B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Expor a realidade do uso da energia nuclear no mundo; os principais pa?ses que a utilizam e tamb?m graves problemas que podem ser gerados em caso de vazamento de radia??o nuclear. O objetivo desta aula, portanto, ser? construir com o aluno um senso cr?tico no que diz respeito ao uso da energia nuclear no Brasil.
Os alunos dever?o ter conhecimento sobre fontes de energia alternativa, tais como: solar, e?lica, entre outras.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Nesta aula n?o temos o interesse de nos posicionarmos de forma contr?ria ou favor?vel ao projeto nuclear, mas apresentar os pr?s e contras desta matriz energ?tica para que nosso aluno tenha condi??es de refletir sobre o tema.
AULA 1
momento 1: Leve os alunos at? a sala de inform?tica divida a turma em pequenos grupos e pe?a para eles pesquisarem sobre os principais tipos de energia utilizados no Brasil. (d? a eles uns 15 a 20 minutos)
?
Dispon?vel em: http://www.riberto.com.br/sustentabilidade/consumo%20de%20energia.html (acessado em 16/08/2012)
?
momento 2: Ainda na sala de inform?tica, pe?a para que respondam as perguntas abaixo, baseados nas fontes de energia que encontraram na pesquisa anterior.
?
pergunta 1: Quais destas fontes de energia s?o renov?veis e n?o s?o renov?veis? Por qu??
pergunta 2: Quais destas s?o energias limpas? Por qu??
?
momento 3: Utilize o material gerado com as pesquisas dos alunos para nortear um debate sobre a matriz energ?tica brasileira.
?
AULA 2
?
momento 1: Inicie a aula informando que o tipo de energia el?trica estudado na aula ser? a nuclear. Pergunte aos alunos se j? ouviram falar sobre energia nuclear, caso tenham ouvido pergunte o que sabem sobre ela.
?
momento 2: Novamente leve os alunos para a sala de inform?tica e pe?a que realizem uma pesquisa sobre as principais vantagens e desvantagens da energia nuclear. Essa pesquisa dever? ser realizada em dupla, ou da melhor forma que se adequar ? capacidade da sala de inform?tica da escola. Indique os seguintes sites abaixo para que eles possam realizar a pesquisa.
sites para consulta:
ELETRO NUCLEAR: http://www.eletronuclear.gov.br/
ASSOCIA??O BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR: http://www.aben.com.br/
OS 10 MAIORES PRODUTORES DE ENERGIA NUCLEAR NO MUNDO: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/os-maiores-produtores-de-energia-nuclear-do-mundo?p=2#link
?
Momento 3: Liste no quadro as principais vantagens e desvantagens pesquisadas pelos alunos.
?
Momento 4: Apresente aos alunos o mapa abaixo no qual ser? indicada a produ??o de energia nuclear no mundo em 2010.
?
Dispon?vel em: http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=106 (acessado em 16/08/2012)
Momento 5: Apresente tamb?m os mapas abaixo que ir? mostrar a quantidade de usinas por continente e tamb?m as principais ?reas do globo com grande incid?ncia de abalos s?smicos: (Fa?a com os alunos uma rela??o entre as duas imagens onde poder? ser abordado a fragilidade do Jap?o usando com exemplo o Tsunami e o posterior vazamento na usina de Fukushima)
http://energiaterceiro06.tumblr.com/post/1473898757/energia-nuclear (acessado em 16/08/2012) http://www.autorhispano.com/lista-de-terremotos-en-el-mundo/ (acessado em 16/08/2012)
?
?
AULA 3:
?
momento 1: Pe?a para os alunos pesquisarem sobre os maiores desastres nucleares ocorridos no mundo e a partir dos dados coletados com a atividade eles devem organizar as informa??es nesta aula, para que na pr?xima aula essas informa??es sirvam como argumentos para a continua??o ou n?o do projeto energia nuclear no Brasil.
?
Momento 2: Apresente para a turma os seguintes v?deos, e depois levante quest?es para discuss?o com os alunos:
?
v?deo 1: http://www.youtube.com/watch?v=R08-w5pgtc8
v?deo 2: http://www.youtube.com/watch?v=wUqeM49VZF4
?
?
quest?o 1: E os rejeitos radioativos, o que fazer com eles?
quest?o 2: Vale a pena usar a energia nuclear como alternativa para o mundo abandonar os combust?veis f?sseis?
?
Proposta de trabalho de campo: Caso haja a possibilidade, o professor poderia agendar uma visita guiada at? as Usinas de Nucleares de Angra, com certeza faria toda a diferen?a para o aprendizado dos alunos. Maiores informa??es acesse o link: http://www.eletronuclear.gov.br/AEmpresa/VisiteaCentralNuclear.aspx
?
momento 3: Com as duas pesquisas anteriormente realizadas, os v?deos apresentados e as discuss?es em sala os alunos dever?o se formar em grupos de no m?ximo 3 alunos e produzirem um v?deo de conscientiza??o, onde dever?o responder a pergunta: ENERGIA NUCLEAR, VALE A PENA INVESTIR? Estes v?deos dever?o posteriormente ser apresentados para toda a turma. (para a elabora??o do v?deo indico a utiliza??o do windows movie maker 2, dispon?vel para download no link: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm)
Portal das Energias Renov?veis: http://www.energiasrenovaveis.com/
Usina nuclear: vantagens e desvantagens: http://www.infoescola.com/fisica/principios-da-usina-nuclear/
Energia nuclear no Brasil: http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/brasil-energia-nuclear.htm
Usinas nucleares: voc? ? contra ou a favor? http://areaseg.com/vote2/html/un.html
Saiba quais foram os principais acidentes nucleares recentes: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/saiba-quais-foram-os-principais-acidentes-nucleares-recentes.html
A participa??o nas atividades propostas, assim como a elabora??o do v?deo de conscientiza??o dever? ser a forma de avaliar e conscientiza-los sobre o uso desse tipo de energia. O professor ainda poder? utilizar este tema para fazer uma apresenta??o para toda a escola por meio de cartazes e palestras.