Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 , 3 e 4 ,utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Dispon?vel < http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=40460 > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 2
Dispon?vel < http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=1884> acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 3
Dispon?vel < http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39312&op=all > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 4
Dispon?vel < http://br.freepik.com/fotos-gratis/tomate-organico_537481.htm> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Finalizada a apresenta??o das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematiza??o. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematiza??o:
Sugest?o de problematiza??o:
1. O que as imagens apresentadas representam para voc?s?
2. Existem semelhan?as entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferen?as entre as imagens? Se sim, quais?
4. Observando as imagens, voc?s conseguem distinguir quais alimentos s?o transg?nicos e quais alimentos s?o org?nicos?
5. O que s?o alimentos transg?nicos? Explique.
6. O que s?o alimentos org?nicos? Explique.
7. Na sua opini?o, os alimentos transg?nicos fazem bem ou mal para a sa?de da popula??o? Explique.
8. Qual a sua opini?o a respeito da produ??o de alimentos em larga e r?pida escala? Explique.
Finalizada a problematiza??o referente ?s imagens apresentadas, os/as alunos/as ser?o convidados a assistirem em seus netbooks os V?deos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessarem os sites abaixo, nos quais os V?deos 1 e 2 se encontram dispon?veis.
Cidade e Solu??es Especial: Alimentos transg?nicos 1? Programa (parte 1)
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=sm681dom3DA&feature=player_embedded#!> acesso feito dia 14/05/2012
Cidade e Solu??es Especial: Alimentos transg?nicos 1? Programa (parte 2)
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=sd7tU_VAJYM&feature=results_video&playnext=1&list=PLA3396058718159B5> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Finalizada a exibi??o dos V?deos 1 e 2, cabe ao/a professor/a retomar as quest?es utilizadas anteriormente na problematiza??o no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conte?do dos V?deos 1 e 2.
A atividade 1 ? de extrema import?ncia para o in?cio da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as ter?o mais subs?dios para desenvolver as atividades seguintes.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos dever?o posicionar as carteiras em forma de c?rculo, facilitando, assim, a leitura e a discuss?o entre os membros dos grupos.
Os/as alunos/as utilizar?o seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de um texto dentre aqueles dispon?veis nos links a seguir.
Grupo 1: Revista Isto? ? Sim aos transg?nicos
Dispon?vel < http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/27578_SIM+AOS+TRANSGENICOS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 2: Revista Veja - O gene contra o veneno
Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/081003/p_106.html > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 3: Folha.com - Cr?ticos aos transg?nicos est?o mal informados, diz pesquisador
Dispon?vel < http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/981533-criticos-aos-transgenicos-estao-mal-informados-diz-pesquisador.shtml > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 4: Estad?o.com - Decis?es para o amianto e para os transg?nicos
Dispon?vel < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,decisoes-para-o-amianto-e-para-os-transgenicos--,819179,0.htm > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a poder? executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma c?pia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos pelos grupos, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematiza??o. Cada grupo dever? apresentar para os/as demais colegas de classe uma s?ntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Conclu?da essa apresenta??o, o/a professor/a dever? iniciar a problematiza??o propriamente dita a partir do recurso ?s quest?es a seguir.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em dez grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre alimentos transg?nicos.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre alimentos transg?nicos, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
Grupo 1 - Dispon?vel < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 2 - Dispon?vel < http://blogs.funiber.org/nutricao/2011/03/18/riscos-dos-transgenicos-para-a-saude-humana/comment-page-1/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 3 - Dispon?vel < http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 4 - Dispon?vel < http://www.clickescolar.com.br/o-espaco-agrario-dos-paises-ricos.htm > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 5 - Dispon?vel < http://www.provafinal.net/saude/alimentos-transgenicos/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 6 - Dispon?vel < http://alimentostransgenicos.pbworks.com/w/page/12097761/Pa%C3%ADses%20produtores > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 7 - Dispon?vel < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/01/alimentos-transgenicos-exemplos.html > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 8 - Dispon?vel < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 9 - Dispon?vel < http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/guia_consumidor.pdf > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 10 - Dispon?vel < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/ > acesso feito dia 12/05/2012
Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais ser?o utilizadas na atividade seguinte.
Nessa atividade da aula, ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem nos mesmos grupos.
Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos dever?o organizar um semin?rio de pesquisa.
O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.
O semin?rio de pesquisa pode assumir diversas formas, mas dever? consistir da apresenta??o, an?lise e interpreta??o de dados sobre o assunto em quest?o.
A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibi??o de filmes ou document?rios, etc.
Cabe ao/a professor/a fazer uma avalia??o sobre a apresenta??o dos grupos, bem como uma s?ntese das conclus?es.
Com a finaliza??o do semin?rio, os grupos dever?o arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a cria??o de blogs, os quais ser?o importantes meios de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.
O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistirem os V?deos 3 e 4, nos quais s?o apresentados o passo a passo da cria??o de blogs. Os V?deos 3 e 4 se encontram dispon?veis nos sites abaixo:
V?deo 3 - Tutorial: Criando um blog (Motiva??o)
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 > acesso feito dia 15/04/2012
V?deo 4 - Tutorial: Como criar um blog (Passo a passo)
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 12/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download dos V?deos 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar a cria??o dos blogs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conte?do dos blogs ser? constitu?do pelos dados coletados e organizados nas atividades pr?vias.
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessarem o site abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente os blogs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer a inscri??o do seu blog com uma senha.
Blogger
Dispon?vel < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 > acesso feito dia 12/05/2012
Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a inclus?o nos blogs das informa??es e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
O/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.
Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos blogs dos/as colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.
OSERVA??O: A cria??o dos blogs poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a criarem um programa de r?dio na escola, no qual os/as mesmos/as ser?o respons?veis por todo o conte?do apresentado.
Se a escola n?o tiver uma r?dio, ? poss?vel criar uma. Inicialmente ser? necess?rio escolher um nome para a r?dio, o que poder? ser feito por meio de uma gincana ou de uma elei??o. Dessa forma, toda a comunidade escolar poder? participar.
Al?m disso, os materiais necess?rios para a cria??o de uma r?dio na escola s?o os seguintes:
1. Aparelho de som com CD player, r?dio, toca-fitas e entrada para microfone. Ser? utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que n?o entrar? ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. Fone de ouvido. Ser? utilizado para prover o retorno do som em execu??o para a pessoa que est? no comando do som;
3. Sistema de alto-falantes. Ser? utilizado para reproduzir o que est? sendo veiculado pela r?dio da escola.
4. Microfone. Ser? utilizado para captar a voz do respons?vel pela locu??o;
5. Mesa de som e pot?ncia. Ser? utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Al?m disso, da mesa de som ? que sair? a fia??o para as caixas de som.
Ser? necess?rio construir um projeto para o programa, o qual dever? estar vinculado ao projeto pedag?gico da escola. Os/as alunos/as poder?o buscar o apoio e a orienta??o de professores de diferentes ?reas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.
O programa poder? funcionar uma vez por semana, por exemplo, ?s sextas-feiras durante o intervalo. O programa poder? ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para as not?cias, cinco para m?sicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de tr?s minutos, dois minutos para presta??o de servi?os (avisos, recados, divulga??o de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para m?sicas. Tanto no quadro de not?cias quanto no quadro de presta??o de servi?os e nas entrevistas o tema ?transg?nicos? poder? ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.
Dispon?vel <http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ > acesso feito dia 12/05/2012
Sugest?es de link para aluno/a:
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/ > acesso feito dia 14/05/2012
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ > acesso feito dia 14/05/2012
Sugest?es de link para professor/a:
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/transgenicos/01.html > acesso feito dia 14/05/2012
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/noticia/economia/area-com-transgenicos-cresce-20-no-brasil-em-2011-isaaa > acesso feito dia 14/05/2012
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.