Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Entender o espa?o da escola como um ambiente acolhedor, no qual sua fam?lia tamb?m ? bem-vinda;
? Compartilhar com adultos e crian?as um espa?o de brincadeira com ?gua;
? Utilizar a ?gua como elemento l?dico;
? Experimentar a ?gua no contato com o corpo;
? Experimentar momentos de express?o e descontra??o;
? Inventar brincadeiras com a ?gua;
? Reproduzir situa??es do cotidiano familiar por meio de divertidas brincadeiras com a ?gua, tais como tomar banho, lavar roupas etc.;
? Brincar com ?gua e areia;
? Sentir a textura da lama em diferentes partes do corpo;
? Transportar l?quidos;
? Identificar no??es de peso (leve e pesado);
? Explorar no??es de quantidade (cheio/vazio, pouco/muito);
? Soprar bolhas de sab?o;
? Brincar com barquinhos de papel;
? Ouvir hist?rias;
? Cantar; e
? Explorar as diferentes possibilidades oferecidas pelo material.
Por ser uma aula introdut?ria, esta aula n?o exige conhecimentos pr?vios.
Sobre o momento de inser??o
Professor, esta aula tem como objetivo demonstrar possibilidades de planejamento para a inser??o da crian?a pequena na escola (momento de acolhimento das crian?as e fam?lias). Dicas de como receber as crian?as e seus familiares no in?cio do ano e no decorrer dele, propondo momentos de intera??o entre a escola e as fam?lias. Inicialmente devemos considerar que cada crian?a tem direito a uma especial aten??o durante seu per?odo de adapta??o ? creche. O ingresso da crian?a pequena na educa??o infantil ?, na maioria das vezes, a primeira passagem de um espa?o privado (fam?lia) para o p?blico (institui??o). Nesta passagem o contexto de refer?ncia inicial da crian?a se amplia e exige comprometimento de todos os envolvidos no processo (fam?lia e escola).
Levando em conta o fato de que a crian?a se encontrar? em um ambiente n?o-familiar, a presen?a de uma pessoa de refer?ncia, procedente do meio de suas rela??es afetivas, neste momento de transi??o, proporcionar? maior seguran?a para a crian?a experimentar esse novo lugar e construir outros v?nculos.
Deparamos-nos no in?cio do ano com circunst?ncias diferenciadas que dever?o ser encaminhadas considerando a especificidade de cada situa??o. Num mesmo grupo recebemos crian?as que ir?o freq?entar a escola pela primeira vez, outras que s?o oriundas de diferentes institui??es e ainda aquelas que j? freq?entavam a institui??o no ano anterior, mas que neste momento enfrentam o desafio de mudar de sala, grupo e professora depois de um longo per?odo de f?rias.
Em seguida apresentamos algumas considera??es que subsidiam o processo de inser??o das crian?as pequenas em nossa institui??o:
? Iniciamos este processo com uma reuni?o com as fam?lias, na qual ? apresentado estrutura e funcionamento do N?cleo de desenvolvimento Infantil (NDI), a proposta pedag?gica e equipe de trabalho;
? Organizamos uma outra reuni?o com os familiares para tratar especificamente sobre o processo de inser??o. Neste encontro esclarecemos como ocorre a inser??o das crian?as e das fam?lias e, tentamos estabelecer uma parceria buscando a??es conjuntas;
? A professora e o setor de sa?de realizam entrevista com as fam?lias com objetivo de obter informa??es sobre a hist?ria de vida das crian?as, suas prefer?ncias, o cotidiano das fam?lias e dados sobre a sa?de;
? Realizamos cuidadosa observa??o cotidiana do comportamento das crian?as nesse per?odo de inser??o buscando conhecer e compreender as necessidades de cada crian?a do grupo;
? Estabelecemos di?logo constante entre as fam?lias, professoras e equipe t?cnica;
? A institui??o organizaum espa?o f?sico acolhedor para que as fam?lias permane?am na institui??o enquanto as crian?as est?o em processo de inser??o;
? As primeiras atividades s?o pensadas contemplando a participa??o das fam?lias.
Professor, esta aula poder? ser aplicada com crian?as de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adapta??o do tempo de dura??o para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa et?ria. Nossa experi?ncia foi realizada com crian?as de 2 ? 3 anos.
Num clima de come?o, crian?as, fam?lias, professores e demais profissionais da institui??o v?o construindo rela??es e estabelecendo la?os afetivos. Aos poucos fam?lias e crian?as v?o sentindo-se bem na escola e num ambiente de confian?a atrevem-se a brincar, trocar, aprender, ensinar e imaginar.
1? Momento: Banho
Professor, organize previamente um ambiente apropriado, seguro e aconchegante para brincar com ?gua. Sabemos do grande fasc?nio que as brincadeiras com ?gua oferecem para as crian?as pequenas. Deparamo-nos cotidianamente com o encantamento de muitas crian?as no momento da higiene, pela possibilidade de tocar na ?gua. As idas ao banheiro e o momento de lavar as m?os converte-se em divertida brincadeira.
Aproveitamos os dias de calor para explorar as atividades que possibilitam ?s crian?as o deleite de brincar com ?gua. Tais atividades com ?gua s?o bem-vindas no per?odo de inser??o, pois agradam a maioria das crian?as, funcionando ainda como uma boa provoca??o para participa??o delas.
Organiza??o do espa?o:
Professor, organize um espa?o pr?ximo a uma torneira na qual possa ser conectada uma mangueira. Busque um local gramado ou de terra, ou seja, uma superf?cie que ofere?a seguran?a, em que as crian?as n?o corram o risco de deslizar.
Providencie bacias grandes, banheiras, pequenas piscinas pl?sticas ou outros materiais que possam servir como suporte para armazenar a ?gua para os banhos. Para tanto, ? necess?rio que o local destinado ao banho esteja de acordo com as possibilidades de espa?o e material de sua institui??o. Muitas formas poder?o ser inventadas
.
Material necess?rio:
? Toalhas de banho (uma para cada crian?a);
? Roupa adequada para o banho (calcinha, cueca, sunga, biqu?ni);
? Mangueira;
? Piscinas, banheiras ou bacias grandes;
? Baldes de diferentes tamanhos;
? Potes de variados tamanhos; e
? Brinquedos de pl?stico para brincar na ?gua;
A atividade poder? iniciar-se com um gostoso banho de mangueira e posteriormente evoluir para um banho em bacias, piscinas ou outros recipientes apropriados. As crian?as, no decorrer da atividade v?o inventando e propondo alternativas de manuseio e de brincadeira com a ?gua.
Os familiares presentes poder?o participar de diferentes formas: observando o movimento de seus filhos e das outras crian?as do grupo, oferecendo suporte para as inven??es das crian?as ou brincando junto.
Algumas possibilidades experimentadas por nosso grupo (crian?as de 02 a 03 anos de idade)
? Banho de mangueira. Molhar o pr?prio corpo, molhar o corpo do outro. Fazer ?chuvinha? com a mangueira;
? Dar banho nas bonecas;
? Encher potinhos ou baldinhos com ?gua;
? Transportar a ?gua de um local para outro;
? Fazer lama molhando a terra;
? Transferir a ?gua para diferentes recipientes;
? Brincar de encher e esvaziar;
? Encher potes de ?gua e despejar sobre o pr?prio corpo;
? Despejar ?gua sobre o corpo do outro;
? Colocar o rosto dentro da ?gua, mergulhar;
? Mergulhar o corpo na ?gua;
? Jogar ?gua pra cima, utilizando o movimento das m?os;
? Bater e respingar a ?gua com o movimento dos p?s;
? Fazer bolhinhas soprando na ?gua;
? Bater na ?gua com a palma da m?o, produzindo diferentes sons;
? Cantar enquanto produzimos som, batendo na ?gua.
Professor, essas s?o algumas possibilidades de brincadeiras envolvendo a atividade do banho. Proponha para seu grupo e experimente novas maneiras de brincar. Cada crian?a expressa uma maneira peculiar de brincar com a ?gua, por isso, contemple e acolha as novidades apresentadas.
Professor, para incrementar suas aulas, consulte:
Sugest?es de links para alunos:
M?sicas: Peixe Vivo, A canoa virou.
Palavra Cantada - ?lbum: Cantigas de roda
http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4
Acesso em 11/05/2012
?
www.bebemais.com.br
Trechos da s?rie de DVDs desenvolvidos especialmente para beb?s
Acesso em 11/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=uSfeymEsZPA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=j7TwexaMi7E&list=UUES_EezeLtdhIn05vxD7wFQ&index=4&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=uBhhbxH9mGQ&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=7-tsMuJ4eww&feature=relmfu
?
Sugest?es de links para professores:
Professor para conhecer um pouco sobre nossa institui??o acesse:
A avalia??o dever? ser realizada pautada na observa??o e registro das diferentes manifesta??es das crian?as e de seus familiares neste per?odo de inser??o.
Observar as possibilidades de express?o das crian?as na rela??o com a ?gua, acompanhar suas rea??es diante do contato da ?gua com o corpo, avaliar quais brincadeiras surgem no grupo e como as crian?as se organizam neste movimento de brincadeira.
Observar suas express?es ao sentirem a textura da lama em diferentes partes do corpo. Identificar a habilidade das crian?as no transporte de l?quidos e, observar suas descri??es e constata??es de no??es de peso e quantidade.
Verificar em que medida cada crian?a expressa e d? indicativos de conforto ou desconforto, neste momento inicial, no qual est?o conhecendo novos espa?os e formando novos v?nculos afetivos.
Considerar o momento de inser??o como um per?odo delicado que dever? ser cuidadosamente conduzido para favorecer o bem estar das crian?as e de seus familiares no cotidiano da escola.