Portal do Professor

Início do Conteúdo

Biotecnologia: conhecendo os alimentos transg?nicos por meio do m?todo cient?fico

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Definir as particularidades dos alimentos transg?nicos.
  • Identificar as principais vantagens e desvantagens dos alimentos transg?nicos.
  • Dimensionar a import?ncia econ?mica dos alimentos transg?nicos no pa?s.
  • Contextualizar o papel do melhoramento gen?tico na produ??o de animais e vegetais

Duração das atividades

05 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es b?sicas de Biotecnologia (sistema de produ??o agr?cola e gen?tica dos alimentos).
  • No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade - Pensando no assunto

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as  Imagens 1, 2 , 3 e 4 ,utilizando, para tanto, um  data show.

Imagem 1

 4

Dispon?vel < http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=40460 > acesso feito dia 14/05/2012

Imagem 2

5

Dispon?vel < http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=1884> acesso feito dia 14/05/2012

Imagem 3

7

Dispon?vel < http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39312&op=all > acesso feito dia 14/05/2012

Imagem 4

6

Dispon?vel < http://br.freepik.com/fotos-gratis/tomate-organico_537481.htm> acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o  download  das Imagens 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu  netbook,  exibi-las durante a aula utilizando um  kit multim?dia e um  data show.  Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ?  internet,  no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Finalizada a apresenta??o das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematiza??o. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematiza??o:

Sugest?o de problematiza??o:

1. O que as imagens apresentadas representam para voc?s?

2. Existem semelhan?as entre as imagens? Se sim, quais?

3. Existem diferen?as entre as imagens? Se sim, quais?

4. Observando as imagens, voc?s conseguem distinguir quais alimentos s?o transg?nicos e quais alimentos s?o org?nicos?

5.  O que s?o alimentos transg?nicos? Explique.

6. O que s?o alimentos org?nicos? Explique.

7. Na sua opini?o, os alimentos transg?nicos fazem bem ou mal para a sa?de da popula??o? Explique.

8. Qual a sua opini?o a respeito da produ??o de alimentos em larga e r?pida escala? Explique.

Finalizada a problematiza??o referente ?s imagens apresentadas, os/as alunos/as ser?o convidados a assistirem em seus netbooks os V?deos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessarem os sites abaixo, nos quais os V?deos 1 e 2 se encontram dispon?veis.

Cidade e Solu??es Especial: Alimentos transg?nicos 1? Programa (parte 1)

2 Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=sm681dom3DA&feature=player_embedded#!> acesso feito dia 14/05/2012

Cidade e Solu??es Especial: Alimentos transg?nicos 1? Programa (parte 2)

3 Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=sd7tU_VAJYM&feature=results_video&playnext=1&list=PLA3396058718159B5> acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Finalizada a exibi??o dos V?deos 1 e 2, cabe ao/a professor/a retomar as quest?es utilizadas anteriormente na problematiza??o no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conte?do dos V?deos 1 e 2.

A atividade 1 ? de extrema import?ncia para o in?cio da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as ter?o mais subs?dios para desenvolver as atividades seguintes.

2? Atividade ? Roda de leitura

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos dever?o posicionar as carteiras em forma de c?rculo, facilitando, assim, a leitura e a discuss?o entre os membros dos grupos.

Os/as alunos/as utilizar?o seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de um texto dentre aqueles dispon?veis nos links a seguir.

Grupo 1: Revista Isto? ? Sim aos transg?nicos

Dispon?vel < http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/27578_SIM+AOS+TRANSGENICOS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage   > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 2: Revista Veja - O gene contra o veneno

Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/081003/p_106.html  > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 3: Folha.com - Cr?ticos aos transg?nicos est?o mal informados, diz pesquisador

Dispon?vel < http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/981533-criticos-aos-transgenicos-estao-mal-informados-diz-pesquisador.shtml    > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 4: Estad?o.com - Decis?es para o amianto e para os transg?nicos

Dispon?vel <   http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,decisoes-para-o-amianto-e-para-os-transgenicos--,819179,0.htm   > acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a poder? executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma c?pia para os grupos.

Finalizada a leitura dos textos pelos grupos, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematiza??o. Cada grupo dever? apresentar para os/as demais colegas de classe uma s?ntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Conclu?da essa apresenta??o, o/a professor/a dever? iniciar a problematiza??o propriamente dita a partir do recurso ?s quest?es a seguir.

  1. Qual a opini?o do grupo em rela??o ao texto lido?
  2. Na sua opini?o, os textos revelam preocupa??o com a qualidade dos alimentos ou com a economia do pa?s?
  3. Qual a opini?o do grupo 1, que leu o texto da revista Isto?, sobre a entrevista da professora Leila Macedo? Explique.
  4. Qual a opini?o do grupo 2, que leu o texto da revista Veja, sobre as informa??es apresentadas pela rep?rter Leandra Peres?
  5. Qual a opini?o do grupo 3, que leu o texto do jornal Folha de S?o Paulo, sobre a entrevista do pesquisador Francisco Arag?o?
  6. Qual a opini?o do grupo 4, que leu o texto do jornal Estado de S?o Paulo, sobre os interesses envolvidos na demora de nossos deputados e senadores para a vota??o da Lei dos Transg?nicos?

3? Atividade: Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em dez grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre  alimentos transg?nicos.

Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre alimentos transg?nicos, consultando, para tanto,  sites  espec?ficos.

Grupo 1 - Dispon?vel < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/ > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 2 - Dispon?vel <    http://blogs.funiber.org/nutricao/2011/03/18/riscos-dos-transgenicos-para-a-saude-humana/comment-page-1/    > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 3 - Dispon?vel < http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 4 - Dispon?vel < http://www.clickescolar.com.br/o-espaco-agrario-dos-paises-ricos.htm  > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 5 - Dispon?vel <   http://www.provafinal.net/saude/alimentos-transgenicos/  > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 6 - Dispon?vel <  http://alimentostransgenicos.pbworks.com/w/page/12097761/Pa%C3%ADses%20produtores   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 7 - Dispon?vel < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/01/alimentos-transgenicos-exemplos.html   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 8 - Dispon?vel < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/    > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 9 - Dispon?vel < http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/guia_consumidor.pdf   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 10 - Dispon?vel < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/    > acesso feito dia 12/05/2012

Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos  sites  pesquisados, as quais ser?o utilizadas na atividade seguinte.

4? Atividade: Organizando um semin?rio de pesquisa

Nessa atividade da aula, ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem nos mesmos grupos.

Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos dever?o organizar um semin?rio de pesquisa.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.

O semin?rio de pesquisa pode assumir diversas formas, mas dever? consistir da apresenta??o, an?lise e interpreta??o de dados sobre o assunto em quest?o.

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibi??o de filmes ou document?rios, etc.

Cabe ao/a professor/a fazer uma avalia??o sobre a apresenta??o dos grupos, bem como uma s?ntese das conclus?es.

Com a finaliza??o do semin?rio, os grupos dever?o arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

5? Atividade ? Criando blogs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a cria??o de blogs, os quais ser?o importantes meios de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.

O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistirem os V?deos 3 e 4, nos quais s?o apresentados o passo a passo da cria??o de  blogs. Os V?deos 3 e 4 se encontram dispon?veis nos  sites  abaixo:

V?deo 3 - Tutorial: Criando um  blog  (Motiva??o)

8  Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  > acesso feito dia 15/04/2012

V?deo 4 - Tutorial: Como criar um  blog  (Passo a passo)

9  Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 12/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

6? Atividade - Criando os blogs da turma

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar a cria??o dos blogs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conte?do dos blogs ser? constitu?do pelos dados coletados e organizados nas atividades pr?vias.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessarem o  site  abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente os blogs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer a inscri??o do seu blog com uma senha.

 Blogger 

10

Dispon?vel < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01   > acesso feito dia 12/05/2012

Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a inclus?o nos blogs das informa??es e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

O/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em seus  blogs  os  links  dos demais. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos  blogs  uns dos outros,  o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos  blogs  dos/as colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

OSERVA??O: A cria??o dos  blogs  poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

7? Atividade - Nas ondas do intervalo

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a criarem um programa de r?dio na escola, no qual os/as mesmos/as ser?o respons?veis por todo o conte?do apresentado.

Se a escola n?o tiver uma r?dio, ? poss?vel criar uma. Inicialmente ser? necess?rio escolher um nome para a r?dio, o que poder? ser feito por meio de uma gincana ou de uma elei??o. Dessa forma, toda a comunidade escolar poder? participar.

Al?m disso, os materiais necess?rios para a cria??o de uma r?dio na escola s?o os seguintes:

1. Aparelho de som com CD player, r?dio, toca-fitas e entrada para microfone. Ser? utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que n?o entrar? ao vivo, como vinhetas e comerciais;

2. Fone de ouvido. Ser? utilizado para prover o retorno do som em execu??o para a pessoa que est? no comando do som;

3. Sistema de alto-falantes. Ser? utilizado para reproduzir o que est? sendo veiculado pela r?dio da escola.

4. Microfone. Ser? utilizado para captar a voz do respons?vel pela locu??o;

5. Mesa de som e pot?ncia. Ser? utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Al?m disso, da mesa de som ? que sair? a fia??o para as caixas de som.

Ser? necess?rio construir um projeto para o programa, o qual dever? estar vinculado ao projeto pedag?gico da escola. Os/as alunos/as poder?o buscar o apoio e a orienta??o de professores de diferentes ?reas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.

O programa poder? funcionar uma vez por semana, por exemplo, ?s sextas-feiras durante o intervalo. O programa poder? ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para as not?cias, cinco para m?sicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de tr?s minutos, dois minutos para presta??o de servi?os (avisos, recados, divulga??o de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para m?sicas. Tanto no quadro de not?cias quanto no quadro de presta??o de servi?os e nas entrevistas o tema ?transg?nicos? poder? ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.

Dispon?vel <http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ > acesso feito dia 12/05/2012

Recursos Complementares

Sugest?es de link para aluno/a:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/  > acesso feito dia 14/05/2012

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ > acesso feito dia 14/05/2012

Sugest?es de link para professor/a:

Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/transgenicos/01.html  > acesso feito dia 14/05/2012

Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/noticia/economia/area-com-transgenicos-cresce-20-no-brasil-em-2011-isaaa  > acesso feito dia 14/05/2012

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.