Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Descobrindo o Brasil ? Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras no Sudeste - UCA

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informa??es;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Resolver situa??es-problema;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sicas, poesias, textos jornal?sticos e relat?rios;
  • Organizar dados em gr?ficos;
  • Identificar brincadeiras das crian?as da regi?o Sudeste;
  • Compreender a import?ncia do brincar para a intera??o e desenvolvimento;
  • Reconhecer brincadeiras antigas;
  • Realizar brincadeiras vivenciadas por crian?as na regi?o Sudeste;
  • Organizar uma gincana com brincadeiras vivenciadas.

Duração das atividades

A previs?o ? de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de dura??o, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no m?nimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Hist?ria, Geografia, Matem?tica e ?tica, dentre outros ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint Estar inserido no processo de alfabetiza??o. 

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hip?teses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugest?es de atividades que poder?o ser realizadas com os alunos. ? importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta cat?logo, ou caderno espec?fico para o projeto ? ?Dossi? do Projeto?, no intuito de registrar todo o processo de realiza??o, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for poss?vel, poder? tamb?m montar um ?Portf?lio?, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

?

- O projeto de pesquisa deve conter as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar)

  2. Justificativa (os alunos buscam explicar a relev?ncia do tema escolhido a ser estudado)

  3. Problematiza??o (os alunos levantam curiosidades que querem descobrir sobre o tema)

  4. Levantamento de hip?teses (eles pensam em respostas para suas curiosidades/ conhecimentos pr?vios sobre o tema)

  5. Os objetivos do projeto (o que queremos alcan?ar ao final do trabalho)

  6. Levantamento de fontes de pesquisa (buscam fontes para realizar a pesquisa)

  7. Execu??o da pesquisa (? a realiza??o da pesquisa, que ? direcionada pela problematiza??o)

  8. Conclus?o e depura??o das hip?teses (dialogam sobre o que descobriram e se suas hip?teses estavam corretas ou n?o)

  9. Socializa??o (exp?em para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa)

  10. Avalia??o (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugest?o de novas propostas)

?

1? etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.

- Professor, o in?cio do projeto se d? com a escolha do tema com os alunos. O tema poder? tamb?m ser sugerido por voc?, por?m, ? importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais tamb?m para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso j? tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, v?deos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e pe?a que deem sua opini?o sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador. Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poder?o se desdobrar em v?rias outras dependendo o caminho que a turma apontar.

 ? importante delimitar com seus alunos a especificidade do que ser? pesquisado, para que o projeto n?o seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras da regi?o Sudeste. Delimitamos essa regi?o por ser onde habitam.

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Para desenvolver a pesquisa sobre a Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras da regi?o Sudeste com seus alunos, voc? poder? instig?-los sobre o tema da seguinte forma:

- Que tal brincar? Organize-os em rodinha, e leve para a rodinha o Poema ?Bola de gude? de Ricardo Azevedo, e leia para seus alunos. Discuta com eles sobre o que falava esse poema, quais as caracter?sticas desse tipo de texto, se gostaram dele, e enfatize o brinquedo do qual do autor retratou no poema.

b

Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html - Acesso em 05/05/2012

?

menina lapis

- Voc? encontra sugest?es de atividades de registro, que podem ser realizadas sobre o poema acima no s?tio http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html - Acesso em 05/05/2012. Veja abaixo:

 s s 3

Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html

- Providencie anteriormente, diversas bolinhas de gude, de cores e tamanhos diferentes, e coloque dentro de uma caixa surpresa e leve para a rodinha. Ap?s a leitura do poema, passe a caixa na rodinha e solicite que os alunos tentem descobrir o que h? na caixa. Aproveite esse momento, para trabalhar tentativas de escrita com os alunos, pedindo para que cada um deles escreva o nome na lousa, do que ele acha que tem na caixa.

- Depois que todos j? tiverem falado, revele o elemento surpresa ?As bolinhas de gude? e dialogue com eles sobre:

  • O que ? isso que eu trouxe?
  • Para que serve?
  • Voc?s j? brincaram com bolinhas de gude?
  • Como se brinca?

?

- Antes de lev?-los para brincar, solicite que fa?am uma pesquisa na internet, buscando sobre as formas de se brincar com bolinha de gude, pois a brincadeira pode variar de um lugar para o outro, e existem formas diferentes de se brincar.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os s?tios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.

- A Folha de S?o Paulo, oferece um site chamado ?Mapa do Brincar?, destinado para crian?as. Nele voc?s ir?o encontrar diversas brincadeiras, como brincar, v?deos de crian?as ensinando a vivenciar a brincadeira e a regi?o onde ela ? brincada. Acesse no s?tio http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/  diversas maneiras de se brincar com bola de gude na regi?o Sudeste.

- Deixe que seus alunos explorem cada uma delas no s?tio, lendo e descobrindo como se joga. Em seguida, imprima as orienta??es de como se joga cada uma das brincadeiras com bola de gude, e escolha com eles quais delas ir?o brincar. Voc? tamb?m poder? fazer um sorteio, ou ainda realizar todas elas se poss?vel.

- Veja abaixo duas sugest?es encontradas nesse s?tio:

?

Bila 2 - Origem: S?o Paulo (SP)

Jeito de brincar:

Em um piso plano, os jogadores marcam uma linha, que ser? de onde lan?ar?o suas tecadeiras (bolinhas usadas para jogar nas outras). Dali, contam em m?dia sete passos e fazem um c?rculo.

Os participantes combinam entre si o n?mero de bolinhas que todos devem colocar dentro do c?rculo. Em seguida, cada um escolhe a maneira como vai arrumar as suas bolinhas (em um montinho ou espalhadas, por exemplo), de um jeito que dificulte o jogo do advers?rio.

A primeira crian?a come?a a jogada a partir da linha marcada. Se a bolinha que ela jogar acertar outras e conseguir tir?-las de dentro do c?rculo, ela ganha essas bolinhas. Se a bolinha n?o acertar nenhuma e ficar dentro do c?rculo, ele a perde. Caso ela saia de dentro do c?rculo, sem bater em nada, ? s? peg?-la de volta e esperar a pr?xima jogada.

Ganha quem conseguir juntar mais bolinhas.

?

 s

21 pontos - Origem: Lavras (MG)

Jeito de brincar:

Os participantes fazem um buraco no ch?o. Cada participante deve ter sete bolas de gude e precisa acertar todas as bolinhas no buraco para completar 21 pontos. A cada bola enca?apada, somam-se tr?s pontos.

Depois de acertar o buraco, o jogador tem que tentar acertar a bola de gude na bolinha do advers?rio a uma dist?ncia de um palmo. Quando isso acontece, o advers?rio perde a bolinha e o outro participante ganha mais tr?s pontos.

?

Os participantes fazem um buraco no ch?o. Cada participante deve ter sete bolas de gude e precisa acertar todas as bolinhas no buraco para completar 21 pontos. A cada bola enca?apada, somam-se tr?s pontos.

Depois de acertar o buraco, o jogador tem que tentar acertar a bola de gude na bolinha do advers?rio a uma dist?ncia de um palmo. Quando isso acontece, o advers?rio perde a bolinha e o outro participante ganha mais tr?s pontos.

A brincadeira segue, e quando faltarem apenas tr?s pontos para algu?m vencer, deve-se aumentar a dist?ncia entre as bolinhas em tr?s palmos. Ganha quem completar 21 pontos primeiro. 

?

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

?

- Voc? poder? explorar as instru??es da brincadeira com os alunos, abordando esse g?nero textual.

- Em seguida, leve-os para o p?tio de sua escola para brincar de bola e gude. Registre esse momento, fotografando.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a Webcam localizada na ?rea de trabalho para fotografarem a brincadeira.

- Depois, proponha aos alunos pesquisar sobre o tema Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Sudeste. Com certeza esse tema despertar? muito interesse em seus alunos, j? que o brincar ? uma caracter?stica pr?pria da Inf?ncia. De acordo com Kramer (2006, p. 15) o que expressa a singularidade da inf?ncia ?

(...) seu poder de imagina??o, a fantasia, a cria??o, a brincadeira entendida como experi?ncia de cultura. Crian?as s?o cidad?s, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e s?o nelas produzidas (...) As crian?as brincam, isso ? o que as caracteriza (...) viram as coisas pelo avesso e, assim, revelam a possibilidade de criar. Uma cadeira de cabe?a para baixo se torna barco, foguete, navio, trem, caminh?o. (KRAMER, 2006, p. 15).

 KRAMER, S?nia. A inf?ncia e sua singularidade. In: Ensino Fundamental de nove anos: orienta??es para a inclus?o da crian?a de seis anos de idade. Bras?lia: FNDE, Esta??o Gr?fica, 2006. (levar para os recursos complementares)

 menina lapis

 Sugest?es de atividades de registro - atividades interdisciplinares: L?ngua Portuguesa, alfabetiza??o, Matem?tica e Ci?ncias.

1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que ir?o pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

2) Fa?a uma lista na lousa com os nomes das brincadeiras que os alunos conhecem ou que querem aprender e exponha na sala.

3) Resolu??o de situa??es-problema a partir da brincadeira vivenciada:

  • Com quantas bolinhas de gude voc? come?ou a brincadeira? Represente essa quantidade abaixo por meio de desenho e escrita do numeral correspondente.
  • Quantas bolinhas voc? perdeu?
  • Quanto voc? ganhou?
  • Com quantas bolas voc? terminou o jogo?
  • Quem foi o vencedor?
  • O que voc? achou dessa brincadeira?

Professor, se quiser registre as situa??es-problema ou fa?a adequa??es de acordo com o que estiver trabalhando com seus alunos.

?

2? etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min.

- Nesse momento do projeto, ? importante explicar qual a import?ncia de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a import?ncia em pesquisar sobre este tema e pe?a que registrem.

menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Sudeste. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:

?

Eu quero estudar sobre a inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Sudeste porque...

?

- Ap?s a realiza??o da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portf?lio. Se preferir, fa?a um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1? ano, fa?a a atividade oral, caso ainda n?o escrevam de forma aut?noma.

?

3? etapa: Problematiza??o ? uma aula de 60 min.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.

- Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servir?o para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

?

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais brincadeiras s?o t?picas no Sudeste?

Bianca

De que brincavam nossos av?s?

Evellyn

Como ? que faz uma pipa?

Gabrielle

Como se brinca de bolinha de gude?

menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:

1)Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

?

O que eu quero saber sobre a inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Sudeste ? ...

?

?

?

?

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o na ficha sugerida anteriormente.

?

4? etapa: Hip?teses ? uma aula de 60 min.

Professor, explore com seus alunos o que s?o hip?teses. Se necess?rio, explique-lhes que as hip?teses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou n?o, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou n?o a nossa hip?tese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles ir?o comparar suas hip?teses iniciais sobre suas curiosidades com as conclus?es que alcan?aram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as hip?teses dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da crian?a - problema

?

Evellyn

Como ? que faz uma pipa?

Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?

?

Evellyn

Precisa de papel e varetas de pau.

?

Sugest?o de atividade para esse momento:

menino tarefa

Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hip?tese.

1) Represente sua hip?tese por meio de uma colagem e escrita.

?

?

?

?

?

?

?

?

5? etapa: Objetivos da pesquisa

- Defina com seus alunos quais s?o os objetivos da pesquisa, veja alguns que podem surgir:

?

  • Conhecer brincadeiras da regi?o Sudeste;

  • Aprender a brincar;

  • Aprender brincadeiras antigas;

  • Interagir com os colegas.

?

6? etapa: Fontes de pesquisa ? uma aula de 60 min

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugest?o de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:

  1. Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:
  2. Livros
  3. Revistas
  4. Internet
  5. Fotografias
  6. Entrevistas
  7. Palestras

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza?

- Explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no ?Dossi?? ou ?Portf?lio do Projeto? dos alunos e professor, o referencial bibliogr?fico consultado para a pesquisa.

- Diga tamb?m a eles sobre a import?ncia de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa ? imprescind?vel que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem refer?ncia bibliogr?fica em seus trabalhos, veja um exemplo:

MORAES, Vinicius de. A arca de No?. Ilustra??es de Nelson Cruz. S?o Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

?

A refer?ncia segue as seguintes orienta??es:

Sobrenome do autor em letra mai?scula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. T?tulo da obra destacado em negrito ou it?lico. Local de publica??o, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publica??o.

- Dependendo da faixa et?ria de seus alunos voc? poder? aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:

SILVA, ?ngela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRAN?A, Maira Nani. Guia para normaliza??o de trabalhos t?cnico-cient?ficos: projetos de pesquisa, trabalhos acad?micos, disserta??es e teses. 5? ed. Uberl?ndia: UFU, 2006.

Professor, outra fonte importante ? o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual voc? se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acad?mico.

?

7? etapa: Execu??o ? Pesquisando

- Voc? ir? atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel ? propor situa??es nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles ir?o adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em quest?o, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos pr?vios sobre a fauna da regi?o Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as quest?es que eles trouxeram. Lembre-se, o que direcionar? o projeto s?o as perguntas dos alunos (a problematiza??o) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

 menina lapis

Sugest?es de atividades para esse momento: (L?ngua Portuguesa, Geografia, Artes, Matem?tica, Hist?ria e ?tica)

1) Localiza??o da regi?o Sudeste: inicie a aula com um jogo para verificar se os alunos conseguem identificar as regi?es do Brasil, especialmente a Sudeste. H? um jogo interessante no site do IBGE. - Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm (acesso em 03/05/2012) do jogo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.

?

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm

Aborde tamb?m com os alunos, o Jogo dos mapas, dispon?vel no Portal do Professor e verifique se conhecem a localiza??o dos estados brasileiros e se sabem nome?-los. Como o foco desta aula ? a regi?o Sudeste, verifique se eles compreendem onde est?o localizados os Estados que comp?em essa regi?o e sua localiza??o geogr?fica.

?

2) Conversa entre pares: como ? sua inf?ncia?

 - Professor, o objetivo dessa atividade ? propor aos alunos que falem sobre a etapa da vida que eles est?o vivendo: a inf?ncia. Dessa forma, solicite que utilizem os laptops - caso sua escola seja do projeto UCA ? para conversarem entre os colegas da turma por meio o Modo de Colabora??o em Classe, Menssenger ou e-mail, abordando as seguintes quest?es:

?Como ? sua inf?ncia?

?O que voc? mais gosta de fazer?

?Do que costuma brincar?

?Qual brincadeira voc? mais gosta?

?Que atividades voc? costuma fazer al?m de estudar e brincar?

?Voc? ajuda em casa? Como?

?Voc? gosta de ser crian?a? Por qu??

?Se voc? pudesse mudar alguma coisa em sua inf?ncia, o que mudaria?

?

- Caso sua escola n?o disponibilize do recurso do UCA, voc? poder? lev?-los para o laborat?rio de inform?tica para realizar essa atividade, ou ainda, realiz?-la utilizando outro recurso ou estrat?gia.

- Deixe que os alunos conversem entre si, e exponham suas opini?es. Em seguida, fa?a uma roda de conversa e discuta com eles sobre as quest?es que voc? colocou para que conversassem. Esse momento ser? de grande valia para voc? conhecer melhor seus alunos e poder buscar adequar sua pr?tica docente, buscando contemplar os anseios das crian?as. Anote, em seu caderno de plano os pontos principais da discuss?o.

- Outra sugest?o, ? fazer com eles um texto coletivo, no qual voc? poder? ser a escriba, retratando como foi essa atividade e o que acharam dela.

menina lapis

- Solicite que os alunos fa?am um desenho, pintura ou colagem representando sua inf?ncia. Depois, monte um painel na sala de aula com as produ??es dos alunos.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o fazer o desenho a m?o em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

3) ECA: explorando direitos e deveres

Professor, o ECA, Estatuto da Crian?a e do Adolescente, ? um documento que aborda  os direitos e deveres da crian?a. Estes direitos, existentes desde 13 de julho de 1990, e apesar de nem sempre serem acatados, devem fazer parte do planejamento anual, como um tema de aula para que as crian?as os conhe?am. Aproveite o tema Inf?ncia para abordar esse documento com seus alunos.

- Instigue seus alunos a falarem sobre esse documento, questionando-os:

  • Voc?s sabem o que ? o ECA?
  • Para voc?s o que significa a palavra direito?
  • E a palavra deveres?
  • Sabiam que voc?s t?m direitos e deveres?
  • O que voc?s pensam sobre isso?
  • ?

- Deixe que seus alunos exponham suas opini?es, depois dialogue com eles sobre suas falas explicando-lhes que direito ? algo que precisa ser garantido, e deveres ? uma regra que devemos cumprir.

- Em seguida, para mobiliz?-los sobre a tem?tica do ECA, solicite que eles assistam ao v?deo ?Conhecendo Estatuto da Crian?a e do adolescente com Renatinha? que aborda alguns temas interessantes sobre o ECA de forma acess?vel para essa faixa et?ria. Para acess?-lo, eles poder?o utilizar os laptops do UCA e as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) para acessar o endere?o eletr?nico: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE ? Acesso em 10/05/2012

- Caso a escola n?o participe do UCA, eles poder?o assistir o v?deo em um laborat?rio de inform?tica ou voc? poder? mostrar o v?deo para eles utilizando um projetor de multim?dia.

renatinha

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE- Acesso em 10/05/2012

Como forma de registro do v?deo, voc? poder? fazer um ditado com seus alunos abordando alguns direitos das crian?as que aparecem no v?deo e no documento do ECA, como: vida, sa?de, alimenta??o, educa??o, esporte, lazer, profissionaliza??o, cultura, dignidade, respeito, liberdade e conviv?ncia, familiar.

- Depois do ditado realize a corre??o, solicitando que os alunos observem a escrita convencional das palavras no quadro.

- Voc? poder? entregar um quadro como sugerimos abaixo, para que eles registrem as palavras ditadas.

?

DITADO COM PALAVRAS DO ECA

?

TENTATIVA DE ESCRITA

ESCRITA CONVENCIONAL

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

- Caso opte pelo uso do laptop UCA dos alunos, eles poder?o utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos) para criar a tabela acima, com 2 colunas e o n?mero de linhas de acordo com a quantidade de palavras que voc? ir? ditar. Eles poder?o registrar/digitar as palavras ditadas, depois poder?o salvar no computador ou ent?o imprimir e colar em seus cadernos.

- Depois da atividade, converse com os alunos no sentido de que eles percebam a import?ncia de assegurar os seus direitos, bem como deveres. ? importante tamb?m explicar que h? ?rg?os p?blicos que eles podem recorrer caso seus direitos n?o estejam sendo garantidos, como o Conselho Tutelar. Voc? poder? ainda, agendar uma palestra com um profissional dessa ?rea para conversar com os alunos sobre o papel desse ?rg?o.

 menina lapis

4) Listando brincadeiras: converse com seus alunos na rodinha e questione-os sobre quais brincadeiras eles costuma participar. Liste o nome das brincadeiras no quadro e pe?a que cada aluno explique como se brinca a brincadeira que ele citou.

Registrando:

1- Proponha que cada aluno desenhe a brincadeira sugerida por ele e como participar dela. Em seguida, solicite que ele realize a tentativa de escrita do nome da brincadeira, bem como a forma de participa??o.

2- Com os nomes das brincadeiras sugeridos listados no quadro, solicite que os alunos escrevam em ordem alfab?tica.

3- Monte um painel com as produ??es dos alunos.

?

- Eles poder?o realizar essa atividade utilizando os laptops UCA, para tanto, dever?o produzir o texto utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos) e para fazer os desenhos utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital).

menino pesquisa 

5) Pesquisa sobre brincadeiras t?picas do Sudeste: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou ent?o na internet, brincadeiras t?picas da regi?o Sudeste. Veja abaixo algumas sugest?es de s?tios nos quais eles poder?o encontrar informa??es:

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos s?tios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.

http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm- Acesso em 09/05/2012

http://folcloresudeste.blogspot.com.br/2009/05/brincadeiras.html- Acesso em 09/05/2012

- No s?tio http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ - Acesso em 09/05/2012  da folha de S?o Paulo ? Mapa do Brincar, voc? encontra diversos tipos de brincadeiras que fazem parte de uma pesquisa realizada pelas respons?veis pelo s?tio, sobre brincadeiras t?picas de cada regi?o.

- Ao buscar pela regi?o Sudeste, voc? ir? encontrar as seguintes op??es:

  • Amarelinha

  • Bola

    ?

  • Bolinha de gude

  • Cantadas

  • Construir
  • Corda
  • Diversas
  • El?stico
  • Esconder
  • F?rmulas de Escolha
  • Jogo de Sal?o
  • Palmas
  • Pegar
  • Pi?o
  • Pipa
  • Roda

?

 - Dentro de cada uma dessas op??es, voc? encontrar? diversas sugest?es das brincadeiras.

?

- Voc? poder? dividir seus alunos em grupo para que cada um fique respons?vel por pesquisar uma brincadeira e a forma de como participar da mesma.

- Eles dever?o anotar suas descobertas, para socializar com os amigos na sala.

- Re?na as produ??es dos alunos e monte um varal das brincadeiras do Sudeste na sala de aula, como forma de socializar e valorizar a pesquisa realizada por cada um deles.

?

6) ? brincando que se aprende: viv?ncia de brincadeiras

- Proponha aos alunos que retomem as brincadeiras pesquisadas e cada grupo deve escolher as brincadeiras que eles querem vivenciar. Voc? poder? sugerir que escolham uma brincadeira de cada op??o pesquisada ? amarelinha, bola, bolinha de gude, cantadas, corda, diversas, el?stico, esconder, f?rmulas de escolha, jogo de sal?o, palmas, pegar, pi?o, pipa e roda.

- ? interessante que cada aluno escolha uma brincadeira para ser vivenciada, nesse sentido, voc? estar? valorizando essa atividade, ampliando o repert?rio de brincadeiras dos alunos, bem como a opini?o de cada um.

menina lapis

- Antes de explorar a brincadeira com os alunos, aborde o texto instrucional, que ensina como se brinca a mesma. Explore as caracter?sticas desse g?nero textual:

?Para que serve;

?Qual seu objetivo;

?Caracter?sticas do texto;

?Dentre outros.

- No dia da realiza??o da brincadeira, providencie os materiais necess?rios para brinc?-la e leve seus alunos para um espa?o adequado.

- Eles poder?o fotografar a vivencia utilizando a m?quina fotogr?fica, ou ent?o a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA. Voc? tamb?m poder? solicitar que se revezem na brincadeira e filmem a sua realiza??o, utilizando a mesma ferramenta do UCA -  Webcam.

- Monte pain?is com as fotos das brincadeiras, e mostre as filmagens para os alunos.

- Ap?s a realiza??o de cada brincadeira proponha uma atividade de registro sobre ela, como por exemplo:

?Desenhos;

?Resolu??es de situa??o-problema;

?Interpreta??o de texto;

?Constru??o de poesia;

?Tentativas de escrita;

?Dentre outras.

- Outra sugest?o, ? montar um Twitter com seus alunos para que eles socializem a cada semana, a brincadeira que foi realizada na mesma, e as atividades de registro que foram trabalhadas ap?s elas. No s?tio http://www.youtube.com/watch?v=kdisZBUV6B8 voc? encontra orienta??es para montar um Twitter.

menino tarefa

7) Como se faz pipa?

- Oriente seus alunos a pesquisarem com seus familiares como se faz uma pipa. Eles poder?o pesquisar em s?tios ou at? mesmo com algum familiar que sabe fazer a pipa. Depois eles dever?o produzir um relat?rio contando como se faz a pipa, onde ele pesquisou, e como foi fazer essa atividade. Envie juntamente a tarefa um convite para os pais participarem com seus filhos de uma Oficina de pipas em sua escola. Para tanto, voc? dever? organizar a data, o hor?rio, e solicitar que cada fam?lia leve o material que ir? utilizar para confeccionar a pipa com seu filho.

menina lapis

8) Socializa??o da tarefa: nesse momento os alunos ir?o contar para os outros colegas como foi a realiza??o dessa tarefa e o que descobriram com ela. Para tanto, solicite que eles leiam seus relat?rios na rodinha uns para os outros. Caso eles tenham pesquisado na internet, em v?deos, dentre outros, solicite que eles socializem os s?tios para que os colegas possam assisti-los em sala, utilizando as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou ent?o no laborat?rio de inform?tica da escola.

?

9) Oficina de pipa com familiares: organize com seus alunos a oficina de pipa com os familiares. Nesse dia os pais ou outro familiar dever?o ir at? a escola para confeccionar a pipa juntamente ao seu filho. Para tanto, ele dever? levar o material que ir? utilizar. Registre esse momento, e colha opini?es dos alunos e dos pais.

- Como registro, al?m das fotografias, os alunos poder?o produzir um texto junto com seus pais e um desenho representando como foi esse momento.

?

10) Passeio no parque soltando pipa?

- Organize tamb?m, um dia em um parque, de prefer?ncia em um final e semana para que os alunos possam ir com seus pais e voc?, soltar as pipas que eles constru?ram na escola. Tome o cuidado de marcar essa atividade em um lugar que n?o tenha rede el?trica por perto, evitando a ocorr?ncia de acidentes. Fotografe e filme esse momento. Eles poder?o fotografar a vivencia utilizando a m?quina fotogr?fica, ou ent?o a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop UCA.

?

11) Montando um ?lbum: revele as fotos produzidas no dia do passeio e monte um ?lbum com seus alunos. Para tanto, entregue uma folha A4 para que cada aluno cole sua foto com seu familiar, solicite que ele escreva abaixo da sua foto, seu nome e dos familiares que estavam ali presentes, e o que ele achou desse dia/atividade. Confeccione a capa com eles, e re?na as produ??es de todos, e tamb?m deixe folhas ? parte para que os familiares expressem suas opini?es, encaderne o material. Depois de pronto, deixe que cada aluno leve para casa para socializar com seus familiares.

?

12) Brincadeiras do tempo da Vov?!

- Questione os alunos sobre o tema brincadeiras do tempo da vov?, perguntando-lhes se eles conhecem alguma brincadeira antiga, se sabem como se brinca, dentre outras quest?es. Converse com eles que atualmente, s?o produzidos muitos brinquedos, mas que antigamente n?o era assim, dessa forma as crian?as inventavam brincadeiras e brinquedos. Fa?a uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.

?

ANTIGAMENTE AS CRIAN?AS N?O TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRI?-LOS.

UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, AL?M DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PI?O, EMPINAR PIPA DENTRE V?RIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR D?CADAS E D?CADAS.

COM OS AVAN?OS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE N?O EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIAN?AS, POIS ELAS J? ENCONTRAM TUDO PRONTO.

ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGEST?ES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CAN??ES ANTIGAS E FA?AM OS GESTOS E REPRESENTA??ES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS M?SICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO EST? LATINDO, O MEU CHAP?U TEM TR?S PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LEL?, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.

- ESCRAVOS DE J?: DOIS PARTICIPANTES CANTAM A M?SICA ?ESCRAVOS DE J?, JOGAVAM CAXANG?, TIRA, P?E, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE Z??. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA M?O VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A M?SICA.

- AMARELINHA: RISCA-SE A AMARELINHA NO CH?O, DE 1 A 10, FAZENDO NO ?LTIMO N?MERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O C?U. PULA-SE COM UM P? S?, DENTRO DE CADA QUADRADO.

- PI?O: UM PI?O DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERS?O ? OBSERVAR O PI?O RODANDO.

- PASSAR ANEL: OS PARTICIPANTES FICAM COM AS M?OS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE EST? COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS M?OS DENTRO DAS M?OS DOS OUTROS PARTICIPANTES AT? ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS M?OS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE ?FULANO, COM QUEM EST? O ANEL?? E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.

- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECU??O DA BRINCADEIRA OS BATEDORES V?O CANTANDO ?UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA P?E A M?O NO CH?O; SENHORA, SENHORA PULE DE UM P? S?; SENHORA, SENHORA D? UMA RODADINHA E V? PRO MEIO DA RUA?. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.

- BOLINHA DE GUDE: ESSA BRINCADEIRA TEM V?RIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRI?NGULO, BARCA E JOGO DO PAP?O, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CA?APAS.

- EMPINANDO PIPA: ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE N?O TENHA FIOS DE ENERGIA EL?TRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. POR?M, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGU?M LHE D? O PREPARADO.

- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM C?RCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. V?O PASSANDO UMA BOLA, BEM R?PIDO, DE M?O EM M?O E O QUE EST? DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA ?BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!?. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ?QUEIMOU?, ? ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SER? AQUELE QUE N?O FOR ELIMINADO.

Adapta??o do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm - Consulta realizada em 10/05/2012

?

Discuta com os alunos:

- O que entenderam sobre o texto?

- Por que as brincadeiras mudaram?

- Ser? que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por qu??

 menino tarefa

- Em seguida, proponha aos alunos que realizem como tarefa de casa uma pesquisa com seus av?s, sobre o tema brincadeiras. Para tanto, construa com eles um roteiro de entrevista, aproveitando para trabalhar esse g?nero textual e suas caracter?sticas.

?

Roteiro de entrevista:

Nome do entrevistado: ___________________________________________________

Idade:________________

Perguntas:

  1. Como foi sua inf?ncia?
  2. O que voc? gostava de fazer?
  3. Qual era sua brincadeira favorita?
  4. Voc? sabe como ela surgiu?
  5. E o seu brinquedo?
  6. Voc? gostaria de ir at? minha escola para ensinar aos meus colegas uma brincadeira ou a confeccionar um brinquedo de sua inf?ncia?

(     ) Sim                                                       (     ) N?o

6) Escreva abaixo o que voc? gostaria de fazer: __________________________

?

menina lapis

13) Socializa??o: nesse momento, os alunos dever?o socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram sobre as brincadeiras do tempo da vov?. Em seguida, discuta com eles sobre quais brincadeiras que eram do tempo da vov? que eles brincam ainda hoje.

 

14) Aprendendo com nossos av?s: veja com os alunos a ades?o dos av?s para realizarem na escola uma brincadeira ou confeccionar um brinquedo com as crian?as. E proponha a eles um dia para que realizem uma ?Oficina: brincando com o vov? e a vov??, para que os av?s venham a escola para brincar com eles ou ensinar fazer um brinquedo. Combine tamb?m com os av?s que se disponibilizaram a vir, marque um dia e hor?rio, e tamb?m combine de eles trazerem o material que ir?o utilizar na oficina. Voc? tamb?m poder? marcar em dias separados para que os av?s venham fazer a oficina com os alunos. Fotografe esse momento ou filme.

?

15) Confec??o de gr?fico ? qual ? a brincadeira preferida da turma?

- A pesquisa est? chegando ao fim, retome com os alunos todas as brincadeiras que foram realizadas durante o projeto, e proponha aos alunos que construam um gr?fico para descobrir qual ? a brincadeira favorita da turma.

- Liste as brincadeiras que eles lembrarem na lousa, depois fa?a a vota??o e anote na frente do nome da brincadeira quantos votos cada uma recebeu. Em seguida proponha a constru??o de um gr?fico. Veja abaixo um exemplo:

1- Escreva abaixo o nome das brincadeiras que n?s conhecemos durante nossa pesquisa e numere-os:

?

N?mero

Tema

N?mero de votos

1

Corre-cutia

02

2

Bete

02

3

Bola de gude

04

4

Cabo-de-guerra

02

5

Pique-esconde

07

6

Stop

01

7

Pipa

05

8

El?stico

03

?

Professor, o gr?fico ? um importante recurso para tratar as informa??es e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organiza??o e classifica??o, por meio da compara??o.  Mas, se os seus alunos ainda n?o t?m viv?ncia com gr?ficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o s?tio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 09/04/2012- para que conhe?am. Voc? poder? utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola n?o fa?a parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laborat?rio de inform?tica.

Para facilitar a constru??o do gr?fico voc? poder? fazer uma tabela com o n?mero de colunas necess?rias para a quantidade de brincadeiras elencadas ou utilizar folhas quadriculadas.

?

2 - Represente no gr?fico abaixo a quantidade de votos que cada brincadeira recebeu:

?

N?MERO DE VOTOS

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

X

?

?

?

?

?

?

?

X

?

?

?

?

?

?

?

X

?

X

?

?

?

X

?

X

?

X

?

?

?

X

?

X

?

X

X

X

X

X

X

X

?

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

    

3) Resolu??o de situa??es-problema: agora responda as quest?es observando o gr?fico:

a) Qual a brincadeira preferida da turma?

b) Quantos votos ela recebeu?

c) Qual a brincadeira menos votada?

d) Quais brincadeiras receberam o mesmo n?mero de votos?

e) Em qual brincadeira voc? votou? Por qu??

f) Se juntarmos as duas brincadeiras mais votadas quantos votos teremos?

?

16) Constru??o do Blog ? brincadeiras da turma

- Professor, proponha aos seus alunos a cria??o de um blog, no qual eles poder?o postar as atividades que foram realizadas durante o projeto, as fotos, as brincadeiras que eles realizaram bem como as formas de se brincar cada uma, v?deos, dentre outros. Ele servir? como um portf?lio do projeto, pois conter? as etapas marcantes da pesquisa, e tamb?m ser? um meio de socializar para outras crian?as e professores o trabalho desenvolvido por eles. Para a cria??o do blog, consulte o seguinte s?tio e obtenha todas as informa??es necess?rias: http://www.criarumblog.com/.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio sugerido por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? o laborat?rio de inform?tica.

Voc? tamb?m encontrar? outros materiais sobre blogs no s?tio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, clicando no link "Produ??o de Textos Colaborativos Usando a Internet".

?

17) Preparando para a socializa??o:

- Decida com seus alunos como ? que voc?s ir?o expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre a Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras do Sudeste.

- Uma sugest?o ? preparar com seus alunos uma  Gincana, na qual os  familiares poder?o participar com seus filhos de brincadeiras e na confec??o de brinquedos, bem como ensinar a outros alunos da escola as brincadeiras.

?

8? etapa: Conclus?es e depura??o de hip?teses

- Nesse momento do projeto, os alunos dever?o voltar em suas perguntas e hip?teses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e ent?o verificar se sua hip?tese estava correta ou n?o. Em seguida, dever?o sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclus?o em seu relat?rio. Veja um exemplo:

?

Aluno

Problema

Hip?tese

Conclus?o

Evellyn

Como ? que faz uma pipa?

Precisa de papel e varetas de pau.

Tem que colocar uma vareta na vertical e duas na horizontal, amarrando-as com a linha em todas as extremidades e nos pontos em que elas se encontram.

Depois, passe cola em um dos lados das tr?s varetas.

E cola o papel de seda, centralizado. Com uma tesoura, recorte o formato da pipa para tirar os excessos.

 Para fazer a rabiola, tem que recortar pl?stico em pequenos peda?os. E depois prende os peda?os um nos e na linha do carretel. Quanto maior a pipa, maior a rabiola.

?

9? etapa: Apresenta??o e exposi??o

- Nessa fase voc? ir? organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresenta??o cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais caracter?sticos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa ? socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposi??o e tamb?m a realiza??o de uma gincana na quais os alunos vivenciaram com seus familiares ?Brinquedos e brincadeiras no Sudeste?.

Organizando a Gincana!

- Organize com seus alunos uma gincana na qual eles poder?o vivenciar com seus familiares brincadeiras da regi?o Sudeste, aprender a confeccionar brinquedos e tamb?m relembrar algumas brincadeiras da inf?ncia de seus familiares. Voc?s poder?o nomear a gincana como ?Brinquedos e brincadeiras no Sudeste?. Para tanto, planeje com eles todas as a??es:

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as caracter?sticas desse g?nero textual. Os convites poder?o ser confeccionados no computador e impressos para divulga??o, ou ainda, enviados via e-mail para os convidados.
  • Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua para divulgar a gincana.  Eles tamb?m poder?o ser confeccionados no computador e impressos para divulga??o, ou ainda, enviados via e-mail para a comunidade escolar e outras turmas.
  • Decida com os alunos, quais brincadeiras ser?o realizadas no dia da gincana, divida os alunos colocando respons?veis por cada brincadeira.
  • Escolha com eles que brinquedos eles ir?o ensinar a confeccionar, providenciem o material necess?rio.
  • Reservem um espa?o adequado em sua escola para a realiza??o da gincana: quadras, ?reas verdes, dentre outros.
  • Organize um espa?o como um Anfiteatro de sua escola, para que os alunos, anteriormente a gincana, apresentem utilizando seus computadores as descobertas realizadas durante a pesquisa, e exponham os murais com fotos, pain?is, dentre outros, das atividades realizadas durante o projeto.

Organize tamb?m um momento para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.

  • Confeccionem tamb?m murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas. Ou ent?o, apresenta??es no Kpresenter ou power point, para que seus alunos apresentem no dia da gincana.
  • Ensaie as apresenta??es, e construa junto com eles enfeites para compor o cen?rio e combine o vestu?rio para o dia da apresenta??o e gincana.
  • Registre o momento da apresenta??o.
  • Se o Dossi? ou portf?lio do projeto j? estiver conclu?do, deixe-o exposto para que os visitantes possam analis?-los e dar sua opini?o, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e l?pis para o registro.

10? etapa: Avaliando

  • Converse com os seus alunos no sentido de analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa, bem como liste com eles sugest?es para as pr?ximas pesquisas que ser?o realizadas. Para isso, analise todo o processo da pesquisa, as atividades realizadas, as opini?es das fam?lias que foram registradas, dentre outros materiais, no sentido de buscar melhorias para a pr?xima pesquisa.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Quebra-cabe?a do Brasil Mapa

Recursos Complementares

?

S?tios:

Hist?ria de brinquedos e brincadeiras: http://www.museudosbrinquedos.org.br/modules/news1/index.php?storytopic=2  Acesso em 10/05/2012

Folclore da regi?o Sudeste ? brincadeiras - http://www.brasilblogado.com/folclore-da-regiao-sudeste-brincadeiras/  Acesso em 09/05/2012

?

?

Materiais sobre blogs - portal do professor:

?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 - sugest?es de materiais sobre blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68  - "Blog: di?rio virtual que pode ser usado na escola" - Acesso em 05/06/2012

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog - blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4386 - Blogs ganham for?a como ferramenta de ensino-aprendizagem - Acesso em 05/06/2012

http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf - Blogs na Educa??o: possibilidade pedag?gica - Acesso em 05/06/2012

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 - Como criar um blog - Acesso em 05/06/2012

http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/Wikiescritacolaborativa.pdf - Escrita Colaborativa GoogleDocs - Acesso em 05/06/2012

http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/mundoblog - Mundo dos blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=639 - No mundo dos blogs - o di?rio virtual na escola - Acesso em 05/06/2012

http://www.youtube.com/watch?gl=DE&hl=de&v=PfJETK3am1M&feature=related - "10 Raz?es para usar Blog em sala de aula" - Acesso em 05/06/2012

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf - Uso de Blogs e Wikis - Acesso em 05/06/2012

http://www.eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur86646/img_upload/gutierrezblogs.doc - Viajando pela Blogosfera - Acesso em 05/06/2012

 http://www.youtube.com/watch?v=uWaSLE1CELc&feature=related - "What are blogs?" O que s?o blogs? - Acesso em 05/06/2012

 http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:OFICINA_WIKI_-_2006 - Wiki - Acesso em 05/06/2012

?

Artigos e reportagens:

 Brincadeiras: pesquisa, experimenta??o e sistematiza??o - http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-experimentacao-sistematizacao-brincadeiras-pre-escola-608035.shtml

 Por que brincar ? importante para as crian?as pequenas? -  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml

 Document?rio brincadeiras e brinquedos: http://pt.scribd.com/doc/32137714/Brincadeiras-brinquedos-e-jogos-do-Brasil  Acesso em 09/05/2012

 Reportagem Nova escola ? brincadeiras regionais - http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Sudeste  Acesso em 09/05/2012

Avaliação

Professor, a avalia??o deve ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma aut?noma e participaram das situa??es propostas. Se realizaram leituras interpretando as informa??es de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes g?neros textuais; resolveram situa??es-problema; se souberam organizar dados em gr?ficos; e exploraram a tem?tica da pesquisa conhecendo brincadeiras da regi?o Sudeste e descobrindo como brincar algumas delas, bem como confeccionar brinquedos; se identificaram e conheceram algumas brincadeiras antigas do tempo de seus familiares; e se participaram da gincana, desde sua organiza??o at? o momento e intera??o com os pais e visitantes, desenvolvendo a conscientiza??o sobre a import?ncia do brincar para a inf?ncia.