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Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Carta de reclama??o

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer as caracter?sticas do g?nero carta de reclama??o.
  • Identificar caracter?sticas estruturais semelhantes entre a carta  pessoal e a carta de reclama??o.
  • Verificar, por meio de an?lise de textos, se a sele??o lexical feita pelo autor da carta pode revelar o seu sentimento de insatisfa??o/indigna??o.
  • Analisar e produzir uma carta de reclama??o, considerando as caracter?sticas do g?nero e as condi??es de produ??o.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Professor, este subprojeto que focaliza o g?nero carta de reclama??o pode ser desenvolvido, ap?s  a pesquisa realizada sobre o g?nero carta do leitor. Assim como a carta do leitor, a carta de reclama??o apresenta algumas caracter?sticas da carta pessoal, que s?o conhecimentos pr?vios necess?rios para que o aluno realize esta proposta.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laptop UCA ou tablets;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

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Projeto Inicia??o Cient?fica -  Uma Lupa na L?ngua

meninolupa  

Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_KT7S5qURRj4/TQegutnDqdI/AAAAAAAAAyE/sms4ySTlcJU/s1600/lupa2.jpg

Subprojeto: g?neros discursivos

cartadereclama????o 

Dispon?vel em: http://manualdoconsumidor.voudeargohost.net/wp-content/uploads/2011/05/telefonia2.jpg

1. Tema: Carta de reclama??o

Sobre a proposta

A carta de reclama??o ? um g?nero discursivo usado pelos consumidores para dirigir a uma empresa uma reclama??o a respeito de uma presta??o de servi?os, da venda de um produto etc. As cartas de reclama??o s?o escritas, geralmente, ap?s negocia??es infrut?feras entre o consumidor insatisfeito e a empresa fornecedora do produto ou servi?o.

Considerando  que a presente proposta ? orientada pela perspectiva de que a linguagem deve ser trabalhada considerando seu uso em diferentes pr?ticas e espa?os sociais, ao  se analisar   um g?nero, faz-se necess?rio um rastreamento das suas condi??es de produ??o, uma vez que o querer-dizer do locutor  realiza-se, sobretudo,  na escolha de um g?nero do discurso.

Primeiro momento: Motivando os alunos para o tema

1. O professor organiza os alunos em c?rculo. Todos devem estar com o UCA (ou outro tipo de computador). 

O professor solicita a eles que acessem a p?gina: http://www.youtube.com/watch?v=0GWBHiMss7M  para ouvirem a m?sica ?A Carta? na voz de Erasmo Carlos e Renato Russo.

 carta

Imagem dispon?vel em: http://andreluizgo.blogspot.com.br/2011/06/renato-russo-carta.html

Acesso em maio de 2012

A Carta

Erasmo Carlos

Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu cora??o
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que ? uma prova de afei??o...

Talvez tu n?o a leias
Mas quem sabe at? dar?s
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Por?m o que me importa
? confessar-te uma vez mais
N?o sei amar na vida
Mais ningu?m...

Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impress?o
De que j? vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...

Ao me apaixonar
Por ti n?o reparei
Que tu tiveste
S? entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impress?o
De que j? vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...

Ao me apaixonar
Por ti n?o reparei
Que tu tiveste
S? entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu cora??o...(2x)

Escrevo-te
Estas mal tra?adas linhas
Espero que desculpe
Os meu erros, por favor
Oh! Oh!
Meu amor, meu amor!
Oh! Oh! Oh! Oh!

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/erasmo-carlos/45771/  Acesso em maio de 2012.

2. Ap?s os alunos ouvirem a can??o, o professor conversa com eles sobre o g?nero carta pessoal, perguntando-lhes, por exemplo:

a. A carta pessoal ? um g?nero que utilizamos para estabelecer contato com amigos, parentes, namorado (a) etc.

  • A can??o ouvida  ? uma carta pessoal?
  • Quais s?o as caracter?sticas desse g?nero presentes na can??o?
  • Quem ? o remetente da carta? E o destinat?rio?
  • Identifique o vocativo utilizado  pelo remetente para se dirigir ao destinat?rio.

b. Al?m do local, data, vocativo e assinatura do remetente, uma carta pessoal cont?m o assunto e a despedida.

  • Quais dessas caracter?sticas n?o est?o presentes na can??o? Por qu??
  • Que palavras o remetente usa para despedir do destinat?rio? Isso caracteriza que tipo de carta pessoal?

c. A linguagem empregada em uma carta pessoal varia de acordo  com o grau de intimidade ou de formalidade existente entre o remetente e o destinat?rio.

  • Qual ? o grau de intimidade entre os interlocutores da carta lida?
  • A linguagem usada est?  adequada? Justifique.

d. Voc? conhece outros tipos de carta, al?m da carta pessoal? Quais?

e.  ? poss?vel fazer uma reclama??o por meio de uma carta?  Comente.

f. Voc? acha que uma carta de reclama??o apresenta as mesmas caracter?sticas que uma carta pessoal? Justifique sua resposta.

  • Professor, aproveite este momento para direcionar o olhar dos alunos para o tema ? Carta de reclama??o. Pergunte a eles se, como consumidores, j? ficaram insatisfeitos quando da  realiza??o da compra de algum produto ou se eles j? se sentiram prejudicados ou  lesados em seus direitos.

Segundo Momento ? delimitando e problematizando o tema

Professor, ap?s conversar com os alunos sobre o  g?nero carta pessoal, a partir da m?sica ?A carta? de Erasmo Carlos, apresente a eles, em datashow, um exemplo de carta de reclama??o, publicada na p?gina: http://felipesimon.blogspot.com.br/2009/03/reclamacao-tim.html

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Rio de Janeiro,  26 de mar?o de 2009


Sou cliente da Y desde 2005 e sempre estive razoavelmente satisfeito com o atendimento da empresa, pelo menos at? pouco tempo. Recentemente adquiri um iPhone pela loja da Y, e no momento da aquisi??o, fui informado de que deveria mudar de plano, escolhendo entre os planos espec?ficos para o iPhone, dos quais escolhi o plano iPhone 150. Como eu j? tinha plano de dados contratado separadamente, este seria cancelado, pois no plano iPhone 150 j? havia pacote de dados incluso.

Ocorre que, h? dois meses, meu plano foi alterado sem nenhum contato por parte da Y, seja por correspond?ncia de qualquer tipo ou liga??o telef?nica. E como meu plano de dados havia sido cancelado para a entrada do plano iPhone, fiquei sem esse servi?o contratado, sendo obrigado a pagar ? parte por um servi?o que havia contratado para minha conta h? algum tempo.

Observei dois valores, de R$71,86 na conta com vencimento em 4/03 e de R$79,19 na conta com vencimento em 4/04 referentes ? utiliza??o de dados via celular e que, a meu ver, foram indevidamente cobrados, pois eu possu?a pacote de dados que cobre a utiliza??o desse servi?o. Entrei em contato com a Y dia 3/04 para efetuar a reclama??o dessa cobran?a e fui informado de que ela havia sido retirada. No m?s seguinte, aconteceu a mesma coisa. Liguei novamente e depois de cair a liga??o duas vezes, me disseram que o plano iPhone estaria vinculado ao pagamento da conta em d?bito autom?tico, o que n?o ficou esclarecido quando da contrata??o do plano e nem de quando houve altera??o de minha conta.

Minha conta j? vinha sendo paga em d?bito autom?tico h? algum tempo, mas por motivo de altera??o de ag?ncia banc?rias, tive que efetuar o cancelamento do d?bito autom?tico, para posterior transfer?ncia. Al?m disso, liguei para o suporte t?cnico para saber o que deveria fazer para cancelar o d?bito autom?tico e fui informado de que deveria ligar no banco, e foi o que fiz. Em nenhum momento  fui informado pelo atendente  de que o cancelamento do d?bito causaria um ?nus e consequentemente  altera??o na minha conta mensal com a Y.

Por isso considero que a Y falhou em sua presta??o de um bom servi?o, pois houve in?meros contatos de minha parte, quando poderia ser informado de que o cancelamento do d?bito autom?tico causaria a altera??o do plano. E por parte da empresa n?o houve sequer uma correspond?ncia informando que meu plano havia sido alterado SEM MINHA ANU?NCIA E CONCORD?NCIA. Nesse meio tempo fui procurado pela Y para adquirir um celular a custo zero, sendo que nessa ocasi?o eu poderia ser informado se houvesse algum problema relacionado ? minha conta, o que n?o ocorreu. Parece-me que a empresa est? preocupada apenas com os lucros do pr?ximo trimestre que com a satisfa??o dos usu?rios de seu servi?o, comportamento esse que vem perdendo espa?o na economia vigente.

Pelo longo tempo de relacionamento que tenho com a empresa, pe?o que revejam as contas emitidas desde o in?cio deste ano de 2009 e cancelem as cobran?as de utiliza??es consideradas excedentes ao plano iPhone 150 (como utiliza??o de dados, liga??es para celulares Y e outros telefones), como demonstra??o de boa f? e boa vontade por parte da empresa em manter um cliente que tem sido fiel por mais de tr?s anos. Isso ajudaria a demonstrar que a Y n?o preza apenas pelo dinheiro dos clientes, mas pelos clientes tamb?m. Considero infeliz esse fato que me trouxe bastante dor de cabe?a.

Qualquer multa de rescis?o de contrato para mudar de operadora est? me parecendo atraente no momento, pois se a Y for efetuar cobran?as indevidas mensalmente, prefiro pagar uma multa ?nica e ir para outra operadora sem ter que passar pelo mesmo mart?rio de ligar para um atendimento tr?pego e mal informado.

 Atenciosamente,

 Lauro Fonseca 

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 Dispon?vel em: http://felipesimon.blogspot.com.br/2009/03/reclamacao-tim.html

Acesso em maio de 2012 ? Texto adaptado

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Professor, antes de discutir o texto com os alunos, solicite a eles que respondam as perguntas seguintes.

Observa??o: As quest?es dever?o ser digitadas e entregues aos alunos para que eles fa?am o registro das respostas em seus laptops.

 Quest?es sobre o texto:

1. O autor de uma carta de reclama??o geralmente dirige-se ? empresa ou institui??o cujos produtos ou servi?os o levaram a sentir-se lesado.  Entretanto, h? cartas  em que o autor dirige-se ?s pessoas em geral, para alert?-las  sobre os problemas  que poder?o enfrentar, caso adquiram certo produto ou servi?o. Geralmente, a carta de reclama??o inicia-se com a identifica??o das partes em conflito e pela exposi??o do fato motivador da reclama??o.

Observe os primeiros par?grafos do texto:

a. Quem s?o as partes envolvidas  no conflito exposto na carta lida?

b. Qual ? a queixa de Lauro Fonseca em rela??o ? empresa Y?

c. O que ele fez para resolver seu problema?

2. No desenvolvimento de uma carta de reclama??o, o autor procura mostrar que tem raz?o por meio de argumentos. Dessa  forma, ele pode relatar o hist?rico do problema que o incomoda, apresentar contra-argumentos em rela??o a solu??es que lhe foram anteriormente oferecidas; enumerar causas e consequ?ncias da situa??o enfrentada; fazer refer?ncia a dados concretos etc.

Identifique na carta lida os argumentos utilizados por Lauro Fonseca.

3. Observe o fragmento abaixo:

?E por parte da empresa n?o houve sequer uma correspond?ncia informando que meu plano havia sido alterado SEM MINHA ANU?NCIA E CONCORD?NCIA.?

Por que o autor escreveu com letras mai?sculas os termos destacados?

4.  Releia a passagem seguinte:

?Sou cliente da Y desde 2005 e sempre estive razoavelmente satisfeito com o atendimento da empresa, pelo menos at? pouco tempo.?

Quais palavras revelam o estado psicol?gico do autor ( sentimentos de indigna??o e insatisfa??o) em rela??o ? empresa Y?

4.  Dentre as caracter?sticas abaixo, quais est?o presentes tanto na carta pessoal quanto na carta de reclama??o?

(   ) Apresenta em sua formata??o: data, destinat?rio, vocativo, express?o para iniciar  e para finalizar.

(   ) Apresenta argumenta??o.

(   ) O autor n?o conhece  pessoalmente seu destinat?rio.

(   ) A linguagem geralmente ? formal.

 

Problematizando o Tema

Professor, a partir das quest?es sobre a carta de reclama??o, oriente os alunos a selecionar algumas perguntas para nortear as atividades de pesquisa que ser?o realizadas por eles.

1. Considerando o ponto de partida, que focaliza a carta pessoal, por meio da can??o ?A carta? de Erasmo Carlos, pode-se perguntar, por exemplo:

  •  Qual ? a semelhan?a estrutural entre a carta  pessoal e a carta de reclama??o?

2. Outro aspecto a ser abordado diz respeito ? sele??o lexical realizada pelo autor que pode revelar seu estado psicol?gico.  Assim, outra pergunta poderia ser:

  • A sele??o lexical feita pelo autor pode revelar o seu sentimento de insatisfa??o/indigna??o?

3. Por fim, pode-se ainda considerar aspectos que dizem respeito aos argumentos utilizados pelo autor e ?s condi??es de produ??o, perguntando:

  • Que tipos de argumentos podem dar credibilidade ao autor da carta?
  • ? poss?vel analisar cartas de reclama??o, prendendo-se apenas ao material lingu?stico, exposto como resultado final?

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Justificativa

Professor, ? importante que os alunos  percebam que argumenta??o usada na carta de reclama??o ? um instrumento leg?timo de cidadania:  por meio dela, o consumidor de determinado produto  pode expor  sua opini?o e reivindicar seus direitos. Portanto, faz-se  necess?rio conhecer as caracter?sticas desse g?nero, visto que cada tipo de discurso apresenta marcas textuais pr?prias, ou seja, h? estruturas discursivas diferenciadas quando se trata de assuntos da esfera p?blica e privada nas cartas.

 Assim, oriente os alunos a produzirem a justificativa, depois de  realizadas as atividades de pesquisa sobre o tema.

Terceiro Momento ? Pesquisando sobre o tema

Atividade 1

Os alunos, organizados em grupo de 4 a 6 componentes, dever?o consultar sites especializados que colhem reclama??es dos consumidores e se prestam a informar a insatisfa??o de clientes em rela??o ao servi?o ou produto contratado. Cada grupo dever? escolher uma carta para analisar, focalizando as perguntas selecionadas para direcionar a pesquisa.

Sugest?o de sites:

http://www.reclameaqui.com.br/

http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=71142

http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=114730 

http://www.proteste.org.br/servicos/s316401.htm

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Atividade 2

Os alunos, em grupo, dever?o  fazer a leitura  do Cap?tulo III  ( Art. 6o.) da Lei 8078, de 11 de setembro de 1990, dispon?vel na p?gina: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

cdc 

Dispon?vel em: http://lordelocontabilidade.blogspot.com.br/2010/08/o-consumidor-partir-de-agora-tera-um.html

Professor, oriente os alunos a tomarem nota de alguns incisos que fazem parte do C?digo de Defesa do  Consumidor:

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CAP?TULO III
Dos Direitos B?sicos do Consumidor

        Art. 6? S?o direitos b?sicos do consumidor:

        I - a prote??o da vida, sa?de e seguran?a contra os riscos provocados por pr?ticas no fornecimento de produtos e servi?os considerados perigosos ou nocivos;

        II - a educa??o e divulga??o sobre o consumo adequado dos produtos e servi?os, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrata??es;

        III - a informa??o adequada e clara sobre os diferentes produtos e servi?os, com especifica??o correta de quantidade, caracter?sticas, composi??o, qualidade e pre?o, bem como sobre os riscos que apresentem;

        IV - a prote??o contra a publicidade enganosa e abusiva, m?todos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra pr?ticas e cl?usulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servi?os;

        V - a modifica??o das cl?usulas contratuais que estabele?am presta??es desproporcionais ou sua revis?o em raz?o de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

        VI - a efetiva preven??o e repara??o de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

[...] 

Caso considere necess?rio, fa?a a leitura desses incisos com os alunos, procurando exemplific?-los com a apresenta??o de situa??es reais.

Por exemplo,  o inciso V aponta um direito b?sico do consumidor,  o de obter:

?a modifica??o das cl?usulas contratuais que estabele?am presta??es desproporcionais ou sua revis?o em raz?o de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas?.

 Assim, caso o consumidor passe por situa??o de altera??o de contrato, como no caso da carta de reclama??o de Lauro Fonseca, ele tem o direito  de reclamar.

Ap?s a leitura e discuss?o desses  incisos, mostre aos alunos que podem usar um ou mais incisos do C?digo de defesa do Consumidor como argumentos na carta de reclama??o que produzir?o.

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Atividade 3

  • Professor, converse com os alunos a respeito dos problemas vivenciados na escola, antes de propor a eles que escrevam  uma  carta de reclama??o para o(a) diretor(a) da escola. Cada grupo dever? selecionar uma carta para ser divulgada no site da escola.
  • Oriente os alunos a planejarem  a elabora??o do texto,  atentando para os seguintes aspectos:

a. Descreva a situa??o vivenciada que ? objeto da reclama??o: apresente uma justificativa  de que a situa??o ? pass?vel de reclama??o.

b. Aponte sugest?es de provid?ncias a serem tomadas.

c. Utilize o inciso VI do artigo 6?. Do C?digo de Defesa do Consumidor como argumento. Datas e outras refer?ncias  de tempo tamb?m s?o elementos argumentativos eficientes.

d. Lembre-se de que a carta ser? dirigida ao diretor da escola, portanto, empregue  uma linguagem formal: use a  variedade padr?o, evite g?rias e termos compreendidos apenas por adolescentes ou apenas na sua regi?o.

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Quarto Momento: Resultados da Pesquisa:

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  • Professor, oriente os alunos a apresentarem o trabalho realizado  em forma de painel, focalizando as respostas encontradas para as perguntas que nortearam a pesquisa.

Se necess?rio, os alunos poder?o consultar a p?gina: http://www.boaaula.com.br/iolanda/painel.html para esclarecer d?vidas.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, al?m da avalia??o processual, por meio da observa??o do envolvimento dos alunos com a proposta e com os caminhos percorridos, solicite a eles que eles produzam um v?deo, com o  depoimento de cada componente do grupo sobre o aprendizado obtido com a pesquisa e observe:

  •  participa??o deles no v?deo
  • conte?do apresentado
  • criatividade, etc.

Sugest?o  de links sobre como fazer um v?deo:

http://www.minutopsi.com.br/videos/26?locale=pt-BR

http://www.slideshare.net/adrianassousa/minicurso-produo-de-vdeos-digitais?src=related_normal&rel=3715977