Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Energia qu?mica no cotidiano |
Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Nessa primeira atividade da aula, cabe o/a professor/a realizar uma sondagem junto aos/as alunos/as com o intuito de identificar os conhecimentos pr?vios dos/as mesmos/as a respeito da contamina??o das ?guas dos rios pelo ?leo de cozinha. Para tanto, ser? necess?rio dividir a os/as alunos em dois grupos (por exemplo, o grupo da direita e o grupo da esquerda).
Cabe ao/a professor/a iniciar essa sondagem solicitando aos/as alunos/as uma reflex?o individual a partir da apresenta??o da Imagem 1, utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Dispon?vel < http://eco-poa.blogspot.com.br/2009/11/o-que-fazer-com-o-oleo-usado-na-cozinha.html > acesso feito dia 15/05/2012
Em seguida, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as quest?es abaixo, para que os mesmos as respondam oralmente e, a partir das respostas obtidas, promover um debate.
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Com base em seus conhecimentos, responda: |
1.O que a Imagem 1 representa para voc?s? |
2. Voc?s j? observaram o que acontece com o ?leo de cozinha depois de utilizado em casa? |
3. Algumas pessoas jogam o ?leo pelo ralo da pia e outras jogam no lixo comum. Voc?s acham que essas atitudes s?o corretas? |
4. Por que ?gua e ?leo n?o se misturam? Explique. |
5. Voc?s sabem dizer quanto litros de ?gua (de um rio, por exemplo) podem ser contaminados com apenas um litro de ?leo? |
Depois de respondidas as perguntas, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, no qual o V?deo 1 se encontra dispon?vel.
V?deo 1 - Bom Dia Rio / TV Globo Aprenda a forma ecol?gica de jogar fora e reciclar o ?leo de cozinha
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=RHGjG_SKcsk ? acesso feito dia 15/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um netbook conectado a um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Finalizada a exibi??o do V?deo 1, cabe ao/a professor/a retomar as quest?es utilizadas anteriormente, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as com o conte?do do V?deo 1.
A atividade 1 ? de extrema import?ncia para o in?cio da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as ter?o mais subs?dios para desenvolver as atividades seguintes.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados pelo/a professor/a a, usando seus netbooks, acessar o site abaixo, no qual poder?o, por meio da visualiza??o de uma m?dia educativa, aprender um pouco mais sobre a f?rmula qu?mica do sab?o. Vale destacar que o site ? autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
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Finalizada a visualiza??o da m?dia educativa, cabe ao/a professor/a promover a verifica??o e consolida??o do conte?do mediante a apresenta??o das quest?es abaixo para que os alunos as respondam oralmente.
1 ? Qual ? a diferen?a entre ?leo e gordura?
2 ? Qual subst?ncia ? utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sab?o?
3 ? Escreva a equa??o qu?mica da rea??o dos triglicer?deos (gorduras) com uma base forte (NaOH).
Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o do Experimento 1 no Laborat?rio de Qu?mica.
No primeiro momento da atividade, cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necess?rios para elabora??o do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a dever? separar todos os materiais necess?rios para a elabora??o do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laborat?rio de Qu?mica, dever? apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a dever? explicar, tamb?m posicionado na bancada, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1. No quinto, o/a professor/a dever? conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante. Os materiais e procedimentos se encontram detalhados no site abaixo.
Experimento 1: Produ??o de sab?o
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Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realiza??o de uma campanha para sensibiliza??o da comunidade escolar quanto ao descarte inadequado de ?leo de cozinha no sistema de esgoto publico. O nome da campanha poder? ser ??gua e ?leo n?o se misturam?. Essa campanha poder? ter car?ter educativo e envolver os/as alunos/a na elabora??o de faixas, cartazes ou folders, assim como a realiza??o de palestras.
A elabora??o do material de divulga??o da campanha poder? ser uma atividade interdisciplinar envolvendo tamb?m os/as professor/as da ?rea de L?ngua Portuguesa e Artes.
Essa campanha dever? preferencialmente, se estender para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as ? alunos/as, funcion?rios/as, professores/as e pais ? possam prestigi?-la e aprender mais sobre o assunto. Al?m disso, a campanha poder? se estender para centros comunit?rios ou associa??es de moradores.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em tr?s grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre o impacto do descarte inadequado de ?leo de cozinha no meio ambiente. Cada grupo necessitar? de um netbook.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por consultar sites espec?ficos.
Grupo 1: Introdu??o ( levantamento sobre o descarte de ?leo no meio ambiente)
Dispon?vel < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente/canaisTexto?id_can=4027 > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 2: Desenvolvimento (oficina de fabrica??o de sab?o utilizando ?leo de cozinha)
Dispon?vel < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://cesarbrito-jha.blogspot.com.br/2008/08/o-que-oficina-pedaggica.html > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1041/saiba_como_reutilizar_o_oleo_de_cozinha_para_fazer_sabao_caseiro/ > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 3: Conclus?o (do processo de aprendizagem e ensino)
Dispon?vel < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera > acesso feito dia 15/05/2012
Dispon?vel < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-conclusao-introducao-de.html > acesso feito dia 15/05/2012
Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar as informa??es que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais ser?o utilizadas na atividade seguinte.
Nessa atividade da aula, ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.
Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos dever?o organizar um semin?rio de pesquisa.
O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.
O semin?rio de pesquisa pode assumir diversas formas, mas dever? consistir da apresenta??o, an?lise e interpreta??o de dados sobre o assunto em quest?o.
A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibi??o de filmes ou document?rios, etc.
Cabe ao/a professor/a fazer uma avalia??o sobre a apresenta??o dos grupos, bem como uma s?ntese das conclus?es.
Com a finaliza??o do semin?rio, os grupos dever?o arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Dispon?vel < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da cria??o de um texto colaborativo no Google Docs, o qual ser? um importante meio de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.
O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a assistir o V?deo 2, no qual ? apresentado o passo a passo da cria??o de um texto colaborativo no Google Docs. O V?deo 2 se encontra dispon?vel no site abaixo:
V?deo 2 - Tutorial sobre o Google Docs (Motiva??o)
Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 2 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na cria??o de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conte?do para a elabora??o do texto colaborativo ser? constitu?do pelos dados coletados e organizados nas atividades anteriores.
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer sua inscri??o no Google Docs com um e-mail e senha.
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Dispon?vel < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo<mpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012
Finalizada a inscri??o, os grupos dever?o iniciar a inclus?o do Google Docs das informa??es previamente selecionadas e organizadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Imagem: Arquivo Pessoal
Quando os textos colaborativos estiverem conclu?dos, o/a professor/a dever? orientar cada um dos grupos a inserir em seus Google Docs os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.
Imagem: Arquivo Pessoal
Os/as alunos/as dever?o ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.
OSERVA??O: A cria??o dos textos colaborativos do Google Docs poder? ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nome | Tipo |
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Roupa suja se lava na escola | Anima??o/simula??o |
Produ??o de sab?o | Experimento pr?tico |
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a04.pdf > acesso feito dia 15/05/2012
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_3419.html > acesso feito dia 15/05/2012
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/tag/oficina-pedagogica/ > acesso feito dia 15/05/2012
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://www.moodle.ufba.br/mod/wiki/view.php?id=832 > acesso feito dia 15/05/2012
Sugest?o de leitura para o/a professor/a < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2011_1697.pdf > acesso feito dia 15/05/2012
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.