Pauliane de Carvalho Braga; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Os alunos poder?o aprender o que foi o golpe de Lu?s Bonaparte, na Fran?a, suas motiva??es, ideais, agentes envolvidos e as conseq??ncias para o pa?s.
O professor dever? trabalhar com os alunos os principais eventos da hist?ria pol?tica francesa no s?culo XIX, como o movimento de restaura??o, que instaurou a monarquia dos Bourbon no poder; as barricadas de julho de 1830, quando o Lu?s Filipe de ?rleans se tornou o rei da Fran?a, e a revolu??o de 1848.
Introdu??o:
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O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucion?rios, advindos em grande parte da consolida??o do poder pol?tico da burguesia e do surgimento do proletariado industrial enquanto for?a pol?tica. Tendo Paris como centro irradiador, esses movimentos revolucion?rios rapidamente se propagaram pela Europa.
Esses dois novos setores pol?ticos h? muito se mostravam insatisfeitos com os rumos da pol?tica francesa. Trazendo novas id?ias pol?ticas, novos planos para a economia, e buscando estabelecer um lugar privilegiado neste cen?rio de poder, burguesia e proletariado agitavam Paris, sendo evento mais exemplar os banquetes. Grupos pol?ticos de oposi??o ao governo do rei Lu?s Filipe, impedidos de realizar manifesta??es p?blicas decidiram pela realiza??o de banquetes com o objetivo de discutir a grave crise econ?mica enfrentada pelo pa?s, al?m de propostas de a??o e meios de obter maior representatividade pol?tica. No dia 22 de fevereiro de 1848, foi marcado um grande banquete, que contaria com a presen?a de representantes dos partidos de oposi??o advindos de toda a Fran?a; no entanto, o banquete foi proibido, o que desencadeou forte rea??o popular. Ap?s tr?s dias de luta, com centenas de ruas tomadas por barricadas, os revoltosos conseguiram a abdica??o de Lu?s Filipe, dando lugar ao estabelecimento de um novo governo provis?rio, republicano.
O governo que a princ?pio tentou conciliar interesses t?o distintos, logo se viu obrigado a afastar o agitado proletariado da vida pol?tica: as Jornadas de Junho foram o ponto final na participa??o popular na revolu??o. Mais tarde, a burguesia elegeria Luis Bonaparte como seu representante, sendo posteriormente tra?da por este, atrav?s da um golpe de estado proferido em 2 de dezembro de 1851. Luis Bonaparte queria ampliar seu poder e seu tempo de mandato; impossibilitado pelos meios legais, dissolve a Assembl?ia e d? um golpe, que teria dura??o de 18 anos.
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A fam?lia imperial. Data: 1864.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:La_famille_imp%C3%A9riale_%28vers_1865%29.jpg
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Lu?s Bonaparte. Data: 1855.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Franz_Xaver_Winterhalter_Napoleon_III.jpg
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O 18 de Brum?rio de Lu?s Bonaparte. Karl Marx. Data: 1852.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marx_EighteenthBrumaire.JPG
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Desenvolvimento
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Primeira aula:
Neste primeiro momento, o professor deve contextualizar o tema a ser tratado. Em uma breve exposi??o de 15 minutos, o professor deve apresentar a situa??o pol?tica na Fran?a, e o cen?rio espec?fico do golpe. ? importante que se diga das condi??es econ?micas e pol?ticas do Pa?s, principalmente as disputas de poder do per?odo.
Em um pr?ximo momento, o professor dever? dividir a sala em dois grupos. Cada grupo receber? um texto que dever? ser lido silenciosamente pelos alunos, durante a primeira aula. (links acessados dia 10/09/2011).
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Grupo 1: Hist?ria e revolu??o: o dezoito de Brum?rio de Lu?s Bonaparte, de Karl Marx, e Napole?o, o Pequeno, de Victor Hugo: um contraponto. De Izabel Andrade Marson.
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Grupo 2: Necessidade e acaso: o golpe de Louis Bonaparte. De Julio Cesar Gon?alves da Silva.
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Segunda aula:
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Nesta aula, os alunos ir?o preparar a apresenta??o dos textos lidos, a ser realizada em um semin?rio na quarta aula. Esta apresenta??o pode ser feita atrav?s de recursos visuais (confec??o de cartazes, onde podem ser apontados os trechos mais relevantes do texto, apresenta??o de filmes ou imagens existentes sobre o tema) e de ?udio (apresenta??o de can??es). Os alunos poder?o utilizar o laborat?rio de inform?tica para realizar essa pesquisa, que far? parte do processo de aprendizado empreendido nesta aula.
Para a apresenta??o, os alunos devem atentar para as seguintes quest?es: onde e quando ocorreu golpe de Lu?s Bonaparte? Qual o contexto social, pol?tico e econ?mico em que se desenrola o golpe? Quais as motiva??es para ele? Quais os agentes envolvidos nele? Estes agentes pertenciam a um mesmo estrato social? Qual papel cada grupo teve no desenrolar do golpe? O que pretendia Lu?s Bonaparte? Como foram os embates entre os golpistas e a oposi??o? Houve repress?o ? oposi??o? Quais foram as conseq??ncias do golpe?
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Terceira aula:
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Nesta aula, os alunos far?o um semin?rio, onde ir?o discutir os textos lidos nas aulas anteriores. Cada grupo ter? 20 minutos para apresentar e discutir seu texto com seus colegas de sala.
O professor deve fomentar e mediar a discuss?o a partir dessas quest?es e outras que surgirem durante o semin?rio.
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Quarta aula:
A partir da discuss?o do semin?rio da quarta aula, os alunos dever?o preparar um j?ri simulado. A sala dever? ser divida em dois grandes grupos, um representando o grupo golpista, e outro representando seus oponentes. Os alunos devem preparar uma argumenta??o que d? conta dos dois lados do embate pol?tico.
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Quinta aula: conclus?o:
Nesta ?ltima aula, os alunos dever?o realizar o j?ri simulado, que dever? ser mediado pelo professor. A din?mica do j?ri dever? ser a seguinte:
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1? momento: Cada grupo ter? 5 minutos para apresentar sua motiva??o para a golpe/combate ao golpe;
2? momento: Cada grupo ter? direito a realizar 3 perguntas (de 1 minuto) ao grupo oponente, que ter? 5 minutos para responder cada uma das perguntas;
3? momento: Cada grupo poder? apresentar o depoimento de 4 personagens que os represente (cada personagem ter? 3 minutos para exposi??o); o grupo oponente pode realizar 2 perguntas a cada personagem (1 minuto para a realiza??o da pergunta, 3 minutos para respond?-la);
4? momento: cada grupo ter? 5 minutos para argumenta??o final.
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Ap?s a apresenta??o do j?ri, o professor dever? apontar as principais argumenta??es do j?ri e as passagens que sintetizem as discuss?es sobre o golpe de Lu?s Bonaparte.
As avalia??es deste ciclo de aulas consistem na participa??o e qualidade argumentativa dos alunos no semin?rio da quarta aula; a avalia??o final ser? o j?ri simulado, a ser preparado na quinta aula e realizado na sexta, que deve ser avaliado pelo professor levando em considera??o a organiza??o de cada grupo, e capacidade e qualidade argumentativa dos alunos.