Portal do Professor

Início do Conteúdo

Investigando os biomas naturais: recursos inesgot?veis?

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Dimensionar a relev?ncia dos diferentes tipos de biomas para a vida no planeta.
  • Caracterizar os principais biomas brasileiros, dentre eles a floresta amaz?nica, a mata atl?ntica, a caatinga, o cerrado, os campos e o pantanal.
  • Discutir alternativas para preserva??o dos biomas brasileiros.

Duração das atividades

08 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos b?sicos sobre meio ambiente (biomas brasileiros e biodiversidade dos ecossistemas).
  • No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade ? Problematiza??o e roda de leitura

Nessa atividade, cabe ao/a professor/a, em um primeiro momento, conduzir uma problematiza??o sobre o tema da aula. O problema a ser empregado possivelmente ser? mais instigante se for extra?do da realidade dos/as alunos/as. Portanto, cabe ao/a professor/a iniciar a aula apresentando aos/as alunos/as as seguintes quest?es-problemas:

1)      Voc?s sabem em qual bioma voc?s vivem?

2)      Voc?s sabem em que condi??es se encontra esse bioma?

3)      Voc?s conhecem medidas para a preserva??o desse bioma?

Vale destacar que o/a professor/a deve estimular os alunos a formularem hip?teses com base em suas observa??es da realidade, e n?o apenas a responderem com base no conte?do j? estudado.

Em um segundo momento, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos. Esses grupos dever?o posicionar as carteiras em forma de pequenos c?rculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discuss?o entre os membros dos grupos. Cada membro do grupo deve ler um par?grafo em voz alta, sucessivamente at? o t?rmino do texto. Dessa forma todos/as poder?o se manter atentos/as ao longo da leitura.

Os/as alunos/as utilizar?o seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de um texto dentre aqueles dispon?veis nos links a seguir.

Grupo 1: Revista Superinteressante - Caatinga

Dispon?vel <  http://super.abril.com.br/ecologia/caatinga-445141.shtml  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Revista Superinteressante ? As terras arejadas e cobi?adas

Dispon?vel < http://super.abril.com.br/ecologia/terras-arejadas-cobicadas-480309.shtml    > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Revista Veja ? O tesouro escondido na selva

Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/tesouro-escondido-na-selva-p-072.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 4: Revista Veja ? Mata Atl?ntica tem taxa de desmatamento pr?ximo de zero

Dispon?vel < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/mata-atlantica-tem-taxa-de-desmate-proximo-de-zero  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 5: Superinteressante: Pantanal

Dispon?vel < http://super.abril.com.br/ecologia/pantanal-445137.shtml > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 6: Abril.com - Bioma Pampa j? perdeu mais da metade da vegeta??o original

Dispon?vel < http://www.abril.com.br/noticias/brasil/bioma-pampa-ja-perdeu-mais-metade-vegetacao-original-580873.shtml > acesso feito dia 15/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a poder? executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma c?pia para os grupos.

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo dever? apresentar para os/as demais colegas de classe uma s?ntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Para tanto, os/as alunos/as dever?o posicionar as carteiras em forma de um grande c?rculo, facilitando, assim, a comunica??o entre a turma como um todo. As apresenta??es podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Conclu?da essa apresenta??o, o/a professor/a dever? iniciar um debate sobre o assunto. As quest?es abaixo podem ser usadas para tanto:

1.      Qual a caracter?stica mais marcante de cada um dos biomas brasileiros?

2.      O texto lido pelo grupo 1 afirma que a caatinga ? um bioma que est? em constante metamorfose. Qual a opini?o do grupo a respeito?

3.      O texto lido pelo grupo 2 afirma que o cerrado ? constitu?do por terras cobi?adas. Qual a opini?o do grupo a respeito?

4.      O texto lido pelo grupo 3 afirma que a Amaz?nia tem a maior biodiversidade do planeta e somente 10% dessa biodiversidade ? conhecida pelos pesquisadores. Qual a opini?o do grupo a respeito?

5.      O texto lido pelo grupo 4 afirma que a Mata Atl?ntica est? com o desmatamento pr?ximo a zero. Qual a opini?o do grupo a respeito?

6.      O texto lido pelo grupo 5 aborda o ecoturismo no Pantanal. Qual a opini?o do grupo a respeito?

7.      O texto lido pelo grupo 6 afirma que o pampa j? perdeu mais da metade da vegeta??o original. Qual a opini?o do grupo a respeito?

Durante o debate, cabe ao/a professor/a confrontar as hip?teses formuladas pelos/as alunos/as durante a problematiza??o com o conte?do dos textos, de modo a viabilizar a reorganiza??o e consolida??o do conhecimento.

2? Atividade: Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre diferentes tipos de biomas brasileiros. Os/as alunos/as utilizar?o seus netbooks para essa atividade.

Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por consultar  sites  espec?ficos.

Grupo 1: Bioma Caatinga

Dispon?vel < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm   > acesso feito dia 1505/2012

Dispon?vel < http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel <  http://www.caatinga.org.br/ > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Bioma Cerrado

Dispon?vel < http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado.htm     > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Bioma Pantanal

Dispon?vel <  http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.portalpantanal.com.br/  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 4: Bioma Amaz?nia

Dispon?vel <  http://amazonia.org.br/  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/ > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.portalamazonia.com.br/ > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 5: Bioma Mata Atl?ntica

Dispon?vel <  http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel <  http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-mata-atlantica.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.brasilescola.com/brasil/mata-atlantica1.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 6: Bioma Pampas

Dispon?vel < http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.pampabrasil.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas     > acesso feito dia 15/05/2012

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as, mais especificamente, a coletar dados e imagens sobre:

  • Caracter?sticas do bioma
  • Regi?o no Brasil onde se localiza o bioma
  • Clima do bioma
  • Fauna e flora do bioma
  • Principais problemas de degrada??o do bioma

?

Finalizada a coleta de dados e imagens, os/as alunos/as dever?o arquivar o conjunto do material selecionado em um documento do software Microsoft Word. Esse documento dever? ser enviado ao/a professor/a via e-mail para que o/a mesmo/a possa avaliar se o mesmo ? apropriado para os fins da terceira atividade da aula.

OBSERVA??O: o/a professor/a dever? orientar os grupos a n?o esquecerem de registrar quais sites foram consultados, pois as fontes dever?o ser citadas na terceira atividade da aula.

3? Atividade: Organizando um semin?rio de pesquisa

Nessa atividade da aula, ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto e consiste da apresenta??o, an?lise e interpreta??o de dados sobre o assunto em quest?o.

No caso, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es e imagens selecionadas. Os/as alunos/as, portanto, utilizar?o seus netbooks para essa atividade.

Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.

Se preferir, o/a professor/a poder? organizar essa atividade da aula de outras maneiras, sendo que, para tanto, poder? encontrar no link  abaixo uma s?rie de sugest?es para tanto.

Dispon?vel < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 > acesso feito dia 28/06/2012

Cabe ao/a professor/a fazer uma avalia??o sobre a apresenta??o dos grupos, bem como uma s?ntese das conclus?es.

Com a finaliza??o do semin?rio, os grupos dever?o arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

4? Atividade: Conhecendo e criando um webquest da turma

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a cria??o de webquests, os quais ser?o importantes meios de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.

O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistirem o V?deo 1, no qual s?o apresentados o passo a passo da cria??o de webquests.O V?deo 1 encontra-se dispon?vel no  site  abaixo:

V?deo 1 - Tutorial: Webquest Semin?rio Virtual (Motiva??o)

6  Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc  > acesso feito dia 12/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Finalizada a exibi??o do V?deo 1, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conte?do dos webquest ser? constitu?do pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.

O/a professor/a deve ent?o orientar os/as alunos/as a acessarem o  site  abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo dever? fazer a inscri??o do seu webquest com uma senha.

Webquest 

7  Dispon?vel < http://phpwebquest.org/newphp/index.php > acesso feito dia 12/05/2012

Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a inclus?o nos webquests das informa??es e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Passo a passo ? 1? etapa

8

Dispon?vel < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=1 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo ? 2? etapa

9

Dispon?vel < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=2 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo ? 3? etapa

10

Dispon?vel < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=3 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo ? 4? etapa

11

Dispon?vel < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=4 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo ? 5?etapa

12

Dispon?vel < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=5  > acesso feito dia 12/05/2012

Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nos webquests  dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.

OSERVA??O: A cria??o dos webquests poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

5? Atividade ? Sensibiliza??o

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realiza??o de uma campanha para sensibiliza??o da comunidade escolar quanto ? necessidade de preserva??o dos biomas brasileiros. Essa campanha dever? envolver uma apresenta??o art?stica por meio de um conjunto de esquetes, ou seja, pe?as de curta dura??o e poucos atores.

Para o desenvolvimento dos esquetes, os seguintes materiais podem ser usados:

  • Maquiagem
  • Perucas
  • Roupas para caracteriza??o dos personagens
  • Objetos diversos para uso nas improvisa??es
  • Um CD-player e CDs diversos (com m?sicas relacionadas ? natureza)
  • M?quina fotogr?fica ou c?meras de celular

?

Tais materiais devem ser providenciados pelos/as alunos/as.

O planejamento dos esquetes poder? ser realizado durante as aulas de Biologia ou em momentos extra-sala de aula. Al?m disso, exerc?cios de aquecimentos podem ser empregados para desinibir os/as alunos/as e, assim, potencializar o planejamento dos esquetes.

Afinal, os exerc?cios de aquecimento s?o importantes para despertar a conscientiza??o corporal, estimular a criatividade e desenvolver a concentra??o, a agilidade e a destreza dos/as alunos/as. Se necess?rio, o/a professor/a pode solicitar a consultoria do/a professor/a de Educa??o F?sica para selecionar os exerc?cios de aquecimento a serem utilizados.

Sugest?es de exerc?cios de aquecimento: siga-o-mestre, pular corda e dan?a das cadeiras.

OBSERVA??O: recomenda-se a utiliza??o de m?sicas durante os exerc?cios de aquecimento.

No planejamento dos esquetes, os/as alunos/as dever?o, com o auxilio do/a professor/a, refletir sobre a melhor forma de realizar as apresenta??es, possibilitando que a audi?ncia tenha uma boa visualiza??o.

Os esquetes dever?o, preferencialmente, ser voltados para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as ? alunos/as, funcion?rios/as, professores/as e pais ? possam prestigi?-la e aprender mais sobre o assunto.

Depois de devidamente planejados os esquetes, ser? necess?rio planejar como os mesmos ser?o gravados.

Os esquetes dever?o ser gravados em v?deo mediante a utiliza??o de uma filmadora digital (se a escola possuir) ou da c?mera dos telefones celulares dos/as pr?prios/as alunos/as. A grava??o ser? utilizada no momento posterior da aula.

Se a grava??o for feita mediante a utiliza??o de telefones celulares, ser? necess?rio definir, por meio de testes de grava??o, quanto ser?o necess?rios para que a grava??o tenha uma boa diversidade de ?ngulos.

Dispon?vel < http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/vivencias-teatrais-511434.shtml > acesso feito dia 28/06/2012

6? Atividade ? Trabalhando o audiovisual

Nessa atividade da aula, cabe o/a professor/a orientar os grupos para o trabalho de editora??o das grava??es.

O/a professor/a dever? orientar os grupos inicialmente a transferirem as grava??es para os netbooks  com os quais ir?o trabalhar. Para tanto, os grupos dever?o instalar nos netbooks  o software que acompanha o telefone celular e, depois, conectar o cabo de sincroniza??o ou fazer a transfer?ncia via Bluetooth. Outra alternativa ? enviar as grava??es para o e-mail pessoal de um/a dos/as integrantes dos grupos por meio de mensagem multim?dia.

Conclu?da a transfer?ncia das grava??es, o/a professor/a dever? orientar os grupos a edit?-las a partir da utiliza??o do software Windows Movie Maker, que vem instalado gratuitamente no Windows XP e Windows Vista. Para editar o v?deo, ser? necess?rio converter o arquivo produzido pelo celular, j? que o Windows Movie Maker s? edita arquivos no formato Windows Media V?deo (WMV). Por outro lado, a maioria dos celulares grava arquivos de v?deo em formatos como 3GP. Caso os v?deos sejam gravados nesse ?ltimo formato, ser? necess?rio instalar os softwares especializados em converter o v?deo de um formato para o outro.

A edi??o deve ser feita de modo a viabilizar a escolha dos melhores ?ngulos e o descarte dos ?ngulos pouco favor?veis, tomando-se, assim, o cuidado de valorizar a apresenta??o art?stica. Se necess?rio, os grupos podem solicitar a consultoria do/a professor/a de Artes, de modo a exercitar a interdisciplinaridade.

Dispon?vel < http://hiperconectado.com.br/como-editar-videos-produzidos-no-celular/  > acesso feito dia 15/05/2012

7? Atividade ? Conhecendo o Youtube

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a publicarem no  Youtube  a grava??o da apresenta??o art?stica. O  Youtube  poder? desempenhar um papel importante na socializa??o da apresenta??o e, assim, contribuir para a sensibiliza??o quanto ? necessidade de preserva??o dos biomas brasileiros.

O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistirem o V?deo 2, no qual ? apresentado o passo a passo para a publica??o no  Youtube. O V?deo 2 encontra-se

V?deo 2 - Tutorial ? Aprendendo a enviar v?deo para o  Youtube  (Motiva??o)

1  Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=LkM6KbmODOY&feature=fvwrel  > acesso feito dia 15/05/2012

?

Finalizada a exibi??o do V?deo 2, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente. Cabe ent?o ao/a professor/a orient?-los/as para a cria??o de uma conta no Youtube, o que ? um pr?-requisito para a publica??o. Desse modo, o/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente uma conta no Youtube. Inicialmente, cada grupo dever? fazer a inscri??o no Youtube com uma senha.

2

Dispon?vel < https://accounts.google.com/SignUp?followup=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Femail_confirm&continue=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fsignin%3Faction_handle_signin%3Dtrue%26nomobiletemp%3D1%26feature%3Dheader%26next%3D%252F%26hl%3Dpt_BR%26new%3Dtrue&ltmpl=sso&service=youtube&hl=pt_BR > acesso feito dia 15/05/2012

Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a postagem das grava??es. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Quando todas as grava??es tiverem sido postadas, o/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em suas p?ginas do Youtube  os  links  das demais grava??es. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso ?s grava??es uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nas grava??es dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem e conhecerem os materiais produzidos na aula, explorando assim os diferentes tipos de recursos digitais.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para/a alunos/as:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm  > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugest?es de links para professores/as:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a professor/a < http://webquest.sp.senac.br/textos/como > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugest?o de pesquisa e leitura parao/a professor/a   < http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/  > acesso feito dia 15/05/2012 

Sugest?es de link do Portal do Professor:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a professor/a< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642> acesso feito dia 28/06/2012

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.