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Projeto de Inicia??o Cient?fica: A origem das nuvens ? UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como aprecia??o
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a origem das nuvens;
  • Identificar os diferentes tipos de nuvens que existem;
  • Esclarecer os principais fatores que podem influenciar nos aspectos naturais de uma nuvem;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 840 minutos ?14 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es do que seja ?Universo? e desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . ( O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Cient?fica nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental.). Acesso em 19/05/2012.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. Texto que  apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, quais os passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica ao relat?rio.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40090 Acesso 07/05/2012.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050 Acesso 07/05/2012.

Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

  1. Defini??o do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Defini??o dos Objetivos;nesta etapa os alunos detalhar?o em forma de objetivos gerais e espec?ficos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa;
  4. Elabora??o dos Problemas, nos quais os alunos dever?o criar questionamentos para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa;
  5. Levantamento das Hip?teses dever? sinalizar paraas poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais ser?o testadas por meio da Pesquisa;
  6. Defini??o das Fontes de Pesquisas, ou seja, os alunos selecionar?o os locais onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido;
  7. Constru??o de um Cronograma para realiza??o das atividades e conclus?o da Pesquisa;
  8. Execu??o da Metodologia, os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo;
  9. Exposi??o pelos alunos, nas Considera??es Finais, das conclus?es a que chegaram, ap?s testarem as hip?teses. ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa.
  10. Registro das Refer?ncias Bibliogr?ficas;
  11. Divulga??o dosResultados/Culmin?ncia do Projeto.A socializa??o da Pesquisa ? um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estar? contribuindo com a propaga??o de saberes necess?rios para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preserva??o.

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Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto); o tablet ou outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos dispon?veis na sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?A origem das Nuvens? que ser? desenvolvido nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

A turma do 1? ano do Ensino Fundamental estava brincando no p?tio da escola. Quando de repente o c?u ficou escuro e os alunos come?aram a observar as nuvens e levantaram questionamentos sobre o formato das mesmas. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde v?m as nuvens e as diferen?as que existem no c?u.

 Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula. Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras a??es.

  • OBRA LITER?RIA

 CAPA   

MATA, L?lia. A nuvem que queria chover onde era preciso. S?o Paulo: AAGCEA, 2012. (Cole??o 25 anos uma Hist?ria).

Sinopse:

?A nuvem que queria chover onde era preciso? ? uma hist?ria, de L?lia Mata, escritora e jornalista, que fala dos sonhos e da vontade de acertar na realiza??o de trabalhos em favor dos outros. Fala tamb?m da amizade e da alegria de termos algu?m que nos compreende. Destinada ao p?blico infantil consegue igualmente enternecer jovens e adultos, com a beleza e a sensibilidade da sua mensagem.
O Projeto pretende levar as crian?as das escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a trabalharem a aceita??o das diferen?as e a aprenderem a tra?ar objetivos, de acordo com os seus valores, no sentido de ajudarem os outros. 

Fonte: http://www.madeira-edu.pt/gcea/tabid/2814/Default.aspx. Acesso 07/05/2012.

  • HIST?RIA EM QUADRINHO

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1422015#. Acesso 07/05/2012.

Neste s?tio voc? encontra tirinha sobre as nuvens vista pelos personagens em forma de bichinhos. Acesso 11/05/2012. 

  • POEMA
  •  

Nuvem de Algod?o ?doce?

Autora: Cl?udia Liz

Nesses versos vou agora
Fazendo o passado voltar
Recordando a tua inf?ncia
Brincando de adivinhar

Olha s? veja no c?u
A nuvenzinha a correr
Que parece um carneirinho
Ou um p?ssaro a descer

Bem branquinha
Bem fofinha
Corre brinca de esconder
Voa, Voa, corre, corre
Nem do tempo de eu ver!

Parece algod?o doce
Da vontade de comer
Um pirulito, um cachorrinho
Em todas nuvens posso ver

Vem aqui brincar comigo
De nuvenzinha admirar
Brincadeira gostosinha
Nuvenzinha adivinha

Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/15060. Acesso 11/05/2012.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, poemas, obras liter?rias, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e  coes?o);
  • Geografia: possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do c?u, mudan?as clim?ticas;
  • Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o no??es do  tempo: dia.
  • Ci?ncias: compreens?o da origem, forma??o e caracter?ticas das nuvens.
  • Inform?tica: linguagem digital, cria??o de blog e Webgincana, PowerPoint, navega??o na Internet.
  • Temas transversais: ?tica, cidadania, natureza e sociedade.
  • Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos.

 Roda de conversa

Em seguida, ? hora de dialogar sobre o tema do Projeto, pe?a que cada aluno d? sua opini?o. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ?A origem das nuvens?.

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Caso prefira organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa no Projeto. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar como as nuvens se formam e do que s?o feitas.
  • Vamos investigar se existe ?gua nas nuvens.
  • Vamos pesquisar para aprender as diferen?as nos formatos das nuvens.
  • Vamos descobrir se as nuvens t?m nomes.

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 2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem das nuvens. Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas, nos quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa.

  • Do que as nuvens s?o feitas?
  • Como se formam as nuvens?
  • Existe ?gua nas nuvens?
  • Por que as nuvens s?o diferentes?
  • As nuvens possuem nomes?

Professor, diante das quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais ser?o testadas por meio da Pesquisa.

Para isso, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Do que as nuvens s?o feitas?

Hip?teses: As nuvens s?o feitas de ?gua.

  • Como se formam as nuvens?

Hip?teses: Elas se formam movimentando umas perto das outras.

  • Existe ?gua nas nuvens?

Hip?teses: Sim existe ?gua dentro das nuvens.

  • Por que as nuvens s?o diferentes?

Hip?teses: Porque elas t?m forma??es diferentes. 

  • As nuvens possuem nomes?

Hip?teses: As nuvens recebem nomes de acordo com suas caracter?sticas.

Em seguida, converse com seus alunos, que para pesquisar precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto, nas Fontes de Pesquisas, que s?o os locais onde os alunos ir?o pesquisar sobre: o tema escolhido e os recursos que utilizar?o para responderem suas perguntas. Espera-se que elas sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outras.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Por?m, o planejamento dever? ser constante, ap?s e durante as Pesquisas, suas reflex?es e debates.

Na Metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.

  • Observar o c?u no p?tio da escola;
  • Pesquisar em textos e v?deos informa??es sobre o Projeto;
  • Criar um Blog para divulgar as informa??es descobertas;
  • Participar de conta??o de hist?rias e dramatiz?-las, por meio de apresenta??es teatrais;
  • Montar WebGincana sobre as atividades pesquisadas no decorrer do Projeto.

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3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto de Pesquisa.

Explorando o ambiente

? poss?vel olhar para o c?u e ver elefante, le?o, carrinho, casa ou golfinho? Claro que sim! As nuvens podem nos sugerir diferentes figuras. Voc? j? experimentou olhar atentamente para elas?

Professor, defina um lugar confort?vel para acomodar no p?tio ou jardim da escola todos os alunos e passe alguns minutos apreciando o c?u. Essa observa??o da paisagem celeste dever? ocorrer durante tr?s dias.

Voc? poder? sugerir que os alunos fotografem a atividade, utilizando tablet, c?mera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).

Oriente os alunos para registrarem na folha de papel A4 suas observa??es. Coloque-as no mural da sala de aula.

1? DIA 2? DIA 3? DIA

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Fonte: Acervo da Autora  

Ao final da observa??o proponha um momento de troca de ideias, socializando e comparando as observa??es feitas no p?tio da escola. Comente com os colegas e professor:

  • Voc? percebeu diferen?a entre as nuvens?
  • Voc? identificou o mesmo tipo de nuvens nos tr?s dias de observa??o?
  • Existe alguma nuvem que repetiu a sua forma em dias diferentes?
  • ? poss?vel identificar um tipo de nuvem mais frequente em sua cidade?

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4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois, da observa??o nos tr?s dias, apresente para a turma a tirinha: 

TIRINHA   

Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira339. Acesso 11/05/2012.

 INTERPRETANDO A TIRINHA

  1. Essa tirinha apresenta uma brincadeira sobre como as nuvens se formam. Para onde Magali e M?nica est?o olhando? (Para o c?u.).
  2. Fa?a uma lista dos desenhos que Magali e M?nica est?o vendo. (Sugest?o: jacar?, crocodilo, cachorro, p?ssaro, montanha e urso dentre outros.).
  3. O que foi utilizado para desenharem? (Nuvens.).
  4. O que significa a express?o ?feitas ? m?o?? (Sugest?o; o que ? feito ? m?o n?o pode ser feito ? m?quina. Trabalho feito ? m?o significa que a pe?a ? ?nica, exclusiva, n?o haver? outra igual. Os desenhos s?o perfeitos tanto que Magali e M?nica pensam que foram feitos ? m?o.).
  5. Escreva a hist?ria que voc? leu acrescentando o que as imagens mostram.

(Sugest?o: Magali e M?nica est?o olhando para o c?u e viram nuvens em forma de bichinhos. M?nica diz que eles parecem feitos ? m?o porque s?o perfeitos. Elas n?o veem os anjinhos brincando com as nuvens no c?u.).

E voc? na sua observa??o do c?u viu algum bichinho com forma de nuvem?

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5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, oriente os alunos a pesquisarem em textos e v?deos, informa??es sobre o formato das nuvens observadas, acessando os s?tios sugeridos no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

Solicite que os alunos observem e registrem algumas informa??es presentes nos textos e nos v?deos durante a Pesquisa dos mesmos.

  • Como as nuvens se formam?
  • Qual a import?ncia das nuvens para a Terra?
  • Do que as nuvens s?o feitas?
  • Como se chamam as diferentes formas de nuvens?

Textos online

online 

http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/. O texto apresenta informa??es sobre forma??o e caracter?sticas das nuvens. Acesso 09/05/2012.

 V?deos

nuvem 

http://www.youtube.com/watch?v=UZX71CLwh1U&feature=related. Este v?deo mostra as nuvens em movimentos. Acesso 09/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=UZPBcSreva4&feature=related. O v?deo comenta a forma??o das nuvens, de que ela ? constitu?da e a forma??o de tempestades. Acesso 09/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=I6M_ZBU7gBo&feature=related. Este v?deo da TV Escola comenta sobre a temperatura e o clima, sua varia??o e forma??o. Acesso 09/05/2012.

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Em seguida, organize os alunos em grupos para elabora??o de um pequeno texto coletivo  sobre as informa??es pesquisadas. N?o se esque?a de orientar os alunos nessa constru??o.

1. Escolha um t?tulo adequado para o texto e crie uma maneira de apresent?-lo, usando cores, formas e tamanhos de letras.

2. Escolha e crie uma ilustra??o para acompanhar seu texto; ela pode explicar ou trazer outras informa??es.

3. Este texto vai ser lido por colegas, professores e comunidade, portanto, verifique se  precisa de ajustes. Siga as dicas:

  • Releia o texto v?rias vezes.
  • Veja se ? preciso acrescentar mais informa??es.
  • Observe se escreveu o t?tulo.
  • Verifique se usou letra mai?scula no come?o das frases.
  • Pesquise a escrita de palavras que despertaram d?vidas.
  • Verifique se o texto pode ser compreendido pelo leitor.

Por fim, analise se o texto que o seu grupo escreveu apresenta as informa??es de forma clara e objetiva. Para isso, o texto deve expor dados e curiosidades sobre a forma??o, tamanho e tipos das nuvens.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha a cria??o de um Blog da turma, onde os alunos poder?o divulgar suas descobertas sobre o Projeto de Pesquisa.

Para a cria??o de um Blog s?o necess?rios alguns passos, convide a turma para ler informa??es sobre essa cria??o, acessando no s?tio do Portal do Professor a aula ?Vamos criar um Blog da turma??:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso  10/05/2012.

O Blog da turma tem as mesmas caracter?sticas do Blog da escola. Exige prepara??o pr?via e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e dire??o da escola e autoriza??es pr?vias para as imagens dos alunos aparecerem na rede, assim como a organiza??o de eventos relevantes. Lembre-se que ele ser? o di?rio da sua turma e seu Portif?lio.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. O texto apresenta passos e sugest?es de como trabalhar com a cria??o de Blog com a turma. Acesso  11/05/2012.

Veja outras sugest?es de s?tios para a cria??o do Blog:

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).

 http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. O v?deo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara. Acesso 11/05/2012.

 7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

VOC? SABE LER AS NUVENS?

Professor, organize os alunos em equipes para pesquisarem sobre os diferentes tipos de nuvens acessando os s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=OWsBFJ1ouvA&feature=related. Acesso 10/05/2012.

Aprenda a identificar os tipos de nuvens

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nuvem/nuvem.php . O texto apresenta informa??es sobre as caracter?sticas das nuvens, seu processo de forma??o e tipos de nuvens. Acesso 10/05/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=3X-BYp2gPFY&feature=related. O v?deo apresenta os tipos de nuvens, sua classifica??o e diferen?as. Acesso 10/05/2012.

Promova um di?logo sobre os tipos de nuvens encontradas e o nome de cada uma.

Em seguida, elabore fichas para identificar as nuvens. ? importante que esse registro seja feito primeiramente em folhas de papel, para depois serem postadas no Blog, portif?lio ou em outro recurso tecnol?gico.

 menino

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Observa??o das Nuvens

Com as fichas de identifica??o das nuvens. Observe o c?u e os tipos de nuvens em casa com seus familiares, em um lugar confort?vel.

Fotografe esse momento usando c?mera digital, tablet, ou at? mesmo utilizando o laptop do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera) para registrar as observa??es da Pesquisa.

8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um di?logo com os alunos sobre os tipos de nuvens que observaram em casa, compartilhe as fotos tiradas e o que as fam?lias dos alunos acharam desse momento de observa??o.Formule algumas quest?es para conduzir o di?logo:

  • Voc? gostou de observar as nuvens?
  • O que lhe chamou mais aten??o?
  • Voc? viu a nuvem se movimentando no c?u?
  • Nas vezes que voc? observou as nuvens, elas sempre tinham a mesma forma?
  • Quais os tipos de nuvens voc? e sua fam?lia observaram?

Em sala de aula, os alunos poder?o fazer registro da observa??o feita em casa e escrever os tipos de nuvens que identificaram utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Promova uma exposi??o dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.

Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es aos colegas. Portanto, organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de suas observa??es, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, nesse momento prepare o ambiente para contar a hist?ria, voc? poder? organizar um teatro de sombra com os alunos. Veja o exemplo:

 TEATRO

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? Ano do Ensino Fundamental na Escola de Educa??o B?sica da UFU em 2011.

Acervo da Autora

A NUVEM BRANCA E PEQUENINA  

Era uma vez uma nuvem pequenina e branca que vivia triste pelo c?u porque ela n?o queria ser nuvem. Ela n?o sabia para que servia uma nuvem. Ent?o ela queria ser uma outra coisa qualquer. Um dia viu voar um passarinho e pensou:

? Ah! Eu queria me transformar num passarinho e cantar entre as flores da terra!

Estica daqui, puxa dali e virou um passarinho-nuvem! Que beleza!

Acontece que o passarinho de verdade voou para alimentar os seus filhotes. Como ela n?o tinha filhotes ela ficou l? no c?u, sozinha! N?o tinha gra?a nenhuma. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

Logo depois, ela viu voar um avi?o e pensou:

? Eu quero me transformar num avi?o e sobrevoar o mundo.

Estica daqui, puxa dali e virou um avi?o-nuvem. Incr?vel! Por?m, n?o tinha gra?a nenhuma, ela n?o tinha um motorz?o. N?o fazia ?rumnnn?. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

Logo de tardinha, o menino empinou uma pipa l? no c?u, e ela pensou:

? Ah! Eu quero me transformar numa pipa e alegrar a garotada!

Estica dali, puxa da? e virou uma a pipa-nuvem! Que linda! Ah, mas o menino de repente foi l? e puxou a pipa de verdade. Ela n?o tinha ningu?m para puxar, ent?o ficou l? no c?u, sozinha! N?o tinha gra?a nenhuma. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

J? estava quase chorando quando a noite chegou. E a noite trouxe com ela as estrelinhas e a lua. Ent?o ela pensou:

? Ah! Eu quero me transformar numa estrelinha e realizar os desejos das crian?as na terra!

Estica daqui, puxa dali e virou a estrela-nuvem! Que beleza!

Ah, mas o dia nasceu e o dia mandou embora as estrelinhas e a lua, e ela ficou l? no c?u sozinha! N?o tinha gra?a nenhuma! Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste! A? sim, ela come?ou a chorar, e chorar e chorar...E as suas l?grimas pareciam pinguinhos de prata caindo na terra! Por?m enquanto ela chorava a terra come?ou a brotar. Abriram sementes, nasceram plantas, flores, frutos...E a? ela entendeu o que era ser uma nuvem, e pela primeira vez ela se sentiu importante e feliz em ser o choro do c?u.

Plim plim plim plim, olha a chuva! Plim plim plim plim, olha  a chuva. 

Fonte: http://www.skindolele.com.br/index_arquivos/Page1076.htm. Acesso em 11/05/2012.

Logo ap?s, a hist?ria converse com os alunos:

  • Porque a nuvenzinha era triste?
  • Qual a import?ncia dela para a natureza?
  • Para que serve as nuvens?
  • Se voc? pudesse escolher o que queria ser, o que voc? seria? Por qu??

Professor, organize os alunos para a dramatiza??o da hist?ria acima. Para isso, distribua os   personagens, a narra??o e a dire??o. Promova quantos ensaios julgar necess?rios para que os alunos a apresentem com desenvoltura no dia da ?Socializa??o dos resultados da Pesquisa? para a comunidade escolar.

      10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir uma WebGincana: ? muito parecida com a WebQuest. Mas a proposta da WebGincana,  ? de trabalho com Pesquisa na Web, como se fosse uma ca?a ao tesouro. Com uma p?gina na internet aberta pelo professor, ou mesmo em uma folha entregue aos alunos, o professor juntamente com os alunos, define as condi??es, o tempo e a concep??o do trabalho.

O que ? WebGincana?

http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2007/06/webgincana.html. No  textos comentam o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.

http://www1.sp.senac.br/hotsites/gde/oque.asp?me=1&sec=17. Os textos comentam o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.

  Exemplo de WebGincana

http://llr.animarinhos.vilabol.uol.com.br/. Neste s?tio encontramos exemplos de WebGincanas. Acesso11/05/2012.

 Cada grupo poder? elaborar as perguntas, sugerir os links de pesquisas para o outro grupo. Cabe ao professor orientar nesta elabora??o.

 11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. Seja por texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas.

Agora oriente os alunos para procederem ? indica??o das Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais dever?o ser constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnol?gicos e outras).

Conclu?da a Pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o juntamente com os alunos, agende  data, hor?rio e local e providencie os materiais que julgar necess?rios.

Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresenta??o que poder? ser feito no tablet ou no laptop. Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribu?dos pela comunidade escolar.

 12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Combine com os alunos como ser? a divulga??o dos resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem apresentar? os dados coletados na Pesquisa, as descobertas e as dificuldades enfrentadas.

Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.

 Segue algumas dicas, veja com a turma qual forma ser? mais produtiva e que desperte o interesse dos alunos.

 Os alunos poder?o construir slides usando PowerPoint, contendo as informa??es e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos s?tios:

 http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80. O v?deo apresenta os passos para a cria??o de uma apresenta??o no PowerPoint. Acesso 10/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 10/05/2012.

Auxilie os alunos a elaborarem um banner para a apresenta??o da Pesquisa, em forma de exposi??o dos dados coletados.

Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do. 

      Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.          

     Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).  No final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. 

      No dia posterior, pe?a aos alunos, que registrem, no caderno de Projeto, ou utilizem o tablet ou o laptop para inserirem no Blog e ou na WebGincana suas opini?es sobre o que significou participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem,  enfim,  suas descobertas sobre a Origem das Nuvens. 

Recursos Complementares

      Sugest?es de links para os alunos:

       http://webgincana.wikispaces.com/Abertura.  .O texto comenta o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais.  Acesso em 13/05/2012.

       Sugest?es de links para os professores:

       MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011. 

       https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.  Acesso11/05/2012. ?A Tecnologia na escola. Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem?. 

       http://www.brasilescola.com/fisica/raios.htm .   Acesso 11/05/2012. Este texto comenta sobre os raios entre as nuvens, sua forma??o e mecanismos de defesa.

Avaliação

O   Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

  • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, conheceram a origem das nuvens; identificaram os diferentes tipos de nuvens que existem; esclareceram os principais fatores que podem influenciar nos aspectos naturais de uma nuvem;e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.