Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica: Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa - UCA / Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as formas de reciclagem;
  • Preservar o meio ambiente da polui??o;
  • Mudar as atitudes de consumo para colaborar com o planeta;
  • Compreender que a preserva??o do planeta depende da mudan?a dos h?bitos do ser humano;
  • Aprender como separar corretamente o lixo;
  • Adquirir atitudes de preserva??o do planeta Terra separando lixo org?nico do lixo n?o org?nico;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 720 minutos ?12 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es do que seja ?Universo? e desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de expor oralmente, suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

  INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Cient?fica nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental. Acesso  19/05/2012. 

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 06/05/2012. Texto que  apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, quais os passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica ao relat?rio.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40213

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40138

 Acesso 07/05/2012.

Com base nas informa??es coletadas nos s?tios, para se trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

  1. Defini??o do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Defini??o dos Objetivos;
  4. Elabora??o dos Problemas;
  5. Levantamento das Hip?teses;
  6. Defini??o das Fontes de Pesquisas;
  7. Constru??o de um Cronograma;
  8. Execu??o da Metodologia;
  9. Exposi??o das Conclus?es/ Considera??es Finais;
  10. Registro das Refer?ncias Bibliogr?ficas;
  11. Divulga??o dosResultados/Culmin?ncia do Projeto.

Observa??o: ? importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. A cada etapa do Projeto ? fundamental o registro que poder? ser feito de v?rias maneiras: 

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizado utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto); o tablet e ou outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa?, que ser? desenvolvido nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo: Ao realizar um trabalho de campo no parque da cidade os alunos perceberam que algumas plantas estavam morrendo, pois havia muito lixo jogado fora das lixeiras, por alguns visitantes. A partir da?, tiveram a curiosidade em descobrir e elencar a??es para melhorar essa quest?o.

Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula. Explore imagens, leia obras liter?rias, disponibilize filmes, dentre outras a??es.

  OBRAS LITER?RIAS

  •  As Latinhas tamb?m se amam

 As latinhas

Sinopse:

Foi inevit?vel: Betti,  a antiga e misteriosa latinha encontrada por Jaime, e Red Diet se apaixonaram. Mas Ruivo, l?der da Gangue do Outro Lado, sequestra Betti e, sem querer, acaba gerando um movimento pela reciclagem do lixo da cidade. Onde andar? Betti? O que ser? de Red Diet? N?o perca esse romance diferente, cheio de aventuras!

Temas para atividades:
- Meio Ambiente: a reciclagem e sua contribui??o para o equil?brio ecol?gico e para um futuro melhor;
- Ci?ncias: os tipos de materiais que podem ser reciclados;
- ?tica: o que s?o gangues e como se comportam seus integrantes.

Fonte: http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=218. Acesso em 13/05/2012.  

  • Reciclar ? o caminho

?

  CAPA LIVRO  

Sinopse: 

Este livro bilingue, Portugu?s e Ingl?s vem acompanhado de um CD AUDIOBOOK tamb?m bilingue, onde os alunos v?o ouvir toda a hist?ria como se estivessem assistindo ao espet?culo teatral de fantoches e podendo acompanhar a hist?ria no livro, lendo e ouvindo as vozes de todos os personagens, atores que interpretam a hist?ria tanto em Portugu?s como em Ingl?s.

Tudo come?a no fundo do mar...

Nesta viagem ao fundo do mar, os alunos encontrar?o divertidos e encantadores personagens marinhos, vivendo uma aventura cheia de alegria, suspense, beleza e muito fantasia. Os personagens v?o ensinar a todos uma importante li??o de cidadania.

A mensagem tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade de se preservar a natureza, mostrando a import?ncia da separa??o adequada do lixo, da prote??o aos animais e do combate ? polui??o dos rios, dos mares, enfim, ? polui??o em geral.

Ser? uma inesquec?vel e maravilhosa experi?ncia, uma lembran?a que permanecer? para sempre nas mem?rias dos pequenos leitores. Uma imperd?vel oportunidade para educar! Vamos juntos nessa aventura? 

http://brasilia.olx.com.br/reciclar-e-o-caminho-recycling-is-the-way-iid-289542285. Acesso em 11/05/2012. 

LINKS DO PORTAL 

 http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/colo_004.htmNeste s?tio voc? encontrar? o jogo de colorir tema: lixo. Acesso em 20/05/2012.

http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/arca_01.htm ...    . Neste s?tio voc? encontrar? o jogo arcades ajudar a tartaruga a se livrar dos lixos. Acesso em 20/05/2012. 

Converse com a turma e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre o tema do nosso Projeto. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto, sugerimos: ?Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa?.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodu??o de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentua??o gr?fica, uso de letras mai?sculas e min?sculas, pontua??o, par?grafo, acentua??o, concord?ncia verbal e concord?ncia nominal, pontua??o etc.) e aspectos sem?nticos (coer?ncia e  coes?o);
  • Hist?ria: levantamento de problemas ambientais (passado e presente) e discuss?o de solu??es;
  • Geografia: possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do espa?o, problemas ambientais; munic?pio; meio ambiente: preserva??o e degrada??o;
  • Matem?tica: interpreta??o de dados e informa??o; gr?ficos e tabelas (confec??o e interpreta??o); estat?stica; probabilidade; formula??o, interpreta??o e resolu??o de situa??es problema, medidas de tempo: dia, semana, m?s e ano;
  • Ci?ncias: facilitar a compreens?o de como a reciclagem ? importante para o meio ambiente: preserva??o e degrada??o;
  • Inform?tica: linguagem digital, cria??o de Blog, Movie Maker, navega??o na Internet;
  • Temas transversais: ?tica, cidadania, natureza e sociedade;
  • Artes: leitura, compreens?o, an?lise e interpreta??o de imagens; produ??o de desenhos, pinturas, oficinas de reciclagem.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, promova um dialogo  com os alunos sobre o que querem estudar sobre Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Caso preferira organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os para registrar. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar sobre o lixo da nossa casa;
  • Vamos investigar sobre o que podemos fazer para diminuir o lixo no planeta Terra;
  • Para aprender como reciclar;
  • Vamos descobrir como colaborar com o planeta Terra reaproveitando os materiais recicl?veis que jogamos fora.

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a preserva??o do planeta Terra. Registre em um cartaz  os objetivos tra?ados pelos investigadores. 

Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas, nos quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Veja alguns exemplos:

  • Como podemos preservar nosso planeta?
  • Para que serve a reciclagem?
  •  Reciclar ajuda o meio ambiente?
  • Quais os passos para diminuir o lixo?

Professor, proponha a cria??o de um Blog da turma onde possam divulgar suas descobertas sobre o Projeto de Pesquisa.

Para a cria??o de um Blog s?o necess?rios alguns passos, convide a turma para ler informa??es sobre essa cria??o, acessando a aula ?Vamos criar um Blog da turma??, dispon?vel no s?tio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 10/05/2012.

O Blog da turma tem as mesmas caracter?sticas do Blog da escola. Exige prepara??o pr?via e envolvimento dos autores no processo, como pais, professor, alunos e dire??o da escola e autoriza??es pr?vias para as imagens dos alunos aparecerem na rede, assim como a organiza??o de eventos relevantes. Lembre-se que ele ser? o di?rio da sua turma e seu Portif?lio.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Acesso 11/05/2012. O texto apresenta passos e sugest?es de como trabalhar com a cria??o de Blog com a turma.

Veja outras sugest?es de s?tios para a cria??o do Blog:

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.) Acesso 11/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Acesso 11/05/2012. O v?deo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, diante de todas as quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, as quais ser?o testadas por meio da Pesquisa.

Solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa.

Veja alguns exemplos a seguir:

  • Como podemos preservar nosso planeta?

Hip?teses: Plantando, jogando lixo no lixo. Separando o lixo.

  • Para que serve a reciclagem?

Hip?teses: Para n?o acabar com o papel.

  • Quais os passos para diminuir o lixo?

Hip?teses: Separar e reaproveitar o que pode ser utilizado em outras coisas.

  • Reciclar ajuda o meio ambiente?

Hip?teses: Ajuda, porque evita que mais lixo polua o meio ambiente.

Em seguida, converse com seus alunos que para pesquisar precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto. As Fontes de Pesquisas s?o onde os alunos ir?o pesquisar sobre o tema escolhido, quais os recursos utilizar?o para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outros.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Por?m, o planejamento dever? ser constante, ap?s e durante as Pesquisas, suas reflex?es e debates.

Na Metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.

  • Realizar um passeio pela cidade;
  • Interpretar textos e v?deos online;
  • Separar o lixo da sua casa;
  • Montar uma oficina de reciclagem;
  • Escrever uma carta ao prefeito da cidade para contar sobre os problemas de falta de preserva??o e apresentar sugest?es;
  • Montar um v?deo no Movie Maker com as fotos tiradas durante o Projeto.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto de Pesquisa.

Explorando o texto online

Professor, organize os alunos para ler a hist?ria adaptada dos ?Tr?s Porquinhos? acessando no laptop  o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet tamb?m poder? ser utilizado.

http://images.paulovasco.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/S75VTAooCtUAACV-Ugw1/3%20porquinhos.pdf?nmid=328952916. A hist?ria do Lobo Mau ensina a fazer a coleta seletiva do lixo de uma forma correta. Acesso 11/05/2012.

Discuta com a turma, durante a leitura, as informa??es presentes na hist?ria.

Em seguida, fa?a a interpreta??o do texto com os alunos.

Interpreta??o do Texto

01-Ap?s a leitura do texto responda as quest?es abaixo:

  1. Qual era a cor da casa do Porquinho mais velho?
  2. Qual era a cor da casa do Porquinho do meio?
  3. Qual era a cor da casa do Porquinho mais novo?

02- No texto aparece a palavra ecoponto. O que esta palavra significa? Se n?o souber procure seu significado na internet acessando o s?tio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoponto. Acesso 13/05/2012.

03- Por que o narrador do texto diz que o lugar onde os porquinhos acamparam ficou bastante parecido com o de uma ?lixeira??

04- Logo pela manh?, quando o lobo ia tomar seu pequeno almo?o se deparou com aquela sujeira no meio do pinhal. Qual foi sua rea??o? Assinale com um X:

(    ) Alegre porque fazia bastante tempo que n?o via tanta sujeira.

(    ) Desvairado, desnorteado, passado de todo!

(    ) Muito entusiasmado com os Porquinhos.

05- No texto, o lobo disse aos porquinhos que a tenda amarela ? mesmo daquele amarelo igualzinho ao contentor do ecoponto onde se depositam as embalagens de pl?stico e metal. Essa afirmativa do lobo est? correta? Justifique sua resposta.

06- Em sua opini?o, o lobo agiu de forma correta com os Porquinhos? Explique.

07- Agora ligue os nomes das embalagens ao seu respectivo contentor.

Papel Cart?o                                                                                                                          lat??es 

Pl?stico e Metal                                                                                                                     lata verde

Vidro                                                                                                                                         lata azul 

http://kids.sapo.pt/aprender/ambiente/artigo/os_ecopontos. Acesso 13/05/2012. Foto das embalagens.

Proponha aos alunos, que fa?am as atividades selecionadas, acessando os s?tios:

RECICLAR 

http://friendsddpk.pbworks.com/w/page/15238507/Atividade%201. Acesso   11/05/2012.

http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/10/ciencias-lixo.html. Acesso  11/05/2012.

Em seguida, organize os alunos para elabora??o de um panfleto com descobertas e dicas de como separar o lixo. Ao terminarem proponha que distribuam na escola e em sua vizinhan?a.

Mostre alguns exemplos de panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar recursos tecnol?gicos dispon?veis.

Solicite aos alunos, que fa?am uma Pesquisa de modelos dos panfletos utilizando os s?tios indicados. Poder?o acessar no laptop o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet tamb?m poder? ser utilizado na Pesquisa.

http://fabricatotal.wordpress.com/2009/11/11/panfleto-coleta-seletiva-de-bom-despacho/. Acesso em 13/05/2012.

http://villadiitalia.blogspot.com.br/. Acesso em 13/05/2012.

http://repisasocioambiental.blogspot.com.br/2010/08/dia-11-de-agosto-ato-contra-os.html. Acesso em 13/05/2012.

  

 5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Jornal Ecol?gico

Professor, sugira a elabora??o de um jornal ecol?gico, no qual os alunos expressem por meio de pequenas reportagens, den?ncias de agress?es a natureza e divulguem campanhas de preserva??o. ? importante que os alunos, orientados pelo professor, tenham a liberdade de expressarem a pr?pria linguagem. Veja algumas etapas para a elabora??o do jornal:

  • Discuss?o das poss?veis se??es do jornal;
  • Defini??o dos temas ecol?gicos e das mat?rias principais;
  • Visita aos locais das reportagens para uma melhor coleta das informa??es e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustraram a reportagem;
  • Elabora??o dos textos individuais e coletivos, posteriores a discuss?o em grupo;
  • Entrevistas com pessoas relacionadas aos temas escolhidos;
  • Fechamento e digita??o das mat?rias;
  • Distribui??o das mat?rias e fotos nas p?ginas do jornal (diagrama??o);
  • Elabora??o de legendas e manchetes;
  • Distribui??o do jornal na escola e comunidade.

Professor, oriente os alunos para que utilizem o tablet ou o laptop para a elabora??o de desenhos  contendo informa??es sobre as observa??es feitas na ?Aula de Campo?.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a constru??o dos cartazes. Seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: "Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa".

Cabe ao professor juntamente com os alunos definir se o jornal ser? impresso ou divulgado em redes sociais criados pelos pr?prios alunos.

Para a coleta de dados do jornal agende com anteced?ncia,  visitas dos alunos, a alguns lugares da cidade como, por exemplo: parques , ?reas verdes, bairros ou  lugares onde acontece a coleta de materiais recicl?veis, lix?o ou aterros sanit?rios. Proponha uma ?Aula de Campo?, para os alunos poderem explorar mais esse tema. Fa?a, com a turma um planejamento detalhado da atividade, n?o se esque?a de enviar aos pais, um pedido de autoriza??o para a participa??o do/a filho/a na atividade.

Logo ap?s, a ?Aula Campo? proponha uma discuss?o sobre a visita e o que aprenderam.

Fa?a um paralelo com a novela da Globo ?Avenida Brasil?, na qual o tema ? lix?o? ? tratado, assim como os problemas sociais que o envolvem, como a explora??o do trabalho infantil e o abandono de crian?as.

Leve para a sala de aula m?sicas, v?deos ou jogos que tratam sobre o assunto. 

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Vamos Preservar!

Professor, promova uma roda de conversa na sala de aula com os alunos, sobre o lixo que cada um separou em casa. Abra as sacolas onde o lixo foi acondicionado e proponha que seja separado de acordo com sua propriedade.

Fa?a uma lista no quadro ou em cartolina com o nome dos materiais e a quantidade trazida pela turma.

Em seguida, monte, com os alunos, um gr?fico, a fim de que percebam que a maioria dos materiais que utilizamos pode ser reciclada, sendo assim estamos colaborando com o meio ambiente.

Registre o gr?fico utilizando programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para montagem do gr?fico.

Depois que o gr?fico estiver pronto converse com a turma e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre a quantidade de materiais que poderia ser reaproveitada, em sua pr?pria casa ou em postos de coletas.

Professor, disponibilize o texto abaixo para discutir com os alunos:

A Reciclagem dos materiais

?

?

texto  reciclagem 2

?

Fonte: CARNAVALLE, Maria Rosa. Projeto Prosa Ci?ncias: 3? Ano do Ensino Fundamental. 2 ed. Editora: Saraiva. S?o Paulo, 2011. p. 152-153.

Professor, explore com os alunos a reciclagem, que pode ser iniciada em casa ( com a separa??o de materiais recicl?veis) e na Ind?stria (que a utiliza??o dos materiais que sobram ou resultam do processo de produ??o).

? importante que os alunos chegam a conclus?o, que o lixo ? um dos maiores problemas que os seres humanos enfrentam atualmente. Portanto, devemos agir para diminuir esse problema. Os "Rs" ? a inicial das cinco atitudes principais que contribuem para diminuir a produ??o de lixo no planeta.

Professor, apresente aos alunos os 5 "Rs" Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Reciclar e Repensar. Veja a sugest?o abaixo:

rs 5Rs 

?

Fonte: CARNAVALLE, Maria Rosa. Projeto Prosa Ci?ncias: 3? Ano do Ensino Fundamental. 2 ed. Editora: Saraiva. S?o Paulo, 2011. p. 150-151.

 Professor, converse com os alunos e levante os questionamentos das imagens:

  • Qual dos 5 "Rs" cada crian?a est? praticando? ( A- Reciclar, B- Reduzir e C-Reutilizar)
  • E voc? pratica algum dos 5 "Rs"? Qual ou quais? Explique.

   Atividade complementar

Professor, se em sua cidade n?o existir a coleta seletiva do lixo ? hora de elaborar uma carta para o prefeito e vereadores, solicitando que se inicie um trabalho na cidade sobre a import?ncia das pessoas fazerem a separa??o do lixo em recicl?vel e n?o recicl?vel. N?o se esque?a de divulgar a carta no Blog da turma.

 7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Oficina de reciclagem

? hora de reciclar...

Solicite aos alunos que coloquem seu lado inventor em a??o e criem um brinquedo utilizando o material reutiliz?vel, que trouxeram para sala de aula como tarefa de casa.

Depois eles dever?o escolher uma forma de apresentar como sua inven??o funciona, imaginando que ? um apresentador.

N?o se esque?a de dizer na hora da apresenta??o:

_ O nome de seu brinquedo;

_ Como pode ser utilizado;

_ Quais materiais foram usados na confec??o;

_ Como foi feito;

_ Quanto tempo levou para construi-lo;

_ Outros detalhes que considerar necess?rios.

Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Todo invento precisa ser divulgado, pe?a a cada aluno que escreva um pequeno texto explicando como o brinquedo que criou pode ser montado. Lembre-o de que o texto deve ser objetivo e assinado para autenticar a autoria. Professor, re?na todos os textos e imagens produzidas e divulgue no pr?prio Blog da turma.  Tamb?m poder? ser doado para a biblioteca da escola para que outras pessoas possam consult?-lo.

 8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Na trilha da Ci?ncias

Assim como o ser humano faz a reciclagem de alguns materiais, na natureza tamb?m acontece reciclagem. Essa reciclagem natural ? chamada de decomposi??o e ? realizada no pr?prio ambiente pela a??o de microorganismos vivos, como fungos e bact?rias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Professor, pe?a aos alunos que pesquisem informa??es sobre o tempo de decomposi??o de alguns materiais em livros, internet e Blogs.

 

 quadro

BORDINI, Santina C?lia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, J?lio Rocker. Mundo Aberto Ci?ncias. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Leya, 2011.

PANFLETOS

PANFLETOS 

http://cincoerres.wordpress.com/2010/05/06/decomposicao-do-lixo-na-natureza/. Neste Blog  voc? encontra informa??es sobre o tempo de decomposi??o dos objetos. Acesso 11/05/2012. 

 http://friendsddpk.pbworks.com/w/page/15238544/Reciclagem. Acesso 11/05/2012. O texto comenta as a??es que podem ser realizadas, o que deve ir para a coleta seletiva dentre outras informa??es.

 LIXO

 http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2010/06/atividade-meio-ambiente_4993.html. Este blog possui atividades diversas sobre o Lixo.  Acesso 11/05/2012. 

Fazendo experimentos

Depois, da Pesquisa e estudo proponha a realiza??o de um experimento. Para isso, providencie os materiais com anteced?ncia.

  Voc? vai precisar de:

  • 1 peda?o de pl?stico ou de isopor;
  • Casca de banana ou miolo de ma??;
  • 1 colher;
  • Luvas.

 Fa?a assim: 

  1. Escolha um lugar que tenha terra e, com a colher e utilizando luvas, fa?a dois buracos;
  2. Enterre em um dos buracos o peda?o de pl?stico ou de isopor e, no outro, a casca de banana ou o miolo de ma??;
  3. Tampe os buracos com terra e coloque uma placa de identifica??o.

 Observe:

  • O que vai acontecer com o que foi enterrado? Anote a resposta no caderno.
  • Anote em um calend?rio a data do experimento e retome trinta dias depois para verificar o que aconteceu e se a sua resposta estava correta.

Fonte: BORDINI, Santina C?lia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, J?lio Rocker. Mundo Aberto Ci?ncias. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Leya, 2011.115 p.

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, pesquise as informa??es sobre os 3 Rs com os alunos, a??es pr?ticas que podem propiciar a redu??o do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo para com a qualidade de vida das pr?ximas gera??es.

 http://maemfoco.blogspot.com.br/2010/07/os-5rs-da-reciclagem.html. Acesso 11/05/2012. O texto explica cada a??o e pr?ticas para serem desenvolvidas pela comunidade.

Logo ap?s, converse com os alunos se j? praticam alguma delas, lembre-se que ? sempre poss?vel disseminar e fazer mais.

Proponha a??es para serem desenvolvidas pelos alunos na escola e em casa. Veja um Blog criado com os alunos da Escola de Educa??o B?sica, nele voc? encontrar? dicas de a??es simples como o recolhimento de pilhas: http://os3rsnaescola.blogspot.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

 Outras fontes para Pesquisa:

http://jornalistadiplomado.wordpress.com/2008/06/08/20-dicas-para-preservar-o-meio-ambiente/. Acesso 13/05/2012. O texto apresenta 20 dicas de a??es para preservar o meio ambiente.

 http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf. Acesso 13/05/2012. O texto explica que a preserva??o do meio ambiente ? responsabilidade de cada um de n?s.

 http://allegraescola.com.br/blog/2008/06/05/dia-5-de-junho-dia-do-meio-ambiente/. Acesso 13/05/2012. O texto apresenta a??es de preserva??o do meio ambiente em casa e na escola.

  

10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir com eles, como forma de concluir a Pesquisa, um Quiz  (perguntas e respostas sobre o que aprenderam com o Projeto).

Para aprender criar um Quiz acesse: http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/. Acesso 09/05/2012. O texto comenta o que ? um Quiz e cont?m instru??es de como criar um.

O Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, ou seja, em grupos. Cada grupo poder? elaborar as perguntas e respostas para o outro grupo. Cabe ao professor orientar nesta elabora??o.

Veja uma sugest?o de Quiz encontrada sobre a Coleta Seletiva do lixo:

COLETA SELETIVA

  Q.1)  O que ? res?duo?

A. Simplesmente lixo e deve ser jogado fora.

B. Toda sobra de pl?stico que usamos ou fabricamos e n?o podemos reaproveitar para outras finalidades.

C. Materiais resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados.

D. Materiais resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais n?o podem ser parcialmente utilizados.

 Q.2)  Quando geramos res?duos, o que acontece?

 A. Gerando impactos ao meio ambiente.

 B. Somente desperdi?ando dinheiro

 C. Aumenta o consumo de recursos naturais, impacta ao meio ambiente e desperdi?a dinheiro.

 D. Gera mais emprego.

  Q.3)  O que ? Coleta Seletiva?

 A. Triagem de res?duos para facilitar o servi?o dos funcion?rios.

 B. Mistura dos res?duos para serem destinados em local p?blico.

 C. Jun??o de res?duos para posterior descarte.

 D. Segrega??o dos res?duos para posterior descarte adequado.

 Q.4)  Qual dessas situa??es ? a correta?

 lat??es

 A. Coletor Azul

 B. Coletor Marrom

 C. Coletor Vermelho

 D. Todos os coletores

 Fonte: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=coleta-seletiva. Acesso 13/05/2012.

11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. Seja por texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. Indique as Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta utilizadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnol?gicos e outras).

Conclu?da a Pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o juntamente com os alunos, agende data, hor?rio e local, e providencie os materiais que julgar necess?rios.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresenta??o que poder? ser feito no tablet ou no laptop. Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribu?dos pela comunidade escolar.

 12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Solicite que os alunos se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos para combinarem como v?o apresentar as atividades realizadas durante a Pesquisa. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem apresentar? os dados coletados da Pesquisa, as descobertas e as dificuldades enfrentadas.

Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.

Segue algumas dicas, veja com a turma qual forma ser? mais produtiva e que desperta o interesse dos alunos.

 Elabore com os alunos um banner para a apresenta??o em forma de exposi??o dos dados coletados.

 Construa um v?deo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as a??es realizadas no decorrer da Pesquisa.

 http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. Acesso 10/05/2012.  O v?deo informa os passos de como construir um v?deo pelo programa Movie Maker.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html.  Acesso 10/05/2012. Passo a passo Windows Movie Maker.

Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores.

No dia seguinte, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, ou utilizem o tablet e ou o laptop para registrarem no Blog, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre ?Preserva??o do Planeta: a reciclagem como alternativa?.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

 ttp://www.turminhadareciclagem.com.br/videos_historias.php. Acesso 13/05/2012. Atividades de jogos, hist?rias e v?deos sobre a reciclagem.

 Sugest?es de links para os professores:                                                                         

Texto online: "Lixo um grave problema para o mundo moderno"

http://www.via6.com/topico/181147/lixo-um-grave-problema-no-mundo-moderno.

Acesso em 13/05/2012.

 Links de Quiz:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/recicla-me-ou-te-devoro-625275.shtml. Acesso13/05/2012.

 http://www.sol.eti.br/quiz/meio_ambiente.html. Acesso em 13/05/2012.

 Sugest?es de links de aulas do portal:   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36792 nesta aula voc? encontrar? outras sugest?es de atividades, acesso em 19/05/2012. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23599 com est? aula os alunos poder?o desenvolver a??es e atitudes respons?veis em rela??o ao lixo, acesso em 19/05/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

  • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, conheceram as formas de reciclagem; adquiriram mudan?as de atitudes de consumo para colaborar com o planeta; compreenderam que a preserva??o do planeta depende da mudan?a dos h?bitos do ser humano; aprenderam como separar corretamente o lixo; e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.