Cl?udia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Filosofia | A constru??o do sujeito moral |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Ensino M?dio | Biologia | Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica |
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos dever?o posicionar as carteiras em forma de c?rculo, facilitando, assim, a leitura e a discuss?o entre os membros dos grupos.
Os alunos utilizar?o seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de um texto dentre aqueles dispon?veis nos links a seguir.
Grupo 1: Escolas apostam em preven??o
Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/abre.shtml > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 2: Faltam n?meros sobre ocorr?ncias
Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/numeros.shtml > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 3: Pais devem impor limites e escutar
Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/pais.shtml > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 4: O lado ruim da rede
Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml > acesso feito dia 12/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a poder? executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma c?pia os grupos.
Finalizada a leitura dos textos pelos grupos, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematiza??o. Cada grupo dever? apresentar para os/as demais colegas de classe uma s?ntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Conclu?da essa apresenta??o, o/a professor/a dever? iniciar a problematiza??o propriamente dita a partir do recurso ?s quest?es a seguir.
1. Quais s?o os m?todos de bullying mais comuns entre os adolescentes?
2. Voc?s conhecem algu?m que sofreu bullying?
3. Na sua opini?o, quais s?os as atitude que os pais devem tomar para prevenir que seus/suas filhos/as pratiquem ou sofram bullying?
4. Como as escolas podem combater o bullying?
5. O que ? cyberbullying? Explique.
6. Voc? conhece o bullying musical? Explique.
7. Voc?s sabem quais s?o os direitos de uma pessoa que sofre bullying?
Finalizada a problematiza??o, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks os V?deos 1 e 2 , que se encontram dispon?veis nos sites abaixo.
?
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0 > acesso feito dia 12/03/2012
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=eM4x38y3kxI > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Cabe ao/a professor/a, por fim, retomar as quest?es utilizadas anteriormente na problematiza??o, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conte?do dos V?deos 1 e 2.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em doze grupos para a coleta de dados de uma pesquisa que envolver? a aplica??o de um question?rio sobre bullying junto a seus/suas colegas de escola.
Esse question?rio servir? como base para o reconhecimento do ambiente escolar. Os/as participantes da pesquisa n?o precisar?o se identificar para que possam ficar ? vontade para responder o question?rio.
A aplica??o do question?rio poder? ser executada durante o per?odo de intervalo ou mesmo nos momentos de entrada e sa?da dos/as alunos/as, j? que ? relativamente r?pida.
1 - Como ? seu relacionamento com as pessoas na sua sala de aula e/ou escola?
( ) Conversa com todos/as, afinal todo/as s?o amigos/as de todos.
( ) Possui poucos amigos e n?o tem muita facilidade de se entrosar com a turma.
( ) Conversa com seus/suas amigos/as e faz quest?o de n?o se enturmar com pessoas de estilos muito ?diferentes? de voc? ou t?midas.
?
2 - Como voc? se sente a maior parte do tempo na escola?
( ) Com baixa auto-estima, impaciente e retra?do/a
( )Tranquilo/a e calmo, como em outros lugares
( ) Popular, ?poderoso/a? e influente na turma
?
3 - Em rela??o ? sua participa??o nas aulas de Educa??o F?sica, qual das alternativas abaixo mais se aproxima de voc??
( ) Faz quest?o de jogar com pessoas boas no esporte e n?o deixa as que n?o levam muito jeito entrarem no seu time.
( ) Faz qualquer tipo de esporte, pois acha que todo mundo ? capaz de praticar exerc?cios.
( ) Se n?o for muito bom/boa em algum esporte, prefere n?o participar para a turma n?o ca?oar de voc?.
?
4 - Em geral, voc?:
( ) Chama as pessoas por apelidos que voc? e/ou a turma d? aos outros, mesmo que a pessoa que os recebeu n?o goste deles.
( ) Recebe apelidos que n?o lhe agradam muito e se sente ofendido/a e chateado/a com eles.
( ) Recebe e d? apelidos nos colegas, mas se preocupa se quem os recebe se sente ofendido. Voc? consegue expressar quando n?o gosta do apelido colocado em voc?.
?
5 - Como um todo, de que jeito voc? v? as pessoas da sua sala e/ou escola?
( ) Como pessoas que n?o s?o muito simp?ticas, dif?ceis de fazer amizades e n?o respeitam os outros.
( ) Tem sua rede de amigos, mas sempre h? alguns ?esquisitos/as? com os/as quais voc?s n?o conversam e n?o deixam participar do grupo.
( ) Acha que existe muita gente diferente, mas isso n?o faz ningu?m melhor ou pior.
?
6 - Assinale a situa??o na qual voc? se enquadra mais frequentemente:
( ) Se voc? e seus amigos passam por algu?m vestido de forma ?estranha?, ou falando de um jeito diferente, voc?s acabam espalhando coment?rios sobre essa pessoa pela sala.
( ) Procura n?o se envolver muito em boatos e evita situa??es de viol?ncia ou constrangimentos.
( ) Seus colegas de classe geralmente falam mal de voc?, o que te faz se sentir intimidado/a e triste.
?
7 - O que ? a escola para voc??
( ) Um lugar pouco acolhedor, inseguro e que n?o te atrai.
( ) Um lugar de competitividades, onde precisa sempre ser o/a melhor ou estar perto de pessoas populares.
( ) Um lugar onde existem conflitos entre as pessoas, mas que, independente disso, ? poss?vel viver coisas boas l? dentro.
?
8 - Qual das alternativas abaixo apresentam caracter?sticas que mais se aproximam de voc??
( ) Impulsivo/a, controlador/a, l?der.
( ) Soci?vel, amig?vel, seguro/a.
( ) T?mido/a, triste, inseguro/a.
?
9 - Assinale a alternativa que indica uma situa??o pela qual voc? j? passou e/ou passa frequentemente:
( ) Sofre goza??o dos colegas da sala, ? alvo de chacotas e n?o se sente integrado ? turma.
( ) Presencia situa??es em que algumas pessoas ofendem e perseguem outra pessoa.
( ) Tira sarro, zoa, ignora e exclui pessoas que voc? n?o gosta.
?
10 - Em rela??o ? viol?ncia f?sica na escola, voc?:
( ) J? agrediu algu?m, uma vez ou mais.
( ) J? foi agredido/a por algu?m, uma vez ou mais.
( ) J? presenciou uma agress?o.
?
11 - Quando uma pessoa na sua sala te incomoda, voc?:
( ) Tenta evit?-la, com medo ou receio que ela lhe fa?a algum mal ou te incomode mais ainda.
( ) Fica ?na sua? e tenta agir normalmente, evitando grandes conflitos.
( ) Faz coment?rios negativos sobre a pessoa, provoca-a e faz com que seus amigos se sintam incomodados com ela tamb?m
?
12 - O que voc? procura fazer na hora do intervalo?
( ) Est? sempre com muitos amigos, mas n?o deixa que pessoas que voc? n?o gosta circulem entre seu grupo.
( ) Se isola num canto, onde preferencialmente n?o passa muita gente. Fica a maior parte do tempo sozinho/a.
( ) Conversa com os amigos e d? uma circulada pela escola.
Dispon?vel < http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/voce-pratica-ou-vitima-bullying-550911.shtml > acesso feito dia 14/05/2012
Finalizada a aplica??o do question?rio em pelo menos um ter?o dos/as alunos/as, o professor dever? solicitar que os grupos construam gr?ficos com o conjunto dos dados coletados, utilizando, para tanto, o software Microsoft Excel. Cada grupo dever? trabalhar com os dados referentes a uma pergunta do question?rio. Cabe ao/a professor/a designar a pergunta com a qual cada grupo ir? trabalhar.
Finalizada a constru??o dos gr?ficos, os grupos dever?o apresent?-los usando, para tanto, um netbook conectado a um data show.
Os gr?ficos poder?o ainda ser expostos nos murais da escola, para que todos ? alunos/as, professores/as, funcion?rios/as e pais ? tenham acesso aos dados coletados.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para criarem uma pequena hist?ria em quadrinhos sobre o tema da aula. Para tanto, o/a professor/a dever? orient?-los/as a, empregando seus netbooks, acessar os sites abaixo, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. Vale destacar que tais sites s?o autoexplicativos.
Historia em quadrinhos
Dispon?vel < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 12/05/2012
Dispon?vel < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 12/05/2012
Cada hist?ria em quadrinho poder? ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade dos grupos, mas todas elas devem ser referentes ao tema da aula e transmitir uma mensagem positiva.
Finalizada a elabora??o das hist?rias em quadrinhos, cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as que publiquem as hist?rias em quadrinhos em um blog da turma, o qual ser? importante meio de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.
Para tanto, o/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistirem o V?deo 1, no qual s?o apresentadas informa??es b?sicas sobre blogs. O V?deo 1 se encontra dispon?vel no site abaixo:
Tutorial: Criando um blog (Motiva??o) - Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 > acesso feito dia 24/06/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
O/a professor/a ? quem ser? respons?vel pela cria??o do blog, devendo, para tanto, seguir o passo-a-passo detalhado no V?deo 2. O V?deo 2 se encontra dispon?vel no site abaixo:
Tutorial: Como criar um blog (Passo a passo) - Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 24/06/2012
O site para a cria??o do blog encontra-se dispon?vel no link a seguir - Dispon?vel < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 > acesso feito dia 24/06/2012
Uma vez criado o blog da turma, os grupos dever?o publicar suas hist?rias em quadrinhos. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Os/as alunos/as dever?o ainda ser orientados/as pelo/a professor/a a navegar no blog da turma e comentar as hist?ria em quadrinho dos colegas por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem no blog para explorar mais esse recurso digital.
OSERVA??O: A cria??o do blog poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto ?s m?dias sociais para consolidar o conte?do da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.
Essa atividade se justifica tendo em vista que as m?dias sociais s?o populares entre a faixa et?ria na qual os/as alunos/as do ensino m?dio se encontram.
Dispon?vel < http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1818305 > acesso feito dia 12/05/2012
Dispon?vel < http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108332177 > acesso feito dia 12/05/2012
Conclu?da a leitura do conte?do das m?dias sociais, os/as alunos/as dever?o ser orientados/as pelo/a professor/a a realizar um j?ri simulado.
A realiza??o do j?ri simulado em sala de aula exigir? que o/a professor/a divida os/as alunos/as em tr?s grupos: o primeiro grupo far? a DEFESA, o segundo grupo far? a ACUSA??O e o terceiro grupo ser? o JUIZ.
Os/as alunos/as devem escolher cinco argumentos contr?rios e cinco argumentos favor?veis ao bullying dentre aqueles encontrados nas m?dias sociais.
Nesse momento, o/a professor/a deve observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a exp?e suas id?ias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. Al?m disso, deve enfatizar que, apesar da veicula??o de argumentos favor?veis ao bullying nas m?dias sociais, tal pr?tica tem consequ?ncias, em termos f?sicos e psicol?gicos, extremamente prejudiciais, de modo que n?o se justifica e tampouco pode ser minimizada.
Ap?s a realiza??o do julgamento, os pap?is podem ser invertidos, de modo que o grupo que inicialmente defendeu ir? ent?o acusar e o grupo que julgou poder? defender.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a criar um programa de r?dio na escola, no qual os/as mesmos/as ser?o respons?veis pela cria??o de todo o conte?do apresentado.
Ser? necess?rio construir um projeto para o programa, o qual dever? estar vinculado ao projeto pedag?gico da escola. Os/as alunos/as poder?o buscar o apoio e a orienta??o de professores de diferentes ?reas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.
O programa poder? funcionar uma vez por semana, por exemplo, ?s sextas-feiras durante o intervalo. O programa poder? ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para as not?cias, cinco para m?sicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de tr?s minutos, dois minutos para presta??o de servi?os (avisos, recados, divulga??o de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para m?sicas. Tanto no quadro de not?cias quanto no quadro de presta??o de servi?os e nas entrevistas o tema ?bullying? poder? ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.
Local e suas caracter?sticas:
Se a escola n?o tiver uma r?dio, ? poss?vel criar uma. Inicialmente ser? necess?rio escolher um nome para a r?dio, o que poder? ser feito por meio de uma gincana ou de uma elei??o. Dessa forma, toda a comunidade escolar poder? participar.
Al?m disso, os materiais necess?rios para a cria??o de uma r?dio na escola s?o os seguintes:
1. Aparelho de som com CD player, r?dio, toca-fitas e entrada para microfone. Ser? utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que n?o entrar? ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. Fone de ouvido. Ser? utilizado para prover o retorno do som em execu??o para a pessoa que est? no comando do som;
3. Sistema de alto-falantes. Ser? utilizado para reproduzir o que est? sendo veiculado pela r?dio da escola.
4. Microfone. Ser? utilizado para captar a voz do respons?vel pela locu??o;
5. Mesa de som e pot?ncia. Ser? utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Al?m disso, da mesa de som ? que sair? a fia??o para as caixas de som.
Dispon?vel <http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ > acesso feito dia 12/05/2012
Dispon?vel < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/aprenda-editar-audios-com-o-audacity.html > acesso feito dia 12/05/2012
Sugest?es de link para aluno/a:
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm > acesso feito dia 14/05/2012
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml> acesso feito dia 14/05/2012
Sugest?es de link para professor/a:
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-bullying-642479.shtml > acesso feito dia 12/05/2012
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/172/pensamentos-sob-o-olhar-235000-1.asp > acesso feito dia 12/05/2012
Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/ > acesso feito dia 12/05/2012
Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=931 > acesso feito dia 18/05/2012
Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23916 > acesso feito dia 18/05/2012
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.