Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
1. Identifica??o do conhecimento pr?vio dos alunos: voc? sabe o que s?o diferen?as de g?nero?
Espera-se que o (a) aluno (a) das s?ries finais j? saiba o significado da palavra g?nero. Mesmo assim, como se trata de um termo que exige abstra??o, ? fundamental um diagn?stico do conhecimento da turma sobre o mesmo e, se necess?rio, eventuais esclarecimentos para que todos n?o tenham d?vida sobre o que ser? discutido.
Nesse sentido, o (a) professor (a) poder? fazer uma discuss?o com a turma (di?logo aberto), permitindo que eles (as) apresentem o que sabem sobre a palavra "g?nero". Pode ser utilizada a t?cnica "tempestade de ideias", brainstorming. Veja sugest?o de sites que explica a t?cnica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acesso em 20/05/2012
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm, acesso em 20/05/2012
?
2. Em seguida, o (a) professor (a) abordar? as informa??es trazidas pelos (as) alunos (as) sobre o tema e pedir? que eles (as) dividam-se em grupos (m?ximo 05 alunos (as)).
Os grupos dever?o identificar sites na internet que apresentam uma defini??o de g?nero mais completa do que as defini??es vistas na din?mica da "tempestade de ideias". O (a) professor (a) deve apresentar uma lista de sites, para que os (as) alunos (as) pesquisem apenas os sites desta lista.
Sugest?es de sites:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7, acesso em 20/05/2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9nero_%28sociedade%29, acesso em 20/05/2012
?
3. Ap?s a pesquisa dos (as) alunos (as), o (a) professor (a) apresentar? as defini??es da palavra "g?nero" do ponto de vista cient?fico.
Sugest?o de artigo para leitura do (a) professor (a) sobre as defini??es acima:
http://adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/sexo_genero.pdf, acesso em 20/05/2012
?
4. Apresente um v?deo sobre rela??es desiguais de g?nero com o intuito de aproximar o tema dos (as) alunos (as).
Deve-se solicitar que, durante o v?deo, os alunos observem os seguintes pontos:
Sugest?o de v?deo "Era uma vez Maria":
http://www.youtube.com/watch?v=BxMLYl_ANrA, acesso em 20/05/2012
Ap?s a apresenta??o do v?deo, pergunte: ser? que as quest?es que deixam Maria pensativa est?o presentes nas rela??es entre meninos e meninas na escola?
Os (as) alunos (as) podem confirmar que as quest?es de Maria est?o presentes ou podem trazer em suas falas a concep??es de que "as coisas atualmente n?o s?o mais assim". Essa confirma??o pode ficar suspensa at? a pr?xima atividade.
O (a) professor (a) deve informar que na pr?xima aula haver? continuidade dessa discuss?o por meio de uma atividade surpresa.
1. O (a) professor (a) dividir? a turma em quatro grupos, intencionalmente, dois grupos de meninos e dois de meninas. Cada grupo ter? a tarefa de escolher dois jogos na internet (jogos on line) para apresentar como jogos de interesse do seu g?nero oposto. Ou seja, os grupos formados somente com meninos trar?o "jogos de meninas", e vice-versa. Dever?o argumentar os motivos que associam o jogo ao seu g?nero oposto. Ganhar? o jogo, o grupo que conseguir convencer pelo menos um grupo do respectivo g?nero a aceitar o jogo como seu. Por exemplo, se um dos grupos dos meninos conseguirem convencer pelo menos um, dos grupos das meninas de que seus jogos s?o, exclusivamente, do g?nero feminino, eles (as) vencem. A mesma regra vale para os grupos de meninas.
O objetivo do jogo ?, de forma l?dica, trazer ? tona padr?es hist?ricos (preconceitos, estigmas, rotula??es, etc.) que ainda persistem tanto nos crit?rios de escolha dos jogos, quanto nos argumentos dos alunos e alunas. Assim como, objetiva-se questionar a eventual tese da aula anterior de que "as coisas n?o s?o mais assim"...
Obs. Somente para a atividade supracitada ? que recomendamos a divis?o separada por g?nero, j? que o jogo carrega um prop?sito na separa??o dos meninos das meninas. Grupos mistos, para esse jogo, tornaria a busca dos jogos invi?vel, pois, anteciparia a pol?mica ("? ou n?o de menina?") para dentro dos grupos, sendo que o intuito ? discutirmos coletivamente os resultados das buscas e dos argumentos utilizados. Ressaltamos que, para os demais trabalhos em grupos dessa pesquisa, deve-se manter a estrutura de equipes mistas.
2. Da mesma forma da aula anterior, o (a) professor (a) passar? uma lista com sites de jogos on line, e dir? que somente ser?o aceitos jogos pesquisados nestes sites. Para tanto todos os grupos devem apresentar o endere?o eletr?nico da fonte de pesquisa.
Sugest?es de sites:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=623, acesso em 20/05/2012
Veja no site acima, um quadro com uma lista de sites de jogos on line.
http://clickjogos.uol.com.br/, acesso em 20/05/2012
http://www.jogosonline.com.br/, acesso em 20/05/2012
?
3. O (a) professor (a) dever? discutir com a turma o resultado do jogo abordando dois aspectos, principais para esta proposta de pesquisa:
?
4. A segunda pergunta acima ser? a "ponte" para o convite ? pesquisa, veja:
?
5. O (a) professor (a) informar? que para esse estudo, ser? exigido determinado rigor, que chamamos de rigor cient?fico. E informar? que explicar? o que ? uma pesquisa cient?fica na pr?xima aula.
6. Na aula seguinte, explicar do que se trata a pesquisa cient?fica, assim como os crit?rios m?nimos desse rigor cient?fico.
Dentre alguns pontos que deve ser apresentado pelo (a) professor (a), com rela??o ao rigor, destacamos os seguintes:
- Um tema e sua delimita??o;
- Relev?ncia social e cient?fica;
- Planejamento (Ex.: projeto, cronograma, quadro de a??es, etc.);
- Sele??o de fontes, coleta dos dados e tratamento (an?lise) dos mesmos;
- S?ntese: com resultados e conclus?es provis?rias.
Obs.: Deve ficar claro para o professor que, no n?vel educacional que os alunos se encontram, as conclus?es s?o provis?rias, j? que n?o teremos tempo suficiente para levantar e analisar dados necess?rios para fazermos generaliza??es, mesmo tratando-se de um ?nico espa?o de investiga??o - a nossa escola.
Dica: Para que seja poss?vel uma coleta de dados mais ampla, proponha um trabalho em parceria com outros colegas, ou mesmo com outras escolas, de modo que os professores parceiros apliquem a mesma metodologia.
1. O (a) professor (a) iniciar? a discuss?o de que o tema em estudo, dado nossos limites de tempo, ainda est? muito amplo. Pedir? que os alunos, tomando com refer?ncia as discuss?es das aulas anteriores, sobretudo, as discuss?es do desafio, proponham um foco de interesse de pesquisa.
Sugest?es para delimita??o do tema, que podem surgir dos alunos (as) ou professores (as):
- As percep??es dos (as) alunos (as) sobre g?nero e pr?tica esportiva na escola;
- As percep??es dos (as) alunos (as) sobre g?nero e amizade na escola: meninos podem ser amigos de meninas (e vice-versa)?
- Rela??es de g?nero e ocupa??o dos espa?os das aulas de Educa??o F?sica;
- Rela??es de g?nero e ocupa??o dos espa?os do "recreio".
2. Na presente proposta de pesquisa, vamos focar nas rela??es de g?nero nos espa?os do "recreio".
Ap?s discuss?o, solicite que os (as) alunos (as) elaborem perguntas dentro do tema em estudo, e o grupo entrar? num acordo, mediado pelo (a) professor (a), sobre qual pergunta atende o tema.
Estudaremos, nesse caso, a problem?tica: "como ocorre a ocupa??o dos espa?os por meninos e meninas na hora do recreio?". No contexto do problema de pesquisa informado, o (a) professor (a) construir? junto com os (as) alunos (as), o objetivo da pesquisa, que para esta proposta ser?:
- Identificar os vest?gios das rela??es desiguais de g?nero a partir da ocupa??o dos espa?os pelos meninos e meninas na hora do recreio.
3. Ap?s delimitar o tema o (a) professor (a) deve chamar aten??o dos (as) alunos (as) quanto ao compromisso com a pesquisa, dado o planejamento, sele??o de fontes e instrumentos necess?rios para que possamos atingir nossos objetivos. O (a) professor (a) deve informar que o pr?ximo passo ser? a sele??o das fontes.
?
Para favorecer o interesse dos (as) alunos (as) desta faixa et?ria, sugerimos valorizar o uso de fontes midi?ticas: charges, sites e v?deos sobre o tema rela??es de g?nero. O principal motivo ? que, na atualidade, s?o recursos que, por serem obtidos pela internet, t?m na navega??o on line um grande motivador. Obviamente, o (a) professor (a) sempre deve propiciar uma autonomia relativa para os (as) alunos (as) buscarem informa??es na rede. Essa relativiza??o se d? quando o (a) professor (a) orienta o trabalho, define crit?rios de sele??o e, geralmente, indica os sites de busca dentro de uma lista que ele previamente elaborou.
1. Cada grupo de alunos (as) ficar? respons?vel por analisar duas fontes midi?ticas sendo elas, necessariamente, um artigo de um dos sites da lista indicada pelo (a) professor (a).
Sugest?es fontes midi?ticas:
Fonte 1: Artigo Digital
Clique aqui para acessar link da imagem
http://adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/sexo_genero.pdf, acesso em 23/05/2012
?
Fonte 2: Charge sobre G?nero Masculino/Feminino
Clique nas Imagens para ampli?-las
Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 23/05/2012 Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 23/05/2012
?
Fonte 3: Desenho/ Anima??o Sonho Imposs?vel
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=kNorbiNPaNc&feature=relmfu, acesso em 23/05/2012
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=v4i34D6Tp1k&feature=relmfu, acesso em 23/05/2012
?
Fonte 4: Document?rio
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QRjv45NH5Iw, acesso em 23/05/2012
?
Fonte 5: Filme "Acorda Raimundo... Acorda!"
http://www.youtube.com/watch?v=HvQaqcYQyxU, acesso em 23/05/2012
?
Sugest?o de estrutura para organizar as a??es dos grupos, supondo que se constitu?ram cinco grupos de cinco alunos (as):
Grupo 1: Leitura e an?lise da fonte 1
Grupo 2: Leitura e an?lise da fonte 2
Grupo 3: Leitura e an?lise da fonte 3
Grupo 4: Leitura e an?lise da fonte 4
Grupo 5: Leitura e an?lise da fonte 5
?
2. O (a) professor (a) deve oferecer para os grupos, um instrumento de registro de suas an?lises das fontes.
Sugest?o de Quadro de An?lise das Fontes Midi?ticas
Grupo | Fonte | Descri??o | An?lise |
Grupo 1 | ? | ? | ? |
Grupo 2 | ? | ? | ? |
Grupo 3 | ? | ? | ? |
Grupo 4 | ? | ? | ? |
Grupo 5 | ? | ? | ? |
?
1. O (a) professor (a) deve convidar os (as) alunos (as) a pensar sobre qual recreio dever?o registrar, caso a escola tenha mais de um hor?rio de recreio. Nessa proposta, consideraremos que eles escolher?o os (as) colegas do mesmo ciclo de ensino (ou das s?ries finais).
O (a) professor (a) dever? orientar que os grupos registrem com imagens e v?deos alguns espa?os da escola durante o "recreio". Ex: P?tio, "rodinhas de conversa", cantina, etc.
Obs.: Nessa proposta, consideraremos apenas o espa?o temporal de um recreio, para viabilizar que os grupos, utilizem o tempo de seu pr?prio recreio para os registros.
2. Para este trabalho, ? importante conversar com os (as) alunos (as) sobre ?tica na pesquisa. Uma conversa sobre ?tica, jamais pode se limitar aos aspectos pragm?ticos, por isso recomendamos uma parceria com o (a) professor (a) de Filosofia para que ele contribua com esta discuss?o. Caso n?o seja poss?vel o professor (a) dever? falar sobre esta tem?tica, focando no comportamento do pesquisador diante do sujeito/institui??o pesquisada.
Em seguida, deve ser feito um Termo de Compromisso e Livre Esclarecimento, para pais e alunos (as) assinarem, com intuito de dar ci?ncia aos mesmos, de que as imagens s?o de uso restrito do grupo de pesquisa e que n?o ser?o divulgadas sem pr?via autoriza??o dos pais ou respons?veis.
3. Em seguida, o (a) professor (a) dialogar? com a turma sobre quais os espa?os priorit?rios para se fotografar e/ou filmar durante os recreios, e como se dar? a organiza??o (escala) dos grupos em fun??o dos dias da semana.
Sugest?o de escala:
Segunda-feira: Grupo 1
Ter?a-feira: Grupo 2
Quarta-feira: Grupo 3
Quinta- feira: Grupo 4
Sexta-feira: Grupo 5
Dica: N?o permita que todos os grupos filmem/fotografem, no mesmo dia. Pois, caso isto ocorra, ficar? muito evidente para os (as) alunos (as) observados que eles s?o foco das filmagens, o que poder? prejudicar, ainda mais, a naturalidade dos nossos sujeitos observados.
4. Posteriormente o professor dever? elaborar um roteiro, juntamente com os alunos, para criar um instrumento de an?lise das imagens.
Exemplo de Instrumento:
Roteiro de Registros das Observa??es dos Espa?os da Escola | ||
Grupo | Local | O que as imagens demonstraram? |
Grupo 1 ? |
P?tio (setor 1) |
Sobre as rela??es interpessoais:
Sobre as ocupa??es dos espa?os:
|
Grupo 2 |
P?tio (setor 2) ? |
Sobre as rela??es interpessoais:
Sobre as ocupa??es dos espa?os: ? |
Grupo 3 | Quadra 1 |
Sobre as rela??es interpessoais:
Sobre as ocupa??es dos espa?os: ? |
Grupo 4 | Quadra 2 |
Sobre as rela??es interpessoais:
Sobre as ocupa??es dos espa?os: ? |
Grupo 5 | Refeit?rio |
Sobre as rela??es interpessoais:
|
O quadro acima deve ser preenchido com os registros dos grupos nos locais da pesquisa, para que, na aula seguinte, o professor oriente sua an?lise.
5. O professor informar? os grupos e sobre as pr?ximas etapas da realiza??o da pesquisa. Consistir? na leitura dos dados obtidos na pesquisa na escola, debate dentro dos grupos de pesquisa e sele??o e an?lises dos dados que s?o cientificamente relevantes para a pesquisa. Deve-se deixar claro tamb?m de que forma essas an?lises ser?o socializadas aos colegas.
6. Para tanto, na presente estrat?gia ocorrer? a elabora??o de textos que sintetize as principais ideias pesquisadas. Os textos elaborados pelos alunos poder?o ser digitados no editor de texto presente no computador da escola, ou mesmo nos netbooks deles, no caso de escolas contempladas pelo programa "Um Computador por Aluno - UCA" . Consequentemente esses textos servir?o de base para as atividades a seguir.
1. O professor solicitar? que os grupos, iniciando nesta aula e concluindo na seguinte, far?o um texto, com base nas an?lises das fontes feitas nas aulas anteriores, a partir do instrumento acima.
2. Os grupos dever?o fazer suas an?lises direcionadas pelas seguintes perguntas:
?
Obs: Os alunos ser?o informados que, no contexto de suas an?lises, os grupos dever?o tentar responder as perguntas acima, mas poder?o ir al?m delas. Nesse sentido, para a referida an?lise das fontes, eles poder?o explorar outros aspectos que surgiram durante a pesquisa que eventualmente n?o est?o contemplados nessas perguntas direcionadoras.
3. Nessa etapa, o professor deve conduzir o processo de registro dessas an?lises das fontes possibilitando a documenta??o da informa??o obtida pelos alunos, bem como fomentando a leitura cr?tica no tocante as fontes selecionadas. A leitura cr?tica ocorre quando os alunos organizam a informa??o obtida na pesquisa, fazem a leitura sobre a pertin?ncia (relev?ncia cient?fica) do que est? escrito, seja nas fontes bibliogr?ficas, artigos de sites ou mesmo nos v?deos e document?rios que conheceram. O processo de leitura cr?tica se complementa quando os alunos relacionam e comparam diversas refer?ncias sobre o mesmo tema.
4. Deve-se preocupar tamb?m com a dimens?o formal desses registros nessa fase da pesquisa. Assim, ? fundamental documentar os trechos da pesquisa com as "origens das informa??es", ou seja, as refer?ncias corretas dos livros, revistas, artigos e sites da internet.
1. O professor dever? conversar com os alunos sobre o v?deo "Era uma vez Maria", e pedir que com base em todas as reflex?es que fizeram, respondam a seguinte pergunta:
?
2. Ao responderem esta pergunta os alunos n?o precisar?o se restringir ?s informa??es obtidas com as fontes de pesquisa, mas, tamb?m, poder?o emitir sua vis?o sobre o tema.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015510.pdf, acesso em 25/05/201
Indica??o de Leitura:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a04.pdf, acesso em 25/05/201
Avaliar a dedica??o dos alunos durante as etapas da pesquisa.
Deve-se observar como est?o assimilando as fases da pesquisa, assim como as iniciativas dos alunos em cada uma delas.
Avaliar a contribui??o da pesquisa para o melhor entendimento dos meninos e meninas sobre as diferen?as de g?nero a partir do contexto escolar;