Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica: Aonde est? o ar? UCA/Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?        Comprovar a exist?ncia do ar;

?        Identificar a composi??o e propriedades do ar;

?        Compreender sobre massa, press?o, temperatura e umidade do ar;      

?        Perceber os problemas que s?o causados devido ? polui??o do ar;

?        Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

?        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;

?        Organizar dados de forma que possam ser apresentados ? outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;

?        Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;

?        Interagir com os pares;

?        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 600 minutos ? 10 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da exist?ncia e da import?ncia do ar.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

?

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:


http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/como-trabalhar-projetos-didaticos-alfabetizacao-555774.shtml

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.

?

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:

?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Acesso 07/05/2012.

?

Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema

  2. Justificativa

  3. Objetivos

  4. Problematiza??o

  5. Levantamento de hip?teses

  6. Sele??o das fontes de pesquisa

  7. Execu??o e realiza??o

  8. Depura??o de hip?teses

  9. Socializa??o (apresenta??o e exposi??o dos resultados)

  10. Avalia??o

?

Estrat?gias e recursos da aula:

?

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com pl?sticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poder? unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossi?.

Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki, podcast.

?

Professor, sugerimos que a turma registre todos os passos percorridos durante a Pesquisa em um Blog. Voc? pode sugerir a constru??o de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Aonde est? o ar?. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:

?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278

Acesso 04/05/2012.

?

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

?

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY

Acesso 04/05/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que eles percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.

Professor,atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes Ferramentas de Ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

?

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf

  http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. Acesso 04/05/2012.

?

1? Atividade:

?

Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante come?ar a conversar com a turma sobre o que ? Pesquisa. Para tanto, os alunos poder?o procurar no dicion?rio o significado da palavra PESQUISA, e socializ?-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.

?

Em seguida, problematize:

?

  • Se Pesquisa ? uma investiga??o sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Cient?fica?
  • Como se faz uma Pesquisa Cient?fica?
  • Quais s?o as etapas da Pesquisa Cient?fica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Cient?fica?

?

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos acessem no laptop Classmate, o programa Tux Paint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Edusys > Arte e M?sica> Pintura Digital), e fa?am um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

Observa??o: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo: A turma  interessou por algum assunto abordado em um jornal, aconteceu algum fato na cidade que desencadeou discuss?es, dentre outras abordagens. A partir da?, se for interesse de todos investigarem tal assunto, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

Re?na a turma em roda de conversa e pe?a para todos os alunos falarem, argumentarem ?Porqu?? determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, fa?a uma vota??o e eleja o tema da turma. Solicite que elaborem o gr?fico no programa KWord do laptop Classmate acessando: (?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou utilizem o tablet.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto Aonde est? o ar? ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Exemplos: v?deos, imagens, palestras, document?rios, m?sicas, conta??o de hist?rias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que voc? instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: Aonde est? o ar?

Para isso, realize com a turma uma conta??o de hist?ria sobre o ar. Sugerimos o livro abaixo:

?

livro ar

Fonte: http://blogeditorarhj.blogspot.com.br/2010/06/manifesto-por-um-brasil-literario.html. Acesso 14/05/2012.

?

Sinopse:

O livro trata da import?ncia do ar para a vida na Terra. S?o abordadas as m?ltiplas propriedades do ar: desde o simples uso em objetos do cotidiano como pneus, pipas, e bolas, passando pela gera??o de energia e?lica at? a for?a dos furac?es. O livro traz quest?es sobre a polui??o atmosf?rica e algumas das principais causas do efeito estufa; tudo em uma linguagem simples e de f?cil assimila??o pelo leitor.

Para crian?as que est?o come?ando a ler, o livro apresenta o texto em letra bast?o. 

Em seguida, converse com a turma e solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensa??es que tiveram. Essa atividade poder? ser realizada no programa KWord do laptop Classmate acessando: (?rea de Trabalho >  Processador de Textos) ou por meio do tablet.

Ap?s todos participarem, ? importante conversar com a turma sobre a import?ncia de um estudo aprofundado sobre o ar, para que possamos compreender como age na nossa vida e no mundo. Professor, observe atentamente as express?es orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou n?o de estudar o tema.

Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e pe?a aos alunos que escrevam suas opini?es sobre esta escolha.

VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.

  

2? Atividade:

?

Escolhida a tem?tica e o t?tulo do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre ?Aonde est? o ar?. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como "Porqu?"  ? importante e necess?rio o seu estudo.  O registro desta atividade poder? ser feito no caderno do Projeto ou no Blog. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poder?o fazer a justificativa com o aux?lio de seus familiares, ? uma boa estrat?gia para aproximar /integrar a fam?lia ao Projeto/Tema.

?

?

                   EU QUERO ESTUDAR ?Aonde est? o ar?? PORQUE...

?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

?

 Fonte: Acervo da Autora.

?

3? Atividade:

?

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre aonde est? o ar?

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:

?

Objetivos:

?

?        Comprovar a exist?ncia do ar;

?        Identificar a composi??o e as propriedades do ar;

?        Compreender sobre massa, press?o, temperatura e umidade do ar;      

?        Perceber os problemas que s?o causados devido ? polui??o do ar;

?        Aprender a realizar uma Pesquisa;

?        Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

4? Atividade:

?

Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.

Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o ar.

?

?        Como podemos provar a exist?ncia do ar?

?        De que ? composto o ar?

?        O ar tem peso?

?        O que fazer para n?o poluir o ar?

?

5? Atividade:

?

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:

?

?O que os alunos j? sabem sobre o ar??

?

? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

?

- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

?

?        Como podemos provar a exist?ncia do ar?

Hip?teses: Respirando.

?

?        Do que ? composto o ar?

Hip?tese: De oxig?nio.

?

?        O ar tem peso?

Hip?tese: N?o.

?

?        O que fazer para n?o poluir o ar?

Hip?tese: N?o provocar fuma?a no ar.

?

6? Atividade:

?

Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

?

?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto/Blog as fontes sugeridas pelo grupo.

? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

?

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclop?dias
  • Imagens
  • Livros
  • V?deos
  • Dicion?rio

?

Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

?

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experi?ncias
  • Observa??es

?

7? Atividade:

pesquisa

?

  • QUESTIONAMENTO 1: Como podemos provar a exist?ncia do ar?

?

Professor, providencie imagens que promover?o o di?logo sobre o ar.

?

Converse com a turma:

O ar est? ? nossa volta! Voc? olha atrav?s do ar, voc? o sente, voc? o respira, mas n?o o v?. Como ? poss?vel saber que ele existe? Observe as situa??es a seguir:

?

leque

?

?

?

?

balao

Fonte: http://albarcuel.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html  Acesso 14/05/2012.

?

?

aviao de papel

Fonte: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2005/08/08-aviao/ Acesso 14/05/2012.

?

?

Como ? poss?vel perceber que o ar existe em cada uma das situa??es apresentadas? Como ? poss?vel provar que ele est? l??

Explore as maneiras de provar que o ar existe, estimulando os alunos a fazerem o ar interagir com os objetos, por exemplo. As explica??es s?o muito importantes, porque dar?o a dimens?o da compreens?o e da constru??o que o aluno est? fazendo do conhecimento.

Promova neste momento, uma s?rie de experi?ncias com a turma:

?

EXPERI?NCIAS:

1 - PROVANDO A EXIST?NCIA DO AR

?

Materiais:

?

?        Garrafa pl?stica de refrigerante vazia.

?        Tesoura sem ponta.

?        Bal?o.

?        Balde com ?gua.

?

Como fazer:

?

1.      Corte a garrafa pl?stica ao meio com a tesoura.

2.      Encaixe o bal?o na boca da garrafa.

3.      Mergulhe a garrafa com o bal?o no balde com ?gua.

?

Agora, responda:

?

?        Como estava o bal?o antes de mergulhar a garrafa no balde?

?        Como ficou o bal?o depois de mergulhar a garrafa no balde?

?

EXPERI?NCIAS:

2 - PROVANDO A EXIST?NCIA DO AR

?

? poss?vel provar que existe ar dentro de um copo que parece vazio?

Para fazer essa atividade,organize a turma em duplas.

?

Voc?s v?o precisar de:

?

?        Um copo transparente.

?        Uma vasilha funda e transparente cheia de ?gua.

?

Como fazer:

?

A ? Um dos alunos segura o copo com a boca voltada para baixo e o mergulha na vasilha com ?gua, sem inclin?-lo. Observem atentamente o que acontece.

B ? Agora, inclinem um pouco o copo. Observem novamente o que acontece.

?

A seguir, responda as quest?es:

?

1 - O copo ao ser mergulhado na vasilha se encheu de ?gua? Por qu??

Prov?vel resposta: N?o, porque estava cheio de ar.

?

2 - O que aconteceu quando o copo foi inclinado?

Prov?vel resposta: O ar que estava no copo saiu e a ?gua entrou.

?

?

EXPERI?NCIAS:

3 - BRINCANDO COM AR E ?GUA

?

?

Para realizar esta experi?ncia, providencie:

?

Materiais:

?

?        Um recipiente com ?gua.

?        Uma garrafa descart?vel de refrigerante vazia.

?        Um peda?o de mangueira pl?stica e flex?vel com, aproximadamente, 50 cm de comprimento.

?

Como fazer:

?

A-    Coloque uma ponta da mangueira dentro da garrafa, segurando a outra ponta.

B-    Mergulhe verticalmente a garrafa com a mangueira, de boca para baixo, no recipiente com ?gua.

C-    Aspire o ar da garrafa pela ponta da mangueira que voc? est? segurando.

?

A seguir, responda as seguintes quest?es:

?

1 ? O que aconteceu quando voc? aspirou o ar dentro da garrafa?

Prov?vel resposta: Entrou mais ?gua dentro da garrafa.

?

2 ? Por que isso aconteceu?

Prov?vel resposta: Porque o ar saiu da garrafa e deu espa?o para a ?gua entrar.

?

3 ? Agora, assopre o ar para dentro da garrafa. O que acontece? Por que isso ocorre?

Prov?vel resposta: Ao assoprar a ar para dentro da garrafa, estaremos deslocando para fora o pouco de ?gua que ainda resta nela.

?

4 ? De onde vem o ar que est? sendo assoprado na garrafa?

Prov?vel resposta: Dos pulm?es de quem est? assoprando.

?

Professor, como registro e arquivo, os alunos poder?o fotografar esses momentos ou filmar, utilizando o tablet ou o laptop, que os acompanha em diferentes espa?os, por exemplo, em casa. ? uma forma de lembran?a e registro da viv?ncia realizada por eles.

Para fotografar utilize a C?mera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

Se preferir,registre em forma de v?deo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.

Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Voc? poder? propor um momento para que cada aluno apresente seu v?deos aos demais colegas da turma.

?

  • QUESTIONAMENTO 2: Do que ? composto o ar?
  • QUESTIONAMENTO 3: O ar tem peso?

?

Professor, o ar est? em toda parte na natureza. Ele est? presente no solo, na ?gua, no interior dos vegetais, no corpo dos animais, dentre outros lugares.

O ar puro ? invis?vel, ins?pido, inodoro e incolor.

Verifique se os alunos sabem o significado das palavras: invis?vel, ins?pido, inodoro e incolor. Se for necess?rio, oriente-os a pesquisarem no dicion?rio.

Al?m dessas propriedades, o ar n?o tem forma, nem volumes definidos, por?m ocupa espa?o e tem peso.

Sugerimos, nesse momento duas experi?ncias:

?

A primeira para comprovar que existe ar no solo e a segunda para comprovar que o ar n?o tem peso.

?

EXPERI?NCIA 1: EXIST?NCIA DE AR NO SOLO

?

?

Voc? vai precisar de:

?

?        2 copos.

?        Um recipiente com ?gua.

?        Terra bem fofa.

?        Areia.

?

Como fazer:

?

A ? Encha o copo com terra fofa.

B ? Mergulhe o copo com a terra na ?gua conforme mostra a ilustra??o, de tal forma que a ?gua encubra totalmente o copo.

?

Observe atentamente o que acontece.

?

A seguir, organize a turma em duplas e responda as quest?es abaixo:

?

1.      O que aconteceu quando voc?s mergulharam o copo com a terra no recipiente com ?gua?

Prov?vel resposta: Sa?ram bolhas de ar existentes na terra fofa.

?

2.      Realizem a mesma atividade, por?m agora encham o copo de areia. O que voc?s podem observar?

Prov?vel resposta: Ao mergulhar o copo com areia, tamb?m sa?ram algumas bolhas de ar.

?

3.      Comparem os resultados obtidos na realiza??o da atividade com a terra e com a areia. Voc?s perceberam alguma diferen?a? Explique-a

Prov?vel resposta: Sim. Pessoal

?

Em geral saem mais bolhas do copo com a terra fofa que do copo com areia.

?

4.      O que voc? pode concluir do experimento realizado?

Pessoal

?

?

EXPERI?NCIA 2: O AR TEM PESO?

?

Material:

?

?        1 cabide

?        Barbante

?        2 bal?es

?

Como fazer:

?

1-     Amarre um barbante bem no meio de um cabide.

2 -    Em cada extremidade desse cabide pendure uma bexiga cheia de ar.

3 -    Pendure o cabide em uma ma?aneta pelo barbante e observe o que acontece com o cabide.

?

dois baloesgh

Fonte: Acervo da Autora

?

?

Em seguida, esvazie um dos bal?es, sem tir?-lo do cabide.

?

estouro

Fonte: Acervo da Autora

?

?        O que acontece? Por qu??

?

O cabide pendeu para o lado do bal?o cheio. Porque a bexiga mais cheia est? ?pesada? porque o ar que foi colocado nela a deixou assim, ou seja, o ar tem massa e, portanto, o  tem peso.

?

Professor, a camada de ar que envolve nosso planeta ? atmosfera. Ela ? composta de v?rios gases e se estende por, aproximadamente, 1000 quil?metros acima da superf?cie da Terra, em dire??o ao espa?o.

Entretanto, a maior concentra??o desses gases encontra-se nos primeiros 15 quil?metros a partir da superf?cie. Isso permite aos seres vivos encontrarem oxig?nio suficiente para respirar.

 (Explique aos alunos que existe oxig?nio presente na ?gua; por isso, os seres vivos que vivem nela podem respirar. D? a no??o de 15 quil?metros para os alunos, comparando com uma dist?ncia conhecida.).

?

Pergunte aos alunos:

?

  • Qual ? o nome da camada de ar que envolve a terra?

?

Se os alunos n?o souberem a resposta, diga que a atmosfera ? a camada de ar que envolve a terra.

Providencie imagens que retratem a atmosfera. Em v?rios livros did?ticos aparecem desenhos, sugerimos alguns s?tios:

?

http://geografiaprofessormarcusmatozo.blogspot.com.br/2011/04/teoria-da-polenta-explicando-atmosfera.html

http://educacao.uol.com.br/ciencias/atmosfera-a-composicao-do-ar-e-os-problemas-decorrentes-da-poluicao.jhtm

Acesso 13/05/2012.

?

A atmosfera, entre outras fun??es:

  • Fornece oxig?nio para os seres vivos.
  • Serve como escudo para proteger dos raios do Sol que podem prejudicar os seres vivos.
  • Mant?m o calor da superf?cie da terra.
  • Auxilia na forma??o das chuvas.

?

Proponha uma investiga??o online para os alunos identificarem a composi??o do ar.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos a seguir, por meio dele ser? poss?vel ler textos para ampliar os conhecimentos sobre a tem?tica em quest?o. Esses s?tios tamb?m poder?o ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo. (Professsor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.).

?

http://www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

Acesso 13/05/2012.

?

Eles compreender?o que:

COMPOSI??O DO AR

O ar ? uma mistura de v?rios gases, como o nitrog?nio, o oxig?nio e o g?s carb?nico.

?

NITROG?NIO

O nitrog?nio ? o g?s que existe em maior quantidade no ar.

Ele ? importante na forma??o de algumas subst?ncias do solo, que s?o necess?rias ao crescimento das plantas.

?

OXIG?NIO

O oxig?nio ? indispens?vel na respira??o de quase todos os seres vivos.

Depois do nitrog?nio, o oxig?nio ? o g?s que se encontra em maior quantidade no ar.

Ele ? o g?s necess?rio para a manuten??o das chamas, ou seja, sem ele seria imposs?vel acender uma vela ou fazer uma fogueira.

?

G?S CARB?NICO

O g?s carb?nico ? usado pelas plantas para a produ??o de ser pr?prio alimento.

As pessoas utilizam esse g?s em alguns extintores de inc?ndio e na fabrica??o de refrigerantes.

?

Al?m de v?rios gases, o ar apresenta vapor de ?gua, poeira e outras impurezas.

?

Explorando o texto online:

?

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura pelos alunos ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:

?

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi poss?vel descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

?

Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos.

Sugest?o de desenho:

?

Os bal?es azuis representam o nitrog?nio - 78%

Os bal?es rosas representam o oxig?nio - 21%

O bal?o verde representa os outros gases - 1%

?

6666

Fonte:CARNEVALLE, Ma?ra Rosa. Projeto Prosa: Ci?ncias, 4? ano. 2. ed. S?o Paulo: Saraiva, 2011. 148 p.

?

ATIVIDADES DE REGISTRO:

?

1 - Escreva 5 palavras que, em sua opini?o, relacionam-se com o ar.

?

2 - No texto abaixo, algumas letras foram trocadas. Observe:

?

a por o           o por a         e por u         u por e

?

?

?

O otmasfuro farnucu axig?nia poro as surus vivas, mont?m a colar do sepurf?ciu do Turro, oexilio no farmo??a dos chevos u pratugu as surus vivas das roias da Sal.

?

?

Prov?vel resposta: A atmosfera fornece oxig?nio para os seres vivos, mant?m o calor da superf?cie da Terra, auxilia na forma??o das chuvas e protege os seres vivos dos raios do Sol.

?

3- Escreva o nome de alguns aparelhos que precisam do ar para realizar suas fun??es.

Prov?vel resposta: Ventilador, secador de cabelo, moinho de vento, compressor, ar condicionado, dentre outros.

4-  Complete com O as informa??es referente ao g?s oxig?nio, com N as relacionadas ao g?s nitrog?nio e com C as referentes ao g?s carb?nico.

?

a)      (   ) Sem esse g?s n?o seria poss?vel acender nem um palito de f?sforo.

b)      (   ) G?s que existe em maior quantidade no ar.

c)      (   ) As plantas utilizam este g?s para a produ??o de seu pr?prio alimento.

d)      (   ) ? o segundo g?s que existe em maior quantidade no ar.

e)      (   ) Este g?s ? utilizado em alguns extintores de inc?ndio.

f)        (   )G?s indispens?vel para a sobreviv?ncia da maioria dos seres vivos.

?

5 - De olho na imagem

?

O ar ? necess?rio ? realiza??o de diversas atividades humanas.

Observe as situa??es apresentadas abaixo e escreva a atua??o do ar em cada uma delas.

?

pneu

Fonte: http://tapafurosbttclube.blogspot.com.br/2011/06/volta-domingueira-passa-mais-uma-vez.html Acesso 14/05/2012.

Prov?vel resposta: Encher o pneu da bicicleta.

?

?

barco

Fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/veleiros-de-varios-paises-chegam-a-luis-correia-57559.html Acesso 14/05/2012.

 Prov?vel resposta: Movimentar o barco.

?

aviao ar

Fonte: http://turismo.culturamix.com/noticias/viajar-aviao Acesso 14/05/2012.

Prov?vel resposta: Possibilitar o voo de um avi?o.

?

bexiga menino

Fonte: http://blog.educacional.com.br/betaniam/category/artigos/page/7/ Acesso 14/05/2012.

Prov?vel resposta: Encher o bal?o.

?

?

6 ? Escreva, com suas palavras, o que voc? entende por:

?

?        Inodoro

?        Invis?vel

?        Ins?pido

?        Incolor

?

a)      Qual elemento da natureza que possui as caracter?sticas relacionadas acima:

?

Prov?vel resposta: O ar puro.

?

b)      Que outras caracter?sticas esse elemento possui?

Prov?vel resposta: N?o tem forma nem volume definidos.

?

7 - O que voc? faria para provar a uma pessoa que existe ar dentro do corpo dos seres humanos?

Prov?vel resposta: Pediria para ela assoprar na pr?pria m?o.

?

PESQUISA:

?

Alguns alimentos que consumimos possuem subst?ncias que se alteram ao ter contato prolongado com o ar, modificando o sabor e o cheiro.

Para que esses alimentos permane?am mais tempo sem perder a qualidade, eles s?o embalados a v?cuo, ou seja, o ar dentro da embalagem ? retirado.

Pesquise e anote o nome de alguns produtos que s?o embalados a v?cuo.

?

Professor, apesar de os termos massa e peso serem comumente usados como sin?nimos, eles t?m significados distintos.

Massa ? a quantidade de mat?ria de um corpo (ou a medida da in?rcia de um corpo), e peso ? a for?a que a Terra atrai esse corpo para dentro dela. O peso de um corpo ? proporcional ? sua massa.

As pessoas, os animais, as plantas, os objetos, cada um tem sua massa.

O ar que envolve a Terra tamb?m tem massa.

Os s?tios abaixo abordam essa quest?o referente ? massa e peso:

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diferen%C3%A7as_entre_massa_e_peso

http://educacao.uol.com.br/fisica/massa-e-peso.jhtm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estado-fisico-da-materia/propriedades-gerais-da-materia.php

Acesso 13/05/2012.

?

O ar exerce press?o sobre tudo o que est? na superf?cie terrestre.

Embora n?o se possa sentir claramente, ele atua em todas as dire??es e chama-se Press?o atmosf?rica.

?

pressao atmosferica

Fonte: Acervo da Autora

?

A press?o atmosf?rica diminui ? medida que a altitude aumenta. Uma pessoas na praia est? sob maior press?o do ar do que uma pessoa que est? no alto de uma montanha.

?

Experi?ncia: Press?o do ar

?

Para realizar esta atividade experimental, providencie:

?

Materiais:

?

?        Um copo de vidro.

?        Uma folha de papel que cubra a boca de um copo.

?        ?gua.

?

Procedimentos:

?

A-    Coloque ?gua em um copo.

B-    Coloque a folha de papel sobre a boca do copo.

C-    Coloque a palma da m?o, firmemente, sobre a folha de papel e vire o copo de boca para baixo.

D-    Retire a m?o que est? segurando a folha de papel. Observe o que acontece.

?

Agora, responda as perguntas:

?

1)      Ao retirar a m?o, o que aconteceu com a folha de papel?

Prov?vel resposta: A folha permaneceu junto ao copo.

?

2)      O que aconteceu com a ?gua de dentro do copo?

Prov?vel resposta: A ?gua n?o caiu de dentro dele.

?

3)      Em sua opini?o, por que isso aconteceu?

Prov?vel resposta: Espera-se que na resposta do aluno haja refer?ncia ? press?o atmosf?rica.

?

Professor, nesse momento promova o di?logo com a turma sobre a temperatura e umidade do ar.

?

Para medir a temperatura usamos um aparelho chamado ?Term?metro?.

Os mais usados s?o: o Term?metro de Merc?rio e o Term?metro de ?lcool Colorido.

O Term?metro de ?lcool Colorido ? usado principalmente para medir a temperatura do ar, j? o de Merc?rio ? usado principalmente para medir a temperatura das pessoas e de outros animais.

Os Term?metros s?o formados por um tubo fino de vidro que cont?m merc?rio ou ?lcool colorido e possuem tamb?m um marcador de n?meros.

?

termometro

Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/quem-inventou-o-termometro-quando-foi-inventado/#axzz1vKr6aoEI Acesso 14/05/2012.

?

Quando a temperatura aumenta, o l?quido dilata-se e sobre pelo interior do tubo. Quando a temperatura diminui, o l?quido contrai-se e desce pelo interior do tubo.

O n?mero que o l?quido alcan?a no marcador indica a temperatura do ambiente ou do corpo.

?

Outro fator que interfere no dia a dia ? a umidade do ar. Nos s?tios abaixo voc? encontra mais informa??es:

?

http://www.brasilescola.com/geografia/umidade-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/umidade-ar.htm

Acesso 14/05/2012

?

O Sol aquece a ?gua dos rios, lagos e oceanos. Uma parte da ?gua evapora e fica na atmosfera em forma de vapor de ?gua.

A umidade do ar ? determinada pela quantidade de vapor de ?gua na atmosfera.

Quanto mais vapor de ?gua, maior a umidade do ar. Quanto menos vapor de ?gua, menor a quantidade de ar.

?

vapores 22

Fonte: Acervo da Autora

?

?

A umidade do ar ? medida por um aparelho chamado Higr?metro.

?

A partir de todas as informa??es obtidas at? agora, indague os alunos:

?

?        Ser? que o ar fica parado?

?

Anote as hip?teses dos alunos na lousa e prepare a m?sica abaixo para cantar com eles:

?

?

O AR (O VENTO)

?

Estou vivo, mas n?o tenho corpo

Por isso ? que n?o tenho forma

Peso eu tamb?m n?o tenho

N?o tenho cor.

Quando sou fraco

Me chamo brisa

E se assovio

Isso ? comum

Quando sou forte

Me chamo vento

Quando sou cheiro

Me chamo pum!

?

?

Bacalov/Toquinho/ Vinicius de Moraes. A arca de No? 2. Ariola/Philips, 1981.

?

?

Professor, explique ? turma que letras de m?sicas tamb?m podem ser lidas como um poema. 

Ap?s leitura e discuss?o oral do conte?do, proponha aos alunos que fa?am algumas atividades sobre a mesma.

?

1)      Leiam a letra da m?sica com aten??o. Nas tr?s primeiras linhas, h? duas informa??es sobre o vento que cientificamente n?o est?o corretas. Descubram quais s?o elas.

Poss?vel resposta: ?Estou vivo, mas n?o tenho corpo? (O vento n?o ? um ser vivo.).

?peso eu tamb?m n?o tenho? ( O ar tem peso.).

?

2)      Escreva algumas linhas com informa??es corretas sobre o vento. Pode ser a letra de uma m?sica criada por voc?.

?

Professor, a seguir explique que o ar n?o fica parado. Quando certa massa de ar se movimenta, ? chamada de vento.

O Sol ? o grande respons?vel pela exist?ncia dos ventos.

Observe como eles se formam seguindo a sequ?ncia num?rica indicada na figura:

?

vento 33

Fonte: Acervo da Autora

?

?

1)      O Sol aquece a superf?cie terrestre.

2)      A superf?cie terrestre aquece o ar que est? mais pr?ximo dela.

3)      O ar aquecido sobe.

4)      O ar de cima, mais frio, desce.

5)      O ar frio que desce ? aquecido.

?

Esse cont?nuo movimento do ar quente e frio ? que forma os ventos.

O ar tamb?m se movimenta horizontalmente, indo de uma regi?o mais fria para outra mais quente.

?

Professor, oriente os alunos a criarem um ?Catavento? que ? um brinquedo que imita a t?cnica dos moinhos de vento. Os moinhos de vento aproveitam a for?a do vento para fazerem girar suas aspas. Eles s?o usados para moer gr?os. No caso dos cataventos que ser?o constru?dos o objetivo ? coloc?-lo no vento para ver se ele roda.

?

Os s?tios abaixo mostra o passo a passo para se construir um catavento:

?

http://www.umadicapordia.com.br/09-09-2009/como-fazer-um-cata-vento/

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI64495-10524,00.html

http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/10/para-curtir-um-dia-com-as-criancas-ao-ar-livre/

Acesso 13/05/2012.

?

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicion?rios, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa. (Voc? dever? providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poder? utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Se poss?vel, convide um ge?grafo para conversar com os alunos sobre as tem?ticas abordadas nesta atividade. Informe o que os alunos j? sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poder? apresentar informa??es complementares ? Pesquisa.

Antes da entrevista deve ser feito, coletivamente, um roteiro. ? importante esclarecer a forma como os alunos dever?o tomar nota durante a palestra. Explique ? turma que n?o ? preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informa??es que interessam ? Pesquisa que est? sendo realizada. Oriente os alunos que ainda n?o escrevem com autonomia para que fiquem atentos ? fala para ajudarem a completar as anota??es daqueles que ficaram respons?veis em registrar a palestra. (Professor, tamb?m fa?a suas anota??es.).

Se for poss?vel, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). Se n?o tiver o laptop, utilize outros recursos tecnol?gicos dispon?veis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informa??es que anotaram e ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada.

?

  • QUESTIONAMENTO 1: O que fazer para n?o poluir o ar?

?

Professor, providencie imagens que mostrem a polui??o do ar e solicite que os alunos observem cada imagem e identifiquem o que est? poluindo o ar.

?

caminhao

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/05/15/interna_gerais,227618/bh-tera-quatro-anos-para-cortar-em-30-a-emissao-de-dioxido-de-carbono.shtml Acesso 14/05/2012.

?

?

industria

Fonte: http://euanaescola.spaceblog.com.br/837550/Aspectos-economicos-politicos-industriais/ Acesso 14/05/2012.

?

?

A polui??o do ar interfere no clima do planeta e na sa?de dos seres vivos.

Nos seres humanos, o ar polu?do ? respons?vel por causar doen?as respirat?rias, como a bronquite, e provocar alergias e irrita??es nos olhos, na garganta e na pele, entre outras enfermidades.

Algumas atitudes para diminuir a polui??o do ar s?o:

?

?        Colocar filtros especiais nas chamin?s das f?bricas e ind?strias, para diminuir a fuma?a e fuligem;

?        Regular os motores dos ve?culos e colocar filtros nos escapamentos, para que gases t?xicos n?o sejam liberados no ambiente;

?        Limitar a circula??o de ve?culos.

?

PARA REFLETIR

?

IMAGINE

?

Imagine que n?o haja natureza.

Apenas tocos de ?rvores.

Apenas m?scaras de g?s.

Para as crian?as respirarem.

Imagine todo mundo.

Sufocando no ar.

Voc? pode me achar intransigente.

Mas eu n?o estou sozinho.

Espero que algum dia voc? se junte a mim.

Para mudarmos a atmosfera!

?

Grupo Oz?nio da Pol?nia. Agenda 21, feita por crian?as e jovens. Miss?o Terra: o resgate do planeta. S?o Paulo: Melhoramentos, 1994.

  

O que voc? pode fazer para ajudar a diminuir a polui??o do ar?

Resposta pessoal

Confeccione um cartaz com frases que indiquem atitudes que ajudam a diminuir a polui??o do ar.

?

8? Atividade:

Concluindo texto coletivo

Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que descubram o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es acerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Ap?s a organiza??o de todo o processo investigativo ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Conclu?do o texto oriente os alunos para copi?-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitaliz?-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustr?-lo com desenhos ou gravuras.

?

 9? Atividade:

?

Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.

Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:

?

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related

Acesso 14/05/2012.

?

Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

?

 10? Atividade:

?

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

?

?         Conhecimento do tema estudado;

?         Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;

?         Participa??o nas atividades propostas;

?         Compreens?o do processo de Pesquisa.

?

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

Veja um exemplo:

?

  •          COMO FOI SER PESQUISADOR?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU??

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

?

Fonte: Acervo da Autora.

Recursos Complementares

MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57,abril/2011. 

?

Sugest?es de links para os alunos:

?

Jogos

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=geografia   Acesso 13/05/2012.

?

Sugest?es de links para os professores:

?

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/  ( Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle).

Acesso 19/05/2012

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm  ( Artigo ?O Projeto da Pesquisa?, site Pedagogia em Foco.).

Acesso 19/05/2012

?

Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25423

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=50

Acesso 13/05/2012.

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto ?Aonde est? o ar??, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.