Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica: De onde vem o arco-?ris? UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?

?        Descobrir a origem do arco-?ris;

?        Compreender o processo de forma??o de cores no arco-?ris;

?        Investigar o que ? necess?rio para se formar um arco-?ris;

?        Analisar as cores prim?rias e secund?rias;

?        Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

?        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;

?        Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;

?        Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;

?        Interagir com os pares;

?        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 600 minutos ? 10 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da origem do arco-?ris, bem como do estudo das cores.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

?

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.

?

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Acesso 07/05/2012.

?

Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematiza??o
  5. Levantamento de hip?teses
  6. Sele??o das fontes de pesquisa
  7. Execu??o e realiza??o
  8. Depura??o de hip?teses
  9. Socializa??o (apresenta??o e exposi??o dos resultados)
  10. Avalia??o

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?De onde vem o arco-?ris?? que ser? desenvolvido nesta aula.

?

Estrat?gias e recursos da aula

?

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com pl?sticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poder? unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossi?.

Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki, podcast.

?

1? Atividade:

Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante come?ar a conversar com a turma sobre o que ? Pesquisa. Para tanto, os alunos poder?o procurar no dicion?rio o significado da palavra PESQUISA, e socializ?-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.

Em seguida, problematize:

?

Se Pesquisa ? uma investiga??o sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.

  

  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Cient?fica?
  • Como se faz uma Pesquisa Cient?fica?
  • Quais s?o as etapas da Pesquisa Cient?fica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Cient?fica?

?

O Projeto poder? surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

Em um dia de chuva os alunos estavam brincando na quadra de esportes da escola, quando a chuva passou, eles voltaram para o p?tio e observaram que apareceu no c?u um lindo arco-?ris. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde vem o arco-?ris e como s?o formadas as suas cores.

Voc? poder? sugerir que os alunos fotografem o arco-?ris, utilizando tablet, c?mera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).

Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.

Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.

Sugerimos:

?

HIST?RIA

?

as gotinhas

Fonte:  http://www.cotacota.com.br/gotinhas-e-o-arco-iris-as-eunice-braido-ftd-isbn-8532211909_85_31626_oferta.html. Acesso 08/05/2012.

Sinopse:

Esse livro fala de muitas gotinhas que viviam dentro de uma nuvem e queriam fazer algo grandioso. Um belo dia o Sol atravessou as gotinhas com seus raios luminosos e de repente formou no c?u um lindo arco-?ris.

?

POEMA

?

ARCO IIRIS 1

Fonte:http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.

?

? aparecer o arco-?ris e eu volto a ser crian?a:

 deixo refletir na ?ris todo o encantamento da inf?ncia.

Onde come?a?

Onde termina?

?Isso n?o importa...!?

Ahhh, sim, importa, sim!

Isso ? o mundo atr?s da porta,

 o mist?rio que cultivo em mim.

Aonde ele chega deve ter mar,

pois se tiver e se mistura-se ?s ?guas,

 olha o colorido que d? toda a beleza que des?gua!

Quantas cores ele anuncia? Sete?

Eu j? nem sei. J? v?o al?m da retina...

J? v?o al?m do prazer!

Como roda de crian?as... todas juntinhas... me reinventando o viver!

?

Autora: Amanda Neves

Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.

?

Professor, organize uma roda de conversa e dialogue com a turma sobre os textos acima e pe?a para cada aluno dar sua opini?o sobre o tema abordado.

Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e pe?a aos alunos que escrevam suas opini?es sobre esta escolha.

VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.

?

Sugerimos o seguinte t?tulo do Projeto: ? De onde vem o arco-?ris??

?

2? Atividade:

?

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

Como forma de registro, solicite que respondam:

?

?

                   EU QUERO ESTUDAR ?De onde vem o arco-?ris?? PORQUE...

?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

?

 Fonte: Acervo da autora.

?

3? Atividade:

?

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem do arco-?ris.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:

?

Objetivos:

?        Descobrir a origem do arco-?ris;

?        Investigar quantas cores o arco-?ris possui;

?        Identificar as cores presente no arco-?ris;

?        Fazer experi?ncia;

?        Aprender a realizar uma Pesquisa;

?        Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

4? Atividade:

?

Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.

Essa ? a etapa da problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o arco-?ris.

  • De onde vem o arco-?ris?
  • O que ? preciso para se formar o arco-?ris?
  • Quantas cores tem o arco-?ris?
  • Quais s?o as cores do arco-?ris?

?

5? Atividade:

?

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:

?

?O que os alunos j? sabem sobre o arco-?ris??.

?

? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

?

- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

?

  • De onde vem o arco-?ris?

Hip?teses: Da chuva.

?

  • O que ? preciso para formar o arco-?ris?

Hip?teses: ?gua e sol.

?

  • Quais as cores do arco-?ris?

Hip?teses: Vermelho, amarelo, verde e azul.

?

6? Atividade:

?

Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

?

?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

?

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclop?dias
  • Imagens
  • Livros
  • V?deos
  • Dicion?rio

?

Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

?

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experi?ncias
  • Observa??es

?

7? Atividade:

?

Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto. Assim, voc? poder? ter uma no??o de como come?ar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necess?rios para realiza??o da atividade.

?

  • QUESTIONAMENTO 1: De onde vem o arco-?ris?

?

Inicialmente, propomos a busca por informa??es a respeito do arco-?ris por meio de um v?deo.

Sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e registre no quadro negro (ou imprima) algumas indaga??es para a observa??o dos alunos. Ao assistirem o v?deo pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa.

?

?        O que acharam do v?deo?

?        Como ? formado o arco-?ris?

?        Quais cores aparecem no arco-?ris?

?        O que acontece quando a luz branca do sol penetra nas gotas de ?gua da chuva?

?        O que ? um espectro solar?

?        A luz do Sol ? branca? Por qu??

?        Existe algo que gostariam de descobrir a mais?

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo, para que assistam ao v?deo indicado.O tablet tamb?m poder? ser usado.

?

kika

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=DbMigMVl0Cc. Acesso 15/05/2012.

?

O recurso ? um epis?dio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-?ris se forma, a partir da incid?ncia da luz solar nas gotas de ?gua. Neste v?deo, ?Isaac Newton? (personagem que representa o cientista) apresenta a experi?ncia do prisma para explicar a refra??o.

Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.

Explorando o texto online

Propomos tamb?m uma investiga??o online para identificarmos conceito, caracter?sticas e formato do arco-?ris.

Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

http://www.brasilescola.com/fisica/formacao-um-arco-iris.htm

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/arco/home.html

http://www.infoescola.com/meteorologia/arco-iris/

Acessados 14/05/2012.

?

Os alunos identificar?o que um arco-?ris (tamb?m chamado arco-celeste, arco-da-alian?a, arco-da-chuva, arco-da-velha) ? um fen?meno ?ptico e meteorol?gico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) cont?nuo quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.

? um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa ? vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou ?ndigo) e violeta.

O efeito do arco-?ris pode ser observado sempre que existirem gotas de ?gua no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude de ?ngulo. O mais espetacular arco-?ris aparece quando metade do c?u ainda est? escuro com nuvens de chuva e o observador est? em um local com c?u claro. Outro local prop?cio ? aprecia??o do arco-?ris ? perto de cachoeiras.

De acordo com as informa??es obtidas, solicite que os alunos fa?am um desenho representando o arco-?ris seguindo as caracter?sticas exatamente como o ?.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).  Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o.

?

  • QUESTIONAMENTO 2: O que ?  preciso para se formar o arco-?ris?

?

REALIZANDO EXPERI?NCIAS

?

Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

?

?

experiencia 1

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kX6jrMik0Bo&feature=fvwrel. Acesso 15/05/2012.

?

A seguir realize a experi?ncia com a turma:

?

Materiais necess?rios:

?

?        Recipiente (poder? ser uma tampa);

?        Espelho;

?        ?gua;

?        Folha de papel em branco.

?

Como fazer:

?

Coloque ?gua na tampa e ajeite o espelho de um lado da tampa de maneira que ele fique em frente ? folha de papel em branco. Assim que a luz do sol refletir no espelho em contato com a ?gua ir? decompor a luz mostrando que ela ? formada por componentes coloridos.

?

Para realizar a experi?ncia abaixo, voc? vai precisar de:

?

            Materiais:

  • Uma folha de papel em branco;
  • Um copo com ?gua;
  • Uma lanterna.

?

            Como fazer:

  1. Coloque o papel em frente ao copo com ?gua;
  2. Coloque a lanterna atr?s do copo e acenda.

?

Com este experimento dever? aparecer um arco-?ris refletido no papel. Isso porque o copo d'?gua faz com a luz da lanterna, exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece n?o ter cor nenhuma, na verdade ? uma mistura de cores coloridas. Juntas, elas d?o a luz invis?vel ou luz branca. Misturadas, n?o vemos cor nenhuma, mas se voc? faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, a ?gua, voc? vai ver as cores separadas.

Os s?tios abaixo mostram esta experi?ncia:

http://www.youtube.com/watch?v=9pC0JXJ0VE0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uiXRnVipFj4&feature=related

Acesso 14/05/2012.

?

  • QUESTIONAMENTO 3: Quais s?o as cores do arco-?ris?

?

O estudo das cores  aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva dos alunos. As cores fornecem poderosos est?mulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imagin?rio desde a mais tenra idade dos alunos.

Sugerimos que providencie variados recursos para apresentar as cores ? turma.

?

1)      Por meio da conta??o de hist?ria intitulada: ?Bom dia todas as cores? os alunos poder?o conhecer um pouco mais a respeito das cores e do trabalho da escritora Ruth Rocha.

?

bom dai todas as cores

Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/12/bom-dia-todas-as-cores.html. Aceso 15/05/2012.

?

Se preferir, acesse o v?deo da narrativa da hist?ria:

?

http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4  Acesso 15/05/2012.      

        

2)      Prepare um momento para a turma assistir um v?deo sobre as cores.

?

cores 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related  Acesso 15/05/2012.

?

Ao final, solicite que cada aluno relate sua cor favorita e justifique sua resposta.

?

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposi??o de todas as cores prim?rias, enquanto o preto ? aus?ncia de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, como j? sabemos esta decomposi??o origina o arco-?ris.

Nesse momento, realize um experimento para provar que a mistura das cores resulta na cor branca.

?

Materiais:

?

  • Folha sulfite;
  • L?pis de cor ou giz de cera;
  • Um CD ou DVD velho;
  • Caneta com espessura do buraco central de um CD/ DVD.

?

Como fazer:

?

  • Fa?am, com o l?pis, o molde do CD na folha de papel.  

?

circulando cd

?

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/ab7b477aca60313242142e0707cd7e70.JPG  Acesso 14/05/2012.      

?

  • Recortem o molde.     

?

recortando cd

?

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5f3489133ff8a3bd4b9a9e540ab5af5e.JPG . Acesso 14/05/2012.

?

Dividam o c?rculo em 8 partes iguais e colora cada espa?o de uma cor.

?

circulo colorido 2

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php

Acesso 14/05/2012

?

Newton explicou que a luz que consideramos branca ?, na verdade, uma luz composta de v?rias cores. Para comprovar tal fato, decomp?s a luz com a utiliza??o de um prisma triangular de cristal. Atrav?s desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores b?sicas.

?

prisma

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php  Acesso 14/05/2012

?

Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca ? proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir da? que surgiu o disco de Newton. Ele ? pintado com as mesmas cores que comp?em o espectro da luz branca. Ao gir?-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido ? incid?ncia de luz..

Pe?a para os alunos testarem esta experi?ncia:

?

gira gira

?

Fonte: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/65-disco-de-newton.html .  Acesso 14/05/2012.

?

Durante o desenvolvimento da Pesquisa os alunos j? identificaram que o arco- ?ris ? um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa ? vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou ?ndigo) e violeta.

Para ajudar lembrar da sequ?ncia de cores do arco-?ris, usa-se a mnem?nica (auxiliar de mem?ria):

?

Vermelho l? vai violeta

?

Onde o:

?

 l ? o laranja

? ? o amarelo

v ? o verde

a ? o azul

i ? o ?ndigo (anil)

?

arco iris 222

?

Fonte: http://www.varbak.com/foto-de/belirginme%C5%9Fen-fotografias-arco-%C3%ADris.  Acesso 14/05/2012.

?

Solicite aos alunos que fa?am um desenho  utilizando o laptop Classmate, acessando o programa Tux Paint: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Poder? ser uma paisagem, que dever? ser completada com um arco-?ris.

A seguir, juntamente com a turma fa?a uma Pesquisa online para descobrirem sobre as cores prim?rias e secund?rias. Sugerimos alguns s?tios:

?

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/cores_primarias.htm

http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php

http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php

http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm

Acesso 14/05/2012.

?

Espera-se que os alunos compreendam que todas as cores do mundo s?o feitas com a mistura de apenas tr?s cores: vermelho, amarelo e azul ? as chamadas cores prim?rias.

Veja:

?

Vermelho com amarelo d?... laranja.

Azul com vermelho d?... roxo.

Amarelo com azul d?... verde.

?

Misturando as tr?s cores prim?rias a gente descobre mais tr?s, as cores secund?rias. E se a gente continuar combinando umas com as outras vamos encontrar cada vez mais cores diferentes.

?

  • Cores prim?rias: vermelho, amarelo e azul.

S?o as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que voc? faz, sempre tem alguma das cores prim?rias (nem que sejam misturadas).

?

  • Cores secund?rias: verde, roxo e laranja.

S?o formadas pela mistura de duas cores prim?rias:

?

Verde = azul com amarelo

Roxo = vermelho com azul

Laranja = amarelo com vermelho

?

Propomos nesse momento uma atividade de mistura de cores para se chegar as cores do arco-?ris.

Providencie para cada aluno um arco em branco

?

arco em branco

?

Fonte: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/02/educacao-infantil-vamos-colorir-o-arco.html, Acesso 14/05/2012.

?

Solicite que os alunos pintem o arco-?ris obedecendo a ordem das cores, por?m eles devem misturas as cores para se formar novas cores.

Exemplo: para pintar aonde ? verde o aluno dever? misturar o azul com o amarelo.

Os s?tios abaixo apresentam imagens sobre a mistura de cores.

?

http://www.portuguesepage.com/cores-primarias-e-secundarias/

http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html

http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2008/11/cores-crculo-cromtico.html

http://anitafazarte.blogspot.com.br/2008/04/atividade-5-teoria-da-cor.html

Acesso 14/05/2012.

?

mistura de cores 11                                                      mistura de cores 22

?

Exponha os trabalhos no mural e guarde-os para comporem a apresenta??o do Projeto.

?

8? Atividade:

?

Concluindo com texto coletivo.

?

Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que descubram o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es a cerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informa??es obtidas e ap?s a organiza??o de todo o processo investigativo ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Conclu?do o texto oriente os alunos para copi?-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitaliz?-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustr?-lo com desenhos ou gravuras.

?

 9? Atividade:

?

Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.

Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:

?

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related  Acesso 14/05/2012.

?

Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).

O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.

Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

?

 10? Atividade:

?

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

?

?        Conhecimento do tema estudado;

?        Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;

?        Participa??o nas atividades propostas;

?        Compreens?o do processo de Pesquisa.

?

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

?

Veja um exemplo:

?

  •         COMO FOI SER PESQUISADOR?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •         PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU??

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •         VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

?

Fonte: Acervo da Autora.

Recursos Complementares

MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011. 

?

Sugest?es de links para os alunos:

Jogos

?

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca-combine-as-cores.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-complete.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-paleta.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-cruzadinha.html

Acesso 15/05/2012.

?

Sugest?es de links para os professores:

?

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/  Acesso 15/05/2012.

(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle).

?

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm Acesso 15/05/2012

Artigo ?O Projeto da Pesquisa?, site Pedagogia em Foco.

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto ?De onde vem o arco-?ris??, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.