M?rcio dos Santos Rodrigues; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Com esta aula, o aluno poder? aprender o significado hist?rico e pol?tico do Movimento Ecol?gico Internacional.
O aluno tamb?m poder? aprender a relacionar, de maneira interdisciplinar, a disciplina Hist?ria com conte?dos estudados em campos como a Biologia (sobretudo aqueles que tratam de Ecologia) e a Geografia (ao enfatizar a vincula??o de quest?es ambientais com aspectos econ?micos e sociais).
O aluno deve ter estudado anteriormente a rela??o hist?rica entre homem e natureza.
AULA 1
Introdu??o
Por que devemos estudar o Movimento Ecol?gico Internacional? O estudo deste movimento pol?tico, com contornos transnacionais, proporcionaria aos alunos questionar aquilo que as diferentes sociedades, ao longo do tempo e do espa?o, institu?ram e significaram como sendo a natureza. O estudo deste movimento, a nosso ver, faria com que os alunos refletissem sobre a maneira como eles pr?prios lidam com o meio natural, como dele se apropriam e como o modificam. Compreender os questionamentos suscitados por ambientalistas podem servir de ponto de partida para que os alunos construam para si uma postura mais ?tica com rela??o ao meio ambiente, atuando de um ponto de vista ecologicamente correto.
Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg
Nesta primeira aula, o professor exibir? um pequeno v?deo a respeito do Movimento Ecol?gico. O v?deo ?Movimento Ambientalista.wmv? (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=y2FGzSsSTdM) servir? de ponto de partida para que os alunos pesquisem a respeito dos principais objetivos deste movimento, assim como servir? de apoio para que os alunos se indaguem a respeito de algumas das organiza??es que atuam no sentido de chamar a aten??o da sociedade para a forma como n?s nos relacionamos com a natureza.
Nesta mesma aula, ap?s a exibi??o do v?deo, o professor dividir? a turma em quatro grupos. O crit?rio a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos ser? aleat?rio. Cada um dos grupos ter? uma tarefa espec?fica.
- O primeiro grupo levantar? informa??es acerca das principais organiza??es ambientalistas. Seria interessante que os alunos enfatizassem melhor os objetivos de cada uma delas, bem como assinalassem a forma como atuam.
Abaixo, indicamos algumas organiza??es que poder?o aparecer no trabalho de pesquisa dos alunos.
Greenpeace:
http://www.infopedia.pt/$greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
http://www.greenpeace.org/international/en/
Imagem dispon?vel em http://www.wordpress.youth-leader.org/wp-content/uploads/2010/08/logo-GREENPEACE.jpg
World Wide Fund for Nature:
Imagem dispon?vel em http://syallena-wiki.blogspot.com.br/2010/12/world-wide-fund-for-nature-wwf.html
?
?
?
Animal Liberation Front:
Imagem dispon?vel em: http://vkb.isvg.org/@api/deki/files/128/=ALF_Logo.gif
Lembramos que a pesquisa dever? ser feita via rede mundial de computadores. Em um primeiro momento, a pesquisa ser? feita individualmente. Em um momento posterior, os alunos ? n?o apenas deste grupo, mas todos ? se reunir?o com os seus respectivos grupos para problematizar o material levantado na pesquisa.
- O segundo grupo ter? como tarefa levantar imagens sobre a quest?o ecol?gica. Poder?o coletar, por exemplo, propagandas produzidas n?o apenas por institui??es atreladas ao Estado, mas tamb?m aquelas elaboradas pelos mais diferentes segmentos da sociedade. Como o Movimento Ecol?gico apresenta car?ter internacional, seria interessante que os alunos coletassem, em sua tarefa de pesquisa, imagens de outros pa?ses. Caso seja necess?rio um trabalho de tradu??o, os alunos poder?o sugerir ao professor de Hist?ria que trabalhe em conjunto com o professor de L?ngua Estrangeira da escola.
Abaixo, destacamos uma imagem que poder? ser utilizada e coletada:
Imagem dispon?vel em http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/03/logo-greenpeace-planeta.jpg
?
- O terceiro grupo enfatizar? dois problemas ecol?gicos denunciados pelo Movimento Ecol?gico Internacional: o efeito estufa e o desmatamento. Para tanto, o grupo pesquisar? acerca das principais consequ?ncias de cada um desses problemas.
Seria interessante que este grupo em particular fizesse mapeamentos geogr?ficos, usando o Google, de modo a localizar ?reas que, por ventura, estejam sofrendo com o efeito estufa e com o desmatamento. Os alunos deste grupo poder?o salvar as imagens das regi?es apertando a tecla printscreen.
Os alunos deste grupo dever?o usar, preferencialmente, o Google Earth(earth.google.com/intl/pt/). Ao indicar esse recurso, o professor de Hist?ria poder?, sempre que poss?vel, consultar o professor de Geografia. Deste modo, a atividade em quest?o enfatizaria uma proposta interdisciplinar. O professor de Geografia poder? auxiliar o professor de Hist?ria no tratamento de quest?es ambientais, atreladas ? economia e ? sociedade.
- O quarto grupo pesquisar? acerca da rela??o entre homens e os animais. Os alunos deste grupo poder?o e dever?o levantar informa??es acerca de document?rios, filmes, quadrinhos e outros produtos culturais que tenham como tem?tica a forma como humanos se relacionam com animais.
Indicamos aqui alguns exemplos que poder?o ser considerados pelos alunos durante a pesquisa:
1. Babe, o Porquinho Atrapalhado
Trailer dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tVxeoUtVF0o
Imagem dispon?vel em: http://cinemafanatic.files.wordpress.com/2010/07/babe_poster.jpg
2. Earthlings (Terr?queos)
Document?rio completo em: http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070
?
Imagem dispon?vel em: http://www.beersteak.com/movies/earthlings-documentary-animal-abuse-video-joaquin-phoenix/
?
3. Fuga das Galinhas
Trailer dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jVdlxwX6A7g
Imagem dispon?vel em http://www.rexwallpapers.com/images/wallpapers/cartoons/chicken-run/chicken_run_1.jpg
?
4. Quadrinho ?Homem Animal?
Imagem dispon?vel em: http://media.comicvine.com/uploads/0/9116/1120563-1_large.jpg
?
AULA 2
Nesta aula, os alunos continuar?o o trabalho de pesquisa em torno de seu tema espec?fico. Seria interessante que anotassem no caderno aquilo que considerarem como pertinente. Em um momento posterior, essas anota??es ser?o objeto de avalia??o.
?
AULA 3
Nesta aula, os alunos dever?o apresentar o material levantado durante a pesquisa (cada apresenta??o dever? levar cerca de 15 minutos).
O professor propor?, em seguida, uma discuss?o em sala, em formato de um semin?rio. O Semin?rio tratar? acerca das impress?es que os alunos tiveram sobre cada uma das pesquisas realizadas. O professor dever? fomentar, nesta aula, a capacidade dos alunos em relacionar disciplinas como a Hist?ria, Geografia e a tem?tica ecol?gica.
AULA 4
Neste quarta aula, o professor solicitar? aos alunos que elaborem um blog, de modo a disponibilizar as informa??es coletadas. O Blog ter? o seguinte nome: ?Movimento Ecol?gico Internacional?. Cada aluno poder? contribuir para a elabora??o desse espa?o virtual, inserindo informa??es e imagens que tenham levantado durante a pesquisa. Caso n?o seja poss?vel terminar a feitura do Blog em uma aula, o professor poder? sugerir uma quinta aula.
Para que os alunos possam construir o Blog com maior facilidade, dever?o ter necessariamente conhecimentos b?sicos de Internet. Caso n?o os tenham, poder?o consultar os seguintes sites:
?
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambientalismo (verbete sobre Ambientalismo).
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_03/rbcs03_01.htm (?O Movimento Ecol?gico no Brasil (1974-1986): Do Ambientalismo ? Ecopol?tica?, texto de Eduardo J. Viola).
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/movimentos-ecologicos-levantamentos-consolidam-acoes-voltadas-sustentabilidade-575073.shtml (?Movimentos ecol?gicos - Levantamentos consolidam a??es voltadas para sustentabilidade?).
A avalia??o ser? constante, levando-se em conta a participa??o e o envolvimento dos alunos durante as atividades. O professor valorizar? o esfor?o individual e coletivo dos alunos durante a pesquisa, bem como a capacidade dos mesmos em formular interpreta??es hist?ricas acerca da tem?tica ecol?gica.