Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Para a realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situa??es do dia a dia da turma, que valorizem a troca de ideias e o di?logo para a constru??o do conhecimento. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e dos programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, um Projeto de Inicia??o Cient?fica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto da Investiga??o Cient?fica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negocia??o coletiva, envolvendo professores e alunos. Para conhecer alguns Projetos que est?o sendo desenvolvidos com alunos de diferentes n?veis de ensino, voc? poder? utilizar o s?tio:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419. (Acesso 02/05/2012).
Nos s?tios abaixo voc? ter? acesso a aulas que trabalham com Inicia??o Cient?fica e tecnologias do Projeto UCA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115. (Acessados em 27/04/2012).
Para obter dicas pedag?gicas de como utilizar a interdisciplinaridade voc? poder? utilizar os s?tios:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/. (Acessados em 02/05/2012).
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?O Planeta Terra: sujeira que traz doen?a? que ser? desenvolvido nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
MOTIVANDO OS ALUNOS
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Inicia??o Cient?fica. Como ? uma atividade para sondagem, n?o h? necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante ? que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participa??o de todos. Voc? poder? inserir algumas indaga??es:
Ou?a as respostas e fa?a novos questionamentos. Ao final do di?logo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ? necess?rio que eles se conscientizem que a Pesquisa Cient?fica ? importante, porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas a??es. Se poss?vel, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que voc? ou outro professor j? tenha desenvolvido com os alunos.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DEFININDO O TEMA DE PESQUISA ...
Professor, sugerimos que voc? organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos dando suas opini?es sobre o que ? um Projeto de Inicia??o Cient?fica. ? importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique aos alunos que eles ter?o como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que existir? oportunidade de vivenciarem um trabalho com experimenta??o e observa??o.
Para instigar os alunos a participarem do Projeto ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, sugerimos que voc? estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre O Planeta Terra e a sujeira que traz doen?as que ser? desenvolvido nesta aula. Para isto, voc? poder? perguntar:
Ou?a os alunos, fa?a novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os s?tios sugeridos abaixo, para assistirem aos v?deos, que favorecem o di?logo da turma sobre a tem?tica:
http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0. Lugar de Lixo N?o ? Na Rua (Clip Musical da Turma da M?nica, mostrando que o lixo n?o deve ser jogado na rua nem no ch?o.). Acesso 30/04/2012.
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=Ijav3fJan7A . Se Liga Nessa - Casc?o X Enchente - Lugar de Lixo ? no Lixo (Casc?o dando dicas importantes de como evitar as enchentes.). Acesso 30/04/2012 (Professsor, ? importante que ao utilizar qualquer recurso digital voc? j? tenha conhecimento do mesmo para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao conte?do trabalhado e ao n?vel de seus alunos).
Para analisar, com os alunos, algumas imagens sobre a tem?tica, voc? poder? utilizar as imagens a seguir, dispon?veis no s?tio:
http://www.portalescolar.net/2011/07/30-desenhos-poluicao-colorir-pintar-dia.html. (Acesso 01/05/2012)
Ap?s a observa??o, a troca de ideias e impress?es, incentive os alunos a pensarem sobre a import?ncia de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) do lixo: sujeira que traz doen?as, para que possamos contribuir com a preserva??o do meio ambiente e com o nosso bem estar. Isto poder? ser feito durante alguns dias, por?m, diariamente retome a quest?o.
Quando os alunos estiverem seguros sobre o que voc? prop?s, defina com eles, um t?tulo para o Projeto a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma para propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um di?logo. Em seguida, registre este momento. Isto poder? ser feito em um caderno espec?fico para o Projeto, ou ser estruturado em uma pasta cat?logo, onde ser?o guardados os registros das diferentes atividades realizadas durante o trabalho.
Fa?a um relat?rio coletivo contendo os passos seguidos at? a defini??o do t?tulo. Para finalizar o texto pe?a que os alunos escrevam suas opini?es sobre esta escolha.
Os alunos poder?o fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Definida a tem?tica e o t?tulo do Projeto ? o momento da turma fazer a justificativa para o estudo do lixo e poss?veis doen?as causadas pela sujeira acumuladas por ele. Nesta etapa, os alunos dever?o expor os motivos pelos quais optaram pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos v?o expondo as ideias e voc? vai complementando-as. Ao final, fa?a a revis?o e solicite aos alunos que o copiem no caderno de Projeto e fa?am uma ilustra??o.
Observa??o: Sugerimos que toda c?pia poder? ser feita manualmente ou atrav?s dos recursos tecnol?gicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez conclu?da e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Espera-se que neste momento os alunos j? sejam capazes de determinar o que pretendem alcan?ar com a Pesquisa. Isto ?, j? consigam dizer os objetivos, ou seja, a inten??o, a meta da Pesquisa. Ent?o, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo do lixo e poss?veis doen?as causadas pela sujeira acumulada por ele. ? importante explicar para os alunos o que s?o objetivos, recorrendo a exemplos pr?ximos ao cotidiano deles. Depois, inicie o processo de constru??o coletiva dos objetivos com a turma. Registre-os na lousa, no final fa?a uma leitura de todos eles e solicite que os copiem no caderno de Projeto.
Ap?s a elabora??o dos objetivos, pe?a que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de d?vidas, a serem investigadas e que as mesmas dever?o ser desconhecidas. D? um tempo para que eles possam definir a problem?tica.
Inclua na rotina de sala de aula, itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as quest?es. Fa?a suas op??es, conforme o n?vel e entendimento dos alunos quanto ? tem?tica proposta. ? importante que voc? elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Voc? poder? levar para sala de aula filmes, m?sicas, v?deos, obras liter?rias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo:
V?deos
http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg ?Reciclagem no Brasil? (Globo Rep?rter - Reportagem sobre a reciclagem no Brasil.).
http://www.youtube.com/watch?v=CU66gEFNqgg ?Pneus podem virar casas? - s?rie Voc? n?o sabia, mas existe (T?cnica de reutiliza??o de materiais para constru??o de casas mais baratas, seguras e ecologicamente corretas.).
Jogos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812. Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo.
http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/ . Jogo: coleta seletiva.
http://www.njogos.com.br/jogar/1022/Recicle_Sempre/. Jogo: lixo recicl?vel. (Acessados em 14/05/2012).
EXPLORANDO OS V?DEOS
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma ap?s cada v?deo. Como eles t?m curta dura??o ser? poss?vel analis?-los e tamb?m compar?-los. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o di?logo:
Ap?s a observa??o, a troca de ideias e impress?es, incentive os alunos a revisarem seus h?bitos, individuais e coletivos, que valorizem a redu??o de lixo e consequentemente a diminui??o de doen?as causadas por ele.
Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto. Fa?a um relat?rio coletivo contendo os passos seguidos at? a defini??o do t?tulo. Para finalizar o texto pe?a que os alunos escrevam suas opini?es sobre esta escolha.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois do tempo destinado ?s reflex?es sobre a tem?tica, registre as perguntas elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas quest?es, ? importante que elabore pelo menos uma. Pe?a aos alunos, que as registrem na lousa e leiam em voz alta. Em seguida dever?o copi?-las no caderno de Projeto ou se possu?rem o laptop do Projeto UCA, poder?o digitalizar utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo.
Observa??o: ? importante que os alunos compreendam que outras quest?es poder?o surgir durante a realiza??o do Projeto e serem inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolvem a Pesquisa. Voc? poder? utilizar as quest?es que nortearam o debate durante a realiza??o da atividade 2 deste planejamento, e tamb?m incluir outras, por exemplo:
UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS
Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.
Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar os s?tios a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c . O que ? um Wiki? (Este v?deo explica o que Wiki e qual ? o seu objetivo.).
http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Tutorial Wiki passo a passo (Este v?deo ensina como montar um Wiki no Zoho atrav?s de um passo a passo.). (Acessados em 30/04/2012)
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. O mais interessante ? que os alunos percebam a fun??o do Wiki e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo da Pesquisa. Tamb?m ? essencial, que voc? professor, inicie os registros no Wiki inserindo informa??es relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conte?dos sobre a tem?tica para que os alunos possam dar suas contribui??es.
Observa??o: Se voc? quiser poder? selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como blogs, f?runs, podcast, comunidades, para isso, utilizeas instru??es registradas no s?tio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 30/04/2012)
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que j? foi decidido, ou seja, eles j? definiram o t?tulo, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematiza??o. Agora, ? necess?rio que elaborem as hip?teses para cada uma das quest?es determinadas. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Eles dever?o registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. O registro dever? ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, d? oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hip?teses.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Decididas as quest?es e as hip?teses ? hora de definir quais ser?o as fontes de pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outros. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.
Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estrat?gias metodol?gicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observa??es.
Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Por?m, o planejamento dever? ser constante, ap?s e durante as pesquisas, as reflex?es, debates, tomadas de posi??o em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re)orienta??es sempre que for necess?rio. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar poss?vel o curso da investiga??o.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, informe aos alunos que diariamente consumimos muitos produtos, como alimentos e objetos feitos de pl?sticos, madeira, vidro, metal, tecido. Depois de usada, boa parte do que consumimos ? jogada fora. (D? oportunidade para que os alunos citem exemplos que contemplem esta informa??o.).
Em seguida, pergunte para a turma se os alunos t?m ideia de para onde vai tudo isso. Ou?a as respostas e apresente a imagem da rota do lixo dispon?vel no s?tio http://www.cempre.org.br/educacaoambiental.php. (Acesso 30/04/2012).
Rota do lixo
Apresente a imagem para os alunos e pe?a que expliquem o que veem e indiquem as etapas pelas quais o material descartado passa (consumimos e geramos lixo; coletamos; separamos; reciclamos; os produtos reciclados voltam ao mercado; o que n?o ? reciclado vai para o aterro sanit?rio.).
Ajude-os a fazerem a leitura de cada parte da imagem e indague se conseguem identificar que o conjunto todo forma um ciclo, ou seja, os acontecimentos que se sucedem e completam numa determinada ordem ou sequ?ncia o destino final do lixo: reciclagem ou aterro sanit?rio.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Esse s?tio tamb?m poder? ser acessado no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Pe?a que os alunos leiam o texto liter?rio: ?O livro de Gaia: uma pequena li??o de amor? de Patr?cia Engel Secco. Voc? poder? apresent?-lo utilizando o Data Show ou solicitar que os alunos fa?am a leitura acessendo no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf . (Acesso 30/04/2012).
?O livro de Gaia: uma pequena li??o de amor?
Este texto online conta a hist?ria de Gaia, uma menina de 12 anos e seu cachorro Eco. O que Gaia mais ama na vida ? mostrar como os seres humanos podem e devem cuidar do Planeta Terra. Assim, ela conta a experi?ncia que viveu com Eco em uma viagem feita por meio de um megaburaco. Em seguida Gaia escreve sobre um dos grandes problemas ambientais do mundo moderno: o lixo e a destrui??o do meio ambiente gerada pela m? destina??o dos res?duos.
Explora??o do texto online
Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Ou?a os coment?rios dos alunos, fa?a interven??es caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe tamb?m suas impress?es sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.
Problematize com a turma asquest?es apresentadas na hist?ria:
Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Escreva na lousa os dados do texto: t?tulo e nome do autora, e tamb?m, uma sinopse do mesmo. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o, instrua os alunos a escreverem suas contribui??es para a diminui??o de lixos, preservando o meio ambiente. (Esta etapa dever? ser feita individualmente.). Para finalizar, solicite que fa?am um desenho representando a leitura e a interpreta??o da obra lida.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Pergunte aos alunos o que eles pensam sobre o ac?mulo de lixo. Ou?a seus coment?rios e em seguida, caso n?o seja apresentado por eles, informe-os que no lixo acumulado em ruas, c?rregos, terrenos baldios e lix?es vivem muitos microrganismos (bact?ria, protozo?rio, fungo, v?rus, alga, etc.) que contaminam os ambientes. Por isso, locais com lixo acumulado s?o focos de transmiss?o de doen?as.
Apresente o esquema abaixo por meio de Data Show e auxilie os alunos a fazerem a leitura da imagem. Observe se eles conseguem perceber os riscos que os lix?es representam para uma cidade, porque s?o locais que favorecem a transmiss?o de doen?as.
Chame a aten??o da turma sobre o fato de locais como este serem muitas vezes, frequentados por pessoas ? procura de alimento ou outros objetos. Eles correm riscos quando exp?em o corpo ao contato direto com o lixo. Al?m disso, h? pessoas que consomem ?gua n?o tratada, que pode estar contaminada por chorume (l?quido escuro, malcheiroso e altamente t?xico, que cont?m alta carga poluidora, gerado no interior de uma grande acumula??o de res?duos s?lidos), e, tamb?m pessoas que vivem nas proximidades de lix?es.
Depois do di?logo, pe?a que a turma acesse o s?tio indicado na imagem para os alunos fazerem a leitura do texto postado neste endere?o. Explore as informa??es sobre as formas de disposi??o de res?duos, contidas no referido s?tio. (Professor, se for conveniente ? seus alunos, fa?a a leitura dos itens sugeridos nesta p?gina da Web.).
http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html. Formas de disposi??o de res?duos: lix?o. (Acesso 30/04/2012).
Apresente tamb?m, os v?deos postados nos s?tios:
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/bahia-e-o-estado-do-nordeste-que-descarta-maior-quantidade-de-lixo-de-forma-errada/1901376/. Bahia ? o Estado do Nordeste que descarta maior quantidade de lixo de forma errada (Reportagem que mostra que o lixo est? presente em diferentes espa?os: esquinas, terrenos baldios, no munic?pio de Itabuna. Mostra como ? formado o chorume e o len?ol fre?tico. Tamb?m mostra como o garimpo de lix?es pode contribuir para sobreviv?ncia de alguns seres humanos.). (Acesso 10/05/2012)
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/equipe-do-jn-no-ar-mostra-exemplo-positivo-de-cuidados-com-o-lixo-em-itu-sp/1903179/. Equipe do Jornal Nacional no Ar mostra exemplo positivo de cuidados com o lixo em Itu- S?o Paulo. ( Acesso 10/05/2012)
Agora, instrua a turma a pesquisar sobre o ac?mulo de lixo e ? transmiss?o de doen?as. Pe?a que investiguem quais s?o as poss?veis doen?as relacionadas diretamente ao contato com o lixo. Isto poder? ser feito por meio de uma tarefa de casa, assim os pais ter?o a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da Pesquisa. Voc? poder? registrar:
Tarefa de Casa
Converse com seus familiares sobre o ac?mulo de lixo e a transmiss?o de doen?as. Tente descobrir quais s?o as poss?veis doen?as relacionadas diretamente ao contato com o lixo, quais s?o os sintomas f?sicos das doen?as citadas, como ? poss?vel contra?-las e qual a forma de preven??o.
Escreva as informa??es obtidas e se poss?vel fotografe, recorte imagens em revistas, jornais ou desenhe alguns destes locais. Voc? dever? trazer as imagens para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa Pesquisa.
Aproveitem para pensarem, juntamente com seus familiares, o que poderiam fazer para diminuir a quantidade de lixos e uma forma de descart?-los.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a tarefa realizada em casa.
Pe?a que cada aluno apresente o que descobriu. Registre na lousa o nome das doen?as citadas.
Fa?a questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre o ac?mulo de lixo, a transmiss?o de doen?as e quais a??es poder?o assumir para evit?-las. Se os alunos n?o incluirem, entre as poss?veis doen?as relacionadas diretamente ao contato com o lixo, voc? poder? dar informa??es sobre: c?lera, peste, micose, leptospirose, dengue, febre tif?ide, etc.
Apresente os v?deos a seguir, para que possam ampliar as informa??es obtidas na tarefa de casa.
http://dengueportalprofessor.wordpress.com. Blog elaborado pela equipe do Portal do Professor, com o intuito de reunir links e materiais, da Web e do pr?prio Portal sobre a Dengue. (Acesso 30/04/2012).
Doen?as causadas pelo lixo. http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=173:doencas-causadas-pelos-lixos&catid=38:noticias&Itemid=63. (Acesso 30/04/2012).
http://www.smartkids.com.br/especiais/saude-coluna-do-tio-fernando-verminoses.html. Especial Verminoses para crian?as. (Acesso 30/04/2012).
Professor, voc? tamb?m poder? solicitar que os alunos fa?am uma Pesquisa sobre como nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado. Desta forma a turma ir? perceber que nem todo lixo ? mal?fico causando doen?as, dele podemos retirar muitas coisas. Para isto voc? poder? utilizar as sugest?es das Oficinas: Brincando com o lixo, sugeridas nos s?tios abaixo. S?o atividades que abordam o conceito de reciclagem, reutiliza??o e coleta seletiva de lixo, por meio delas os alunos poder?o confeccionar bonecos, bichinhos, personagens e fantoches com materiais reutiliz?veis. Para realiza??o deste momento, solicite que os alunos coletem o material a ser utilizado nas Oficinas e levem limpos para sala de aula.
recursos/mec_11983/boneco%20de%20tampinhas.pdf
recursos/mec_11979/bichinhos%20e%20personagens.pdf
recursos/mec_11991/fantoche.pdf
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3554/3_dicas_de_brinquedos_reciclados_para_o_dia_das_criancas/ (Acessados em 04/05/2012)
No s?tio http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU. Brinquedos e jogos educativos com sucata, voc? ter? oportunidade de ver diferentes brinquedos que poder?o ser confeccionados com a reciclagem de sucata e resgatar brinquedos artesanais, al?m da preserva??o do meio ambiente e da responsabilidade social.
Tamb?m nos v?deos dispon?veis nos s?tios abaixo voc? encontrar? informa??es sobre reciclagem.
http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/materia-sobre-reciclagem-video/. Mat?ria sobre reciclagem no Globo Rep?rter da Rede Globo.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/procura-por-garrafas-pet-para-reciclagem-dispara-no-brasil.html .Procura por garrafas pet para reciclagem disparou no Brasil. (Acessados em 06/05/2012)
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicion?rios, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as quest?es levantadas no in?cio do trabalho. (Voc? dever? providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poder? utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto).
Se poss?vel, convide um m?dico ou algum agente de sa?de para conversar com os alunos sobre os sintomas das doen?as pesquisadas e, principalmente sobre as formas de preven??o. Informe-o do que os alunos j? sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poder? apresentar informa??es complementares ? Pesquisa.
Antes da entrevista elabore com os alunos, um roteiro. ? importante esclarecer a forma como os alunos dever?o tomar nota durante a entrevista. Explique ? turma que n?o ? preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informa??es que interessam ? Pesquisa que est? sendo realizada. Oriente os alunos que ainda n?o escrevem com autonomia para que fiquem atentos a fala para ajudarem a completar as anota??es daqueles que ficaram respons?veis em registrar a entrevista. (Professor, tamb?m fa?a suas anota??es.).
Se for poss?vel, e com o consentimento do entrevistado grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).Se n?o tiver o laptop, utilize de outros recursos tecnol?gicos dispon?veis.
Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informa??es que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste dever? ser feito no caderno de Projeto.
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um Quiz. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.
Dessa forma, convide a turma para criar um Quiz, utilize os s?tios a seguir para que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e tamb?m verificar como cri?-lo.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html. Jogo Verminoses - Quiz (Voc? encontrar? um jogo educativo cuja tem?tica ? verminoses.).
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm. Se??o Quiz (Voc? encontrar? v?rios exemplos de Quiz e poder? escolher o n?vel de dificuldade de acordo com os conhecimentos de seus alunos.).
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm . Quiz sobre como funciona a dengue: teste seus conhecimentos.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html . Jogos Educativos Infantis online para crian?as Quiz (Nesta p?gina voc? encontrar? v?rias sugest?es de Quiz, com diferentes tem?ticas.).
Para aprender como criar um Quiz acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point (Neste v?deo voc? aprende como fazer um quiz/jogo utilizando o Power Point.).
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html . Como criar um Quiz - joguinho legal (Passo a passo de como criar um Quiz.).
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related .Quiz - Apresenta??o POWER POINT (Como criar um Quiz a partir de exemplos na ?rea da Matem?tica.). Acessados em 30/04/2012.
Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, provoca uma competi??o entre os participantes que poder?o se sentir estimulados ao jogo .
Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Fa?a interven??es que possibilitam a reflex?o dos alunos acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
14? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO FINAL...
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.
Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre o Planeta Terra e a sujeira que traz doen?as. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es a cerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequ?ncia da apresenta??o das informa??es no texto, que ir?o produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.
Tomadas as decis?es ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto a sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente ? Pesquisa.
S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica n?o ? necess?rio abandonar o conte?do programado para trabalhar nos diferentes componentes curriculares, utilize a tem?tica e adote uma metodologia que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar, concluir. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, bilhetes, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e coes?o); comunica??o oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresenta??o de argumentos: opini?o e coment?rio).
Hist?ria: diferentes grupos e sociedades; tempo da cidade: hist?ria da cidade; perman?ncias e mudan?as do passado na cidade; levantamento de problemas (passado e presente) e discuss?o de solu??es; acontecimentos cotidianos no tempo hist?rico e cronol?gico.
Geografia: paisagens naturais e constru?das pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; munic?pio; Estado; pa?s; biodiversidade: paisagem, relevo, ?gua; meio ambiente: preserva??o e degrada??o; regi?es brasileiras: caracter?sticas, paisagens, modos de produ??o, aterro sanit?rio; profiss?es; formas de explora??o dos trabalhadores do campo e da cidade; transforma??es dos espa?os causadas por a??es humanas; condi??es de vida de diferentes regi?es do Brasil.
Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o e resolu??o de situa??es problema, envolvendo as no??es de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; c?lculo mental aproximado e exato em situa??es de atividade matem?tica oral e escrita.
Ci?ncias: atitudes de preserva??o do meio ambiente; coletar informa??es sobre as doen?as mais comuns na sua regi?o (verminoses e t?tano); tipos de lixo e sua destina??o correta; materiais recicl?veis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avan?os tecnol?gicos; implica??es ambientais relacionadas ao lixo; doen?as veiculadas pelo solo contaminado e as formas de preveni-las; estudo das principais verminoses e sua rela??o com sa?de e qualidade de vida; a??es do homem no ambiente.
Inform?tica: linguagem digital, cria??o de Quiz, Power Point, Wiki, navega??o na Internet.
Temas transversais: ?tica, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos, pinturas, maquetes.
15? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para a finaliza??o da Pesquisa ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.
Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever os bilhetes. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado.
Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related .Curso de PowerPoint - 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 28/04/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related . Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). Acesso 28/04/2012
16? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm. (Acesso 19/03/2012)
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Wiki, caso voc? tenha constru?do.).
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Ao final da apresenta??o convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos.
Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da Pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno. Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento do grupo.
Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi seu empenho e dedica??o ao fazer as tarefas, o conv?vio com os colegas, enfim, quais a??es devem realizar para protegerem a sa?de dos cidad?os e o recolhimento e aproveitamento adequado do lixo. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma para ler seu texto.
MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011.
Sugest?es de links para os alunos:
http://www.riachodesantana.rn.gov.br/servicos/dicas-de-reciclagem-de-lixo-/. Dicas de reciclagem de lixo (V?deo que mostra o benef?cio da reciclagem e dicas de como reciclar ajudando o meio ambiente e contribuindo com a sociedade.).
http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=endscreen. Crian?a ecol?gica (Trailler da anima??o do Crian?a Ecol?gica, descreve sobre a manuten??o do Planeta Terra.).
http://www.youtube.com/watch?v=uzxoHQ51V8s . Castelo R? Tim Bum - Ratinho - A Lata de Lixo (Um Ratinho mostra que devemos jogar lixo no lixo - Castelo R? Tim Bum, programa da TV Cultura.).
http://www.arteblog.net/lixo-e-a-reciclagem/. Lixo no mar (V?deo que mostra como o lixo est? ocupando diferentes espa?os no Planeta Terra.).
(Acessados em 30/04/2012).
Sugest?es de links para os professores:
http://www.planetareciclavel.com.br/sala_de_aula/Tetra_Pak/Cadernos_do_professor.pdf. Caderno do professor: meio ambiente, cidadania e educa??o. (Material did?tico especialmente desenvolvido para escolas de ensino fundamental, faz parte do projeto ?Cultura Ambiental em Escolas? oferece uma alternativa para integrar a educa??o ambiental nos conte?dos program?ticos de diversas disciplinas, com ?nfase especial em conceitos como o gerenciamento integrado do lixo, a coleta seletiva, a reciclagem e o ciclo de vida dos materiais.). (Acesso 01/05/2012)
http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6. Gloss?rio de doen?as. Ag?ncia Fiocruz de not?cias. (V?deo que registra diferentes doen?as transmitidas por animais que circulam em lix?es) (Acesso 30/04/2012).
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. Arquivo da categoria: Textos r?pidos- Transdisciplinaridade e transforma??o social (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.). (Acesso 30/04/2012).
Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=66. Cole??o de aulas sobre o lixo. (Acesso 01/05/2012)
? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa sup?e a avalia??o, em um processo cont?nuo da realidade cotidiana da sala de aula, dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: ?O universo e seus mist?rios?, bem como o Subprojeto em quest?o: ?O Planeta Terra alerta: sujeira que traz doen?as?. Observe se os alunos reconhecem as poss?veis doen?as relacionadas diretamente ao contato com o lixo, quais s?o os sintomas f?sicos das doen?as citadas, como ? poss?vel contra?-las e qual a forma de preven??o. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.