Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Economia da ?gua. Conversar com o grupo acerca de como brincar com a ?gua sem desperd?cio. Cuidados com a ?gua, limpeza/polui??o da ?gua.
Esta aula se destina a crian?as de 04 a 06 anos de idade.
1? momento:
Conversando sobre a ?gua
Material: Imagens em que a ?gua esteja presente (salgada: mar; doce: lagoa, rio, cachoeira, piscina, chuveiro, mangueira etc.).
Proposta: Organizar as crian?as em roda e, no centro, disponibilizar as imagens. Pedir que as crian?as observem e falem sobre cada imagem. Lan?ar as seguintes quest?es: a) O que estas imagens t?m em comum? b) O que aparece em cada cena? c) A ?gua ? importante? d) Por qu?? e) Como a ?gua aparece na natureza? A chuva ? importante? Por qu?? f) Quem j? tomou banho de mar, lagoa, rio? Como foi? g) Quais os cuidados que precisou tomar?
Um dos principais h?bitos de higiene ? o banho. O que ? necess?rio? Por que ? importante tomar banho? O que utilizamos para tomar banho (sabonete, shampoo, esponja etc.)?
Tomar banho pode ser muito refrescante e divertido, principalmente quando est? calor! ? divertido tomar banho na praia, na piscina... E mais divertido ainda quando nossos amigos est?o juntos, inventando brincadeiras na ?gua. Quem pode dizer outras formas de se divertir com ?gua?
Tamb?m ? preciso ter cuidados com as brincadeiras na ?gua. Voc?s sabem dizer que cuidados s?o esses? Precisamos ficar atentos, evitando escorregar, jogar ?gua nos olhos dos outros etc.
Aqui, vale ressaltar os cuidados que o professor deve ter ao organizar o espa?o (materiais adequados para as brincadeiras na ?gua, brinquedos, sabonete apropriado, dentre outros).
?
Imagem dispon?vel em: <http://www.museudomar.com.br/ > Acesso em: 19 maio 2012.
?
Acesso em: 19 maio 2012.
?
Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva > Acesso em 19 maio 2012.
?
Dispon?vel em: <http://www.historiadetudo.com/chuveiro.html > Acesso em 19 maio 2012.
?
2? Momento:
Banhando animais e bonecas
Material: Pequenas banheiras de brinquedo, bacias, animais de pl?stico ou de borracha, bonecas, sabonete infantil e esponjas.
Proposta: O professor convida as crian?as para o acompanharem at? o parque, conduzindo-as, ent?o, at? a ?rea externa, onde haver? um espa?o organizado com pequenos bichos e bonecas de pl?stico, bacias, esponjas, ?gua e sab?o. As crian?as explorar?o os materiais e brincar?o com a ?gua, banhando os bichinhos e as bonecas. O professor, por sua vez, as desafiar? a contarem os bichos que est?o na banheira, pedindo-lhes para que observem quais objetos boiam e quais afundam na ?gua (combine outro momento para uma experi?ncia com diferentes objetos a fim de verificar os que boiam e afundam), registrando em um di?rio ou cartaz. O professor poder? desafiar as crian?as com rela??o ? quantidade de ?gua, solicitando que encham a bacia, esvaziem a bacia, coloquem ?gua at? a metade, etc. Poder? questionar tamb?m sobre a temperatura da ?gua, dentre outras quest?es. Ao final, as crian?as colocar?o os brinquedos no sol para secar e os recontar?o, para ver se todos foram retirados das bacias. Vale destacar que ? importante que esteja calor para que as crian?as brinquem mais ? vontade com a ?gua.
?
Crian?as com bichos, bacias, ?gua, esponja e sab?o
Fotografia: D?bora Peixe/2011.
?
Menina banhando os bichos
Fotografia: D?bora Peixe/2011.
?
3? Momento:
Tomar banho ? uma del?cia!
Material: Roupas de banho (mai?s, sungas), toalhas, mangueiras ou chuveir?es disponibilizados pela institui??o, baldes, bacias, esponjas, sabonete infantil, potes e garrafas pet.
Proposta: Questionar ?s crian?as se elas tamb?m n?o gostariam de tomar banho e, em seguida, as convidar para vestirem suas roupas de banho (sungas, biqu?nis e mai?s). Cada crian?a dever? receber sua toalha. Para esta proposta, dever? haver um espa?o planejado, com chuveir?es, baldes, bacias, potes e garrafas pl?sticas de diferentes tamanhos, esponjas e sabonete infantil. Caso n?o haja chuveiro dispon?vel, poder?o ser usados pequenos baldes, mangueira, bacias, garrafas pet furadinhas, dentre outros.
A ideia ? que as crian?as explorem os materiais e brinquem com a ?gua, banhando-se nos chuveir?es. A brincadeira poder? prosseguir das seguintes formas: cantando no chuveiro; ensaboando os amigos; jogando ?gua uns nos outros, tomando o cuidado de n?o jogar ?gua no rosto do colega; brincando com potes e com esponjas; esfregando as costas dos amigos etc. Em outras aulas ? poss?vel propor experi?ncias com ?gua, como a Garrafa chuveiro. Para saber como planejar esta e outras experi?ncias, leia a obra Ensinando Ci?ncias na Educa??o Infantil, de autoria de Alessandra Arce, D?bora A. S. M. Silva e Michele Varotto, Editora Al?nea.
Crian?as no chuveiro
Fotografia: D?bora Peixe/2011.
?
4? Momento:
Improvisando um tobog? d??gua
Material: Uma lona de pl?stico, mangueira e sabonete infantil.
Proposta: O professor conduzir? as crian?as at? uma ?rea em declive, no parque, onde o espa?o j? esteja previamente planejado, com uma grande lona de pl?stico, molhada com aux?lio de uma mangueira. Aqui, o professor tamb?m precisar? estar atento para a escolha dos materiais e do lugar em que ocorrer? a atividade. As crian?as brincar?o de escorregar no ?tobog?? de ?gua da seguinte forma: elas passar?o sabonete infantil no corpo, segurando a mangueira e deixando a ?gua escorrer na lona. A partir da?, elas poder?o escorregar de barriga pra baixo, de barriga pra cima, de ?peixinho?, rolando, dentre outras formas. Os adultos orientar?o ?s crian?as para que subam pela lateral da lona a fim de que n?o se machuquem uns aos outros. Tamb?m ? importante observar se o dia estar? quente para que as crian?as brinquem ? vontade na ?gua.
Crian?as no tobog?
Fotografia: D?bora Peixe/2011.
5? Momento:
Ouvindo uma hist?ria sobre banho
Material: Um livro de literatura infantil sobre o assunto, tapetes e almofadas para tornar o ambiente aconchegante para a hist?ria.
Dispon?vel em: http://www.submarino.com.br/produto/1/56395/rei+bigodeira+e+sua+banheira,+o. Acesso em: 18 maio 2012.
Proposta: Depois de organizado o espa?o de forma aconchegante, com tapete e almofadas, o professor pergunta ?s crian?as como o foi o banho, do que mais gostaram ou do que n?o gostaram etc. Em seguida, as convida para escutarem uma deliciosa hist?ria sobre um personagem, o Rei Bigodeira, que n?o queria sair do banho. Muitos de seus s?ditos tentaram convenc?-lo a sair, mas somente uma crian?a descobriu como. Trata-se de O rei bigodeira e sua banheira, de Audrey Wood, editora ?tica (1996), cuja tradu??o, de Gisela Maria Padovan, recebeu o pr?mio Monteiro Lobato de melhor livro traduzido para crian?a.
6? momento:
Representando a hist?ria
Material: Giz de cera; folhas de papel cart?o, recortadas em tamanho A3 (apresentar diferentes cores para as crian?as escolherem cada uma a sua); pequenas bandejas (embalagens de frios, como as encontradas em supermercados, ou outras, que lembrem uma banheira), revistas ou figuras diversas de bichos; produtos de higiene (propagandas de produtos de higiene encontradas em farm?cias e supermercados) etc.
Proposta: Convidar as crian?as para representarem, por meio de desenho, ou a hist?ria do Rei Bigodeira, ou as atividades com ?gua realizadas no parque. Elas poder?o ainda fazer colagens do que gostariam de levar para o banho: patinho de borracha, esponja, entre outros objetos.
As crian?as escolher?o os materiais que utilizar?o para ent?o fazerem suas representa??es por meio de desenhos e colagens. Durante essa atividade, o professor conversar? com as crian?as sobre o que elas est?o desenhando, as cores que est?o utilizando, o tamanho dos objetos com rela??o ? banheira, a quantidade de objetos dentro da banheira, que tipo de objetos pode ou n?o pode ser levado para o banho e por que etc.
No final, o professor combinar? com as crian?as uma exposi??o das produ??es realizadas.
A fim de complementar a aula, seguem abaixo alguns links de aulas do portal e endere?os de alguns sites que contribuem para a amplia??o do tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38915
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37018
Editora Amigos da Natureza. Dispon?vel em < http://www.revistaamigosdanatureza.com.br/ > Acesso em: 15 abr. 2012.
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ > Acesso em: 15 abr. 2012.
Outras sugest?es de literatura infantil sobre banho:
? MONARI, Manuela. Tomar banho ? uma encrenca. S?o Paulo: Caramelo.
? DELVAUX, Nancy & P?TIGNI, Aline de. Camila n?o quer tomar banho. S?o Paulo: Larousse Junior.
? MELO, Ana Cristina. O Banho de Nina. Ilustra??es de Cris Alhadeff. Rio de Janeiro: Escrita Fina.
?
Obra sobre o ensino de Ci?ncias na Educa??o Infantil:
ARCE, A. ; SILVA. D. A. S. M; VAROTTO, M. Ensinando Ci?ncias na Educa??o Infantil. Campinas, SP: Al?nea, 2011.
A avalia??o ser? processual e levar? em conta os objetivos elencados: as crian?as estreitaram os v?nculos com o grupo, por meio de brincadeiras na ?gua? Descobriram mais sobre seu corpo e as possibilidades de movimentos? Visualizaram com aten??o imagens sobre ?gua doce e ?gua salgada? Relataram experi?ncias de lazer na ?gua (praia, lagoa, rio, piscina etc.)? Conversaram a respeito dos h?bitos de higiene, em especial, o banho? Ouviram com entusiasmo e participa??o uma hist?ria sobre o banho? Representaram criativamente, por meio de desenhos e colagens, a hist?ria ouvida ou as brincadeiras realizadas com ?gua? Ampliaram seus processos de cria??o e imagina??o por meio das produ??es art?sticas realizadas?
Considerar ainda as seguintes quest?es: Como as crian?as se envolveram com as atividades? Que conhecimentos demonstraram referentes ao tema? De que modo se deu o envolvimento de cada um no banho de chuveiro e no banho no qual escorregaram na lona? Que intera??es ocorreram (entre as crian?as, o movimento de cada uma em dire??o ao outro, no uso dos diferentes objetos, quem se integrou ou n?o)?
Al?m disso, o professor dever? avaliar, conjuntamente com as crian?as, sobre o que foi mais divertido. Houve alguma coisa de que n?o gostaram? Por qu?? E como foi dar banho nos bichos e nas bonecas? O professor poder? tamb?m perceber a participa??o oral das crian?as, instigando-as a falarem a respeito das atividades de que participaram, al?m de registrar, com fotos, v?deos e anota??es, o trabalho realizado.
? oportuno avaliar ainda a prepara??o pr?via de cada atividade, a media??o durante cada atividade proposta, a finaliza??o de cada momento, o tempo e os espa?os utilizados, os recursos, os registros com a inten??o de que nas pr?ximas atividades relacionadas a esse assunto, poss?veis dificuldades n?o se repitam, outros elementos sejam considerados, etc.
?
Avaliar ainda o papel de professora e mediadora, o planejamento, as propostas de atividades relacionadas ao tema, o tempo e os espa?os destinados ?s atividades, os recursos utilizados, os registros a fim de que nas pr?ximas atividades relacionadas a esse assunto, as dificuldades sejam superadas, outras ideias sejam incorporadas, etc.