Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sonoplastia - Trilha sonora no teatro

Autor e Co-autor(es)

JACKSON CESAR DE LIMA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes M?sica: Canal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a import?ncia dos sons e m?sicas na composi??o das cenas teatrais;

Diferenciar pe?a musical de uma cena teatral no que envolve t?cnica de express?o vocal;

Compreender a fun??o do sonoplasta nas cenas dramatizadas.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

F?sica (propriedades do som), Arte e Hist?ria (t?cnicas teatrais e a hist?ria do teatro).

Para compreender como se constitui a trilha sonora de uma cena teatral ? importante conhecer as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a dura??o e a altura e como eles se combinam na composi??o de cada cena. Da mesma forma ? importante conhecer a hist?ria do teatro e as diversas t?cnicas que envolvem o trabalho com o teatro.

Como apoio para o professor sugere-se o texto sobre a origem do teatro que pode ser consultado no Livro Did?tico P?blico do estado do Paran?, dispon?vel no Portal Dia a Dia Educa??o:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/arte/seed_arte_e_book.pdf (p?gina 143 a 153).

Estratégias e recursos da aula

?

Para introduzir esta aula sugerimos que o professor utilize o v?deo Teatro - Parte 1, que possibilita uma reflex?o sobre porque fazer teatro e como este conhecimento art?stico pode auxiliar as pessoas a se tornarem mais cr?ticas e sens?veis em sua conviv?ncia na sociedade.

Ap?s assistirem ao v?deo, o professor poder? trazer para os alunos algumas quest?es, como por exemplo, a arte teatral pode ajudar as pessoas a se comunicarem e relacionarem melhor com os outros? Em sua opini?o, porque as pessoas buscam aprender as t?cnicas teatrais?

A partir das quest?es, o professor pode explicar a import?ncia do teatro na vida das pessoas e a repercuss?o de v?rias pe?as teatrais que fizeram parte da hist?ria e que est?o vivas at? hoje, sendo representadas por v?rios atores, companhias teatrais e escolas de teatro.

Mas o que envolve o trabalho no teatro? ? importante levantar estas quest?es com os alunos para compreender o que sabem sobre a composi??o teatral. Para aprofundar esta quest?o sugerimos trabalhar com o aluno a Webquest sobre a origem do teatro grego e romano e tamb?m outros aspectos que envolvem a produ??o teatral:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=15849&id_pagina=1

?

Ap?s estas reflex?es o professor pode abordar com os alunos, especificamente, o trabalho da sonoplastia na produ??o teatral, que ? saber escolher as m?sicas e efeitos sonoros adequados as cenas.

Importante relatar que o trabalho com o teatro envolve express?o corporal, vocal e a interpreta??o e muitas vezes o trabalho do ator se forma no conjunto destas tr?s t?cnicas de trabalho. Por isso, a import?ncia dos exerc?cios vocais e corporais adequados a cada trabalho proposto para o ator, se ele for trabalhar com pe?a musical, precisar? de um trabalho consistente com a voz tanto no trabalho da fala quanto no canto.

Professor, para aprofundar sobre estas t?cnicas teatrais sugerimos a leitura do cap?tulo 11 do Livro Did?tico P?blico de Arte do Estado do Paran? que traz uma abordagem sobre os elementos b?sicos para o teatro: personagem, a??o e espa?o c?nico:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/arte/seed_arte_e_book.pdf(p?ginas 173 a 187)

?

atividade

Atividade 1: Nesta atividade o professor poder? propor aos alunos diferentes a??es que levar?o os mesmos a compreender melhor o uso da sonoplastia nas pe?as teatrais, bem como as t?cnicas empregadas pelos atores em sua dramatiza??o. Assistir com os alunos os v?deos "A Noiva do Condutor" e "Adolescente" ? parte 1 e 2.

noiva do condutor

V?deo A Noiva do Condutorhttp://www.youtube.com/watch?v=q1WtKuD88tw Trecho da opereta composta na d?cada de 30 por Noel Rosa e Arnold Gluckmann.

adolescente

V?deo Adolescente- http://www.youtube.com/watch?v=pGoghFw2zUE (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=2bsHM6itrw0&feature=relmfu (parte 2)

            Trechos do espet?culo C?cegas que mostra uma adolescente conversando com uma amiga pelo celular. ? interpretada pela atriz Helo?sa Periss?.

?

Ap?s assistirem aos v?deos o professor promover? um debate em sala de aula a partir das seguintes quest?es:

1.    Qual o g?nero teatral de cada pe?a apresentada? O que diferencia uma da outra?

2.    Os figurinos estavam adequados para cada apresenta??o?

3.    Os atores se expressavam bem quanto ? voz e interpreta??o? A t?cnica empregada pelos atores foi adequada para o papel?

4.    A sonoplastia foi bem estruturada para cada uma das pe?as?

5.    Quais foram os temas abordados em cada pe?a? Estes temas refletem a sociedade atual? Trazem reflex?es?

?

Atividade 2: Propor aos alunos um trabalho teatral que dever? ser realizado em grupo, em equipes de at? 4 alunos. Em grupos, dever?o criar uma dramatiza??o a partir de cr?nicas escolhidas pelos alunos com orienta??o do professor. Nesta atividade ? importante definir quem ficar? respons?vel pela narra??o, sonoplastia, quem ser?o os atores e quem vai dirigir o grupo no processo de composi??o. ? muito importante que os alunos tenham alguns momentos de ensaio para entrosar o grupo para posterior apresenta??o ? turma. Lembrar que a sonoplastia pode ser feita ao vivo ou ser gravada em cd, pendrive, celular. Na biblioteca da escola ? poss?vel encontrar livros com v?rios contos para auxiliar nesta produ??o.

?

Atividade 3: Para a atividade 3 os alunos dever?o produzir um teatro de sombra sobre contos, que dever? envolver a confec??o dos personagens e cen?rio, al?m da escolha da trilha sonora e apresenta??o com ?nfase na express?o vocal e trilha sonora. Nesta atividade poder? ser utilizado o retroprojetor para a ilumina??o nas sombras. Importante tamb?m a escolha das m?sicas e efeitos sonoros na composi??o das cenas. O passo a passo na constru??o da hist?ria que ser? dramatizada ? essencial para o bom desenvolvimento da atividade. Dever?o ser priorizados os seguintes fatores: escolha da hist?ria, definir as vozes dos personagens (podem ser os mesmos que v?o manipular na apresenta??o cada personagem), prepara??o do cen?rio, escolha das m?sicas e efeitos sonoros. Ap?s esta organiza??o dever?o ensaiar e, posteriormente, realizar a apresenta??o para a turma.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria] V?deo

Recursos Complementares

O professor pode ampliar o trabalho com representa??o teatral por meio da pantomima, trabalhando com os alunos a interpreta??o de m?sicas somente por meio de gestos, lembrando que a m?sica ? um dos elementos da trilha sonora. A Pantomima, segundo a wikip?dia ? "...a arte de narrar com o corpo. ? uma modalidade c?nica que se diferencia da express?o corporal e da dan?a, basicamente ? a arte objetiva da m?mica, ? um excelente artif?cio para comediantes, c?micos, palha?os, atores, bailarinos, enfim, os int?rpretes." Dispon?vel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantomima  acessado em 19/05/12.

Veja alguns exemplos:

V?deo Karaok? http://www.youtube.com/watch?v=WmtRM5sxIh0&feature=related (Trabalho do ator e comediante Raul Franco em uma forma interessante de interpretar a m?sica Fico assim sem voc? da Adriana Calcanhoto).

V?deo Aquarela http://www.youtube.com/watch?v=r07xekGutAQ&feature=fvwrel (Erick de Andrade interpretando a m?sica Aquarela de Toquinho e Vin?cius somente com m?mica).

Como apoio para o professor aprofundando o conhecimento sobre o teatro de sombras, pode acessar esta aula do Portal do Professor que aborda o hist?rico e algumas t?cnicas para o desenvolvimento do teatro de sombra.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264

Avaliação

Busca-se com este trabalho a compreens?o das caracter?sticas das propriedades do som bem como sua identifica??o na produ??o das pe?as teatrais. Ser? desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropria??o pr?tica e te?rica.

Instrumentos de avalia??o: pesquisa e produ??o de sons, trabalhos individuais e em grupo, debate, relat?rio.

Crit?rios: a avalia??o dever? estar relacionada ? cada atividade. Durante o desenvolvimento das atividades o professor dever? observar os seguintes crit?rios:  na atividade 1 dever? observar se os alunos desenvolveram a percep??o quanto ?s diferentes t?cnicas empregadas pelos atores em suas apresenta??es, bem como se conseguem diferenciar uma pe?a musical de uma pe?a dramatizada e as trilhas sonoras empregadas em cada uma das cenas. Na atividade 2 verificar a participa??o dos alunos no trabalho de produ??o e constru??o de efeitos sonoros para o conto escolhido e tamb?m a escolha das vozes para cada personagem. Na atividade 3 dever? ser observado a participa??o na produ??o do roteiro, na escolha dos personagens, na montagem do cen?rio e na produ??o da m?sica e efeitos sonoros.