Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo qu?mica do cotidiano por meio do m?todo cient?fico: reaproveitando materiais e fabricando sab?o

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Qu?mica Energia qu?mica no cotidiano
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os principais reagentes envolvidos na produ??o de sab?o.
  • Dimensionar a import?ncia econ?mica, social e ambiental do reaproveitamento do ?leo de cozinha.

Duração das atividades

06 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Rea??es Qu?micas.
  • No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade -Conhecendo o conhecimento dos/as alunos/as

Nessa primeira atividade da aula, cabe o/a professor/a realizar uma sondagem junto aos/as alunos/as com o intuito de identificar os conhecimentos pr?vios dos/as mesmos/as a respeito da contamina??o das ?guas dos rios pelo ?leo de cozinha. Para tanto, ser? necess?rio dividir a os/as alunos em dois grupos (por exemplo, o grupo da direita e o grupo da esquerda).

Cabe ao/a professor/a iniciar essa sondagem solicitando aos/as alunos/as uma reflex?o individual a partir da apresenta??o da Imagem 1, utilizando, para tanto, um  data show.

Imagem 1

1

Dispon?vel < http://eco-poa.blogspot.com.br/2009/11/o-que-fazer-com-o-oleo-usado-na-cozinha.html > acesso feito dia 15/05/2012

Em seguida, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as quest?es abaixo, para que os mesmos as respondam oralmente e, a partir das respostas obtidas, promover um debate.

?

Com base em seus conhecimentos, responda:

1.O que a Imagem 1 representa para voc?s?

2. Voc?s j? observaram o que acontece com o ?leo de cozinha depois de utilizado em casa?

3. Algumas pessoas jogam o ?leo pelo ralo da pia e outras jogam no lixo comum. Voc?s acham que essas atitudes s?o corretas?

4. Por que ?gua e ?leo n?o se misturam? Explique.

5. Voc?s sabem dizer quanto litros de ?gua (de um rio, por exemplo) podem ser contaminados com apenas um litro de ?leo?

Depois de respondidas as perguntas, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, no qual o V?deo 1 se encontra dispon?vel.

V?deo 1 - Bom Dia Rio / TV Globo Aprenda a forma ecol?gica de jogar fora e reciclar o ?leo de cozinha

2  Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=RHGjG_SKcsk ? acesso feito dia 15/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um netbook  conectado a um  kit  multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma  alternativa  caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Finalizada a exibi??o do V?deo 1, cabe ao/a professor/a retomar as quest?es utilizadas anteriormente, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as com o conte?do do V?deo 1.

A atividade 1 ? de extrema import?ncia para o in?cio da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as ter?o mais subs?dios para desenvolver as atividades seguintes.

2? Atividade ? Viajando no conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados pelo/a professor/a a, usando seus netbooks, acessar o site abaixo, no qual poder?o, por meio da visualiza??o de uma m?dia educativa, aprender um pouco mais sobre a f?rmula qu?mica do sab?o. Vale destacar que o site ? autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

3

?

?

?

?

?

?

?

Finalizada a visualiza??o da m?dia educativa, cabe ao/a professor/a promover a verifica??o e consolida??o do conte?do mediante a apresenta??o das quest?es abaixo  para que os alunos as respondam oralmente.

1 ? Qual ? a diferen?a entre ?leo e gordura?

2 ? Qual subst?ncia ? utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sab?o?

3 ? Escreva a equa??o qu?mica da rea??o dos triglicer?deos (gorduras) com uma base forte (NaOH).

3? Atividade ? Pesquisando no Laborat?rio de Qu?mica

Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o do Experimento 1 no Laborat?rio de Qu?mica.
No primeiro momento da atividade, cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necess?rios para elabora??o do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a dever? separar todos os materiais necess?rios para a elabora??o do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laborat?rio de Qu?mica, dever? apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a dever? explicar, tamb?m posicionado na bancada, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1. No quinto, o/a professor/a dever? conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante. Os materiais e procedimentos se encontram detalhados no site abaixo.

Experimento 1: Produ??o de sab?o

?

?

?

?

4? Atividade -Campanha de sensibiliza??o ??gua e ?leo n?o se misturam?

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realiza??o de uma campanha para sensibiliza??o da comunidade escolar quanto ao descarte inadequado de ?leo de cozinha no sistema de esgoto publico. O nome da campanha poder? ser ??gua e ?leo n?o se misturam?. Essa campanha poder? ter car?ter educativo e envolver os/as alunos/a na elabora??o de faixas, cartazes ou folders, assim como a realiza??o de palestras.

A elabora??o do material de divulga??o da campanha poder? ser uma atividade interdisciplinar envolvendo tamb?m os/as professor/as da ?rea de L?ngua Portuguesa e Artes.

Essa campanha dever? preferencialmente, se estender para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as ? alunos/as, funcion?rios/as, professores/as e pais ? possam prestigi?-la e aprender mais sobre o assunto. Al?m disso, a campanha poder? se estender para centros comunit?rios ou associa??es de moradores.

5? Atividade - Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em tr?s grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre o impacto do descarte inadequado de ?leo de cozinha no meio ambiente. Cada grupo necessitar? de um netbook.

Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por consultar  sites  espec?ficos.

Grupo 1: Introdu??o ( levantamento sobre o descarte de ?leo no meio ambiente)

Dispon?vel < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente/canaisTexto?id_can=4027  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Desenvolvimento (oficina de fabrica??o de sab?o utilizando ?leo de cozinha)

Dispon?vel <  http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel <  http://cesarbrito-jha.blogspot.com.br/2008/08/o-que-oficina-pedaggica.html > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1041/saiba_como_reutilizar_o_oleo_de_cozinha_para_fazer_sabao_caseiro/   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Conclus?o (do processo de  aprendizagem e ensino)

Dispon?vel < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera  > acesso feito dia 15/05/2012

Dispon?vel < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-conclusao-introducao-de.html > acesso feito dia 15/05/2012

Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar as informa??es que considerar mais importantes nos  sites  pesquisados, as quais ser?o utilizadas na atividade seguinte.

6? Atividade: Organizando um semin?rio de pesquisa

Nessa atividade da aula, ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.

Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos dever?o organizar um semin?rio de pesquisa.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.

O semin?rio de pesquisa pode assumir diversas formas, mas dever? consistir da apresenta??o, an?lise e interpreta??o de dados sobre o assunto em quest?o.

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibi??o de filmes ou document?rios, etc.

Cabe ao/a professor/a fazer uma avalia??o sobre a apresenta??o dos grupos, bem como uma s?ntese das conclus?es.

Com a finaliza??o do semin?rio, os grupos dever?o arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

7? Atividade ? Conhecendo o Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da cria??o de um texto colaborativo no Google Docs, o qual ser? um importante meio de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.

O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistir o V?deo 2, no qual ? apresentado o passo a passo da cria??o de  um texto colaborativo no Google Docs. O V?deo 2 se encontra dispon?vel no  site  abaixo:

V?deo 2 - Tutorial sobre o Google Docs (Motiva??o)

5   Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download  do V?deo 2 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit  multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

8? Atividade - Criando um texto colaborativo no Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na cria??o de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conte?do para a elabora??o do texto colaborativo ser? constitu?do pelos dados coletados e organizados nas atividades anteriores.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer sua inscri??o no Google Docs com um e-mail e senha.

?

6

Dispon?vel < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo&ltmpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012

Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a inclus?o do Google Docs das informa??es previamente selecionadas e organizadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

7

Imagem: Arquivo Pessoal

Quando os textos colaborativos estiverem conclu?dos, o/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em seus  Google Docs  os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros,  o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.

8

Imagem: Arquivo Pessoal

Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.

OSERVA??O: A cria??o dos textos colaborativos do Google Docs  poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Roupa suja se lava na escola Anima??o/simula??o
Produ??o de sab?o Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Sugest?es de link para aluno/a:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a <  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a04.pdf  > acesso feito dia 15/05/2012

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_3419.html > acesso feito dia 15/05/2012

Sugest?es de link para professor/a:

Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/tag/oficina-pedagogica/  > acesso feito dia 15/05/2012

Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://www.moodle.ufba.br/mod/wiki/view.php?id=832 > acesso feito dia 15/05/2012

Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2011_1697.pdf  > acesso feito dia 15/05/2012

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.