Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
- Construir sua identidade e a de seu grupo;
- Interagir com diferentes crian?as;
-Conhecer pelo nome e identificar os colegas do grupo;
-Desenvolver sua curiosidade, mem?ria e percep??o visual, e socializar-se;
-Trabalhar em conjunto com sua fam?lia, produzindo material que servir? para sua identifica??o na escola;
-Reconhecer o seu e o do outro entre os diferentes saquinhos constru?dos; e
-Aprender a esperar sua vez de falar, possibilitando a troca de conhecimentos.
? importante que o aluno j? tenha tido a oportunidade de conversar e brincar com outras crian?as, de desenhar, pintar e modelar.
Consideramos a constru??o da identidade da crian?a como um processo que ocorre por interm?dio das intera??es com o meio, no caso aqui, as experi?ncias vividas com professores e os colegas na escola.
?Quem sou eu? Como sou? As respostas a essas quest?es s?o fundamentais para a constru??o da personalidade. Cedo, a crian?a come?a a se entender como sujeito, a adquirir consci?ncia corporal para se desenvolver e se organizar no espa?o e saber se posicionar e se diferenciar do outro?, diz Beatriz Ferras, no link abaixo. Atividades voltadas a essa compreens?o contribuem na constru??o da identidade dos meninos e meninas da educa??o infantil.
Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/hora-se-conhecer-423010.shtml>. Acesso em: abr. 2012.
1? Momento - O professor convida as crian?as para falarem o nome
Na sala de aula ou em outro lugar aconchegante, as crian?as se sentam, formando uma roda. O professor fala o seu nome e convida-as para tamb?m falarem os seus. O professor vai orientando e estimulando a vez de cada crian?a falar o seu nome aos colegas do grupo. Caso alguma crian?a n?o queira falar, ela dever? ser respeitada, no entanto, o professor dever? incentiv?-la em outros momentos, novamente.
Recursos:
Tapete ou almofada.
2? momento - Ouvir, ver e cantar: A canoa virou
O professor convida as crian?as para ouvirem e cantarem a m?sica ?A canoa virou?, do grupo Palavra Cantada (link abaixo). O professor vai mediando, conforme a letra da m?sica, instigando-as a cantar com os nomes das crian?as do grupo. Veja abaixo a m?sica:
Dispon?vel em: <http://musicasinfantil.blogspot.com.br/2009/07/canoa-virou.html>. Acesso em: 06 maio 2012.
A canoa virou quem deixou ela virar?
Foi por causa da fulana que n?o soube remar
Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar
Eu tirava a fulana do fundo do mar.
?
Outra possibilidade ? assistir o v?deo da m?sica ?A Canoa Virou?, como sugest?o de momentos de atividades interativas com o grupo.
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IIREgxfhsOc#! >. Acesso em: maio 2012.
Materiais necess?rios:
?
3? Momento- Confec??o de saquinhos com as fam?lias
Ap?s os primeiros dias com as crian?as, nos quais foram realizadas as primeiras aproxima??es por meio de rodas de conversa, brincadeiras, hist?rias, desenhos, entre outros, as crian?as falaram seus nomes, come?aram a se conhecer e a personalizar o espa?o da sala como local para mochila, espa?o do lanche, da roda, da brincadeira etc.
A proposta trata-se da personaliza??o de saquinhos para trabalhar a chamada di?ria com as crian?as e, para isso, o professor solicitar? a ajuda dos pais, buscando compartilhar com eles o trabalho com as crian?as.
O professor dever? conversar com as fam?lias a respeito da confec??o de saquinhos que ser?o utilizados para identificar, diariamente, quais crian?as estiveram presentes na aula e quais n?o estiveram.
O professor explicar? ?s fam?lias que, juntamente com a crian?a, em casa, elas dever?o confeccionar saquinhos, nos quais dever?o constar o nome da crian?a, bem como outras formas de personaliza??o como pintura, desenho, bordado, colagens, enfim, dando-lhe uma identifica??o particular. ? importante o professor colocar, ? disposi??o das fam?lias, materiais que a escola possua, a fim de contribuir para a personaliza??o dos saquinhos, j? que, pensando na crian?a, a escola deve criar condi??es favor?veis para a participa??o de todos. Nesse sentido, o professor precisa ter cautela na hora de propor atividades para casa, de modo a n?o solicitar material ou atividades que, por ventura, alguma fam?lia n?o tenha a m?nima condi??o de realizar. ? tamb?m imprescind?vel procurar alternativas, junto ? fam?lia, sem lhes retirar a responsabilidade com o envolvimento na forma??o da crian?a, mas tamb?m n?o dificultando tal envolvimento.
Para a confec??o dos saquinhos, o professor encaminhar?, para casa das crian?as, peda?os de tecido (em nosso caso, escolhemos um tecido de algod?o na cor branca), lembrando que n?o ? necess?rio que todos os peda?os de tecidos tenham o mesmo tamanho, mas, preferencialmente, em torno de 20cmx20cm ou 20cmx25cm.
Tecidos de algod?o enviados ?s fam?lias de crian?as de tr?s anos de idade, pela professoraGisele Day, doN?cleo de Desenvolvimento Infantil ? NDI/UFSC.
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: V?nia Maria Broering
?
4? Momento- A chegada dos saquinhos personalizados na escola.
A partir do momento em que come?am a chegar os primeiros saquinhos personalizados na escola, o professor deve agradecer e valorizar a contribui??o da fam?lia, expondo os saquinhos ? medida que eles forem chegando ? escola. Essa medida poder? lembrar e estimular as fam?lias que ainda n?o entregaram.
Com as crian?as, o professor poder? fazer perguntas relacionadas aos detalhes e ? personaliza??o dos saquinhos, como por exemplo, quem as auxiliou nesta tarefa; se gostaram ou n?o do resultado da personaliza??o dos seus saquinhos; onde foi colocado o seu nome etc.
O professor deve estimar todos os saquinhos, independente do processo utilizado para confeccion?-los. O professor poder? anotar em seu caderno de registros estes detalhes para depois ajudar o grupo a identificar os saquinhos ou retomar tais caracter?sticas de alguma outra forma que considerar interessante, como por exemplo, por meio de um registro fotogr?fico.
?
5? Momento - Construindo o bambol?
O professor deve selecionar um peda?o de mangueira e uma conex?o (para emendar as duas pontas da mangueira) e montar um bambol? para, depois, convidar as crian?as para enrolarem fitas variadas nesse bambol?. Para prender bem a fita, sugerimos que o professor recorte as pontas em duas tiras para facilitar a amarra??o, como mostra a foto abaixo.
Recorte na fita para facilitar amarra??o
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: V?nia Maria Broering
Crian?as de tr?s anos de idade enrolam as fitas coloridas no bambol?- NDI-UFSC-2012
Imagem do Arquivo Institucional, NDI/UFSC-2012. Fotografia Vania Maria Broering
6? Momento - Fazendo a chamada, amarrando os saquinhos.
Nesta aula, o professor deve reunir as crian?as em uma roda para conversarem sobre o modo como poder?o colocar os saquinhos a fim de, por meio deles, possibilitar a visualiza??o das crian?as presentes. Assim, o professor poder? primeiro instigar as crian?as a pensarem modos de resolver este problema e depois dar a sua sugest?o. O professor ent?o poder? sugerir pendurar os saquinhos, amarrando-os no bambol? como se fossem os penduricalhos de um m?bile, de forma que todas as crian?as presentes na aula, naquele dia, consigam pendurar o seu.
Dependendo do n?mero de crian?as no grupo, poder?o ser necess?rios dois bambol?s. ? importante que o professor instigue as crian?as a observarem os detalhes de cada saquinho, relacionando-o com o dono, e que cada um v? se identificando com a personaliza??o que fez em seu material. Se for necess?rio, para ajudar na identifica??o inicial, o professor poder? fazer algumas perguntas relacionadas ? decora??o do saco. Ex.: de quem ? este saquinho que tem bot?es azuis, presos com a ajuda do av?? O professor poder? utilizar as anota??es feitas no 4? momento desta aula na hora da apresenta??o dos saquinhos, at? que todas as crian?as tenham identificado e pendurado o saquinho personalizado.
Os saquinhos pendurados no bambol? na sala de aula
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: V?nia Maria Broering
Varal - Outra sugest?o de pendurar os saquinhos de chamada
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: V?nia Maria Broering
?
Crian?a de quatro anos de idade olhando os saquinhos pendurados-NDI-UFSC, 2012.
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC. 2012. Fotografia: V?nia Maria Broering
CANOA VIROU. Dispon?vel em: <http://musicasinfantil.blogspot.com.br/2009/07/canoa-virou.html>. Acesso em: 06 maio 2012.
A CANOA VIROU. Cl?ssicos Infantis. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IIREgxfhsOc#!>. Acesso em: 06 maio 2012.
HORA de se conhecer. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/hora-se-conhecer-423010.shtml>. Acesso em: 06 maio 2012.
A avalia??o ser? pautada em observa??es registradas de cada momento (fotografias, escritas etc.), levando-se em conta a intera??o entre as crian?as durante esta atividade e o envolvimento das crian?as e das fam?lias na proposta.