Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mosaico humano: (re)conhecendo a forma??o ?tnica do povo brasileiro (Pesquisa Cient?fica)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreens?o do mundo
Ensino M?dio Geografia Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

Compreender o processo de organiza??o da sociedade brasileira;

Conhecer os conceitos de ra?a e etnia;

Observar, coletar e organizar informa??es sobre a diversidade ?tnica do Brasil;

Reconhecer a import?ncia e o respeito ?s diferentes etnias.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de coloniza??o do Brasil. Leitura de tabelas e confec??o de gr?ficos, al?m de conhecimentos b?sicos de inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflex?o, incentivando a organiza??o e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a constru??o do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa ? vi?vel, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favor?vel, em que haja envolvimento, participa??o e produ??o. Cabe ao professor tamb?m, ter uma postura mais flex?vel buscando compreender e aceitar os variados tipos de intelig?ncia de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras c?pias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Sugere-se, abaixo, as etapas de elabora??o do Projeto de Pesquisa para alunos da Educa??o B?sica, que contribui com o planejamento e o desenvolvimento do trabalho

PESQUISA

Imagem: Etapas de Elabora??o e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educa??o B?sica

Dispon?vel em: http:// http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  25 de abril de 2012

 Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos.  Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento? (Portilho e Almeida, 2008, p.7).

?

EXECU??O DA PESQUISA

Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que s?o ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a constru??o do conhecimento.

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Em sala, realize a apresenta??o da imagem do quadro Os Oper?rios (1933) de Tarsila do Amaral que ?[...] ? um retrato do conjunto de oper?rios das f?bricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem ? massifica??o do trabalho e ?s condi??es de vidas nas cidades. Est?o representadas diversas etnias, fazendo refer?ncia ? migra??o de diferentes locais do Brasil e do mundo [...]? (Dispon?vel em: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html Acesso em: 10 de maio de 2012).

A apresenta??o do quadro tem a inten??o de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "A forma??o ?tnica da sociedade brasileira". Para tanto, ? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto da pesquisa e evidenciar a rela??o existente entre o conhecimento cient?fico e o cotidiano. 

?

OS OPERARIOS 

Imagem: Quadro Os Oper?rios (1933) de Tarsila do Amaral

Dispon?vel em: http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2008/08/00operarios1933tarsiladoamaral.jpg

Acesso em: 10 de maio de 2012

?

Reflita com os alunos sobre o dia a dia, ao andarmos pelas ruas e olharmos para o rosto das pessoas que cruzam os nossos caminhos percebemos as diferen?as, tal fato deve-se a diversidade da popula??o do nosso pa?s em decorr?ncia das diferentes etnias que comp?em a sociedade brasileira.   

Antes de apresentar o quadro, converse com os alunos sobre a import?ncia da observa??o das imagens:

  • Caracter?sticas do quadro;
  • O que observa no quadro;
  • O que mais chama a aten??o ao observar o quadro;
  • A rela??o entre o quadro e a forma??o e organiza??o ?tnica da sociedade brasileira.

?

2. Registre uma fotografia da turma. Sugere-se que:

a. Fotografe todos os alunos da turma na mesma perspectiva do quadro Os Oper?rios. Poder? utilizar c?mera digital, do celular, do netbook ou do tablet;

b. Apresente para a turma a imagem capturada e solicite que realizem uma atividade com a fotografia estabelecendo uma rela??o com o quadro Os Oper?rios. A atividade poder? ser feita com desenho, colagem, pintura ou utilizando algum programa de edi??o dispon?vel no computador.

c. Organize um espa?o na escola para realizar a exposi??o dos trabalhos produzidos pelos alunos.

d. Converse com os alunos sobre as diferen?as e as semelhan?as entre a fotografia da turma e o quadro Os Oper?rios.

?

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da ?rea de Artes para  conversar com os alunos sobre a Hist?ria de Tarsila do Amaral e contar um pouco sobre o Movimento Modernista ocorrido no Brasil no in?cio do s?culo XX e, se poss?vel, contribuir no desenvolvimento da primeira atividade. A participa??o de um profissional da ?rea de Hist?ria tamb?m ser? de grande import?ncia, pois poder? retomar com os alunos o processo de forma??o ?tnica do Brasil. A aula Movimento oper?rio no Brasil: influ?ncia do anarquismo italiano, dispon?vel no Portal do Professor, no endere?o eletr?nico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27410 poder? contribuir para o entendimento do assunto.

?

SEGUNDA ATIVIDADE

?

A atividade anterior teve como objetivo provocar os alunos para o estudo do tema. Em seguida, o professor deve orient?-los para a elabora??o da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poder? ser feito de forma coletiva ou em grupos de at? quatro alunos. Os projetos poder?o apresentar caracter?sticas diferentes, portanto, sugere-se:              

Problematiza??o do Tema: pergunta ou situa??o-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • Como a sociedade brasileira se identifica diante da diversidade ?tnica?  

?

Objetivo: a meta que se pretende alcan?ar - a finalidade da pesquisa.

  • Compreender a diferen?a ra?a e etnia.
  • Entender a organiza??o ?tnica da sociedade brasileira;
  • Refletir sobre a diversidade ?tnica da sociedade brasileira.   

?

Hip?tese: identificar as respostas tempor?rias que v?o indicar o caminho da pesquisa.

  • Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo hist?rico de coloniza??o do territ?rio brasileiro

?

Justificativa: apresentar uma explica??o dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua import?ncia. 

?

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, an?lise dos dados etc.

?

Fonte:  sele??o do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas ? importante que o grupo defina o referencial te?rico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro did?tico adotado para o ano de ensino, livros paradid?ticos, revistas e jornais dispon?veis na biblioteca da escola e sites como o Google Acad?mico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acesso a diferentes artigos cient?ficos, mais sugest?es consulte os Recursos Complementares.

?

Cronograma:  momento de organizar o tempo necess?rio para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

?

Socializa??o: como o resultado da pesquisa ser? apresentado: trabalho escrito, semin?rio, produ??o de v?deo, imagem, charge, a??o social, dramatiza??o etc. Como o que ser? apresentado na ?ltima atividade sugerida. 

Para contribuir com o desenvolvimento do tema sugira que realizem uma pesquisa sobre os troncos raciais: mongol?ide (amarela), caucas?ide (branca) e negr?ide (negra) que ? a classifica??o racial mais conhecida, mas n?o necessariamente a melhor. A pesquisa dever? abordar as caracter?sticas dos troncos raciais, a localiza??o geogr?fica e imagens caracter?sticas dos grupos.

?

 TERCEIRA ATIVIDADE

1. Apresente uma das imagens da Exposi??o Somos diferentes, somos parentes que ocorreu em 2010 no Museu do Homem em Paris ? Fran?a.

gente  

Imagem: Somos diferentes, somos parentes

Dispon?vel em: http://files.oliveirabritto.webnode.com.br/system_preview_detail_200051539-28c9629c38-public/Imagem1.jpg

Acesso em: 10 de maio de 2012

2.Solicite a leitura do artigo de Opini?o Os brancos eram negros a milhares de anos atr?s (Dispon?vel emhttp://www.planetanews.com/news/2010/11220   Acesso: 10 de maio de 2012).  Proponha, em sala de aula, um debate com os grupos de alunos levantando as seguintes quest?es:

  • Os grupos humanos pertencem ? mesma ra?a biol?gica?
  • Qual a explica??o cient?fica para a exist?ncia da ra?a humana?
  • Quais s?o as dificuldades para utilizar o termo ra?a ao se tratar dos seres humanos?
  • Apresente as diferen?as entre os conceitos de ra?a e etnia?
  • Qual o termo conceitualmente mais adequado ao se tratar dos seres humanos?
  • Como seria poss?vel classificar a sociedade brasileira?

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opini?es, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas ao conhecimento cient?fico, aborde os principais conceitos que envolvem o tema em estudo. 

?

QUARTA ATIVIDADE

1. Solicite que acessem no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) o endere?o web http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm que apresentam informa??es sobre ? forma??o ?tnico racial do povo brasileiro.

?

 IBGE 1

Imagem: Caracter?sticas ?tnico-raciais da popula??o

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm

Acesso em: 10 de maio de 2012 

?

 ibge 2

Imagem: Caracter?sticas ?tnico-raciais da popula??o: um estudo das categorias de classifica??o de cor ou ra?a/2008

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm

Acesso em: 10 de maio de 2012

?

IBGE 3

Imagem: Pessoas de 15 anos ou mais de idade, total e distribui??o percentual por cor ou ra?a, nas categorias mais frequentes, segundo as Unidades da Federa??o selecionadas - 2008

Dispon?vel em:  http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/tab_2.7.pdf

Acesso em: 10 de maio de 2012

Vale ressaltar que, para classificar as pessoas de acordo com a cor da pele, o IBGE utiliza as categorias branca, preta, ind?gena, amarela e parda, sendo a ?ltima utilizada para evidenciar a mesti?agem. Outras denomina??es s?o mais atuais como afro-brasileiros e euro-brasileiros, descendentes de africanos e europeus.

2. Ap?s a realiza??o das leituras e da an?lise dos dados solicite aos grupos que organizem um semin?rio para apresentar as conclus?es a que chegaram. Entende-se que, o Semin?rio ? uma importante metodologia de pesquisa e de ensino, deve-se ser desenvolvido apoiado em uma pesquisa profunda e reflexiva sobre o assunto. Sugere-se que, os grupos utilizem para a apresenta??o dos resultados recursos visuais e audiovisuais ligadas a tecnologia. A aula Consumo e Sustentabilidade, dispon?vel no Portal do Professor, no endere?o web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082 apresenta sugest?es de como organizar um semin?rio.

Durante a apresenta??o dos semin?rios solicite que reflitam sobre:

  • Caracter?sticas da organiza??o dos troncos raciais;
  • A exist?ncia de um tronco racial puro;
  • A rela??o dos troncos raciais e a forma??o da sociedade brasileira;
  • A sociedade brasileira pode ser caracterizada levando em conta somente os troncos raciais;
  • A classifica??o em troncos raciais seria a melhor op??o para analisar a organiza??o da sociedade brasileira;
  • As caracter?sticas que a sociedade brasileira leva em considera??o para identificar sua etnia;
  • A sociedade brasileira identifica-se de que maneira diante da diversidade ?tnica.

No final dos semin?rios possibilite um momento de conversa sobre os trabalhos apresentados e as quest?es levantadas pelos grupos.  Provoque uma discuss?o sobre as caracter?sticas da sociedade brasileira perpassando pelo trabalho de Tarsila do Amaral, o realizado em sala e o processo de coloniza??o do territ?rio brasileiro. Procure relacionar as semelhan?as e as diferen?as encontradas na forma??o ?tnica da sociedade brasileira. 

Retome a hip?tese da pesquisa: "Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo hist?rico de coloniza??o do territ?rio brasileiro?. Pe?a aos alunos que reflitam se a hip?tese foi confirmada ou refutada e  que dados e/ou fatos evidenciam tal conclus?o. Depois, solicite individualmente aos alunos que elaborem um texto dissertativo apresentando as etapas do desenvolvimento da pesquisa e as conclus?es, que poder? ser objeto de avalia??o.  

?

QUINTA ATIVIDADE

Promova uma roda de conversa com os alunos sobre a quest?o das cotas raciais, sugere-se que leiam o artigo http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ao-aprovar-cotas-stf-busca-justica-material a leitura poder? ser coletiva utilizando a din?mica de leitura Explique o que foi lido, a seguir. Se poss?vel, chegue na sala de aula antes dos alunos e cole embaixo de suas carteiras algumas quest?es para permear a discuss?o. Ap?s a leitura do texto, pe?a para que olhem embaixo da carteira e que leiam a quest?o posta e se posicione sobre a mesma. Possibilite e incentive a participa??o dos alunos, trata-se de um tema ligado diretamente as suas vidas, em virtude do final do Ensino M?dio e do ingresso na universidade, tais momentos possibilitam o desenvolvimento da cidadania plena.  

Explique o que foi lido

  • O professor solicita a um aluno que, consultando o texto lido, escolha um trecho e leia em voz alta;
  • O professor solicita a um segundo aluno que, sem recorrer ? leitura do texto, explique, da maneira mais clara poss?vel, as ideias ou informa??es do trecho lido pelo colega. Este aluno, se quiser, poder?, tamb?m, usar exemplos ou escrever esquemas no quadro de giz, ou fazer desenhos de figuras ou sinais, ou, ainda, usar objetos como apoio ? sua explica??o.

Observa??es:

  • A din?mica poder? ter continuidade com a leitura de um novo trecho;
  • Professor e alunos poder?o comentar a experi?ncia, observando contribui??es ? aprendizagem e manifestando percep??es pessoais.

Sugest?o de quest?es para permear a discuss?o:

  • O que seria justi?a social?
  • Quem s?o os exclu?dos na sociedade brasileira?
  • Voc? ? a favor das cotas nas universidades p?blicas?
  • A cota nas universidades realmente atende aos exclu?dos?
  • As cotas deveriam atender que pessoas?
  • Concorda com a cota nas universidades p?blicas para negros?

Recursos Complementares

Sugest?o para leitura e pesquisa do professor(a):

Como preparar e apresentar semin?rios

Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012             

?

Obras de Tarsila do Amaral

Dispon?vel em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm

Acesso em:10 de maio de 2012      

?

Tarsila do Amaral

Dispon?vel em: http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Site Oficial de Tarsila do Amaral

Dispon?vel em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Linguagem e Afins

Dispon?vel em: http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2009/09/releituras-das-obras-de-tarsila-do.html

Acesso em:10 de maio de 2012

?

O que ? Releitura?

Dispon?vel em: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Fot?grafa faz releitura de obras de arte com a boneca Barbie

Dispon?vel em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291297-17180,00-FOTOGRAFA+FAZ+RELEITURA+DE+OBRAS+DE+ARTE+COM+A+BONECA+BARBIE.html

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Sugest?o para leitura e pesquisa do aluno:

?

Os povos asi?ticos

Dispon?vel em: http://emdiv.org/pt/mundo/povosetradicoes/513-os-povos-asiaticos.html

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Ra?a mongol?ide

Dispon?vel em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1336&cod_grupo=5

Acesso em:10 de maio de 2012

?

A ra?a negr?ide

Dispon?vel em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1334&cod_grupo=5

Acesso em:10 de maio de 2012

                                                            

Ra?a versus etnia: diferenciar para melhor aplicar

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Ra?a e etnia

Dispon?vel em: http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Sua identidade gen?tica

Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/saude/sua-identidade-genetica-441461.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Brancos, negros, ?ndios e amarelos: todos parentes

Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/cotidiano/brancos-negros-indios-amarelos-todos-parentes-440658.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012

?

Abaixo as ra?as

Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/223/abaixo-as-racas

Acesso em:10 de maio de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  • A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  • A capacidade de reconhecer que o processo hist?rico interfere na organiza??o ?tnica da sociedade brasileira;
  • O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilite a sensibiliza??o para as quest?es relacionadas a organiza??o ?tnica da sociedade; 
  • A possibilidade de compreender e de desenvolver a??es de respeito ? diversidade ?tnica.