Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das atitudes que devem tomar em rela??o aos cuidados adotados em situa??es de exposi??o ao sol, bem como os benef?cios que este traz ? sa?de.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf. Como ensinar por meio da Pesquisa. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conte?dos do curr?culo, enquanto se tornam estudantes aut?nomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa Pesquisa Escolar.).
http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/. A Pesquisa como ferramenta de ensino e Inicia??o Cient?fica na Educa??o B?sica. (Este texto re?ne um conjunto de regras que norteia a elabora??o de Projetos de Pesquisa Cient?fica e a reda??o de relat?rios. Tem por objetivo contribuir para que o professor, especialmente o inserido na Educa??o B?sica, permita-se acender o esp?rito de Investiga??o Cient?fica.).
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Inicia??o Cient?fica nas s?ries iniciais. (Este texto descreve os caminhos para a Inicia??o Cient?fica: observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem e nem infantilizar.).
Para conhecer alguns Projetos que est?o sendo desenvolvidos com alunos de diferentes n?veis de ensino, voc? poder? utilizar o s?tio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419.
Nos s?tios abaixo voc? ter? acesso a aulas que trabalham com Inicia??o Cient?fica e com tecnologias do Projeto UCA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115 (Acessados em 27/04/2012).
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?Sol: fonte natural de calor? que ser? desenvolvido nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
MOTIVANDO OS ALUNOS
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012).
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Inicia??o Cient?fica. Voc? poder? inserir algumas indaga??es:
Ou?a as respostas e fa?a novos questionamentos. Ao final do di?logo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ? necess?rio que eles se conscientizem que a Pesquisa Cient?fica ? importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas a??es.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DEFININDO O TEMA DE PESQUISA
Professor, sugerimos que voc? estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre ?Sol: fonte natural de calor? que ser? desenvolvido nesta aula. Para isto, voc? poder? introduzir a tem?tica fazendo a seguinte adivinha??o:
Dizem que sou rei e n?o tenho reino.
Dizem que sou loiro e cabelos n?o tenho.
Dizem que ando, mas pernas n?o tenho.
Acerto rel?gios, sem ser relojoeiro.
Quem sou? ___________ (Sol)
Caso os alunos n?o descubram, deixe a resposta em suspense e continue indagando:
Ou?a os alunos, fa?a novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os s?tios sugeridos abaixo, para verem e analisarem imagens que favorecer?o o di?logo da turma sobre a tem?tica:
http://gartic.uol.com.br/outronuno/desenho-jogo/1232573234
http://www.obuscar.com/images/sol-8826.htm
http://marliborges.blogspot.com.br/2010/08/meus-haicais.html
?
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/seca.html
http://www.cirplasticaestetica.com.br/br/2010/10/excesso-de-sol-causa-rugas-ate-em-jovens/
http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012/01/corra-no-verao-mas-cuidado.html (Acessados em 04/05/2012).
Ap?s a observa??o das imagens, a troca de ideias e impress?es, incentive os alunos a pensarem sobre a adivinha??o feita anteriormente, estimule-os a descobrirem a resposta. Motive a turma quanto ? import?ncia de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) Sol: fonte natural de calor. Isto poder? ser feito durante alguns dias, por?m, diariamente retome a quest?o.
Quando os alunos estiverem seguros sobre o que voc? prop?s, defina com eles, um t?tulo para o Projeto a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um di?logo. Em seguida, registre este momento. Fa?a um relat?rio coletivo contendo os passos seguidos at? a defini??o do t?tulo. Para finalizar o texto pe?a que os alunos escrevam suas opini?es sobre esta escolha.
Eles poder?o fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto.). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Definida a tem?tica e o t?tulo do Projeto ? o momento da turma fazer a justificativa para o estudo do Sol enquanto fonte de luz natural. Nesta etapa, os alunos dever?o expor os motivos pelos quais optaram pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos v?o expondo as ideias e voc? vai complementando-as. Ao final, fa?a a revis?o e solicite aos alunos que copiem o texto e fa?am uma ilustra??o.
Observa??o: A c?pia poder? ser feita manualmente ou atrav?s dos recursos tecnol?gicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez conclu?da e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Espera-se que neste momento os alunos j? sejam capazes de determinar o que pretendem alcan?ar com a Pesquisa. Isto ?, j? consigam dizer os objetivos, ou seja, a inten??o, a meta da Pesquisa. Ent?o, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo do Sol enquanto fonte de luz natural. ? importante explicar para os alunos o que s?o objetivos, recorrendo a exemplos pr?ximos ao cotidiano deles. Depois, inicie o processo de constru??o coletiva dos objetivos com a turma.
Ap?s a elabora??o dos objetivos, pe?a que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de d?vidas, a serem investigadas e que as mesmas dever?o ser desconhecidas. D? um tempo para que eles possam definir a problem?tica.
Neste per?odo ? importante que voc? elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Voc? poder? levar para sala de aula filmes, m?sicas, v?deos, obras liter?rias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=awUJeiX5npE. "O Sol". (V?deo de imagens que mostra a import?ncia do sol em nossas vidas.).
http://www.youtube.com/watch?v=eFmCxnW49g4. "Patati Patat?- chegou o ver?o". (M?sica do DVD fala sala sobre a esta??o ver?o, protetor solar, uso do chap?u e bon?. Retirada do DVD Volta ao Mundo- 2010.).
http://www.youtube.com/watch?v=IqJ4rTQKXp4 "Mais de 500 cidades est?o em situa??o de emerg?ncia no Nordeste".(Esta reportagem fala da falta de chuva que secou rios, prejudicou a lavoura e fez subir o pre?o de alimentos, como o milho verde e o feij?o.).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/verao-epoca-de-cuidados/ "Ver?o: ?poca de cuidados" (Texto que registra por que os pais se preocupam em proteger os filhos do Sol.). ( Acessados em 05/05/2012).
EXPLORANDO OS V?DEOS
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma ap?s cada v?deo. Como eles t?m curta dura??o ser? poss?vel analis?-los e tamb?m compar?-los. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois do tempo destinado ?s reflex?es sobre a tem?tica, registre as perguntas elaboradas pelos alunos, as quais poder?o ser digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablets tamb?m poder?o utiliz?-lo.
Observa??o: ? importante que os alunos compreendam que outras quest?es poder?o surgir durante a realiza??o do Projeto e serem inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.
UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS
Professor,atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. ?Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem.? (Acesso 28/04/2012)
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. ?Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas pra um ensino construtivista.? (Acesso 28/04/2012)
Sugerimos a constru??o de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, ? toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Sol: fonte natural de calor?. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, uma das atividades postadas no Portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 ?Vamos criar um Blog da turma??
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278 "Criando um Blog." (Acessados em 04/05/2012).
Voc? tamb?m poder? utilizar os v?deos aulas postados nos s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - Aula 1 (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.Curso de Blogs - Aula 2 (Cria??o da conta no Blogger passo a passo, veja como criar o seu Blog.). (Acessadas em 04/05/2012).
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que eles percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.
Observa??o: Se voc? quiser, poder? selecionar outras ferramentas da Web, como wikis, f?runs, podcast, comunidades, entre outras, para trabalhar com seus alunos. Veja instru??es de como utiliz?-las nos registros do s?tio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 30/04/2012)
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que j? foi decidido, ou seja, eles j? definiram o t?tulo, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematiza??o. Agora ? necess?rio que elaborem as hip?teses para cada uma das quest?es determinadas. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Eles dever?o registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. O registro dever? ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, d? oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hip?teses.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Decididas as quest?es e as hip?teses ? hora de definir quais ser?o as fontes de Pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outros. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.
Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estrat?gias metodol?gicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observa??es.
Agora, construa com a turma um cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Por?m, o planejamento dever? ser constante, ap?s e durante as pesquisas, as reflex?es, debates, tomadas de posi??o em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re)orienta??es sempre que for necess?rio. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar poss?vel o curso da investiga??o.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, informe aos alunos que o Sol ? uma fonte natural de calor. Expor o corpo ao Sol diariamente, por per?odos curtos, contribui para o fortalecimento dos ossos de crian?as e adultos. H? per?odos do dia, entretanto, em que ? preciso evitar essa exposi??o. (D? oportunidade para que os alunos citem exemplos que contemplem esta informa??o.).
Em seguida, proponha para a turma uma ?Tarefa de Casa? que tem como objetivo desenvolver h?bitos saud?veis em rela??o ? exposi??o ao Sol, valorizando os cuidados com o corpo e incentivando o uso de acess?rios protetores. Esta atividade poder? ser registrada no caderno ou se os alunos possu?rem o laptop do Projeto UCA, poder?o digitalizar utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Os alunos, se tiverem, tamb?m poder?o utilizar seus tablets.
Atividade de Casa
ENTREVISTA
1- Entreviste um adulto para descobrir que cuidados ele toma quando se exp?e ao Sol.
a- Qual ? o seu nome e sua idade?___________________
b- Qual ? a sua profiss?o? ________________________
c- Voc? sabe em que per?odo do dia n?o ? adequado ficar exposto ao Sol?
( ) Sim ( ) N?o
Em qual? _________________________________________
d- Que cuidados voc? toma, ao longo do dia, quando fica muito tempo no Sol? _____________________________________________________________________________________________________________________
e- Voc? ? respons?vel por alguma crian?a? ( ) Sim ( ) N?o
Como voc? a protege quando ela fica muito tempo exposta ao Sol? _____________________________________________________________________________________________________________________
f- Que cuidados devemos ter para brincar ao Sol?
2- Agora, ? com voc?.
D? sua opini?o:
A pessoa que voc? entrevistou estava consciente dos cuidados necess?rios para se proteger dos efeitos dos raios solares?Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com a turma a atividade realizada em casa. Converse a respeito das entrevistas. Por exemplo, pergunte aos alunos: os adultos que voc?s entrevistaram se preocupam com os cuidados que devemos ter quando nos expomos ao Sol? Como voc?s chegaram a essa conclus?o? Quais informa??es da entrevista permitiram essa dedu??o?
Depois, se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos a seguir, por meio dele ser? poss?vel ler textos para ampliar os conhecimentos sobre a tem?tica em quest?o. Esses s?tios tamb?m poder?o ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo. (Professsor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.).
http://ciencia.hsw.uol.com.br/sol.htm. "Como funciona o Sol". (Neste artigo, ? poss?vel aprender sobre o mundo fascinante da nossa estrela mais pr?xima, e quais s?o as partes do Sol, a forma surpreendente como produz luz e calor e suas principais caracter?sticas. Nele tamb?m ser? poss?vel acessar links sobre: as partes do Sol; o interior do Sol; o destino do Sol, dentre outros.).
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm ."Astronomia: Sol, luz e vida". (Texto que insere como o Sol ? formado e a radia??o emitida por ele.).
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. "Os perigos do Sol no ver?o". (Atividade educativa que explica como os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas.).
http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-dicas-verao.html. "Dicas de ver?o". (Especial Dicas de Ver?o para crian?as. Leitura f?cil e divertida para ensinar as crian?as.).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131583.shtml. "Brasil ignora alerta sobre os riscos causados pelo Sol". (Este texto registra que apesar de o c?ncer mais frequente no Brasil ser o da pele, o pa?s n?o utiliza em estrat?gias de sa?de p?blica o ?ndice ultravioleta (IUV), desenvolvido e validado h? mais de dez anos pela Organiza??o Mundial da Sa?de em parceria com outras ag?ncias como uma estrat?gia de preven??o ? doen?a.).
Observa??o: Para informa??es sobre radia??o, ultravioleta, camada de oz?nio e sa?de humana, voc? poder? utilizar o s?tio http://www.cptec.inpe.br/. Centro de previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos. (Acessados em 03/05/2012).
EXPLORANDO O TEXTO ONLINE
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)
Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura pelos alunos ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:
?
Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicion?rios, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa. (Voc? dever? providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poder? utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).
Se poss?vel, convide um m?dico ou algum agente de sa?de para conversar com os alunos sobre os benef?cios e os malef?cios da exposi??o ao Sol. Informe o que os alunos j? sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poder? apresentar informa??es complementares ? Pesquisa.
Antes da entrevista deve ser feito, coletivamente, um roteiro. ? importante esclarecer a forma como os alunos dever?o tomar nota durante a palestra. Explique ? turma que n?o ? preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informa??es que interessam ? Pesquisa que est? sendo realizada. Oriente os alunos que ainda n?o escrevem com autonomia para que fiquem atentos a fala para ajudarem a completar as anota??es daqueles que ficaram respons?veis em registrar a palestra. (Professor, tamb?m fa?a suas anota??es.).
Se for poss?vel, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). Se n?o tiver o laptop, utilize outros recursos tecnol?gicos dispon?veis.
Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informa??es que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir com eles, um panfleto com algumas descobertas e dicas de cuidados que devemos ter para brincar ao Sol.
Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios: http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php.
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/. (Acessados em 16/03/2012)
Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related . Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4 (Este v?deo mostra como criar um folheto simples no Microsoft Word 2007.).
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Texto que traz informa??es de como criar um panfleto utilizando Word.).
http://portuguese.eazel.com/lv/group/view/kl46468/Microsoft_Office_Publisher.htm. Microsoft Office Publisher (? um programa com o qual voc? ir? desenhar e dispor todo o tipo de documentos. Poder? utilizar este programa para criar panfletos, emails e todo o tipo de produtos focados na comunica??o.).
Professor, o Panfleto poder? ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.
Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
DICAS |
ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA BRINCAR AO SOL.
|
Fonte: Acervo da Autora.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, ? importante que durante a Pesquisa os alunos percebam que o calor do Sol pode danificar objetos e constru??es, ressecando-os e modificando suas cores e que em alguns lugares o calor solar pode ressecar e matar as plantas.
Converse com a turma apresentando algumas imagens nas quais o calor do Sol e a escassez de ?gua contribu?ram para que elas estejam da forma que ficaram. Aproveite para conversar sobre quais a??es do ser humano contribu?ram para que isto acontecesse e de que forma podemos amenizar essas situa??es.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/01/10/mais-de-620-mil-ja-foram-afetados-pela-estiagem-no-rs.htm. A?ude totalmente seco em Cristal do Sul (RS), devido ? estiagem que atingiu aquela regi?o.
http://www.jornaldebeltrao.com.br/geral/agricultura/estiagem-provoca-prejuizos-de-115-na-safra-70494/. Plantas n?o crescem por falta de chuva.
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/jn-no-ar/v/mais-de-500-municipios-sofrem-com-seca-no-nordeste/1918506/. Mais de 500 cidades est?o em situa??o de emerg?ncia no Nordeste. (Acessados em 05/05/2012).
? importante que os alunos tamb?m tenham pesquisado sobre o fato de que sem o calor do solar n?o haveria vida em nosso Planeta.
O calor do Sol colabora com a forma??o das Chuvas. Ele faz com que parte da ?gua dos mares, rios, lagos e seres vivos evapore. O vapor de ?gua sobe para a atmosfera e se transforma em got?culas de ?gua, formando as nuvens. A ?gua contida nessas nuvens volta a cair em forma de Chuva, veja abaixo alguns s?tios que mostram o Ciclo da ?gua.
http://angelsecco3302.pbworks.com/w/page/13041876/ciclo%20da%20%C3%A1gua.
http://www.agua.bio.br/botao_e_E.htm. (Acessados em 05/05/2012).
Por meio de pain?is solares, geralmente colocados nos telhados ou nas laterais das constru??es, o calor do Sol tamb?m ? utilizado para aquecer ?gua e produzir energia el?trica.
http://www.akatu.org.br/Temas/Energia/Posts/Painel-solar-de-aquecimento-de-agua-chega-%C3%A0s-construcoes-populares. Painel solar de aquecimento de ?gua chega ?s constru??es populares.
Aproveite e questione: voc?s conhecem equipamentos que funcionam mediante a presen?a de luz (principalmente luz solar)? Quais? (Os alunos poder?o dizer: calculadoras, rel?gios, pain?is de propagandas, bombas de ?gua, e at? mesmo ve?culos equipados com c?lulas solares.).
Informe aos alunos, ou solicite que eles fa?am uma Pesquisa sobre a fotovoltaica (A energia el?trica gerada ? denominada fotovoltaica e faz com que esses equipamentos funcionem dependendo somente da luz solar.). Veja como funciona essa energia por meio dos s?tios:
http://www.essaseoutras.com.br/energia-fotovoltaica-celulas-solares-vantagens-modulos-e-video-dica/. Como funciona a energia solar fotovoltaica.
http://dreamenergy11.blogspot.com.br/p/energia-solar-fotovoltaica.htm Energia solar fotovoltaica. (Acessados em 04/05/2012).
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO FINAL...
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.
Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre o Sol: fonte de luz natural. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es a cerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequ?ncia da apresenta??o das informa??es no texto, que ir?o produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.
Tomadas as decis?es ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto a sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente ? Pesquisa.
S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.
14? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para a finaliza??o da Pesquisa ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.
Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever os bilhetes. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para escrever os bilhetes.
Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). Acesso 28/04/2012
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, como atividade de conclus?o, caso voc? n?o queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que fa?am um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm .
Veja como criar um Movie Maker nos s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related .Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7.
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.
( Acessados em 19/05/2012)
16? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm. (Acesso 19/03/2012)
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.).
Ao final da apresenta??o convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos.
Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da Pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno. Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento do grupo.
Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi seu empenho e dedica??o ao fazer as tarefas, o conv?vio com os colegas, enfim, quais a??es devem realizar para protegerem do Sol e tamb?m como preservar sua sa?de. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto (Professor, n?o se esque?a de incentivar os alunos a atualizarem o Blog.).
MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011.
Sugest?es de links para os alunos:
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/cuide_da_pele/outros.htm. Outros problemas causados pelo Sol (Texto que registra problemas causados pelo excesso de exposi??o ao Sol.).
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. Os perigos do sol no ver?o(Os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas. Aprenda a se cuidar com essa atividade.).
http://algumashistoriasinfantis.blogspot.com.br/2012/01/o-menino-sol-que-nunca-queria-ir-dormir.html. O menino Sol que nunca queria ir dormir (Texto de literatura infantil sobre o Sol e seus raios ofuscantes.).
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/os-efeitos-beneficos-maleficos-sol.htm .Os efeitos ben?ficos e mal?ficos do Sol (Texto sobre os efeitos nocivos do Sol e o investimento na sa?de.). (Acessados em 04/05/2012).
Sugest?es de links para os professores:
http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm. O Sol - a nossa estrela (Texto que registra sobre oSol, nossa fonte de luz e de vida, estrela mais pr?xima de n?s e a que melhor conhecemos.).
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cuidados_sol_verao.htm. Mitos e verdades sobre os perigos do sol para a pele. (Texto que escreve sobre os efeitos nocivos do sol, os cuidados com a pele e a quantidade de sol necess?ria para nosso organismo produzir a vitamina D.).
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. Arquivo da categoria: Textos r?pidos- Transdisciplinaridade e transforma??o social (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.).
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2403. Os perigos do sol no ver?o (Os raios ultravioletas podem causar danos sem suspeitas. Aprenda a se cuidar com essa atividade.).
Acessados em 04/05/2012.
Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5357. Curtindo o Sol numa boa. (Acesso 04/05/2012).
? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa sup?e a avalia??o, em um processo cont?nuo da realidade cotidiana da sala de aula, dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: ?O universo e seus mist?rios?, bem como o Subprojeto em quest?o: ?Sol: fonte natural de calor?. Observe se os alunos reconhecem as poss?veis doen?as causadas pela exposi??o excessiva ao Sol; os cuidados necess?rios para se proteger dos efeitos dos raios solares e os benef?cios da exposi??o adequada ao Sol. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.