, n?o o ?. Ao contr?rio, constitui parte de um experimento cient?fico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observa??o atenta e organiza??o nos registros, sob pena de que se isso n?o ocorrer, os resultados podem n?o ser satisfat?rios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, n?o ? realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que n?o haja preju?zo com o conte?do a ser pesquisado e para que a integridade f?sica dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocr?tica ? fundamental: combinar com a dire??o da escola a sa?da ? principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autoriza??o dos pais para que o filho deixe os limites da escola; defini??o do local; preparo do lanche, agendamento com o local,  e outros.

Professor, para envolver os alunos nesta atividade, organize-os na rodinha e questione-os sobre como vamos descobrir as respostas para as outras quest?es que ainda n?o sabemos. Conduza o debate para que eles mesmos apontem para a op??o do trabalho de campo a uma f?brica ou loja de brinquedos.

Em nosso caso, a op??o foi pelo trabalho de campo em uma f?brica de brinquedos de  nossa cidade. Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola n?o participe do UCA, leve uma m?quina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos ser?o ?teis para a socializa??o dos resultados. Um componente do grupo ficar? respons?vel pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).

Para que o trabalho seja proveitoso, envie com anteced?ncia a problematiza??o para a pessoa que ir?o receber voc?s, assim ela vai se preparar previamente.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento:

1 - L?ngua Portuguesa: elabora??o do roteiro de entrevista, relat?rio, elabora??o de uma carta de agradecimento ? institui??o que acolheu os alunos;

2 - Matem?tica: estimativa do gasto com transporte e lanche, elabora??o de situa??es-problema a partir de quest?es reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 - Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de refer?ncia;

4 - Hist?ria: resgate da hist?ria do local e sua import?ncia cultural.

5 - ?tica: di?logo, respeito ao outro.

Atividades

Professor, n?o ? aconselh?vel que no trabalho de campo, o aluno fique isento de atividades. Ao contr?rio, esse momento deve ser muito bem aproveitado. Assim, divida sua sala em 4 grupos. Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar um tipo de brinquedo comum da regi?o Centro-Oeste. Pesquise e registre os seguintes itens:

a) Gosto popular infantil;

b)  ? brinquedo masculino, feminino ou para ambos;

c) ? produzido apenas nas f?bricas ou ? poss?vel criar um em casa;

d) o brinquedo ? educativo ou para entretenimento;

e) ? produzido com materiais recicl?veis.

Ap?s a realiza??o do trabalho de campo, fa?am uma avalia??o e retomem as quest?es que descobriram. Elaborem um consolidado e verifiquem se alguma quest?o n?o foi respondida ou se surgiram outras quest?es.

PESQUISA EM ARQUIVO VIRTUAL

Professor, tendo em vista que as quest?es: um (Quais brincadeiras predominam na regi?o Centro-Oeste?) e dois (Quais brinquedos s?o mais comuns nesta regi?o?), n?o foram respondidas com a pesquisa de Campo, em uma discuss?o na rodinha foi sugerida a pesquisa em arquivo virtual.

Para realizar a pesquisa virtual, fa?a uma pesquisa pr?via dos s?tios confi?veis e oriente-os para as quest?es dos direitos autorais. Lembre-os da import?ncia em registrar a fonte de onde retiramos a informa??o ou que subsidiou a pesquisa, ou seja, o s?tio, a data de acesso e o autor ou autora do artigo ou texto se tiver.

Voc? pode manter a organiza??o em grupos e sugerir que cada grupo pesquise em um s?tio. Depois de realizada a pesquisa, cada grupo deve socializar o que descobriu por meio de uma apresenta??o para a sala. Para tanto, eles poder?o utilizar o recurso do laptop-UCA: Kpresenter (power point), mas se a sua escola n?o participa deste projeto, eles poder?o apresentar utilizando outro recurso, como retroprojetor, cartazes ou mesmo utilizarem o laborat?rio de inform?tica.

Para acessarem os s?tios, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet ) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem utilizar o laborat?rio de inform?tica da escola.

Veja a seguir algumas sugest?es de pesquisa:                  

Brincadeiras

A aula postada no Portal do Professor: ?As brincadeiras do Brasil: a regi?o Centro-Oeste?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18836 cita diversas brincadeiras das crian?as da regi?o Centro-Oeste. Vale a pena conferir. Acesso em 16//05/2012.

Sitio da folha de S?o Paulo, aborda as brincadeiras das diversas regi?es do pais:http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Sitio tem?tico sobre as brincadeiras de crian?a:

http://criancaportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/

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Brinquedos

S?tio fala sobre os brinquedos das crian?as das diversas regi?es do Brasil, ligados a cultura regional, folclore e outros:

http://parlim.blogspot.com.br/2010/07/folclore-6-brinquedos-infantis.html

Sitio tem?tico sobre brinquedos e brincadeiras, sugere aulas que abordam o tema:

http://criancaportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/

Interc?mbio com escolas da regi?o Centro-Oeste

Professor, na era digital, estabelecer interc?mbio com escolas de outra regi?o n?o ? dif?cil, mas ? preciso um planejamento. Esta ? uma excelente estrat?gia para os alunos descobrirem a resposta da quest?o tr?s (As escolas de l? utilizam muitos brinquedos educativos?), al?m de trocar informa??es, ampliar seu repert?rio lingu?stico e socializarem suas descobertas. Para isso consulte o s?tio da Educarede: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=627 ? Acesso em 10/05/2012, o qual oferece todas as orienta??es para esta atividade.  

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7? etapa: Confronta??o das hip?teses com  os dados pesquisados

Professor, ao conclu?rem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hip?teses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Voc? poder? propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematiza??o), a hip?tese (o que pensavam sobre a quest?o) e o que descobriram e verifiquem se a sua hip?tese era verdadeira ou n?o.

problematiza????o, hip??tese e descoberta

8? Etapa: Registros e avalia??o

Professor, al?m dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros tamb?m devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que voc? possa apoiar seu aluno no que for necess?rio e para que tenha subs?dio para avaliar os alunos ao t?rmino do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagi?rio, solicite a colabora??o dele nestes registros, pois ? uma importante contribui??o.

9? Etapa: Conclus?o e Socializa??o

Professor, para concluirmos um projeto ? necess?rio revermos a problematiza??o, analisarmos se todas as d?vidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Caso alguma lacuna apare?a ? preciso escolher outra estrat?gia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, conclu?da nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto ? importante tamb?m a socializa??o dos resultados. Algumas sugest?es de atividades para este momento ?:

1)      A cria??o de oficinas de brinquedos educativo utilizando material dispon?vel para o reaproveitamento e/ou reciclagem e;

2)      Uma brincadeira coletiva e educativa da regi?o Centro-Oeste. Divida sua classe em grupos de at? oito alunos. Cada grupo cria uma apresenta??o que responda ?s suas pr?prias perguntas apresentadas anteriormente.

Professor, como ilustra??o de como confeccionar um brinquedo, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

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Confec????o de brinquedos manuais

V?deo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=T5QMukc84G8&feature=related - acesso em 13/05/2012

Grupo 1: Quais brincadeiras predominam na regi?o Centro-Oeste?

Grupo 2: Quais brinquedos s?o mais comuns nesta regi?o?

Grupo 3: As escolas de l? utilizam muitos brinquedos educativos?

Lembre-os de enriquecer a apresenta??o, expondo um mapa da regi?o, cartazes com curiosidades da regi?o descoberta por meio da pesquisa e as fotos e filmagens registradas no decorrer do trabalho.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

- S?tio que ensina a criar brinquedos: http://www.youtube.com/watch?v=uhDpvGr3tcU&feature=related ? acesso em 13/05/2012.

- S?tio que ensina a criar brinquedos: http://www.tvartesanatosemstress.com.br ? acesso em 13/05/2012.

Sugest?es de links para professores:

- S?tio de pesquisa sobre inf?ncia - http://rioeducainfancia.blogspot.com.br/ - acesso em 13/05/2012

- Document?rio: ?A inven??o da inf?ncia?

A inven????o da inf??ncia

V?deo completo em http://www.youtube.com/watch?v=BCJQW6YHfH I ? acesso em 13/05/2012.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma aut?noma e participaram das situa??es propostas. Analise se eles compreenderam o significado de inf?ncia e a import?ncia de se viver com intensidade esta etapa t?o privilegiada da vida. Verifique se aprenderam criar brinquedos e brincadeiras e se sabem reconhecer alguma brincadeira muito comum na da regi?o Centro-Oeste do Brasil. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura.