Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
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Dispon?vel em:
http://3.bp.blogspot.com/_KT7S5qURRj4/TQegutnDqdI/AAAAAAAAAyE/sms4ySTlcJU/s1600/lupa2.jpg
Dispon?vel em: http://manualdoconsumidor.voudeargohost.net/wp-content/uploads/2011/05/telefonia2.jpg
A carta de reclama??o ? um g?nero discursivo usado pelos consumidores para dirigir a uma empresa uma reclama??o a respeito de uma presta??o de servi?os, da venda de um produto etc. As cartas de reclama??o s?o escritas, geralmente, ap?s negocia??es infrut?feras entre o consumidor insatisfeito e a empresa fornecedora do produto ou servi?o.
Considerando que a presente proposta ? orientada pela perspectiva de que a linguagem deve ser trabalhada considerando seu uso em diferentes pr?ticas e espa?os sociais, ao se analisar um g?nero, faz-se necess?rio um rastreamento das suas condi??es de produ??o, uma vez que o querer-dizer do locutor realiza-se, sobretudo, na escolha de um g?nero do discurso.
Primeiro momento: Motivando os alunos para o tema
1. O professor organiza os alunos em c?rculo. Todos devem estar com o UCA (ou outro tipo de computador).
O professor solicita a eles que acessem a p?gina: http://www.youtube.com/watch?v=0GWBHiMss7M para ouvirem a m?sica ?A Carta? na voz de Erasmo Carlos e Renato Russo.
Imagem dispon?vel em: http://andreluizgo.blogspot.com.br/2011/06/renato-russo-carta.html
Acesso em maio de 2012
A Carta
Erasmo Carlos
Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu cora??o
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que ? uma prova de afei??o...
Talvez tu n?o a leias
Mas quem sabe at? dar?s
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Por?m o que me importa
? confessar-te uma vez mais
N?o sei amar na vida
Mais ningu?m...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impress?o
De que j? vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti n?o reparei
Que tu tiveste
S? entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impress?o
De que j? vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti n?o reparei
Que tu tiveste
S? entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu cora??o...(2x)
Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Espero que desculpe
Os meu erros, por favor
Oh! Oh!
Meu amor, meu amor!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/erasmo-carlos/45771/ Acesso em maio de 2012.
2. Ap?s os alunos ouvirem a can??o, o professor conversa com eles sobre o g?nero carta pessoal, perguntando-lhes, por exemplo:
a. A carta pessoal ? um g?nero que utilizamos para estabelecer contato com amigos, parentes, namorado (a) etc.
b. Al?m do local, data, vocativo e assinatura do remetente, uma carta pessoal cont?m o assunto e a despedida.
c. A linguagem empregada em uma carta pessoal varia de acordo com o grau de intimidade ou de formalidade existente entre o remetente e o destinat?rio.
d. Voc? conhece outros tipos de carta, al?m da carta pessoal? Quais?
e. ? poss?vel fazer uma reclama??o por meio de uma carta? Comente.
f. Voc? acha que uma carta de reclama??o apresenta as mesmas caracter?sticas que uma carta pessoal? Justifique sua resposta.
Segundo Momento ? delimitando e problematizando o tema
Professor, ap?s conversar com os alunos sobre o g?nero carta pessoal, a partir da m?sica ?A carta? de Erasmo Carlos, apresente a eles, em datashow, um exemplo de carta de reclama??o, publicada na p?gina: http://felipesimon.blogspot.com.br/2009/03/reclamacao-tim.html
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Rio de Janeiro, 26 de mar?o de 2009
Ocorre que, h? dois meses, meu plano foi alterado sem nenhum contato por parte da Y, seja por correspond?ncia de qualquer tipo ou liga??o telef?nica. E como meu plano de dados havia sido cancelado para a entrada do plano iPhone, fiquei sem esse servi?o contratado, sendo obrigado a pagar ? parte por um servi?o que havia contratado para minha conta h? algum tempo. Observei dois valores, de R$71,86 na conta com vencimento em 4/03 e de R$79,19 na conta com vencimento em 4/04 referentes ? utiliza??o de dados via celular e que, a meu ver, foram indevidamente cobrados, pois eu possu?a pacote de dados que cobre a utiliza??o desse servi?o. Entrei em contato com a Y dia 3/04 para efetuar a reclama??o dessa cobran?a e fui informado de que ela havia sido retirada. No m?s seguinte, aconteceu a mesma coisa. Liguei novamente e depois de cair a liga??o duas vezes, me disseram que o plano iPhone estaria vinculado ao pagamento da conta em d?bito autom?tico, o que n?o ficou esclarecido quando da contrata??o do plano e nem de quando houve altera??o de minha conta. Minha conta j? vinha sendo paga em d?bito autom?tico h? algum tempo, mas por motivo de altera??o de ag?ncia banc?rias, tive que efetuar o cancelamento do d?bito autom?tico, para posterior transfer?ncia. Al?m disso, liguei para o suporte t?cnico para saber o que deveria fazer para cancelar o d?bito autom?tico e fui informado de que deveria ligar no banco, e foi o que fiz. Em nenhum momento fui informado pelo atendente de que o cancelamento do d?bito causaria um ?nus e consequentemente altera??o na minha conta mensal com a Y. Por isso considero que a Y falhou em sua presta??o de um bom servi?o, pois houve in?meros contatos de minha parte, quando poderia ser informado de que o cancelamento do d?bito autom?tico causaria a altera??o do plano. E por parte da empresa n?o houve sequer uma correspond?ncia informando que meu plano havia sido alterado SEM MINHA ANU?NCIA E CONCORD?NCIA. Nesse meio tempo fui procurado pela Y para adquirir um celular a custo zero, sendo que nessa ocasi?o eu poderia ser informado se houvesse algum problema relacionado ? minha conta, o que n?o ocorreu. Parece-me que a empresa est? preocupada apenas com os lucros do pr?ximo trimestre que com a satisfa??o dos usu?rios de seu servi?o, comportamento esse que vem perdendo espa?o na economia vigente. Pelo longo tempo de relacionamento que tenho com a empresa, pe?o que revejam as contas emitidas desde o in?cio deste ano de 2009 e cancelem as cobran?as de utiliza??es consideradas excedentes ao plano iPhone 150 (como utiliza??o de dados, liga??es para celulares Y e outros telefones), como demonstra??o de boa f? e boa vontade por parte da empresa em manter um cliente que tem sido fiel por mais de tr?s anos. Isso ajudaria a demonstrar que a Y n?o preza apenas pelo dinheiro dos clientes, mas pelos clientes tamb?m. Considero infeliz esse fato que me trouxe bastante dor de cabe?a. Qualquer multa de rescis?o de contrato para mudar de operadora est? me parecendo atraente no momento, pois se a Y for efetuar cobran?as indevidas mensalmente, prefiro pagar uma multa ?nica e ir para outra operadora sem ter que passar pelo mesmo mart?rio de ligar para um atendimento tr?pego e mal informado. Atenciosamente, Lauro Fonseca |
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Dispon?vel em: http://felipesimon.blogspot.com.br/2009/03/reclamacao-tim.html
Acesso em maio de 2012 ? Texto adaptado
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Professor, antes de discutir o texto com os alunos, solicite a eles que respondam as perguntas seguintes.
Observa??o: As quest?es dever?o ser digitadas e entregues aos alunos para que eles fa?am o registro das respostas em seus laptops.
1. O autor de uma carta de reclama??o geralmente dirige-se ? empresa ou institui??o cujos produtos ou servi?os o levaram a sentir-se lesado. Entretanto, h? cartas em que o autor dirige-se ?s pessoas em geral, para alert?-las sobre os problemas que poder?o enfrentar, caso adquiram certo produto ou servi?o. Geralmente, a carta de reclama??o inicia-se com a identifica??o das partes em conflito e pela exposi??o do fato motivador da reclama??o.
Observe os primeiros par?grafos do texto:
a. Quem s?o as partes envolvidas no conflito exposto na carta lida?
b. Qual ? a queixa de Lauro Fonseca em rela??o ? empresa Y?
c. O que ele fez para resolver seu problema?
2. No desenvolvimento de uma carta de reclama??o, o autor procura mostrar que tem raz?o por meio de argumentos. Dessa forma, ele pode relatar o hist?rico do problema que o incomoda, apresentar contra-argumentos em rela??o a solu??es que lhe foram anteriormente oferecidas; enumerar causas e consequ?ncias da situa??o enfrentada; fazer refer?ncia a dados concretos etc.
Identifique na carta lida os argumentos utilizados por Lauro Fonseca.
3. Observe o fragmento abaixo:
?E por parte da empresa n?o houve sequer uma correspond?ncia informando que meu plano havia sido alterado SEM MINHA ANU?NCIA E CONCORD?NCIA.?
Por que o autor escreveu com letras mai?sculas os termos destacados?
4. Releia a passagem seguinte:
?Sou cliente da Y desde 2005 e sempre estive razoavelmente satisfeito com o atendimento da empresa, pelo menos at? pouco tempo.?
Quais palavras revelam o estado psicol?gico do autor ( sentimentos de indigna??o e insatisfa??o) em rela??o ? empresa Y?
4. Dentre as caracter?sticas abaixo, quais est?o presentes tanto na carta pessoal quanto na carta de reclama??o?
( ) Apresenta em sua formata??o: data, destinat?rio, vocativo, express?o para iniciar e para finalizar.
( ) Apresenta argumenta??o.
( ) O autor n?o conhece pessoalmente seu destinat?rio.
( ) A linguagem geralmente ? formal.
Professor, a partir das quest?es sobre a carta de reclama??o, oriente os alunos a selecionar algumas perguntas para nortear as atividades de pesquisa que ser?o realizadas por eles.
1. Considerando o ponto de partida, que focaliza a carta pessoal, por meio da can??o ?A carta? de Erasmo Carlos, pode-se perguntar, por exemplo:
2. Outro aspecto a ser abordado diz respeito ? sele??o lexical realizada pelo autor que pode revelar seu estado psicol?gico. Assim, outra pergunta poderia ser:
3. Por fim, pode-se ainda considerar aspectos que dizem respeito aos argumentos utilizados pelo autor e ?s condi??es de produ??o, perguntando:
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Professor, ? importante que os alunos percebam que argumenta??o usada na carta de reclama??o ? um instrumento leg?timo de cidadania: por meio dela, o consumidor de determinado produto pode expor sua opini?o e reivindicar seus direitos. Portanto, faz-se necess?rio conhecer as caracter?sticas desse g?nero, visto que cada tipo de discurso apresenta marcas textuais pr?prias, ou seja, h? estruturas discursivas diferenciadas quando se trata de assuntos da esfera p?blica e privada nas cartas.
Assim, oriente os alunos a produzirem a justificativa, depois de realizadas as atividades de pesquisa sobre o tema.
Terceiro Momento ? Pesquisando sobre o tema
Atividade 1
Os alunos, organizados em grupo de 4 a 6 componentes, dever?o consultar sites especializados que colhem reclama??es dos consumidores e se prestam a informar a insatisfa??o de clientes em rela??o ao servi?o ou produto contratado. Cada grupo dever? escolher uma carta para analisar, focalizando as perguntas selecionadas para direcionar a pesquisa.
Sugest?o de sites:
http://www.reclameaqui.com.br/
http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=71142
http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=114730
http://www.proteste.org.br/servicos/s316401.htm
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Atividade 2
Os alunos, em grupo, dever?o fazer a leitura do Cap?tulo III ( Art. 6o.) da Lei 8078, de 11 de setembro de 1990, dispon?vel na p?gina: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm
Dispon?vel em: http://lordelocontabilidade.blogspot.com.br/2010/08/o-consumidor-partir-de-agora-tera-um.html
Professor, oriente os alunos a tomarem nota de alguns incisos que fazem parte do C?digo de Defesa do Consumidor:
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CAP?TULO III Art. 6? S?o direitos b?sicos do consumidor: I - a prote??o da vida, sa?de e seguran?a contra os riscos provocados por pr?ticas no fornecimento de produtos e servi?os considerados perigosos ou nocivos; II - a educa??o e divulga??o sobre o consumo adequado dos produtos e servi?os, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrata??es; III - a informa??o adequada e clara sobre os diferentes produtos e servi?os, com especifica??o correta de quantidade, caracter?sticas, composi??o, qualidade e pre?o, bem como sobre os riscos que apresentem; IV - a prote??o contra a publicidade enganosa e abusiva, m?todos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra pr?ticas e cl?usulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servi?os; V - a modifica??o das cl?usulas contratuais que estabele?am presta??es desproporcionais ou sua revis?o em raz?o de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; VI - a efetiva preven??o e repara??o de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; [...] |
Caso considere necess?rio, fa?a a leitura desses incisos com os alunos, procurando exemplific?-los com a apresenta??o de situa??es reais.
Por exemplo, o inciso V aponta um direito b?sico do consumidor, o de obter:
?a modifica??o das cl?usulas contratuais que estabele?am presta??es desproporcionais ou sua revis?o em raz?o de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas?.
Assim, caso o consumidor passe por situa??o de altera??o de contrato, como no caso da carta de reclama??o de Lauro Fonseca, ele tem o direito de reclamar.
Ap?s a leitura e discuss?o desses incisos, mostre aos alunos que podem usar um ou mais incisos do C?digo de defesa do Consumidor como argumentos na carta de reclama??o que produzir?o.
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Atividade 3
a. Descreva a situa??o vivenciada que ? objeto da reclama??o: apresente uma justificativa de que a situa??o ? pass?vel de reclama??o.
b. Aponte sugest?es de provid?ncias a serem tomadas.
c. Utilize o inciso VI do artigo 6?. Do C?digo de Defesa do Consumidor como argumento. Datas e outras refer?ncias de tempo tamb?m s?o elementos argumentativos eficientes.
d. Lembre-se de que a carta ser? dirigida ao diretor da escola, portanto, empregue uma linguagem formal: use a variedade padr?o, evite g?rias e termos compreendidos apenas por adolescentes ou apenas na sua regi?o.
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Quarto Momento: Resultados da Pesquisa:
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Se necess?rio, os alunos poder?o consultar a p?gina: http://www.boaaula.com.br/iolanda/painel.html para esclarecer d?vidas.
Sobre o tema - Carta de reclama??o, os alunos poder?o consultar os sites:
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-reclamacao.htm
http://www.tudobox.com/223/modelo_de_carta_de_reclamacao.html
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm
http://www.youtube.com/watch?v=e4udYLpAopI
http://www.youtube.com/watch?v=xfTTScHT7ec&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=5vbrg0ZmiWg&feature=related
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Sugest?o de leitura e consulta para o professor:
BARBOSA, J. P. Carta de solicita??o e carta de reclama??o. FDT, 2006.
http://www.ftd.com.br/editora-ftd-apoiodidatico/D72/?livro=2028
Professor, al?m da avalia??o processual, por meio da observa??o do envolvimento dos alunos com a proposta e com os caminhos percorridos, solicite a eles que eles produzam um v?deo, com o depoimento de cada componente do grupo sobre o aprendizado obtido com a pesquisa e observe:
Sugest?o de links sobre como fazer um v?deo: