Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como organizar uma aconchegante e interativa tarde do pijama

Autor e Co-autor(es)

D?bora Cristina de Sampaio Peixe imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Fortalecer os v?nculos com os colegas por meio de atividades realizadas em ambientes aconchegantes e tranquilos;
- ouvir uma hist?ria sobre diferentes momentos da rotina di?ria e, em especial, os momentos de acordar e de dormir;
- representar a hist?ria ouvida por meio de modelagem com massa de modelar caseira;
- criar cen?rios de quartos de dormir com massinha caseira, montando-os em caixas de papel?o e planejando sua exposi??o;
- conversar sobre as diferentes vestimentas que usamos e sua adequa??o ? situa??o (dormir, passear, tempo quente, tempo frio etc.);
- brincar de desfile de pijama, visualizando os pijamas dos colegas e o seu pr?prio, fazendo poses no espelho grande e descrevendo as roupas utilizadas para dormir;
- confeccionar bonecos e roupas de papel ou de tecido, em tamanho grande ou em miniatura; e
- representar uma hist?ria por meio de dramatiza??o das cenas da hist?ria. 

Duração das atividades

Para esta aula, s?o previstos 06 momentos de aproximadamente 50 minutos cada, que poder?o ser realizados em dias diferentes.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? desej?vel que o planejamento da tarde do pijama ocorra como complemento de discuss?es j? realizadas com o grupo acerca das rotinas de casa, do h?bito de dormir, seus preparativos e hor?rios, bem como a respeito da import?ncia do sono e do descanso para as pessoas e outras coisas correlatas. 

Estratégias e recursos da aula

Esta aula se destina a crian?as de 04 a 06 anos de idade.

1? momento:


Brincando com a rotina de uma casa


Material: Brinquedos de casinha no tamanho da crian?a ou em miniaturas: cozinha, quarto, entre outros c?modos e mobili?rios.
Proposta: Combine previamente com as fam?lias a tarde do pijama, solicitando-lhes que as crian?as v?o com seus pijamas e levem pantufas e bichos de pel?cia de casa. Planeje o espa?o da sala com mob?lias de casinha de brinquedo, casinhas de madeira com m?veis em miniatura, aproveitando tamb?m aquelas feitas de papel?o, bem como as mob?lias feitas de caixinhas, confeccionadas anteriormente com as crian?as. Conforme as crian?as v?o chegando, j? vestidas com seus pijamas, v?o escolhendo com o que brincar.
    

Brincando com casinhas de caixa de papel?o

Meninos brincando com casinhas

Fotografia: D?bora Peixe/NDI/2011.

?

2? momento

Nosso dia a dia


Material: Um livro de Literatura infantil.

Proposta: Convidar as crian?as para ouvir a hist?ria: O dia-a-dia de Dad?. A obra ? de autoria de Marcelo Xavier, da editora Formato. Na obra, o autor, utilizando somente massa de modelar, cria mais de 500 pe?as com menos de um cent?metro, que s?o montadas em cen?rio e fotografadas, mostrando, a partir disso, a rotina de uma menina chamada Dad?. ? uma hist?ria sem texto, com cen?rio e personagens feitos de massinha de modelar, que mostra um dia na vida de uma menina, a partir da hora em que ela se levanta at? a hora em que ela vai dormir.
Ap?s explorar as cenas da hist?ria, questione: o que havia na cena em que Dad? acorda? Elenque com as crian?as, registrando no quadro ou em um cartaz, os elementos que elas v?o dizendo: cama, tapete, criado-mudo, abajur, coberta, c?moda ou penteadeira com espelho, escova, pente etc.

?

Livro: DIA-A-DIA DE DAD?, O
 
Dispon?vel em:< http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=111029&origem=1.> Acesso em: 18 maio 2012.
 
?

3? Momento:

Modelando quartos de dormir


Material: Massa de modelar caseira de v?rias cores e CD de m?sica cl?ssica para crian?as.
Proposta: Colocar m?sica de fundo (pode ser um repert?rio de m?sicas cl?ssicas para beb?s); propondo ?s crian?as uma atividade de modelagem com massinha de modelar caseira. Prepare a massa fazendo a media??o durante o processo de preparo: ingredientes, quantidade etc.
Uma receita de massa de modelar caseira pode ser encontrada nos recursos complementares.
Ap?s preparar a massa de modelar, possibilite que as crian?as explorem a massinha livremente e, no decorrer da manipula??o da massinha, converse sobre a quantidade de massa, sobre a diversidade e possibilidades de cores e coisas correlatas. Depois, proponha-lhes que visualizem fotografias, imagens de quartos de dormir para, em seguida, criarem cen?rios de seus pr?prios quartos de dormir, com cama, guarda-roupa, criado-mudo, dispostos em caixinhas de papel?o (de sapato). Assim, elas poder?o criar bonecos, mob?lias ou o que mais a imagina??o lhes mandar: pequenos animais, carros etc. Durante todo o processo, converse sobre as figuras, suas formas, as partes do corpo, os detalhes e as cores dos objetos. Por fim, combine com o grupo a exposi??o dos cen?rios.

?

4? Momento:


Desfile de pijamas


Material: Tapete, almofadas, espelho grande, CD com m?sicas de repert?rio infantil, como as do grupo Palavra Cantada.
Proposta: Propor um desfile de pijamas na sala; e organizar um espa?o para isso, com um tapete ao redor do qual se disponibilizam almofadas. Ao som de uma m?sica, cada crian?a far? o seu desfile de pijama e, em seguida, ser? convidada a ir at? o espelho para descrever como ? uma roupa de dormir. Aqui, chamar ? aten??o para as cores dos pijamas, tipo de tecido, textura da roupa, se ? estampado, de bolas, listrado, se tem manga comprida ou curta etc.
?

Combinando o desfile de pijamas

Prepara??o para o desfile de pijamas

Fotografia: D?bora Peixe/NDI/2012.

?

5? Momento:


Brincando com bonecos de papel
?

Material: Papel pardo, giz de cera, retalhos de papel e tecido, fita m?trica, r?gua, fitas, l?, tesoura, cola, linhas, bot?es e z?peres.
Proposta: Convidar as crian?as a criarem modelos de pijamas a partir do que observaram no desfile.
Confeccione, em papel pardo, dois bonecos grandes e fixe-os na parede - para tanto, pode-se contornar o corpo de duas crian?as. Converse com as crian?as sobre as roupas (pijamas) que elas est?o usando, perguntando-lhes em quais momentos elas usam esse tipo de roupa. Questione tamb?m sobre: como ? uma roupa de dormir? Como dormimos no ver?o? Como dormimos no inverno? Em seguida, confeccione, juntamente com as crian?as, roupas de dormir e, para isso, ofere?a ao grupo materiais diversos como fitas, retalhos, l?, linhas, bot?es, z?peres, dentre outros, para vestir os bonecos. Use ainda a fita m?trica e a r?gua a fim de registrar as medidas, comparar os tamanhos e ver a largura e a altura. Oriente ent?o o recorte dos pap?is, tecidos e outros suportes, de acordo com as medidas registradas.
Outra sugest?o ? confeccionar os bonecos e as roupas em tamanho menor para que as crian?as brinquem de casinha com seus ?bonequinhos de papel?. H? algumas d?cadas, este tipo de atividade era uma brincadeira muito comum e divertida de se fazer em casa, criando modelos para as diferentes esta??es ou diferentes ocasi?es. Tamb?m podem ser confeccionadas casinhas de caixa de papel?o e mob?lias com pequenas caixinhas. Em vez de papel, podem ser feitos bonecos, roupas e casinhas utilizando-se tecido. A maciez, a textura, oportuniza momentos de afeto e delicadeza. Por fim, as crian?as brincar?o com as casinhas de papel?o, a mob?lia e os bonecos de papel.
?

     
6? momento


Ouvindo e dramatizando uma hist?ria vestindo pijamas


Material: Tenda ou barraca, uma cama pequena, tapete, almofadas, bichos de pel?cia, um livro de Literatura infantil, CD Cl?ssicos para beb?s: Mozart etc.

Proposta: Para finalizar a aula, monte uma tenda ou barraca na sala, utilizando tecidos, len??is, pequenos edredons ou cobertores, colchonetes e almofadas, de modo a organizar um espa?o aconchegante. Coloque uma m?sica suave de fundo e conte a hist?ria A casa sonolenta, de Audrey Wood, editora ?tica. A hist?ria ocorre em uma casa onde todos viviam dormindo e h? uma vov? e um menino usando roupas de dormir. A hist?ria apresenta uma sequ?ncia que mostra uma casa em que os personagens se aconchegam para dormir enquanto chove l? fora. Um vai deitando sobre o outro, posicionando-se em cima e embaixo de algu?m. A luminosidade das cenas vai se transformando conforme o tempo vai passando, at? a chuva cessar e os personagens acordarem.
Ap?s contar a hist?ria, proponha uma dramatiza??o desta, escolhendo quem vai ser a vov?, o menino, o cachorro, o gato e os demais personagens. O professor ou uma das crian?as recontar? a hist?ria enquanto as demais crian?as representar?o os personagens. Aqui, combine com as crian?as como ocorrer? a dramatiza??o, tomando cuidado para que, ao representarem os personagens, elas n?o se machuquem. Uma alternativa ? fazer a representa??o com bichos de pel?cia, bonecos. 

?

casa sonolenta, a

Dispon?vel em:< http://www.submarino.com.br/produto/1/11915/casa+sonolenta,+a. >Acesso em: 18 maio 2012.


?

Ouvindo a hist?ria

Representa??o da hist?ria

Fotografia: D?bora Peixe/NDI/2011.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? processual e levar? em conta os objetivos elencados: as crian?as estreitaram seus v?nculos afetivos com os colegas a partir das atividades vividas? Ouviram a hist?ria e estabeleceram rela??es com seus pr?prios momentos de acordar e dormir? Representaram a hist?ria por meio de modelagem, com entusiasmo e criatividade? Criaram cen?rios, montaram com caixas de papel?o e planejaram a exposi??o de suas produ??es expressando suas ideias e acolhendo as ideias dos colegas? Conversaram sobre as vestimentas para dormir e descreveram as roupas utilizadas, exemplificando e destacando os detalhes percebidos? Confeccionaram bonecos e roupas para brincar, demonstrando habilidades com o manejo da tesoura e criatividade da montagem das pe?as? Participaram da dramatiza??o das cenas da hist?ria com entusiasmo e atitudes de cuidado com os colegas?

 Levar em considera??o ainda as seguintes quest?es: como foi a tarde (ou manh?)? Que momentos especiais e de afeto cada um vivenciou com os amigos? O espa?o estava aconchegante? O que poderia ter sido diferente? O que faltou? O professor poder? registrar cada momento com fotos e grava??es em v?deo, anota??es sobre as falas das crian?as, elementos usados na descri??o, vocabul?rio, representa??o das hist?rias por meio da modelagem e da dramatiza??o.


Avaliar ainda as media??es realizadas, elementos efetivados ou n?o do planejamento e o porqu?, o tempo e os espa?os destinados ?s atividades, os materiais utilizados, os registros, etc. com o intuito de que nas pr?ximas atividades relacionadas ao tema proposto, as dificuldades sejam sanadas, ou outras propostas sejam efetivadas, ou as mesmas propostas sejam apresentadas de uma forma diferente.