Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como aprecia??o |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es do que seja ?Universo? e desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . ( O texto aborda a Metodologia de Pesquisa Cient?fica nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental.). Acesso em 19/05/2012.
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, quais os passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica ao relat?rio.
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40090 Acesso 07/05/2012.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050 Acesso 07/05/2012.
Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
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Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:
Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos dispon?veis na sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?A origem das Nuvens? que ser? desenvolvido nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.
Exemplo:
A turma do 1? ano do Ensino Fundamental estava brincando no p?tio da escola. Quando de repente o c?u ficou escuro e os alunos come?aram a observar as nuvens e levantaram questionamentos sobre o formato das mesmas. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde v?m as nuvens e as diferen?as que existem no c?u.
Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula. Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras a??es.
MATA, L?lia. A nuvem que queria chover onde era preciso. S?o Paulo: AAGCEA, 2012. (Cole??o 25 anos uma Hist?ria).
Sinopse:
?A nuvem que queria chover onde era preciso? ? uma hist?ria, de L?lia Mata, escritora e jornalista, que fala dos sonhos e da vontade de acertar na realiza??o de trabalhos em favor dos outros. Fala tamb?m da amizade e da alegria de termos algu?m que nos compreende. Destinada ao p?blico infantil consegue igualmente enternecer jovens e adultos, com a beleza e a sensibilidade da sua mensagem.
O Projeto pretende levar as crian?as das escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a trabalharem a aceita??o das diferen?as e a aprenderem a tra?ar objetivos, de acordo com os seus valores, no sentido de ajudarem os outros.
Fonte: http://www.madeira-edu.pt/gcea/tabid/2814/Default.aspx. Acesso 07/05/2012.
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1422015#. Acesso 07/05/2012.
Neste s?tio voc? encontra tirinha sobre as nuvens vista pelos personagens em forma de bichinhos. Acesso 11/05/2012.
Nuvem de Algod?o ?doce?
Autora: Cl?udia Liz
Nesses versos vou agora
Fazendo o passado voltar
Recordando a tua inf?ncia
Brincando de adivinhar
Olha s? veja no c?u
A nuvenzinha a correr
Que parece um carneirinho
Ou um p?ssaro a descer
Bem branquinha
Bem fofinha
Corre brinca de esconder
Voa, Voa, corre, corre
Nem do tempo de eu ver!
Parece algod?o doce
Da vontade de comer
Um pirulito, um cachorrinho
Em todas nuvens posso ver
Vem aqui brincar comigo
De nuvenzinha admirar
Brincadeira gostosinha
Nuvenzinha adivinha
Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/15060. Acesso 11/05/2012.
Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Roda de conversa
Em seguida, ? hora de dialogar sobre o tema do Projeto, pe?a que cada aluno d? sua opini?o. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ?A origem das nuvens?.
Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Caso prefira organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa no Projeto. Veja alguns exemplos:
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2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem das nuvens. Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas, nos quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa.
Professor, diante das quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais ser?o testadas por meio da Pesquisa.
Para isso, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
Hip?teses: As nuvens s?o feitas de ?gua.
Hip?teses: Elas se formam movimentando umas perto das outras.
Hip?teses: Sim existe ?gua dentro das nuvens.
Hip?teses: Porque elas t?m forma??es diferentes.
Hip?teses: As nuvens recebem nomes de acordo com suas caracter?sticas.
Em seguida, converse com seus alunos, que para pesquisar precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto, nas Fontes de Pesquisas, que s?o os locais onde os alunos ir?o pesquisar sobre: o tema escolhido e os recursos que utilizar?o para responderem suas perguntas. Espera-se que elas sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outras.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Por?m, o planejamento dever? ser constante, ap?s e durante as Pesquisas, suas reflex?es e debates.
Na Metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.
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3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto de Pesquisa.
Explorando o ambiente
? poss?vel olhar para o c?u e ver elefante, le?o, carrinho, casa ou golfinho? Claro que sim! As nuvens podem nos sugerir diferentes figuras. Voc? j? experimentou olhar atentamente para elas?
Professor, defina um lugar confort?vel para acomodar no p?tio ou jardim da escola todos os alunos e passe alguns minutos apreciando o c?u. Essa observa??o da paisagem celeste dever? ocorrer durante tr?s dias.
Voc? poder? sugerir que os alunos fotografem a atividade, utilizando tablet, c?mera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).
Oriente os alunos para registrarem na folha de papel A4 suas observa??es. Coloque-as no mural da sala de aula.
1? DIA | 2? DIA | 3? DIA |
? ? ? ? |
? | ? |
Fonte: Acervo da Autora
Ao final da observa??o proponha um momento de troca de ideias, socializando e comparando as observa??es feitas no p?tio da escola. Comente com os colegas e professor:
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4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois, da observa??o nos tr?s dias, apresente para a turma a tirinha:
Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira339. Acesso 11/05/2012.
INTERPRETANDO A TIRINHA
(Sugest?o: Magali e M?nica est?o olhando para o c?u e viram nuvens em forma de bichinhos. M?nica diz que eles parecem feitos ? m?o porque s?o perfeitos. Elas n?o veem os anjinhos brincando com as nuvens no c?u.).
E voc? na sua observa??o do c?u viu algum bichinho com forma de nuvem?
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5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, oriente os alunos a pesquisarem em textos e v?deos, informa??es sobre o formato das nuvens observadas, acessando os s?tios sugeridos no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
Solicite que os alunos observem e registrem algumas informa??es presentes nos textos e nos v?deos durante a Pesquisa dos mesmos.
Textos online
http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/. O texto apresenta informa??es sobre forma??o e caracter?sticas das nuvens. Acesso 09/05/2012.
V?deos
http://www.youtube.com/watch?v=UZX71CLwh1U&feature=related. Este v?deo mostra as nuvens em movimentos. Acesso 09/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=UZPBcSreva4&feature=related. O v?deo comenta a forma??o das nuvens, de que ela ? constitu?da e a forma??o de tempestades. Acesso 09/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=I6M_ZBU7gBo&feature=related. Este v?deo da TV Escola comenta sobre a temperatura e o clima, sua varia??o e forma??o. Acesso 09/05/2012.
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Em seguida, organize os alunos em grupos para elabora??o de um pequeno texto coletivo sobre as informa??es pesquisadas. N?o se esque?a de orientar os alunos nessa constru??o.
1. Escolha um t?tulo adequado para o texto e crie uma maneira de apresent?-lo, usando cores, formas e tamanhos de letras.
2. Escolha e crie uma ilustra??o para acompanhar seu texto; ela pode explicar ou trazer outras informa??es.
3. Este texto vai ser lido por colegas, professores e comunidade, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise se o texto que o seu grupo escreveu apresenta as informa??es de forma clara e objetiva. Para isso, o texto deve expor dados e curiosidades sobre a forma??o, tamanho e tipos das nuvens.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha a cria??o de um Blog da turma, onde os alunos poder?o divulgar suas descobertas sobre o Projeto de Pesquisa.
Para a cria??o de um Blog s?o necess?rios alguns passos, convide a turma para ler informa??es sobre essa cria??o, acessando no s?tio do Portal do Professor a aula ?Vamos criar um Blog da turma??:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 10/05/2012.
O Blog da turma tem as mesmas caracter?sticas do Blog da escola. Exige prepara??o pr?via e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e dire??o da escola e autoriza??es pr?vias para as imagens dos alunos aparecerem na rede, assim como a organiza??o de eventos relevantes. Lembre-se que ele ser? o di?rio da sua turma e seu Portif?lio.
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. O texto apresenta passos e sugest?es de como trabalhar com a cria??o de Blog com a turma. Acesso 11/05/2012.
Veja outras sugest?es de s?tios para a cria??o do Blog:
http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. O v?deo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara. Acesso 11/05/2012.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
VOC? SABE LER AS NUVENS?
Professor, organize os alunos em equipes para pesquisarem sobre os diferentes tipos de nuvens acessando os s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=OWsBFJ1ouvA&feature=related. Acesso 10/05/2012.
Aprenda a identificar os tipos de nuvens
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nuvem/nuvem.php . O texto apresenta informa??es sobre as caracter?sticas das nuvens, seu processo de forma??o e tipos de nuvens. Acesso 10/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=3X-BYp2gPFY&feature=related. O v?deo apresenta os tipos de nuvens, sua classifica??o e diferen?as. Acesso 10/05/2012.
Promova um di?logo sobre os tipos de nuvens encontradas e o nome de cada uma.
Em seguida, elabore fichas para identificar as nuvens. ? importante que esse registro seja feito primeiramente em folhas de papel, para depois serem postadas no Blog, portif?lio ou em outro recurso tecnol?gico.
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Observa??o das Nuvens
Com as fichas de identifica??o das nuvens. Observe o c?u e os tipos de nuvens em casa com seus familiares, em um lugar confort?vel.
Fotografe esse momento usando c?mera digital, tablet, ou at? mesmo utilizando o laptop do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera) para registrar as observa??es da Pesquisa.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um di?logo com os alunos sobre os tipos de nuvens que observaram em casa, compartilhe as fotos tiradas e o que as fam?lias dos alunos acharam desse momento de observa??o.Formule algumas quest?es para conduzir o di?logo:
Em sala de aula, os alunos poder?o fazer registro da observa??o feita em casa e escrever os tipos de nuvens que identificaram utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Promova uma exposi??o dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.
Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es aos colegas. Portanto, organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de suas observa??es, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesse momento prepare o ambiente para contar a hist?ria, voc? poder? organizar um teatro de sombra com os alunos. Veja o exemplo:
Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? Ano do Ensino Fundamental na Escola de Educa??o B?sica da UFU em 2011.
Acervo da Autora
A NUVEM BRANCA E PEQUENINA
Era uma vez uma nuvem pequenina e branca que vivia triste pelo c?u porque ela n?o queria ser nuvem. Ela n?o sabia para que servia uma nuvem. Ent?o ela queria ser uma outra coisa qualquer. Um dia viu voar um passarinho e pensou: Fonte: http://www.skindolele.com.br/index_arquivos/Page1076.htm. Acesso em 11/05/2012. |
Logo ap?s, a hist?ria converse com os alunos:
Professor, organize os alunos para a dramatiza??o da hist?ria acima. Para isso, distribua os personagens, a narra??o e a dire??o. Promova quantos ensaios julgar necess?rios para que os alunos a apresentem com desenvoltura no dia da ?Socializa??o dos resultados da Pesquisa? para a comunidade escolar.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir uma WebGincana: ? muito parecida com a WebQuest. Mas a proposta da WebGincana, ? de trabalho com Pesquisa na Web, como se fosse uma ca?a ao tesouro. Com uma p?gina na internet aberta pelo professor, ou mesmo em uma folha entregue aos alunos, o professor juntamente com os alunos, define as condi??es, o tempo e a concep??o do trabalho.
O que ? WebGincana?
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2007/06/webgincana.html. No textos comentam o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.
http://www1.sp.senac.br/hotsites/gde/oque.asp?me=1&sec=17. Os textos comentam o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.
Exemplo de WebGincana
http://llr.animarinhos.vilabol.uol.com.br/. Neste s?tio encontramos exemplos de WebGincanas. Acesso11/05/2012.
Cada grupo poder? elaborar as perguntas, sugerir os links de pesquisas para o outro grupo. Cabe ao professor orientar nesta elabora??o.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. Seja por texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas.
Agora oriente os alunos para procederem ? indica??o das Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais dever?o ser constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnol?gicos e outras).
Conclu?da a Pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar.
Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o juntamente com os alunos, agende data, hor?rio e local e providencie os materiais que julgar necess?rios.
Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresenta??o que poder? ser feito no tablet ou no laptop. Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribu?dos pela comunidade escolar.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Combine com os alunos como ser? a divulga??o dos resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem apresentar? os dados coletados na Pesquisa, as descobertas e as dificuldades enfrentadas.
Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.
Segue algumas dicas, veja com a turma qual forma ser? mais produtiva e que desperte o interesse dos alunos.
Os alunos poder?o construir slides usando PowerPoint, contendo as informa??es e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80. O v?deo apresenta os passos para a cria??o de uma apresenta??o no PowerPoint. Acesso 10/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 10/05/2012.
Auxilie os alunos a elaborarem um banner para a apresenta??o da Pesquisa, em forma de exposi??o dos dados coletados.
Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.
Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens). No final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores.
No dia posterior, pe?a aos alunos, que registrem, no caderno de Projeto, ou utilizem o tablet ou o laptop para inserirem no Blog e ou na WebGincana suas opini?es sobre o que significou participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim, suas descobertas sobre a Origem das Nuvens.
Sugest?es de links para os alunos:
http://webgincana.wikispaces.com/Abertura. .O texto comenta o que ? WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso em 13/05/2012.
Sugest?es de links para os professores:
MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011.
https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha. Acesso11/05/2012. ?A Tecnologia na escola. Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem?.
http://www.brasilescola.com/fisica/raios.htm . Acesso 11/05/2012. Este texto comenta sobre os raios entre as nuvens, sua forma??o e mecanismos de defesa.
O Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, conheceram a origem das nuvens; identificaram os diferentes tipos de nuvens que existem; esclareceram os principais fatores que podem influenciar nos aspectos naturais de uma nuvem;e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.