Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Identificar quais são os recursos (movimentos) utilizados no jogo de voleibol, além dos fundamentos básicos deste esporte, tais como rolamentos frontal, lateral e reverso associados à defesa baixa.
- Identificar em que situação serão utilizados os pés no jogo de Voleibol.
Para realização dos movimentos aqui propostos, é necessária a aquisição e conhecimento de alguns padrões motores, tais como o rolamentos frontal e lateral e até o mesmo o chute.
MOMENTO I: Defesas Baixas – “Peixinho”
MATERIAL: Para a prática desta aula serão necessários alguns colchonetes, uma rampa de madeira, rede e bolas de voleibol.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos a vivência de defesas baixas no voleibol. Fazer com que eles percebam a complexidade e importância deste gesto para o esporte.
CONTEXTUALIZANDO: Definimos aqui como recursos técnicos os movimentos utilizados durante um jogo de voleibol que não se enquadram nos fundamentos e que são muito utilizados para recuperação de bolas baixas, também comumente chamadas de quedas ou recursos de defesa baixa.
Atividade 1: Alongamentos
Para a realização de exercícios físicos - no nosso caso rolamentos - faz-se necessário a preparação articular e muscular de estruturas de membros superiores e inferiores, além da região da coluna cervical, torácica e lombar. A seguir apresentamos sugestão de uma sequência de exercícios de alongamentos.
(Fonte: DANTAS, 1999; ANDERSON, 1983)
Atividades 2: Rolamento frontal
Em uma sequência pedagógica de exercícios para a execução do rolamento frontal os alunos serão motivados a praticá-los primeiramente de uma superfície mais alta para outra mais baixa, como um degrau; em seguida em uma rampa inclinada e, por fim, no solo sem o apoio de nenhum aparato conforme as figuras abaixo.
Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm (Acesso em 20/05/2012)
Atividade 2: Rolamento Reverso
Para a prática deste tipo de rolamento seguiremos a mesma metodologia dos exercícios apresentados anteriormente, apenas realizando, obviamente, o rolamento para trás ou reverso.
Atividade 3: Rolamento Lateral
Este talvez seja o mais utilizado em uma partida de voleibol, com o objetivo de alcançar a bola para defendê-la. Sua execução tem a mesma sequência motora do rolamento frontal, porém, durante o movimento, o corpo ficará posicionado de lado conforme pode ser verificado na figura. No caso deste exercício é importante o treinamento da execução para ambos os lados (direita e esquerda).
Fonte: http://www.justvolleyball.com.br/vp_manchete_ti_art07_manchete_defesa_7.htm (Acesso em 20/05/2012)
Atividade 4: Associação do rolamento à defesa
O professor deverá dividir a turma em dois grupos, de tal modo que cada um ficará posicionado no fundo da quadra, em lados opostos. O professor ficará na rede e fará alternadamente ataque para ambos os lados. Os alunos, em duplas, ficarão posicionados para defender os ataques. A cada seis ataques - sendo três para cada lado - as duplas serão trocadas até que todos os alunos participem da atividade.
Momento II: A utilização dos pés no voleibol.
Atividade 5: Pesquisa
O aluno deverá pesquisar, para discussão em aula, sobre as últimas alterações das regras do Voleibol, dando-se ênfase, neste momento, à permissão da utilização dos pés como recurso de defesa. Os alunos deverão trazer algumas informações específicas, tais como: ano de alteração da regra, objetivo, aplicabilidade e eficácia da inserção deste recurso nos jogos de Voleibol.
Atividade 6: Jogando com os pés
Para que os alunos vivenciem a experiência de jogo utilizando-se os pés no Voleibol, serão realizados, em uma mesma aula, dois coletivos. No primeiro deles o aluno deverá realizar as defesas somente com as mãos, utilizando as técnicas e movimentos anteriormente ensinados. Já no segundo jogo coletivo, os alunos deverão realizar as defesas somente com os pés. É importante ressaltar aqui que os outros movimentos necessários para o desenvolvimento do jogo - por exemplo, o levantamento - poderão ser executados com as mãos para não descaracterizar o esporte. Ao final da aula, faremos uma discussão em grupo para analisar as dificuldades e particularidades de cada uma dessas alternativas, tais como: precisão, as situações de aplicabilidade de cada uma delas e as dificuldades encontradas na execução das mesmas. Antes do início da vivência prática, os alunos serão orientados a fazer uma autoavaliação da evolução dos fundamentos trabalhados na aula fazendo comparação de como agiam antes de conhecer e experimentar a técnica dos fundamentos trabalhados na aula com as habilidades agora adquiridas.
Apresentamos aqui as referências bibliográficas utilizadas nesta aula e algumas sugestões que podem ser fonte de consulta para a pesquisa solicitada.
ANDERSON, B. Alongue-se. 23ªed. São Paulo: Summus, 1983. 184p.
DANTAS, E.H.M. Flexibilidade - alongamento e flexionamento. 4ªed. Rio de Janeiro: Shape, 1999. 327p.
Site da Confederação Brasileira de Voleibol http://www.cbv.com.br/v1/ (Acesso em 20/05/2012).
Site TV Escola - Série ATIVIDADES - Voleibol http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12113 (Acesso em 18/07/2012)
Serão avaliados os trabalhos escritos e a participação dos alunos nas discussões que serão conduzidas durante a aula, e como avaliação da prática, os alunos serão orientados a fazer uma autoavaliação constante da atividade 6.