Portal do Professor

Início do Conteúdo

A guerra na Idade M?dia

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As v?rias etapas da guerra no medievo.

- A evolu??o do modo e da t?cnica de combate.

- A forma??o de uma elite guerreira: a cavalaria.

- A concep??o de guerra na Idade M?dia.

- A Igreja e a forma??o de uma ?tica guerreira e cavalheiresca.

- As formas de combate medieval e suas evolu??es.

- As mais importantes batalhas do per?odo.

Duração das atividades

Seis aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O conceito de guerra.

- A forma??o estrutural da sociedade durante toda a Idade M?dia (s?culos V-XV), da queda do Imp?rio Romano ? crise do Feudalismo.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

A guerra na Idade M?dia foi uma constante. Por meio das aulas propostas, os alunos poder?o compreender o porqu? dessa const?ncia e, principalmente, entender a mentalidade guerreira e a compreens?o de guerra do per?odo medieval. Procuraremos proporcionar aos estudantes o conhecimento da evolu??o da guerra ao longo da Idade M?dia, tanto t?cnica quanto conceitualmente. Assim, buscaremos depreender, por meio de textos e artigos hist?ricos, como os medievais percebiam e concebiam a guerra e a atividade guerreira.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Iniciando a primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor dever? perguntar a seus alunos o que sabem a respeito de alguns personagens medievais, m?ticos ou reais:

- J? ouviram falar em ?tila? Em Rolando? Em El Cid? No rei Artur e seus cavaleiros da T?vola Redonda? No rei Ricardo Cora??o de Le?o? Em Godofredo de Bulh?es? Entre outros.

- O que fizeram? Qual a import?ncia deles na hist?ria?

Para ilustrar melhor, o professor poder? apresentar as imagens abaixo durante o transcorrer do debate.

1 ? ?tila, rei dos hunos. Dispon?vel em:

http://4.bp.blogspot.com/-NXZL_SpMYcs/TmDKOAUJkaI/AAAAAAAACfk/tU6uWQpzgnw/s1600/atila.jpg

??tila

2 ? A morte de Rolando. Dispon?vel em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg

Rolando 2

3 ? El Cid. Dispon?vel em:

http://badassoftheweek.com/elcid3.gif

El Cid 2

4 ? Rei Artur e os Cavaleiros da T?vola Redonda. Dispon?vel em:

http://metiredesteocio.com/wp-content/uploads/2010/07/Rei-Arthur.jpg

Rei Artur

5 ? Ricardo Cora??o de Le?o. Dispon?vel em:

http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Ricardo%20Coracao%20de%20Leao.jpg

Ricardo Cora????o de Le??o

6 ? Godofredo de Bulh?es. Dispon?vel em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9a/Gottfrid_af_Bouillon.jpg/200px-Gottfrid_af_Bouillon.jpg

Godofredo de Bulh??s

Discorrendo sobre o assunto, o professor dever? levar a discuss?o para o car?ter b?lico destes personagens, citando, caso seja poss?vel, os seus principais feitos. A seguir, o professor pedir? aos seus alunos, ainda durante o debate, que tentem contextualizar cada um dos personagens, utilizando apenas seus conhecimentos. Caso isso se mostre dif?cil, o professor dever? contar aos seus alunos a hist?ria ou lenda relacionada a cada um dos personagens, enfatizando o papel guerreiro por eles exercido em suas vidas.

Aula 2

Uma vez contextualizados alguns dos maiores guerreiros da Idade M?dia, fossem eles reais ou m?ticos, o professor dever? iniciar a segunda aula com a seguinte argumenta??o:

- Voc?s perceberam que, mesmo apesar da diferen?a contextual, temporal e geogr?fica entre os personagens, a maioria deles, sen?o todos, foi e ? representada da mesma maneira?

Uma vez feita essa observa??o, o professor dever? abrir a aula para uma discuss?o, na qual os alunos dever?o tentar descobrir:

- Por que s?o os personagens representados como cavaleiros?

- Ser? que durante toda a Idade M?dia, dez s?culos, os guerreiros sempre foram cavaleiros?

Aula 3

O professor, retomando a discuss?o da aula anterior, dever? mostrar aos seus alunos as seguintes imagens:

- Legi?o Romana. Dispon?vel em:

http://api.ning.com/files/nWDzY34pvkeQaN3Nm0MAGqJ5gPGf5HvPsqDdUWOzob8rHuurUTqBtGWa3kGpOUWqWkJeNq9LVzrWuybmuwAVHHTCDxObOsJh/legioes.jpg

Legi??o - Tartaruga

- Hunos. Dispon?vel em:

http://www.brasilescola.com/upload/e/barbaros.jpg

Hunos

- Vikings. Dispon?vel em:

Guerreiro Viking

?

- Cavalaria, s?culo XI-XII. Dispon?vel em:

http://2.bp.blogspot.com/_3vhyI7u16Ko/SX2NhciNpFI/AAAAAAAABhg/3kLdrZFZv0w/s400/gall_mike_g_11+Barbaros.jpg

Cavalaria S??culo XII

- Armaduras da cavalaria medieval, s?culos XIII-XV. Dispon?vel em:

http://2.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TDymqA6jOHI/AAAAAAAAAdM/hXWgm8APr4E/s1600/ArmorsMetM.jpg

Armadura

Ser? necess?rio que o professor chame a aten??o deles para os seguintes aspectos:

- equipamento utilizado;

- armas utilizadas;

- se usavam cavalos de guerra ou n?o.

- alguns desses guerreiros coexistiram, ou seja, viveram durante a mesma ?poca.

O objetivo dessas figuras ? mostrar n?o s? a diversidade do guerreiro e do seu equipamento durante toda a Idade M?dia, mas tamb?m a evolu??o do seu armamento, que se torna cada vez mais defensivo, at? chegarmos ao cavaleiro medieval.

Aula 4

Esta aula ser? dedicada ? forma??o de uma elite guerreira: a cavalaria. Buscaremos compreend?-la tanto como arma de guerra, quanto como elite social. Sua supremacia durante grande parte do per?odo medieval, apogeu e decad?ncia, ser? estudada juntamente com a forma??o de um ideal de comportamento guerreiro, a ?tica cavaleiresca, que foi em grande parte concebida pela Igreja.

Assim sendo, o professor dever? sugerir aos alunos a leitura dos textos que est?o dispon?veis nos sites abaixo:

- http://www.brasilescola.com/historiag/cavalaria-medieval.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval

Em seguida, o professor dever? pedir aos seus alunos que componham uma reda??o de 25 linhas, tendo em vista os seguintes elementos:

- Por que a supremacia da cavalaria no ?mbito guerreiro? Como se deu o processo dessa supremacia?

- Quem eram os cavaleiros?

- Quais as suas t?ticas e t?cnicas de combate?

- Que elementos eram valorizados pelos cavaleiros?

- Esses cavaleiros tinham algum padr?o de comportamento, mesmo que este ficasse apenas no espa?o do idealismo?

- O que os levou ? decad?ncia, tanto militar quanto social, econ?mica e pol?tica?

O texto dever? ser entregue ao professor ao fim da aula.

Aula 5

Para a quinta aula, o professor dever? conduzir seus alunos ? Sala de Inform?tica, onde far?o uma pesquisa de textos e imagens a respeito das principais batalhas da Idade M?dia. Os alunos dever?o ser divididos em grupos para um melhor desenvolvimento do programa da aula e para uma futura apresenta??o em sala de aula. Todos os grupos dever?o ficar atentos aos seguintes elementos:

- Entre quem se deu a batalha;

- Que ?tipo? de guerreiros dela participou;

- As condi??es ?lend?rias? de algumas delas e a import?ncia da cria??o de uma mentalidade em seu entorno; e

- Seu contexto e import?ncia hist?rica.

Os alunos dever?o ser, assim, divididos:

- Grupo 1: ?Batalha dos Campos Catala?nicos (451 d.C)?.

Sites para pesquisa:

?        http://virgiliocamposhistoriaantiga.blogspot.com.br/2011/01/batalha-dos-campos-catalunicos.html

?        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Campos_Catal%C3%A1unicos

- Grupo 2: ?Batalha de Poitiers (732)?.

Sites para pesquisa:

?        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Poitiers_%28732%29

?        http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_batalha_de_poitiers_barrou_uma_invasao_arabe__falso_.html

- Grupo 3: ?Batalha de Hastings (1066)?.

Sites para pesquisa:

?        http://www.ahistoria.com.br/batalha-de-hastings-guerra/

?        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Hastings

- Grupo 4: ?Batalha de Las Navas de Tolosa (1212)?.

Sites para pesquisa:

?        http://www.infopedia.pt/$batalha-de-navas-de-tolosa

?        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Navas_de_Tolosa

- Grupo 5: ?Batalha de Agincourt (1415)?.

Sites para pesquisa:

?        http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/agincourt-triunfo-ingles-434417.shtml

?        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Azincourt

?        http://guerras.brasilescola.com/idade-media/a-batalha-azincourt.htm

Os alunos dever?o, ao longo da pesquisa, preparar uma apresenta??o com textos e imagens para mostrar aos colegas na aula seguinte.

Aula 6

Esta aula ser? reservada ?s apresenta??es dos grupos. Elas dever?o seguir a ordem cronol?gica, ou seja, crescente, de acordo com o n?mero dos grupos: primeiro, apresenta-se o Grupo 1; em seguida, o Grupo 2; e assim por diante, at? finalizarmos com o Grupo 5. Para realizar a atividade, os alunos:

1 - poder?o utilizar recursos como data show, apresenta??o de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.

2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualiza??o, a mentalidade e valores da ?poca, t?ticas e tecnologias ent?o dispon?veis, etc.

3 - levantar quest?es e problemas a respeito da tem?tica estudada, despertando discuss?es e debates.

4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.  

? importante que todos os estudantes do grupo participem da apresenta??o, quer dizer, cada um de seus integrantes deve relatar aos que assistem uma parte do que aprendeu com a pesquisa. 

Conclus?o

Os alunos compreender?o, com o fim das aulas, que na Idade M?dia o conceito de guerra foi dominado pelas elites, que reservavam, para si, o direito de pratic?-la. Saber?o que houve diversos momentos em que v?rios tipos de guerreiros coexistiram, culminando na supremacia da cavalaria ao longo da maior parte da Idade M?dia. 

Recursos Complementares

1- Sugest?o de link a ser consultado pelos alunos e professores:

V?deo youtube ?The Bayeux Tapestry?, sobre a Batalha de Hastings, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o&feature=fvst. Acesso em: 10-5-2012.

2- Sugest?o de livros a serem consultados pelo professor:

- Livro O domingo de Bouvines: 27 de julho de 1214, de Georges Duby.

- Livro Agincourt: o rei, a campanha, a batalha, de Juliet Barker.

3 - Sugest?o de filmes a serem consultados pelos alunos e professores:

- Filme El Cid , de Anthony Mann.

- Filme Joana d'Arc, de Luc Besson.

- Filme Excalibur, de John Boorman.

Avaliação

O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do. Quanto ?s apresenta??es, o professor dever? atentar para a participa??o de cada um dos integrantes do grupo, desde a fase inicial at? a final, bem como observar o seu conhecimento e sua familiaridade com o tema.