Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica: O Sat?lite Natural: a Lua - UCA/Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Recursos tecnol?gicos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os movimentos que a Lua faz em volta da Terra;
  • Compreender a Lua como um sat?lite natural da Terra;
  • Identificar o nome das diferentes fases da Lua;
  • Descobrir as propriedades e as formas da Lua;
  • Verificar se existem vidas na Lua;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 600 minutos ?10 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es do que seja ?Universo? e desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Cient?fica nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental. Acesso em 19/05/2012.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012.

Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

Acesso 07/05/2012.

Dessa maneira, para se trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

  1. Defini??o do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Defini??o dos Objetivos;nesta etapa os alunos detalhar?o em forma de objetivos gerais e espec?ficos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa;
  4. Elabora??o dos Problemas, nos quais os alunos dever?o criar questionamentos para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa;
  5. Levantamento das Hip?teses dever? sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais ser?o testadas por meio da Pesquisa;
  6. Defini??o das Fontes de Pesquisas, ou seja, os alunos selecionar?o os locais onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido;
  7. Constru??o de um Cronograma para realiza??o das atividades e conclus?o da Pesquisa;
  8. Execu??o da Metodologia, os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo;
  9. Exposi??o nasConsidera??es Finais das conclus?es a que chegaram os alunos, ap?s testarem as hip?teses. ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa;
  10. Registro das Refer?ncias Bibliogr?ficas;
  11. Divulga??o dosResultados/Culmin?ncia do Projeto. A socializa??o da Pesquisa ? um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estar? contribuindo com a propaga??o de saberes necess?rios para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preserva??o.

Observa??o: ? importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.

A cada etapa do Projeto ? fundamental o registro que poder? ser feito de v?rias maneiras:

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizado utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto); o tablet e ou outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?O sat?lite natural: a lua? que ser? desenvolvido nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Definindo o Tema

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma visitou uma exposi??o do astronauta Marcos Pontes e levou para a sala de aula o certificado que recebeu. A turma ficou interessada em pesquisar sobre o que existe no c?u e no universo.

Promova um momento de sensibiliza??o do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, solicite aos alunos que pesquisem em livro, tablet e ou laptop, imagens do que podemos encontrar no universo. Veja alguns s?tios de Pesquisa:

UNIVERSO 

http://www.sempretops.com/fotos/fotos-incriveis-do-universo-galaxias-nebulosas/. Acesso 07/05/2012.

Durante v?rios dias conversamos sobre o nosso Projeto, o que gostar?amos de pesquisar. Os alunos falaram que preferiam o universo e seus mist?rios. Ent?o, surgiram algumas sugest?es como:

  1. A Lua
  2. O Sol
  3. Plut?o
  4. Estrelas

 Agora, voc? poder? fazer uma vota??o na sala de aula, onde cada aluno defenda por que quer estudar determinado assunto, tentando convencer os colegas. O resultado da vota??o poder? ser registrado no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). N?o se esque?a do t?tulo: ?Votando o tema do nosso Projeto de Pesquisa?.

Converse com a turma e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre o tema do Projeto. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ?Sat?lite natural: a Lua?.

 Se existe uma coisa que nunca foi e nunca ser? descoberta completamente, essa coisa ? o Universo. A cada dia s?o descobertas coisas inacredit?veis, que s? ? poss?vel ver atrav?s de sat?lites.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, hist?rias, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e  coes?o);
  • Geografia: Possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do espa?o, caracter?sticas e forma??o da lua;
  • Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o no??es do  tempo: dia, semana, m?s e ano;
  • Ci?ncias: compreens?o dos movimentos de transla??o e rota??o da Terra em volta do Sol e das mudan?as nas fases da Lua;
  • Inform?tica: linguagem digital, cria??o de blog e email, PowerPoint, Movie Maker, navega??o na Internet;
  • Temas transversais: ?tica, cidadania, natureza e sociedade;
  • Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos.

 2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Caso prefira, organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar como ? a Lua, do que ela ? feita.
  • Vamos investigar se existe ar na Lua.
  • Para aprender se existe buraco na Lua.
  • Vamos descobrir quem mora Lua.

Professor, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a Lua. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir as propriedades e formas da Lua;
  • Conhecer as fases pelas quais a Lua passa;
  • Identificar se existem vidas na Lua;
  • Desenvolver o h?bito do di?logo, da Pesquisa e da troca de ideias.

Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas, sobre os quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa.

  • Do que a Lua ? feita?
  • Quais elementos naturais fazem parte da Lua?
  • Existe vida na Lua?
  • Por que a Lua brilha? Ela tem luz pr?pria?
  • Existem quantas formas de Luas?

Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar o s?tio:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. Acesso 14/05/2012. O que ? um Wiki? (Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo.).

Professor, voc? poder? incentivar os alunos a usarem outros tipos de wikis como:

Wikispaces ? uma ferramenta para cria??o de wikis desenvolvida com a preocupa??o de tornar as coisas o mais simples poss?vel. Foi constru?do para funcionar em todo o lado, em qualquer altura. Tudo o que precisa ? de um navegador e de uma liga??o ? Internet. Os membros podem criar p?ginas e espa?os sem restri??es ou regras. Os convidados (visitantes an?nimos) podem criar p?ginas ou inserir conte?dos sem sequer criarem uma conta. As p?ginas das wikis est?o internacionalizadas de modo a que possam inserir conte?dos em qualquer idioma.

A Zoho Wiki ? uma plataforma para cria??o de wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de vers?es, subp?ginas, tags, ?rea de administra??o, rss feeds e endere?os optimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conte?dos entre eles.

http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html. Orienta??es de como criar e utilizar essas tecnologias. Acesso 09/05/2012.

http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens. Acesso 09/05/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, diante de todas as quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.

N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Do que a Lua ? feita?

Hip?teses: A Lua ? feita de material como a Terra.

  • Quais os elementos naturais fazem parte da Lua?

Hip?teses: Os elementos naturais que existem na Lua s?o ar, terra, ?gua e plantas.

Existe vida na Lua?

Hip?teses: Sim, existe outros seres vivos na Lua.

  •  Por que a Lua brilha? Ela tem luz pr?pria?

Hip?teses: A Lua n?o tem luz pr?pria, ela brilha por causa do sol que fica perto.

  • Existem quantas formas de Luas?

Hip?teses: A Lua tem 5 formas diferentes, que aparecem uma depois da outra.

Em seguida, converse com seus alunos que para pesquisar precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto nas Fontes de Pesquisas, ou seja,quais os recursos utilizar?o para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outras.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas.

Na metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.

  • Realizar entrevista com ge?grafo;
  • Visitar um observat?rio;
  • Fazer observa??es das fases da Lua;
  • Montar um v?deo no Movie Maker com as fotos observadas;
  • Criar uma conta de e-mail;
  • Criar um wiki para o arquivo das atividades pesquisadas e sua divulga??o para a comunidade escolar.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto de Pesquisa.

Solicite que os alunos desenhem, numa folha de papel como acham que ? a Lua. Estimule-os a usarem a imagina??o. Depois pe?a que mostrem seus desenhos aos colegas e professor. Organize uma exposi??o no mural da sala de aula.

Explorando o texto online

Inicialmente, propomos uma investiga??o online para identificarmos caracter?sticas, formato e localiza??o da Lua no universo.

Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.

http://www.suapesquisa.com/astronomia/lua.htm. O texto trata das caracter?sticas, informa??es, localiza??o, foto, formato, composi??o e superf?cie da Lua. Acesso  07/05/2012.

http://www.escolakids.com/lua-satelite-da-terra.htm. O texto aborda sobre tamanho e movimentos que a lua faz. Acesso 07/05/2012.

Discuta com a turma as informa??es presentes nos textos, durante a leitura dos mesmos.

  • Como s?o formadas as crateras na Lua?
  • O que ? movimento de transla??o e rota??o?
  • Qual o ?nico sat?lite natural do planeta Terra?
  • A Lua permanece parada, est?tica?
  • Existe ?gua na Lua?

Em seguida, proponha aos alunos a cria??o de um e-mail (Correio Eletr?nico que funciona do mesmo modo que uma correspond?ncia convencional).Caso eles ainda n?o possuam veja alguns s?tios de Pesquisa de como criar uma conta de e-mail:

http://www.criaremail.org/. Acesso 08/05/2012. Este tutorial vai ensinar voc? a como criar e-mail gr?tis no gmail.

http://blog.mcsx.net/aprenda-a-fazer-um-email-gratis/.  Aprenda a fazer um e-mail gr?tis passo a passo. Acesso em 08/05/2012.

Professor, ? de suma import?ncia conversar com os alunos sobre: o que ? um e-mail; para que ele serve; cuidados que devemos ter ao utilizar e que seu acesso dever? ser sempre acompanhado por um adulto.

Para mais informa??es de como criar um e-mail, juntamente com os alunos acessem a aula:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26866. E-mail: vamos enviar uma mensagem. Acesso em 08/05/2012.

Em seguida, organize os alunos para elabora??o de um pequeno texto online com as informa??es pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus textos por e-mail, para que o colega possa analisar os dados e acrescentar algo que ficou faltando.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Pr?xima parada: Lua!

Professor, agende com anteced?ncia, se for poss?vel, uma visita dos alunos, ao observat?rio de sua cidade, proponha uma ?Aula de Campo?, para poderem explorar mais esse tema.

Logo ap?s, a ?Aula Campo? proponha uma discuss?o sobre o passeio e o que aprenderam.

  • O que voc?s viram no observat?rio?
  • Como podemos ver a Lua se ela n?o tem luz pr?pria?
  • A Lua ? do mesmo tamanho que o Sol? Explique.
  • Por que existem os sat?lites artificiais em torno da Terra?
  • Voc?s gostaram de observar a Lua?

Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem desenhos  contendo informa??es sobre a observa??o feita do Universo no ?trabalho de campo?.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Pr?xima parada a Lua?.

menino 

A Lua ? um sat?lite, ou seja, um astro que gira ao redor de um planeta. No c?u, ao longo dos dias, vemos a Lua de diferentes maneiras.

Solicite que os alunos observem o c?u a noite e as mudan?as que podem ocorrer a cada semana. Estabele?a um prazo de 30 dias e fa?a um registro. Veja algumas sugest?es:

Tabela no caderno com 3 colunas e 8 linhas, uma para cada semana observada:

TABELA

Fonte: Acervo da Autora

Tire foto do que observou usando c?mera digital, tablet, ou at? mesmo o laptop do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera) para registrar as observa??es da Pesquisa.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Se poss?vel convide um ge?grafo ou um astr?nomo para dialogar com os alunos sobre o Sat?lite natural: a Lua. Informe o que os alunos j? sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poder? apresentar informa??es complementares ? Pesquisa.

Antes da entrevista ? importante ter um roteiro. Solicite que durante a entrevista os alunos fa?am as anota??es por meio de registro escrito ou com o uso de palavras-chaves.

Al?m disso, se houver o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam.

Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Os alunos tamb?m poder?o utilizar outros recursos tecnol?gicos para gravar esse momento, como o celular, o tablet ou gravador de ?udio.

Professor, ao final prepare uma roda de conversa onde cada aluno possa compartilhar suas anota??es, ou apenas o que ouviram socializando os dados coletados.

Disponibilize para os alunos os textos abaixo:

PENSAR E REPENSAR

O primeiro ser humano a pisar na Lua foi Neil Armstrong, em 1969. Durante a miss?o, foram tiradas muitas fotografias da Lua e trazidas amostras da sua superf?cie. Todos puderam ver mais claramente como s?o a superf?cie e a paisagem da Lua.

E a Lua ent?o passou a n?o ser mais t?o misteriosa para o ser humano como antes. Com as expedi??es ? Lua, foi poss?vel confirmar algumas coisas e descobrir outras:

  • A Lua ? feita de um material rochoso, coberta de fragmentos de pedra e p?.
  • A Lua tem crateras na sua superf?cie.
  • Na Lua provavelmente n?o tem ar nem ?gua e nem organismos vivos.

Fonte das informa??es: BORDINI, Santina C?lia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, J?lio Rocker. Mundo Aberto Ci?ncias. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Leya, 2011. 65.p.

Leia a entrevista do primeiro astronauta brasileiro que foi ao espa?o.

INFORMA????ES 2  INFORMA????ES  INFORMA????ES3

BORDINI, Santina C?lia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, J?lio Rocker. Mundo Aberto Ci?ncias. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Leya, 2011. 68, 69,70.p.

Em seguida, comente com os alunos as informa??es dos textos:

  • Quais as descobertas feitas pelo homem em sua viagem para a Lua?
  • Voc? concorda com todas essas descobertas?
  • Existe algum fato que chamou mais sua aten??o?

Agora, imagine que voc? fosse fazer uma viagem para o espa?o.

  • Voc? j? pensou em fazer parte da tripula??o de uma nave que far? uma viagem no espa?o?
  • Para que lugar do Universo voc? gostaria de ir?
  • Qual seria o destino dessa nave?
  • O que voc? levaria na bagagem?

Fa?a um desenho de como voc? veria a Terra e o espa?o celeste da nave onde est?. Desenhe tamb?m como seria sua roupa. Use a roupa dos astronautas como modelo e invente a sua.

Nesta atividade voc? poder? utilizar o tablet, ou o laptop acessando o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar o t?tulo.

7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um di?logo com os alunos sobre A Lua o sat?lite natural da Terra. Sat?lite natural ? um astro que n?o tem luz pr?pria e gira em torno de um planeta. A superf?cie da Lua ? cheia de buracos que s?o chamados de crateras.Tamb?m existem sat?lites artificiais, criados pelo ser humano, que giram ao redor da Terra ou de outros astros. Seu objetivo ? fazer pesquisas no espa?o.

   EXPLORANDO O V?DEO

Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes do v?deo. Registre no quadro de giz, algumas indaga??es para a observa??o dos alunos ao assistirem o v?deo pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa.

  • O que voc? achou do v?deo?
  • Quantas Luas a Terra t?m?
  • O que os primeiros observadores da Lua descobriram?
  • De onde ela veio? Como se formou?
  • Quais os nomes das fases da Lua?
  • Existe algo que gostaria de descobrir a mais?

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo para que assistam ao v?deo:

http://www.achetudoeregiao.com.br/astronomia/lua.htm. Acesso 08/05/2012.

Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.

Em sala de aula, os alunos poder?o fazer um registro da posi??o da Lua com o Sol e o planeta utilizando, para isso, o tablet ou o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Kolour Paint). Promova uma exposi??o dos desenhos, imprima e coloque no varal da sala de aula.

 menino

A INFLU?NCIA DA LUA SOBRE A VIDA NA TERRA

Pesquise no lugar onde voc? mora, com seus familiares, profissionais ou pessoas de mais idade, se a Lua tem alguma influ?ncia na atividade que eles desenvolvem.

 Veja algumas dicas para a sua pesquisa:

  •  Converse com um agricultor e pergunte a ele se existe uma fase da Lua que ? melhor ou pior plantar.
  •  Converse com um pescador e pergunte qual ? a melhor fase da Lua para ir ? pesca.
  • Converse com um m?dico e pergunte se a Lua influencia o crescimento dos cabelos e o nascimento das crian?as.
  • Se poss?vel converse com algum ge?grafo e pergunte se a Lua influencia o ritmo das ?guas, especialmente dos oceanos (as mar?s).

 Anote as respostas no caderno e discuta com seus colegas na pr?xima aula.

 8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre as informa??es que descobriram com a entrevistas com os diferentes profissionais. Depois, retome a experi?ncia da observa??o realizada em casa sobre as fases da Lua.

Para esse momento prepare uma conta??o de hist?ria:

GHOUBAR, Khaled. Todas as Luas. S?o Paulo: Ed. FTD, 2002.

 capa lua

Fonte: acervo da autora

Sinopse:

O autor descreve, atrav?s do olhar atento de uma crian?a, toda beleza e mist?rio da rainha do c?u: a Lua. O ciclo lunar, seus fen?menos, o encontro da Lua com o Sol, e todos os sentimentos que cada uma dessas fases inspira, os quais fluem com suavidade e clareza num texto simples e ao mesmo tempo po?tico.

Outra sugest?o de obra liter?ria:

 RONIZE, Aline. O Dono da Lua. Rio de Janeiro:Ed. Escrita Fina, 2012.

lua 2

 Sinopse:

A autora conta a hist?ria de Nick, um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos tamb?m odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crian?as tamb?m gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, v?-se que ele ? especial. Muito mais do que curioso, ele ? um menino que enxerga coisas que ningu?m v?; que descobre coisas que ningu?m descobre; e que adora passar horas debru?ado sob a janela, vidrado nos segredos do c?u. Por isso s? ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.

 http://www.cultura.rj.gov.br/evento/biblioteca-publica-de-niteroi-convida-para-o-lancamento-do-livro-o-dono-da-lua-de-ronize-aline. Acesso 08/05/2012.

 Logo ap?s, a hist?ria converse com os alunos sobre a experi?ncia observada em casa:

  • Voc? gostou de observar a Lua?
  • O que lhe chamou mais aten??o?
  • Voc? viu a Lua aparecer no c?u durante o dia?
  • Nas vezes que voc? observou a Lua, ela sempre tinha a mesma forma?
  • Como era a forma da Lua quando voc? a viu pela ?ltima vez?

 Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es aos colegas. Portanto, organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de suas observa??es, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros e as fotos do trabalho realizado.

 Professor, promova um di?logo com a turma sobre as formas da Lua.

? medida que a Lua gira em torno da Terra, ela vai aparecendo no c?u de formas diferentes. Isso acontece por causa da posi??o em que se encontra, em rela??o ao planeta Terra, ao receber a luz do sol.

H? quatro nomes especiais dados ? parte vis?vel da Lua vista por um observador em noites diferentes. Os nomes s?o: lua cheia, quarto minguante, lua nova e quarto crescente.

 Caso sinta necessidade promova uma Pesquisa em textos, imagens e v?deos sobre as fases da lua. Veja algumas Fontes de Pesquisa:

 http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-lua-satelite-natural-da-terra.html.O texto aborda sobre as fases da lua. Acesso 07/05/2012.

 http://www.infoescola.com/sistema-solar/fases-da-lua/. O texto comenta as formas que a lua assume enquanto est? ?mudando? de forma, s?o as chamadas Fases da Lua.  Acesso 08/05/2012.

  •   Calend?rio Lunar mensal

 destalhes lua    

Fonte: http://www.cosmobrain.com.br/res/fasesdalua.html. Acesso 08/05/2012.

  •  O que s?o as fases da Lua?
  •  

fases  

Fonte: http://www.oitopassos.com/2011/01/13/o-que-sao-as-fases-da-lua/#axzz1uQi8yCt6. Acesso 08/05/2012.

A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada est? voltada tamb?m para a Terra.

CALEND??RIO LUNAR 

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/eclipses/eclipses-fases-da-lua.php. Acesso 08/05/2012.

Voc? tamb?m poder? utilizar os v?deos dos s?tios abaixo. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao n?vel de seus alunos.

  • Os movimentos e as fases da Lua

http://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso 08/05/2012.

  •  Doki - Doki Descobre as Fases da Lua

http://www.youtube.com/watch?v=t673XU_MwdU. Acesso 08/05/2012.

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. Seja por meio de texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas.

 Ao concluir a Pesquisa, ? o momento de cumprir a sua ?ltima etapa, que ? a indica??o das Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnol?gicos e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos dever?o coletar as refer?ncias utilizadas no decorrer do Projeto.

Conclu?da a pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o juntamente com os alunos, agende a data, hor?rios e providencie os materiais que julgar necess?rios.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresenta??o que poder? ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).N?o se esque?a de colocar o dia, hor?rio e local da apresenta??o.

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados edistribu?dos pela comunidade e para seus usu?rios.

10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem apresentar? os dados coletados da Pesquisa, os descobertas e as dificuldades enfrentadas e tamb?m.

Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.

 Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma ser? mais produtiva e que despertar? maior interesse.

Os alunos poder?o construir slides usando Power Point, contendo as informa??es e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos s?tios:

 http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80. O v?deo apresenta os passos para a cria??o de uma apresenta??o no PowerPoint. Acesso 10/05/2012. 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

Construa um v?deo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as a??es realizadas no decorrer da Pesquisa.

 http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O v?deo informa os passos de como construir um v?deo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.

 Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.

Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre o Sat?lite natural: a Lua.  

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

 http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-lua-satelite-natural-da-terra.html. Otexto comenta sobre as fases da lua. Acesso 07/05/2012.

  Sugest?es de links para os professores:

  ?Um guia sobre o uso de tecnologia em sala de aula?. Este texto mostra quando e como as novas ferramentas s?o imprescind?veis para a turma avan?ar.   http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml.Acesso 08/05/2012.

  http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=575&FASES+DA+LUA+E+ECLIPSES+NUMA+CAIXA+DE+PAPELAO. Acesso em 10/05/2012.

Neste s?tio voc? encontra uma experi?ncia das fases da Lua e os Eclipses Lunares e Solares simulados numa caixa de papel?o. ? um instrumento pedag?gico simples e barato e capaz de chamar muita a aten??o dos alunos.

Sugest?es de links do portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12870 (nesta aula voc? encontrar? uma observa??o feita em sala de aula sobre as fases da Lua),  acesso em 19/05/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

  • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, compreenderamos movimentos que a lua faz em volta da Terra; a Lua como um sat?lite natural da Terra; identificaram o nome das suas diferentes fases; descobriram as propriedades e formas da Lua; equando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.