Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
? Identificar as propriedades, a composi??o, bem como os estados f?sicos da ?gua;
? Compreender sobre o ciclo da ?gua na natureza;
? Conscientizar sobre os usos da ?gua;
? Interagir com os pares;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Compreender e vivenciar um trabalho de Inicia??o Cient?fica pautado no di?logo e na investiga??o, com ?nfase na observa??o e na experimenta??o;
? Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno: preserva??o do meio ambiente, import?ncia da ?gua para manuten??o da vida, leitura e escrita. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do laptop Classmate do Projeto UCA e ou do tablet. Al?m disto, ? importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
?
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml
Acesso 07/05/2012
?
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40090
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050
Acesso 07/05/2012.
?
Professor, a partir da an?lise dos textos sugeridos, voc? poder? concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
?
?
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um Subprojeto denominado ??gua a vista: Ciclo da ?gua na natureza ? que ser? desenvolvido nesta aula.
?
Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com pl?sticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poder? unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossi?.
Observa??o: ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de v?rias maneiras:
?
?
Professor, antes de escolher, com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante come?ar a conversar com a turma sobre o que ? Pesquisa.
Para tanto, os alunos poder?o procurar no dicion?rio o significado da palavra PESQUISA, socializ?-lo para a turma e registrar em uma folha de papel separada, o significado encontrado.
Em seguida, problematize:
?
?
Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos acessem o laptop Classmate, utilizando o programa Kolour Paint,seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint) e solicite que eles fa?am um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.
?
Observa??o: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: A turma interessou por algum assunto abordado em um jornal, aconteceu algum fato na cidade que desencadeou discuss?es, dentre outras abordagens. A partir da?, se for interesse de todos investigar tal assunto, eis que surge, um Projeto de Pesquisa.
Re?na a turma em roda de conversa e pe?a para todos falarem, argumentarem ?Porqu?? determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, fa?a uma vota??o e eleja o tema da turma. Solicite que elaborem o gr?fico utilizando o laptop, atrav?s do programa Kword (?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou o tablet.
Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto ?gua a vista: Ciclo da ?gua na natureza ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Exemplos: v?deos, imagens, m?sicas, conta??o de hist?rias, dentre outros.
Nesse momento, sugerimos que voc? instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: ?gua a vista: Ciclo da ?gua na natureza. Para isso, providencie m?sicas e ou v?deos que versem sobre essa tem?tica.
?
?gua que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grot?o
?gua que faz inocente
Riacho e des?gua
Na corrente do ribeir?o...
?guas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sert?o
?guas que banham aldeias
E matam a sede da popula??o...
?guas que caem das pedras
No v?u das cascatas
Ronco de trov?o
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
?gua dos igarap?s
Onde Iara, a m?e d'?gua
? misteriosa can??o
?gua que o sol evapora
Pro c?u vai embora
Virar nuvens de algod?o...
Gotas de ?gua da chuva
Alegre arco-?ris
Sobre a planta??o
Gotas de ?gua da chuva
T?o tristes, s?o l?grimas
Na inunda??o...
?guas que movem moinhos
S?o as mesmas ?guas
Que encharcam o ch?o
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua...
?gua que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grot?o
?gua que faz inocente
Riacho e des?gua
Na corrente do ribeir?o...
?guas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sert?o
?guas que banham aldeias
E matam a sede da popula??o...
?guas que movem moinhos
S?o as mesmas ?guas
Que encharcam o ch?o
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua
Terra! Planeta ?gua...(2x)
?
Fonte: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ . Acesso 13/05/2012.
?
V?DEOS:
?
http://www.youtube.com/watch?v=BVU4C8bG4Ro&feature=related Acesso 13/05/2012
?
?
O trabalho a ser realizado ap?s a apresenta??o do v?deo ou da m?sica ? de suma import?ncia para consolidar as informa??es adquiridas a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como par?metro os seguintes itens para nortear o di?logo:
? O que cada aluno achou do v?deo/m?sica;
? Percep??o da import?ncia da ?gua para o mundo;
? Identifica??o de algumas atitudes contra o desperd?cio;
? O que mais chamou a aten??o.
Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensa??es que tiveram. Essa atividade poder? ser realizada no laptop atrav?s do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.
Ap?s todos participarem, ? importante conversar com a turma sobre a import?ncia de um estudo aprofundado sobre a ?gua, para que possamos contribuir com a sua preserva??o. Professor, observe atentamente as express?es orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou n?o de estudar o tema.
Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue-a a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e pe?a aos alunos que escrevam suas opini?es sobre esta escolha.
VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.
Sugerimos o seguinte t?tulo do Projeto: ? ?gua a vista: Ciclo da ?gua na natureza??
?
?
Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:
Como forma de registro, solicite que respondam:
?
? EU QUERO ESTUDAR O PROJETO ??gua a vista: Ciclo da ?gua na natureza? PORQUE... ? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ? |
Fonte: Acervo da Autora.
?
?
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre o ciclo da ?gua na natureza.
Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
?
Objetivos:
? Conhecer o ciclo da ?gua na natureza;
? Identificar as propriedades, composi??es e estados f?sicos da ?gua;
? Aprender a realizar uma Pesquisa;
? Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias;
? Refletir e construir a??es para a conscientiza??o da ?gua.
?
Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre a ?gua.
?
? Quais os estados f?sicos da ?gua?
? Do que ? composta a ?gua?
? A ?gua se renova? Como?
? Quais s?o os usos da ?gua?
?
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
?
?O que os alunos j? sabem sobre a ?gua??
?
? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:
- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
?
? Quais s?o os estados f?sicos da ?gua?
Hip?teses: L?quida e s?lida.
?
? Do que ? composta a ?gua?
Hip?tese: A ?gua ? composta de oxig?nio.
?
? A ?gua se renova? Como?
Hip?tese: N?o renova.
?
? Quais s?o os usos da ?gua?
Hip?tese: Para lavar os alimentos e tomar banho.
?
?
Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:
?
?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
?
Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
?
?
?
?
Professor, retome com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto. Assim, voc? poder? ter uma no??o de como come?ar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necess?rios para realiza??o da atividade.
Inicialmente, propomos um momento para os alunos experimentarem e sentirem algumas sensa??es com a ?gua.
?
?
Que tal viver uma s?rie de experi?ncias utilizando a ?gua? Solicite ? turma que:
? Lave as m?os com os olhos fechados. Qual a sua sensa??o?
? Encha um copo transparente com ?gua filtrada.
?
Responda oralmente:
?
a) Observe a ?gua que est? no copo. Ela tem cor?
b) Cheire essa ?gua. Ela tem cheiro?
c) Beba um pouco da ?gua. Ela tem sabor?
d) Se voc? colocar uma colher pequena de sal ou de a??car na ?gua e mexer, o que vai acontecer?
?
Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensa??es que tiveram. Essa atividade poder? ser realizada no laptop, atrav?s do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.
A partir da atividade acima, converse com a turma sobre as caracter?sticas e ou propriedades da ?gua.
Explique que a ?gua pura ? incolor, inodora e ins?pida.
Organize a turma em duplas e solicite que conversem com os colegas de sala sobre o significado das palavras que est?o em destaque na frase acima. Se for necess?rio, consultem um dicion?rio.
Eles dever?o identificar:
Incolor ? sem cor
Inodora ? sem cheiro
Ins?pida ? sem sabor
Al?m das propriedades, a ?gua no estado l?quido n?o tem forma definida, isto ?, ela toma a forma do recipiente que a cont?m. Providencie diversos recipientes e mostre ? turma. Observe:
?
Fonte: http://www.espetinhosmimi.com.br/produtos_interna.php?id=31&departamento=2&subdepartamento=10 . Acesso 14/05/2012.
?
?
Fonte: http://www.disqueagua.com/blog/agua-na-jarra.html Acesso 14/05/2012.
?
?
Fonte: http://www.hardmob.com.br/esportes/409260-zueira-mob-topico-de-zuacao-no-futebol-montagens-etc-280.html Acesso 14/05/2012.
?
A ?gua tamb?m dissolve (desfaz, transforma em algo l?quido) muitas subst?ncias. Por isso ela ? chamada de solvente universal. Algumas subst?ncias n?o se dissolvem na ?gua, por exemplo, o ?leo.
Professor, ? muito importante que os alunos realizem diversos experimentos para constatarem esses fatos. Apresentaremos alguns:
?
Para investigar esta quest?o, fa?a a atividade a seguir:
?
Material:
?
. 5 copos transparentes com ?gua.
. 1 colher de ch?.
. a??car, sal, farinha de trigo, ?leo e areia.
?
Procedimentos:
?
1. Coloque uma colher cheia de a??car em um dos copos com ?gua e mexa bem.
2. Repita o procedimento descrito no item 1 utilizando sal no lugar do a??car, depois a farinha de trigo, em seguida o ?leo e por ?ltimo a areia.
3. Espere um instante at? que a ?gua pare de movimentar e observe atentamente o conte?do de cada copo.
?
Agora, responda a quest?o:
?
Quais foram as subst?ncias que dissolveram na ?gua?
____________________________________________
____________________________________________
?
?
Para investigar esta quest?o, fa?a a atividade a seguir:
?
Material:
?
. 1 copo com ?gua quente.
. 1 copo com a mesma quantidade de ?gua fria.
. A??car.
. 2 colheres de ch? iguais.
?
Procedimentos:
?
1. Organize a turma em duplas. Cada uma dever? escolher um copo: o de ?gua fria ou o de ?gua quente.
2. Um de cada vez dever? adicionar uma colher de a??car no copo escolhido e mexer bem. Repita isso at? que n?o seja mais poss?vel dissolver o a??car na ?gua. Veja quem consegue dissolver mais a??car. N?o se esque?a de contar o n?mero de colheres de a??car adicionadas em cada copo.
A seguir, responda:
?
1) Ao realizar os procedimentos da atividade, como sabemos que n?o ? mais poss?vel dissolver o a??car na ?gua?
Poss?vel resposta: quando o a??car come?a a ?aparecer? no copo, sobrando no fundo do recipiente.
?
2) Registre os resultados respondendo: quantas colheres de a??car se dissolveram na ?gua quente? E na ?gua fria?
Resposta pessoal
?
3) Conclus?o: qual ? o melhor solvente para o a??car: a ?gua quente ou a ?gua fria? Por qu??
Poss?vel resposta: Para o a??car, a ?gua quente ? melhor solvente do que a ?gua fria.
?
Professor, solicite aos alunos que pesquisem online sobre a composi??o da ?gua. Sugerimos os s?tios abaixo:
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/composicao-agua.htm
http://aguaplaneta.pbworks.com/w/page/1546311/Composi%C3%A7%C3%A3o%20da%20%20%C3%81gua
Acesso 13/05/2012.
?
Os alunos perceber?o que:
?
. A ?gua ? formada por dois elementos: hidrog?nio (H) e oxig?nio (O).
. Pode-se dizer que a ?gua ? composta por v?rios grupos de part?culas. Cada grupo de part?culas ? formado por dois hidrog?nios e um oxig?nio.
A f?rmula da ?gua ? H2O.
?
ATIVIDADES DE REGISTRO:
?
1) Existem v?rios esportes que utilizam a ?gua. Eles s?o chamados de esportes aqu?ticos. Veja:
?
Fonte das imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surfe
http://www.guarujasemprenamoda.com.br/index.php/2011/10/07/festival-de-natacao-dia-das-criancas/
Acesso 14/05/2012.
?
a) Voc? pratica algum esporte aqu?tico? Qual?
b) Voc? conhece outros esportes aqu?ticos? Quais?
c) Por que ? importante praticar esportes?
2) Qual ? a f?rmula da ?gua? Explique o seu significado.
?
3) Coloque V se a informa??o for verdadeira e F se for falsa.
( ) Na ?gua, para cada parte de hidrog?nio existem duas partes de oxig?nio.
( ) O hidrog?nio e o oxig?nio s?o os dois componentes da ?gua.
( ) A ?gua no estado l?quido tem forma pr?pria.
( ) O corpo humano n?o possui ?gua.
( ) A ?gua dissolve o a??car e o sal.
( ) A ?gua pura possui cheiro, gosto e cor.
?
Professor, nesse momento promova o di?logo com a turma sobre os estados da ?gua. Na natureza, habitualmente podemos encontrar ?gua em tr?s estados f?sicos:
Estado l?quido: ? como a ?gua ? encontrada nos rios, lagos, oceanos;
Estado s?lido: ? o gelo, a neve e o granizo;
Estado gasoso: ? como encontramos a ?gua no ar, em forma de vapor.
?
Organize a turma e realize alguns experimentos para compreens?o sobre os estados da ?gua.
Providencie uma folha de papel e prancheta para cada aluno anotar as seguintes informa??es sobre as experi?ncias:
?
? Data.
? Como a ?gua estava no come?o.
? O que vai ser feito.
? O que voc? acha que vai acontecer.
? Como a ?gua ficou no final.
?
Solicite aos alunos que coloquem um pouco de ?gua em uma panela e com a sua supervis?o leve a panela ao fogo.
O que aconteceu com a ?gua da panela?
?
Solicite aos alunos que coloquem um pouco de ?gua em um copo pl?stico e leve ao congelador.
O que aconteceu com a ?gua do copo?
?
Solicite aos alunos que coloquem uma pedra de gelo em um copo de vidro. Depois de 20 minutos, o que aconteceu com a pedra de gelo?
?
Professor, explique ? turma que normalmente, pensamos na ?gua somente no estado l?quido. Por?m, tamb?m podemos encontr?-la nos estados s?lido e gasoso.
A ?gua da chuva e de mares e rios, por exemplo, est? no estado l?quido. J? a neve e o gelo s?o exemplos de ?gua no estado s?lido. A ?gua presente no ar e que n?o enxergamos est? sob a forma de vapor d??gua, ou seja, estado gasoso.
A ?gua pode mudar de um estado para o outro. Isso pode acontecer, por exemplo, quando ela est? aquecida ou resfriada.
Quando a ?gua ? aquecida, pode passar do estado l?quido para o estado gasoso. ? o que acontece, por exemplo, quando colocamos ?gua no fogo. Aos poucos, a ?gua l?quida vai se transformando em vapor. ? como se ela desaparecesse, porque o vapor d??gua ? invis?vel.
Quando a ?gua ? resfriada, pode passar do estado l?quido para o estado s?lido. ? o que acontece, por exemplo, quando colocamos a bandeja de gelo cheia de ?gua em estado l?quido no congelador. Depois de algum tempo, a ?gua da bandeja congela, ou seja, se transforma em gelo.
As mudan?as no estado f?sico da ?gua s?o chamadas de: fus?o, solidifica??o, vaporiza??o e condensa??o.
?
FUS?O: ? a passagem do estado s?lido para o estado l?quido, quando sua temperatura se eleva. O gelo ? a ?gua no estado s?lido. Quando o gelo sai do ambiente frio onde est? para um ambiente menos frio, ele derrete e transforma-se em ?gua no estado l?quido.
SOLIDIFICA??O: ? a passagem do estado l?quido para o estado s?lido, quando sua temperatura diminui. A ?gua no estado l?quido transforma-se em gelo, isto ?, solidifica-se quando colocada em ambientes com baixas temperaturas, como no congelador.
VAPORIZA??O: ? a passagem do estado l?quido para o est?o gasoso, quando sua temperatura se eleva. Caso a vaporiza??o ocorra lentamente, ela ? chamada evapora??o. Por exemplo, uma roupa secando em um varal. Quando a vaporiza??o ocorre rapidamente, por exemplo, quando a ?gua est? fervendo, ela ? chamada ebuli??o.
CONDENSA??O: ? a passagem do estado gasoso para o estado l?quido, quando sua temperatura diminui. O vapor da ?gua, ao encontrar uma superf?cie com temperatura mais baixa, transforma-se em ?gua no estado l?quido. Isso ocorre, por exemplo, quando uma panela com ?gua fervendo ? tampada por alguns instantes. Ao destamparmos a panela, a tampa, por estar mais fria, fica cheia de gotas de ?gua.
?
ATIVIDADES DE REGISTRO
?
1 - Organize a turma em duplas e solicite que procurem, em revistas ou jornais, imagens que mostrem a ?gua nos estados s?lido, l?quido e gasoso. Recorte-as e cole-as no caderno do Projeto. Se n?o encontrar a imagem, poder? fazer um desenho ou fotografar utilizando o tablet ou laptop Classmate. Abaixo de cada figura informe o estado f?sico da ?gua.
2 ? Leia as situa??es que acontecem no dia a dia e identifique, em cada uma delas, qual foi a mudan?a de estado da ?gua. Converse com seus colegas e escreva no caderno suas conclus?es.
?
a) Seu Jorge colocou uma chaleira no fogo para fazer um caf?. A ?gua ferveu e, quando ele se deu conta, metade da ?gua havia sumido!
Prov?vel resposta: Estado l?quido para estado gasoso.
?
b) Patr?cia colocou um copo de limonada no freezer, para ficar bem geladinha. Quando foi buscar o suco, ele havia ficado duro como uma pedra.
Prov?vel resposta: Estado l?quido para estado s?lido
?
c) Choveu durante a noite e havia uma po?a de ?gua no p?tio da escola de manh?. O dia estava ensolarado. Na hora do almo?o, a po?a de ?gua havia desaparecido.
Prov?vel resposta: Estado l?quido para estado gasoso.
?
d) Rafael comprou um picol? no parque. Os amigos o chamaram para jogar bola e ele deixou o picol? em cima da sua mochila. Depois do jogo, quando foi procurar seu picol?, Rafael s? encontrou o palito e sua mochila toda molhada.
Prov?vel resposta: Estado s?lido para estado l?quido
?
e) Depois do banho, Lara foi pentear seu cabelo, mas o espelho estava todo emba?ado.
Prov?vel resposta: Estado gasoso para estado l?quido.
?
Professor, as mudan?as pelas quais a ?gua passa na natureza recebem o nome de Ciclo da ?gua.
Sugerimos abaixo algumas m?sicas, poesias, v?deos e atividades que abordam essa tem?tica.
?
?
Da nuvem at? o ch?o
Do ch?o at? o bueiro
Do bueiro at? o cano
Do cano at? o rio
Do rio at? a cachoeira
Da cachoeira at? a represa
Da represa at? a caixa d??gua
Da caixa d??gua at? a torneira
Da torneira at? o filtro
Do filtro at? o copo
Do copo at? a boca
Da boca at? a bexiga
Da bexiga at? a privada
Da privada at? o cano
Do cano at? o rio
Do rio at? outro rio
Do outro rio at? o mar
Do mar at? outra nuvem
Fonte: http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/682463/
Acesso 13/05/2012
?
?
?GUA
Arnaldo Antunes e Arrigo Barnab? (compositores)
?
Toda ?gua ? a mesma ?gua
Cada ?gua ? uma ?gua s?
Cada ?gua ? uma outra ?gua
Toda ?gua ? mesmo ?gua e s?
?
Tet? Spindolla. ?gua: S? Tet?. S?o Paulo: Camerati, 1993.
?
?
Resolva as quest?es:
?
1) Leia as letras das m?sicas e responda: Como a ?gua chega ?da nuvem at? o ch?o??
Prov?vel resposta: A ?gua chega da nuvem at? o ch?o por meio da chuva.
?
2) A segunda m?sica diz que ?Toda ?gua ? a mesma ?gua?. Relacione as duas letras de m?sica e converse sobre essa frase com seus colegas.
Prov?vel resposta: De maneira l?dica, a m?sica trata das etapas do ciclo da ?gua. Como a ?gua circula na natureza em diferentes lugares, podemos inferir que a ?gua que agora est? no copo j? foi a ?gua que esteve na nuvem e que se transformou em chuva. Assim, ?toda ?gua ? a mesma ?gua?.
?
3) Como a ?gua que entra pela boca chega at? o vaso sanit?rio (privada)?
Prov?vel resposta: Quando bebemos ?gua, eliminamos parte dela por meio da urina. Assim, ela chega at? o vaso sanit?rio. Informe aos alunos que a bexiga ? um ?rg?o do corpo onde a urina se acumula antes de ser eliminada.
?
Leia a poesia a seguir e responda a quest?o proposta no ?ltimo verso.
?
?
CICLO
?
Vem o c?rrego e engole a chuva
Vem o riacho e engole o c?rrego
Vem o riozinho e engole o riacho
Vem o rio e engole o riozinho
Vem a lagoa e engole o rio
Vem o mar e engole a lagoa
Vem o oceano e engole o mar
Vem o Sol e engole o oceano
?
Vem a chuva que devolve a ?gua
ao c?rrego, que devolve
ao riacho, que devolve
ao riozinho, que devolve
ao rio, que devolve
? lagoa, que devolve
ao mar, que devolve
ao oceano, que o Sol bebeu?
Onde est? a ?gua?
?
FONTANA, R?mulo Ant?nio. Sol moreno. Curitiba: Letras das Artes, 1997.
Poss?vel resposta: A ?gua est? sempre fazendo parte do ciclo da ?gua na natureza.
?
?
O VAIV?M DA ?GUA
?
Voc?s me conhecem
De v?rias maneiras.
?
Como um leve vaporzinho
Quando fervo nas chaleiras.
?
Como um s?lido cubinho,
Quando vou para as geladeiras.
?
Como um l?quido clarinho,
Quando saio das torneiras.
?
Na natureza, estou
Sempre circulando.
?
Com o calor do sol
me esquentando,
Para o alto vou subindo
Para as nuvens formar.
?
Mas com um resfriamento,
? terra irei retornar
na forma de chuva e,
a qualquer momento,
tudo recome?ar.
?
SANTOS, Inara Gon?alves Gomes dos; SILVA, Maria de F?tima Costa. Ci?ncias Passo a Passo 1? a 4? s?ries. Belo Horizonte: Dimens?o, 2001. 44 p.
Professor, organize a turma em 3 grupos e distribua para o grupo 1 as m?sicas, para o grupo 2 a poesia ?Ciclo? e para o grupo 3 a poesia ?O Vaiv?m da ?gua?. Solicite aos alunos que representem o caminho da ?gua citado nas respectivas letras.
O trabalho poder? ser realizado:
?
? Em uma cartolina;
? No programa KolourPaint e/ou Tuxpaint ou ainda;
? No tablet.
?
Apresente uma imagem referente ao ciclo da ?gua na natureza e explique ou reafirme como acontece. Veja:
?
CICLO DA ?GUA NA NATUREZA
?
Observe a ilustra??o e leia os textos seguindo a numera??o:
?
Fonte: Acervo da Autora
?
?
1) O Sol aquece a superf?cie terrestre e, com o aux?lio do vento, faz com que evapore uma parte da ?gua dos mares, dos oceanos, dos rios, dos lagos, das plantas, do corpo dos animais e do solo.
2) O vapor de ?gua sobe na atmosfera e, ao encontrar camadas de ar frio, transforma-se em gotinhas de ?gua l?quida, formando as nuvens.
3) As nuvens, depois de certo tempo, ficam carregadas de gotinhas, adquirindo geralmente uma cor escura. Essa ?gua que est? na atmosfera formando as nuvens pode se precipitar na forma de chuva.
4) Parte da ?gua da chuva penetra no solo formando os len??is de ?gua. Outra parte vai para os rios, lagos e oceanos.
5) Com o calor do Sol e o vento, uma parte da ?gua da superf?cie terrestre volta a evaporar, e o ciclo se repete.
?
A partir das explica??es, solicite que os grupos comparem os desenhos realizados seguindo as letras das m?sicas e os textos dos poemas, com o desenho apresentado por voc? seguindo as explica??es acima.
Solicite que os alunos visualizem os v?deos abaixo, utilizando o laptop ou o tablet, visando ampliar seus conhecimentos sobre o ?Ciclo da ?gua?.
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=74NjKxpmns4&feature=related
Acesso 13/05/2012.
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=oL9W5URU76U
Acesso 13/05/2012
?
?
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html
Acesso 13/05/2012.
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma, ap?s assistirem cada v?deo. Como eles t?m curta dura??o ser? poss?vel analis?-los separadamente. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:
?
ATIVIDADES DE REGISTRO:
?
1 ? Observe com aten??o a ilustra??o do Ciclo da ?gua na Natureza, depois, descreva-o utilizando suas palavras.
?
?
Fonte: Acervo da Autora
?
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
?
2 - Substitua, nas palavras em destaque, cada letra pela letra anterior do alfabeto e escreva-as em seguida.
?
a) ?gua que possui microrganismos causadores de doen?as: DPOUBNJOBEB ______________________
b) Local de onde se extrai o sal, com a evapora??o da ?gua do mar: TBMJOB _________________________
c) Aparelho utilizado para ver os microrganismos: NJDSPTDPQJP ____________
d) A ?gua pura n?o tem gosto. Ela ?: JOTJQJEB ____________________
e) ?gua que pode ser consumida: QPUBXFM _______________________
f) Um dos elementos componentes da ?gua: PZJHFOJP ______________
g) A ?gua pura n?o te cor. Ela ?: JODPMPS _____________
h) Passagem do estado s?lido para o estado l?quido: GVTBP ___________
i) Estado f?sico emque a ?gua ? mais utilizada:MJRVJEP ________________
j) Um dos elementos componentes da ?gua: IJESPHFOJP ________________
k) ?gua no estado s?lido:HFMP _____________________
l) A ?gua pura n?o tem cheiro. Ela ?: JOPEPSB _____________________
m) Vaporiza??o ? a passagem do estado l?quido para o estado: HBTPTP __________________
?
3 - Ligue cada palavra ? informa??o correspondente:
?
SOLIDIFICA??O Passagem do estado l?quido
para o gasoso.
?
?
CONDENSA??O Passagem do estado s?lido
para o l?quido
?
?
FUS?O Passagem do estado gasoso
para o l?quido
?
?
VAPORIZA??O Passagem do estado l?quido
para o s?lido
?
Professor, organize a turma e apresente a seguinte conta??o de hist?ria:
?
Fonte: Acervo da Autora
?
Sinopse:
A ?gua serve para cair do c?u e se chamar chuva. Serve tamb?m para dar banho na boneca e na dona da boneca. Pra se divertir com a mangueira... e muitas outras del?cias!
?
Professor, solicite que cada aluno fa?a um desenho no programa Tux Paint do laptop ou no tablet, sobre cada frase dita na hist?ria. A seguir, salve-os em um pendrive e monte com a turma uma apresenta??o no laptop utilizando o programa KPresenter. O tablet tamb?m poder? ser utilizado.
A seguir discuta com a turma sobre os usos da ?gua pelo ser humano. Como sabemos, sem ?gua n?o existiria vida na Terra. A ?gua ? fundamental para todos os seres vivos e est? presente no corpo de todos eles, inclusive no dos seres humanos. Al?m de fazer parte do nosso corpo, a ?gua ? muito importante nas atividades do dia a dia.
Providencie revistas, jornais e pe?a para os alunos montarem cartazes com recortes e colagens sobre os usos da ?gua:
?
? Para beber e no preparo de alimentos;
? Na higiene pessoal e na limpeza dos ambientes;
? Na agricultura e na ind?stria;
? Na gera??o de energia;
? No transporte;
? No lazer.
?
Professor, aproveite o trabalho sobre os usos da ?gua para conscientizar os alunos sobre a import?ncia de economizar ?gua.
Apresente ? turma o livro:
?
Fonte: http://compare.buscape.com.br/agua-ingrid-beiseme-bellinghausen-8571531722.html#fotos-e-videos Acesso 14/05/2012.
?
Sinopse:
A ilustra??o do livro incorpora-se ao texto, produzindo transversalidade e universalidade do tema. A quest?o ecol?gica, social e cultural ? enfocada em forma de alerta. Prop?e reflex?o e conscientiza??o sobre a import?ncia do valor da ?gua para os seres vivos. Hist?ria para crian?a ler e aprender.
Professor, realize um trabalho de conscientiza??o dos alunos e de toda comunidade escolar sobre a import?ncia do consumo correto da ?gua visando minimizar ou erradicar as situa??es de desperd?cio da ?gua.
Para tanto, proponha ? turma a cria??o de panfletos informativos com dicas de como usar a ?gua com sabedoria.
Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios:
?
http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html
(Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/
(Exemplo de panfleto sobre qualidade de vida.)
Acesso 08/05/2012.
?
Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:
?
http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related
Acesso 08/05/2012.
?
Professor, o panfleto poder? ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.
Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
?
DICAS DE ATITUDES PARA ECONOMIZAR ?GUA:
?
? Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto ensaboa.
? Tomar banhos r?pidos. Cada minuto no chuveiro gasta cerca de 9 litros de ?gua.
? Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes ou lava as lou?as.
? N?o usar mangueira para lavar a cal?ada. Bastam apenas uma vassoura e alguns baldes de ?gua.
? Reutilizar a ?gua da lavagem de roupas para lavar o ch?o.
? Manter sem vazamentos as torneiras, as descargas, os chuveiros, as boias de caixa d??gua e as tubula??es.
?
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Quiz? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica ?GUA. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.
Dessa forma, convide a turma para cri?-lo, para isso utilize os s?tios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e tamb?m verificar como cri?-lo.
?
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html
Acesso 08/05/2012.
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related
Acesso 10/05/2012.
?
Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competi??o entre os participantes, que poder?o se sentir estimulados ao desafio de aprender na intera??o com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por m?ltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e pe?a para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.
Auxilie os alunos ao elaborarem as perguntas e respostas. Fa?a interven??es que possibilitam a reflex?o dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
?
Professor, os s?tios abaixo trazem diversos jogos sobre a ?gua. Auxilie os alunos a utilizarem o laptop ou tablet para jogar.
?
?
?
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1634
Acesso 08/05/2012.
?
?
?
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
Acesso 08/05/2012.
?
http://www.vejaaqui.com/educativos.html
Acesso 08/05/2012.
?
http://www.smartkids.com.br/passatempos/agua.html
Acesso 08/05/2012
?
?
Concluindo com texto coletivo.
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que descubram o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es a cerca das informa??es obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informa??es obtidas e ap?s a organiza??o de todo o processo investigativo ? o momento de produzir o texto. Fa?a um ?rascunho? registrando na lousa as opini?es dos alunos quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Conclu?do o texto oriente os alunos para copi?-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitaliz?-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustr?-lo com desenhos ou gravuras.
?
?
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:
?
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related
Acesso 14/05/2012
?
Professor, caso voc? n?o queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que editem um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker. Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.
Veja como criar um Movie Maker nos s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html
Acesso 13/05/2012.
?
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
?
?
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
?
? Conhecimento do tema estudado;
? Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
? Participa??o nas atividades propostas;
? Compreens?o do processo de Pesquisa.
?
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
Veja um exemplo:
?
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ? |
MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57,abril/2011.
?
Sugest?es de links para alunos:
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua-ciclo-da-agua.html
Acesso 13/05/2012.
?
Sugest?es de links para professores:
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ . Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.
Acesso 13/05/2012
?
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/a-interdisciplinaridade-na-escola.php
Acesso 13/05/2012.
?
Links do portal que poder?o ser consultados para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33431
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877
Acesso 13/05/2012.
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto ??gua a vista: ciclo da ?gua na natureza?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.