Danilo Ara?jo Marques; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
- Diferenciar o panfleto de outros g?neros textuais e suportes de ideias.
- Compreender a chamada Revolu??o Americana pelo vi?s da circula??o das ideias.
- Refletir sobre o suporte panfleto e o seu impacto na divulga??o das ideias revolucion?rias na Am?rica do Norte de fins do s?culo XVIII.
- Revolu??o Inglesa.
- Iluminismo.
- Revolu??o Americana (fatos).
O professor poder? valer-se da seguinte aula sobre panfletos, publicada no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514; bem como utilizar algumas imagens de panfletos atuais para mostrar, em linhas gerais, aos alunos quais as caracter?sticas peculiares de um panfleto.
Feito isto, o professor dever? introduzir o tema da Revolu??o Americana. Em um primeiro momento, o professor far? aos alunos a seguinte pergunta: ?Em um mundo sem telefone, r?dio, televis?o ou Internet, como ser? que as ideias circulavam??
Ap?s dar espa?o para a reflex?o e as eventuais respostas dos alunos, o professor dever? esclarecer que as ideias, no s?culo XVIII, eram divulgadas, muitas vezes como opini?o, na forma de escritos. No fim do s?culo XVII, no caso das Treze Col?nias, tais escritos eram, geralmente, publicados em jornais e almanaques, por exemplo.
Por outro lado, para al?m desses suportes, o professor dever? observar que muitas opini?es circulavam sob a forma de panfletos, os quais, como j? se viu, servem para expor uma mensagem r?pida e de f?cil entendimento. Contudo, os panfletos do s?culo XVIII n?o eram como os panfletos atuais, que possuem, geralmente, pouqu?ssimas p?ginas. Os panfletos publicados nas Treze Col?nias do s?culo XVIII traziam, em geral, textos argumentativos e/ou serm?es, tratados t?cnicos e magisteriais. O professor dever? mostrar aos alunos o exemplo de um cl?ssico panfleto escrito por Thomas Paine, publicado na Am?rica do Norte, em fins do s?culo XVIII:
Dispon?vel em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Commonsense.jpg
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Desenvolvimento
O professor dever? dividir a sala em v?rios grupos de tr?s alunos e solicitar a cada grupo que confeccione um modelo de panfleto.
Os modelos de panfleto dever?o conter argumenta??o e desenvolvimento de uma ideia, determinada pelos alunos de cada grupo. ? medida que as ideias forem escolhidas, o professor dever? solicitar aos alunos que o informem sobre elas, para o seu controle e sua orienta??o.
Todos os grupos dever?o desenvolver os modelos de panfletos. Ap?s isso, os grupos dever?o, a pedido do professor, trocar os panfletos entre si. Ap?s a troca, cada grupo ir? fazer a leitura do referido panfleto e apresentar as ideias principais dele para todos da sala, incitando o debate cr?tico entre todos os alunos, na sala de aula.
Ao fim da aula, com base na atividade feita, o professor dever? observar como a publica??o e a circula??o de uma ideia, assim como foi feito em sala de aula por todos os grupos, t?m o poder de provocar o debate e a troca de outras ideias. Tal observa??o servir? como base para a abordagem do impacto dos panfletos como suporte de ideias na Revolu??o Americana.
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AULA 2
O professor dever? observar que muitas das ideias que circulavam pelas Treze Col?nias, sob a forma de panfletos, al?m de conter algumas ideias importadas de outros eventos, como as ideias pol?ticas dos brit?nicos John Locke ou John Milton, em sua maioria, traduziam preocupa??es pol?ticas e respostas diretas aos eventos da ?poca, como os panfletos que se seguiram ao Massacre de Boston (1770) ou ? Festa do Ch? de Boston (1773), de forma que tamb?m divulgavam os eventos ocorridos.
Gravura de Paul Revere sobre o Massacre de Boston. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Boston_Massacre.jpg.
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Litografia de 1876, relatando a Festa do Ch? de Boston. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Boston_Tea_Party_Currier_colored.jpg.
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Desenvolvimento
O professor sugerir? a atividade abaixo aos alunos, a qual ser? realizada individualmente e entregue ao professor, como trabalho escrito.
Atividade
Discorrer sobre o g?nero textual do panfleto e refletir sobre como pode haver circula??o e aceita??o de ideias e o estouro de eventos a partir de sua publica??o.
O professor dever? solicitar aos alunos que, em seus trabalhos, pensem em como os acontecimentos envolvidos em todo o processo revolucion?rio das Treze Col?nias possu?am rela??o com a divulga??o das ideias feita nos panfletos. Os alunos dever?o basear-se na leitura do panfleto citado acima: Senso Comum, de Thomas Paine.
As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Panfleto
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514
http://iscte.academia.edu/LuisRodrigues/Papers/119637/A_Revolucao_Americana_1763-1787_
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Se poss?vel, o professor dever? dispor os assentos dos alunos em semi-c?rculo e provocar o interc?mbio de ideias entre as reflex?es feitas pelos alunos com base na atividade proposta.
Ao final da aula, os alunos dever?o entregar ao professor um pequeno texto que contenha uma s?ntese das reflex?es feitas a partir da atividade.
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Conclus?o
Foi a partir da utiliza??o do panfleto como suporte de divulga??o de ideias que muitos dos mais importantes escritos da Revolu??o Norte-Americana tornaram-se p?blicos. O panfleto possui algumas peculiaridades que o torna vi?vel como ve?culo de ideias. Uma das grandes vantagens do panfleto diz respeito ? flexibilidade de tamanho, o que tornava poss?vel a publica??o desde pasquins curtos a escritos mais longos, como tratados t?cnicos e magisteriais. E ? not?vel a solidez com que os argumentos eram expostos nos panfletos, nos melhores casos de sua escrita, combinando ?mpeto e detalhe, casualidade e cuidado, o car?ter s?bito dos problemas e os argumentos nada antecipados.
Com a flexibilidade, a barateza e a facilidade na manufatura, os panfletos eram comumente impressos nas v?rias prensas tipogr?ficas. Os panfletos publicados nas duas d?cadas anteriores ? Independ?ncia, como express?o de ideias e atitudes no ?mbito da Revolu??o, s?o documentos mais de car?ter pol?tico que liter?rio. Contudo, por outro lado, as qualidades liter?rias dos panfletos s?o de fundamental import?ncia, sobretudo, na compreens?o dos objetivos e do estilo de pensamento de seus escritores e de seu contexto.
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- Links de apoio aos alunos:
http://maniadehistoria.wordpress.com/2009/03/17/a-revolucao-americana/
http://www.youtube.com/watch?v=5yIWKYWJIhY&feature=related
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- Livros para aux?lio do professor:
BAILYN, Bernard. A literatura da revolu??o. In: As origens da Revolu??o Americana. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
PAINE, Thomas. Senso comum. Porto Alegre: L&PM, 2009.
VINCENT, Bernard. Thomas Paine: o revolucion?rio da liberdade. S?o Paulo: Paz e Terra, 1989.
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A avalia??o ser? realizada em todas as etapas do aprendizado.
- As atividades presentes na primeira aula possibilitar?o aos alunos formular uma opini?o cr?tica pr?pria diante da formula??o de um texto que siga os par?metros de um g?nero textual espec?fico, al?m de a?ular o esp?rito cr?tico na percep??o das ideias expressas.
- As interlocu??es e os trabalhos escritos dever?o ser avaliados, levando-se em considera??o a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de transmiss?o coerente e consistente de suas opini?es, bem como da pertin?ncia ao assunto estudado.
- Durante o trabalho em grupo, os alunos ser?o avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a intera??o e o di?logo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opini?es divergentes.
- As apresenta??es ser?o um meio de se avaliar a capacidade dos alunos em interpretar e expor, de forma articulada, as ideias expressas no texto a que tiverem acesso.
- O trabalho final dever? ser avaliado em sua consist?ncia e coer?ncia.