L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Sociologia | Poder, pol?tica e Estado Moderno |
- As v?rias etapas da guerra no medievo.
- A evolu??o do modo e da t?cnica de combate.
- A forma??o de uma elite guerreira: a cavalaria.
- A concep??o de guerra na Idade M?dia.
- A Igreja e a forma??o de uma ?tica guerreira e cavalheiresca.
- As formas de combate medieval e suas evolu??es.
- As mais importantes batalhas do per?odo.
- O conceito de guerra.
- A forma??o estrutural da sociedade durante toda a Idade M?dia (s?culos V-XV), da queda do Imp?rio Romano ? crise do Feudalismo.
INTRODU??O
A guerra na Idade M?dia foi uma constante. Por meio das aulas propostas, os alunos poder?o compreender o porqu? dessa const?ncia e, principalmente, entender a mentalidade guerreira e a compreens?o de guerra do per?odo medieval. Procuraremos proporcionar aos estudantes o conhecimento da evolu??o da guerra ao longo da Idade M?dia, tanto t?cnica quanto conceitualmente. Assim, buscaremos depreender, por meio de textos e artigos hist?ricos, como os medievais percebiam e concebiam a guerra e a atividade guerreira.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Iniciando a primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor dever? perguntar a seus alunos o que sabem a respeito de alguns personagens medievais, m?ticos ou reais:
- J? ouviram falar em ?tila? Em Rolando? Em El Cid? No rei Artur e seus cavaleiros da T?vola Redonda? No rei Ricardo Cora??o de Le?o? Em Godofredo de Bulh?es? Entre outros.
- O que fizeram? Qual a import?ncia deles na hist?ria?
Para ilustrar melhor, o professor poder? apresentar as imagens abaixo durante o transcorrer do debate.
1 ? ?tila, rei dos hunos. Dispon?vel em:
http://4.bp.blogspot.com/-NXZL_SpMYcs/TmDKOAUJkaI/AAAAAAAACfk/tU6uWQpzgnw/s1600/atila.jpg
2 ? A morte de Rolando. Dispon?vel em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg
3 ? El Cid. Dispon?vel em:
http://badassoftheweek.com/elcid3.gif
4 ? Rei Artur e os Cavaleiros da T?vola Redonda. Dispon?vel em:
http://metiredesteocio.com/wp-content/uploads/2010/07/Rei-Arthur.jpg
5 ? Ricardo Cora??o de Le?o. Dispon?vel em:
http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Ricardo%20Coracao%20de%20Leao.jpg
6 ? Godofredo de Bulh?es. Dispon?vel em:
Discorrendo sobre o assunto, o professor dever? levar a discuss?o para o car?ter b?lico destes personagens, citando, caso seja poss?vel, os seus principais feitos. A seguir, o professor pedir? aos seus alunos, ainda durante o debate, que tentem contextualizar cada um dos personagens, utilizando apenas seus conhecimentos. Caso isso se mostre dif?cil, o professor dever? contar aos seus alunos a hist?ria ou lenda relacionada a cada um dos personagens, enfatizando o papel guerreiro por eles exercido em suas vidas.
Aula 2
Uma vez contextualizados alguns dos maiores guerreiros da Idade M?dia, fossem eles reais ou m?ticos, o professor dever? iniciar a segunda aula com a seguinte argumenta??o:
- Voc?s perceberam que, mesmo apesar da diferen?a contextual, temporal e geogr?fica entre os personagens, a maioria deles, sen?o todos, foi e ? representada da mesma maneira?
Uma vez feita essa observa??o, o professor dever? abrir a aula para uma discuss?o, na qual os alunos dever?o tentar descobrir:
- Por que s?o os personagens representados como cavaleiros?
- Ser? que durante toda a Idade M?dia, dez s?culos, os guerreiros sempre foram cavaleiros?
Aula 3
O professor, retomando a discuss?o da aula anterior, dever? mostrar aos seus alunos as seguintes imagens:
- Legi?o Romana. Dispon?vel em:
- Hunos. Dispon?vel em:
http://www.brasilescola.com/upload/e/barbaros.jpg
- Vikings. Dispon?vel em:
?
- Cavalaria, s?culo XI-XII. Dispon?vel em:
- Armaduras da cavalaria medieval, s?culos XIII-XV. Dispon?vel em:
http://2.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TDymqA6jOHI/AAAAAAAAAdM/hXWgm8APr4E/s1600/ArmorsMetM.jpg
Ser? necess?rio que o professor chame a aten??o deles para os seguintes aspectos:
- equipamento utilizado;
- armas utilizadas;
- se usavam cavalos de guerra ou n?o.
- alguns desses guerreiros coexistiram, ou seja, viveram durante a mesma ?poca.
O objetivo dessas figuras ? mostrar n?o s? a diversidade do guerreiro e do seu equipamento durante toda a Idade M?dia, mas tamb?m a evolu??o do seu armamento, que se torna cada vez mais defensivo, at? chegarmos ao cavaleiro medieval.
Aula 4
Esta aula ser? dedicada ? forma??o de uma elite guerreira: a cavalaria. Buscaremos compreend?-la tanto como arma de guerra, quanto como elite social. Sua supremacia durante grande parte do per?odo medieval, apogeu e decad?ncia, ser? estudada juntamente com a forma??o de um ideal de comportamento guerreiro, a ?tica cavaleiresca, que foi em grande parte concebida pela Igreja.
Assim sendo, o professor dever? sugerir aos alunos a leitura dos textos que est?o dispon?veis nos sites abaixo:
- http://www.brasilescola.com/historiag/cavalaria-medieval.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval
Em seguida, o professor dever? pedir aos seus alunos que componham uma reda??o de 25 linhas, tendo em vista os seguintes elementos:
- Por que a supremacia da cavalaria no ?mbito guerreiro? Como se deu o processo dessa supremacia?
- Quem eram os cavaleiros?
- Quais as suas t?ticas e t?cnicas de combate?
- Que elementos eram valorizados pelos cavaleiros?
- Esses cavaleiros tinham algum padr?o de comportamento, mesmo que este ficasse apenas no espa?o do idealismo?
- O que os levou ? decad?ncia, tanto militar quanto social, econ?mica e pol?tica?
O texto dever? ser entregue ao professor ao fim da aula.
Aula 5
Para a quinta aula, o professor dever? conduzir seus alunos ? Sala de Inform?tica, onde far?o uma pesquisa de textos e imagens a respeito das principais batalhas da Idade M?dia. Os alunos dever?o ser divididos em grupos para um melhor desenvolvimento do programa da aula e para uma futura apresenta??o em sala de aula. Todos os grupos dever?o ficar atentos aos seguintes elementos:
- Entre quem se deu a batalha;
- Que ?tipo? de guerreiros dela participou;
- As condi??es ?lend?rias? de algumas delas e a import?ncia da cria??o de uma mentalidade em seu entorno; e
- Seu contexto e import?ncia hist?rica.
Os alunos dever?o ser, assim, divididos:
- Grupo 1: ?Batalha dos Campos Catala?nicos (451 d.C)?.
Sites para pesquisa:
? http://virgiliocamposhistoriaantiga.blogspot.com.br/2011/01/batalha-dos-campos-catalunicos.html
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Campos_Catal%C3%A1unicos
- Grupo 2: ?Batalha de Poitiers (732)?.
Sites para pesquisa:
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Poitiers_%28732%29
- Grupo 3: ?Batalha de Hastings (1066)?.
Sites para pesquisa:
? http://www.ahistoria.com.br/batalha-de-hastings-guerra/
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Hastings
- Grupo 4: ?Batalha de Las Navas de Tolosa (1212)?.
Sites para pesquisa:
? http://www.infopedia.pt/$batalha-de-navas-de-tolosa
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Navas_de_Tolosa
- Grupo 5: ?Batalha de Agincourt (1415)?.
Sites para pesquisa:
? http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/agincourt-triunfo-ingles-434417.shtml
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Azincourt
? http://guerras.brasilescola.com/idade-media/a-batalha-azincourt.htm
Os alunos dever?o, ao longo da pesquisa, preparar uma apresenta??o com textos e imagens para mostrar aos colegas na aula seguinte.
Aula 6
Esta aula ser? reservada ?s apresenta??es dos grupos. Elas dever?o seguir a ordem cronol?gica, ou seja, crescente, de acordo com o n?mero dos grupos: primeiro, apresenta-se o Grupo 1; em seguida, o Grupo 2; e assim por diante, at? finalizarmos com o Grupo 5. Para realizar a atividade, os alunos:
1 - poder?o utilizar recursos como data show, apresenta??o de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.
2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualiza??o, a mentalidade e valores da ?poca, t?ticas e tecnologias ent?o dispon?veis, etc.
3 - levantar quest?es e problemas a respeito da tem?tica estudada, despertando discuss?es e debates.
4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.
? importante que todos os estudantes do grupo participem da apresenta??o, quer dizer, cada um de seus integrantes deve relatar aos que assistem uma parte do que aprendeu com a pesquisa.
Conclus?o
Os alunos compreender?o, com o fim das aulas, que na Idade M?dia o conceito de guerra foi dominado pelas elites, que reservavam, para si, o direito de pratic?-la. Saber?o que houve diversos momentos em que v?rios tipos de guerreiros coexistiram, culminando na supremacia da cavalaria ao longo da maior parte da Idade M?dia.
1- Sugest?o de link a ser consultado pelos alunos e professores:
V?deo youtube ?The Bayeux Tapestry?, sobre a Batalha de Hastings, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o&feature=fvst. Acesso em: 10-5-2012.
2- Sugest?o de livros a serem consultados pelo professor:
- Livro O domingo de Bouvines: 27 de julho de 1214, de Georges Duby.
- Livro Agincourt: o rei, a campanha, a batalha, de Juliet Barker.
3 - Sugest?o de filmes a serem consultados pelos alunos e professores:
- Filme El Cid , de Anthony Mann.
- Filme Joana d'Arc, de Luc Besson.
- Filme Excalibur, de John Boorman.
O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do. Quanto ?s apresenta??es, o professor dever? atentar para a participa??o de cada um dos integrantes do grupo, desde a fase inicial at? a final, bem como observar o seu conhecimento e sua familiaridade com o tema.