Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
?
?
? Descobrir a origem do arco-?ris;
? Compreender o processo de forma??o de cores no arco-?ris;
? Investigar o que ? necess?rio para se formar um arco-?ris;
? Analisar as cores prim?rias e secund?rias;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da origem do arco-?ris, bem como do estudo das cores.
?
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.
?
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050
Acesso 07/05/2012.
?
Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ?De onde vem o arco-?ris?? que ser? desenvolvido nesta aula.
?
?
Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com pl?sticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poder? unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossi?.
Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:
?
Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante come?ar a conversar com a turma sobre o que ? Pesquisa. Para tanto, os alunos poder?o procurar no dicion?rio o significado da palavra PESQUISA, e socializ?-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.
Em seguida, problematize:
?
Se Pesquisa ? uma investiga??o sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
?
O Projeto poder? surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.
Exemplo:
Em um dia de chuva os alunos estavam brincando na quadra de esportes da escola, quando a chuva passou, eles voltaram para o p?tio e observaram que apareceu no c?u um lindo arco-?ris. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde vem o arco-?ris e como s?o formadas as suas cores.
Voc? poder? sugerir que os alunos fotografem o arco-?ris, utilizando tablet, c?mera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).
Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.
Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.
Sugerimos:
?
HIST?RIA
?
Fonte: http://www.cotacota.com.br/gotinhas-e-o-arco-iris-as-eunice-braido-ftd-isbn-8532211909_85_31626_oferta.html. Acesso 08/05/2012.
Sinopse:
Esse livro fala de muitas gotinhas que viviam dentro de uma nuvem e queriam fazer algo grandioso. Um belo dia o Sol atravessou as gotinhas com seus raios luminosos e de repente formou no c?u um lindo arco-?ris.
?
POEMA
?
Fonte:http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.
?
? aparecer o arco-?ris e eu volto a ser crian?a:
deixo refletir na ?ris todo o encantamento da inf?ncia.
Onde come?a?
Onde termina?
?Isso n?o importa...!?
Ahhh, sim, importa, sim!
Isso ? o mundo atr?s da porta,
o mist?rio que cultivo em mim.
Aonde ele chega deve ter mar,
pois se tiver e se mistura-se ?s ?guas,
olha o colorido que d? toda a beleza que des?gua!
Quantas cores ele anuncia? Sete?
Eu j? nem sei. J? v?o al?m da retina...
J? v?o al?m do prazer!
Como roda de crian?as... todas juntinhas... me reinventando o viver!
?
Autora: Amanda Neves
Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/19308. Acesso 15/05/2012.
?
Professor, organize uma roda de conversa e dialogue com a turma sobre os textos acima e pe?a para cada aluno dar sua opini?o sobre o tema abordado.
Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e pe?a aos alunos que escrevam suas opini?es sobre esta escolha.
VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.
?
Sugerimos o seguinte t?tulo do Projeto: ? De onde vem o arco-?ris??
?
?
Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:
Como forma de registro, solicite que respondam:
?
|
? EU QUERO ESTUDAR ?De onde vem o arco-?ris?? PORQUE... ? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ? |
Fonte: Acervo da autora.
?
?
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem do arco-?ris.
Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
?
Objetivos:
? Descobrir a origem do arco-?ris;
? Investigar quantas cores o arco-?ris possui;
? Identificar as cores presente no arco-?ris;
? Fazer experi?ncia;
? Aprender a realizar uma Pesquisa;
? Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.
?
?
Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o arco-?ris.
?
?
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
?
?O que os alunos j? sabem sobre o arco-?ris??.
?
? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:
?
- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
?
Hip?teses: Da chuva.
?
Hip?teses: ?gua e sol.
?
Hip?teses: Vermelho, amarelo, verde e azul.
?
?
Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:
?
?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
?
Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:
?
?
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
?
?
?
Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto. Assim, voc? poder? ter uma no??o de como come?ar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necess?rios para realiza??o da atividade.
?
?
Inicialmente, propomos a busca por informa??es a respeito do arco-?ris por meio de um v?deo.
Sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e registre no quadro negro (ou imprima) algumas indaga??es para a observa??o dos alunos. Ao assistirem o v?deo pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa.
?
? O que acharam do v?deo?
? Como ? formado o arco-?ris?
? Quais cores aparecem no arco-?ris?
? O que acontece quando a luz branca do sol penetra nas gotas de ?gua da chuva?
? O que ? um espectro solar?
? A luz do Sol ? branca? Por qu??
? Existe algo que gostariam de descobrir a mais?
Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo, para que assistam ao v?deo indicado.O tablet tamb?m poder? ser usado.
?
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=DbMigMVl0Cc. Acesso 15/05/2012.
?
O recurso ? um epis?dio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que explica como o arco-?ris se forma, a partir da incid?ncia da luz solar nas gotas de ?gua. Neste v?deo, ?Isaac Newton? (personagem que representa o cientista) apresenta a experi?ncia do prisma para explicar a refra??o.
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.
Propomos tamb?m uma investiga??o online para identificarmos conceito, caracter?sticas e formato do arco-?ris.
Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
http://www.brasilescola.com/fisica/formacao-um-arco-iris.htm
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/arco/home.html
http://www.infoescola.com/meteorologia/arco-iris/
Acessados 14/05/2012.
?
Os alunos identificar?o que um arco-?ris (tamb?m chamado arco-celeste, arco-da-alian?a, arco-da-chuva, arco-da-velha) ? um fen?meno ?ptico e meteorol?gico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) cont?nuo quando o sol brilha sobre as gotas de chuva.
? um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa ? vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou ?ndigo) e violeta.
O efeito do arco-?ris pode ser observado sempre que existirem gotas de ?gua no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude de ?ngulo. O mais espetacular arco-?ris aparece quando metade do c?u ainda est? escuro com nuvens de chuva e o observador est? em um local com c?u claro. Outro local prop?cio ? aprecia??o do arco-?ris ? perto de cachoeiras.
De acordo com as informa??es obtidas, solicite que os alunos fa?am um desenho representando o arco-?ris seguindo as caracter?sticas exatamente como o ?.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o.
?
?
REALIZANDO EXPERI?NCIAS
?
Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
?
?
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kX6jrMik0Bo&feature=fvwrel. Acesso 15/05/2012.
?
A seguir realize a experi?ncia com a turma:
?
Materiais necess?rios:
?
? Recipiente (poder? ser uma tampa);
? Espelho;
? ?gua;
? Folha de papel em branco.
?
Como fazer:
?
Coloque ?gua na tampa e ajeite o espelho de um lado da tampa de maneira que ele fique em frente ? folha de papel em branco. Assim que a luz do sol refletir no espelho em contato com a ?gua ir? decompor a luz mostrando que ela ? formada por componentes coloridos.
?
Para realizar a experi?ncia abaixo, voc? vai precisar de:
?
Materiais:
?
Como fazer:
?
Com este experimento dever? aparecer um arco-?ris refletido no papel. Isso porque o copo d'?gua faz com a luz da lanterna, exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece n?o ter cor nenhuma, na verdade ? uma mistura de cores coloridas. Juntas, elas d?o a luz invis?vel ou luz branca. Misturadas, n?o vemos cor nenhuma, mas se voc? faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, a ?gua, voc? vai ver as cores separadas.
Os s?tios abaixo mostram esta experi?ncia:
http://www.youtube.com/watch?v=9pC0JXJ0VE0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uiXRnVipFj4&feature=related
Acesso 14/05/2012.
?
?
O estudo das cores aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva dos alunos. As cores fornecem poderosos est?mulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imagin?rio desde a mais tenra idade dos alunos.
Sugerimos que providencie variados recursos para apresentar as cores ? turma.
?
1) Por meio da conta??o de hist?ria intitulada: ?Bom dia todas as cores? os alunos poder?o conhecer um pouco mais a respeito das cores e do trabalho da escritora Ruth Rocha.
?
Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/12/bom-dia-todas-as-cores.html. Aceso 15/05/2012.
?
Se preferir, acesse o v?deo da narrativa da hist?ria:
?
http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4 Acesso 15/05/2012.
2) Prepare um momento para a turma assistir um v?deo sobre as cores.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related Acesso 15/05/2012.
?
Ao final, solicite que cada aluno relate sua cor favorita e justifique sua resposta.
?
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposi??o de todas as cores prim?rias, enquanto o preto ? aus?ncia de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, como j? sabemos esta decomposi??o origina o arco-?ris.
Nesse momento, realize um experimento para provar que a mistura das cores resulta na cor branca.
?
Materiais:
?
?
Como fazer:
?
?
?
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/ab7b477aca60313242142e0707cd7e70.JPG Acesso 14/05/2012.
?
?
?
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/5f3489133ff8a3bd4b9a9e540ab5af5e.JPG . Acesso 14/05/2012.
?
Dividam o c?rculo em 8 partes iguais e colora cada espa?o de uma cor.
?
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php
Acesso 14/05/2012
?
Newton explicou que a luz que consideramos branca ?, na verdade, uma luz composta de v?rias cores. Para comprovar tal fato, decomp?s a luz com a utiliza??o de um prisma triangular de cristal. Atrav?s desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores b?sicas.
?
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/cromoterapia-7.php Acesso 14/05/2012
?
Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca ? proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir da? que surgiu o disco de Newton. Ele ? pintado com as mesmas cores que comp?em o espectro da luz branca. Ao gir?-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido ? incid?ncia de luz..
Pe?a para os alunos testarem esta experi?ncia:
?
?
Fonte: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/65-disco-de-newton.html . Acesso 14/05/2012.
?
Durante o desenvolvimento da Pesquisa os alunos j? identificaram que o arco- ?ris ? um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa ? vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou ?ndigo) e violeta.
Para ajudar lembrar da sequ?ncia de cores do arco-?ris, usa-se a mnem?nica (auxiliar de mem?ria):
?
Vermelho l? vai violeta
?
Onde o:
?
l ? o laranja
? ? o amarelo
v ? o verde
a ? o azul
i ? o ?ndigo (anil)
?
?
Fonte: http://www.varbak.com/foto-de/belirginme%C5%9Fen-fotografias-arco-%C3%ADris. Acesso 14/05/2012.
?
Solicite aos alunos que fa?am um desenho utilizando o laptop Classmate, acessando o programa Tux Paint: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Poder? ser uma paisagem, que dever? ser completada com um arco-?ris.
A seguir, juntamente com a turma fa?a uma Pesquisa online para descobrirem sobre as cores prim?rias e secund?rias. Sugerimos alguns s?tios:
?
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/cores_primarias.htm
http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php
http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/index.php
http://www.brasilescola.com/artes/cores.htm
Acesso 14/05/2012.
?
Espera-se que os alunos compreendam que todas as cores do mundo s?o feitas com a mistura de apenas tr?s cores: vermelho, amarelo e azul ? as chamadas cores prim?rias.
Veja:
?
Vermelho com amarelo d?... laranja.
Azul com vermelho d?... roxo.
Amarelo com azul d?... verde.
?
Misturando as tr?s cores prim?rias a gente descobre mais tr?s, as cores secund?rias. E se a gente continuar combinando umas com as outras vamos encontrar cada vez mais cores diferentes.
?
S?o as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que voc? faz, sempre tem alguma das cores prim?rias (nem que sejam misturadas).
?
S?o formadas pela mistura de duas cores prim?rias:
?
Verde = azul com amarelo
Roxo = vermelho com azul
Laranja = amarelo com vermelho
?
Propomos nesse momento uma atividade de mistura de cores para se chegar as cores do arco-?ris.
Providencie para cada aluno um arco em branco
?
?
Fonte: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/02/educacao-infantil-vamos-colorir-o-arco.html, Acesso 14/05/2012.
?
Solicite que os alunos pintem o arco-?ris obedecendo a ordem das cores, por?m eles devem misturas as cores para se formar novas cores.
Exemplo: para pintar aonde ? verde o aluno dever? misturar o azul com o amarelo.
Os s?tios abaixo apresentam imagens sobre a mistura de cores.
?
http://www.portuguesepage.com/cores-primarias-e-secundarias/
http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html
http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2008/11/cores-crculo-cromtico.html
http://anitafazarte.blogspot.com.br/2008/04/atividade-5-teoria-da-cor.html
Acesso 14/05/2012.
?
?
Exponha os trabalhos no mural e guarde-os para comporem a apresenta??o do Projeto.
?
?
Concluindo com texto coletivo.
?
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que descubram o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es a cerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informa??es obtidas e ap?s a organiza??o de todo o processo investigativo ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Conclu?do o texto oriente os alunos para copi?-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitaliz?-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustr?-lo com desenhos ou gravuras.
?
?
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:
?
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related Acesso 14/05/2012.
?
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).
O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.
Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
?
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
?
? Conhecimento do tema estudado;
? Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
? Participa??o nas atividades propostas;
? Compreens?o do processo de Pesquisa.
?
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
?
Veja um exemplo:
?
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ? |
Fonte: Acervo da Autora.
MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011.
?
Sugest?es de links para os alunos:
Jogos
?
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca-combine-as-cores.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-complete.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-paleta.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/cores-do-arco-iris-cruzadinha.html
Acesso 15/05/2012.
?
Sugest?es de links para os professores:
?
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ Acesso 15/05/2012.
(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle).
?
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm Acesso 15/05/2012
Artigo ?O Projeto da Pesquisa?, site Pedagogia em Foco.
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto ?De onde vem o arco-?ris??, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.