Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreens?o do mundo |
Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o |
Com esta aula o aluno poder?:
Compreender o processo de organiza??o da sociedade brasileira;
Conhecer os conceitos de ra?a e etnia;
Observar, coletar e organizar informa??es sobre a diversidade ?tnica do Brasil;
Reconhecer a import?ncia e o respeito ?s diferentes etnias.
O processo de coloniza??o do Brasil. Leitura de tabelas e confec??o de gr?ficos, al?m de conhecimentos b?sicos de inform?tica.
Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflex?o, incentivando a organiza??o e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a constru??o do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa ? vi?vel, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favor?vel, em que haja envolvimento, participa??o e produ??o. Cabe ao professor tamb?m, ter uma postura mais flex?vel buscando compreender e aceitar os variados tipos de intelig?ncia de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras c?pias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)
Sugere-se, abaixo, as etapas de elabora??o do Projeto de Pesquisa para alunos da Educa??o B?sica, que contribui com o planejamento e o desenvolvimento do trabalho
Imagem: Etapas de Elabora??o e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educa??o B?sica
Dispon?vel em: http:// http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 25 de abril de 2012
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos. Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento? (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
?
EXECU??O DA PESQUISA
Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que s?o ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a constru??o do conhecimento.
PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Em sala, realize a apresenta??o da imagem do quadro Os Oper?rios (1933) de Tarsila do Amaral que ?[...] ? um retrato do conjunto de oper?rios das f?bricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem ? massifica??o do trabalho e ?s condi??es de vidas nas cidades. Est?o representadas diversas etnias, fazendo refer?ncia ? migra??o de diferentes locais do Brasil e do mundo [...]? (Dispon?vel em: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html Acesso em: 10 de maio de 2012).
A apresenta??o do quadro tem a inten??o de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "A forma??o ?tnica da sociedade brasileira". Para tanto, ? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto da pesquisa e evidenciar a rela??o existente entre o conhecimento cient?fico e o cotidiano.
?
Imagem: Quadro Os Oper?rios (1933) de Tarsila do Amaral
Dispon?vel em: http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2008/08/00operarios1933tarsiladoamaral.jpg
Acesso em: 10 de maio de 2012
?
Reflita com os alunos sobre o dia a dia, ao andarmos pelas ruas e olharmos para o rosto das pessoas que cruzam os nossos caminhos percebemos as diferen?as, tal fato deve-se a diversidade da popula??o do nosso pa?s em decorr?ncia das diferentes etnias que comp?em a sociedade brasileira.
Antes de apresentar o quadro, converse com os alunos sobre a import?ncia da observa??o das imagens:
?
2. Registre uma fotografia da turma. Sugere-se que:
a. Fotografe todos os alunos da turma na mesma perspectiva do quadro Os Oper?rios. Poder? utilizar c?mera digital, do celular, do netbook ou do tablet;
b. Apresente para a turma a imagem capturada e solicite que realizem uma atividade com a fotografia estabelecendo uma rela??o com o quadro Os Oper?rios. A atividade poder? ser feita com desenho, colagem, pintura ou utilizando algum programa de edi??o dispon?vel no computador.
c. Organize um espa?o na escola para realizar a exposi??o dos trabalhos produzidos pelos alunos.
d. Converse com os alunos sobre as diferen?as e as semelhan?as entre a fotografia da turma e o quadro Os Oper?rios.
?
Professor(a), seria interessante convidar um profissional da ?rea de Artes para conversar com os alunos sobre a Hist?ria de Tarsila do Amaral e contar um pouco sobre o Movimento Modernista ocorrido no Brasil no in?cio do s?culo XX e, se poss?vel, contribuir no desenvolvimento da primeira atividade. A participa??o de um profissional da ?rea de Hist?ria tamb?m ser? de grande import?ncia, pois poder? retomar com os alunos o processo de forma??o ?tnica do Brasil. A aula Movimento oper?rio no Brasil: influ?ncia do anarquismo italiano, dispon?vel no Portal do Professor, no endere?o eletr?nico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27410 poder? contribuir para o entendimento do assunto.
?
SEGUNDA ATIVIDADE
?
A atividade anterior teve como objetivo provocar os alunos para o estudo do tema. Em seguida, o professor deve orient?-los para a elabora??o da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poder? ser feito de forma coletiva ou em grupos de at? quatro alunos. Os projetos poder?o apresentar caracter?sticas diferentes, portanto, sugere-se:
Problematiza??o do Tema: pergunta ou situa??o-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.
?
Objetivo: a meta que se pretende alcan?ar - a finalidade da pesquisa.
?
Hip?tese: identificar as respostas tempor?rias que v?o indicar o caminho da pesquisa.
?
Justificativa: apresentar uma explica??o dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua import?ncia.
?
Metodologia: processo de desenvolvimento da pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, an?lise dos dados etc.
?
Fonte: sele??o do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas ? importante que o grupo defina o referencial te?rico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro did?tico adotado para o ano de ensino, livros paradid?ticos, revistas e jornais dispon?veis na biblioteca da escola e sites como o Google Acad?mico http://scholar.google.com.br/ que possibilita o acesso a diferentes artigos cient?ficos, mais sugest?es consulte os Recursos Complementares.
?
Cronograma: momento de organizar o tempo necess?rio para o planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.
?
Socializa??o: como o resultado da pesquisa ser? apresentado: trabalho escrito, semin?rio, produ??o de v?deo, imagem, charge, a??o social, dramatiza??o etc. Como o que ser? apresentado na ?ltima atividade sugerida.
Para contribuir com o desenvolvimento do tema sugira que realizem uma pesquisa sobre os troncos raciais: mongol?ide (amarela), caucas?ide (branca) e negr?ide (negra) que ? a classifica??o racial mais conhecida, mas n?o necessariamente a melhor. A pesquisa dever? abordar as caracter?sticas dos troncos raciais, a localiza??o geogr?fica e imagens caracter?sticas dos grupos.
?
TERCEIRA ATIVIDADE
1. Apresente uma das imagens da Exposi??o Somos diferentes, somos parentes que ocorreu em 2010 no Museu do Homem em Paris ? Fran?a.
Imagem: Somos diferentes, somos parentes
Dispon?vel em: http://files.oliveirabritto.webnode.com.br/system_preview_detail_200051539-28c9629c38-public/Imagem1.jpg
Acesso em: 10 de maio de 2012
2.Solicite a leitura do artigo de Opini?o Os brancos eram negros a milhares de anos atr?s (Dispon?vel em: http://www.planetanews.com/news/2010/11220 Acesso: 10 de maio de 2012). Proponha, em sala de aula, um debate com os grupos de alunos levantando as seguintes quest?es:
Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opini?es, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas ao conhecimento cient?fico, aborde os principais conceitos que envolvem o tema em estudo.
?
QUARTA ATIVIDADE
1. Solicite que acessem no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) o endere?o web http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm que apresentam informa??es sobre ? forma??o ?tnico racial do povo brasileiro.
?
Imagem: Caracter?sticas ?tnico-raciais da popula??o
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm
Acesso em: 10 de maio de 2012
?
Imagem: Caracter?sticas ?tnico-raciais da popula??o: um estudo das categorias de classifica??o de cor ou ra?a/2008
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm
Acesso em: 10 de maio de 2012
?
Imagem: Pessoas de 15 anos ou mais de idade, total e distribui??o percentual por cor ou ra?a, nas categorias mais frequentes, segundo as Unidades da Federa??o selecionadas - 2008
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/tab_2.7.pdf
Acesso em: 10 de maio de 2012
Vale ressaltar que, para classificar as pessoas de acordo com a cor da pele, o IBGE utiliza as categorias branca, preta, ind?gena, amarela e parda, sendo a ?ltima utilizada para evidenciar a mesti?agem. Outras denomina??es s?o mais atuais como afro-brasileiros e euro-brasileiros, descendentes de africanos e europeus.
2. Ap?s a realiza??o das leituras e da an?lise dos dados solicite aos grupos que organizem um semin?rio para apresentar as conclus?es a que chegaram. Entende-se que, o Semin?rio ? uma importante metodologia de pesquisa e de ensino, deve-se ser desenvolvido apoiado em uma pesquisa profunda e reflexiva sobre o assunto. Sugere-se que, os grupos utilizem para a apresenta??o dos resultados recursos visuais e audiovisuais ligadas a tecnologia. A aula Consumo e Sustentabilidade, dispon?vel no Portal do Professor, no endere?o web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082 apresenta sugest?es de como organizar um semin?rio.
Durante a apresenta??o dos semin?rios solicite que reflitam sobre:
No final dos semin?rios possibilite um momento de conversa sobre os trabalhos apresentados e as quest?es levantadas pelos grupos. Provoque uma discuss?o sobre as caracter?sticas da sociedade brasileira perpassando pelo trabalho de Tarsila do Amaral, o realizado em sala e o processo de coloniza??o do territ?rio brasileiro. Procure relacionar as semelhan?as e as diferen?as encontradas na forma??o ?tnica da sociedade brasileira.
Retome a hip?tese da pesquisa: "Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo hist?rico de coloniza??o do territ?rio brasileiro?. Pe?a aos alunos que reflitam se a hip?tese foi confirmada ou refutada e que dados e/ou fatos evidenciam tal conclus?o. Depois, solicite individualmente aos alunos que elaborem um texto dissertativo apresentando as etapas do desenvolvimento da pesquisa e as conclus?es, que poder? ser objeto de avalia??o.
?
QUINTA ATIVIDADE
Promova uma roda de conversa com os alunos sobre a quest?o das cotas raciais, sugere-se que leiam o artigo http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ao-aprovar-cotas-stf-busca-justica-material a leitura poder? ser coletiva utilizando a din?mica de leitura Explique o que foi lido, a seguir. Se poss?vel, chegue na sala de aula antes dos alunos e cole embaixo de suas carteiras algumas quest?es para permear a discuss?o. Ap?s a leitura do texto, pe?a para que olhem embaixo da carteira e que leiam a quest?o posta e se posicione sobre a mesma. Possibilite e incentive a participa??o dos alunos, trata-se de um tema ligado diretamente as suas vidas, em virtude do final do Ensino M?dio e do ingresso na universidade, tais momentos possibilitam o desenvolvimento da cidadania plena.
Explique o que foi lido
Observa??es:
Sugest?o de quest?es para permear a discuss?o:
Sugest?o para leitura e pesquisa do professor(a):
Como preparar e apresentar semin?rios
Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Obras de Tarsila do Amaral
Dispon?vel em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Tarsila do Amaral
Dispon?vel em: http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Site Oficial de Tarsila do Amaral
Dispon?vel em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Linguagem e Afins
Dispon?vel em: http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2009/09/releituras-das-obras-de-tarsila-do.html
Acesso em:10 de maio de 2012
?
O que ? Releitura?
Dispon?vel em: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Fot?grafa faz releitura de obras de arte com a boneca Barbie
Dispon?vel em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291297-17180,00-FOTOGRAFA+FAZ+RELEITURA+DE+OBRAS+DE+ARTE+COM+A+BONECA+BARBIE.html
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Sugest?o para leitura e pesquisa do aluno:
?
Os povos asi?ticos
Dispon?vel em: http://emdiv.org/pt/mundo/povosetradicoes/513-os-povos-asiaticos.html
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Ra?a mongol?ide
Dispon?vel em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1336&cod_grupo=5
Acesso em:10 de maio de 2012
?
A ra?a negr?ide
Dispon?vel em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1334&cod_grupo=5
Acesso em:10 de maio de 2012
Ra?a versus etnia: diferenciar para melhor aplicar
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Ra?a e etnia
Dispon?vel em: http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Sua identidade gen?tica
Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/saude/sua-identidade-genetica-441461.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
Brancos, negros, ?ndios e amarelos: todos parentes
Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/cotidiano/brancos-negros-indios-amarelos-todos-parentes-440658.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
?
Abaixo as ra?as
Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/223/abaixo-as-racas
Acesso em:10 de maio de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: