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Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Carta do leitor: marcas lingu?sticas na constru??o do sentido

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as caracter?sticas do g?nero Carta do leitor.
  • Identificar recursos lingu?sticos, tais como o emprego dos adjetivos, verbos no futuro do pret?rito para expressar respectivamente o ponto de vista e o grau de formalidade do remetente.
  • Analisar e produzir uma Carta do leitor, considerando as caracter?sticas do g?nero e as condi??es de produ??o.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O g?nero discursivo Carta do leitor apresenta  algumas caracter?sticas da carta pessoal, tais como, remetente, destinat?rio, corpo da carta e assinatura, portanto, o conhecimento pr?vio desse g?nero ? fundamental para  o desenvolvimento desta proposta.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laptop UCA;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

Projeto Inicia??o Cient?fica -  Uma Lupa na L?ngua

lupas

Imagem dispon?vel em:

http://criaturadg.blogspot.com.br/2009/05/lupa.html

Subprojeto: g?neros discursivos

cartadoleitor

Dispon?vel em:

http://www.brasilescola.com/redacao/a-carta-leitor.htm

1.Tema: Carta do leitor

O g?nero discursivo Carta do leitor apresenta destinat?rio espec?fico - a pessoa que escreveu a mat?ria ou o respons?vel por sua publica??o. Serve para divulgar  conceitos e opini?es, dar voz ao p?blico de uma revista ou de um jornal, promover  debate de ideias e expressar respeito pelas posi??es do leitor. O autor escreve para fazer coment?rios positivos ou negativos sobre uma mat?ria veiculada na publica??o, para mostrar o seu ponto de vista a respeito de assuntos tratados em mat?rias, enfim, para inserir-se em um di?logo ou debate p?blico. Vale observar que nem todas as cartas enviadas a uma revista ou jornal poder?o ser publicadas, geralmente, h? uma sele??o feita por profissionais respons?veis.

2. Problematiza??o

2.1 Motiva??o: apresentando o tema aos alunos

Para motivar os alunos em rela??o ao tema proposto, o professor dever? solicitar a eles que acessem  a p?gina: http://www.youtube.com/watch?v=ZQryoP4pNXg&feature=related para assistirem ao in?cio do filme ?Central do Brasil?, de Walter Salles.

centraldobrasil

Dispon?vel em: http://joapa.blogspot.com.br/2009/07/trilha-sonora-central-do-brasil.html

 Ap?s os alunos assistirem ao v?deo, o professor conversa com eles sobre o filme, pedindo a eles que leiam a sinopse,  dispon?vel na  p?gina: http://www.centraldobrasil.com.br/fr_sin_p.htm

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Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas ditadas  por analfabetos, na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da popula??o migrante que tenta manter os la?os com os parentes e o passado. Uma das clientes de Dora ? Ana, que, junto com seu filho Josu?, procura Dora para que ela escreva  uma carta.

Josu? (Vin?cius de Oliveira), um garoto de nove anos,  sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na sa?da da esta??o, Ana ? atropelada e Josu? fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por lev?-lo para o interior do nordeste, ? procura do pai.

? medida que passam a se conviver, estes dois personagens, t?o diferentes, v?o se aproximando. Come?a ent?o uma viagem fascinante ao cora??o do Brasil, ? procura do pai  desaparecido. ? uma viagem que toca profundamente o cora??o de cada um dos personagens do filme.

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Professor, explore ao m?ximo a leitura dos alunos e, depois, a partir da tem?tica do filme, promova um debate sobre a import?ncia da comunica??o interpessoal por meio da escrita. Instigue os alunos a refletirem  sobre suas pr?ticas de comunica??o. Que meios eles utilizam: carta, bilhete, e-mail, Orkut, MSN, Facebook?

Converse  com os alunos sobre a necessidade de dominar n?o s? a linguagem utilizada por eles quando se comunicam pela  internet (mensagens breves, sem muita elabora??o do pensamento, repleta de g?rias e abrevia??es), compreendida por um grupo restrito, mas tamb?m a variedade padr?o da l?ngua portuguesa, compreendida em todas as regi?es e empregada em situa??es formais.

2.2 Focalizando o tema

Ap?s a discuss?o realizada a partir do filme ?Central do Brasil?, o professor pergunta aos alunos:

a. A carta pessoal ? um g?nero que possibilita a comunica??o entre pessoas que est?o distantes uma da outra. Que tipo de assunto  geralmente cont?m uma carta pessoal?

b. As cartas escritas por Dora podem ser consideradas cartas pessoais? Por qu??

c. Voc?s conhecem outros tipos de cartas?  Quais?

d.  Devido ? dinamicidade dos g?neros discursivos em fun??o das necessidades s?cioculturais de nossa sociedade, o g?nero carta deu origem a outros g?neros tais como: carta familiar, carta de amor, carta aberta, carta de solicita??o, carta de reclama??o, carta do leitor, dentre outras.

Por meio de qual dessas cartas, o leitor pode dar sua opini?o a respeito de uma mat?ria publicada em  jornais e revistas?  Explique.

e. Voc? j? escreveu uma carta para algum jornal ou revista? Comente.

f.  Geralmente, nesse tipo de texto, os leitores de jornais e revistas fazem coment?rios positivos ou negativos sobre o que  leram.  Quais seriam os recursos lingu?sticos utilizados pelo leitor, por exemplo, para expressar sua opini?o?

  • Professor, este ? o momento de direcionar o olhar dos alunos para o tema ? Carta do leitor ? focalizando aspectos relativos ?s marcas lingu?sticas respons?veis pelo grau de formalidade/informalidade do texto, bem como  o emprego dos adjetivos etc.

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A seguir, o professor exibe para os alunos, em datashow,   as cartas dos leitores, apresentadas abaixo. Essas cartas foram publicadas na revista Superinteressante. Foram escritas pelos leitores para comentar e expor sua opini?o sobre a  reportagem ?Sobre a ansiedade?, publicada em novembro de 2008, na revista.

supernov2

Capa da edi??o de novembro de 2008 em que foi publicada a mat?ria ?Sobre ansiedade?.

Dispon?vel em: http://www.mwbra.com/super-interessante-novembro-de-2008/

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Observa??o: professor, antes de conversar com os alunos sobre as cartas, solicite a eles  que acessem a p?gina: http://super.abril.com.br/saude/ansiedade-447836.shtml  para lerem a reportagem que deu origem a elas.

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Sobre a Ansiedade

Descubra por que a ansiedade atrapalha a sua vida e aprenda o que fazer para conviver com ela.

por Texto Karin Hueck

Quando todas as coisas boas da vida ? amor, dinheiro, sexo e divers?o ? se tornam motivo de preocupa??o, ? sinal de que algo est? errado. Entenda o que ? a ansiedade e aprenda a conviver com esse sentimento, que ? mais comum e antigo do que voc? imagina.

Vamos come?ar pelo final. Quando voc? terminar de ler esta reportagem, ter? descoberto que ansiedade ? o sentimento t?pico de quem vive no futuro, se preocupando com as coisas que ainda v?o acontecer. E que, se estamos vivos hoje, ? a ela que devemos agradecer, porque nos fez ser mais cautelosos durante s?culos e s?culos de evolu??o. Voc? tamb?m vai aprender que todos os tipos de ansiedade podem ser tratados com rem?dios ou terapia, mas que, por mais que eles atrapalhem o trabalho, o namoro, as coisas boas da vida e acabem com a sua paci?ncia no tr?nsito, nem sempre ? bom se livrar deles. D? para conviver com a ansiedade pacificamente ? e ? isso que vai fazer a diferen?a na hora de reconhecer que nem tudo precisa ser motivo de preocupa??o o tempo todo.

Pronto, se, como bom ansioso, voc? queria saber como esta mat?ria vai acabar, n?o precisa mais correr para a ?ltima p?gina. Pode seguir aqui, com calma, para entender de onde surgiu esse problema e para aprender por que falar de ansiedade est? na moda. H? mais de 300 mil livros e 100 mil artigos m?dicos sobre o assunto, e o n?mero aumenta todos os dias. Oito em cada 10 trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira, segundo pesquisa de uma associa??o internacional voltada ao estudo do estresse. Em algum momento da vida, voc? vai sentir a sensa??o de que n?o vai dar conta das coisas. N?o existe quem nunca tenha sofrido com a ansiedade. E, acredite se quiser, isso pode ser bom. Mas, afinal, o que ? essa sensa??o?

[...]

 

 

Carta 1

 

A mat?ria sobre a ansiedade foi a mais elucidativa e completa que j? li. Controlei a minha ansiedade e li devagar, com aten??o. Saber controlar esse sentimento ? mais do que essencial no momento em que vivemos: ? vital. O contr?rio resulta em colapso f?sico e mental. A ?nsia de estar bem informado pode ser controlada se pensarmos que ? menos grave que doen?as, desemprego e viol?ncia. Afastar os pensamentos catastr?ficos ? sem d?vida uma boa solu??o para fugir da ansiedade.

Maria das Gra?as P. Monteiro,

Feira de Santana, Ba

 

Carta 2

 

Como falar de ansiedade numa fila de banco? N?o sei o que responder. S? sei que ? justamente onde eu estava ao ler essa mat?ria. A? juntou tudo: a ?nsia de ser atendido logo, a d?vida se iria ter tempo de me encontrar com a minha namorada e a espera da prova do vestibular, que est? marcada para o fim deste m?s. E, pior, ficar ansioso n?o me ajudou. Passei 6 horas socado naquela ag?ncia.

Marco Manoel, Jo?o Pessoa, PB.

Carta 3

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Quando vi a capa desse m?s, j? me identifiquei com o assunto. Vivo achando que o dia deveria ter 30 horas. Como sou professora, tenho necessidade de saber de tudo que h? de novo em tecnologia e informa??o. A presen?a da revista em cima da mesa, sem ter tempo para l?-la, me deixou angustiada a semana inteira. Sempre achei que as pessoas ansiosas, como eu, aproveitam mais o que h? no mundo. E qual o mal de ter sede de informa??o?

Cristiane Magnani, Curitiba, PR.

 

Dispon?veis em: http://super.abril.com.br/cotidiano/mensagens-chegam-redacao-super-447864.shtml

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Ap?s a leitura da reportagem e  das cartas dos leitores (1, 2 e 3), o professor discute  com os alunos sobre aspectos pertinentes ao contexto de produ??o e ? linguagem, visando construir perguntas norteadoras da atividade de pesquisa a ser realizada sobre o g?nero em quest?o.

As cartas lidas foram publicadas na Superinteressante, revista que divulga informa??es cient?ficas para o p?blico em geral.

a.  Considerando esta caracter?stica da revista, que tipo de linguagem sup?e-se que seja empregado em seus artigos?

b. Que outros temas, al?m da ansiedade, poderiam ser abordados em uma revista como essa?

c. ? poss?vel deduzir, pelo conte?do das cartas, que os leitores dessa revista t?m algum conhecimento cient?fico? Comente.

d. As cartas lidas apresentam opini?es positivas ou negativas a respeito da reportagem? Justifique.

e. Por que revistas e jornais publicam a opini?o de seus leitores, mesmo  que ela seja negativa?

f. As cartas lidas n?o foram escritas exatamente como foram publicadas na revista. Elas foram editadas, ou seja, a revista publicou apenas o que pareceu essencial na carta. ? poss?vel supor porque isso ocorre? Explique.

g.  O autor da Carta 1 come?a apontando qualidades da mat?ria ?Sobre ansiedade?.

Quais s?o essas qualidades? Qual a classe gramatical dessas palavras?

O emprego dessas palavras no texto ? importante para o desenvolvimento da argumenta??o? Explique.

h.  A Carta do leitor apresenta algumas caracter?sticas da carta pessoal. Quais s?o elas?

i. Observe a linguagem empregada nas cartas lidas.

Que variedade lingu?stica predomina?

Qual o tempo verbal predominante?

Em que pessoa os autores das cartas se apresentam?

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  • Professor, dentre essas quest?es, selecione juntamente com os alunos aquelas relacionadas ?s marcas lingu?stico-enunciativas. Por exemplo:

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(1) Quais s?o as marcas lingu?sticas respons?veis pelo grau de  informalidade/ formalidade no g?nero discursivo carta do leitor?

(2) Qual a fun??o dos adjetivos na constru??o da argumenta??o?

  (3) Qual ? o objetivo da carta do leitor, considerando o papel social assumido pelo locutor?

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3. Construindo hip?teses

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Professor, a partir das perguntas selecionadas para nortear a pesquisa, oriente os alunos a construirem poss?veis respostas para elas.

Supondo que as perguntas da pesquisa sejam as perguntas sugeridas, o professor poder? orientar os alunos a construir  poss?veis respostas, retomando com eles a an?lise das cartas do leitor, feita anteriormente.

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Dessa forma, s?o respostas poss?veis para as perguntas:

  • Quais s?o as marcas lingu?sticas respons?veis pelo grau de informalidade/ formalidade no g?nero discursivo carta do leitor?

O emprego da variedade padr?o da l?ngua garante a formalidade do texto, enquanto recursos de pontua??o como as exclama??es e as interroga??es, bem como o uso de per?odos  simples   marcam a informalidade.

  • Qual a fun??o dos adjetivos na constru??o da argumenta??o? 

Nas cartas do leitor, os adjetivos exercem papel importante na constru??o da argumenta??o, pois  podem evidenciar a postura assumida pelo leitor diante do ponto de vista defendido no texto.

  •   Qual ? o objetivo da carta do leitor, considerando o papel social assumido pelo locutor?

O autor escreve para fazer coment?rios positivos ou negativos sobre uma determinada mat?ria, veiculada em uma revista ou jornal, para apresentar seu ponto de vista  a respeito do assunto tratado e at? mesmo para responder a outras cartas do leitor, enfim, para inserir-se em um di?logo ou debate p?blico.

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4. Justificativa

? importante que os alunos percebam  que tomar o g?nero carta do leitor como objeto de estudo possibilita qualificar-se para assumir uma postura mais cr?tica frente a situa??es vivenciadas no cotidiano,  por ser este um g?nero discursivo com diferentes prop?sitos comunicativos, como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.  Faz-se necess?rio que os alunos percebam  a import?ncia do contexto de produ??o na leitura e produ??o do g?nero, visto que s?o as condi??es de produ??o dos discursos que direcionam a escrita dos textos, definindo objetivos para p?blicos/ leitores distintos.

Para isso, o professor dever? orientar os alunos para realizarem leituras  a respeito do g?nero e tamb?m  de se??es de  Carta dos leitores de outros jornais e revistas, antes de redigirem  a justificativa.

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Sugest?o de links:

http://super.abril.com.br/superarquivo/

 http://veja.abril.com.br/

http://cienciahoje.uol.com.br/

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Atividade 2

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Depois de realizada a discuss?o  da reportagem escolhida pelo grupo, os alunos dever?o escrever cartas para serem enviadas ao jornal ou ? revista.

1. Antes de escrever a carta, os alunos dever?o observar os seguintes aspectos em rela??o ? mat?ria lida:

a. Qual a posi??o defendida pelo autor?

b. Qual a import?ncia do assunto tratado para o cotidiano das pessoas?

2. Para definir o ponto de vista que  ser? defendido na carta, observe o seguinte:

a. Voc? concorda ou discorda com os aspectos apresentados no texto?

b. Voc? ir? fazer coment?rios positivos ou negativos  sobre o conte?do da reportagem?

3. N?o se esque?a  das caracter?sticas composicionais da carta do leitor:

a. Indica??o  do local ( cidade, estado) e data;

b. A quem a carta ser? dirigida:  para o editor da revista, respons?vel pelo conte?do a ser publicado.

4. Defina a linguagem a ser utilizada na carta, considerando que os leitores, por exemplo, das revistas Superinteressante  e Veja, s?o, em geral, jovens e adultos n?o especialistas em ?reas cient?ficas, mas com alguns conhecimentos sobre os assuntos tratados na publica??o.

5. Esteja atento ao emprego dos adjetivos, pois eles exprimem ju?zo de valor e podem refor?ar as opini?es expressas na carta.

6. Esquematize o corpo de seu texto da seguinte forma:

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Seu ponto de vista sobre o assunto da reportagem

argumento 1

argumento 2

Conclus?o

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6. Conclus?o e relat?rio Final

Os alunos dever?o redigir o relat?rio final do projeto desenvolvido, incluindo a reportagem  que deu origem ?s cartas por eles escritas.  O trabalho dever? ser apresentado, em sala de aula, no KPresenter, Power Point, ou no Prezi, quando ser? apreciado pelos colegas e professor.

Considerando que esse projeto ter? continuidade, al?m dessa apresenta??o, dever? ser montado um portf?lio do grupo em que ser?o arquivadas as cartas escritas pelos alunos, mensalmente, a jornais e revistas.

7. Socializa??o e divulga??o da pesquisa

Professor, depois de apresentadas as cartas ? turma pelos colegas, oriente os alunos a  postarem as cartas do leitor escritas por eles no Blog da turma, ou no Blog pessoal. Eles dever?o incluir a reportagem que deu origem ?s cartas.

  • Uma outra ideia ? convidar os pais e a comunidade externa ? escola para terem acesso aos portif?lios dos estudantes e, em sess?o coletiva, terem acesso aos blogs da turma para verem os trabalhos ali postados.

Recursos Complementares

Avaliação

A montagem de um portf?lio possibilitar? ao professor  avaliar o progresso de seus alunos na aprendizagem, recorrendo ?s anota??es arquivadas. Dessa forma, a avalia??o  fornece ao professor dados ?teis no sentido de aperfei?oar e melhorar o planejamento de suas aulas, visando maior ?xito na aprendizagem por parte dos seus alunos.  Em contrapartida, o aluno poder?, por meio do portf?lio, constatar seus progressos e dificuldades a partir de seu pr?prio n?vel de rendimento escolar, das suas necessidades e possibilidades de sucesso.