B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
- Discutir e construir o conceito de agroecologia;
- Identificar e caracterizar modelos de produ??o sustent?vel;
- Refletir sobre a import?ncia da agroecologia enquanto forma racional de manejo dos recursos ambientais e t?cnica de efici?ncia produtiva.
- Geografia Agr?ria;
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula com uma discuss?o inicial sobre a viabilidade da produ??o sustent?vel no campo. Lance uma pergunta para motivar essa discuss?o:
? poss?vel produzir/criar produtos resultantes das atividades agropecu?rias no campo sem a utiliza??o de produtos qu?micos? |
- aqui o professor(a), junto aos alunos, poder? conversar a respeito de v?rias quest?es recorrentes da produ??o no campo: AGROT?XICOS, QUEIMADAS, DESMATAMENTOS, POLUI??ES ETC.
2o. Passo:
Professor(a), explique aos alunos que a aula ir? justamente apontar alternativas contra as diferentes formas que o espa?o rural vem sendo agredido por conta dos apontamentos levantados no passo anterior.
- Aqui voc? ir? apresentar para eles o conceito de AGROECOLOGIA.
- Distribua para os alunos c?pias do texto abaixo, que vem acompanhado de um ?udio. Explique aos alunos que o ?udio ? uma entrevista de uma r?dio:
Na d?cada de 80, em um momento de debate entre os discursos sobre a agricultura brasileira, o conceito de agroecologia surgia e representava um projeto alternativo. O conjunto de t?cnicas e conceitos, que une o conhecimento tecnol?gico e o saber popular sobre o ecossistema, era considerado um modelo de agricultura socialmente justo, economicamente vi?vel e ecologicamente sustent?vel, diferente da agricultura convencional, que sempre buscou insumos e venenos para ampliar a produ??o e o lucro. Para se ter uma ideia, apenas nas regi?es Norte e Nordeste do Brasil, j? existem cerca de dois milh?es de unidades de produ??o que n?o utilizam venenos. A produ??o agroecol?gica tem como objetivo preservar a vida com alimentos saud?veis sem agrot?xicos e livre de transg?nicos. As rela??es do agricultor com a natureza s?o fundamentais neste processo, como explica Vladimir Moreira, agr?nomo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na regi?o de Bag?, no Rio Grande do Sul. ?A agroecologia ? um apanhado de t?cnicas, de par?metros, de conhecimento local, de conhecimento do agricultor sobre o ecossistema em que ele vive, intera??o do meio ambiente com a natureza e o ser humano. ? uma teia que a gente chama ?Teia de Gaia?. Gaia significa terra em grego. Ent?o, a agroecologia ? formada por uma grande teia, onde o ser humano interage com os animais, vegetais e com a pr?pria fam?lia. A agroecologia ? constitu?da de diversos fatores que v?o muito al?m da agricultura convencional, que ? uma agricultura de exclus?o.? Para os agricultores, o conceito de agroecologia se d? na pr?tica, no cotidiano. Eles n?o ficam dependentes de nenhum fator externo ao lote de produ??o. N?o precisam comprar adubo nem veneno. Para D?lcio Jac?, de um assentamento do MST na cidade de Hulha Negra, no Rio Grande do Sul, o objetivo da agroecologia vai al?m de quest?es econ?micas. ?A ideia ? de voc? ser n?o simplesmente um produtor para viabilizar s? economicamente, mas sim defender a vida, a biodiversidade, dentro da propriedade, do assentamento. E tamb?m ter um alimento mais saud?vel, para voc?, para sua fam?lia e para o resto do pessoal.? Por n?o precisar adquirir nenhum insumo externo, as empresas de venenos fizeram uma investida comercial alegando que sem agrot?xicos a produ??o cairia e, no final das contas, isso sairia mais caro. Mas o agr?nomo Vladimir Moreira discorda e explica que o custo da produ??o agroecol?gica ? baixo, o agricultor arrisca menos e tem retorno econ?mico, social e de sa?de. ? o que o agricultor ?lio Francisco, tamb?m da cidade de Hulha Negra, conseguiu provar na pr?tica. ?No in?cio at?, n?o se acreditava muito que podia dar resultado mesmo, porque parecia imposs?vel produzir cebola sem usar um qu?mico. Mas ? poss?vel porque enquanto as outras empresas usam ? um rio de dinheiro para produzir cebola, nosso custo h? anos ? quase zero. O tratamento ? ecol?gico. N?o tem nem compara??o. Chegamos a reduzir o custo do tratamento da mesma doen?a na cebola sem o qu?mico em at? 90%.? D?lcio confirma a experi?ncia no seu lote. Ele conta que tem muito trabalho na sua terra, mas nenhum dinheiro sai do seu bolso e a produ??o continua rendendo alguns trocados. ?No ano passado ? quando eu tinha plantado um pouquinho menos de um hectare de lavoura - tirei R$ 6 mil e sem ter nenhum centavo de despesa, de custos desta lavoura. Isso sem contar minha m?o-de-obra, mas em despesas, em custos que eu tirei dinheiro do bolso, n?o tinha nenhum centavo. Voc? n?o desembolsa nada para produzir. Coloca na lavoura aquilo que voc? produz em casa.? O conceito de seguran?a alimentar tamb?m est? muito relacionado ? agroecologia. Saber o que se come e comer sem desconfiar de algum produto utilizado nos alimentos nos d? mais seguran?a. Garantir a qualidade necess?ria dos alimentos para a fam?lia traz muitos desafios para o produtor, que precisa ter condi??es de renda e plantio. E, para isso, segundo Fl?vio Valente, da A??o Brasileira pela Nutri??o e Direitos Humanos (Abrandh), sem mudan?as significativas no modelo econ?mico fica muito mais dif?cil proporcionar as condi??es necess?rias para o agricultor. ?Garantir a seguran?a alimentar para toda a sociedade depende da luta do povo brasileiro. N?o depende de ningu?m especificamente. Primeiro, depende de um entendimento de que a prioridade deveria ser para garantir que toda a popula??o tivesse condi??es de ter emprego, terra para plantar, que o modelo agr?cola fosse adequado e garantisse o apoio ? agricultura diversificada, de que produzisse alimentos limpos e de qualidade. Garantir emprego que as pessoas pudessem ter dinheiro para comprar. Voc? v?, ent?o, que n?o ? uma coisa que depende de uma ou outra pessoa, mas de uma organiza??o social mais adequada.? Felizmente, na pr?tica, algumas pessoas j? podem contar com a produ??o saud?vel de seus alimentos, independentes de empresas de sementes, adubos e outros produtos. Para Seu D?lcio s?o muitas as vantagens, mesmo que elas demorem um pouquinho a aparecer. ?As vantagens existem na sa?de das fam?lias, na sa?de dos animais. Aquilo que voc? gasta em casa, voc? sabe que ? muito mais saud?vel. Ent?o as vantagens v?m aos poucos. De repente a gente de in?cio n?o percebe tanto a diferen?a, mas no passar no tempo vai percebendo que as diferen?as come?am a surgir ali: na ?gua mais saud?vel, por exemplo. Ent?o tem um monte de fatores que voc? come?a a perceber aos poucos, na melhoria da vida e at? econ?mica tamb?m.? ![]() ?A agroecologia deve ser vista como um instrumento da transforma??o social e tamb?m uma quebra de paradigmas. Porque ? a ci?ncia da co-evolu??o em intera??es positivas de coopera??o, de complementaridade e at? de interdepend?ncia. N?o ? uma descoberta nova, porque, no passado, o agricultor dependia da natureza, n?o tinha de nenhum insumo interno. N?o existia agrot?xico, nem semente h?brida, ou adubo qu?mico, nem m?quinas, nem ferramentas praticamente. E ele praticava a agricultura.? A disputa entre os discursos sobre a produ??o agroecol?gica, a convencional e a que utiliza transg?nicos ainda est? muito presente nos dias de hoje e est? longe de chegar ao fim. Resta ? popula??o brasileira refletir sobre o melhor modelo para produzir o alimento suficiente para cerca de 180 milh?es de pessoas, levando em conta os aspectos econ?micos, sociais, ambientais e de sa?de. |
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.radioagencianp.com.br/node/2028>, acesso em: 14 Mai. 2012.
Dispon?vel em: <http://www.radioagencianp.com.br/images/stories/notplan/sitio/agroecologia1.mp3>, acesso em: 14 Mai. 2012. |
Professor(a), divida a turma em grupos e pe?a para eles responderem as perguntas a partir da reportagem da R?dio.
A- Conversem a respeito da ideia apresentada: AGROECOLOGIA. B- Houve obst?culos ou alguma resist?ncia para a implanta??o dessa alternativa por parte de algum organismo (popula??o, empresas, produtores etc.)? C- A quest?o da seguran?a alimentar vem de encontro com a proposta agroecologia? D- Alunos, de acordo com a reportagem e com as ideias que voc?s estejam come?ando a idealizar sobre tal alternativa, existem vantagens e desvantagens quanto ? aplica??o desta? |
Professor(a), discuta com os alunos as quest?es desse passo e de uma ?nfase a quest?o 'D'.
3o. Passo:
Professor(a), existem v?rios exemplos pelo Brasil da utiliza??o por parte de alguns produtores que j? utilizam a alternativa agroecol?gica para produzir no campo. Como sugest?o, apresente o v?deo abaixo para os alunos.
V?DEO 01
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=2lNY5_r9cxE>, acesso em: 16 Mai. 2012.
Pe?a aos grupos para relatarem uns para os outros os aspectos apresentados no v?deo. Lance algumas perguntas para nortear a atividade.
A- Onde se passa o v?deo? B- Que princ?pios fundamentais s?o colocados para a Agroecologia? C- A atividade est? sendo exercida dentro de algum Bioma? D- Por que a queimada n?o ? bem vista? E- Fale de algum aspecto que lhe chamou aten??o no v?deo. |
Professor(a), pe?a aos grupos que tentem fazer uma busca pelo munic?pio deles de a??es que exemplifique a alternativa agroecol?gica. Os grupos poder?o fazer registros de diferentes formas: FOTOGRAFIAS, V?DEOS, ENTREVISTAS ETC.
4o. Passo:
Professor(a), comece a aula retomando as ideias trabalhadas na aula anterior.
- Pe?a aos grupos para se reunirem para finalizar e organizarem uma apresenta??o dos registros feitos pelo munic?pio da alternativa agroecol?gica.
5o. Passo: Apresenta??o
A apresenta??o ser? de forma oral e de acordo com o material captado por cada grupo (v?deos, fotografias, entrevistas etc.).
- Coloque para os grupos algumas quest?es para nortear os relatos. Como sugest?o:
PARTE 1 - CARACTERIZA??O DA PESQUISA (perguntas para fomentar as falas) A- Em que regi?o/local do munic?pio foi encontrada a produ??o? B- Essa produ??o se encaixa dentro do perfil agroecol?gico? C- Como os produtores percebem os benef?cios da produ??o sustent?vel. D. Qual foi a percep??o do grupo perante o exemplo encontrado. PARTE 2 - APRESENTA??O DO MATERIAL COLETADO V?deos, fotografias, entrevistas, desenhos etc. PARTE 3 - AUTOAVALIA??O DO GRUPO Desafios encontrados pelo grupo na elabora??o da atividade. |
Professor(a), parabenize os grupos pelo empenho na execu??o da atividade.
- Saliente a import?ncia, cuidados e responsabilidades perante o uso da terra.
- Mostre a eles outro exemplo de alternativa agroecol?gica. Como sugest?o:
V?DEO 02:
Fonte: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Q6o0LdS7yMI&feature=related>, acesso em: 16 Mai. 2012.
- Aqui o professor(a), junto aos alunos, ir? organizar uma breve discuss?o a partir das seguintes quest?es: a- diferen?as e semelhan?as entre as diferentes ?reas pesquisadas apresentadas por eles nesse passo; b- diferen?as e semelhan?as das diferentes ?reas pesquisadas e mostradas nesse passo com a situa??o mostrada no v?deo. |
LABORAT?RIO DE GEOGRAFIA AGR?RIA. Dispon?vel em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/index.htm>, acesso em: 18 Mai. 2012.
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MDA - MINIST?RIO DO DESENVOLVIMENTO AGR?RIO. Dispon?vel em: <http://www.mda.gov.br/portal/>, acesso em: 18 Mai. 2012.
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AGROECOLOGIA: MATRIZ DISCIPLINAR OU NOVO PARADIGMA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENT?VEL. Dispon?vel em: <http://www.agroeco.org/socla/archivospdf/Agroecologia%20%20Novo%20Paradigma%2002052006-ltima%20Verso1.pdf>, acesso em: 18 Mai. 2012.
Professor(a), aqui voc? avaliar?:
- o processo de entendimento e compreens?o dos alunos no que tange o setor agr?rio da realidade que eles est?o inseridos;
- a concep??o dos alunos sobre o modelo de produ??o agroecol?gico e sustent?vel, enquanto forma racional de manejo dos recursos ambientais.
Observa??o: ? importante levar em conta a participa??o em sala e comprometimento durante a realiza??o das atividades 1, 2 e 3 como parte da avalia??o. O professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diferentes etapas.