Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
- Distinguir a diferen?a conceitual entre clima e tempo meteorol?gico;
- Identificar fatores geogr?ficos que influenciam o clima dos lugares e as raz?es das dificuldades na previs?o do tempo.
Os alunos devem saber caracterizar as esta??es do ano.
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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
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Prezado (a) Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os alunos como amanheceu o dia no lugar onde moram: nublado, sem (poucas) nuvens, chuvoso, frio, calor... A partir dessas observa??es, instigue-os a compreenderem a diferen?a entre Tempo e Clima a partir da elabora??o de um projeto de Inicia??o Cient?fica.
- Partimos do princ?pio de que o conhecimento ? constru?do significativamente pelas crian?as quando elas se envolvem no processo de aprendizagem. Assim sendo, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa na Educa??o B?sica tem como finalidade promover a produ??o de aprendizagens propositivas, a partir de atividades que podem ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade.
- Sugerimos que as atividades sejam realizadas tendo como princ?pio a metodologia de pesquisa cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os estudantes algumas etapas, descritas a seguir.
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Definir um tema | O que pesquisar? |
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Justificar a escolha do tema |
Por que pesquisar? |
Elaborar a problematiza??o |
Qual/quais pergunta(s) se pretende responder com a pesquisa? |
Fazer levantamento das hip?teses |
Qual a suposi??o? Como imaginamos a resposta do problema? ? |
Definir o(s) Objetivo(s) | Para que pesquisar - aonde se quer chegar? |
Selecionar as fontes de pesquisa |
Onde encontrar as informa??es sobre o tema escolhido? Que fontes consultar para desenvolver o projeto de inicia??o cient?fica? |
Definir a metodologia |
Como alcan?ar os resultados? Qual o melhor caminho? |
Delimitar um cronograma | Qual ? o tempo necess?rio? |
Desenvolver a investiga??o | Quais as respostas/descobertas? |
Divulgar os resultados | Como socializar os conhecimentos adquiridos? |
- Para saber mais sobre as etapas de um projeto de pesquisa, acesse o endere?o web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm > (acesso em 17/05/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".
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Atividade 01
Dispon?vel em: <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index>. Acesso em 22/03/2012.
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- Primeiramente, divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos para estimular o trabalho em equipe, incentivando a coopera??o e a colabora??o entre os estudantes.
- Procure tamb?m a ajuda de professores de outras ?reas, como por exemplo, de Matem?tica, para auxiliar na constru??o de gr?ficos e tabelas a partir dos dados levantados pelos estudantes e assim, aprenderem conceitos matem?ticos, como m?dia e porcentagem. Busque, tamb?m, o apoio do t?cnico ou professor respons?vel pelo laborat?rio de inform?tica. No computador, os estudantes devem acessar sites com dados meteorol?gicos, como o CEPTEC-INPE <http://www.cptec.inpe.br/> (Acesso em 20/05/2012), e aprenderem a tratar os dados em planilhas eletr?nicas, montando gr?ficos e fazendo c?lculos de m?dia e porcentagem.
- Ressalte aos grupos a import?ncia da organiza??o dos dados no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de constru??o do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente-os em rela??o aos registros, tratamento das informa??es e formas de socializa??o dos resultados entre todos os alunos. Oriente-os a registrarem todas as atividades desenvolvidas em cada etapa em um arquivo Kword.
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Delimita??o do tema:
- Para instigar a curiosidade dos estudantes a participarem deste projeto, convide-os para sa?rem da sala de aula e observarem as condi??es atmosf?ricas.
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- Durante quatro semanas, pe?a aos alunos para anotarem a temperatura informada por um dos term?metros de rua (caso haja em sua cidade) todos os dias no caminho para a escola. Os dados servir?o de base para um estudo sobre a varia??o clim?tica.
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- Todos os alunos devem ter a responsabilidade de, ao longo da manh?, observar o c?u durante o dia e registrarem por escrito ou por meio de desenhos, utilizando o netbook pessoal (em caso de projetos como o UCA) ou um caderno comum, suas percep??es sobre frio e calor, vento, nebulosidade, chuva, n?voa e umidade do ar. Tudo deve ser registrado para relatar em sala de aula.
- Auxilie-os a identificarem os tipos de nuvens presentes (ou n?o) no c?u. Para isso, utilize o texto ?Tipos de nuvens? dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/>, (acesso em 15/05/2012). Explique que existem v?rios tipos de nuvens e elas s?o denominadas diferentemente de acordo com as suas apar?ncias e posi??o no c?u.
- Al?m da observa??o das nuvens, identifique se est? ventando (muito, pouco...) ou n?o, se o sol est? encoberto por nuvens ou n?o, se est? calor ou fio (muito, pouco...), dentre outros aspectos.
- Pergunte quem se lembra da previs?o do tempo informada pelos ?ltimos notici?rios veiculados pela TV, r?dio ou internet. Permita que os alunos comentem o que ouviram sobre as ?ltimas previs?es a respeito do tempo.
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- Em sala de aula, os grupos de estudantes devem ler diariamente a previs?o do tempo publicada no jornal local e compararem os dados com as observa??es feitas em campo.
- Instigue-os a observarem, tamb?m, o mapa de previs?o do tempo do dia em que est? acontecendo ? aula, acessando o site do Centro de Previs?o do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CEPTEC-INPE), dispon?vel em: <http://www.cptec.inpe.br/> (Acesso em 15/05/2012), e vejam a previs?o para a sua cidade e regi?o, conforme exemplo a seguir:
Dispon?vel em: <http://www.cptec.inpe.br/cidades/previsao.do>. Acesso em 15/05/2012.
- Pergunte aos alunos:
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- Discuta com os alunos o mapa de previs?o do tempo e verifique se elas coincidem com a situa??o real do tempo. O quadro com as informa??es meteorol?gicas, depois de consultado, deve ser recortado e colado em um arquivo no computador ou no caderno.
Sites de previs?o de tempo:
1. Climatempo: <http://www.climatempo.com.br>;
2. Canal do tempo: <http://br.weather.com/>;
3. Centro e Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos: <http://tempo.cptec.inpe.br/>;
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- Oriente os grupos com vistas a elaborarem um quadro-s?ntese com os registros da temperatura organizados numa tabela e construa um gr?fico de barras para mostrar visualmente a varia??o desse dado durante o per?odo da pesquisa. Em outra p?gina de controle, os estudantes devem tabular a conclus?o do dia: a previs?o acertou totalmente, parcialmente ou errou. Para completar a apura??o das informa??es, reportagens sobre o clima tamb?m devem ser lidas e afixadas no mural.
- Na sequ?ncia, medie uma conversa sobre as informa??es apresentadas e o que ? poss?vel observar neste dia. Ser? que a previs?o acerta? A temperatura variou muito de um dia para o outro? Houve alguma mudan?a radical no per?odo?
- A turma deve come?ar a aula com uma an?lise de dados e com observa??es realizadas pelos pr?prios estudantes. O objetivo ? montar um gr?fico com a varia??o da temperatura e tabular erros e acertos da previs?o durante um per?odo predeterminado: escolha por exemplo um m?s completo .
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- Instigue-os para que se recordem das condi??es atmosf?ricas que ocorrem durante o ano todo no espa?o onde vivem.
- Solicite aos alunos que fa?am registros das observa??es por escrito e/ou por meio de desenhos utilizando o netbook pessoal (em caso de projetos como o UCA) ou um caderno comum.
- O objetivo, neste momento, ? verificar se os estudantes sabem distinguir a diferen?a entre fen?menos clim?ticos e meteorol?gicos (clima e tempo). Para isso, apresente e discuta a charge a seguir:
Dispon?vel em: <http://www.colegioibituruna.com.br/2011/Downloads/Recuperacao/4_bimestre/Portugues%20-%206%20serie%20-%20EF.pdf>. Acesso em 15/05/2012.
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- Permita que os alunos expressem suas opini?es. Posteriormente, para ilustrar a problematiza??o, apresente um trecho da m?sica ?Pa?s Tropical? de Jorge Bem Jor, Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/>. Acesso em 15/05/12:
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?Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval) [...]?
- Converse com os estudantes:
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- Permita que expressem suas opini?es. Ap?s a sementeira de ideias, oriente-os por meio de observa??es cotidianas e cont?nuas do tempo meteorol?gico, a fazerem registros, analisar, interpretar, comparar, sintetizar informa??es, e apresentar os resultados, usando os procedimentos b?sicos da investiga??o cient?fica sobre o seguinte tema:
Tempo e clima: qual a diferen?a?
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Ressalte aos grupos a import?ncia da organiza??o dos dados no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de constru??o do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente-os em rela??o aos registros, tratamento das informa??es e formas de socializa??o dos resultados entre todos os alunos. Oriente-os a registrarem todas as atividades desenvolvidas em cada etapa em um arquivo Kword.?
Justificativa:
- Nesse momento ? importante fazer uma roda de conversa entre os grupos procurando esclarecer:
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- Deixe que os alunos expressem suas inten??es ? respeito desse estudo. Depois, explique que entender esses conceitos ? muito ?til, pois nos permite apreender duas dimens?es do sistema atmosf?rico. Ressalte que o desenvolvimento desse projeto de pesquisa ? relevante para se compreender a complexa din?mica e a abrang?ncia de escalas que os fen?menos atmosf?ricos apresentam.
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Problem?tica da pesquisa:
- Incentive os alunos a fazerem perguntas de interesse pr?prio, ou seja, a partir da curiosidade que cada um tenha sobre o assunto. Converse sobre a possibilidade de surgirem outras quest?es no decorrer da realiza??o do projeto e poder?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa. Al?m das quest?es propostas pelos alunos, questione:
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- A partir dessa problem?tica ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses, ou seja, nas poss?veis respostas que sugerem sobre as suas pr?prias d?vidas. Valorize o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema, solicitando a cada um que busque responder as quest?es anteriores e outras apresentadas, levantando uma resposta provis?ria ao problema, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Por exemplo:
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Objetivos:
- Proponha que os objetivos sejam definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Nesse sentido, converse com os grupos e medie um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre "Tempo e clima: qual a diferen?a?". ? importante destacar como objetivo a seguinte ideia:
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Fontes de pesquisa:
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- ? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diferentes fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas. Auxilie os estudantes a levantarem informa??es sobre o tema proposto para esse estudo, buscando definir um referencial te?rico b?sico, por meio de um levantamento bibliogr?fico.
- Oriente-os a buscarem informa??es sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ci?ncia Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circula??o, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto ? <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, Brit?nnica Escola Online: <http://escola.britannica.com.br/>. Al?m de livros did?ticos, paradid?ticos e cient?ficos, dentre outras fontes.
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Procedimentos metodol?gicos:
- Num primeiro momento, os grupos dever?o analisar a bibliografia levantada buscando compreender a diferen?a conceitual entre tempo e clima.
Em seguida, sugerimos a realiza??o de um estudo de campo a uma esta??o climatol?gica, comumente instalada em locais p?blicos, como uma prefeitura municipal ou uma universidade, com vistas a observarem, descreverem, analisarem e representarem as principais ocorr?ncias relacionadas ? din?mica atmosf?rica.
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Cronograma:
- Construa com os grupos um cronograma para a realiza??o de cada uma das atividades do Projeto. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do pr?prio projeto. Exemplo:
1? Atividade: Escolher: tema, t?tulo e justificativa.
2? Atividade: Tra?ar objetivos, problematizar o tema/levantar hip?teses e elencar as fontes de Pesquisa.
3? Atividade: Iniciar o desenvolvimento da Pesquisa com observa??o, v?deos, livros e textos online sobre a necessidade e estrutura das plantas.
4? Atividade: Compreender a diferen?a conceitual entre tempo e clima por meio de v?deos, livros, textos dispon?veis em sites de busca na internet, dentre outros.
5? Atividade: Identificar as raz?es das dificuldades na previs?o do tempo.
6? Atividade: Concluir a pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: ?Tempo e clima: qual a diferen?a?? para a comunidade escolar.
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Resultados da pesquisa:
- Discuta conjuntamente com os alunos uma forma para a socializa??o dos resultados da pesquisa. Explique que durante todas as etapas de constru??o do projeto e desenvolvimento da pesquisa os grupos devem fazer registros, tratamento das informa??es, produ??o de textos, de imagens, de v?deos, dentre outras, para socializa??o e divulga??o dos resultados.
- Para socializar e divulgar os resultados dessa pesquisa, indicamos a apresenta??o um telejornal digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e webcam, permite auxiliar os estudantes na compreens?o de situa??es reais, possibilitando a observa??o e reflex?o sobre o mundo a sua volta. Para saber mais sobre telejornal digital acesse: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617> (acesso em 12/04/2012).
- Incentive, tamb?m, os alunos a promoverem debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente e de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Ressalte ao grupo a import?ncia de buscarem orienta??es junto aos professores das diversas ?reas do saber com vistas a auxiliarem no tratamento das informa??es levantadas e estabelecer rela??es entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem a constru??o de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experi?ncias enriquecedoras.
- Espera-se que essa reflex?o promova a constru??o de conhecimentos por parte dos estudantes, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia dos mesmos.
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Atividade 02
Compreendendo os conceitos de Tempo e Clima
PASSO A PASSO
- Ap?s a elabora??o do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investiga??o, retomando ?s seguintes situa??es-problema:
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- Para auxiliar os grupos a explorarem essas quest?es, oriente-os a consultarem as fontes de pesquisa levantadas anteriormente que abordam a tem?tica. Sugira livros de Geografia, Ci?ncias, revistas cient?ficas, sites de busca na internet, dentre outros. Acompanhe atentamente as discuss?es dos grupos a fim de que entendam que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, dispon?vel em: <http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/curiosidade/tempo_clima.html>, acesso em 15/05/2012:
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- Em resumo, explique que o Clima ? a sucess?o peri?dica do comportamento da atmosfera ao longo do ano, repetindo-se continuamente por diversos anos em um determinado ponto da superf?cie terrestre. J? o tempo refere-se ao estado moment?neo do clima.
- Problematize com alguns exemplos, questionando:
- Permita que os grupos debatam essas quest?es e sugira que proponham outros exemplos e exponham suas opini?es. Depois, utilize um aparelho para proje??o em tela e oriente-os a visualizarem o endere?o web <http://www1.cptec.inpe.br/>. (acesso em 20/05/2012) do Centro de Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e observarem, dentre outras coisas, os links "TEMPO" e "CLIMA", como o exemplo a seguir:
Dispon?vel em: <http://www1.cptec.inpe.br/>. Acesso em 20/05/2012.
- Questione:
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- Nesse momento, o objetivo ? verificar se apreenderam a diferen?a conceitual entre Tempo e Clima. Assim sendo, pe?a aos grupos que apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma. A partir da compreens?o que tiveram, promova uma roda de conversa em que os estudantes discutam suas considera??es sobre os conceitos de ?Temo e Clima". Ao final dos debates, solicite que cada grupo elabore um quadro-s?ntese explicativo e ilustrativo dos dois conceitos e organize Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os mesmos.
uma apresenta??o, utilizando o laptop e o software?
Atividade 03
Como se realiza as previs?es do tempo e do clima?
PASSO A PASSO
- Ap?s os estudantes apreenderem os conceitos de Tempo e Clima, avance o n?vel das discuss?es com vistas a refletirem sobre as seguintes quest?es:
Quais as raz?es das dificuldades na previs?o do tempo?
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- O objetivo agora ? mediar a constru??o de conhecimentos, por parte dos estudantes, sobre onde, como e por quem s?o realizadas as previs?es meteorol?gicas. Para isso, pe?a que levantem informa??es acerca das quest?es anteriores, buscando compreender, primeiramente, como se realizam as previs?es de tempo e clima. Problematize:
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- Aguarde at? que os alunos consigam levantar as informa??es necess?rias para compreenderem essas e outras quest?es. Auxilie-os orientando sempre que tiverem alguma quest?o/d?vida.
- Nessa etapa, o objetivo ? auxili?-los a entender como s?o realizados os estudos meteorol?gicos e qual a import?ncia das previs?es de tempo e clima para o planejamento das a??es humanas em diferentes escalas espa?o-temporais. Assim sendo, sugerimos o acesso ao Centro de Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos (CPTEC-INPE), no endere?o web <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml> (Acesso em 20/05/2012), respons?vel por disponibilizar a sociedade resultados de modelos num?ricos de previs?o de tempo.
Dispon?vel em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml>. Acesso em 20/05/2012.
- Reforce a ideia de que cada grupo humano mobiliza os recursos dispon?veis em sua cultura na tentativa de fazer progn?sticos sobre as condi??es do tempo. Ilustre exemplificando que para um grupo ind?gena da Amaz?nia, identificado como Des?na, o surgimento de certas constela??es de estrelas no c?u anuncia um per?odo de chuvas. Alguns profetas sertanejos que atuam no semi?rido nordestino predizem um inverno chuvoso ou seco por meio da observa??o de aspectos sutis da natureza. De acordo com esses profetas, animais, aves e plantas carregam valiosas informa??es meteorol?gicas. Quando as pombas asa-branca chegam ? uma esperan?a de chuva. Ao contr?rio, significa que haver? um longo per?odo de seca. O planeta V?nus (estrela de Magalh?es) passando para o poente, uma casa de jo?o-de-barro com entrada voltada para o poente, as carnaubeiras carregadas no m?s outubro ou as formigas mudando de vivenda, ? procura de abrigo, s?o sinais de uma boa esta??o chuvosa. Questione:
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- Procure verificar com os estudantes os fundamentos dessas previs?es populares, valorizando sempre seus conhecimentos pr?vios e sua cultura. Evidencie a import?ncia dos conhecimentos populares, mas esclare?a que esses comumente n?o servem como regra. Tecnicamente n?o t?m comprova??o cient?fica, apesar de seu valor popular.
- Explique que de acordo com o CEPTEC-INPE a previs?o de tempo atualmente ? o produto que chega ao usu?rio ap?s v?rias an?lises realizadas pelos meteorologistas, especialistas respons?veis por esses estudos. Antes desse resultado existem muitas opera??es matem?ticas e an?lises que s?o necess?rias para a interpreta??o do que poder? acontecer em rela??o ao comportamento do tempo.
- O meteorologista necessita saber como est? a atmosfera no momento em que se re?nem e avaliam o seu comportamento, por meio de diagn?sticos de imagem de sat?lite, cartas de superf?cies e dados observados. A previs?o num?rica de tempo ? utilizada como uma das mais importantes ferramentas da meteorologia nos ?ltimos anos.
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- Nesse momento do projeto de inicia??o cient?fica ? importante que, al?m de compreenderem a diferen?a conceitual entre Tempo e Clima os estudantes, entendam como s?o realizadas as previs?es de tempo e os estudos climatol?gicos. Neste sentido, solicite aos grupos que, novamente, apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
- Lembre-se que essas informa??es fornecer?o subs?dio para a composi??o da mat?ria que cada grupo ir? produzir para o telejornal digital. Os alunos dever?o selecionar os textos da not?cia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o aux?lio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necess?rias para apresentar uma mat?ria informativa e ilustrativa, enfocando a diferen?a entre Tempo e Clima e exemplificando esses dois conceitos.
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Atividade 04
Visita de Campo a uma esta??o Metereol?gica
PASSO A PASSO
- Ap?s compreenderem os conceitos de Tempo e Clima e saberem onde e como s?o feitas as previs?es meteorol?gicas, programe um estudo de campo com os aluno ? uma Esta??o Meteorol?gica mais pr?xima ao local de onde eles moram. Comumente essas Esta??es est?o instaladas em locais p?blicos, como universidades, prefeituras municipais, escolas p?blicas e at? mesmo em um mirante, como o exemplo a seguir, o que facilita o acesso ao p?blico, especialmente aos escolares.
Panorama parcial dos equipamentos da principal esta??o meteorol?gica da cidade de S?o Paulo, no Mirante de Santana.
Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_meteorol%C3%B3gica>. Acesso em 20/05/2012.
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- Pergunte aos alunos:
Como funciona uma esta??o Climatol?gica e quais s?o os equipamentos que fazem parte desse trabalho?
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- Permita que os alunos expressem seus conhecimentos pr?vios. Depois, esclare?a que uma Esta??o Meteorol?gica ? um local onde s?o coletados dados para an?lise e previs?o do tempo meteorol?gico encontram-se equipadas com aparelhos de medi??o das vari?veis clim?ticas, como esses, a seguir: (sobre esses instrumentos, acesse <http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/instrumentos/index.html>. Acesso em 20/05/2012).
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- Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as Esta??es Meteorol?gicas podem ser classificadas em convencionais, nas quais a coleta dos dados ? feita manualmente por t?cnicos, e autom?ticas, que s?o dotadas de sensores eletr?nicos e de meios de transmiss?o dos dados para uma central.
- Organize previamente um dia e hor?rio para visita, estabele?a coletivamente com os estudantes as regras disciplinares e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem os principais equipamentos (Term?metro de merc?rio, Term?metro de m?xima e m?nima, biruta, anem?metro, higr?metro, pluvi?metro, dentre outros) utilizados para coleta de dados e saberem como eles funcionam. Questione:
- Para explicar aos alunos sobre alguns conceitos como: umidade absoluta, umidade relativa, press?o atmosf?rica e temperatura, acesse o Portal do Professor e leia a aula "Entendendo o regime clim?tico: construindo um climograma", dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012. Oriente os estudantes a buscarem resposta ? seguinte quest?o-problema:
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OBS.: Caso n?o seja poss?vel uma visita in locu, conforme sugerimos, ? poss?vel tamb?m conhecer virtualmente uma Esta??o Meteorol?gica atrav?s de sites de busca na internet, como o YOU TUBE, conforme esse exemplo desta localizada em Ituiutaba-MG, dispon?vel no endere?o web <http://www.youtube.com/watch?v=Z4dUBsseuo0&feature=related > (Acesso em 20/05/2012).
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- Para responder as quest?es anteriores os grupos devem conversar com o t?cnico respons?vel pela esta??o meteorol?gica onde eles visitaram e/ou pesquisar em sites de centros de previs?o meteorol?gica. O objetivo ? que os estudantes entendam que uma das maiores dificuldades encontradas pelos t?cnicos envolvidos na elabora??o da previs?o do tempo meteorol?gico ? que mesmo com a atual tecnologia, n?o ? poss?vel prever todos os desdobramentos da atmosfera; esta apresenta um comportamento muito complexo, ou seja, um pequeno fator que pode ser menor do que a margem de erro dos dados num?ricos pode desencadear eventos imprevis?veis.
- Oriente os alunos para fazerem todas as anota??es sobre os dados e as informa??es levantadas durante a visita de campo em forma de um relat?rio, com registros textuais e ilustrativos (v?deos e fotografias). Oriente-os a utilizarem webcam, m?quina digital, aparelhos celulares, MP3, dentre outros, para fazerem imagens e registro das informa??es disponibilizadas pelos t?cnicos respons?veis por acompanhar os grupos apresentando os instrumentos e suas respectivas fun??es.
- Por ?ltimo, auxilie os alunos a elaborarem a etapa final do telejornal digital. Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens e cenas necess?rias para a mat?ria que ser? apresentada por um ou mais integrantes do grupo.
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Atividade 05
Fonte: Clip-Art.
- Esse momento ? muito importante, pois os grupos estar?o apresentando uma sistematiza??o dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Esta atividade deve ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investiga??o e, ao final, os registros podem ser revistos e reconstru?dos com o intuito de propiciar novas reflex?es sobre a situa??o-problema da pesquisa.
- Destaque para os grupos que nesta etapa deve-se socializar a conclus?o de todo o processo de investiga??o. A apresenta??o dos resultados do projeto de inicia??o cient?fica, conforme previsto desde o in?cio das etapas de investiga??o, deve ser feita em forma de um telejornal digital. Assim, os alunos devem apresentar uma mat?ria buscando responder ?s quest?es-problemas:
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- Nesse sentido, ? importante retomar as hip?teses dos alunos referentes a essa e outras quest?es que permearam a investiga??o, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreens?o daquilo que mudou em rela??o aos seus conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica no in?cio do desenvolvimento do projeto de pesquisa at? o momento de finaliza??o do mesmo.
- Assim sendo, estimule um momento de di?logo entre os grupos sobre "Tempo e Clima: qual a diferen?a?", para que possam expor suas hip?teses iniciais e o que mudou ap?s a realiza??o da pesquisa. Ao final dos debates, auxilie os grupos a elaborarem um quadro-s?ntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas an?lises/considera??es em forma de um texto ilustrativo, em um arquivo do software Kword.
- Ao finalizar as apresenta??es do telejornal digital com as mat?rias produzidas por cada grupo, ? importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar, atrav?s da exibi??o da mat?ria, que no contexto da meteorologia, Tempo e Clima s?o conceitos diferentes e que devido a complexidade que a atmosfera apresenta, um pequeno fator pode desencadear eventos imprevis?veis, dificultando que as previs?es sejam exatas.
- Nas apresenta??es de cada grupo deve ser evidenciado que as condi??es do tempo e as caracter?sticas do clima influenciam em toda a rotina humana, pois existem atividades que somente s?o realizadas em um determinado tempo com distintas caracter?sticas clim?ticas. Cada regi?o do mundo possui diversos fatores que modificam os elementos do clima, como: altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, correntes mar?timas, relevo, vegeta??o, dentre outros.
- Ap?s as apresenta??es dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, re?na todos os v?deos apresentados por cada grupo em um s? arquivo, formando um ?nico telejornal apresentado pela turma com o aux?lio do projetor multim?dia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se poss?vel, ? comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo, uma feira cultural.
- Por fim, incentive a participa??o dos alunos no f?rum de discuss?o na Internet com vistas a promover outras reflex?es, trocas de experi?ncias, sugest?es, gerando a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
Aulas relacionadas ao tema dispon?veis no Portal do Professor:
Clima ou Tempo. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9449>. Acesso em 20/05/2012.
Entendendo o Tempo, o Clima e o Aquecimento Global. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1187>. Acesso em 20/05/2012.
Entendendo o regime clim?tico - construindo um fluxograma. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012.
"E o tempo passa... ? Parte 2 / Esta??es do Ano". <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1353>.
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Assuntos relacionados:
Bons ventos para estudar as propriedades de Clima e Tempo. <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bons-ventos-estudar-propriedades-clima-tempo-426801.shtml>. Acesso em 20/05/2012.
O que ? clima? <http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1066&sid=204>. Acesso em 20/05/2012.
O tempo e o clima <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657>. Acesso em 20/05/2012.
Continentalidade e maritimidade - Brasil escola. <http://www.brasilescola.com/geografia/maritimidade-continentalidade.htm>. Acesso em 20/05/2012.
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Outras fontes de pesquisa:
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Brit?nnica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espa?o e viv?ncia. Vol. ?nico, Ensino M?dio. S?o Paulo: Atual, 2004.
O projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.
ANTONIO, Jos? Carlos. Uso pedag?gico dos f?runs. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Dispon?vel em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cient?fico. 21. ed. rev. ampl. S?o Paulo: Cortez, 2000.
VEJA NA SALA DE AULA. <http://veja.abril.com.br/saladeaula/ >.
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- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endere?o web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".
- Para saber mais sobre a import?ncia de um f?rum de debates, acesse o endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).
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- Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo de Inicia??o Cient?fica, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
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- ? importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, ? participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poder? perceber o interesse do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.